Diversos

TERRA ARRASADA: Coca-Cola suspende produção na Venezuela por falta de açúcar

Por interino

A multinacional Coca-Cola anunciou na noite desta segunda-feira (23) que está suspendendo a produção venezuelana de sua bebida mais conhecida devido à escassez de açúcar refinado.

Na última sexta-feira (20), a empresa havia indicado que estava usando seus últimos estoques de açúcar, item cada vez mais raro numa Venezuela assolada pelo desabastecimento.

Kerry Tressler, porta-voz da empresa, disse que os estoques chegaram ao fim. “Nossos fornecedores de açúcar na Venezuela nos informaram que estavam detendo temporariamente as operações devido à falta de matérias primas”, disse Tressler.

A porta-voz afirmou que a medida afeta a produção de Coca-Cola normal e outras bebidas doces. Produtos que não precisam de açúcar refinado, como Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero e águas, continuarão saindo das fábricas venezuelanas.

O caso expõe as distorções da economia na Venezuela, um país petroleiro que importa a maior parte do que consome e cujo aparato industrial, historicamente modesto, foi devastado pelas políticas do atual governo chavista.

O sistema político em vigor no país prejudicou boa parte do setor produtivo ao impor controles de preço e de câmbio e ao expropriar empresas.

O açúcar é um dos setores que mais sofreram intervenções do Estado. No início de 2016, fabricantes já alertavam que a produção conseguia atender apenas 30% da demanda nacional.

As dificuldades incluem uma regulação de preços que desestimula a produção, violência criminal nas áreas de plantio de cana e acesso escasso aos dólares a taxa preferencial necessários para importar insumos.

Problemas semelhantes já haviam levado outras empresas a enfrentar graves problemas de produção, como a Heinz.

Em abril, a Polar, maior produtora de alimentos e bebidas da Venezuela, anunciou suspensão das operações de suas quatro fábricas de cerveja no país.

Segundo a Polar, que produz cerca de 80% da cerveja consumida no país, a decisão foi tomada após o governo impedir o acesso da Polar a dólares preferenciais para importar malte de cevada.

Em resposta, Maduro ameaçou ocupar fábricas paralisadas e prender os donos. O presidente acusa os empresários do setor de alimentos e bebidas de orquestrar o desabastecimento no país para jogar a população contra o governo e favorecer o surgimento de um novo governo capitalista.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. Cabral vá tomar seu Rivotril, relaxe, ladrão só o que tem nesse país, e ainda nem começou o ano.

    1. E o corruPTo maduro já necrosado e podre diz que fala todo dia com aquele FANFARRÃO que satanás já levou hugo chaves. São amiguíssimos dos ptRALHAS daqui, precisa o novo governo Brasileiro ir lá buscar a dinheirama derramada lá e que grande parte voltou para aqui para financiar a anta mentirosa.

  2. O governo Temer pode não ser o melhor dos mundos mas, certamente, está nos livrando do pior. Nada conseguirá ser pior do que um governo do PT. E a Venezuela está demonstrando prá onde essa gente iria nos levar.

  3. O finado Hugo Chaves, vivia de tro lo lo com o Lula para implantar esse sistema aqui no Brasil. Isso era horrível, pois ia faltar 51 nas prateleiras pro Lula comprar. Rsrsrs.

    1. Não, ellle não ia comprar não, pois tem uns amigos que iriam lhe doar. Ou individuo CÍNICO e DISSIMULADO.

  4. E lembrar que era esse o modelo que o PT queria implantar no Brasil. O melhor para o povo venezuelano é que esse Maduro apodrecesse e caísse logo. Esses pseudos esquerdistas só querem mesmo é roubar o dinheiro público e fazer os pobres de besta. Graças a Deus nos livramos dessa corja.

    1. Se não fosse o Impeachment ou quer dizer a expulsão da ex Presidenta Dilma o Brasil estaria assim hoje

    2. "Expulsão"? Então você também acha que foi golpe, não é? Só que como satisfaz seu interesse político, tanto faz…

    3. Rômulo vossa Excelência esta parecendo mais com os Papagaios petistas que só sabem dizer Golpe Golpe Golpe ao invés de falarem de Pedaladas, Rombo de R$ 170 Bilhões, Sitio em Atibaia, Pedalinhos, Tripek

    4. Esses ptRALHAS desempregados ainda não aprenderam a ler, parece uns Papagaios REPETINDO TODA HORA A MESMA COISA. Vão procurar emprego pois as SINECURAS acabaram-se. Xou malandros.

  5. Pronto!!!!
    Agora os "bolivarianos idiotas" capitaneados pelo imbecil do Nicolás "Podre" vão dizer q é um golpe do "Imperialismo Yankee"…O povo venezuelano tá lascado prá não dizer outros adjetivos….Era esse tipo de politica econômica ideológica q o DESgoverno/PT queria implantar no Brasil,graças à Deus saiu antes e com a mesma graça NUNCA mais voltará ao poder no país….

    1. Quantas estupidez, o coxinha e mais desenformado que o cruz. A Venezuela nada tem a ver com o governo do PT. São completamente diferentes. Lamento mais a globo enganou você novamente.

    2. Cabral amigão, se vai realmente discutir política não pode ser tão ignorante. Tem que ler um pouco sobre marxismo, história contemporânea, ideologia e posicionamento políticos. Se informar sobre o Foro de São Paulo e movimentos "sociais" artificiais.
      A profunda relação entre o Chavismo, Lulismo, Kchinerismo e posicionamentos políticos afins é expressa por dois pilares comuns: (1) populismo e (2) assistencialismo; O que todos tem em comum são as raízes de esquerda auto-denominadas "revolucionárias" e influenciadas pelo comunismo.
      Todos os países latinos que seguiram por essa vertente estão arrasados economicamente ou em vias de colapso (e.g. Brasil, Venezuela e Bolívia).
      Para alguém com o mínimo de conhecimento, é muito correta e bem óbvia a relação descrita por Val Lima. O PT é um partido de esquerda.

    3. Não nobre Cabral, vc é q sofre de "alienação psicoestúpida" …
      Lêia com atenção o "programa" desastroso do governo bolivariano "podre", em seguida,
      faça uma comparação com o do DESgiverno/PT….
      São gêmeos siameses…
      Graças a Deus,
      houve tempo do Brasil não chegar ao fundo do poço….
      Já imaginou ficar sem uma Coca-Cola em garrafa de vidro (retornável) bem geladinha…. Rs.. Rs.. Rs

    4. Ilustre Diego,
      sua intervenção foi perfeita!!!
      Parabéns…
      "Se tens conhecimento, deixa q as outras pessoas acendam as suas velas na tua"
      Thomas Fuller
      (Historiador e religioso britânico)

    5. Não concordo contigo caro Diego, o você ler nos livros na pratica e completamente diferente. Todos os países de direita ou de esquerda tem como obterem simpatia e conquista de votos, o populismo e o assistencialismo, até as próprias favelas são dominadas e controladas desta forma. Portanto são teses ultrapassadas que já não cabem mais na nossa realidade, hoje apesar dos procedimentos serem os mesmos, a pratica e outra, seria melhor chamar de oportunismo e individualismo todos inconscientemente ou não tem como objetivo destruir e ate matar para obter o poder, poder hoje vale mais que dinheiro. Valeu amigão. Outra coisa que deve lhe informa já que não sai deste sofá com estes livros velhos com teorias ultrapassados o Karl Marx morreu e com ele todas aquelas besteiras, hoje não vale nada. Valeu. Desligue a tv globo.

    6. Caro Val Lima "alienação psicoestúpida". kkkkkk muito boa não conhecia. kkkkkkkk

    7. Esses marginais ptRALHAS quase acabam o Brasil, as industrias fecharam os empregos sumiram a inflação voltou e esses BABACAS ainda ficam fazendo patim, ora Bolas vão trabalhar desocupados ou então vão para Cuba arranjar uma boquinha com os DITADORES SANGUINÁRIOS de lá. Democracia só no Brasil por isso que vocês ficam latindo lá se falar já viu.

    1. Nada a ver coxinha, procure aprimorar as ideais primeiro e depois escreva, para não publicar besteiras. Valeu.

    2. Brasil 2016 = Venezuela 1990. Foi assim que começaram a longa caminhada até chegar na Venezuela 2016

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Comitiva brasileira vai aos EUA discutir embate de Musk com Moraes

Foto: Reprodução

Uma comitiva de congressistas brasileiros estará na próxima semana nos EUA para discutir ataques à democracia nos 2 países com políticos norte-americanos envolvidos na investigação da invasão ao Capitólio, em 2021. O grupo é liderado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Os embates entre o dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, e o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes estão “na ordem do dia”, apesar de não ser o tema central da viagem, disse a senadora ao jornal Folha de S.Paulo.

“Quando falamos do caso do Elon Musk, estamos tratando de democracia, respeito ao processo democrático, inclusive interno ao país. Temos um inquérito muito grande que já condenou várias pessoas e outros tramitando, e todos eles têm de alguma forma relação com fake news, com uma tentativa de banalização das redes sociais”, afirmou a senadora. Além de Eliziane Gama, integram a delegação o senador Humberto Costa (PT-PE) e os deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PC do B-RJ).

Conforme a publicação, o grupo deve ficar nos EUA de 29 de abril a 2 de maio. A viagem foi organizada e será paga pelo Instituto Vladimir Herzog. Uma das pessoas com quem os congressistas brasileiros devem se reunir é o deputado norte-americano Jamie Raskin (Maryland), do Partido Democrata. Ele faz parte do comitê da Câmara dos Deputados dos EUA que investigou a invasão do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, em 6 de janeiro de 2021. O democrata ainda foi líder da acusação no 2º processo de impeachment contra o ex-presidente dos EUA Donald Trump.

“A ideia agora é fazer um debate aprofundado, que pode levar a bons resultados em relação ao fortalecimento da democracia e o combate às fake news”, disse Eliziane. Ela foi relatora da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investigou a invasão às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Ao jornal, a senadora reconheceu a semelhança entre os 2 episódios, mas afirmou que o Brasil “caminhou um pouquinho mais” na investigação e responsabilização dos envolvidos. Ela citou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que não ocorreu com Trump.

Não está confirmado, mas estão sendo organizados encontros com líderes democratas, como o senador Bernie Sanders (Vermont) e os deputados Alexandria Ocasio-Cortez (Nova York), Susan Wild (Pensilvânia), Jim McGovern (Massachusetts), Sydney Kamlager-Dove (Califórnia), Joaquin Castro (Texas), Cori Bush (Misoo e Chuy Garcia.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 61% da população

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão federal.

O governo Lula foi aprovado por 61%, enquanto 33% reprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 72% da população

 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão estadual.

 

O governo Fátima Bezerra foi reprovado por 72%, enquanto 22% aprovam e 6% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Sonyara é aprovada por 86%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre aprovação da gestão municipal.

 

A gestão da prefeitura Sonyara Ribeiro foi aprovada por 86%, enquanto 9% reprovam e 5% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS REJEIÇÃO: Elíria é a mais rejeitada por 19%, Edielson 18% e Nildo 12%

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um levantamento sobre em quem os entrevistados não votariam.

 

Elíria foi a mais rejeitada por 19,5%, Edielson 18% e Nildo 12%. 34,3% branco ou nulo e 16,3% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 3: Nildo venceria com 71% contra 13% de Elíria

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um terceiro levantamento estimulado entre Nildo e Elíria.

 

Nildo venceria com 71,3% contra 13% de Elíria. Já 10% ninguém, branco ou nulo e 5,8% não responderam.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA 2: Nildo venceria com 69% contra 3% de Edielson

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também um segundo levantamento estimulado.

 

Nildo Galdino venceria o duelo contra Edielson Souza com 69,3% contra 3,8% do adversário. Já 16,3% não responderam e 10,8% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESTIMULADA: Nildo Galdino tem 69% conta 11% de Elíria 

 

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS realizou também levantamento estimulado. Neste cenário, Nildo lidera com 69,8%, seguido de 11,3% de Elíria e 1,5% de Edielson Souza. Ainda 13,3% não responderam e 4,3% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA SETA/ BG/ LAGOA DE VELHOS ESPONTÂNEA: Nildo lidera com 61% contra 8% de Elíria e 1% de Edielson

 

O BLOGDOBG publica a partir de agora pesquisa Seta realizada no município de Lagoa de Velhos com números da corrida eleitoral e avaliação administrativa. A pesquisa foi realizada no dia 19 de abril, com 400 entrevistados e margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07036/2024.

 

No cenário espontâneo para prefeito, Nildo lidera com 61,5% contra 8,5% de Elíria, 1,3% de Edielson e 0,8% de Sonyara. Ainda 18,3% não responderam e 9,8% branco ou nulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica de psicóloga encontrada morta em Assú

Vídeo: Reprodução

Imagens de câmeras de segurança mostram homem entrando em clínica onde a psicóloga Fabiana Maia Veras foi encontrada morta na cidade de Assú, distante 235 quilômetros de Natal (RN), na noite de segunda-feira (23). De acordo com o 10º Batalhão da Polícia Militar da cidade, filmagem de circuito de vigilância flagrou o momento em que um homem de baixa estatura, forte, vestido com camisa social, calça jeans e rosto coberto com um pano aparece aguardando a psicóloga abrir a porta.

O relógio da câmera marcava 16h45 quando Fabiana foi atender a porta. Nas imagens é possível ver que ela demora a reconhecer o rapaz, mas abre mesmo assim e ele entrou na clínica. As ações da vítima demonstram que ela parece conhecer o suspeito. De acordo com o relato da PM, a todo tempo a psicóloga se mostra admirada com as roupas do homem como se realmente o conhecesse.

O vídeo mostra também eles dois entrando em um compartimento da casa. Após 20 minutos, o suspeito sai somente com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo. Segundo informações do 10º BPM de Assú, o veículo trata-se de um Peugeot Sedan de cor preta e tinha além do motorista outra pessoa no banco da frente. O suspeito entra no carro e sai.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *