Forte nevasca paralisa costa leste dos EUA e número de mortos aumenta

A tempestade de neve que atinge a região nordeste dos Estados Unidos neste fim de semana já provocou pelo menos 19 mortes. Essa é a segunda nevasca mais severa da história da cidade de Nova York, com 68 cm de neve acumulados até o fim da noite de sábado (23), segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano.

Ontem, treze pessoas morreram em acidentes de carro em estradas no Arkansas, Carolina do Norte, Kentucky, Ohio, Tennessee e Virginia. Três pessoas que faziam a remoção da neve também morreram em Maryland e em Nova York. Outras duas morreram de hipotermia na Virginia.

Na costa de New Jersey, a tempestade de neve provocou ondas que invadiram as ruas. Alguns moradores tiveram que deixar suas casas.

A tempestade atingiu com força a capital dos Estados Unidos, Washington, e seguiu em direção à região metropolitana de Nova York, onde vivem cerca de 20 milhões de pessoas. As rajadas de vento chegaram a 64 km/h.

Dez Estados declararam estado de emergência. Um deles é Nova York, onde os carros estão proibidos de circular desde a tarde de ontem, justamente para evitar acidentes. Apenas veículos de emergência estão autorizados.

Na cidade de Nova York, os ônibus também deixaram de circular ontem. Em toda a região, incluindo Nova Jersey, os trens que operam em superfície devem voltar operar neste domingo (24).

Os espetáculos da Broadway e um show do cantor Bruce Springsteen, neste domingo, foram cancelados. Sem opções de lazer, moradores e turistas aproveitaram a neve para curtir o frio nas ruas.

Hoje, a tempestade já começa a se afastar da região. A previsão é de que o sol volte a aparecer e que os termômetros fiquem ligeiramente acima de zero.

Aeroportos

Mais de 6.600 voos foram cancelados desde sexta-feira (22). Nesta manhã, os três aeroportos que atendem à região de Nova York (Newark, Kennedy e LaGuardia) permaneciam fechados, assim como os aeroportos de Washington e da Filadélfia. Porém, neste domingo, as companhias aéreas já preveem a retomada das operações para dar conta do fluxo de passageiros que viajam a negócio no começo da semana.

Aqui no Brasil, American Airlines, Delta e United mantiveram cancelados voos que partiriam hoje à noite para Nova York e Washington. A TAM tem uma partida programada, o voo 8080, que permanece previsto. No entanto, a recomendação é para que quem for viajar para essa região consulte a companhia aérea antes de ir para o aeroporto.

R7

Publicidade

Comentários: