Conheça detalhes e dicas sobre o chopp

Informe publicitário

Em um país tropical como o Brasil, uma das bebidas alcoólicas mais admiradas é a cerveja bem gelada. Mas não só ela. O chopp, uma variação da cerveja, há muito tempo já é consagrado nos botequins e reuniões entre amigos.

Mas o que vem a ser o chopp?

1001569_199823693519930_61901596_n

Assim como a cerveja, o chopp é uma bebida feita com água, malte, lúpulo e fermento e foi criado há cerca de 5.400 anos pelos egípcios, mas, apesar dos mesmos ingredientes, em sua fabricação ele sofre um processo a menos de pasteurização que a cerveja, o que o deixa com um sabor diferente e único.

Ele tem esse nome por causa da palavra “Schopp”, que é uma unidade de medida alemã que equivale a 300ml. Por isso vemos essa quantia como o tamanho tradicional das tulipas de chopp, embora haja também outras quantidades. Seu teor alcoólico também é semelhante ao da cerveja, entre 4,5 GL e 5 GL.

Outra semelhança com a cerveja é a existência do chopp claro e escuro, que possuem receitas específicas cada um. O escuro geralmente tem malte torrado ou leva adição de caramelo.

O chopp também tem suas especificidades em relação ao recipiente em que ele é tomado. Para uma boa degustação, é recomendado um copo fino e de cristal, de preferência ele sendo longo e com fundo mais estreito que a boca, para facilitar a formação do colarinho. E não precisa congelar o copo. Esse artifício só diminui em cerca de meio grau a temperatura do chopp. Quase imperceptível.

A presença do colarinho no copo, aliás, é muito importante. É ele o responsável por manter a gaseificação da bebida e protegê-la do contato com o oxigênio, que faz o chopp amargar (oxidação). O tamanho ideal do colarinho é cerca de 3 cm de espuma (dois dedos é a unidade natural), mas isso pode variar dependendo do gosto do bebedor.

Quanto à temperatura que o chopp deve ser servido, há variações. O alemão, por exemplo, chega a tomá-lo quente, mas o ideal é que ele seja consumido entre 6 e 8º C. Dessa forma o aroma e o sabor são sentidos da melhor maneira. Para que chegue para consumo nessa temperatura, o chopp deve sair da máquina entre 0 e 2º C. Deve-se tomar cuidado para que ele não atinja uma temperatura menor, pois a -2,5º C o chopp congela.

Por isso é tão importante a chamada serpentina, que é um tubo que sai do barril e que leva o chopp até a torneira. Ela é envolta em gelo, tipicamente obtido pelo resfriamento da água por compressores à gás ou simplesmente adicionado. A serpentina pode ter parte do trajeto na forma de ziguezague (no caso, a definição do que é uma serpentina), maximizando assim a troca de calor do líquido com o gelo. É nesse trajeto que o chopp gela.

Ficou com água na boca? Peça já seu barril de chopp no Portal do Chopp. Trabalhamos com as melhores marcas (Babylon Golden e Bossa Nova) em sistema de delivery 24 horas. Faça seu pedido: (84) 9986-4075 | 9441-2428.

Acesse: http://www.facebook.com/PortaldoChoppRN

Publicidade

Comentários: