Delcídio citou Aécio Neves, Renan, Jucá, Lobão e José Agripino em delação

Delcidio

A delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), além de agravar a crise política e reacender na oposição a pressão pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, traz citações a vários políticos, incluindo colegas do Senado.

A Folha apurou com pessoas próximas à investigação que Delcídio fez referências a integrantes das cúpulas de PMDB, PSDB e PT. A reportagem não teve acesso ao contexto do suposto envolvimento desses políticos.

Entre os nomes citados pelo senador estão parlamentares que já são investigados em inquéritos da Lava Jato no STF (Supremo tribunal Federal), como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Edison Lobão (PMDB-MA), Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Delcídio também fez referências ao senador Aécio Neves (MG). O presidente do PSDB já foi citado pelo doleiro Alberto Yousseff e pelo transportador de valores Carlos Alexandre Rocha, o Ceará, mas ambos os procedimentos com menções ao tucano foram arquivados.

A simples menção feita pelo senador petista não indica que os citados cometeram crimes ou que serão investigados.

Agora, os investigadores da Lava Jato vão analisar se os fatos atribuídos aos senadores têm indícios mínimos para justificar o pedido de abertura de inquérito.

Segundo a Folha apurou, a citação a Renan, por exemplo, teria sido lateral. O presidente do Senado é alvo de seis inquéritos que apuram sua suposta ligação com os desvios da Petrobras.

A delação de Delcídio ainda está na Procuradoria-Geral da República aguardando um ajuste solicitado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato.

Na semana passada, a revista “IstoÉ” revelou trechos da colaboração do petista nos quais ele implica Dilma e o ex-presidente Lula, que negam ilegalidades.

O jornalista Ricardo Noblat, destacou em seu twitter que Delcídio também teria citado o senador potiguar, José Agripino.

 

Publicidade

Comentários:

  1. Pedro Eneas disse:

    Sábias palavras Augusto. O problema de uma camada expressiva da população é enxergar APENAS no PT a fonte de toda corrupção no Brasil. Mal sabem que os que bradam pela moralidade e decência na política são tão (ou mais) corruptos que os petistas. E quem se aproveita dessa desinformação? Quem??? Os mesmos políticos corruptos!!! De um lado se vitimizam e de outro se colocam como guardiões da moralidade e decência. Nossa maior "arma" é o VOTO e um maior interesse em política!!!! Sorte para nós!!!

  2. Augusto Casé Farias disse:

    Gente deixem de serem abestalhados! Não sejam fantoches, manipulados, usados. A arma mais poderosa que um povo consciente tem é o VOTO. Vamos às urnas em peso, maciçamente. Vamos punir esses políticos não votar em nenhum deles. Votemos em BRANCO, se conseguirmos 50% + 1 voto em BRANCO as eleições é anulada e é marcada novas eleições e os bandidos não poderam concorrer nas próximas. "Muda Brasil"

  3. Brasil, Meu país NÃO será dos fascistas! disse:

    Todos os coxinhas sairão no dia 13 ao lado desses aí de cima protestar contra a corrupção.
    Encontre a hipocrisia e a incoerência nessa frase.

  4. Brasil, meu País não e dos Golpistas CorruPTos disse:

    Agora os " Mortadela X9 " vão dizer que Delcídio e do PSDB so porque entregou o Chefão na delação premiada

  5. Na bandeira do meu país não existe a cor vermelha disse:

    Diariamente vemos casos de corrupção sendo publicados pela imprensa.
    Até quando iremos aturar isso?
    Será que não há jeito, não há remédio?
    Até quando o sistema será tão ineficiente a ponto de facilitar que exista casos de corrupção?
    Até quando aceitaremos que um investigado seja nomeado ministro ou que um presidente da Câmara ou do Senado não seja afastado quando vira réu em um processo?
    Talvez nós sejamos pior do que esses políticos, já que aceitamos passivamente que tudo isso aconteça.

  6. André disse:

    Estamos ficando mais exigentes com as punições de ladrões de dinheiro público. Aliás, já está na hora dos condenados pelo TJRN da operação impacto serem recolhidos à prisão enquanto aguardam recurso já que agora é esse o entendimento do STF.

  7. miguel alves disse:

    essa turma e muita conhecida.

  8. Potyguar disse:

    Espero que , enfim, tomemos jeito enquanto Nação. Cadeia para corruptos e fora políticos incompetentes, principalmente os que já estão mamando há décadas e seus descendentes , afins e correlatos .

  9. Lili disse:

    ÓTIMO! Temos que ir atrás de todos os corruptos, não importa o partido. Além disso os PTralhas perderam o argumento de que só vão atrás do LULA. Pronto. Vamos prender o Aécio, o Lula, o FHC e quem mais for necessário pra limpar o país da corrupção.

  10. Claudemiro disse:

    Se existirem provas que sejam arrastados todos. Nada de impunidade. Chega de maracutaia, chega de corrupção. Mas digo e repito, desde que existam provas. Seja contra PT, DEM, PMDB ou PSDB.

    • Val Lima disse:

      Concordo….O país precisa ser passado a limpo…quem tiver contas à acertar com a justiça…que assim proceda….

  11. Ôlôco, Óxente disse:

    Ah mais iss o Brasil já sabe, CONTE OUTRA!!!! Chupa COXINHAS de plantão!

    • Moreira disse:

      Cadeia neles !!!

    • Brasil, meu País não e dos Golpistas CorruPTos disse:

      Politico CorruPTo e CorruPTo e não importa qual seja o partido se roubou tem que ser punido severamente se preciso ate com pena de morte so porque um dia ocupou o cargo da presidência da República não o livra da prisão pois se roubou e Ladrão isso não o faz ser mais que ninguem e nem esta acima da Lei

    • Brasil, meu País não e dos Mortadela X9 disse:

      E agora Delcídio e do PSDB ?
      So porque ele entregou parte da Quadrilha

  12. Vitor disse:

    Silêncio ensurdecedor dos coxinhas.

    • Fábio Fernandes disse:

      Deviam falar o quê? Por acaso você e os mortadelas cabeça de vento já condenaram Aécio?
      Delação é valida, desde que acompanhada das provas.
      Se tiver provas, que leve todos os culpados, nada de impunidade, nem mesmo para sociedade protetora dos ovíparos venenosos.
      Mas não se anime ainda não, vem por aí a OAS e Marcos Valério.