Política

Em 1992, governo se defendia de “golpe”, e PT via democracia em impeachment

No segundo semestre 1992, o país enfrentava uma situação política quase idêntica a dos dias atuais: crise de popularidade do presidente, acusações de corrupção no governo e pedido de impeachment em curso. Os discursos também eram parecidos: do lado governista, se tratava de um “golpe”; do lado da oposição, o ataque a quem não teria mais “condições éticas e morais” de seguir no poder.

Semelhanças à parte, as diferenças surgem quando vemos quem estava de que lado da trincheira. O UOL foi até os arquivos da Câmara e viu os discursos no período de crise política, entre agosto e setembro de 1992, quando o prosseguimento do impeachment foi aprovado pela Casa.

Na maioria dos casos, os políticos que se degladiavam continuam adversários, mas mudaram de lado e “rasgaram” o que disseram há 23 anos.

À época, o PT — hoje alvo principal alvo dos ataques e correndo risco de deixar a Presidência –, era o mais ferrenho defensor do impedimento do presidente Fernando Collor de Mello. E não perdia um só discurso para pedir a saída do chefe do executivo e rechaçar duramente a ideia de que se tratava de um “golpe”.

“Defender a democracia é defender a saída do presidente da República. Democracia se faz sem corrupção, com respeito e dignidade, usando o dinheiro público a serviço do povo brasileiro. Vamos exercitar a democracia, aprovando o pedido de impeachment de Fernando Collor de Mello”, dizia a então deputada petista Luci Choinacki (SC), no dia dois de setembro de 1992.

Nomes ainda ativos hoje e bem conhecidos no cenário político também tinham discursos bem diferentes. “Não é o Presidente Ibsen Pinheiro, não são os partidos que sustentam o processo de impeachment do Presidente da República e não é esta Casa; mas, sim, a Constituição que estabelece que a autorização é matéria de competência da Câmara dos Deputados”, disse o líder petista à época, o então senador José Dirceu (SP), no dia 10 de setembro.

Os atuais aliados do governo também eram a favor da legalidade do impeachment.  “Querem melhor proteção, querem mais democracia, querem mais direito de defesa do que esta Casa precisar de dois terços de seus votos para autorizar processo contra um corrupto? Para que mais proteção? Para que mais democracia?”, questionava, no mesmo dia, Aldo Rebelo (PCdoB), hoje ministro da Defesa de Dilma.

O então deputado Carlos Lupi (PDT-RJ) — que hoje lidera a “rede da legalidade contra o impeachment” e preside o PDT — defendeu o trâmite do impeachment como um processo naturalmente político. “Compete a esta Casa, como diz a Constituição, atender à aspiração nacional no sentido de que dentro de um processo de normalidade democrática e de cumprimento da Constituição, através do voto livre, aberto, soberano”, explicou no dia dois de setembro de 1992.

Outra instituição que era tratada como “golpista” pelo governo era a CUT (Central Única dos Trabalhadores), que defendia o impeachment. Até mesmo o então presidente Collor tinha um apelido para a entidade. “A ‘Central Única dos Conspiradores’, uma ilusão de ótica do Presidente da República foi enterrada pelos cidadãos conscientes deste país. Em seu lugar surgiu a ‘Central Única dos Indignados’, como bem definiu recentemente Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa nova entidade fazem parte a legião de cidadãos que exigem a saída de Collor do Governo, pois, como a maioria do nosso povo não é composta de corruptos, mas sim de trabalhadores, acabamos por descobrir que ‘a raposa não é a melhor guarda para o galinheiro'”, disse a deputado Benedito da Silva (PT-RJ), em discurso no dia 29 de agosto.

O então deputado Aloizio Mercante (PT-SP) e atual ministro da Educação de Dilma também cravou que o processo de impedimento era democrático. “O desafio de consolidarmos a democracia no Brasil e darmos ao mundo o exemplo de quem sabe corrigir os erros sem ferir a ordem constitucional”, disse, em 29 de setembro.

Oposição reclama

Os discursos da oposição que lutava pela queda de Collor eram rechaçados pelos deputados do Bloco. Um dos principais deles era o primo de Collor, o então deputado Euclydes Mello (AL). “A democracia é para todos e não para favorecer os interesses políticos e econômicos de grupos”, dizia.

Um dos que mudou bruscamente de lado foi o atual líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO). Às vésperas da votação do impeachment de Collor, em setembro de 1992, o então deputado Caiado — integrante do Bloco — fez um duro discurso contra o impeachment.

“O cidadão simples lá do interior sabe muito bem que há uma montagem, uma farsa que não convence ninguém. Isso nada mais é do que um golpe pela tomada ao poder, que parte de quem não teve competência para ganhar na urna e não se curvou diante da decisão maior em 1989”, disse, no dia 29 de setembro.

Já o então deputado Pinga Fogo de Oliveira (Bloco-PR), chegou em certo momento a apelar, para que os deputados não acolhessem a ideia de saída do presidente. “Apelo para que façamos uma profunda reflexão sobre o quanto perderão a sociedade e as instituições brasileiras se aceitarmos que se atropelem os processos democráticos”, afirmou.

Opinião dos leitores

  1. Pedalada fiscal é CRIME de responsabilidade! Obstrução da justiça é CRIME!
    Essa historia de golpe só engana os mortadelas desesperados em perder as tetas gordas que mamam

  2. Que comparação !!!! Santa ignorância… Impedimento tem que ter crime, se nao ha, impedimento é golpe.

  3. LiSTA DE PRESIDENCIÁVEIS HONESTOS (qualquer um vai botar o Brazil no rumo certo. kkkkk
    _Temer (pode ser cassado)
    _Cunha (esse já foi cassado e não sabe)
    _Renan (esse, também já foi cassado e não sabe)
    _Gilmar Mendes ( dizem que já foi até acusado de ser aliado ao narcotráfico e vender sentença por R$ 500,000,00.

  4. Após ler todos os comentarios chego a conclusão que o pensamento que reina e o que mais temo. TEMER E A SOLUÇÃO OU O DOIDÃO DE MINA GERAIS.

  5. Mesmo com esses números negativos o PT ainda mantém abaixo do números do governo Tucano FHC, que maquiou seu governo elevando a dívida externa em trilhões. por isso, não elegeu Serra.
    Quem quiser ser "MARIA VAI COM A GLOBO", que seja! quero todos na cadeia, mas só os corruptos do PMDB, PT, PSDB, e nanicos, também. a lei tem que ser pra todos.
    25 anos de segredo de justiça das falcatruas, só pro PSDB. Acorda BRASIL!!

    1. Vou comer meu ovinho de páscoa e aguarda a república do Paraná se pronunciar. tá cômico, inclusive!

  6. Assim como o PT não vê crise no país, vejamos:
    Inflação acima de dois dígitos;
    277 indústrias fechadas só em 2015;
    Petrobrás com prejuízo na casa dos bilhões;
    Corrupção tomando conta de todas as empresas estatais do país;
    Economia encolhendo por volta de 3% ao ano;
    12 milhões de brasileiros perderam o emprego desde janeiro de 2015.
    Aí vem a pergunta que não quer calar: O PT vai esconder a verdade até quando? A crise só vai chegar, depois de não existir mais emprego, da inflação a 100% ao mês, o país sem produzir?
    Na Venezuela nem papel higiênico existe mais para compra e o governo continua dizendo que não há crise por lá. Os governos daqui e de lá são irmãos na desgraça de um povo!

  7. Amigos, em 1992 Collor estava só, agora temos um país dividido, e isso além de muito ruim para todos é também perigoso. No mais tudo é só política, disputa de poder. O PT fazia sim o que fazem contra ele agora… É o preço do poder. Agora estão sendo irresponsáveis sim levando essa guerra insana nas ruas e atrapalhando a vida de quem precisa de ordem pra trabalhar.

    1. A verdade é que estamos reiados!!
      1- Dilma sofre impeachment;
      2- Michel Temer assume(continuamos reiados), mas acontece algo e ele é cassado, impedido;
      3- Assume o Eduardo Cunha(o tolete ta ficando mais fedorento), o Congresso tem 90 dias para eleger INDIRETAMENTE novo Presidente. Mas acontece algo antes e Cunha é impedido;
      4- Assume o glorioso Renan Calheiros(e a merda vai fedendo). Aí, antes que o Presidente do STF assuma, caso Renan seja impedido, o Congresso(ou é apenas a Câmara, não lembro) elege um novo Presidente, SEM A PARTICIPAÇÃO DO POVO!!!!!!
      5- LASCAMO-NOS!!!!

  8. Em 1992 o PT era nanico, não tinha o suporte da mídia parcial e qualquer comparação com a oposição de hoje é no mínimo imoral.

  9. A diferença é que haviam provas de crimes cometidas pelo ex-presidente Collor, além da comprovação do golpe da Rede Globo para fabricar e eleger o Collor, editando uma denúncia que sabia ser falsa e foi decisiva para a vitória do mesmo.
    Havia materialidade na denúncia contra Collor e as provas vieram do seu irmão, Pedro Collor, culminando com o assassinato do PC FArias.

    1. Essa falida teoria conspiratória dos petista só se sustenta quando é tratada por ignorantes. O PT foi o partido que mais pediu impeachement no Brasil. O PT é o partido que mais desviou recursos públicos no Brasil – com provas. O PT é o partido que mais aparelhou a máquina pública. O PT é o partido que mais investe na mentira, ilusão, falsidade, ameaças e disseminação do ódio. O PT é o partido que se apoderou de um país e tentou fazer deste serventia partidária. O PT apresentou ao povo brasileiro o que é ser a escória política em todos os sentidos.

    2. Este comentário do HIPÓCRITA, está embasado em fatos, PARABÉNS!!!
      Pois é, VOCÊS, antes de postar qualquer comentário superficial, porém raivoso, FAÇA COMO ELE, estude o assunto antes, pois ficam só falácias ao vento ou então ao net. estude, SEMPRE!!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Operação do MPRN apura lavagem de dinheiro em salões de beleza

Fotos: Divulgação

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (25) a operação Grammer. A ação, fruto de uma investigação conjunta com a Polícia Civil potiguar, mira um suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo a abertura de esmalterias no Estado. As diligências foram cumpridas nas cidades de Natal, Parnamirim e Areia Branca.

Somente entre os anos de 2017 e 2020, foram movimentados mais de R$ 7 milhões nas contas bancárias dos empreendimentos de beleza, cujos valores decorreram, em parte, de atividades criminosas relacionadas a tráfico de drogas, furto qualificado e sonegação fiscal.

O termo Grammer faz referência a influenciadores digitais que utilizam das mídias sociais para angariar seguidores e divulgar seus produtos e serviços.

A operação contou com o suporte da Polícia Militar, resultando no cumprimento de um mandado de prisão preventiva e outros 13, de busca e apreensão. Promotores de Justiça, servidores do MPRN e policiais militares estiveram envolvidos na operação.

As investigações revelaram que o financiamento para a abertura de, pelo menos, quatro esmalterias nas cidades de Natal e Parnamirim tem origens ilícitas, vinculadas a explosões de caixas eletrônicos, tráfico de drogas e sonegação fiscal. Essas atividades foram coordenadas por um homem com um extenso histórico que inclui porte ilegal de armas, participação em organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e furto qualificado. Atualmente, esse homem está cumprindo pena no sistema prisional do Rio Grande do Norte. A ex-mulher dele, empresária que detém a propriedade das esmalterias, é uma influenciadora digital no ramo da beleza. As investigações comprovaram que ela estava plenamente ciente da proveniência ilícita dos fundos que impulsionaram seu negócio.

Além dela, outros membros da família e uma funcionária dos salões estão sendo investigados. Medidas restritivas foram aplicadas, incluindo o uso obrigatório de tornozeleiras eletrônicas para a empresária e a mãe dela, retenção de passaportes e a proibição de deixar Natal. O criminoso que cumpre pena recebeu novo mandado de prisão preventiva.

Desde a abertura da primeira esmalteria, em 2016, o casal continuou a expandir os negócios mesmo sem rendas lícitas que justificassem os investimentos, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Eles mantinham um estilo de vida luxuoso, ostentando viagens internacionais, carros caros e festas privadas, o que não tinha respaldo no perfil socioeconômico dos dois no período.

Em 2016, ano de abertura da primeira esmalteria, o principal investigado exercia a função de gerente administrativo da empresa, com salário declarado em torno de R$ 1 mil. De acordo com o MPRN e a PCRN, esse fato demonstra a ausência de ocupação lícita que justificasse a acumulação de capital para financiar o negócio de sua então companheira.

Além da ex-mulher, da mãe dela e de irmãos do homem apontado como cabeça do esquema, também foi identificada a participação de terceiros agindo como intermediários ou “laranjas”. Para o MPRN e para a Polícia Civil, as provas colhidas já apontam a participação dos suspeitos no escoamento de recursos oriundos dos delitos cometidos pelo principal investigado, por meio do investimento desses valores na atividade empresarial, constituindo em um verdadeiro “capital de giro criminoso”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

A cada dois minutos, uma criança ou adolescente é vítima de algum tipo de violência no Brasil

Foto: MARCELO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

O Disque 100 registrou 66.551 casos de violência contra crianças e adolescentes nos três primeiros meses deste ano (91 dias), numa média de uma vítima a cada dois minutos. Em relação ao mesmo período de 2023, houve uma alta de 26,8%. A maior parte envolve negligência e violência física, psíquica e patrimonial. Os dados foram obtidos por meio de um levantamento exclusivo do R7 no painel de monitoramento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

De acordo com os dados, pelo menos 21 mil denúncias relatam violência que acontecem há mais de um ano contra os adolescentes e as crianças, sendo a maioria praticada dentro da residência onde a vítima mora com o agressor e denunciada por terceiros. Os dados levantados pela reportagem também revelam que 19,1 mil vítimas são crianças com menos de 5 anos.

De acordo com a psicóloga clínica Alessandra Araújo, as crianças muitas vezes não conseguem identificar a violência que sofrem, interpretando gestos autoritários como demonstrações de carinho. Por isso, é importante que os adultos ao redor estejam atentos a mudanças comportamentais, como tornar-se mais retraída ou agressiva.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

8% dos eleitores de Bolsonaro e 7% dos de Lula acreditam que Terra é plana, aponta Datafolha

Foto: REUTERS/Mariana Greif

A Terra é plana para 8% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contra 7% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo relatório do instituto Datafolha. A pesquisa, realizada entres os dias 8 a 11 de abril deste ano, perguntou aos brasileiros sobre o formato do planeta Terra. No resultado, foi verificado que 90% dos entrevistados acreditam no formato redondo, 8% que no plano e 3% não souberam responder.

O estudo, que comparou a opinião entre a base eleitoral de Bolsonaro e Lula, apresentou um índice próximo também nos que acreditam no formato redondo do globo. 91% dos apoiadores do ex-presidente acreditam que a Terra é redonda, contra 90% dos apoiadores do presidente da República. O número dos que não souberam responder é de 3% e 4%, respectivamente.

Os terraplanistas rejeitam todas as evidências científicas disponíveis sobre o formato da Terra, bem como as imagens de satélites e os depoimentos de astronautas. De acordo com essa teoria, o planeta teria o formato de um disco achatado, coberto por um domo invisível, além de defender que é o Sol que gira ao redor da Terra.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Google vai proibir anúncios políticos para as eleições de 2024 no Brasil

Foto: REUTERS/Steve Marcus

O Google anunciou que vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil para as eleições municipais de 2024. De acordo com a empresa, a decisão se baseia na nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nenhum conteúdo relacionado a candidatos políticos poderá ser veiculado no Google Ads, que é uma plataforma de publicidade online que permite aos anunciantes exibir anúncios em várias plataformas do Google, como pesquisa, sites parceiros e YouTube.

De acordo com a empresa, as propagandas vão parar de ser veiculadas no mês de maio.

“Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”, afirmou o Google em nota.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Petrobras decide sobre dividendos e elege novo conselho nesta quinta

Foto: Wang Tiancong/Xinhua

A Petrobras realiza nesta quinta-feira (25) assembleia de acionistas para eleger um novo conselho de administração e definir sobre o pagamento de dividendos extraordinários, foco de uma crise política que quase derrubou o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Na eleição para o conselho, o governo tenta ampliar sua influência direta sobre a maior estatal brasileira. Já a questão dos dividendos ajuda a melhorar a visão de investidores sobre a companhia, abalada após os ruídos em torno do tema.

“A Petrobras enfrentou um início de ano turbulento, mas as perspectivas para a companhia estão melhorando”, escreveu, em relatório, Marcelo Boragini, sócio e especialista em renda variável da Davos Investimentos.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar em 10 anos

Foto: Divulgação/SME

Um levantamento realizado pelo Todos pela Educação aponta que o número de professores concursados nas redes estaduais de ensino caiu ao menor patamar em dez anos. Já o de temporários cresceu entre 2013 e 2023.

No ano passado, as redes tinham 356 mil temporários (alta de 55% em uma década), contra 321 mil professores efetivos (queda de 36% no mesmo período). Em 2022, os docentes contratados também superaram o de concursados nas redes estaduais.

Ainda segundo o levantamento, o número de professores temporários e efetivos muda de acordo com cada estado do país. Em 2023, 15 estados tinham mais professores temporários do que efetivos e, ao longo da década, 16 UFs aumentaram o número de professores temporários e diminuíram o quadro de concursados.

O aumento das contratações de professores temporários é um dos principais motivos para o crescimento do quadro geral de docentes nas redes estaduais nos últimos anos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Advogado de defesa do suspeito de matar a psicóloga em Assú afirma que existem “atestados que demonstram a incapacidade mental dele”

O Dr. André Dantas, advogado de defesa do suspeito de matar a Psicóloga Fabiana Maia Veras, afirmou em entrevista ao programa Tá na Hora RN da TV Ponta Negra nessa quarta-feira (24) que o servidor do TJRN está afastado com laudos psiquiátricos desde o ano passado.

“Existem comprovadamente atestados que demonstram a incapacidade mental dele e isso será apresentado no momento adequado”, afirmou o advogado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

A cada 10 remédios, 4 estão em falta na rede estadual

Foto: Magnus Nascimento

A cada dez medicamentos, quatro estão indisponíveis na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Um levantamento da Tribuna do Norte mostra que o Estado registra uma taxa média de 40,4% de desabastecimento na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), na capital, e nas unidades descentralizadas (CEAFs), localizadas no bairro Alecrim, também em Natal, e nos Municípios de Mossoró e Caicó. Na sede da Unicat, faltam 74 dos 199 medicamentos fornecidos à população, ou seja, 37,1% de escassez. Todos os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e retratam o cenário desta quarta-feira (24).

Embora a situação seja crítica na capital, é no interior que o quadro se agrava. Em Caicó, na região Seridó, o número de remédios indisponíveis supera a quantidade dos medicamentos em estoque – o desabastecimento chega a 54,5%. Em Mossoró, o índice é de 44,3% e na unidade do Alecrim alcança 25,7%. A Sesap informou que trabalha para ampliar a oferta ao longo das próximas semanas. Há ainda unidades nas cidades de Assú, Currais Novos, Pau dos Ferros e Santa Cruz, mas não há dados sobre distribuição nas localidades.

Faltam medicamentos para tratar hipertensão, diabetes, lúpus, psoríase, asma, entre outros. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas têm cadastro ativo no Estado.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pacheco diz que reforma tributária será aprovada ainda neste ano

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quarta-feira (24) que a regulamentação da reforma tributária é “prioridade” e será aprovada pelo Congresso ainda este ano.

Segundo ele, é “compromisso” tratar do tema, mesmo com as eleições municipais, que acabam esvaziando a pauta do parlamento no segundo semestre.

“E agora, esse ano de 2024, passa a ser um ano de prioridade para esse tema da regulamentação. Mesmo sendo o ano eleitoral, nós teremos todo o compromisso para ainda esse ano, assim como fizemos com a Emenda Constitucional no ano passado”, pontuou Pacheco.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou pessoalmente o projeto para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, primeiro ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e depois a Pacheco, na tarde desta quarta.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Foto: Reprodução Adurn

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Os docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações.

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhadas ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O álcool e as bocas de fumo estão bem movimentadas. As rosas perdendo as fresas, os parafusos em desuso e as línguas afiadas.
    O amor e a p#t@r:@ são siamesas no espectro canhoto.

  2. Façam o L
    O amor venceu
    Janja candoblé é laica
    Lula é o pai do povo
    A cerveja e a picanha jamais

  3. Os seguidores da SEITA BOLSONARISTA os ANALFABETOS FUNCIONAIS já sabem quando o ELON vai COMPRAR a GLOBOLIXO, o TSE é o STF? alguma notícia projeto de Jornalista Cntr c Cntr V?

  4. Em nome da governabilidade, da educação, de parte dos alunos (os interessados), do NINE, de Janja, de Gustavo Mafra, Francisquinho de Orelio, do Imparcial, e de vários outros aficcionados, esses caras bem que poderiam falar com professor Raimundo de Educação Física e acabar com essa greve da UFRN, todos devem entender as dificuldades em dar qualquer tipo de aumento, a prioridade agora são os políticos e suas verbas secretas, ministérios, lei rouanet, viagens,etc.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *