Diversos

Cobrança de academias a personal trainers é tema de audiência na Câmara Municipal de Natal

Fotos: Marcelo Barroso

A Câmara Municipal de Natal reuniu mais uma vez em audiência pública, realizada na manhã desta terça-feira (21), proposta pelo vereador Klaus Araújo (SD), profissionais da Educação Física para discutir a cobrança de academias a personal trainers pelo uso dos seus espaços.

Os personal trainers reclamam que, mesmo os clientes pagando a mensalidade, eles são cobrados pelas academias. “Essa cobrança onera o profissional e também os clientes. Nós defendemos um consenso e propomos uma normatização, padronizando em contrato entre as partes a questão de uniforme, a contrapartida do personal em divulgação, enfim, determinando o que cabe a cada um”, enfatizou o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Hugo Câmara.

Já os empresários de academias defendem a necessidade da lucratividade e dizem que a isenção compromete as finanças dos empreendimentos, de modo que, por se tratar de empresas privadas não se pode abrir mão do espaço para terceiros. “Cada empreendimento tem um plano de negócios que calcula a ocupação do espaço físico e equipamentos. Não faz sentido um profissional independente ter direito a usufruir e lucrar de um espaço particular sem pagar nada. Além disso, a academia é responsável por todos aqueles que estão dentro dela, o que aumenta a responsabilidade nestes casos”, argumentou o empresário Marcelo Cavina.

Um projeto de Lei do vereador Klaus Araújo está prestes a ser votado em plenário prevendo o fim do repasse dos personal trainers cobrados pelas academias de ginástica, visto que os clientes das academias já pagam suas mensalidades. “Pedi para esperar um pouco a votação para que possamos discutir melhor com as partes envolvidas. Alguns estados e municípios já determinaram o fim dessa cobrança e isso pode ser feito aqui com o projeto de lei quando se entende que há duplicidade no pagamento”, explica Klaus Araújo.

Opinião dos leitores

  1. Raimundo sou proprietária de uma academia, e não acho justo um profissional que não suou nada, não investiu nada no meu comercio, treinar um aluno sem pagar nada! isso desvaloriza os profissionais que estão comigo na minha empresa!

    1. Catia, o seu suor está sendo recompensado na mensalidade do aluno. O personal está sendo recompensado pelo serviço prestado ao aluno que dispensa o profissional de sua academia e paga extra a outro de sua preferência. Ninguém está se aproveitando do suor do outro. Todos ganham nesta situação. A academia com o aluno; o personal com a prestação do serviço e o aluno com a orientação personalizada.

  2. Afinal o personal usa os aparelhos ou ajuda os clientes da própria academia no uso? Acho que é um estímulo a frequência de academias. O ganho é de ambos. Bom senso ajuda.

    1. E os empresários querem enricar a custas dos personais. Vao jogar na mega sena.

      Vc so deve ser um pseudo empresário pra falar uma besteira dessa.

  3. O mais cômico disso tudo é que de um lado os empresários, donos de academias, alegamque são responsáveis pelos alunos, e o são, a exceção de quando o aluno está acompanhado pelo seu personal, momento em que o cliente está sob a inteira responsabilidade do profissional contratado de forma exclusiva e particular, sem contar nos contratos que os personal trainers são obrigados a assinar contendo cláusulas de contrato empregatício, quando a relação não é essa… e por aí segue abusos de toda sorte… inclusive a cobrança EXCESSIVA de "repasse"!
    Por outro lado, há incontáveis personal trainers que não reconhecem o investimento dos empresários, e querem usufruir "de graça " do empreendimento… não são graduados, mas apenas estagiários, ou AINDA os "provisionados"….
    Enfim o estado precisa realmente intervir nas relações quando há categorias profissionais, que de forma irracional, não chegam a um consenso!
    Proposta de solução? Sim!
    1- Que se cobre do profissional uma mensalidade igual a do aluno, para usufruir do espaço, e no mínimo que seja graduado e especializado! Já limpava o mercado!
    2- Contratos que permitam o personal trainer COBRAR às academias seus direitos de Parceiro Comercial, que é isso que um Personal Trainer é(ou deveria ser) para as academias, como por exemplo máquinas da empresa que passam meses paradas, quebradas e sem manutenção… e por aí segue…

  4. Sem falar que muitos personal trainers se acham donos dos equipamentos da academia. Constantemente eles ficam pedindo prioridade das máquinas para os seus alunos. Totalmente errado e ainda quer que a academia banque tudo?
    Vão treinar na praia, no bosque, na praça…lá não paga.

  5. O Estado se metendo na atividade privada . Tipica ação de uma sociedade falida, onde se tenta regular tudo. Lamentável! Só podia ser em Natal uma iniciativa dessas. Tenham vergonha na cara !

    1. Verdade. Deviam sair dos gabinetes e ver o que o povo precisa: boas avenidas, sinalização, segurança e saúde..

    2. Isso já está sendo feito em grandes centros , colega. O RN não está sendo o pioneiro. RJ , SP já regulamentaram esse abuso empresarial .

  6. Aprecio a coragem desse povo em assumir a total falta de coisa melhor e mais importante para fazer.
    O que danado 99,99999999999% da população ganharia se as academias deixasse de cobrar ou que esse mesmo percentual perde com essa cobrança.
    Se fosse na França ia pensar que quem propôs essa aberração deve ter um personal e quer se livrar dessa cobrança.

    1. Faz assim, pensa que pra trabalhar vc precisa pagar ao dono do seu local de trabalho 500 reais todo mes?! Vc acha que os 10mil profissionais do estado estao se sentindo como?!

  7. Seria interessante para não dizer catastrófico se todos os profissionais pudessem fazer a mesma coisa tipo: Médicos vão utilizar às salas de cirurgias dos hospitais sem pagar nada, advogados vão se utilizar de escritório montado com o dinheiro alheio da mesma forma, sinceramente isso é mais uma falta de respeito a propriedade privada no país que poucos mandam e a maioria paga a conta, se o cliente quer um personal pague o da academia ou monte uma em casa e leve o seu para ela.

    1. O advogado paga pra entrar na audiência? O que acontece é que quem usa a academia é o aluno e ele ja paga a academia! O personal desocupa o profissional do salão! Os alunos de personal tem maior frequencia e adesao aos planos da academia! É uma relacao ganho pra academia e perca pro personal! Nao existe equilibrio hj!onde a academia pode cobrar 1mil reais de taxa se quiser!

    2. Caro Fabricio com certeza entendeu a analogia que fiz, mas vou reforçar, quer dizer que só o Personal pode utilizar as instalações existentes provenientes de muito investimento dos empresários do ramo de academias pois poderíamos citar inúmeras profissões que poderiam alegar o mesmo direito de utilizar instalações alheias para sua pratica profissional sem fazer investimento nenhum, sem correr risco nenhum e ainda um dia recorrer a direto de vinculo empregatício, quero salientar que não sou empresário do ramo, na verdade sou Profissional de Educação Física com muito orgulho já atuei em escolas particulares, no sistema " S" e sái dos mesmos por vontade própria e hoje sou concursado no Estado e Município.

    3. Médico não paga pela sala de cirurgia, quem paga e o particular ou o plano. A exceção e o aluguel das salas pelos médicos que nesse caso fazem uso de toda a estrutura das clínicas (atendimento e agendamento, recebimento de pagamentos, material cirúrgico, etc), veja que na academia quem faz uso da estrutura e o cliente, vc nao vê personal trainer usando os equipamentos da academia, ele está lá apenas para orientar. Dessa forma e sim um pagamento em duplicidade já que o aluno já paga pelo uso.

    4. A reportagem fala em CONSENSO, camarada. Os personais não pedem pra deixar de pagar, mas pagar o justo. Onde já se viu o profissional pagar mais caro que a mensalidade da academia ? Pois é, eles pagam valores acima da mensalidade que é cobrado ao aluno.

      Vc acha justo?

      Tenho amigos personais que deixam mais de 2.500,00 de taxa na academia que trabalham. É justo isso?

      Vamos falar do que temos conhecimento.

    5. Sou Personal não concordo que um profissional deva pagar taxas tão altas quanto às dobradas atualmente, porém também não concordo que não se pague nada, pois sem a estrutura da academia o treinador não teria como treinar seus alunos. Acho Justo o pagamento pelo uso do estabelecimento. Mas o que temos hoje é uma prática abusiva por parte dos empresários. O Personal é obrigado indiretamente a ter todos os seus alunos em uma única academia, tendo em vista que se ele tiver tiver um aluno em cada academia ele terá que pagar um valor muito alto para trabalhar. Algumas academias cobram cerca de 500 reais de repasse. Se o Personal tiver apenas um aluno nessa academia fica inviável o trabalho. Devemos sim pagar pelo uso do estabelecimento, porém de forma não abusiva.

    6. Faca comparações reais, se quer defender sua opinião.
      Médicos não pagam repasse a hospital! O anestesista tbm nao paga repasse, nem o instrumentador cirúrgico. Mas o paciente sim, paga o local, o medico, o anestesista, etc.
      Clientes nao adentram empresas para utilizar seus escritórios, mas levam seus advogados para auxiliarem juridicamente a fechar acordos ou negociações e também nao pagam repasses à empresa.
      Deve haver sim, um respeito às normas comportamentais, manuseios​ de aparelhagem, mas cobrar duplicadamente é um ROUBO!!!
      Que seja logo aprovada esta lei e acabe com a mamatinha dos donos de academia de extorquir os profissionais CONTRATADOS por seus alunos.

  8. “Cada empreendimento tem um plano de negócios que calcula a ocupação do espaço físico e equipamentos. Não faz sentido um profissional independente ter direito a usufruir e lucrar de um espaço particular sem pagar nada. Além disso, a academia é responsável por todos aqueles que estão dentro dela, o que aumenta a responsabilidade nestes casos”,

    CERTÍSSIMO!!

    1. Não pode haver descriminação, de aluno com ou sem personal conforme a constituição, ou seja se tratando de Brasil, é mais fácil o aluno que não usa o trabalho de um personal, acabar pagando o mesmo valor de um que usa…..
      A Brasil…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

Foto: Cristiane Mattos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 28, que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz.

A bandeira verde vigora desde abril de 2022, marcando dois anos consecutivos da manutenção. De acordo com a agência, a manutenção se deve ao cenário favorável de produção de energia no país, com os bons níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

“Essa é uma excelente notícia para o consumidor, pois a manutenção da bandeira possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o país”, disse o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

Foto: Wilton Junior/Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito.

A resolução diz que casos que envolvam uso de estrutura empresarial ou poderio econômico para coagir pessoas e obter vantagens no pleito ou divulgação de mensagens falsas para descredibilizar o sistema eleitoral configuram abuso de poder econômico ou político.

Cota de gênero

Sobre fraude à cota de gênero, a resolução define que pode ser identificada a partir da obtenção de votação irrisória de candidatas, prestação de contas com movimentações financeiras idênticas e ausência de campanha eleitoral efetiva. A negligência de partido ou federação em relação às candidaturas femininas também comprova a irregularidade, que pode resultar na cassação de todos os eleitos pelo partido, invalidação das candidaturas e anulação dos votos recebidos.

Em relação às campanhas, os desvios de recursos destinados às candidaturas femininas serão considerados irregulares independentemente do valor desviado. Do mesmo modo, o uso exclusivo de recursos para beneficiar candidaturas masculinas será tratado como uma violação das normas de arrecadação e gastos. A sanção para essas ilicitudes é o impedimento de posse ao cargo.

Compra de votos

Já para definir a compra de votos, precisa ser comprovada a existência de promessa ou oferta de vantagem pessoal ao eleitor. Nesse caso, não é necessário apresentar o pedido explícito do voto em troca do benefício. A prática, que pode ser considerada corrupta caso seja demonstrada a capacidade de obstrução da legitimidade do pleito, prevê a aplicação de multas de até R$ 53 mil e cassação do registro do candidato.

O TSE ainda proibiu diversas ações aos agentes públicos, como a concessão de bens ou imóveis da administração pública em benefício de partidos ou candidatos e a prestação de serviços para campanhas eleitorais.

A regulamentação também permite que ações eleitorais diferentes, que dizem respeito a um mesmo caso, sejam reunidas para um julgamento comum, desde que a apreciação conjunta colabore com a efetividade do processo e não comprometa a celeridade.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *