Polêmica

Crivella diz em VÍDEO que foi forçado pela Universal a entrar na política: ‘Na Igreja Universal você não tem opção’

PresidenteCrivellaAssista vídeo aqui

O candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, virou senador em 2002 não por sua livre e espontânea vontade, mas por determinação da Igreja Universal — da qual é bispo licenciado e sobrinho do fundador, Edir Macedo. Quem assegura isso é o próprio Crivella, em vídeo gravado durante encontro, provavelmente em abril de 2011, com grupo de pastores e fiéis da igreja Assembleia de Deus do Rio de Janeiro.

Na gravação, desde 2014 perdida no Youtube, Crivella explica: “Devido à repercussão da Fazenda Canaã, fui desta vez (depois de seis anos na África e três no sertão baiano) enviado para a política. Confesso que naquele instante fiquei triste. Aceitei porque na Igreja Universal você não tem opção. Na Igreja Universal (…) você vai, tem que ir”, revelou, entre risos, aos colegas. “Mas eu me lembro que naquele dia fiz uma oração. Eu disse o seguinte: meu Deus, eu não tiraria um filho do altar para a política”. Ele acrescentou ter percebido depois de eleito a importância da nova missão e viu que “estava equivocado”.

Nesta sua terceira campanha municipal, bem como nas duas anteriores para o governo do Estado, Crivella, que tem mandato de senador até 2019, sempre repetiu que a Universal e todas as outras igrejas teriam “influência zero” na sua eventual gestão, pois para ele o “Estado é laico”. “Não haverá qualquer interferência, como nunca teve no Senado Federal”, reafirmou, há poucos dias.

Mas a história que ele contou aos colegas, alguns também políticos, – dentre eles, Pastor Everaldo E Bispo Manoel Ferreira, ambos do PSC, e David Cabral — é outra. A política é sim apresentada como um trampolim para ambições, até globais, de evangelização. Cujo divisor de águas seria a conquista da Presidência da República.

“Vocês podem ter certeza: os evangélicos vão crescer na política, todos eles. Nós temos jovens, meninos, o filho do pastor Everaldo (deputado Filipe Pereira, secretário do governo do Rio) é uma esperança. Um dia esta nação vai eleger um presidente evangélico”, garantiu, sob aplausos. “E aí, queridos irmãos, (…) nós poderemos ser a igreja evangelizadora dos últimos dias e levar o evangelho a todas as nações da terra”.

Desde o início de seu primeiro mandato como senador, Crivella afirmou ter atuado como uma espécie de embaixador da Universal e de outras siglas religiosas fora do Brasil. E para isso diz ter contado com a ajuda direta do “inesquecível e grande” presidente Lula – que, então no auge de sua popularidade internacional, era visto pelo senador como exemplo de que o Brasil e os brasileiros poderiam conquistar as “últimas fronteiras (para a fé cristã) que são a Índia, a China e os países árabes”. É neste contexto que a polêmica aproximação do governo Lula com o Irã é comemorada. “Queremos ganhar os muçulmanos que até hoje apedrejam suas mulheres: queremos falar de Jesus para eles.“Qual é a raça (sic, para Crivella há quatro no mundo: “branco, escurinho, amarelo e vermelho”) que tem igrejas fortes como as nossas, que tem recursos, que tem rádio, que tem televisão, que tem avião, que tem helicóptero? Qual é a raça (sic) que pode entrar em qualquer país senão o Brasil e os brasileiros?” , exalta.

Carta de Lula – O político-bispo descreveu como apoiou a expansão das agremiações evangélicas. “Quando me tornei senador, pastores de todas as igrejas passaram a me procurar com problemas no Exterior”. Foi aí que diz recorrido diretamente a Lula. “Eu disse, presidente, me dá uma carta sua, me apresentando aos presidentes desses países onde as igrejas estão com problemas. E ele me deu, escrita à mão, e os presidentes me receberam.” Citou como exemplos Barbados e Zâmbia. “Abri uma igreja em Lusaka, (capital da Zâmbia) e os pastores haviam sido expulsos de lá. Com a carta do presidente Lula, não só os pastores puderam voltar como o presidente Rupiah Banda (2008-2011) deu a eles uma concessão de rádio e televisão para que pudessem pregar o evangelho”. Neste momento, os presentes à reunião bateram vigorosas palmas.

Crivella também informou que usou suas credenciais de senador para reclamar com o embaixador da Índia em Brasília contra a perseguição a missionários da Universal. Lá, eles só conseguiram abrir um único templo em Madras, desde 1994. O embaixador não negociou: disse não ter interesse em dar visto para qualquer igreja e considerar a presença não-autorizada dos evangélicos uma ofensa ao país. “Você chama de ofensa, nós chamamos de amor às almas”, rebateu.

O hoje candidato a prefeito do Rio encerrou sua fala de quase nove minutos em tom apocalíptico. “Já vieram maremoto, terremoto, corrupção, pecado, Sodoma e Gomorra em dimensão planetária, que é a ‘infernet’. O espírito santo vai fazer uma obra grande e haverá na nossa geração uma batalha final.” Da qual conseguirão participar, segundo ele, “grandes líderes como os bispos Manoel Ferreira e Edir Macedo” – ambos já idosos.

Procurada, a Assessoria de Imprensa do Instituto Lula disse que não vai comentar o assunto.

CRIVELLA SE NEGA A COMENTAR VÍDEO

Em meio ao clima de troca de acusações da reta final da campanha, o candidato Marcelo Crivella (PRB) não quis comentar, nesta sexta-feira, o mais recente vídeo em que o senador diz que o Brasil terá um presidente evangélico que trabalhará pelas igrejas.

Ao longo da campanha, o senador tem afirmado que não mistura política com religião numa tentativa de se descolar da igreja Universal. Ele é bispo licenciado e sobrinho de Edir Macedo, fundador da denominação religiosa.

Ao ser questionado se sentia arrependimento pelas declarações no vídeo, o candidato demonstrou irritação:

— Não vou comentar mais nenhum assunto que não seja municipal — disse Crivella, após participar de um evento com associações de pessoas com deficiência em hotel no Centro do Rio.

No vídeo que foi postado na página do Facebook do deputado federal Jean Wyllys, Crivella aparece mais jovem e parece discursar para uma plateia de evangélicos:

— Os evangélicos ainda vão eleger um presidente da república que vai trabalhar por nós e por nossas igrejas. E nós vamos cumprir a missão que há dois mil anos é o maior desafio da igreja, de levar o evangelho a todas as nações da terra.

Um dia antes de ver sua vantagem na última pesquisa Ibope cair até nove pontos percentuais, o candidato do PRB começou a adotar um tom mais agressivo em entrevistas e em seu programa eleitoral. Segundo aliados, pesquisas internas da campanha já sinalizavam a queda, o que teria justificado o tom incisivo das estratégias e das falas recentes do candidato.

Ontem, ele passou a veicular inserções que associavam o rival Marcelo Freixo e seu partido PSOL ao líder cubano Fidel Castro e ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.

O candidato também comparou Freixo ao alemães nazistas ao dizer que o adversário capitalizava angústias para chegar ao poder.

Em evento na Barra, ele disse na sexta-feira que o Rio era a cidade maravilhosa e “não dos black blocs”, dos “cracudos” e das “balas perdidas”.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Bom vou contar um milgre que aconteceu com um amigo meu,que foi para uma dessas igrejas,chegando la muito deprimido, pediu pra o pastor uma ajuda pq estava devendo muito e que estava acamado nao podendo andar . O pastor lhe perguntou -lhe ; Que tens pra oferecer a Jesus? ele respondeu:Nada. Ai ele pensou e disse vou dar meu carro. O pstor agradeceu e pediu pra ele sentar-se.ele sentousse e foi embora .Nodia seguinte voltou e pediu ao pastor pra contar o milgre o pastor falou educadamente pois nao irmã fale seu milgre . Ai ele falou .Irmãos em nome de Jesus, vou contar pra vcs meu milagre fazem cinco anos que nao andava mais ai e agora estou andado .Doei meu carro para a igreja agora to andado a pé. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. O Deus da Igreja Universal é o dinheiro. Lá só se fala em prosperidade.
    Queria ver eles doarem o que tem e seguirem a Jesus como Jesus testou o cobrador de impostos.
    Pra servir a Deus e a Jesus Cristo não devemos pensar em prosperidade não.
    Caixão não tem gaveta.

  3. Em Mateus 12.25 está escrito que “toda casa dividida contra si mesma não pode subsistir”. Até aguenta um pouco, mas nunca chega à sua plenitude. Divisão não significa apenas rebeldia e discussões. Veja bem: “DI” + “VISÃO”. Duas visões, cada um tendo alvos diferentes. Esse é também um jugo desigual. Jugo era uma peça de madeira que se colocava em dois bois para andarem juntos e somarem forças puxando uma mesma carga para um alvo em comum (É exatamente isso que o casamento faz!). Se for desigual, a caminhada será muito, muito mais cansativa e dolorosa… Que tal escolher alinhar esse jugo antes de começar a jornada?

    É certo que algumas pessoas, “embriagadas” pela paixão, passam por cima dessas orientações e enfrentam problemas sérios na vida a dois. O interessante é ver que essas mesmas pessoas, depois de um longo tempo, ao superarem esses problemas, batem no peito com orgulho presunçoso e dizem: eu não disse que ia dar certo? Claro! Deus é misericordioso. Mas que tal chegar mais rápido, sem criar grandes problemas na sua carreira de vida? Deu certo, MAS PODIA TER DADO MAIS CERTO AINDA!

    Agora, vamos trazer também uma Palavra àqueles que JÁ ESTAVAM CASADOS, se converteram ao Senhor, mas o cônjuge ainda não compartilha a mesma fé. E agora?

    Esse caso, ao menos no princípio Bíblico, é mais fácil. A Palavra sempre vai DEFENDER O CASAMENTO, porque é uma união honrosa entre o homem e a mulher, diante de Deus e dos homens (Hebreus 13:4).

    “Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido” (I Corintios 7.12-13)

    De diversas formas, não só com sua pregação, mas com sua conduta também, a Bíblia mostra que o cônjuge pode ser ganho para o Senhor, e esse DEVE ser o alvo do crente (I Pedro 3:1-6). Não caia você também na armadilha da “indiferença religiosa”.

    O mundo diz: fé, política e futebol não se discutem… Mas, a fé não é uma questão de gosto, e SIM, se discute… E se proclama, se vive… intensamente! No trabalho, na casa, com os amigos e, principalmente, na vida conjugal!

  4. Tenho um colega que foi pastor desse negócio e saiu por o proibiram de casar com uma colega, pois lá funciona como na DITADURA manda quem pode, obedece quem tem juízo! !

    1. junior a bilbia condena casar com mundanos no minimo a colega do pastor estava no mundo e no pecado olha o que a biblia fala sobre isto:“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (II Corintios 6:14-16)

  5. Na realidade,o que é feito nas cabeças das pessoas nessas SEITAS não passa de uma lavagem cerebral.E bem feita,pois independe de classe social ou grau de escolaridade,tampouco nacionalidade.O sujeito se torna um fantoche completamente alienado,cego,surdo e idiota a ponto de defender com unhas e dentes uma seita que suga sua alma e seu bolso de forma fria e sem a menor misericórdia.
    Usam o nome de "Deus", se aproveitam da fragilidade espiritual dos "fiéis" e enchem os bolsos sem pagar impostos.Simples assim!
    A coisa chegou a um patamar de "investimento".O filho do fiel recebe treinamento de qualificação profissional,e depois que começa a ganhar dinheiro será mais um "fiel"depositário/ mantenedor do império dos alienados.
    Todos os dias saem de casa um malandro e um otário!

    1. Esta "igreja foi expulsa da França acusada de charlatanismo. É realmente um tipo de lavagem cerebral do quilate dos nazistas de Hitler.

    2. meu amigo a igreja catolica e outras denominações que por ai existem sao o quer??? so tem santo é? eu tbm antes de não conhecer ao meu grande deus todo poderoso que sirvo hj,eu falava muito mal tbm da igreja universal,graças a igreja universal do reino de deus(iurd) eu era um derrotado,o poblema é que nos acreditamos na doutrina da prosperidade,deus não quer ver ninguem sofrendo na bíblia fala sim em prosperidade: E, quando Deus concede riquezas e bens a alguém e o capacita a desfrutá-los, a aceitar a sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.
      Eclesiastes 5:19, meu amigo olhe ai,nos na iurd oramos e aconselhamos as pessoas a crescer,aqui entram pessoas moradores de rua eles começam a crer e adorar a deus e pedir pelo seu voto,eles quando esta firme na igreja crescem e tem suas vidas transformadas por quer vem de deus, mais versiculos que fala de prosperidade:Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derra­mar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
      Malaquias 3:10,quando eu comecei a pagar o dizimo minha vida cresceu mais foi pela minha fé,a igreja catolica infelizmente participei do apostolado por 32 anos nunca cresci na vida,apenas migalhas,a igreja catolica matou muita gente na inquisição,a igreja universal luta pela vida,luta para ver seus fies crescendo amo esta igreja so estou nela como membro apenas 2 anos minha vida restaurou e minha familia tbm cresceu e meus filhos que viviam por ai no mundo da bebida e prostituiçao graças a deus esta hj comigo buscando o senhor na iurd,a questao da politica e porquer hj precisamos de parlamentares que busquem melhoras para o brasil e lutar contra poliitcos maus carater,olhai estes versiculos sobre politica:Tito 3.1
      Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra isto fala de politicos que obedeçam a deus e as coisas boas para o povo outro versiculo olha:

      I Pedro 2.13-17
      Sujeitai-vos a toda instituição humana por causa do Senhor, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem.
      Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.
      Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei. crivella sempre ajudou os mais humildes antes de ser politico,fala e facil e julgar mas conheço pessoalmente muito gente boa,as instituiçoes da iurd de combate a pobreza sempre chega aonde esta os desamparados,nas cheias de santa catarina em 2011 a iurd estava la presente,no tsunami no haiti a iurd estava la presente foi a primeira a enviar carta ao presidente lula na época a muitas pessoas julgam,mas deus sabe de todas as coisas,estou a apenas a 2 anos e de la nao saio estou amando esta obra!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução Adurn

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Os docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações.

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sinpol-RN diz que seguirá com paralisação mesmo após decisão da Justiça para encerrar

Foto: reprodução/Instagram

Após mais um dia de mobilização, os Policiais Civis deliberaram pela continuidade do movimento deflagrado nesta semana. Na noite desta quarta-feira, 24, a categoria se reuniu em Assembleia Geral e decidiu por reabrir apenas as plantões durante o resto da noite e madrugada. Já na manhã desta quinta-feira, 25, a concentração volta a ser feita na sede da Central de Flagrantes, a partir das 8h.

VEJA TAMBÉM: Desembargador determina encerramento da paralisação dos servidores da Polícia Civil do RN

A expectativa dos Policiais Civis é que o Governo do Estado finalmente apresente uma resposta em relação à pauta de valorização da categoria. A delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, assumiu compromisso de se reunir diretamente com a governadora Fátima Bezerra ainda nesta quarta-feira e discutir o pleito da categoria.

Com isso, ao longo de todo o dia, o SINPOL-RN aguardou uma resposta dessa conversa e, até o início da noite, não houve retorno. Dessa forma, foi deliberado pelos policiais civis a continuidade da mobilização nesta quinta-feira.

“A luta seguirá firme até que a governadora tenha um gesto de reconhecimento aos policiais civis. O que está sendo pedido é justo e, inclusive, o Governo já concedeu para outras categorias da Segurança Pública. Então, agora só falta a vontade política da chefe do Executivo para encerrarmos esse movimento”, destaca Nilton Arruda, presidente do SINPOL-RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem circula com camiseta do Hamas em evento na Câmara dos Deputados

Por proposição dos deputados João Daniel (PT-SE) e Padre João (PT-MG), a Comissão de Legislação Participativa da Câmara discutiu nesta quarta-feira (24) a “Crise Humanitária na Faixa de Gaza, Violações dos direitos humanos e do Direito Internacional pelo Estado de Israel”.

Chamou a atenção um homem vestido com camiseta do Hamas distribuindo panfletos para os parlamentares membros da comissão. Hamas é o grupo terrorista que promoveu verdadeira carnificina em Israel.

Ocasião em que o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) usou um keffiyeh palestino – lenço xadrez preto e branco que geralmente é usado em volta do pescoço ou da cabeça.

Representando o Itamaraty, o diplomata Antônio Carlos Antunes Santos falou sobre “A Soberania palestina, a relação diplomática Brasil-Palestina, perspectivas para a paz na região e a política de repatriação no conflito”.

Com informações de BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Delegado diz que preso pela morte de psicóloga queria o celular dela para verifica mensagens com ex-namorada

Diretor da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o delegado Márcio Lemos informou, em coletiva de imprensa nesta quarta (24), que o advogado João Carvalho, 41, preso pelo assassinato da psicóloga Fabiana Maia Veras, 42, não confessou oficialmente o crime, mas os indícios coletados na investigação levaram à autoria.

Disse que ele ameaçou os agentes da Polícia Civil no momento da prisão. O homem que dirigiu o carro em que ele chegou à casa de Fabiana, em Assú, foi motorista por aplicativo contratado e a participação dele no homicídio foi descartada.

Segundo o delegado, o advogado manteve contato com a psicóloga por meio de redes sociais, marcaram o encontro e ele planejou o assassinato. A intenção do homem era pegar o aparelho celular dela para verificar possíveis trocas de mensagens com a ex-namorada de suposto assassino. O celular estava desmontado no apartamento dele e será periciado.

BZNotícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com Crispim Oliveira e Carlos Medeiros, Chapa 1 traz representatividade para eleição sábado do Sicoob Potiguar

Com o nome “Um novo tempo para renovar”, a chapa 1 formada por Crispim Oliveira (presidente) e Carlos Medeiros (vice-presidente) está inscrita para a eleição do Sicoob Potiguar, que acontece no próximo sábado (27) e será 100% online por meio do aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Além deles, a chapa é formada por um time qualificado de conselheiros que, juntos, querem demonstrar mais representatividade junto aos associados e comprometimento com os resultados.

Os membros da chapa 1 também objetivam aumentar a transparência na instituição dentro do escopo de “conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade e proporcionar a melhor experiência financeira aos nossos cooperados”, conforme informa a missão do Sicoob Potiguar.

Além de Crispim Oliveira para presidência e Carlos Medeiros para vice, a chapa 1 conta com os seguintes nomes para conselheiros: Ana Luiza Flor, Francisco Veloso, Neto Camelo, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, Roberto Wagner e George Hasbun.

A eleição para o Sicoob Potiguar acontece no sábado (27) e será 100% online no aplicativo Sicoob Moob disponível tanto na App Store quanto na Google Play.

Opinião dos leitores

  1. Chapa 1 é da hora, renovação, honestidade e transparência. Nada de conchavos. Queremos uma cooperativa para todos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa de Bolsonaro vai pedir novamente a Moraes liberação de passaporte para ir a Israel

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF) de arquivar a investigação sobre a estada de Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria em Brasília, a defesa do ex-presidente vai pedir novamente a liberação do seu passaporte para que ele possa viajar a Israel a convite de Benjamin Netanyahu.

Os advogados Paulo Bueno, Daniel Tesser e Fabio Wajngarten vão pedir uma permissão para que Bolsonaro fique 6 dias no país.

“Vamos mostrar que ele atende sempre todas as cautelares vigentes e que tem agendas já programadas para depois da hipotética viagem para Israel. Não há nenhuma razão para que ele não autorize”, disse Wajngarten à CNN.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CCJ da Câmara aprova projeto que autoriza estados a legislarem sobre posse e porte de armas

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, por 34 votos a 30, um Projeto de Lei que concede aos estados e ao Distrito Federal a competência para legislar sobre “a posse e porte de armas de fogo, tanto para fins de defesa pessoal, como também para as práticas esportivas, e de controle da fauna exótica invasora”. De acordo com o texto de autoria da deputada Caroline de Toni (PL-SC), que também é presidente da CCJ, os estados poderiam alterar a lei vigente por meio das assembleias locais.

Neste caso, os estados precisariam “comprovar a capacidade de fiscalizar quem possui a arma por meio de um sistema de controle integrado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp)”.

O texto mantém a proibição da aquisição de armas de fogo e munições proibidas, além de restringir o alcance das leis locais aos estados em que forem aprovadas, além de delimitar que apenas pessoas nascidas naquele estado poderiam ser beneficiadas pela regulamentação.

A expectativa é que o projeto vá a plenário. Entretanto, não há previsão para que isto ocorra.

A sessão foi marcada por embate entre os favoráveis, que foram em maioria os opositores, e os contrários, representados pelos governistas. Aqueles que se opunham ao texto argumentavam que apenas a União pode legislar sobre materiais bélicos.

— Se querem mudar isso, mudem primeiro a Constituição, depois o Estatuto do Desarmamento. Mas, este projeto é inconstitucional. É um atalho para burl(”).

Já os favoráveis à constitucionalidade do projeto se apoiaram no artigo 22 da Constituição, que diz que “compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de material bélico”.

— O cidadão de bem armado vai defender a sua família. Mas, para os governistas, é o MST que deve ficar armado. Quem é contra também defende drogas e abortos — disse o deputado Éder Mauro (PL-PA).

A deputada Fernanda Melchiona (PSOL-RS) disse que o discurso de Éder Mauro é “golpista”.

— Esse é um discurso golpista, que quer armar a população para fomentar atos golpistas, como o do dia 8 de janeiro. Não permitiremos isto.

Caroline de Toni, que por ser autora do projeto não pôde presidir a sessão, se manifestou.

— Em Santa Catarina, os javalis são uma praga agrícola que traz doenças e destrói lavouras. É errôneo falar que isto é inconstitucional. Não há uma lei complementar que verse sobre isto. É necessário valorizar a pluralidade cultural do nosso país, por isto peço a aprovação.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT lidera ranking dos partidos que mais receberam emendas na Câmara

Imagem: reprodução/GloboNews

Deputados do PT tiveram o maior volume de emendas liberadas na Câmara neste ano pelo governo. É o que mostra o Portal do Orçamento Federal.

Nos recursos distribuídos por partidos, deputados do PT já receberam R$ 617,8 milhões em emendas. Na sequência, vem o MDB, com R$ 450,1 milhões. Seguido do União Brasil com R$ 446 milhões.

Em relação aos deputados do PL – partido que tem a maior bancada da Câmara – foram liberados R$ 367,5 milhões em emendas – o menor valor dentre os sete maiores partidos da Casa.

A liberação de valores maiores a aliados tem gerado insatisfações. Parlamentares de oposição querem derrubar o veto parcial do governo à Lei de Diretrizes Orçamentárias, no artigo que previa a criação de um calendário para o pagamento de emendas. A sessão está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (24).

Em uma semana de pautas-bomba, o governo acelerou a liberação de emendas. Nesta segunda-feira (22), foram empenhados R$ 2,7 bilhões.

Com isso, já foram autorizados R$ 5,5 bilhões a deputados e senadores neste ano. O valor inclui, além das emendas impositivas, as emendas de comissão e de bancadas da Câmara e do Senado.

As emendas individuais são impositivas, ou seja, o governo é obrigado a pagá-las. Mas o ritmo pode ser ditado pelo Poder Executivo. Parlamentares têm reclamado da lentidão na liberação dos valores.

Por se tratar de ano eleitoral, os empenhos precisam ser feitos no primeiro semestre ou então apenas após as eleições.

O interesse dos parlamentares é de que os valores sejam liberados logo, pois há interesse na aplicação dos recursos antes do início do processo eleitoral.

g1

Opinião dos leitores

  1. Aí cabe a pergunta.
    PRA ONDE ESSE DINHEIRO ESTÁ INDO???
    PRA ONDE??
    A ONDE ESTÁ AS OBRAS?
    AS AÇÕES??
    Com a palavra, Natália Bonavides e Fernando Mineiro.
    Fala!!!!!
    A onde está indo o nosso dinheiro??

  2. Que coisa horrível…era pra dar mais dinheiro para o PL da besta fera…👉👉👉🤡

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Biden sanciona lei que pode banir TikTok nos EUA

Foto:  Dado Ruvic/Illustration/Reuters

O presidente dos EUA, Joe Biden, sancionou nesta quarta-feira (24) um projeto de lei que ordena que o TikTok, controlado pela empresa chinesa ByteDance, tenha um novo dono nos Estados Unidos.

Com isso, a ByteDance terá 270 dias (até meados de janeiro) para encontrar um comprador para a operações do TikTok no país. Esse prazo poderá ser renovado por mais 90 dias. Caso contrário, a rede social terá que deixar o mercado americano.

Após a assinatura de Biden, Shou Zi Chew, presidente-executivo do TikTok, disse que “os fatos e a Constituição estão do nosso lado” e que espera reverter a decisão.

“Esta proibição devastaria 7 milhões de empresas e silenciaria 170 milhões de americanos”, disse a empresa em comunicado no X, antigo Twitter.

A proposta de banir o TikTok nos EUA surgiu com o ex-presidente Donald Trump. Hoje, no entanto, em plena campanha eleitoral, o republicano tem outro discurso e diz que os “jovens podem ir à loucura” com a proibição. Segundo ele, “há muita coisa boa e muita coisa ruim” com a plataforma. Ele também diz que não deseja fortalecer o Facebook com o banimento da rede chinesa.

Os EUA alegam que o TikTok coleta dados confidenciais de americanos e que isso representa um risco à segurança nacional.

O país teme que a China possa usar as informações de mais de 170 milhões de usuários americanos da plataforma para atividades de espionagem. O TikTok, por sua vez, nega a acusação.

No sábado (20), a Câmara dos Estados Unidos aprovou a nova versão de lei por 360 votos a 58. O novo texto dava mais tempo para o TikTok encontrar um comprador. O Senado deu aval para o PL na noite desta terça-feira (23) e, para valer, só dependia da sanção de Biden.

Caso a empresa não cumpra a decisão americana e não encontre um comprador, as big techs Apple e Google terão que remover o TikTok de suas lojas de aplicativo, App Store e Play Store, respectivamente.

O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, disse após a sanção de Biden que a empresa espera vencer uma contestação judicial contra a legislação.

“Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum”, disse ele em um vídeo postado momentos depois que Biden sancionou a lei. “Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente”, completou.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *