Jornalismo

EDITORIAL FESTA DO BOI: Alguns continuam achando que torcer para desgraça é o melhor caminho

A Festa do Boi acontece há exatos 53 anos, promovida pela ANORC, Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores. Há muitos anos, o evento que tem significado imenso para o agropecuarista potiguar passa por dificuldades. Tem ano que o problema é apoio governamental, em outros é crise financeira. Tem a seca grave. E este ano tem mais um adicional, a falta de licenças em pontos específicos no Parque Aristófanes Fernandes.

O Parque foi interditado na noite de ontem por causa de um problema na Central do Gás e sua ligação com alguns restaurantes. Em vez dos Bombeiros interditarem o local específico e liberarem todo o restante que estão avaliados e aprovados, preferiu não emitir essa liberação dando motivo para a justiça atender demanda do Ministério Público.

Mas o que espanta mesmo não é nem a interdição em si, já que aconteceu no final da noite e o evento aconteceu sem prejuízos. O que espanta é essa decisão judicial de interditar servir de combustível para pessoas que queriam governar o RN, que queriam mandar no Estado e usar isso de forma política. Estas pessoas usam as redes sociais para atacar Governo do Estado e o governador como se eles fossem os idealizadores do projeto e do evento.

Essas pessoas que comprovadamente têm usado a máxima do “quanto pior, mellhor” não pensam nos expositores, não pensam nos produtores, não pensam nos feirantes, não pensam nos vendedores ambulantes, não pensam nas empresas que investiram, não pensam nos empregos que estão sendo gerados, não pensam nos impostos, e com certeza não pensam no EREEEENEEE.

Elas pensam apenas na satisfação que têm quando os problemas aparecem e “interdições” acontecem, pensam apenas na felicidade de ver o RN afundando para se sentirem em seus pensamentos mesquinhos de que o caminho não era esse, mesmo quando o evento não tem nada a ver com organização governamental.

Aí vem sempre a máxima do jornalista Cassiano Arruda de que “aqui se paga 200 para outro não ganhar 20”, máxima essa que nunca combinou tanto como nos dias atuais.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Boa noite!Torço que todas as pendências sejam resolvidas, porém querer aqui jogar a culpa na oposição é querer tapar o sol com a peneira. Repito! torço que isso seja resolvido e o parque seja aberto para a felicidade de todos.

  2. Permitam-me discordar um pouco do foco que é dado a essa questão.

    Sei, até por estar presente em vários grupos de discursão, que o assunto "política" é muito colocado para esse caso, porém, acho que é preciso fazer a crítica inversa aqui no caso.

    Por que os organizadores deixam pra ultima hora? Por que, mesmo sabendo que essa festa ocorre todos os anos, não se buscam COM ANTECEDÊNCIA todos os projetos, apresentando-os para receber a licença ou fazer as adequações finais necessárias?

    É bom lembrar que o Corpo de Bombeiros não tem partido político e não é razoável crer que se todas as conformidades exigidas forem cumpridas, a licença não sairá.

    Portanto, acredito que com segurança não se deva brincar, nem facilitar. Continuo achando que a decisão de bloquear toda a festa é o correto até que se tenha condições plenas de segurança para que o parque possa receber a imensa quantidade de pessoas para o evento.

    Todos os anos é comum esse tipo de não conformidade em relação ao parque e mesmo assim os organizadores ainda não conseguiram se antecipar a isso?

    Quando as tragédias acontecem todos caem em cima, principalmente, dos órgãos que deveriam interromper os eventos, de forma preventiva, pela segurança, e não o fizeram.

    Sabemos que há prejuízos financeiros nesse tipo de medida, mas volto a lembrar que o mais importante é se antecipar a tragédias que possam ceifar a vida de várias pessoas, essas que não tem condições sequer de avaliar a segurança de um grande evento desse porte, restando apenas os órgãos que devam ter essa preocupação serem enérgicos para essa função.

    Um bom dia a todos.

    1. Maria muito boas as suas ponderações. Lamento profundamente o ocorrido, sem partidarizar, mas que é uma lástima o ocorrido, não temos dúvidas. Uma feira que fomenta, inova e traz esperanças a campo já tão abandonado. Espero que seja obtida a licença e que anormalidade retorne ao parque, pois o RN pede passagem e num momento de tamanha crise os negócios precisam acontecer. O maior apoio que os governos poderiam dar aos eventos seria baixar impostos, para todos.

  3. Uma coisa é q nao entendo é pq a mãe estado tem sempre q ajudar a "iniciativa privada". Façam a festa, cobre, pague seus shows e impostos e deixem o estado gastar com o q é necessário.
    Esses empresários e agropecuaristas ( nao estou falando do pequeno) vivem pedindo um estado menos mas nunca cortam o cordão umbilical com a mamãe estado, inclusive pedindo perdão de dívidas ( mas cada um q pede tem um SUV última geração na garagem).

  4. Como cidadão acho que infelizmente a eleição ainda não terminou para os dois lados, o que perdeu não deixa quem ganhou governar e o que ganhou vive detonando quem perdeu. Tudo isso através da imprensa paga. É fato.

  5. Desculpe minha ignorância, mas um problema de gas pode afetar a todo o parque. Por isso, penso eu, q não se pode interditar apenas uma parte. já pensou numa vazamento de gás? O risco de uma explosão a correria que poderia ocasionar? Caso queiram fazer um evento dessa magnitude, tudo tem q estar perfeito. Não se pode brincar com vidas.
    Parabéns aos Bombeiros, ao MP e a juiz que teve a coragem de decidir uma questão dessa. Fico a imaginar a pressão política que deve ter recebido e estar a receber.

  6. No próximo ano, seria bom que a festa do boi fosse feita fora de um terreno público. Os pleitos, que são mais do que justos, teriam legitimidade.

  7. quem for prejudicado certamente cobrará da organizaçao do evento seus prejuízos,uma vergonha oq ta acontecendo

  8. Permita-me comentar seu editorial sob duas perspectivas. A primeira sobre a interdição. Temos uma grave mania de culpar o mensageiro pelas más notícias presentes na mensagem. Se há uma central de gás, e olhe que apenas esse termo "central de gás" já demanda atenção e cuidados redobrados visto que um problema nela afetaria não apenas o espaço onde está instalada mas os arredores, como é fácil inferir, afinal explosões e escapamentos de gás não respeitam paredes ou limites, então se uma central de gás está sem licença não devemos culpar o Órgão que tem por dever prevenir tragédias por sua interdição e sim aqueles que seriam os responsáveis por regularizá-la.
    Não tenho a menor dúvida da lisura do Cel Oto, Comandante-Geral do CBM, menos ainda de sua preocupação com a segurança. Menos dúvidas ainda eu tenho que se essa ação não tivesse acontecido por parte do CB e fosse registrado um problema que vitimasse alguns, a imprensa por inteiro cairia de pau tanto no Comandante quanto no próprio Órgão. Veríamos um linchamento na mais perfeita conceituação do vocábulo.
    Na perspectiva da politização do fato, por parte de quem só se destaca quando o assunto é turismo em avião da FAB, nem se espera menos deles ou de seus vassalos, sempre ávidos no retorno as tetas do fazer pouco apenas esperando receber o salário no fim do mês.
    Estão no papel mesquinho, pequeno e egoísta que sempre tiveram, mas que agora, alijados pelo voto e se humilhando ao ponto de chorarem para ficarem com alguma nesga de autoridade, ficou mais evidente.
    Eles nunca pensaram no estado. Aliás, sequer sabem onde é o RN fora daquele período de 4 anos que medeia uma eleição. O que esperar? Altruísmo, piedade, compadecimento com os prejudicados? Nunca!
    Querem que o barco afunde para poder tomar água sem sair do lugar.

  9. "O Parque foi interditado na noite de ontem por causa de um problema na Central do Gás e sua ligação com alguns restaurantes".

    Só isso? Imaginem vcs se houvesse uma explosão com algumas, bastaria apenas um grande criador ferido, vítimas para a mídia provinciana detonar o Corpo de Bombeiros.

    Não… mas não… preferem argumentar pifiamente… "quanto pior, melhor".

    Muito justo que os midi(a)éticos tentem salvar seus pixulecos…

  10. Qual que e minha gente. Ha pouco tempo quem faz parte desse gov fazia o mesmo com a rosa. Agora os amofinadinhos não podem conviver com a oposição?

  11. É uma falta de respeito para com os criadores do RN que com essa seca e com os custos lá em cima , ainda tem a coragem de mostrar uma genética digna de país rico. Parabéns a todos os criadores e sofredores desta política suja.

  12. Mesmo a interdição, tendo sido anoite, houve sim prejuízo a festa, pois o leilão da EMPARN e convidados não foi realizado. Que no próximo ano as pendências sejam sanadas com antecedência.

  13. Sempre os mesmos atores e seus votos e desejos de quanto pior melhor, tudo em razão de não serem eles os donatários da gestão central, não sabendo eles que ao fazerem os seus louvores de contentamento em cima de falhas pontuais dentro do grandioso evento e da eventual interdição do local, estão eles trabalhando contra o agronegocio e a economia primaria do estado já tão cobalida pelo vários anos de seca.
    Senhores façam oposição política partidária pois é um direito dos senhores, mas lembrem que o pleito já passou e que não haverá terceiro turno, outra coisa, encontrem outro meio de massacrar o titular do governo e seus auxiliares, pois nós que estamos aqui do outro lado, sabemos muito bem separar o joio e o trigo na gestão do estado.
    Em tempo, digo que ao tentar prejuizar e fazerem loas com os erros ocorridos estão implementado a pobreza e há falta de espirito publico de alguns, os quais até pouco tempo eram tidos e conhecidos como exemplos junto a boa vizinhaça.
    Fazer oposição é salutar, agora fazer política de quanto pior melhor é baixaria, bem típica do chorão que ficou de joelhos diante da chefe mor clamando para permanecer em seu desgoverno.
    Acorda RN…

  14. Bom dia BG, por isso mesmo que essas PESSOAS NÃO GANHARAM A ELEICĀO, como você mesmo falou, não pensam em absolutamente em nada só no poder e na perseguição, no povo e no desenvolvimento do estado que é bom NADA, espero que os dias desse político esteja acabado, nós estamos só assistindo o que ele está fazendo com um governador SĖRIO que gosta do que faz, pensa no desenvolvimento do estado e acima de tudo gosta de estar de forma simples no meio do povo! Meu aplauso para o governador , força e vamos em frente, rumo ao crescimento por um RN melhor e mais justo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

Foto: Cristiane Mattos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 28, que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz.

A bandeira verde vigora desde abril de 2022, marcando dois anos consecutivos da manutenção. De acordo com a agência, a manutenção se deve ao cenário favorável de produção de energia no país, com os bons níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

“Essa é uma excelente notícia para o consumidor, pois a manutenção da bandeira possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o país”, disse o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

Foto: Wilton Junior/Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito.

A resolução diz que casos que envolvam uso de estrutura empresarial ou poderio econômico para coagir pessoas e obter vantagens no pleito ou divulgação de mensagens falsas para descredibilizar o sistema eleitoral configuram abuso de poder econômico ou político.

Cota de gênero

Sobre fraude à cota de gênero, a resolução define que pode ser identificada a partir da obtenção de votação irrisória de candidatas, prestação de contas com movimentações financeiras idênticas e ausência de campanha eleitoral efetiva. A negligência de partido ou federação em relação às candidaturas femininas também comprova a irregularidade, que pode resultar na cassação de todos os eleitos pelo partido, invalidação das candidaturas e anulação dos votos recebidos.

Em relação às campanhas, os desvios de recursos destinados às candidaturas femininas serão considerados irregulares independentemente do valor desviado. Do mesmo modo, o uso exclusivo de recursos para beneficiar candidaturas masculinas será tratado como uma violação das normas de arrecadação e gastos. A sanção para essas ilicitudes é o impedimento de posse ao cargo.

Compra de votos

Já para definir a compra de votos, precisa ser comprovada a existência de promessa ou oferta de vantagem pessoal ao eleitor. Nesse caso, não é necessário apresentar o pedido explícito do voto em troca do benefício. A prática, que pode ser considerada corrupta caso seja demonstrada a capacidade de obstrução da legitimidade do pleito, prevê a aplicação de multas de até R$ 53 mil e cassação do registro do candidato.

O TSE ainda proibiu diversas ações aos agentes públicos, como a concessão de bens ou imóveis da administração pública em benefício de partidos ou candidatos e a prestação de serviços para campanhas eleitorais.

A regulamentação também permite que ações eleitorais diferentes, que dizem respeito a um mesmo caso, sejam reunidas para um julgamento comum, desde que a apreciação conjunta colabore com a efetividade do processo e não comprometa a celeridade.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *