A partir de maio, todos os automóveis novos comercializados no país terão o selo de eficiência, fornecido pelo Inmetro, que classifica o consumo e a emissão de poluentes.
Até então, apenas cinco montadoras tinham aderido ao modelo. Com a reformulação do programa, agora são 35 montadoras e importadoras que disponibilizam seus veículos a serem classificados pelo Inmetro.
Segundo o Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), a etiquetagem atinge 91% dos veículos comercializados no país e, até o final do ano, todos os carros serão etiquetados
O governo, em 2013, definiu uma meta para a etiquetagem de veículos. A expectativa era que 81% dos veículos fossem classificados. A meta estava presente no programa InovarAuto, com o objetivo de incrementar os investimentos em tecnologia no Brasil.
“É um programa que está incentivando o aumento da eficiência e da performance dos veículos”, afirma Luís Fernando Panelli César, do Inmetro.
A eficiência é definida por categorias. Assim, os carros são classificados entre as notas A e E, sendo a primeira a mais eficiente, nos diversos tipos: compactos, minivans, esportivos, fora de estrada, entre outros.
RANKING DOS VEÍCULOS MENOS POLUENTES
COMPACTOS
1 – Ka (Ford) – 95 g/km de CO2
2 – March (Nissan) – 96 g/km de CO2
3 – Fox (Volkswagen) – 98 g/km de CO2
4 – HB20 (Hyundai) – 101 g/km de CO2
5 – C3 (Citroën) – 102 g/km de CO2
MINIVANS
1 – Grand Livina (Nissan) – 139 g/km de CO2
2 – Dobló (Fiat) – 144 g/km de CO2
3 – Freemont (Fiat) – 164 g/km de CO2
4 – Santa Fé (Hyundai) – 175 g/km de CO2
5 – Journey (Dodge) – 185 g/km de CO2
FORA DE ESTRADA
1 – Jimny (Suzuki) – 134 g/km de CO2
2 – Novo Duster (Renault) – 141 g/km de CO2
3 – Ecosport (Ford) – 146 g/km de CO2
4 – Macan (Porsche) – 149 g/km de CO2
5 – Evoque A9 (Land Rover) – 150 g/km de CO2
ESPORTIVOS
1 – Cooper (Mini) – 121 g/km de CO2
2 – TT (Audi) – 123 g/km de CO2
3 – C 180 (Mercedes) – 132 g/km de CO2
4 – 428i (BMW) – 145 g/km de CO2
5 – Boxster (Porsche) – 146 g/km de CO2
Folha Press
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