Leitor do Blog e correntista do Banco do Brasil denunciou a fragilidade na segurança do cartão com chip. Indignado com a situação, relatou em depoimento o caso. Veja na íntegra abaixo:
“Sou correntista do Banco do Brasil , conta pessoa física, e tenho pouca movimentação e apenas cartão de débito , ocorre que no dia 10/12 estava trabalhando , quando chegaram em meu celular mensagens de aviso de compra no débito em um loja de roupas da Bolívia, imediatamente liguei pra a central de atendimento e bloquei o cartão , que por sinal estava em minha posse, e e com chip, me dirigi a agência ribeira , onde possuo a conta , e após apenas 50 minutos do ocorrido estava la , o funcionário identificou que as compras foram feitas numa cidade do interior da Bolívia , mas me disse não poder fazer nada naquele momento, pois só podia dar entrada na ” contestação ” com oito dias úteis. Era dia 10 e eu tinha um valor em minha conta para pagar contas e cobrir cheques, as compras realizadas através da fraude totalizaram todo o valor que eu tinha na conta. Nos outros dois dias seguintes estive novamente na agência a fim de resolverem meu problema e devolverem meu valor, fui no mesmo dia a delegacia, fiz boletim de ocorrência, entreguei ao banco , ate hoje, fazem 10 dias , não resolveram nada e a resposta que a gerente me diz é que não pode fazer mais nada e o caso foi para a diretoria do banco. Argumentou inclusive que por se tratar de cartão com chip , o banco não estava preparado para este tipo de fraude , e não estava mais ao seu alcance a resolução desse problema. Enquanto isso ninguém me ligou ou me procurou, e continuo sem poder movimentar minha conta, ate cheques já foram devolvidos, e nada de retorno….Mais um furo de segurança gravíssimo.O banco não pode garantir e nem dar segurança a seus clientes nem com cartões com chip , que foram substituídos a menos de um ano, e eles não estão preparados para “socorrer” os clientes em caso de fraude, principalmente quando constatada imediatamente, como foi o meu caso.
Estou hoje procurando todo tipo de ajuda já que o banco não me dá atenção, na segunda estarei indo a um atendimento marcado na POLICIA FEDERAL .Já liguei também para a ouvidoria do banco mas me pediram 5 dias para dar uma ” posição ” .Vou procurar também o MP”.
Faça melhor: entre com ação pedindo ressarcimento de seu prejuízo e danos morais. Apenas devolver o que já é seu não significa nada.
Banco do Brasil é mesmo uma instituição que pela qualidade do serviço que oferta merece esse nome.
Prezado colega, e demais minhas suadações!
Fomos atingidos com golpe similar ao vosso. Acontece que no dia 19.11.2014, furtaram a bosa da minha esposa com todos os documentos e cartões do Banco do Brasil. Tenho o sistema de mensagem instalado no meu celular a muitos anos que funcionava adequadamente até então. No dia da ocorrência, que foi pro volta das 08h da manhã ela nem percebeu a ação dos marginais e, quando veio a retirar a sua bolsa de valores da sua bolsa tira colo teve a ingrata visão de procurar e não achar a sua bolsa de valores. Resumindo. fizemos todos esse procedimento de comunicação ao banco, delegacia etc. Até esse dia, 20.12.2014, não tivemos nenhuma confirmação/resposta de devolução dos valores pelo banco, nem tampouco uma carta de resposta a essa fraude.
Ficamos muito insatisfeitos com a rsposta negativa do Banco do Brasil nesse caso. Até então confiava no sistema.
Pelo que ouvimos dos funcioários do Banco do Brasil, o mesmo não vai ressaracir-nos alegando que o cartão tem chip e senha, por isso é "seguro". Mesmo apesar de termos assitido e relatado essa reportagem na nossa ocorrência na agência do banco, a reportagem do fantástico no dia 16.11.2014, informando dessa nova fraude. A entidade não se mostrou e nem se mostra receptiva a essas investidas fraudulentas.
Estamos pensando em denunciar esse caso à PF e MP como o colega citou outrora.
O que nos incomoda muito é o fato de termos uma conta em um banco de referência nacional e o mesmo nem se atentar aos mínimos detalhes da boa relação com seus clientes. Fomos tratados com total desprezo pelo Banco do Brasil.
Refletindo assim que inexiste segurança em suas movimentações.
O Banco tem que ter pessoal de TI (Tecnologia da Informação) antenado aos novos golpes para proteger-nos e não tratarmos com desdém, refletindo sua soberania frente a pessoas comuns.
Amigo, você segue o BB no Twitter? Faça umas 10 postagens narrando o ocorrido. Aconteceu comigo em 2012, fui vítima de um golpe, forneci a senha, letras, a gerente disse que não iria ser ressarcida. Depois de uma hora nas redes sociais, o BB encontrou em contato comigo no outro dia já acordei com a ligação da dita cuja gerente, informando-me que fosse à agência, recebi tudo. Esse povo só teme redes sociais, e no caso de empresas, o twitter!