Destruir provas dá cadeia. Moro prenderá Lula?

POR JOSIAS DE SOUZA

Em depoimento devastador, Léo Pinheiro confirmou velhas suspeitas e atravessou no caminho de Lula uma acusação nova. O ex-presidente da OAS disse a Sergio Moro que Lula lhe pediu para destruir provas das propinas que pagou ao PT por intermédio do então tesoureiro João Vaccari. Pela lei, isso dá cadeia. Que o diga Marcelo Odebrecht. A pergunta do momento é: o juiz da Lava Jato terá disposição para colocar Lula preventivamente atrás das grades antes de uma condenação confirmada na segunda instância do Judiciário?

De toda a turma do canteiro de obras, lugar de movimentos pesados e muita lama, Léo Pinheiro era o que tinha mais intimidade com Lula. Gostavam de jogar conversa fora juntos. Num dos encontros, contou o empreiteiro a Moro, Lula “textualmente me fez a seguinte pergunta: ‘Léo, o senhor fez algum pagamento a João Vaccari no exterior?’. Eu disse: ‘Não, presidente, nunca fiz pagamento a essas contas que nós temos com Vaccari no exterior’.”

Segundo Léo, Lula engatou outra pergunta: “Como você está procedendo os pagamentos para o PT?”. E ele: “Através do João Vaccari. Estou fazendo os pagamentos através de orientações do Vaccari, de caixa dois, de doações diversas que nós fizemos a diretórios e tal.” Sobreveio, então, a ordem do morubixaba do PT: “Você tem algum registro de algum encontro de contas feitas com João Vaccari…? Se tiver, destrua”.

Prevista no terceiro capítulo do Código de Processo Penal, a prisão preventiva pode ser decretada em qualquer fase do processo —durante o inquérito policial ou no curso da ação penal. Diz o artigo 312: “A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria.”

No caso específico, a prisão de Lula se justificaria, em tese, “por conveniência da instrução criminal” e “para assegurar a aplicação da lei”. Um réu que encomenda a destruição de provas não está senão criando obstáculos para impedir que a lei se cumpra. Se quisesse, Moro poderia invocar o artigo 312 do Código de Processo Penal contra Lula, aprisionando-o por tempo indeterminado.

Entretanto, se estiver com os miolos no lugar, Moro perceberá que há um limite depois do qual o rigor deixa de ser uma virtude na rotina de um magistrado. No momento, é desnecessária e arriscada a detenção de Lula. É desnecessária porque, se há um esforço para atrapalhar a produção de provas, não está funcionando. É arriscada porque a ordem pode ser revogada por um tribunal superior mediante recurso. Melhor reunir as evidências e produzir uma sentença sólida.

Publicidade

Comentários:

  1. #ficaadica disse:

    Precisa de provas… Nos casos aí de cima citado haviam provas… Com lula só a palavra do delator… Se ele tiver gravado aí já é outros quinhentos,

  2. Jean disse:

    E a Mulher de cunha?
    Henrique vai ser preso?
    E José Agripino?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • #ficaadica disse:

      Acho q não era essa a resposta q havemos de dar ….. O q devemos fazer é passem o Brasil a limpo doa a qm doer

  3. jacil disse:

    Vai mandar prender Fábio Faria e Robinson.

  4. Eterno Vascaino disse:

    Depois de ser massacrado pela midea do país e ainda ter 45% de intenção de votos para 2018, não resta dúvida que Lula fez muito por esse país !

  5. Eterno Vascaino disse:

    Delação fraca ! só argumentos sem provas isso não condenar ninguém .

    • Chico dos Bode disse:

      Argumentos do valem para os outros pra Lula Bandidant e sem provas….kkkkkkkkkkkk

  6. Chico dos Bode disse:

    Faz 530 anos que o Brasil espera por isso

  7. Darwin disse:

    MINHA NOSSA!!!
    Ainda há quem defenda esse ladrão??!!
    O maior ladrão da história do mundo!!
    O CPF que mais roubou.
    Prezados Zumbis, o aumento de impostos, reforma de previdência e outras mazelas são p/ cobrir os roubos desses marginais.

  8. Carlos taxista disse:

    Léo pinheiro. Deu um tiro no pé. Se entregou . Eliminando provas e com isso quis levar Lula juntos. Tentando se dá bem.

  9. Belarmino tx disse:

    Gente não vamos ser hipócrita! Não estamos surdo e mém segos.

  10. Netto disse:

    A Globo só mostra quando tá uma onda muita forte da internet, visto que o jornalismo de TV perde credibilidade e audiência a cada ano. Mesmo assim, deixa para divulgar a parte mais hardcore do petismo no Jornal da Globo, que passa mais tarde.

  11. Charles disse:

    Ah ladrão.

  12. Jean disse:

    Depoimento contra Aécio: "Vamos apurar, delação tem que ter prova, isso é uma inverdade, pois delator diz o que for necessário para se livrar…
    Depoimento contra Lula: "Vamos prender, isso é crime grave, vejam a verdade vindo a tona, a palavra de delator é lei…
    KKKKKKKKKKKKkkkk
    A Justiça de Cu ritiba está inovando cada dia mais. De casuísmo em casuísmo, ninguém sabe mais o que está em vigor na legislação, pois o STF e o STJ fazem "ouvidos moucos" para os abusos da "autoridade Global".
    E apesar de começarmos a ver, pois só começamos a ver uma brechinha depois de três anos de investigação, Lula ainda é o que sempre foi, o "inimigo público número 1", perseguido implacavelmente pelos que sabem que numa disputa limpa e direta nas urnas, serão derrotados pela vontade da maioria da população, que é pobre e sabe quem se identifica com eles depois das câmeras estarem desligadas e as fantasias tiradas.
    Quem já procurou falar com algum político depois das eleições, sabe do que estou falando. Eles simplesmente somem, desaparecem e ninguém consegue mais sequer vê-los, até a próxima eleição.
    O povão já percebeu os motivos dessa perseguição…

    • Chico dos Bode disse:

      Só Fala Aécio, Aecim ta achando ruim Molitontos leva ele pra Casa junto com Lula o Bandidant

    • Mizael Moreno disse:

      Você tem uma paixão reprimida por Aécio? Em termos de acusação o placar é LULA 90 x 20 Aécio, mesmo assim ele é pior que o petista e não merece direito a defesa, deve ser imediatamente condenado. Enquanto LULA tem que se defender até o fim dos tempos. Isso é o reacionário petismo ditatorial imoral e ilegal. Morram de raiva petistas…

    • Jean disse:

      Sabe por que?
      Porque as Provas mais robustas da Lava Jato são contra Aécio, Jucá e Serra!

      Na avaliação de procuradores que atuam na Lava Jato, as provas mais robustas entregues pelos delatores da Odebrecht são as que atingem José Serra e Romero Jucá, com Aécio Neves logo atrás, segundo a coluna Radar Online.
      Alguma dúvida ou incômodo com isso?
      Por que vcs se incomodam tanto quando se fala dos Playboys de São Paulo e Minas?
      Eles não são os mais delatados e mais protegidos pela imprensa?
      Quem mais tem delações e provas concretas da pratica dos crimes (com contas na Suíça e etc) são os Santos do PSDB.
      E por que quem mais sai na televisão, nos jornais e nas revistas é o Lula?
      Responda corretamente e encontre o segredo de por que o Nordeste tem sido o "patinho feio" do País na República dominada pelos políticos do Café com leite (Café=Barões de São Paulo=Serra, FHC, Alckimin, Temer; e Leite=Coronéis de Minas Gerais=AécIo Neves), que foi massacrado no final da campanha de 2014 com todo tipo de acusação e desrespeito.
      Ou vcs já se esqueceram?

    • Netto disse:

      Existe mais coisa contra o PT porque a LJ processa o cometimento de crimes
      praticados contra a Petrobras e o PT teve maior ascendência sobre essa nos últimos anos. O resto é discurso de professorzinho comuna.

    • Walter disse:

      Para mesmo um burro que qualquer pessoa que põe 87 pessoas para se defender tem alguma coisa errada ponto

  13. @brasil disse:

    É um grande circo. E os palhaços estão todos em casa sintonizados na rede bobo se televisão. E esse circo anuncia toda semana que será a última, igual um certo circo aqui em Natal. Mas na verdade, o último espetáculo será em outubro de 2018!!!

    • Netto disse:

      Se a Globo mostrasse 1% do que O Antagonista mostra….

    • Silva disse:

      Pode ser até antes de 2018. Moro tá juntando um caminhão de provas pra prender esse desonesto que me roubou.

    • Leandro Damasceno Pereira da Silva disse:

      Vou concordar com você, LULA precisa ir as eleições e receber a reprovação da voz das urnas. Tem que atingir essa derradeira derrota para talvez, e só assim, os zumbis do PT acreditem que a hora é de pagar pela corrupção e não ficar mantendo o repetido e mentiroso discurso.

    • Nosle disse:

      É isso aí…

  14. Jean disse:

    HÁ 11 MESES, LÉO PINHEIRO INOCENTOU LULA E MP NÃO ACEITOU DELAÇÃO.
    O QUE SERÁ QUE O FEZ MUDAR SEU DEPOIMENTO?

    • Netto disse:

      Deve ter sido colocado no pau-de-arara.

    • Abel disse:

      Xilindró, foi só isso.

    • Leandro Damasceno Pereira da Silva disse:

      Parabéns, se pode ver que vco é bem informado pelo diretório do PT e prefere não ver a verdade. Foi não Jean, Leo Pinheiro delatou Lula e, dizem, pessoas do judiciário. Aí o ministro do STF moneado pelo PT não aceitou a delação. Acorde pra vida e não se deixe levar por versões mentirosas.

    • Marcus Paulo disse:

      Pronto. Esse depoimento inocentando Lula deve ter sido destruído….kkkkk. Temos que rir com essa palhaçada. Tiririca deve estar com muita vontade de atuar nesse circo…

  15. Eli disse:

    Ô medo da mulesta de enfrentar o barbudo nas urnas…kkkkkk

    • Netto disse:

      Eu tenho medo mesmo. Por amor ao Brasil. Eis o nosso vizinho setentrional, a quem ELE demonstra ter tantas afinidades, para dar o exemplo.

    • Eterno Vascaino disse:

      Neto, se você tivesse amor ao país você estaria batendo sua panela agora !

  16. carlos augusto disse:

    a delação do empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, só foi aceita depois que ele decidiu mudar sua versão para incriminar o ex-presidente; em junho do ano passado, a delação "travou" depois que ele inocentou Lula, segundo apontou reportagem da Folha; também no ano passado, em agosto, a delação foi suspensa quando vazaram trechos que incriminaram o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e não Lula.
    Ou seja, não passa de uma trama tendenciosa da Globo-Moro

    • Netto disse:

      Teoria conspiratória de histéricos.
      Mudou porque viu que a turma de Curitiba tá trabalhando.

  17. Leandro Damasceno Pereira da Silva disse:

    Se alguma das acusações feitas por Léo Pinheiro a LULA, aos tesoureiro do PT, ao PT FOSSE CONTRA qualquer outro partido ou opositor, hoje as mídias estariam cobertas de comentários exigindo a imediata prisão e condenação da figura política. Como gostam e desejam os petistas, um regime idêntico ao existente na Venezuela, com tribunal de exceção e a lei sendo a vontade do partido. Mas como as acusações foram CONTRA LULA e membros do PT, então a regra tem que ser: Calma!
    Tudo tem que ser provado.
    A defesa tem que ser exercida a exaustão, até fora do previsto em lei.
    Tem que ser ouvidas 1 milhão de testemunhas do réu, mesmo que estas nem saibam do que se trata. A justiça deve ser sempre questionada pela defesa.
    A palavra dos acusados tem que ter mais valor que as provas.
    Resumindo: fazem da defesa uma justiça de exceção pela absolvição.
    Viramos um grande CIRCO cujo palco é ocupado por personagens imorais que usam o povo para aplaudi-los enquanto eles se completam.
    O povo está só! Largado, desprezado, usado, manipulado e feito oficialmente de palhaços

  18. Lorena disse:

    Prende não, Ela tem medo de luladrao