FOTOS: Vejam como vai ficar a Orla de Natal

slide-30-638slide-38-638“Finalmente, a cidade vai ter uma orla de respeito para que seja aproveitada por seus cidadãos e visitantes”. Foi assim que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, celebrou a assinatura da ordem de serviço para as obras de urbanização e acessibilidade da orla do município, tanto em Ponta Negra, na Zona Sul, quanto nas praias da Zona Leste, da praia dos Artistas ao Forte. As intervenções estão orçadas em R$ 13 milhões, com recursos oriundos do Ministério do Turismo, e serão executadas pela Construtora Ramalho Moreira, que deve entregar os serviços no final de maio de 2014. A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira (16), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, e contou com a participação de secretários municipais, membros das entidades empresariais e turísticas do Rio Grande do Norte.

Parceria das secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), de Serviços Urbanos (Semsur), e de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), o projeto contemplará cerca de sete quilômetros de orla e terá como principal diretriz a urbanização, serviços de eliminação de barreiras arquitetônicas, ordenamento do uso do solo, requalificação da orla urbana e consolidação do corredor turístico.

projetoorla1

 

No geral, serão feitas as seguintes intervenções: adequações do passeio público com substituição do revestimento do piso, implantação de novos mobiliários urbanos, ciclovias entre as praias do Meio e Forte, adequação e distribuição dos quiosques em áreas mais agradáveis e amplas, implantação de banheiros acessíveis, criação de áreas de depósito para guarda de materiais dos quiosques, rampas e escadarias para acesso à faixa de areia, sinalização adequada, área de estacionamento, substituição de iluminação pública, iluminação decorativa, paisagismo, áreas de recreação infantil, e academia da Terceira Idade.

 

Entre os equipamentos públicos, as praias do centro receberão um abrigo de salva-vidas e um de bombeiros, duas paradas de ônibus, 18 quiosques diferenciados, sendo três acessíveis; seis quiosques/bar, seis baterias de banheiros, sendo cinco unidades com depósitos; dois jogos de playground, dois jogos de academia, sendo um para a Terceira Idade; caramanchões, abrigo para artesanato (praia do Forte), prédio com lojinhas de serviços (na praça do Pâmpano), além de bancos, lixeiras, orelhões e paisagismo.

 

A Praia de Ponta Negra, por sua vez, além dos quiosques (29), das baterias de banheiros (05), abrigo de salva-vidas, abrigo de bombeiros, espaço para artesanato, bancos, lixeiras, orelhões e paisagismo, contará, também, com dois decks com mirante. No mês de maio último, o prefeito Carlos Eduardo já havia se reunido com o trade turístico e com associações de quiosqueiros, ambulantes e concessionários de espaços públicos das praias do Forte, do Meio, dos Artistas, Areia Preta e Ponta Negra para discutir o projeto. Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), todos os atuais donos de quiosques e barracas permanecerão com seus espaços comerciais.

 

 

    10 Comentários

    1. CARMEM DENISE FERNANDES disse:

      É fácil fazer uma Orla bonita dessa com o nosso dinheiro e ainda fazem superfaturamentos e usam materiais de quinta categoria que depois da copa vai desabar tudo. Essa cidade tem uma doença incurável que se chama CORRUPÇÃO . Mas, essa é minha opinião e vcs devem respeitar como respeito a de vcs acharem tudo maravilhoso, se der certo gente, parabéns e darei minha mão a palmatória.

    2. Gib@ disse:

      Não há mudanças nenhuma, o que vejo nessa fotos somente limpezas e muito poucas besteiras, cadê a Ciclovia o espaço onde as pessoas poderia caminhar, patinar, praticar Cooper, na verdade esse queijo de R$ 13 milhões não será usado totalmente, será dividido entre os ratos que o povo ainda não conseguido eliminar… Lamentavelmente.

    3. JOrge disse:

      O que adianta se as praias são impróprias para o banho ?

    4. Deusdeth Varela Junior disse:

      Povinho pra reclamar, viu? Paciência…

    5. Santiago disse:

      E aquele viveiro de rato e cobra em Ponta Negra? Pedregulho acabou com a praia já!

    6. CHAGAS disse:

      Paulo Cesar a Zona Norte sempre foi esquecida por esses profissionais da pilitica,quando fazem deixam pela metade como foi as obras da gestão CALOS ALVES isso mesmo CALOS ALVES E VILMA MAIA,lembre-se também que MICARLA só foi eleita pela péssima administração desse ALVES e deu no que deu.

    7. CHAGAS disse:

      Ele não terminou nem as da gestão passada,imagina essa.

    8. Henrique S. disse:

      A Prefeitura precisa retirar aquele excesso de barracas que tornam as praias urbanas de Natal parecendo uma feira livre, a ocupação ordenada se faz necessário para uma convivência harmoniosa entre banhistas e vendedores.

    9. Carlos disse:

      TODAS AS OBRAS SERÃO PRO FINAL DE MAIO/2014? O PREFEITO VAI PASSAR TODO O MÊS DE MAIO/2014 SÓ FAZENDO INAUGURAÇÕES.

    10. Paulo César disse:

      Tou enganado ou a Redinha foi esquecida?