Juiz dos EUA autoriza investidores a processar coletivamente a Petrobras

Petrobras à beira do abismo  (Foto: Arquivo Google)Um juiz dos Estados Unidos abriu o caminho nesta terça-feira para que investidores processem a Petrobras em grupo, em uma ação envolvendo bilhões de dólares em perdas decorrentes de um escândalo de propina e corrupção envolvendo a estatal brasileira, investigado pela Operação Lava-Jato.

O juiz distrital Jed Rakoff, de Manhattan, Nova York, certificou duas categorias de investidores — a que adquiriu títulos de dívida da Petrobras em duas ofertas públicas, e outra que comprou ativos mobiliários entre janeiro de 2010 e julho de 2015 — afirmando que suas alegações são similares o suficiente para dar continuidade à uma ação coletiva.

Uma categoria comprou vários papéis da Petrobras entre janeiro de 2010 e julho de 2015 e será liderada pela Universities Superannuation Scheme (USS), um fundo de pensão de funcionários de instituições de ensino de nível superior na Inglaterra.

A outra categoria de credores comprou títulos de dívidas em ofertas realizadas em 2013 e 2014. Ela será liderada pelo Tesouro do estado da Carolina do Norte e pelo Sistema de Aposentadoria dos Funcionários Públicos do Havaí.

Reuters

Publicidade

Comentários:

  1. Brasil, meu país! disse:

    …enquanto isso as ações suburam 4% hoje.

  2. Mily disse:

    O PT acabou com o Brasil descaradamente, essa novela nunca vai acabar…Vergonha de ser Brasileira!!!

  3. Observador disse:

    Petrobras, quem te viu, e quem te vê. Falida e caloteira.