Cultura

FOTO: Teatro Municipal de Parnamirim será inaugurado em 25 de setembro; veja programação

Teatro em Parnamirim - GS2014_MG_4905_1O Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva,o Cine Teatro de Parnamirim, será inaugurado em 25 de setembro com uma grande programação cultural que contará com mais de 150 profissionais, organizada para atender a diversidade de público e as diversas manifestações artísticas.

A festa de abertura da casa destaca o show da cantora potiguar Roberta Sá, além da participação de atrações de Parnamirim como a banda Trampolim da Vitória e uma programação repleta de apresentações culturais que se prolongarão até domingo (29).

O complexo multicultural construído através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Parnamirim e o Ministério da Cultura chega para ser o palco de grandes espetáculos, além de se constituir em uma importante usina de criação, formação e difusão artística e cultural.

Localizado no Parque Aluízio Alves, ao lado do Planetário e do Centro Administrativo do município, entra para a restrita  galeria dos maiores e mais bem equipados teatros públicos do estado como Teatro Alberto Maranhão e o Dix-Huit Rosado (Mossoró).

Estrutura

Com capacidade para 600 lugares, quatro auditórios, espaço para galeria e salas para oficinas, o Cine Teatro apresenta uma caixa cênica com 22 metros de altura, área duas vezes maior que o tamanho do Teatro Alberto Maranhão.

A estrutura do equipamento, distribuída em 4,4 mil metros quadrados, dispõe no andar térreo de hall de entrada, salas da administração, balé e ensaio, camarins, palco, praça de alimentação, espaço café, seis miniauditórios, sala multiuso, administração, sala para piano de calda e quatro camarins.

No primeiro andar estão a sala de exposições com 184 metros quadrados, mirante, recepção, mezanino, sala de reuniões, tesouraria e salas para ensaio de dança e de coral.

O Cine Teatro oferecerá cursos de formação nas mais diversas artes, além de poder receber um grande volume de espetáculos.

Além disso, haverá enormes benefícios para a comunidade artística de Parnamirim: a pauta será aberta para a realização de espetáculos locais  dentro de uma politica pública de  incentivo a produção cultural da comunidade.

O equipamento deverá abrigar também espetáculos que integram os programas artísticos promovidos pelo Ministério da Cultura, através do circuito nacional de apresentações promovidas pela Funarte.

Dentro de uma proposta multimídia, o teatro receberá também seminários e lançamentos de livros com sessão de autógrafos, exposições de artes visuais e exibição de filmes e vídeos.

Programação de inauguração

25/9 (Quinta-feira)

19h – Integrantes da banda de Música Trampolim da Vitória recepciona convidados no foyer do Cine Teatro Municipal Paulo Barbosa da Silva.

Abertura de exposição de artes plásticas no salão do piso superior.

19h30 – Solenidade de inauguração do Cine Teatro Municipal Paulo Barbosa da Silva, com a participação dos artistas Titina Medeiros, Lourdes Ramalho e Isaque Galvão.

20h30 – Show inaugural: Roberta Sá.

A cantora potiguar apresenta no palco do Cine Teatro de Parnamirim um roteiro com canções do disco “Segunda Pele”, que traz  compositores de diferentes gerações e linguagens: Caetano Veloso (“Deixa Sangrar”), João Cavalcanti (“O Nego e Eu”) e o trio Moreno Veloso, Quito Ribeiro e Domenico Lancellotti (“A Brincadeira”), além de Pedro Luís (“No Bolso”) e Jorge Drexler (“Esquirlas”). Ainda haverá espaço para revisitar álbuns de sua carreira como “Braseiro”, “Quando o Canto É Reza” e “Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria”. Sambas clássicos e marchinhas fecham apresentação da artista.

26/9 (Sexta-feira)

16h – Exposição de Artes Plásticas.

19h – Bordeline, um espetáculo de teatro baseado no conto de Junior Dalberto, que também assina a direção do monólogo estrelado pelo ator José Neto Barbosa. Estreou em agosto de 2013 e vem sendo sucesso de público, crítica e emoção.

20h – Sobre todas as coisas. A condição humana e suas fragilidades apresentadas através da dança. A condição física é um mero detalhe e a condição mental é o que muda o homem e o mantém em circunstâncias de altear o que lhe parece trágico e frágil. Não existe o frágil, existe um meio que fragiliza o outro (o ser). Essa é a proposta do espetáculo “Sobre todas as coisas”, do coreógrafo Mário Nascimento (MG), onde os bailarinos Rozeane Oliveira e Marconi Araújo da Cia. Gira Dança  contrapõem o frágil da sociedade, o frágil do ser humano ou o meio que o torna assim.

21h – Gonzagando, espetáculo apresentado pela Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, com direção de Wanie Rose e coreografias de Juarez Muniz e Gustavo Santos. Os integrantes da Cia dançam as músicas de Luiz Gonzaga, mesclando a dança contemporânea com a dança popular. Gonzagando foi apresentado este ano nas cidades de Louviers ,Rouen, Bihorel e Combourg durante uma turnê pela França.

27/9 (Sábado)

9h – Oficina: Regulagem e Manutenção de Baixos e Guitarras.

Esta oficina com os músicos Paulo de Oliveira e Múcio de Oliveira tem o objetivo de capacitar os participantes a efetuar procedimentos de manutenção e regulagens em Baixos e  Guitarras. Também haverá uma exposição dos instrumentos da empresa Deoliveira que poderão ser testados pelos participantes.

Tópicos Abordados: Regulagem de Tensor – Regulagem de pontes – Altura de cordas – Regulagem de micro-afinação na ponte – Dicas de limpeza e conservação dos instrumentos.

9h – Oficina: “Balde em Pele”

O educador cultural Tony Santos desenvolve oficina de percussão, com a pesquisa aprofundada na musica, reciclagem e construção de instrumentos.

Atividades previstas: Instruções sobre o reaproveitamento; reconhecimento dos materiais utilizados; conhecimento dos instrumentos eleitos; pratica da construção dos instrumentos; técnicas para utilização dos instrumentos; aulas de sons e ritmos.

9h – Aula Inaugural na Sala de Dança: Ballet Clássico (nível intermediário)

Aula inaugural com a experiente Wanie Rose, diretora na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, visa valorizar as dinâmicas de exercícios e coordená-los com a colocação correta de braços, costas e quadris para que o trabalho do En Dehors seja realizado de forma consciente.  Destacará a importância de trabalhar exercícios de equilíbrio e coordenação. Em seguida ritmo e agilidade nos pequenos saltos. Deslocamentos e projeção nos grandes saltos coordenando com eixo, peso e velocidade, passando assim pelos princípios da Técnica do Ballet Clássico.

14h – Oficina: A guitarra e suas possibilidades

O premiado músico Jubileu Filho (arranjador, guitarrista, violonista, baixista, trompetista, compositor e cantor e integrante do trio Candeeiro Jazz) vai abordar improvisação, estudo de escalas, arpejos e acordes; técnica de palheta e mão esquerda.

16h – Exposição de Artes Plásticas

19h – Bach & Baião – em concerto e quermesse. Espetáculo musical do Coral Harmus, sob a regência da maestrina Leninha Campos, o show conta ainda com participação da Camerata Luiz Gonzaga e dos pianistas Humberto Luiz e Leandro Rocha.

20h – Parnamirim em Versos e Canções. Show multicultural que une jovens e veteranos artistas, para celebrarem a inauguração do Cine Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva interpretando canções, poemas e versos de ilustres nomes da cultura potiguar, que residem em Parnamirim e adjacências.

O show, com direção musical do Maestro Franklyn Novaes, tem uma banda especialmente formada para acompanhar 14 cantores e cantoras que com diferentes estilos musicais retratam os sentimentos, os desejos e os sonhos que tocam a cidade de Parnamirim. As canções de Almir Padilha, César Holanda, Ismael Alves, Itanildo Medeiros e os versos de Gilvânia Machado, José Lucas Barros e Janduhi Medeiros passeiam em um roteiro cênico assinado pelo diretor e dramaturgo Junior Dalberto.

28/9 (Domingo)

15h – Exposição de Artes Plásticas

15h – Minh?alma e o Verso. A relação da musica de Alvamar Medeiros com a poética de vários autores. Uma celebração pela vida, embalado por canções que retratam uma intensa relação de amor entre pais e filhos. Participação de Samir Tarik (percussão) e Drika Duarte (performances poéticas).

16h – Humor infantil com Bisteca e Peteca.

20h – 7 Conto – A Comédia. Espetáculo com o ator Luís Miranda, que retrata, de uma maneira divertida, as diferenças do Brasil, através de sete personagens engraçados, com contextualizações inéditas e novos figurinos e projeções.

Opinião dos leitores

  1. Em plena campanha politica, por que não inaugura depois será que é para garimpar votos para o meu xará.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça mantém sentença para que Governo do RN reforme escola estadual em Natal

Foto: Divulgação

Os desembargadores que integram a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, à unanimidade de votos, negaram recursos interpostos contra sentença proferida pela 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal que determinou ao Estado do Rio Grande do Norte que, no prazo de 12 meses, contados do trânsito em julgado da sentença, promova integralmente a reforma do prédio onde funciona a Escola Estadual Ferreira Itajubá, no bairro de Neópolis, em Natal.

A reforma deve ser feita conforme as intervenções indicadas no laudo anexado ao processo, deixando suas instalações seguras para receber alunos, professores e funcionários, conforme dispõem o Decreto nº 5.296/04, a NBR 9050/2004 e demais legislações pertinentes – sob pena de responder por multa única de um milhão de reais, a ser liquidada após trânsito em julgado e paga através do sistema de Precatório, pelo descumprimento, a ser revertida a fundo vinculado à promoção de políticas públicas escolares no âmbito estadual.

A decisão foi determinada nos autos da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público contra o Estado do Rio Grande do Norte. No recurso, o Estado do RN alegou que “os pedidos do Ministério Público Estadual encontram óbice nos princípios pertinentes à separação dos Poderes e da soberania orçamentária, nos termos dos arts. 2º, 25, 165 e seguintes da Constituição Federal, (…)”.

Afirmou que, tendo em vista a inexistência de prévia dotação orçamentária, não caberia falar em obrigação de fazer por parte do Estado, justificando que tal situação violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal nº 101/2000. Defendeu a violação ao princípio da reserva do possível, dizendo que não se pode ser determinado algo superior ao limite de pagamento do Estado ou às suas condições econômico/financeiras.

Por outro lado, o Ministério Público também interpôs Apelação Cível requerendo o seu conhecimento e provimento para reformar a sentença e fixar multa pessoal à Governadora do Estado do RN e ao Secretário Estadual de Educação e Cultura do RN.

O relator dos recursos, desembargador Dilermando Mota, entendeu que, nos casos de omissão do ente estatal, o Poder Judiciário deve intervir para assegurar, nos moldes previstos em lei, o direito a acessibilidade a portadores de deficiência física ou com mobilidade reduzida, que tem previsão constitucional. Explicou que é facultado ao Ministério Público, garantido pela Constituição Federal e pela Lei nº 8.625/93, promover ação civil pública com o objetivo de proteger o direito à acessibilidade.

Ele esclareceu que, negar a proteção pretendida nos autos, omitindo-se em garantir o direito fundamental dos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida, o Estado viola a Lei e a Constituição Federal e atenta contra a dignidade da pessoa humana, haja vista que o direito à acessibilidade não pode ser relativizado, especialmente porque, no caso analisado, tem o objetivo de garantir o direito fundamental à educação, o qual é priorizado quando se trata de portadores de necessidades especiais.

Por fim, decidiu que o Estado do Rio Grande do Norte figura como parte demandada, não havendo legitimidade da Governadora do Estado e do Secretário Estadual de Educação e Cultura para responder pela multa cominatória imposta, em razão de descumprimento de decisão judicial, uma vez que não integrou a lide. Assim, manteve a sentença em todos os seus termos.

Com informações do TJRN e Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morreu nesta quinta-feira o médico Joaquim Alves da Fonseca

Foto: Reprodução 

Morreu na manhã desta quinta-feira (25) o médico Joaquim Alves da Fonseca. O Dr.e professor já vinha doente há 17 anos.

O velório será às 14 horas e a Missa às 17 horas. Já o Sepultamento será às 18 Horas no Morada da Paz, em Emaús. 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do suspeito de matar psicóloga em Assu diz que ele tem laudo de “incapacidade mental”

Foto: Reprodução 

Preso como suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras em Assu, o servidor do Tribunal de Justiça, João Batista Carvalho Neto, estaria afastado desde 2023 através de laudos psiquiátricos que apresentam sinais de “incapacidade mental”. Isso é o que afirma André Dantas, advogado do acusado. De acordo com a Polícia Civil, a principal motivação do crime seria para obter informações sobre a ex-namorada, que é amiga da vítima.

A morte de Fabiana Maia Veras aconteceu no fim da tarde da terça-feira (23). Após ser encontrada, foi constatado que o corpo da vítima estava amarrado e com sinais de violência, apontando uma possível luta corporal. João Batista foi preso em Natal, na tarde da quarta-feira (24), em um condomínio de Nova Descoberta e chegou a descartar itens utilizados no homicídio dentro desse condomínio. Policiais chegaram a encontrar uma arma, gandolas e socos ingleses, entre outro equipamentos.

Durante a entrevista, o advogado do suspeito afirmou que os laudos de incapacidade mental de João Batista Carvalho Neto serão apresentados em momento adequado. “Isso não é um álibi de defesa”, diz André Dantas.

Câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da residência da psicóloga, cedidas pela Polícia Militar, mostram que por volta das 16h40 um homem de estatura baixa, forte, vestido com uma camisa social, calça jeans, luvas e rosto coberto com pano árabe aguardava na frente do local. Ela demora a reconhecê-lo, mas mesmo assim abre a porta. De acordo com as investigações da Polícia Civil, este homem seria João Batista Carvalho Neto.

Após o homem entrar, a vítima mostra a clínica, que funcionava no mesmo local, e ao mesmo tempo demonstrava estar surpresa com as roupas dele. Eles entraram em um quarto da residência e após 20min o homem sai com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo do tipo Peugeot Sedan na cor preta e sem calotas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é reprovado por 53 % da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

A gestão Lula foi reprovada por 53%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Eu aprovo LULADRAO, ele e seus comparsas estão fazendo o que se proporam, quebrar o país e deixar um rombo pior que quando governo no passado. Bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 68% da população

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

A gestão Fátima foi reprovada por 68%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Sobre Fatão GD, tem nem o que falar, está fazendo o que se propôs, quebrar o estado. Só está bom prá ela e seus comparsas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Taveira é aprovada por 41%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Taveira foi aprovada por 41,8%, já 38,4% reprovam e 19,8% nao sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM REJEIÇÃO: Salatiel é rejeitado por 17%, Nilda 12%, Eron e Marciano 8% e Kátia 3%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também perguntou em quem os entrevistados não votariam de forma alguma.

 

Salatiel foi o mais rejeitado por 17,4%, Nilda 12,2%, Eron e Marciano Júnior 8,6% e Kátia 3,8%. Já 37,6% não sabe dizer, 10,8% todos e 2,4% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM CONFRONTO DIRETO: Nilda tem 35% contra 30% de Salatiel

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou confronto direto entre os dois pré-candidatos que mais pontuaram.

 

Neste cenário, Nilda tem 35% contra 30,4% de Salatiel, enquanto 21,8% não sabe dizer e 12,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 3: Em cenário com três nomes mais citados, Nilda e Salatiel têm novo empate

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um terceiro cenário estimulado somente com os nomes de Nilda, Salatiel e Kátia Pires.

 

Neste cenário há novo empate na margem de erro entre Nilda com 29,6% e Salatiel com 25,2%, já Kátia somou 14,4%, enquanto 19,8% não sabe e 11% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 2: Nilda e Salatiel empatam tecnicamente no primeiro lugar

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um segundo cenário estimulado. Neste cenário professora Nilda teria 29,4% contra 25% de Salatiel, o que configura empate técnico na margem de erro, Em seguida vem Kátia Pires com 13,8% e Eron 0,8%, já 19,2% não sabem dizer e 11,2% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *