Jornalismo

FOTO: proprietário de Natal revoltado com tantos problemas, parou seu Troller em frente a concessionária e "detonou"

Um consumidor teve um ideia inusitada aqui em Natal. Revoltado com tantos problemas apresentado pelo seu carro e pela falta de resolução, ele simplesmente parou o veiculo em frente a concessionária e decorou ela com faixas bem “simpáticas”:

 

Troler

Opinião dos leitores

  1. Tenho um tgv 3.2 13/14
    Oque estou fazendo é drenagem do filtro de combustível periodicamente e usando um aditivo pra diesel da bardhal d600 agroprotetivo
    Uma boa opção é instalar um filtro racor ( separador de água)

  2. Olá amigos! Adquiri um Troller T4 3.2 TGV de um particular em 2015. O Jipe funcionou aparentemente normal durante uns 7 meses até que um dia na rodovia ele acendeu a luz da injeção no painel e a aceleração diminuiu bruscamente, caindo de 100 km para 70 km.
    No dia seguinte levei o veículo em uma oficina (não autorizada), mas especializada em 4×4, e fizeram testes nos bicos de injeção e orientaram a trocar os quatro bicos, o que me custou quase R$ 10.000,00 em peças e mão de obra.
    O Carro voltou a funcionar bem, mas pouco tempo depois, cerca de 6-7 meses, começou a emitir muita fumaça branca, e novamente, os problemas de corte de aceleração quando o veículo em alta velocidade, colocando a mim e a terceiros em risco de acidentes.
    Voltei na oficina, e escanearam o veículo novamente. Desta vez apareceu uma falha na válvula EGR e novamente problema em dois bicos de injeção.
    Fiz a limpeza do EGR que me custou mais R$ 500,00. Entretanto, o problema de emissão de fumaça e corte de aceleração do motor não foi resolvido.
    Pela falta de dinheiro e pela falta de certeza de que trocar novamente os bicos resolveria o problema, acabei deixando de usar o jipe com a frequência que usava e não o usei mais na rodovia.
    Preciso de sugestões de como posso solucionar este problema? Não sei mais o que fazer!!!

  3. obrigado a todos que comentaram ia fechar negocio troller tgv motor 3.2 ano 13/14
    devido a varios problemas do veiculo perdi o interesse de compra desse modelo.

  4. Boa tarde
    É estava pensando seriamente em comprar um troller mais novo, pois vendi minha hilux 2012, más pelo que li aqui, acho que vou voltar para a hilux novamente, obrigado a todos por ajudarem, infelizmente com seu próprio sacrifício aos que pedem evitar tais problemas,

  5. O problema dessas Troller NOVA é só o motor. Eu tenho uma 2.8 nunca deu problema. Mas os colegas que tem 3.0 em diante sofrem bastante.

  6. BOM DIA, ESTOU COM PROBLEMA EM UM TROLLER DE FUNCIONAMENTO, O VEÍCULO NÃO FUNCIONA. ALGUNS PROCEDIMENTOS JA FIZ: LIMPEZA DE TANQUE, TROCA DE BICOS, SENSOR DA BOMBA DE ALTA, PONTO DO MOTOR (ATUALMENTE VERIFICANDO NOVAMENTE); ESTOU JA SEM O QUE FAZER…….ALGUEM TEM ALGUMA SUGESTÃO OU JA DEPAROU COM ESSE TIPO DE PROBLEMA EM TROLLER?

  7. tenho uma bandeirante 1986 e nao dar problema , fico so vendo meus amigos falando mal desse carro ,nunca vou ter um troller pois acho que quem compra um jeep quer confiabilidade .

  8. Eliseu me passa seu contato! Só tô tento poblema com meu troller! Fica mais na trilha real que comigo! E não consigo andar no carro

  9. comprei um troller ano passado e so tenho tido dor de cabeça
    o carro vai para a oficina trilha real em bh e cada dia e mais problema
    e na caixa de macha
    e na turbina. e por fim nao consigo passear no carro
    o pessimo atendimento da trilha real

    1. O meu não sai da trilha real! Fiz o recoll em 2014 mais não ando no carro! Tá com 20mil rodado e toda vez que vou sair no carro apresenta o poblema de perda de potência!

  10. tenho um troller 2013 o trem esta me dando uma dor de cabeça, se desligar ele o bicho nao pega de geito nemhum,ja fui em tres mecanicos e nada e uma porcaria

    1. Tenho uma bosta dessa tb! 2013 20 mil km e não para de da problema

  11. Trata-se de ação de conhecimento ajuizada por THIAGO DE ORNELLAS DAIBES PADILHA em face de GRM– COMÉRCIO E PRESENTAÇÃO DE VEÍCULOS LTDA e FORD MOTORS DO BRASIL S/A em que foram veiculados pleitos liminares de índole antecipatória para determinar a troca de peça submetida a recall,bem como a reprogramação do veículo, sem qualquer ônus para o autor. No mérito, postula pelo reconhecimento da existência de vício redibitório ou defeito do produto, bem como pela condenação das requeridas em substituir o bem por outro idêntico. Por fim, pugna pelo deferimento dos benefícios da assistência judiciária gratuita.

    Em síntese, sustenta o autor que adquiriu o veículo de sua tia em 30/04/2014, da marca TROLLER T 4 4X4 – 3.2 STB – ELETR (T. RÍGIDO) modelo 2013, CHASSI 94TTT4D23DH000695, PLACA LQM 8486, MOTOR T1A000206

    Afirma quetanto seu veículocomo outros da mesma marca, modelo e ano passarampor várias revisões e que após diversas falhas o defeito foi apurado e providenciado oRECALL pelafábrica, sendo reconhecida a necessidade de troca do KIT de injetores de combustível, representado pelo código 3001120002AA, referente ao Conjunto de Bicos de Injetores de Combustível, sendo que em 07/10/2014 a troca do aludido sistema foi realizada. Entretanto, após 06 (seis) meses do RECALL e a consequente troca de peças, o veículo novamente apresentou problemas, oportunidade em que o requerente o encaminhou à concessionáriaautorizada,quando então foi apurado que o automóvel apresentava o mesmo defeito enas mesmas peças jásubstituídas, conforme se inferedos documentos de fls. 31/32 (comprovante de atendimento à campanha de RECALL e orçamento conserto de veículo).

    Alega que o veículo está parado há maisde30 dias, ante a negativa das rés em proceder o conserto de forma gratuita, sob o fundamento de ausência de garantia.

    Diante destes fatos, postula pormedida liminar em tutela antecipada para que seja determinado as rés que procedama imediata troca das peças apontadas no orçamento e a respectiva reprogramação do veículo.

    Com a inicial vieram os seguintes documentos: 1 – procuração e documentos pessoais; 2 – comprovante de aquisição do veículo (fls. 25); 3- matérias jornalísticas acerca do problema nos veículos TROLLER/2013 (fls. 27/29); 4 – comprovante de atendimento a campanha de RECALL (fls. 31); 5 – orçamento produzido pela e ré e requerimento de conserto (fls. 32/36).

    É o relatório

    DECIDO

    Primeiramente, registro, que a questão conflitada se subsume aos regramentos consumeristas, pois que o autor e as rés se enquadram perfeitamente nos conceitos normativos insertos nos caput’sdos artigos 2º e 3º da Lei 8.078/90, permitindo, ainda, a utilização da regra especial de distribuição do ônus probatório, como disciplina o inciso VIII do art. 6º do CDC, não só pela patente fragilidade técnico probatória do requerente, como pela verosimilhança das alegativas que compuseram a causa de pedir autoral.

    No que tange ao pedido de assistência judiciária gratuita, defiro já que a parte autora comprovou, nos termos do art. 4º da Lei 1060/50, sua hipossuficiência financeira, através da declaração de fls. 45, único requisito objetivo exigido pelalei de regência.

    Superadas estas questões passo a analisar o pleito liminar:

    Pois bem. Diante dos fatos narrados pelo autor e das provas acolitadas aos autos, mesmo que em cognição sumária, vislumbro a presença dos requisitos balizadores da tutela pretendida pelo requerente, já que é possível constatar que o veículo já foi submetido a campanha de RECALL e que após inspeção e substituição doKIT de injetores de Combustível, pelafalta de potência súbita do motor, conforme se depreende do comprovante de atendimento de fls. 31, o defeito persiste mesmo após a troca da aludida peça, conforme se infere do orçamento acostado às fls.32, apontando a necessidade de troca do mesmo sistema injetor, permitindo vislumbrar a persistência do defeito e continuidade dos problemas, o que por si só, justifica a concessão da medida liminar.

    Isto posto, defiro a liminar na forma pleiteada e, para tanto, determino que as rés procedam a troca das peças apontadas no documento de fls. 32, bem como a reprogramação do veículo, sem qualquer ônus para o autor,no prazo de 15 dias, sob pena de incidência de multa diária R$2.000,00 até o limite máximo de R$ 20.000,00.

    No mais, determino a citação dasdemandadasna forma do art. 297 e com as advertências do art. 285, ambos do CPC, bem como a intimação destas quanto ao teor deste provimento interlocutório e cumprimento da liminar aqui deferida.

    Por fim, devera a serventia proceder a alteração cadastral regularizando o polo passivo, já que não vonculou a segunda ré.

  12. Brasileiro não sabe comprar carro. Temos o automotores mais caros do mundo. Os impostos elevam o preço, mas se for caro o brasileiro continua pagando quieto. A saída é apenas comprar usado até que a qualidade e o preço mude. Enquanto TODOS não abraçarem a causa nada muda. Resumindo continuaremos assim. Parabéns Ao dono do troller da foto. Agora iria p/ troller, usado pq o novo não é jipe e tb pq não vale o que custa. Minha sorte foi esse blog, agradeço a todos.

  13. Concordo plenamente! Comprei um troller novo em 2009 e já mudei quase todas as peças: bomba hidráulica, bomba de água, válvula de água quente do ar condicionado, juntas, faróis e os problemas ainda continuam, a exemplo de vazamento de água no motor, vazamento de óleo em vários locais do motor e volante, vazamento de ar na capota, etc, etc, etc. É muito bom andar de troller, mas sai muito caro e traz muitos aborrecimentos. Para resolver o problema, comprei uma Ranger 2015 completa com tudo que tenho direito, a diesel, 4×4 e por um preço parecido com o do novo troller com opcionais…. troller que se dane daqui para a frente!

  14. Tenho uma Toyota Bandeirante Jeep Longo 1999 e muito conservada. Este ano eu estava com o firme propósito em comprar um Troller 0KM. Os comentários negativos são demais. Acabei desistindo e vou juntar mais dinheiro e comprar um Agrale marruá AM 100. É uma pena, as minhas expectativas com o Troller foram por água abaixo.

  15. Nunca tive troller ,comprei um 2014 3.2 é um otimo jeep , não tem pontos negativos so positivos , sua proposta me atende bem , so comparo troller com hillux toyota , quem pilota troller sabe que ele e um animal não um carro .

    1. Sinceramente acho que apenas o teu não deu pane. Até os 2015 estão enfrentando o mesmo e velho problema de falhas no sistema injeção "Perca de força, desaceleração, cortando, modulo de segurança" É grave esta montadora "Ford/Troller" não ter condições de resolver este lamentável e velho deslize mecânico. Basta ver nos Sites de reclamações que não param de ter mais dia a dia. Cada um acredita naquilo que lje convém!

    2. Então, tive sorte; Tenho o meu 2007,cinco anos, sem nenhum problema. Estou pensando em trocar por um 2013; Não gostei do novo. ( muito pesado).

    3. Vc deu muita sorte! O meu até hj foi só dor de cabeça! Tenho até vergonha de vender isso pra alguém

  16. ESSA TROLLER E UMA DROGA. NADA MAIS DO QUE UM BUGRE 4X4, ESSA E A MELHOR DEFINIÇÃO PARA ESSA CARROÇA. E TAO RUIM QUE ESSA NEGOCIATA OBSCURA QUE A FORD FEZ, ACHEI QUE SERI SO PARA OBTER BENEFICIOS FISCIAS E OUTROS, SENDO QUE NA SEQUÊNCIA IRIA MATAR E ENTERRAR BEM FUNDO ESSA BAGACA. PARA SURPRESA, NAO OCORREU ATE AGORA. O QUE PROVA QUE E PESSIMO MESMO E O FATO DE QUE A FORD NUNCA SSUMIU DE FATO COMO UM PRODUTO FORD(PENSE FORTE, PENSE FORD, COMO DIZ UM SLOGAN DA MARCA). AGORA PARA LUDIBRIAR MAIS AINDA OS INCAUTOS, FIZERAM UMA ROUPAGEM NOVA(MISTURA DO ANTIGO BRONCO DA FORD COM ESBOCO DO QUE SERIA O NOVO LAND ROVER DEFENDER). MUDARAM MOTOR E CAMBIO(NOVA RANGER) E MESMO ASSIM SO O PACOTE CAMBIO MANUAL. AGORA FICOU ASSIM: BONITINHA, MAS, ORDINARIO. ALGUEM JA SE PERGUNTOU POR QUE A TODA PODEROSA FORD NUNCA SSUMIU ESSA CARROÇA? HA ANOS JA PODERIA SE CHAMAR FORD TROLLER, ASSIM COMO OS DEMAIS VEÍCULOS DA MARCA. EX: FORD FUSION, FORD RANGER, FORD EDGE, FORD ECOSPORT ETC. SEMPRE OSTENTANDO PRIMEIRO O NOME DDA MARCA E A LOGO ESTAMPADA NA FRENTE E ATRAS. OUTRA COISA CURIOSA:A TROLLER TALVEZ NAO HOJE 75 LOJAS, SE CADA UMA VENDER 5 VEÍCULOS /MES(MEDIA GERAL) ISSO DARIA MENOS DE 400 CARROS/MES/BRASIL. AGORA PENSE, A FORD DEVE TER ALGO EM TORNO DE 600 CONCESSIONÁRIAS NO BRASIL. SE FOSSE UM PRODUTO FORD, E SE CADA UMA VENDESSE OS MESMOS 5 VEÍCULOS/MES NO MINIMO SERIAM 3000(TRES MIL )CARROS/MES, MULTIPLIQUE A ISSO O VOLUME DE OFICINA E PECAS DE REPOSIÇÃO. SEM FALAR QUE COM A ESTRUTURA DA FORD POR TRAS ESSE VOLUME PODERIA ATE TRIPLICAR. ENTAO AMIGOS MUITO CUIDADO AO ESCOLHER O SEU 4X4. CLARO QUE JA FUI VITIMA DESSA TROLLER, ATE POR ISSO POSSO FALAR COM PROPRIEDADE. CUIDADO!!!

  17. Estava a pouco de finalizar a compra de um 2013 e´por curiosidade resolvir pesquisar sobre o proceso de limpesa do Catalizador, que ao meu ver não se preucuparam com o meio ambiente quando em um matagal seco caracteristico de minha região em minas tiver que fazer regeneração forçada com super aquecimento do sistema e botar fogo em tudo. ESte foi so mais um fato diante dos apresentados em relatos que me levaram a desistir da compra.

  18. Então no 30 dia o motor vai cair!! acho que a venda da TROLLER a FORD foi o desastre maior que poderia ter acontecido.

  19. Algum desses carros teve os problemas solucionados ou obteve alguma resposta da FORD (judicialmente ou não)? Infelizmente faço parte do clube da Decepção FORD por isso a curiosidade….

  20. FATOS E BOATOS

    FATOS
    1. vai ser dificil a ford dar conta de continuar o troller, espero que consiga!
    2. vai ser dificil a troller agradar os verdadeiros consumidores de troller!
    3. precisa mudar a equipe ford que cuida do troller, eles não sabem o que é jipe!
    4. precisa melhorar as ccs que atendem troller!
    5. motor sem porcarias eletronicas, por favor!
    BOATOS
    1. troller não se compara com duster, com vitara, e coisinhas parecidas… quem quer brincar de carrinho compra essas coisinhas…
    2. dizem que no troller precisa de conforto… que precisa de jipe com conforto é viado!
    3. dizem que no troller não pode entrar água… alguém já viu jipe submarino?

    COMPRE UM TROLLER E SEJA FELIZ… NAO COMPRE O TESTE DA PRIMEIRA SAFRA PRA NAO TER QUE ARRUMAR TUDO PARA A FORD…

    1. Concordo com vc em parte! chamar Suzuki e principalmente o SAMURAI de coisinhas, meu amigo faço trilhas desda da época de gurgel e já tive TROLLER 2005(OK) motor MWM e cada um tem suas particularidades(falo de trilhas, lamas) eu vou no 2 SAMURAI e na lama, no bagaço não tem igual, leve, distância curtíssima dos eixos, força com apenas 1.3 mas é japonês por derradeiro.

  21. FATOS E BOATOS

    FATOS
    1. vai ser dificil a ford dar conta de continuar o troller, espero que consiga!
    2. vai ser dificil a troller agradar os verdadeiros consumidores de troller!
    3. precisa mudar a equipe ford que cuida do troller, eles não sabem o que é jipe!
    4. precisa melhorar as ccs que atendem troller!
    BOATOS
    1.

  22. Achei espetacular a idéia das faixas, mas acho que vou optar pela fogueira que farei com o meu troller na porta da trilha real em BH

    1. Bom dia,
      Companheiro acho que vou ajudar a aumentar essa fogueira, levando o meu TROLLER 2013 adquirido no mesmo lugar que o seu, meu veículo tem apenas 19.000 km (NUNCA FEZ TRILHA) e com o problema de agora já é a 7° vez que me lembro dele ter passado por panes de vários os tipos, ficando aguardando junto a concessionária a solução para tais problemas. JÁ ESTOU DE SACO CHEIO … Motor 3.2
      Três motivos para você nunca comprar, e dois para você não passar nem perto.

    2. tenho um troller 2012/13 30 mil km e entra seguidamente em modo de segurança e já queimou 2 bicos injetores, esse é o 4° Troller que tive e o único que deu esses problemas. SE NÃO FOSSE ESSE PROBLEMA IRRECUPERÁVEL. SERIA UM BOM CARRO!

  23. Não troco o meu Fiesta 1999 por nenhum carro zero quilômetro. Este não me dá nenhum trabalho e é super ultra econômico.

  24. Novo contato com a Troller : "Troller depois que entraram em contato comigo para solicitar autorização para rebocar o carro e fazer uma revisão minuciosa, com a equipe técnica da fábrica, hoje fui a concessionária Trilha RN que iria efetuar a entrega do veículo, porém ao fazer o teste com o mecânico, foi constatado que o problema da direção ainda não foi resolvido, segundo o mesmo a barra de direção precisa ser desmontada para verificar o que ocorre ou trocada.. pergunto como queriam me entregar o carro??

    Espero que iniciem agora a tratar o assunto com seriedade, está mais que claro que o veículo tem vícios sérios de fabricação então tratem de me contatar desta vez para falarmos sobre a troca do veículo, pois este não me da a mínima segurança para colocar minha família no mesmo!"

    Lamentável o despreparo dessa concessionária e muito mais da fábrica em deixar isso ocorrer!

  25. Vindo da FORD BRASIL, não vejo novidade nenhuma. Comprei – zero km – um KA 2009 e aos 19.000 km ele fundiu o motor. Até hoje luto na justiça para conseguir um ressarcimento e a FORD insiste em não assumir um defeito denominado "vício oculto".

  26. Sou proprietário de um " TROLLER" há muito tempo, e nunca tive problema de nenhuma ordem. A concessionária Trilha Nordeste é em Recife e dispensa um excelente atendimento, moro numa cidade próximo a Recife, onde temos um Club, com doze Troller's e mais alguns 4X4 e os outros proprietários de Troller também são satisfeitos; deve ter sido um caso isolado para tantos problemas. Pois só uma série do ano de 2013 com motor 3.2 TGV teve problemas com a turbina ocasionando perda de potência. Não estou defendendo a Ford, estou defendendo a Troller, que infelizmente foi comprada pelo Ford. (CARROS DA FORD PERFEITOS EM IMPERFEIÇÕES)

    1. Eu tenho um 3.2 e após o recall proposto pela fábrica já foram mais de 25 mil km sem problemas….
      Olha que viajo e faço muita trilha…
      Os problemas que enfrento fazem parte de um carro que tem uso nada convencional!

  27. O Problema são as concessionárias, e não os fabricantes. Elas vendem e depois te abandona. Se fizer contato com o fabricante, rapidinho elas te atendem.

    1. O problema são os fabricantes!! Eles constroem, eles é que deveriam ser melhor fiscalizados e eles deveriam ter, no minimo, o bem senso de trocar a sede de numeros pela sede de qualidade, até porque com qualidade os numeros melhoram muito e as concessionarias nao ficariam entupidas com recall, que somente exteriorizam o carater da empresa….

  28. Parabens pela atitude criativa.Aqui em casa sempre corremos atras dos nossos direitos.Mas a maioria dos brasileiros acha que da trabalho e larga pra la.Parabens tambem pela coragem.

  29. Excepcional! Aplausos!!! Se eu fizer o mesmo com meu Nissan March 1.6S modelo 2013, terei de usar um pergaminho !

  30. Primeiramente agradeço a todos que de certa forma ajudaram a divulgar o meu caso.
    O principal objetivo foi alertar outros consumidores desta empresa específica, tentando demonstrar para algumas empresas que o maior prejuízo não se resume apenas ao processo judicial, mas também a seus clientes que com indignação e atitudes simples, podem gerar ações contra o consumo de seus produtos.
    Todos devem procurar seus direitos, independente de quem está do outro lado, hoje as informações voam com os meios alternativos de comunicação.
    Com menos de 24 horas deste ocorrido, a fábrica entrou em contato, desta vez dando mais atenção ao caso.
    Com educação me pedirão permissão para rebocar o veículo até uma autorizada, de forma que pudessem realizar uma revisão geral e mais minuciosa no veículo, agora acompanhada de perto pelos técnicos da fábrica, propondo ainda a disponibilidade de um veículo reserva e a extensão do prazo de garantia por mais 6 meses…
    Mesmo tendo conhecimento do meu direito legal de exigir a troca, bem como lamentar o fato de que para ser ouvido tive que tomar tal atitude, usarei da boa fé e aguardarei que finalmente o problema desta unidade seja resolvido.

    1. Acredito que agora tudo vai dar certo. Parabéns pela criatividade e…Boa Sorte!

  31. Recomendo a todos que O GRAND VITARA 4×4 AT ta um excelente veiculo, pois nao da problema nenhuma, Recomendo a todos que gostao de um USV.

  32. Sempre que tenho oportunidade de divulgar minha decepção com a FORD eu o faço.
    Em Abril de 2013 comprei uma Ranger 0 Km na Divepe, concessionária da marca aqui em Natal/Rn. Em Outubro retornei para a primeira revisão com 6 meses de uso urbano, e 9.500 Km rodados. Foram detectados 4 dos 5 bicos injetores com defeito, me foi negada a garantia, embora eu tenha sempre usado S 10, pois não sou idiota de arriscar um carro de 130 mil com combustíveis não recomendados. Preço dos bicos no Divepe 9.600,00 reais. Comprei pela Internet da mesma marca vagabunda CONTINENTAL, pois não existe outra, por 7 mil reais. Mandei fazer a troca fora, e agora quem vai continuar a bancar a garantia é o meu bolso. Não adianta levar na Divepe, é o que podemos chamar de GARANTIA ENGANOSA. NÃO COMPRE FORD.

    1. No caso especifico da Divepe, só FORD… o atendimento é um dos piores que já vi na minha vida… por 3 ocasiões (hoje dou Graças a Deus!!!) deixei de comprar veículos lá por ser mal atendido!

    2. O PROBLEMA NÃO É A FORD, E SIM A DIVEPE, MEU CARO…. TENHO UMA ECOSPORT COMPRADA NA SALINAS E NÃO TIVE PROBLEMAS, ATÉ TER QUE CONTAR APENAS COM A ASSISTÊNCIA DA DIVEPE …

    1. duster??? Esse cara só pode estar brincando. Matéria sobre troller e vc vem me falar em Duster? Esses dois carros não jogam nem no mesmo campeonato.. Não jogam nem o mesmo esporte…

    2. Se der pau vai ver como é boa a concessionária da Renault em Natal. O Megane Extreme que tive que o diga.

    3. Kkkkkkkk Duster?? Pego pesadissimo!!! Sou proprietario de um Trolle 2005 2.8. Ele esmaga o Duster!! Rsrs. Nunca tive problemas!

  33. Se o troller perdeu sua majestade é o fim. Agora uma verdade Brasileiro não sabe comprar carro. Os carros vendidos nos Estados Unidos ,possuem motorização superior,são completos ,tem disign sempre mais atual e robusto e custam quase metade do preço dos praticados no Brasil. Se o povo aprendesse a boicotar a coisa mudaria.Porém a industria fabrica uma carroça com cara bonitinha,cobra caro e o Brasileiro paga.

  34. Vou comprar a minha amanhã, e agora estou satisfeito caiu o motor e só começou a vazar óleo 5 dias depois.

    1. Tenho um lixo de um troller 2013 com 20 km todas as revisão na trilha real! Melhor dizendo ele não sai de lá! Troco com vc. Mais não te aconselho a fazer o negócio comigo!

  35. É triste mais é real. este é um entre centenas( só de recall inicial foram + 1.900 carros) E o que seja pior… Depois dele realizado vem apresentando mesmo defeito, um pouco diferente mais o mesmo(acabou a vibração do motor) mais a perca de potencia sempre aparece lhe deixando desorientado. Meu Jesus será que a desgraça dos outros será sempre o riso dos hipócritas. Sangue de Jesus tem Poder! clamo por ti meu senhor, meu Juiz, meu pai. qualquer que seja a decisão saberei respeitar, mais nunca desistirei de um sonho que sonhei pra mim e minha família. Que Deus proteja todos irmãos que tem Troller ou não, que a luz divina entre onde couber reparos. Sangue de Cristo é Poder!

  36. A pessoa compra um carro novo, achando que não terá problemas e tem essa infeliz surpresa. Ninguém compra um carro novo para ficar levando ao conserto com pouco uso. A falta de descaso e desrespeito com o consumidor é realmente revoltante!!! O proprietário está mais que certo em estar alertando a outros “futuros” consumidores de serem enganados.

    1. É tipo uma "puta falta de sacanagem" né? kkkk Oura "falta de descaso"… rsrs

  37. Obviamente haverá um processo jurídico, porém de nada adiantaria se os demais consumidores não tivessem conhecimento. .. a marca pode apelar e prorrogar nesta esfera, agora reverter a imagem e possível queda nas vendas dependerá de melhorias nos veículos e tratativas mais respeitosas com seus clientes!

  38. A Ford destruiu a reputação do Troller. O que era um carro respeitado e desejados por jipeiros, hoje é um amontoado de defeitos. Uma pena. Se até a cereja do bolo deles, que é o EcoSport, acabou de ser reprovado pela Quatro Rodas pelo sem -número de defeitos, imagine a coitada da marca cearense…

  39. Em defesa da língua portuguesa, eis: o consumidor revoltado fez um concerto com a melodia do seu protesto, a fim de receber o conserto merecido para seu veículo.

    1. Em defesa da Língua Portuguesa, você deveria escrever as duas palavras com iniciais em maiúsculas.

    2. Em defesa da língua portuguesa: em nomes de disciplinas ou áreas do conhecimento, tanto faz inicial maiúscula ou minúsculas…

    3. Em defesa da minha pouca paciência: VAI LAVAR UMA TROUXA DE ROUPA!

  40. As pessoas precisam ter coragem para lutar pelos seus defeitos. Ele fez mais de 18 reclamações junto a concessionária, na central da ford troller, levou para o concerto mais de 4x e sempre surge outros problemas. Lembrando que o veículo não fez nenhuma trilha. É um descaso e uma irresponsabilidade da Troller. Se um carro 0km comprado em 27dec13 em um mês já deu todos esses problemas, imagine depois??!! Mais que apoiado!!!

    1. Foi a vibração da Tuba no concerto a responsável pelo aparecimento dos defeitos…

  41. A pessoa compra um carro zero na esperança de não precisar visitar a concessionária por um longo tempo e fica nessa.. Troller é um carro de luxo cara.. é um carro caro.. deviam entregar muito mais qualidade! Lamentável!

  42. Em se tratando de uma marca que pertence a FORD, é o normal !!! Já possui veículos de várias marcas, mas a FORD é a campeã em dar problemas. Em um ano troquei a caixa de direção três vezes, entre outros problemas.

  43. Se o consumidor brasileiro tivesse um mínimo de proteção da lei, ele não precisaria fazer isso. O fato é que não existem garantias para quem compra coisa nenhuma neste país, seja uma cueca ou um apartamento. As vezes, cidadão, só vai no grito!

  44. Ai se todos os proprietários tivessem coragem e culhões para fazer o que esse consumidor fez… Apoiado! Parabéns por ter tido a coragem de expor seu problema para que todos tomassem conhecimento do fato. Pena que nem todo mundo tem ideias e disposição de agir da mesma forma.

  45. Então, não pode mais expor uma situação extrema?! Sim, extrema. Pois se o dono do carro tomou essa atitude, de um tudo o mesmo já deve ter feito.
    Coitado? Realmente, coitado por estar passando por essa situação e ainda ser condenado por uns e outros.
    Já com relação ao dono da loja, só quem perde é ele. Se bem, para uns isso nem chama perder…

  46. O cara encheu o rabo, o dono da loja é a maior simpatia do mundo rsrs o dono desse carro ta fundido o coitado.

    1. Mentira.
      Vários proprietários se queixavam que a css daqui SEMPRE impossibilitavam ou no mínimo difultavam o proceder com a garantia.
      Diziam que era um verdadeiro parti conseguir o concerto ou a reparação dos defeito s oriundos de fábrica.
      Um dia isso iria acontecer.

    2. Se o proprietário do veículo chegou a ese ponto, é porque já existiu várias cobranças e reclamações por parte dele. Por parte do concessionária, no mínimo ele explica que a fábrica está resolvendo para poder dar a assistência devida. Concordo plenamente com atitude do mesmo, o dono pessoa física é uma coisa, a concessão da marca é outra.

    3. Fudido???? A PARMALAT ENTENDIA MAIS DE LEITE DO QUE ESSA LOJA DE CARRO EMQUEBROU, O ABN ENTENDIA DE FINANCIAMENTO E QUEBROU, EU MESMO ESTAVA PENSANDO EM TROCAR MINHA PAJERO POR UM TROLLER E ACABEI DE DESISTIR, E AGORA SABENDO QUE O "DONO DA LOJA" TEM O PODER DE DESGRACAR OS CLIENTES INSATISFEITOS COM SUA FALTA DE COMPROMISSO EM RESOLVER PROBLEMAS SIMPLES, EU E QUE NÃO QUERO CINVERSA COM ELE…..RSRSRSRS

    4. O cliente acabou fazendo uma ótima campanha de marketing inverso para a empresa. adorei isso.

    5. O cara tem que comprar um STARK carro nacional e bem melhor que o troller

    6. Por este mesmo excesso de simpatia ele já teve que pagar indenização a pelo menos um cliente (que eu saiba), eu adoraria ser sorteado com o atendimento "premium" dele e assim poder lucrar mais uns trocados.

    7. Este ano eu estava decidido a comprar um troller 2014. Mas agora não vou mais. Pesquisei bastante e o número de reclamações é absurdo. Depois q a ford comprou a troller o sonho acabou. Tranquilidade não tem preço . Sei q os proprietários não estão tendo nenhuma tranquilidade. Sei que a marca tem muitos admiradores, mas digo com toda certeza que é um péssimo negócio comprar um troller nos dias de hoje. Faça como eu. Eu não acreditava então entrevistei mais de cem novos proprietários e 80 por cento disse ter se arrependido.

    8. Achei espetacular a idéia de colocar faixa no Troller, mas acho que vou fazer uma fogueira com o meu na porta da trilha Real em Belo Horizonte.

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Política

Pesquisa: Bolsonaro aparece à frente de Lula em corrida pela Presidência

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora dentro da margem de erro, em uma eventual disputa eleitoral pela Presidência da República, de acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 22 de março, a pedido do partido Progressistas (PP).

Segundo a pesquisa, no principal cenário, Bolsonaro teria 37,1% das intenções de voto contra 35,3% de Lula – como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.

Nesse cenário, aparecem na sequência o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5%; a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Entre os entrevistados, 8,0% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Inelegível
Bolsonaro, neste momento, não poderia disputar uma eleição presidencial contra Lula porque ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ações que apuraram abuso de poder político em dois episódios: a utilização do Palácio do Alvorada para atacar o sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores e a exploração eleitoral dos eventos oficiais do Bicentenário da Independência, ambos em 2022.

O ex-presidente tenta voltar ao páreo por meio de recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal, que ainda não foram avaliados. Aliados de Bolsonaro também acenam com a possibilidade de votar no Congresso algum tipo de anistia, não só para Bolsonaro, mas para os seus apoiadores que foram condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Evangélicos
Bolsonaro derrotaria Lula fora da margem de erro em alguns segmentos do eleitorado, como homens (42,8% a 33,3%), eleitores de 25 a 34 anos (40,2% a 33,8%), de 35 a 44 anos (40,0% a 32,3%) e de 45 a 59 anos (40,6% a 31,6%) e os brasileiros que têm ensino médio (41,9% a 32,3%) ou ensino superior (37,4% a 31,7%).

A maior vantagem de Bolsonaro sobre o petista, no entanto, vem naquela que se consolidou como a sua principal base eleitoral: os evangélicos. Nesse segmento, o ex-presidente teria 50,0% das intenções de voto contra apenas 27,3% de Lula.

Entre os católicos, a situação se inverte, mas com vantagem menor: Lula teria 38,6% contra 32,5% de Bolsonaro. O petista também abre boa distância entre os eleitores que têm até o ensino fundamental (41,3% a 31,2%), aqueles com mais de 60 anos (42,0% a 31,9%), os jovens de 16 a 24 anos (38,8% a 29,5%) e as mulheres (37,1% a 32,0%).

No desempenho por regiões, Bolsonaro venceria Lula no Sul (45,2% a 28,4%), no Sudeste (40,2% a 31,3%) e no Norte/Centro-Oeste (38,1% a 30,5%). Já o petista bateria o ex-presidente no Nordeste, onde tem 47,7% das intenções de voto contra 27,6% do seu antecessor

Segundo turno
Em um cenário apenas com Bolsonaro e Lula, como seria em um eventual segundo turno, o ex-presidente continua numericamente à frente, mas por quase nada de diferença: ele tem 41,7% das intenções de voto contra 41,6% do petista. Entre os entrevistados nesse cenário, 11,4% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

Pesquisa
O levantamento ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Os primeiros números foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou a pesquisa.

Ciro Gomes
Eduardo Leite
Jair Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva
Simone Tebet

VEJA

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Geral

Parnamirim é destaque nacional no ranking de municípios brasileiros com melhor acesso ao pré-natal

Foto: Divulgação

Os investimentos feitos pela Prefeitura de Parnamirim-RN na ampliação dos serviços oferecidos em sua rede própria de atenção às mulheres gestantes garantiu reconhecimento nacional à gestão. Os dados são do indicador Atendimento pré-natal, que utiliza informações do DataSUS e faz parte do pilar Acesso à saúde.

É o Ministério da Saúde que apresenta o Ranking de Competitividade dos Municípios, trazendo luz a essa política tão importante e dando destaque aos municípios brasileiros com melhor desempenho no serviço. É nessa lista que Parnamirim no Rio Grande do Norte aparece entre os classificados. A cidade foi uma das melhores da região Nordeste e a segunda melhor do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas (por poucos pontos) de Macaíba.

“Felizes com o resultado que demonstra que estamos no caminho certo, investindo na saúde, ampliando os serviços à nossa população e certamente vamos avançar ainda mais para um atendimento cada vez melhor”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

“O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade. Vamos seguir trabalhando para conquistas ainda maiores”, explica a secretária Luciana Guimarães.

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Cidades

Prefeitura de Ceará-Mirim inicia distribuição de mais 10 toneladas de pescado para a Semana Santa

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim está realizando a entrega de peixes para a Semana Santa nas zonas urbana e rural, a partir desta quarta-feira, 27.

A ação tem como objetivo garantir que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que realizaram cadastrados ao longo da semana tenham acesso a esse alimento tradicional durante o período da Páscoa.

Serão distribuídas mais de 10 toneladas de peixes de qualidade para a população. A entrega está acontecendo de forma descentralizada, nos próprios pontos de cadastramento, de forma organizada e priorizando o público idoso, gestantes e mães com crianças de colo.

É importante ressaltar que a Semana Santa é um momento de reflexão e solidariedade, por isso, a Prefeitura de Ceará-Mirim se compromete em realizar essa ação de maneira eficiente, contribuindo para a alimentação das famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

“A ação é importante para que as famílias tenham a garantia de direitos no sentido de proporcionarmos a elas uma segurança alimentar e nutricional nesse momento da Páscoa”, disse o prefeito Júlio César, onde participou da entrega na zona urbana na manhã desta quarta-feira.

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Educação

Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Foto: Divulgação

O potiguar Kácio José Cardoso foi um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr). O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (27) pela organização do evento.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

“A minha sensação é de gratidão. Eu queria agradecer a todo mundo que de alguma forma me ajudou a conquistar isso. Ainda não caiu a ficha, ainda estou incrédulo, mas a sensação é de gratidão pelos meus pais, que fizeram de tudo para que eu me mantivesse na escola, que eu tivesse educação; pelos professores de matemática que passaram na minha vida, que me inspiraram a seguir nessa área que amo tanto e que quero contribuir bastante; e à minha equipe, meus colegas de trabalho. Sem dúvida, eu não estaria aqui sem eles”, disse o professor.

A apresentação dos vencedores das olimpíadas ocorreu de forma online e os 10 vencedores foram apresentados por ordem alfabética (veja o vídeo abaixo).

Kácio José Cardoso Santos, de 34 anos, aprendeu a gostar de matemática ao receber uma missão de seu pai quando tinha apenas nove anos de idade. Líder entre os cortadores de cana de Baía Formosa, no litoral Sul do estado, o pai do menino terminava o dia na lavoura, mas ainda levava os cálculos da produção dos trabalhadores para casa.

Todos os dias os dois se reuniam para fazer contas e garantir o pagamento adequado a dezenas de profissionais da lavoura.

“Ele fazia as contas de cabeça e eu tinha que confirmar tudo na calculadora. Com o tempo, fui passando a me interessar pelos cálculos e por aprender todas as regras da matemática”, conta o professor da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, atuando no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra.

Kácio é o único dos quatro filhos que cursou o ensino superior. O pai frequentou a escola por poucos anos. “Ainda no ensino fundamental, passei a ir à escola à noite para acompanhar minha mãe, que havia parado de estudar para criar a mim e aos meus três irmãos”, relatou o professor.

Dos 15 aos 17 anos, o professor dividiu o Ensino Médio com a rotina de descascador de coco. Ganhava R$ 18 reais a cada mil cocos descascados. Por dia, recebia cerca de R$ 25 reais. Sabendo do talento de Kácio e da importância da educação, o professor de matemática Cláudio Palhano incentivou o aluno a se inscrever no vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Kácio fez a prova e passou no vestibular para matemática. Ingressou no curso em 2008 e se formou em 2011.

No mesmo ano em que concluiu o curso, o professor passou em um concurso para a rede estadual de educação e no mestrado da UFRN. Por causa da rotina de trabalho, ele não conseguiu concluir a pós-graduação, mas retornou à instituição e cursa o mestrado atualmente.

G1 RN

Opinião dos leitores

    1. Parabéns Kácio!! fomos contemporâneos na UFRN e moradores da Residência Universitária. Essa é a prova de que a educação é o principal instrumento de mudança de vida… Pena que nunca foi levada a sério no Brasil.

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Judiciário

Inquérito do Consórcio NE tramita no STF há um ano

Foto: Camila Souza

O inquérito do escândalo da compra dos respiradores fantasmas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste faz um ano que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), mas até agora não se tem notícia do seu andamento.

Os autos tramitam em segredo de justiça por envolver o atual chefe da Casa Civil, Rui Costa, que à época, em abril de 2020, era governador da Bahia e figuram12 denunciados, por terem causado prejuízo de R$ 49,5 milhões pela compra fraudulenta dos 300 respiradores que nunca chegaram aos Estados da região para tratamento de pacientes infectados de Covid-19.

O ex-deputado estadual Kelps Lima que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a aquisição de respiradores que causando prejuízo de quase R$ 5 milhões ao Estado, disse que a Assembleia Legislativa cumpriu o seu papel de coletar informações e provas, ouvir os envolvidos. “Não cabe à Assembleia processar e nem julgar”, disse.

Kelps Lima afirma que tem conhecimento de tudo o que consta nos autos e pelo que tem lá “já era pra ter gente presa, porque há delação”, lamentando que isso ainda não tenha ocorrido, porque . “Fico muito triste porque roubaram o dinheiro da população”.

Segundo Lima, cópias do relatório da CPI da Covid-19, que completou quatro anos em dezembro do ano passado, foram entregues aos órgãos de controle, como Ministério Público Federal e Tribunais de Contas e nas Supremas Cortes. “Lamentavelmente não tenho conhecimento de como anda o inquérito”.

Em 28 de março de 2023, o então vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito sigiloso instaurado para investigar possíveis crimes na contratação direta, pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), de uma empresa supostamente sem qualificação técnica para fornecer 300 ventiladores hospitalares que auxiliariam no combate à pandemia da Covid-19, no valor de R$ 49,5 milhões.

Mas em razão da existência, à época, de autoridade com foro por prerrogativa de função –, foram deferidas medidas cautelares para aprofundamento das investigações em curso, como quebra de sigilo bancário e telefônico/telemático, além de diligências de busca e apreensão.

O ministro Og Fernandes observava que estavam pendentes a análise do material apreendido e o relatório policial sobre as provas reunidas na Operação Ragnarok. O Ministério Público Federal (MPF) também informara que não havia mais competência do STJ para o inquérito, por não haver, nenhum investigado com foro por prerrogativa de função naquele Tribunal.

Dai, o ministro Og Fernandes havia concluiu pelo envio do inquérito deve ser enviado ao STF para que aquela corte avaliasse a existência, entre as pessoas investigadas, de autoridade com foro por prerrogativa de função que determinasse a sua própria competência.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Agora vai, Flávio Dino está no STF e vai dá celeridade.
    Espera, Flávio Dino não era presidente do consorcio à epoca?
    NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA.

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Economia

Após impulsionarem Bolsa, estrangeiros retiram recursos do Brasil

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Com incertezas sobre os juros americanos e ruídos políticos locais, a Bolsa brasileira vem perdendo recursos do exterior. Desde o início do ano, investidores estrangeiros já sacaram R$ 21,8 bilhões da B3, arrastando, com eles, o desempenho do Ibovespa.

A saída ocorre após um forte movimento de otimismo. No último trimestre do ano passado, o saldo de investimento estrangeiro na B3 foi de R$ 45 bilhões, o que levou o Ibovespa a bater seu recorde nominal histórico. Agora, o índice tem queda de 4,84% em 2024.

O principal motivo para a reversão do fluxo estrangeiro foram mudanças nas apostas sobre os juros nos Estados Unidos.

No fim de 2023, dados mais fracos de inflação e emprego fortaleceram projeções de que as taxas americanas começariam a cair já em março deste ano, o que impulsionou mercados de maior risco.

Nos últimos meses, porém, novos números mostraram resiliência da economia americana, o que esfriou as projeções mais otimistas sobre um afrouxamento de juros.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. claro, quem quer investir em empresas nas quais a política fica metendo a mão? Petrobras e Vale só perdendo valor… só trouxa coloca dinheiro nessas empresas com Lula na presidencia.

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Cidades

Dois meses após invasão, retirada do MLB de terreno em Petrópolis segue indefinida

Foto: Adriano Abreu

Dois meses após o Movimento de Luta nos Bairros (MLB/RN) ter liderado a invasão a um terreno de propriedade da empresa Poti Incorporações Imobiliárias Ltda, a retirada dos invasores segue indefinida, mesmo com a decisão judicial que determina a retirada forçada desde o dia 20 de fevereiro.

Ocorre que na mesma decisão, o juiz Luis Felipe Marroquim, da 20ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condiciona a retirada à audiência pública ou reunião preparatória, para serem elaborados o plano de ação e o cronograma da desocupação. Até o momento, não há informações sobre a execução de nenhum desses procedimentos.

“Existem prazos concedidos na liminar que estão em curso, bem como o cumprimento de determinações feitas na decisão”, informou o Tribunal de Justiça do Estado.

A liminar atende pedido da Poti Incorporações no processo de reintegração de posse. O terreno, na Avenida Deodoro da Fonseca, no bairro de Petrópolis, em Natal, foi invadido desde a madrugada do dia 29 de janeiro. No dia 5 de fevereiro o juiz determinou prazo de 15 dias corridos para desocupação voluntária, sob pena de cumprimento no modo forçado. O dia 20 de fevereiro foi então a data final para a saída dos invasores.

Tribuna do Norte

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Brasil

Correios tiveram prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório

Foto: Reprodução/EPTV

Os Correios encerraram 2023 com um prejuízo de R$ 597 milhões, segundo relatório divulgado na madrugada desta quinta-feira (28). O resultado apresenta uma melhora nas contas da estatal na comparação com 2022, quando o prejuízo foi de R$ 768 milhões.

De acordo com o balanço, a receita total dos Correios em 2023 foi de R$ 21,6 bilhões, o que representa uma redução de 1,83% na comparação com 2022.

A estatal informou que as receitas no segmento internacional cresceram 23,2%, ajudando a equilibrar as contas e amortecendo a queda de cerca de 5% nas receitas com a entrega de encomendas e mensagens.

Entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo no segmento internacional estão o crescimento do e-commerce estrangeiro no Brasil e a melhor eficiência nas entregas.

Além disso, as despesas totais dos Correios também tiveram redução, passando de R$ 22,8 bilhões, em 2022, para R$ 22,2 bilhões, em 2023. A queda foi de 2,52%.

g1

Opinião dos leitores

  1. Não poderia ser diferente com PeTralhas comandando o Brasil, lembrem-se que o rombo nos fundos de pensões começou exatamente no Postalis dos correios, o resto da roubalheira não preciso falar…

  2. Fica complicado. Infelizmente esse governo não tem condições de continuar… Um verdadeiro retrocesso.

  3. Homi vamos deixar de falar em prejuízo do governo, ficam querendo inventar moda para esquecer o principal, a falência total e absoluta do nosso estado, se prenderem a bolsonaro a coisa vai piorar. Se ele for preso tem uma carrada grande de candidatos que o representam, ele nunca vais estar só, por outro lado, oa atos e falas com sinais de demência está irritando alguns petistas de alto contorno, a coisa pode ficar feia, as bolas da vez são nisia trindade e Haddad, pagar para ver.

  4. É a petralhada voltando, com força, à cena do crime. Nenhuma surpresa. O Nine não brinca em serviço.

  5. No governo anterior algumas postagens do correios tiveram diminuição de preços e a empresa tive lucro, neste governo apesar de aumento em algumas postagens a empresa está no vermelho. Esse é o jeito PT de governar

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Judiciário

Gilmar opina sobre Bolsonaro antes de STF julgar casos e abre debate sobre imparcialidade

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tem feito uma série de críticas relacionadas a casos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As falas antecedem a chegada dos processos contra Bolsonaro e sobre golpismo à pauta de julgamentos da corte e levantam questionamentos já feitos anteriormente sobre possível prejulgamento e quebra da imparcialidade.

A Lei Orgânica da Magistratura Nacional veda aos magistrados “manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem”.

Apesar disso, é improvável que Gilmar seja afastado do caso ou mesmo sofra qualquer sanção, avaliam especialistas, seja porque o STF jamais aceitou um pedido de impedimento ou suspeição de ministros, seja porque os casos mencionados pelo ministros estão ainda na fase de inquérito —o das milícias digitais.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Só quererem narrativos para encobrir esse desgoverno é crise em tudo na saúde, segurança pública, educação, estatais só no prejuízo fuga de capital estrangeiro nas bolsas em fim um caos no país esses jumentos se preocupando com Bolsonaro, predam o MITO se forem capazes. Predam o Tatu e o Martelo também. Kkkk

  2. Pra alguém que não se declarou impedido ao julgar padrinho de casamento da filha…falar sobre um julgado em entrevista é fichinha.

  3. Somente falta de assunto!
    Não precisa ninguém falar pois todo mundo viu o que o canalha fascista fez e evacuou pela boca durante seu desgoverno e o muito que está sendo descoberto agora!
    Cadeia nele e ponto final!
    Dá-lhe Xandão!
    Dá-lhe Gilmar!
    Dá-lhe Dino!
    E quem ficar putinho faça novamente papel de otário acampando na frente do complexo da Papuda.
    Ou se achar ruim, faça companhia ao canalha lá dentro!

    1. Fala tanto e esquece do roubo financeiro que o seu presidente fez ou será você mais um cego a achar que ele é inocente?

  4. Pq não predem logo ?
    Fica com muido da mulestia!
    Estão querendo encobrir o papudinho, cortina de fumaça tá aí, não ver quem não quer.
    Se tiver de prender, faça carreira, omi.
    Vai fazer o Brasil parar

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Política

Haddad diz que Lula atuará como controlador dos investimentos na Petrobras

Foto: Yuri Murakami/TheNews2/Agência O Globo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 27, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá atuar como controlador da Petrobras, tanto em relação à política de preços quanto a de investimentos, para que a empresa invista mais em áreas estratégicas para o governo, como, por exemplo, em um plano de transformação ecológica. A declaração foi dada em entrevista à CNN.

A avaliação do ministro é que direcionar investimentos da Petrobras, como no exemplo da transformação ecológica, não lhe parece uma intervenção na estatal.

“O presidente já falou um milhão de vezes que, tanto em relação à política de preços da Petrobras quanto em relação à política de investimentos da Petrobras, sendo uma empresa estratégica, ele vai atuar como o controlador para que a Petrobras, por exemplo, invista mais em transformação ecológica. É um direito do controlador fomentar a Petrobras nessa direção. O petróleo, se não vai terminar, vai ser cada vez menos usado”, disse o ministro.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Prestem atenção no esquema. Hoje, a petr4 cai com a notícia; aí vem os amigos do rei no fim do dia e enchem a sacola de ações.

  2. Controlador de Investimento???!!!! Sinceramente agora vai!!! Para o buraco rapidinho a Petrobrás!!!!

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