A Heineken vai vender no Brasil garrafas de 600 ml retornáveis das marcas Amstel (holandesa) e Sagres (portuguesa), que fazem parte de seu portfólio global. Conheci a Amstel long neck (garrafa transparente) há alguns anos, e a versão ampliada foi tão satisfatória quanto. A Sagres também não decepcionou. São duas lagers leves, límpidas e refrescantes, com amargor muito baixo. Não oferecem grandes desafios ao paladar e ao olfato, mas são agradáveis, fáceis de beber, e cumprem bem a função de matar a sede. Acompanham bem queijos e carnes de sabores mais suaves, além de petiscos como pastéis e bolinhos de bacalhau.
— O mercado cervejeiro nacional é bastante concentrado quando comparado ao da Europa. Aqui, apenas dez marcas respondem por 90% do volume total de cervejas, enquanto, no mercado europeu, esse índice é de apenas 60%. A Cervejaria Heineken possui um portfólio global de mais de 250 marcas, e está iniciando um processo de mudança. A partir de agora, a sua cerveja de sempre não precisa mais ser a cerveja de sempre. As pessoas passam a contar com mais opções de escolha na mesa de bar — afirma o diretor de Marketing da Heineken Brasil, Fernando Silveira, em comunicado da empresa.
O objetivo, na avaliação deste repórter, é disputar espaço entre as cervejas de massa de consumo cotidiano, uma vez que alguns bebedores torcem o nariz para a Heineken. Seja porque é “muito amarga” – na realidade, não é nada perto dos estilos de cerveja realmente amargos –, tem “gosto muito forte” – por ser feita com 100% de malte de cevada – ou porque tem “um cheiro esquisito” – por causa da garrafa esverdeada que não isola inteiramente a bebida da ação dos raios ultravioleta. (Nota do Autor: Não pertenço a nenhum destes grupos. É uma lager que sempre tenho na geladeira.)
Sobre as cervejas em si, não há muito o que falar. Já em termos de marketing… é muito revelador. O mote da campanha – oferecer mais escolhas aos consumidores – é perfeito e louvável, mas a escolha das cervejas para lançar este conceito, no mínimo equivocada. Não porque Amstel e Sagres sejam ruins; como já ressaltei no início, são boas cervejas, fáceis de beber. Mas não trazem novos aromas e sabores interessantes aos consumidores dos bares, que têm nas garrafas de 600 ml suas preferidas, ainda de acordo com o comunicado. Não diferem significativamente das que as pessoas estão acostumadas. São apenas mais do mesmo.
A tentativa de se posicionar como alternativa ao status quo é compreensível. Como o mercado brasileiro é totalmente dominado pela Ambev (detentora das marcas Antarctica, Brahma, Bohemia e Skol), resta às três outras grandes cervejarias instaladas no país brigar pelo segundo lugar. Cada uma detém pouco menos de um terço dos 30% restantes. A japonesa Kirin, que entrou no Brasil em 2011 com a compra da Schincariol, é a que mais tem se movimentado. Lançou em março deste ano sua primeira cerveja do portfólio internacional – no caso, vinda direto da pátria-mãe, a Terra do Sol Nascente: a Kirin Ichiban, puro malte em long neck com preço que rivaliza o da Heineken.
Silveira fala em ser o início de um processo de mudança. Vamos torcer, então, que este processo passe por trazer efetivamente, a preços competitivos, cervejas diferentes para o público consumir no dia a dia, nas mesas de bar. É bom para os bebedores e bom para o market share. Win-win, como dizem no corporativês. No mais, não deixa de ser curioso ver um executivo de multinacional reclamar da concentração de mercado da qual sua empresa é parte fundamental. A Heineken, conforme já mencionei aqui, é a terceira maior cervejaria do mundo, com 9% do mercado global e produção de 17,83 bilhões de litros em 2013.
* A cervejaria Heineken enviou ao repórter uma garrafa de 600 ml de Amstel e uma de Sagres (que foram devidamente degustadas para o post), acompanhadas de um balde metálico e um abridor, mostrados na foto.
O Globo
bom dia amigos… Moro no R/J. onde posso encontrar a sagres ?
Onde posso encontrar cerveja sagres próximo do rio de janeiro
Amstel muito boa
Manifesto aqui meu protesto pois os leitores também deveriam serem convidados para degustar as cervejas.