Política

Baixarias no último dia terão Direito de Resposta

O ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, decidiu convocar plantão a partir da noite de sexta-feira (24), último dia de propaganda eleitoral no radio e na tevê. Ele também abriu prazo de quatro horas, a partir da exibição dos últimos programas, para o caso de desrespeito à proibição de baixarias. Direitos de resposta podem ser concedidos para serem exibidos no sábado, véspera do segundo turno.

Por Cláudio Humberto

 

Opinião dos leitores

  1. Pedro Paulo e Leonardo, em primeiro lugar eu sou semi analfabeto. Mais gosto de ler não parece mais gosto hoje eu lí, o melhor comentário da minha vida. E o comentario do caso da globo, sobre a covardia que eles fizeram com o lula, foi no debate que collor. Fez uma cusação dizendo que ele tinha um docier contra lula, e naverdade ele não tinha nada era apenas uma pasta com papéis em branco. Me desculpe os erros de ortografia. E na época do collor e lula eu tinha apenas 9 anos. E não tinhamos tevisão em casa, só fiquei sabendo disso apouco tempo em livro que vi em uma livraria.

  2. Pedro Paulo, obrigado pela aula!!
    Apesar de eu não concordar que os fins justificam os meios (não acho que quem quer que seja deva estar acima da ética e moral dominante para alcançar seus objetivos!).
    E, obrigado mais uma vez por ter me feito abrir a mente. Iria votar em aécio, mas agora vou de Dilma, UNICAMENTE pq você citou Maquiavel, Bobbio, Aristóteles, Hegel, Althusius !!!!
    Já eu me identifico mais com essa citação: "DISCUTIR COM PETISTA É COMO JOGAR XADREZ COM POMBO.ELE VAI DERRUBAR AS PEÇAS,CAGAR NO TABULEIRO E SAIR DE PEITO ESTUFADO CANTANDO VITÓRIA".
    Você, com esse seu "saber", pode até convencer algum analfa, EU NÃO!!
    Tem que ter alternância, jovem!!

  3. Leonardo, respondendo tuas indagações, começo respondendo a tua primeira pergunta: …é correto um partido, literalmente jogo sujo…?
    RESPOSTA: Espero que vc conheça Maquiavel e tenha lido o seu livro "O PRÍNCIPE", assim como também a "TEORIA GERAL DA POLÍTICA" de Norberto Bobbio, ambos autores que se debruçaram sobre esse tipo de questão buscando em autores como Aristóteles, Hegel, Althusius, entre outros. Particularmente Bobbio, aborda a questão da política e da moral, afirmando que este é um dos problemas fundamentais da filosofia política. Pois embora as duas ocupem o mesmo mesmo campo domínio da ação e da práxis humana, considera-se que diferem entre si com base no diferente princípio ou critério de justificação e de avaliação das respectivas ações tendo por consequência que aquilo que é obrigatório em moral nem sempre é obrigatório na política, e aquilo que é lícito na política nem sempre é lícito na moral. De maneira que podem existir ações morais que são impolíticas ou apolíticas e ações políticas que são imorais ou amorais. A ética política é diferente da ética da virtude individual. Pois enquanto a ética da virtude é baseado na convicção, a ética da política é baseada no resultado que se busca alcançar. De maneira que resumindo, digo-lhe que esse é o campo da guerra onde impera o pragmatismo em todos os partidos e suas negociações políticas para o bem e para o mal. Não se iluda, todos jogam o mesmo jogo que é de pôquer e não apenas de damas. A questão é a utilização de meios completamente sórdidos e/ou criminosos para se atingir fins apenas eleitorais. E nesse ponto acredito que vc está equivocado ao pensar que todos esses políticos estão apoiando o PT e não o PSDB apenas porque são alinhados ideologicamente com a mesma visão, mas porque seus partidos estão coligados em função da governabilidade. Coisa que aconteu da mesma forma no passado com o PSDB e só não aconteceu agora porque o PMDB não quis, tendo saído dividido da convenção que decidiu permanecer apoiando a candidata Dilma. Se vc verificar, do lado do Aécio também muitos dinossauros da "velha política", como o senador Aluísio, seu vice, o ex senador jorge Bornhausen, Silas Malafaia, Marcos Feliciano, Russomano, José Agripino, entre tantos outros.
    Leonardo, coloque uma coisa na sua cabeça, "NÃO EXISTEM ANJOS NEM DEMÔNIOS NA POLÍTICA". Apenas seres humanos lutando pelo poder. Uns o querem por motivos privados, pessoais ou de grupos, outros tem interesses coletivos como os trabalhadores, as minorias de mulheres, negros, deficientes físicos, homossexuais, índios, pobres, prostitutas, injustiçados, agricultores, excluídos, etc.
    Uns representam mais o grande capital, os banqueiros, os especuladores e investidores da bolsa de valores e grandes interesses de multinacionais. Outros os interesses mais nacionalistas, os trabalhadores organizados em sindicatos e federações, os movimentos de base e os pobres do país. Essa é a chave para começarmos a perceber o que está em jogo nessa eleição.

  4. Pedro Paulo, parece que você é uma pessoa com experiência!!! Então eu te pergunto: Você que é correto um ParTido, literalmente, usar de jogo sujo (com mentiras deslavadas, terrorismo eleitoral etc etc) só pra tentar colocar em prática o plano de se perpetuar no Poder? Você não acha que isso se assemelha ou mesmo é bem pior do que a "farsa" a que você se referiu da Globo? Bom, não sei sua resposta, mas eu acho isso que esse ParTido está fazendo bem pior!! E vou mais além …. Você fez referência a COLLOR, dizendo que ele foi favorecido pela farsa da Globo em detrimento do "ingênuo" LULLA. Agora eu te pergunto e, por favor, me responda: Você poderia me dizer quem COLLOR, SARNEY, RENAN CALHEIROS, JADER BARBALHO estão apoiando nesta eleicão? P.S.: Eu sei disso tudo que você falou e não voto em candidato "a" ou "b", neste momento estou votando pela alternância de poder e, portanto, contra o PT (um partido de "santos").

  5. Quem não faz ideia é vc Fabricia. Vc não sabe o que é viver sem Liberdade de Expressão, não sabe o que é uma Ditadura, não sabe o que é a tortura, a perseguição e a manipulação da verdade planejada e deliberadamente para ocultar a barbárie e o crime de Estado. A GLOBO sabe. Ela apoiou a Ditadura e foi dada a Roberto Marinho como presente dos Militares para defendê-los e prestou relevantes serviços aqueles que expurgamos da vida política administrativa na luta pelas DIRETAS JÁ, que talvez vc também não saiba o que é.
    Vc não faz ideia Fabricia, de como era o mundo nos anos iniciais da jovem República no período pós ditadura. Nas primeiras eleições diretas, o duelo entre LULA x COLLOR encontrava-se equilibrado com ligeira vantagem que indicava vitória de Lula. A GLOBO, que havia montado COLLOR em um laboratório semelhante ao que montou a Borboleta Micarla aqui em Natal, usando modernas tecnologias e métodos de marketing, no último debate "montou" uma farsa que desconstruiu a candidatura de Lula e deu a vitória a Collor. Sendo descoberta a trama criminosa somente depois das eleições.
    Como vemos, a GLOBO tem antecedentes que a condenam e a colocam permanentemente sob suspeita, tal é a sua reputação para espetáculos golpistas e manobras apoiando tramas inconfessáveis a soldo.
    Nas eleições seguintes, a história nos mostrou a participação passional montando outras armações nas eleições de FHC por duas vezes seguidas. Tendo também tentado fazer o mesmo nas eleições em que, agora mais preparados para seus golpes sujos e armações ilimitadas, o PT aprendeu, derrotando-os três vezes seguidas, Lula duas vezes e Dilma uma vez. E o Brasil nunca acabou depois das eleições, também não se transformou numa ditadura comunista e nem saiu vendendo seu patrimônio como o FHC fez.
    Além do mais, se vc comparar a inflação de hoje com a do período de FHC, vc vai dar risada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Nanda para quê tanta ilusão em um momento político tão ruim ao pais.
    Você NÃO FAZ IDEIA O QUE É VIVER COM INFLAÇÃO, seu dinheiro desaparece do bolso sem você ter gasto, o que você quer comprar hoje, amanhã o preço subiu e você não pode mais comprar, por mais que junte dinheiro, é horrível.
    Não vale mais a pena defender esse governo, depois de 12 anos só vemos corrupção para todo lado, perderam o controle, virou bagunça e se o PT ganhar será muito pior.
    Não se preocupe que se o PSDB ganhar OS PROGRAMAS SOCIAIS VÃO CONTINUAR SIM, TODOS ELES. ISSO VAI VIRAR LEI.

  7. Nanda, tornou-se um costume. A Band faz o primeiro e a Globo o último debate. Mas isso não seria possível sem a aceitação dos candidatos e partidos. Simples assim!

  8. Nanda, pelo mesmo motivo porque a Band sempre faz o primeiro debate. As emissoras reservam junto ao TSE a data em que querem fazer o debate, cada uma escolhe a sua. Agora, se vc quiser acreditar que há uma manipulação da "grande mídia", que se trata de um golpe das "zelites", ai é com vc, cada um acredita no que quer…

  9. Por que a TV Globo deve ter a primazia de encerrar campanhas eleitorais com a realização do último debate? Por que ao símbolo maior da ação deletéria do monopólio das comunicações é dado o direito de promover o ato derradeiro da disputa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Servidor do TJ suspeito de assassinato teria relacionamento com melhor amiga da vítima

Foto: Reprodução

Segundo informações passadas ao Blog do BG, o servidor do TJRN, João Carvalho, teria tido um relacionamento com a melhor amiga da Psicóloga Fabiana Veras.

Ainda de acordo com as informações, o suspeito não aceitou o fim do relacionamento com a ex mulher, que era policial civil e  recebia conselhos da Psicóloga. sobre a relação dos dois, inclusive, sobre não retomar o relacionamento com João Carvalho.

O servidor então teria se incomodado com as orientações de Fabiana e teria agido de forma passional.

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes diz que Bolsonaro não buscou asilo na Embaixada da Hungria e arquiva ação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concluiu que não há “elementos concretos” que indiquem “efetivamente” que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) buscou asilo político ou fugir do Brasil ao passar dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, em fevereiro. O ministro arquivou a ação.

A ida de Bolsonaro para a embaixada húngara ocorreu quatro dias depois de ele ter o passaporte apreendido pela PF em uma operação que o investiga por tramar um golpe de Estado após as eleições de 2022. O caso foi revelado pelo jornal norte-americano The New York Times.

“Não há elementos concretos que indiquem – efetivamente – que o investigado pretendia a obtenção de asilo diplomático para evadir-se do País e, consequentemente, prejudicar a investigação criminal em andamento”, diz o ministro na decisão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

Foto: Sinpol / Reprodução
O desembargador Dilermando Mota, do Tribunal de Justiça do RN, deferiu o pedido feito pelo Ministério Público Estadual para determinar ao Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte (SINPOL/RN) o imediato encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com o restabelecimento integral dos serviços de polícia judiciária de forma plena em todo o Estado do Rio Grande do Norte.
O eventual descumprimento da decisão implicará na aplicação de multa diária no montante de R$ 5 mil, limitada, a princípio, ao valor de R$ 100 mil.
Em sua análise, o magistrado destacou que, em virtude do caráter essencial das atividades paralisadas é “certo que o indeferimento de qualquer medida acautelatória, nesse momento, poderá gerar risco de prejuízos irreparáveis ou de difícil reparação à sociedade local, intimamente relacionados a valores de índole constitucional superior (segurança e ordem públicas)”.
A decisão destaca ainda o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que: “1 – O exercício do direito de greve, sob qualquer forma ou modalidade, é vedado aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública. 2 – É obrigatória a participação do Poder Público em mediação instaurada pelos órgãos classistas das carreiras de segurança pública, nos termos do art. 165 do CPC, para vocalização dos interesses da categoria”.
Paralisação
No dia 9 de abril, os servidores da Polícia Civil e da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) sinalizaram uma paralisação por tempo indeterminado visando negociação de valorização salarial. No dia 15 deste mês, os servidores da Polícia Civil decidiram suspender as diárias operacionais e cogitaram iniciar greve caso as reivindicações da categoria não fossem atendidas.
Na terça-feira (23), os policiais civis iniciaram uma paralisação das atividades em todo o estado. A decisão foi tomada pela categoria em assembleia na noite de segunda (22), após uma nova rodada de negociação com o governo do RN, que terminou sem acordo.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou, na terça-feira (23), ação civil ordinária pedindo o encerramento imediato da greve dos servidores da Polícia Civil e da Sesed, o restabelecimento urgente dos serviços de polícia judiciária de forma integral em todo o Estado, inclusive com imposição de multa diária ao Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol). A ação foi protocolada junto ao Tribunal de Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quatro agências vencem licitação milionária para alavancar popularidade de Lula; veja quais

Foto: Ricardo Stuckert / PR

As agências Muringa, BR mais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a licitação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República para gerenciar a área digital do governo.

Com preço de referência na casa de R$ 197 milhões, a licitação é considerada em Brasília uma das principais do mercado neste ano. Para o governo, é estratégica para alavancar a popularidade em baixa do presidente.

A informação foi confirmada a CNN pela própria Secom.

Agora, elas passarão por um processo de habilitação na qual será analisada a documentação exigida no edital. Também serão abertos prazos para que sejam apresentados eventuais recursos por parte das derrotadas. Ao todo, 24 agências disputavam a licitação. A expectativa na Secom é de que até o final deste mês os eventuais recursos sejam julgados.

As agências farão a gestão e monitoramento de suas ações e políticas públicas. Um dos aspectos do contrato é o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais.

Uma percepção consolidada na área de comunicação do governo é que boa parte das postagens e material gerado para divulgar ações oficiais tem o alcance diminuído pelo algoritmo das redes. Com isso, o conteúdo não consegue furar as bolhas e continua sendo visto sempre pelo mesmo público, sem ampliar o alcance.

O governo quer, por exemplo, que a agência vencedora da licitação segmente as ações nas redes para divulgar políticas do governo. Por exemplo, foi constatado que muitos programas têm como beneficiários integrantes do CadÚnico, o Cadastro Único dos beneficiários de políticas sociais.

O governo pretende ainda que a nova agência direcione o que é feito para essa faixa da população justamente para os beneficiados pelos programas. Fazem parte desse rol o Pé de Meia (poupança para o ensino médio), a faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida e o Farmácia Popular. A percepção é de que é preciso trabalhar a comunicação setorizada e que a divulgação dos programas deve ser feita priorizando as faixas da população que a recebem para que possam saber de onde vem os benefícios.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar de 18 anos com doença rara consegue na justiça cirurgia de urgência e luta contra o tempo pela vida

https://x.com/BlogdoBG/status/1783213286755815514

O jovem potiguar João Lucas Gomes André, de 18 anos, sofre de uma doença rara chamada Cifoescoliose Neuromuscular Grave, uma enfermidade progressiva que compromete o cérebro, os músculos, a coluna e em um curto espaço de tempo pode levá-lo à morte. Ele necessita com urgência de cirurgia de alta complexidade e foi incluído na fila do SUS, só que o prazo era de 2 anos, o que poderia ser fatal. Diante do cenário, foi necessário entrar com uma ação judicial para a garantia do procedimento.

“A situação de João é muito séria e quando fui procurado pela família eles estavam bem apreensivos e angustianfo, porque segundo todos os laudos médicos, ele não poderia esperar o prazo dado pelo SUS de modo algum. Poderia ser tarde demais pra ele. Então entramos com essa ação e graças a Deus tivemos ganho de causa de forma célere. Agora o Estado tem 10 dias pra agendar a cirurgia. Ele e a família já sofrem há anos e agora poderemos finalmente acabar com esse drama”, destaca Fábio Perruci, advogado da família.

Como João reside em Ielmo, a ação foi impetrada no Juizado da Fazenda Pública de Macaíba e a decisão foi proferida pela juíza Josane Peixoto Noronha no último dia 16.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

VÍDEO: Ex-prefeita de Sítio Novo se pronuncia depois de supostas ameaças de morte

Nesta quarta-feira (24), a ex-prefeita do município de Sítio Novo, Wanira Brasil, publicou um vídeo onde se pronuncia sobre uma possível ameaça de morte divulgada na última sexta-feira (19), por meio de mensagens na redes sociais. A ameaça atinge sua família e amigos próximos, além de integrantes da gestão da atual prefeita Andrezza Brasil (PT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Com ameaça de greve, servidores do DETRAN devem avaliar proposta do Governo na próxima terça

Foto: Divulgação/Detran

Os servidores do Detran-RN deverão se reunir em Assembleia na próxima terça-feira 30, às 10h, na sede da entidade, para avaliar a proposta do Governo do Estado em atenção às reivindicações da categoria.

A Assembleia Geral Extraordinária foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN) nesta quarta 24.

Na reunião, os servidores também poderão deliberar sobre um indicativo de greve.

Entre as reivindicações atuais da categoria estão:

  • Cumprimento da data-base no mês de março, conforme estabelecido pela Lei nº 696/2022;
  • Reajuste para recomposição da inflação do período de janeiro de 2022 a fevereiro de 2024, mais ganho real de 20% para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas;
  • Cumprimento do acordo do Concurso Público;
  • Regulamentação das Gratificações;
  • Reajuste do Auxílio Alimentação para R$ 1.700,00;
  • Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ); e
  • Reforma Estatutária e adoção de medidas administrativas no Departamento, que contemple: a) o respeito e a autonomia administrativa do órgão; b) o retorno da vinculação da Autarquia à Secretaria de Segurança Pública do RN; c) a eleição direta para Diretor Geral do DETRAN; e d) a criação do cargo de agente de trânsito.

Greves do RN
No Rio Grande do Norte, duas categorias de servidores estaduais estão em greve no momento.

Na segunda-feira 22, os policiais civis decidiram iniciar uma paralisação geral por tempo indeterminado, em Assembleia Geral, cobrando um plano de valorização salarial e a nomeação de 153 policiais formados em fevereiro deste ano.

Já o os servidores estaduais da saúde iniciaram a greve no dia 3 de abril. A decisão foi tomada após negociações com o Governo do Estado para a recomposição e reajuste salarial de várias categorias. O Sindicato dos trabalhadores da saúde do Estado (Sindsaúde) rejeitou uma proposta de reajuste salarial zero para 2024 feita pelo Governo do Estado. Os trabalhadores também reivindicam melhores condições de trabalho, a convocação do cadastro de reserva, um novo concurso público e o abastecimento efetivo de insumos e medicamentos nos hospitais estaduais.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Veja o momento que suspeito de matar psicóloga é preso entrando em condomínio

 

Vídeo mostra momento exato em que o servidor do TJRN João Batista de Carvalho Neto foi preso nesta quarta-feira, 24, quando entrava em um condomínio de luxo em Natal.

Ainda não se tem confirmação sobre o motivo exato do crime, mas o suspeito confessou o crime.

A vítima foi encontrada morta em sua casa, em Assu, no Oeste potiguar, por volta das 18h desta terça-feira, 24. O corpo estava amordaçado e com marcas de ferimentos feitos com armas brancas.

Opinião dos leitores

  1. O filho de Lula bateu na mulher e nunhuma feminista disse nada. Cadê as feministas?? Cadê Natália Bonavides, Isolda, Brisa?? Falem gente! Sinto falta. Também sou mulher.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de matar psicóloga em ASSU é servidor do TJRN

Imagem: Reprodução

O suspeito de matar a psicóloga a Fabiana Maia Veras, de 42 anos, em Assu, chama-se João Batista de Carvalho Neto, ele é servidor do Fórum Miguel Seabra.

João Carvalho como é conhecido foi preso nesta quarta-feira, 24, em Natal, no bairro Nova Descoberta, em um condomínio de luxo.

Foto: Cedida

Ainda não se tem confirmação sobre o motivo exato do crime.

A vítima foi encontrada morta em sua casa, em Assu, no Oeste potiguar, por volta das 18h desta terça-feira, 23. O corpo estava amordaçado e com marcas de ferimentos feitos com armas brancas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

 Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada após a atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro.

Em nota, a empresa afirma que vai atualizar sua política de conteúdo político do Google Ads “para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”. A informação foi antecipada pelo site “Poder360” e confirmada pelo GLOBO.

“Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, diz a empresa.

A resolução 23.732, que altera as regras sobre propaganda eleitoral aprovadas pela Justiça Eleitoral em 2019, traz uma definição de “conteúdo político-eleitoral” considerada ampla demais pelo Google. Para o TSE, esse tipo de propaganda é toda aquela que “versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral”.

A Justiça Eleitoral exige que as plataformas digitais que oferecerem esse tipo de serviço de impulsionamento de conteúdo eleitoral precisam manter um repositório dos anúncios “para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada”.

As empresas também devem disponibilizar uma ferramenta de consulta, “acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório” a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes, por exemplo.

O Tribunal também proíbe a priorização paga de conteúdo que promova propaganda negativa (de outros candidatos) ou “difunda dados falsos, notícias fraudulentas ou fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados, ainda que benéficas à usuária ou a usuário responsável pelo impulsionamento”.

As medidas previstas pelo TSE deverem ser implementadas em até 60 dias da entrada em vigor da norma, no caso de plataformas que já oferecessem o serviço de impulsionamento de anúncios, e valem até para anos não eleitorais.

O Google, controlado pela Alphabet, que registrou um lucro líquido de US$ 73,79 bilhões em 2023 (alta de 23% em relação ao ano anterior), avalia que seria inviável moderar tantos anúncios numa eleição que ocorrerá em mais de 5 mil municípios. Também teme que a amplitude do conceito traga insegurança para a moderação.

Em 2020, em que as eleições municipais foram marcadas pelo curto período de campanha e pelas restrições impostas pela pandemia, O GLOBO levantou que os candidatos tinham gastado R$36 milhões em impulsionamentos de conteúdos na internet para aquele pleito.

Os maiores valores com impulsionamento de conteúdo político na internet foram gastos com três empresas: Facebook, que também administra o Instagram; Adyen, fintech responsável pelo sistema de pagamentos da plataforma, e o Google.

Fonte: O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *