Jornalismo

Dois carros do UBER são parados por motoristas de táxi em Natal

imageDurante a noite desta sexta e madrugada deste sábado, dois veículos do UBER foram parados em Natal por motoristas de Táxi. Após o bloqueio dos veículos, os taxistas acionaram a polícia e a STTU para rebocarem os veículos para o pátio da secretaria. As ações foram pacíficas e sem tumultos.

O UBER não é regulamentado em Natal, e na visão dos taxistas ele não poderia estar transportando passageiros, além do serviço não recolher nenhum tributo.

Opinião dos leitores

  1. Pesquisem Paulo acras no Google. Esse cara é um economista só aguentou 6 meses no uber.criou uma associação. Peita o uber no judiciário, ministério público. Aqui em fortaleza as licenças de taxi já caíram 50% em 4 meses de uber e não temos coragem de comprar.vão chegar vários concorrentes,99 pop,easy go,cabify,Will go,televo. Sou taxista rendeiro e estou saindo da renda para esses app. Só não fui ainda devido não ser legalizado.existe uma pessoa que pode demitir todos de uma empresa,do mais alto executivo ao mais baixo funcionário é o cliente,é só ele gastar o dinheiro dele em outro lugar.o motorista do uber é moldado,tem todo um treinamento,não discutem,só falam o necessário, são gentis.serviço de taxis é muito explorado.o cara já acorda devendo 130 reais.mais combustível, alimentação. O uber precisa acabar com o x e ficar só com o uber Black. Uber vive de rotatividade,saem 100 entram 300 motoristas.sou taxistá em fortaleza a situação aqui tá desesperadora

  2. Pra quem não sabe o uber desconta 25% em todas as corridas.eles querem quebrar a concorrência para depois colocar em o preço que quiserem.FORA, não se iluda.nos estados unidos já descontam 40% dos motoristas.o uber ta crescendo e dando subsídios aos motoristas e passageiros com isso tá difícil segurar os investidores.taxistas reajam logo com descontos de 20% aos clientes e bom atendimento.são se iludam com empresas multinacionais a ganância, arrogância.

  3. Uber É o futuro
    Toda indústria entra em obsolescência. Foi o caso das máquinas de digitar, das operadoras de caixa nas agências bancárias, das crianças limpadoras de chaminés durante a Revolução Industrial, da câmera fotográfica analógica. Os seres humanos sempre encontram formas mais eficientes, mais baratas e melhores de servir seus semelhantes. Da mesma forma, a "Economia Compartilhada", Uber, Loup, Bridj, Leap, Via, Lyft line são o futuro do transportes. As prefeituras de Cingapura e Nova York estão já lançando os primeiros carros sem motorista para substituir os táxis.
    Uber vai ganhar. Não tem como parar o progresso. Faça um favor à humanidade: não fique do lado errado da história.

  4. O Uber tem muitas vantagens. Entre elas:
    – É mais seguro para o cliente.
    Quem escolhe os motoristas é uma empresa que vive de reputação e não um ente estatal que não deve explicações a ninguém. Os motoristas são selecionados, capacitados, recebem avaliação constante (e não só no ingresso). A viagem, o motorista, o percurso e o valor ficam registrados para sempre.
    Se você esqueceu alguma coisa no carro, há uma função específica no aplicativo para isso.
    É pago com cartão. Você não precisa carregar dinheiro. Você e o motorista vão sofrer menos assaltos e nunca há problemas de troco.
    – É mais seguro para o motorista
    Muitas vezes os taxistas são assaltados, dirigem em horários e lugares perigosos e isso desestimula o ingresso de mulheres na profissão e incentiva a entrada de pessoas, por assim dizer, mais "dispostas ao risco".
    Com Uber, ao contrário, o motorista sabe antecipadamente quem é o cliente. O cliente tem todo um histórico de avaliação. Não por acaso, 22.400 dos motoristas do Uber são mulheres (14% do total) e a empresa promete empregar 1 milhão de mulheres até 2020.

  5. Os taxistas sequestam uma pessoa, e chama a polícia. Só eu vejo um absurdo aqui? Não pode ser voz de prisão, pois não é crime. No máximo contravenção que dá multa.
    Agora os taxistas:
    Formação de quadrilha,
    Grave ameaça a vida,
    Sequestro ou assalto(não sei se deteram só o carro ou motorista),
    Constrangimento,
    Falsa comunicação de crime(ligar pra pm, só poderiam acionar a STTU, que não podem multar por relatos que não seja de um agente de trânsito.

  6. Abaixo ao monopoliodos taxi. Por um serviço mais barato e melhor. So temos a ganhar com o Uber…essa mentalidade provinciana de querer barrar o UBER nao cola mais

  7. Se eu fosse taxista e pagasse aluguel de placa a alguém, saia correndo, comprava um carro preto e ia trabalhar de Uber, com certeza ia ganhar mais. Meu total apoio ao Uber e viva a livre concorrência.

  8. Esse mimimi todinho não é por taxas, impostos, ou qualificação de nada. O medo é porque agora os taxistas vão ter concorrentes, e muito bons por sinal. São raros os táxis que peguei para serem limpos, usar ar-condiconado, ter um motorista bem educado, sem falar naqueles que fazem as rotas mais longas, que não respeitam as leis de trânsito e ainda dirigem feito uns malucos, doidos pra voltar pro ponto e pegar outra "corrida" maior! Agora vão se sentir obrigados a melhorar suas condutas, valores e etc. Sou 100℅ a favor do UBER, da ampla concorrência e de tudo que isso pode agregar de valor, afinal em meio a tantos desempregos, vai gerar renda para muitos pais de família por aí! O sol nasce pra todos.

  9. Perguntem so por curiosidade qtos taxistas são donos de seu próprio negócio??. Deve ser uma minoria …e essa briga toda nada mais é pq os verdadeiros empresários agora ou melhoram seus serviços ou vão ter menos lucros!!!.

  10. O taxista estão certos essa empresa é clandestina e além de tudo joga a população contra um serviço que já está regulamento.em Um primeiro momento parece ser bom aí depois vira um problema para todos assim está aqui em são Paulo
    Não deixe esse câncer dominar vocês também!

  11. a melhor coisa que aconteceu aqui, so assim poderemos ir ao AEROPORTO DE SÃO GONÇALO sem que seja com aqueles irritantes taxistas que mandavam ali , tome UBER naqueles taxistas , sou mais um clientes UBER

  12. E MOTORISTA DE TAXI TEM AUTORIDADE PARA PARAR QUEM QUER QUE SEJA? MAIS ERA SO O QUE FALTAVA,CADE AS AUTORIDADES DESSA JOÇA!!!!!!

  13. Não adianta os taxistas fazerem mimimi..é assim que o mercado funciona. Sobressai o melhor serviço. Vide o whatsapp que chegou e acabou com o serviço de sms das operadoras. O que vem para melhorar é irreversível. Tratem de oferecer um melhor serviço e um preço mais justo. Simples assim.

  14. Deixa os caras trabalharem, seja muito bem vindo o Uber. Também tem a questão que o atendimento dos taxistas sempre ficava a desejar, segundo concorrência é sempre bom.

  15. Uber já,é ótimo o uber,entrou em são Paulo,rio,nao vai entrar aq porq? Uber já,ja usei e só uso uber

  16. TAXISTAS, comecem a pelo menos dar um BOM DIA, BOA TARDE ou BOA NOITE. Afinal de contas educação é fundamental para que seus clientes retornem ao serviço que vocês prestam. E sou de apoio ao UBER. Portanto, se preocupem em melhorar o serviço de vocês, em vez de boicotar um serviço de excelência que o UBER quer trazer para Natal.

  17. Pois é, essa devia ser a luta do taxista, contra a burocracia do governo. Deve-se acabar com concessões que passam de pais para filho, comercio de placas, o cidadao tem 2 ou 3 ou 4 placas e alugar a motoristas e etc…Isso sim é uma merda

  18. Não vai dar em nada, eh só reparar em outras cidades que o Uber já funciona há um tempo, no RJ o Uber hj já tem a uns meses e hj em dia não tem.mais confusão, a população mesmo se revoltou pois tem.o direito de escolher o que.é melhor pra ela.

  19. Ja tentaram ter um taxi em Natal, tirar carteira da STTU, placa para trabalhar, taxas de licenciamento junto a STTU , nao falem merda!

    1. Vcs pode ate protestar para que o serviço do uber seja regulamentado, proibir jamais! Vcs não são Polícia pra reprimirem os motoristas uber. É so fotografar os taxis q cometem esse crime (ameaça, constrangimento ilegal, dano ao patrimonio e ate sequesto se o passageiro for tirado à força. Outro risco que vcs correm é encontrar um motorista uber q tenha porte de armas e proceda com a "legítima defesa" e dispare ao se ver ameaçado… Regulamentaçao Uber já!!!

  20. É uma Absurdo mesmo! Taxista, vocês não tem o direito de agir dessa forma! O UBER é uma realidade melhorem, muitos de vcs são antipáticos, enrolam nas corridas não procurando caminhos mais curtos.
    São caríssimos. E tome Urbe.

  21. Devemos através das redes sociais defender a livre concorrência e bocoitar todo político que for contra Uber.Gente vamos aprender a nos defender.

  22. Que os taxistas deixem de choro, atendam bem os usuarios, baixem o valor da corrida. Desleal é os taxistas não terem concorrente.

  23. ATÉ QUE FIM É A MODERNIZAÇÃO DE NATAL QUE VIVA O ( UBER ) NA VERDADE TÁXI EM NATAL ALÉM DE SER CARO É MONOPOLIZADO E TEM UM DETALHES TEM DESCONTOS EM IMPOSTOS E DESCONTOS NA COMPRA. QUE VENHA O UBER E OUTROS MAIS EU SÓ VOU ANDAR DE UBER. É PROIBIDO ÓRGÃOS PÚBLICOS TRABALHAR A FAVOR DE A OU B ESSE SERVIÇO É A FAVOR DO POVO.

  24. Os motoristas do UBER pagam de cara: IPVA, IPI, IR (retido na fonte), que IMPOSTOS os táxis pagam? Sinceramente, depois que conheci o UBER, nunca mais entrei num táxi. A diferença da qualidade dos carros, do atendimento, do serviço e dos preços é gritante.

  25. Interessante que o taxi não paga ICMS nem IPI na compra, quase 30% de desconto na compra do carro..e vem reclamar q UBER não paga imposto?

  26. Engraçado, UBER não pode, mas os veículos clandestinos que transportam diariamente passageiros para o interior do estado, pode. Alguns sem a mínima condições de rodar pelas estradas.

  27. Coisa de marginal. Nada de Pacífico! Não tem o direito de "trancar" ninguém.
    Que bom que o uber chegou. Taxi é péssimo é caríssimo….

  28. "A sina do Uber é a mesma enfrentada por outras inovações históricas. No século XV, a criação da prensa pelo alemão Johannes Gutenberg sofreu resistência de escribas e legisladores, amedrontados com a inédita possibilidade de replicar em larga escala livros, jornais e revistas, o que permitiu que o conhecimento não mais fosse de controle da elite. Logo se notaram as óbvias vantagens e surgiram leis capazes de liberar e regular a novidade. No século XVIII, a máquina de tear, ignição da primeira Revolução Industrial, irritou trabalhadores do campo. Mas prevaleceram as melhorias trazidas pela indústria nascente. Nos idos de 1880, quando a luz elétrica começou a se tornar popular, as empresas de gás conseguiram mantê-la fora de Londres por quase uma década. Ao final, ficou claro que as vantagens da eletricidade eram superiores aos interesses dos que dominavam a indústria de gás e ninguém poderia impedir a transição."

  29. “Ao prover serviço de transporte remunerado de forma transparente, o Uber expõe os problemas do oligopólio de táxi”, analisou o cientista da computação paraibano Silvio Meira, do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas. “Lutar contra o Uber é defender o transporte de passageiros com charrete”, acrescentou. Os táxis brasileiros, e assim é também na maior parte do mundo, se baseiam em um sistema de licenças limitadas. Em São Paulo, um desses alvarás pode custar 200 000 reais, o que torna o acesso proibitivo para novatos, sem esse montante. O que ocorreu foi o estabelecimento de uma máfia, composta de empresários que detêm múltiplas licenças e as aluga, por diárias ilegais de 200 reais, aos taxistas.

  30. Sou a favor de prender os taxistas. Serviço de péssima qualidade e caro. do Aeroporto para ponta negra cobram mais de 100 reais. Vergonha!

    Bem-vindo UBER!

    1. Amigo sou Taxista e meu preço é 80 reais.
      Forneço nota e aceito cartão de crédito.
      Carro novo limpo e organizado.

    2. E uma viagem pelo Uber Ponta Negra a Aeroporto custa entre R$ 47,00 e R$ 63,00.

  31. Como dizia Steve Jobs (1955-2011), fundador da Apple: “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até mostrarmos isso a elas”. Nessas horas, cabe ao Estado apenas olhar de longe, abrir caminho e não congestionar o trânsito.

  32. Olha o porque da resistência ao UBER:
    Países mais corruptos e com maior interferência do Estado tendem a resistir a inovações como o aplicativo de caronas pagas. Para medir essa resistência, VEJA criou o "Índice Uber". Os detalhes da edição desta semana com Carlos Graieb e Fábio Altman.

  33. SENHORES TAXISTAS DESCULPEM MAS OU VOCÊS SE ORGANIZAM OU VOCÊS VÃO DESAPARECER PORQUE EM SÃO PAULO A PREFEITURA JA FEZ UM ACORDO COM A UBER E COM CERTEZA SERA FEITO AQUI PORQUE ISSO CHAMA-SE CAPACITAÇÃO E EVOLUÇÃO – QUER COMPARAR – VEJA SÓ EU MARCO O LUGAR DE ONDE ESTOU E PARA ONDE EU VOU E JA SEI O QUANTO EU VOU GASTAR E TEM MAIS EU AINDA VOU ANDAR COM UM CARRO COM AR CONDICIONADO – WIFI E ÁGUA MINERAL FREE – DEPOIS DO INICIO DA UBER TENHAM CERTEZA OU VOCÊS MELHORAM OU SUMAM, SIMPLES ASSIM ..

  34. Muitos taxistas são mal educados e dirigem de forma agressiva, excesso de velocidade, sem usar a seta e, muitas vezes ignorando as regras e sinalizações do código de trânsito. Bem vindo! Uber.

  35. Os táxi de Natal, são os mais caros do Brasil. E também os mais fedorentos. Ah e se vc implorar pro motorista pra ligar o ar condicionado, vc vai se arrepender pq aí é que cai feder. Só ando de Uber agora. Lá em Recife o taxista que for pego trancando Uber perde a concessão, simples assim!

  36. Tem um veriador que da uma de coitado gritando em um carro velho, pedindo ajuda, que na câmera de vereadores provoca seus colegas com proposta de banir o Uber de nossa Cidade.
    O mis interessante que esse coitado tem uma frota de uns 100 Táxis.

  37. O tempo e energia que os motoristas de táxi estão perdendo em tentar impedir a entrada do Uber – que é amplamente desejado pela população – deveri a ser investido em melhoria na qualidade de seus serviços e na redução dos preços cobrados.

    Ocorre que por trás dos motoristas de táxis há muita gente que apoia os políticos e tem dos mesmos um apoio para tentar evitar a entrada do Uber – e não conseguirão.

  38. Absurdo! Os agentes de segurança pública que tiverem comparecido ao local deveriam ter é encaminhado os taxistas para a Delegacia, pelo crime de constrangimento ilegal, art. 146 do CP.

  39. Absurdo estes taxista não tem o direito de fazer isto. O UBER é uma realidade para acabar com a mafia dos taxistas.

  40. Se a STTU fez isso, é abuso de autoridade. Os motoristas desss UBER devem processar o Município de Natal, e é possível que haja até tipos penais envolvidos.

  41. Táxi da forma que ainda são estão FALIDOS! Por isso, qualquer coisa melhor e taxi ganhará consumidor.

    O Sr Carlos Eduardo, Msm não apoiando o Uber, tem que agir CONTRA qualquer violência contra Uber e seus passageiros.

    Em Recife a prefeitura caçou a licença de um taxista que agrediu um Uber e atingiu passageira. E aqui Uber não é regularizado tbm.

  42. A STTU e e os agentes que se sujeitam a agir mediante provocação dos taxistas estão errados.
    Salvo se a Secretaria e seus integrantes estiverem a disposição dos taxistas, eles não poderiam fazer o que informa o post.
    Por outro lado essa desculpa que o UBER não está regularizado em Natal é balela. O WhatsApp presta um serviço de telecomunicações, e por acaso ele precisou que a Prefeitura autorizasse algo?
    No fim a questão se resume ao medo pela concorrência. Os taxistas sabem que prestam um serviço categoria "porco" e com isso perderão clientes.
    Estão brigando apenas pelo monopólio e que se dane o cliente.

  43. Vc já viu uma carona paga? Vc já viu uma carona de uma pessoa q não conhece ? Esse tipo de transporte está regularizado? NÃO. Como é q uma empresa americana vem para o nosso território sem pagar nenhum imposto, querer o q é nosso? um direito adquerido a anos, quem cobra a tarifa do táxi é a prefeitura, e o relógio do taxi é aferido pelo INMETRO , então, o taxi tem todo um aparato legal para fazer esse tipo de transporte. E o Uber?

    1. Cleziano sendo assim você não deveria usar o WhatsApp, pois não gera lucro para as empresas de telefonia. Caia na real homem, o UBER veio pra ficar!

    2. Amigo, no aplicativo vc encontrar todas as informações a respeito do motorista que vai lhe buscar inclusive a carteira de motorista. Quando um motorista solicita um cadastro no Uber seus documentos são analisados minuciosente para saber se ele é bom ou mal motorista, se já cometeu algum crime e etc. Além disso o veículo cadastrado passa por um verificação completa para saber se atende aos requisitos imposto pela empresa e obrigatoriamente tem de fazer revisão no prazo estipulado pela mesma.
      A respeito do imposto, a empresa paga o imposto como todo e não individualmente, como acontece com os taxistas, o que não é proibido pelas leis brasileiras. Caso contrário eles não teriam aberto uma sede no Brasil. Se vc é motorista de táxi e está se sentindo prejudicado, porque não tenta ser um motorista Uber? Será que você não ganharia muito mais com isso? Existe vários relatos de motoristas na internet que afirmam ganhar muito bem com isso, além de serem cobertos com um seguro por acidentes tanto do veículo como do passageiro gratuitamente ofertado pelo Uber.

    3. Máfias. Máfias e Máfias! O Estado tem que cuidar do que é dele e o mercado, o restante. Chega de sermos explorados pelos taxistas! Peguei um táxi do Cidade Jardim até o Tábua de carne da Roberto Freire e paguei 15 reais! No Rio de Janeiro, fiz uma corrida de Uber de COPACABANA ATÉ O FIM DO ATERRO DO FLAMENGO e me cobraram 35!!! Muito maior a distância! A máfia dos transportes públicos tem que acabar! Modernize-se! Vá para o Uber!

    4. se é uma empresa tem cnpj, se tem cnpj paga impostos, de acordo com seu ramo de atividade e regime tributario.
      Melhore!
      Seja ou use uber!

  44. Ta de brincadeira isso né? O uber é bem mais barato.
    Os taxistas que tem que se adaptar a nova situação, não proibir o Uber.
    O uber é uma tendência mundial, proibir em Natal, seria uma atraso

    1. Então um atendente de médico irá abrir um consultório na rua vizinha e cobrar a metade do preço. você acha justo?

  45. Babaquice…
    prestam um serviço péssimo e caro e se acham no direito de impedir novas modalidades de prestação de serviço.

    queria que fosse eu dentro desse carro do uber… ai iam ver tocha…

    1. Pode vim, o da foto ali sou eu, todos os ubers vão ser prezo equipe taxi

    2. kkkkkkkkkk…
      Prezo? PreZo?
      Oh as qualidade de taxista! continuem… a população só acompanha essas atitudes ridículas enquanto vocês mesmos levantam a moral do Uber, com motoristas educados e carros organizados!

    3. Kkkkkkk… Só vendo aqui a palhaçada inútil desses taxistas plenamente desesperados… O UBER é infinitamente melhor que vcs e por isso veio pra ficar… Em muito pouco tempo vcs estarão sendo é PRESOS ou PROCESSADOS se inventarem de dar uma de Jandercler… Aceitem que dói menos… Vcs Não tem e nunca terão direito de impedir absolutamente ninguém de circular livremente pelas ruas da cidade nem tão pouco de impedir quem queira ser cliente de quem quer que seja… Eu Agora só Ando de UBER nessa porra e acabou… Vcs com essa PALHAÇADA só irão despertar ainda mais a aversão da população contra vcs… De Professores de Faculdade que todos os dias formam opinião em milhares de alunos a profissionais de todas as áreas… Inclusive e principalmente da área jurídica são incontáveis em favor sa livre e ampla atuação do UBER… Portanto meu velho… Vendam suas plaquinhas pra comprar uns carrinhos descentes e vão se cadastrar no UBER que é o melhor que vcs fazem… NÃO ADIANTA NADAR CONTRA A CORRENTEZA !!!

  46. Não são todos, claro. Mas boa parte dos taxistas é mal educado e cobram uma fortuna. Entrando no carro, já se paga a tal bandeirada, os olhos da cara. Tem lugar pra todos. O diálogo é a solução.

    1. Amigo o UBER também tem a mesma cobrança.
      existe uma taxa e vc paga no.mínimo seis reais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

INSS tem cerca de 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui cerca de 130 mil denúncias de descontos não autorizados em benefícios como pensões e aposentadorias. Esse número representa 2% do total de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto — cerca de 6,5 milhões em todo o Brasil.

Atualmente, existem 29 entidades conveniadas ao INSS, como sindicatos e associações voltadas a aposentados — e o Instituto pode compartilhar informações de segurados para que essas entidades possam oferecer seus serviços.

Caso o beneficiário aceite, ele se torna um associado e começa a pagar uma mensalidade para a entidade — que é descontada diretamente do benefício.

Entretanto, segurados alegam que valores estão sendo descontados sem autorização, ou seja, sem que os beneficiários tenham aceitado se tornar associados dessas entidades. Muitos afirmam que nunca sequer foram contatados por essas associações.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após 45 dias, Força Nacional deixa Mossoró; PF lidera caça a fugitivos

Foto: Jamile Ferraris/ MJSP

O aparato da Força Nacional de Segurança Pública em Mossoró (RN) começa a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29/3). Os agentes atuam há cerca de 40 dias na caçada aos dois fugitivos do presídio de segurança máxima. A fuga, ocorrida em 14 de fevereiro, foi a primeira da história do sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Força Nacional chegou ao Rio Grande do Norte em dia 23 de fevereiro, e a previsão era de que os agentes trabalhassem nas buscas por 30 dias. Como os criminosos não foram localizados, o prazo acabou sendo estendido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por mais 10 dias. Nesta semana, Lewandowski anunciou que não faria nova prorrogação. Os 111 agentes deverão voltar às atribuições de origem na próxima semana.

Os homens da Força Nacional fizeram varreduras nas matas e fiscalizações nas rodovias. A finalidade era impedir que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça rompessem o perímetro das buscas no Rio Grande do Norte.

Apenas em diárias, o valor pago pelo governo federal aos agentes supera R$ 1,2 milhão. Por dia, a mobilização custa R$ 37,2 mil em diárias. Há ainda 22 viaturas e um ônibus destacados para a operação.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O Programa, apesar de beneficiar famílias em condições sub-humanas, tem como desvantagens o fato de que, ao longo do tempo, criar uma dependência da população carente aos repasses governamentais, não procurando preparar adequadamente os beneficiários ao mercado de trabalho.
    Isso é desastroso para a economia do País…
    Em um primeiro momento, é louvável que se dê auxílio a quem realmente necessita, mas isso não pode ser eterno, pois cria uma legião de pessoas que não produzem nada…
    O programa deveria ser ligado a qualificação da pessoas e por tempo determinado…
    Além do que, essas pessoas terminam se tornando “massa de manobra”, para os interesses do “câncer”, conhecida como políticos…
    É lamentável…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso os alunos da rede estadual de ensino, torram nas salas com o calor infernal pedindo ventiladores, pois ar condicionado seria delírio.

  2. Sinceramente, um absurdo, principalmente qdo vemos recursos faltando na saúde e educação. Uma palhaçada é desmoralização.

  3. Isso mostra a grande copetencia deste governo Fal o L kkkkk mas o importante foi tirara BOLSONARO kkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *