Jornalismo

Marista lamenta acidente com aluno

Segue nota oficial do Colégio Marista sobre acidente ocorrido na escola esta manhã.

Infelizmente, encaminho este e-mail para informá-los (las) à respeito da fatalidade ocorrida no Colégio Marista de Natal na manhã desta terça-feira (23). O aluno do 8º Ano do Ensino Fundamental, L., de 15 anos, pulou do 1º andar de um dos corredores de sala de aula da escola. Felizmente, nada de grave aconteceu com o garoto, que foi levado consciente para o Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com informações do Diretor do Marista de Natal, Irmão Nilton Dourado, que acompanhou o estudante até o hospital, “ele sofreu um corte no queixo e quebrou um braço”. L. continua internado no HWG, em observação, e na companhia do pai e da coordenadora do Ensino Fundamental I, Ester Yglesias. Ainda segundo informações apuradas com o Irmão Nilton Dourado, L. deve passar por uma cirurgia no braço que quebrou. O que motivou L. a tomar essa decisão desesperadora ainda está sendo investigado pela polícia. Um Boletim de Ocorrência foi protocolado na 1ª DP (Centro da Cidade).

Opinião dos leitores

  1. Hoje aos passados seis anos desse comentário de Bianca no dia 26-08-2011,concordo plenamente a culpa e´ das escola, so´as escolas tem o poder de mudar isso , estou me referindo aos atentados nos colégios,pessoas vitimas de bulling fazem isso , vcs acham que ninguém enxergou aquele garoto de 14 anos que atirou em um colégio em Goiania sendo humilhado sempre , quantas vezes essa coordenadora que dizem que amparou ele não ouviu as queixas dele ate´ pode ter presenciado algumas 'gracinhas ' dos colegas de classe e ainda tem a internet com certeza se procurarem deve ter algum grupo ou pagina de rede social criada para humilhar o cara ainda mais ,estudei com uma garota que ela sofria muito por ser surda os pais dela eram negligentes mais a escola tinha o dever de reparar na situação e cobrar dos pais ,ela tinha um apelida horrível "a retardada surda" comparavam ela com a cuca aquela personagem do sitio do pica pau por ela ter cabelos longos e amarelos ,simplesmente esses nojentos cortaram o cabelo dela todo torto porque ela respondeu depois de uma serie de humilhações , a diretoria da escola intimou os pais a tirarem ela da escola e os agressores nada sofreram de punição ,e a mãe dela se mudou para Santos -são Paulo levando ela e seus dois irmãos e la ela se matou se jogando do terceiro andar do colégio ,de vez a mãe dela da um tempo e depois colocar ela em uma escola simplesmente a ignorou como tantos pais fazem por ai .

  2. Bullyng é coisa séria!!
    O Marista é uma instituição séria,que combate isso com várias campanhas,resta os pais acompanharem mais de perto os filhos para colher informações do que acontece no seu dia a dia.se seu filho tem um problema em relação a isso, tem tratamento.
    Uma pena o colégio ter perdido coordenadores como Elizabeth e Nery, pessoas qualificadas que eram muitos duroes nas atitudes.O que o marista está precisando!!!

  3. Esse acidente foi uma fatalidade,poderia ter acontecido em qualquer outro lugar!Não culpo o Marista.O colégio tem sua parcela de contribuiçao em algums pontos em relação aos filhos,nós pais é que devemos e temos a obrigação de educar,ensinar e mostrar valores.Se temos algum problema com filho(a), devemos procurar ajuda no colégio.Mas tem pais que não estao nem ai,não acompanha de perto seu filho,não tira um tempinho para ver um treino dele,ir assistir uma missa tbem com ele,ir ao santissimo nas quintas feiras,conversar com amigos deles no proprio colegio,ir a reuniões.Isso sim é acompanhar.Orai e Vigiai!!!Se o colégio tem algo que não estamos satisfeitos temos mais é que enviar sugestões fazer criticas construtivas….

  4. olha eu conheço muito bem L. nos somos amigos intimos e todas essas pessoas que ficam inventando historias por favor PAREM o maximo que podemos fazer e rezar muito para que ele fique bem logo e nao ficar fazendo comentarios mentirosos
    MUITO OBRIGADA

  5. todos lamentam!!

    mas a escola, as famílias, poderiam evitar que isso tivesse ocorrido, felizmente, o pior não aconteceu.

    Já estudei em colégios religiosos, e fui vítima de bullyng, procurei ajuda e nunca ninguém me ajudou…. até hoje sofro sequelas dessa covardia estúpida e barata que que muitas vezes a sociedade faz vista grossa e acha normal, acha que é coisa de criança. Mas não percebe que essas "brincadeirinhas" pode ter resultados devastadores no futuro. Exemplos mostrados sempre nos noticiários.

    É lamentável apenas lamentar, é preciso atitude!!

  6. A verdade é que os pais em parte são responsaveis pelos atos dos filhos, afinal são crianças que deveriam ser educadas desde casa, muitas vezes os pais nem sabem o que se passa com o proprio filho, muitas vezes são crianças agressivas, sem educação, muitos com problemas vindo do proprio lar onde a criança muitas vezes tem transtornos e os pais não percebem. É ai que estão os problemas…Filhos que não respeitam pai , mãe e querem fazer o mesmo com os outros, porque não tem atenção devida na propria casa. Pais, vamos prestar mais atenção nos filhos, se preocupar mais com o que fazem e com quem andam, só assim podemos administrar uma familia.Se os pais dessas crianças que praticaram BULLYING com o colega vigiasse melhos seu filho, ou desse uma educação mais rigida nada disso teria acontecido. Espero que sirva de lição para os pais dessas crianças e rezem para que eles não sejam mais uma vitima desse absurdo. Que Deus abençoe essa criança e que proteja como vem protegendo.

  7. Pelos comentários que li tem muito pai que acha que o filho é Santinho viu?
    Eu vejo todo mundo reclamando aqui que o colégio não age da melhor maneira para inibir o bullying, como na minha época isso não existia realmente não sei o que está sendo feito por lá, porém já vi inclusive banners desde o ano passado espalhados pelo Colégio reprimindo a prática. Os pais só reclamam mas não sugerem nada. Eu vi alguém comentando que fazer um trabalho sobre bullying é pouco pro sofrimento da família, então essa mãe sugeria o que? Olho por olho, dente por dente? Se o Marista assumisse essa posição iria agradar os pais dos sofredores de bullying? Se seu filho fosse agredido ele, com o aval do Colégio poderia agredir o outro, olha que beleza?
    Enfim.. pais, parem de reclamar e façam sua parte, se mobilizem, dêem educação, ensinem a importância do respeito ao próximo, e não defendam seus filhos de tudo e de todos, eles precisam aprender a se virar sozinhos. Fiquei abismada com um fato que relataram aqui de um aluno que chegou atrasado e sua mãe juiza foi reclamar no colégio, ahhhh vaaah!

  8. Os mais velhos devem ser exemplos para os mais jovens mas infelizmente não está acontecendo, a sociedade atual está vitimando as nossas crianças e jovens. Peçamos a Deus misericórdia e ajuda para educar a juventude, eles precisam de referencial, apoio, conselhos, ensinos práticos, compreensão. Cadê os exemplos para eles? Deus esteja com todos.

  9. Entendo e encaro o incidente ocorrido no Marista como uma fatalidade. Estudei no Colégio de 1970 a 1982 e nunca tomei conhecimento de fato desta natureza. Atualmente, uma filha minha estuda no Marista . Tal ocorrência não vai e não deve macular a imagem do Colégio já consagrada no seio da sociedade natalense, até porque o Marista preza pela vedação irrestrita ao chamado bullying e não-violência, mormente em sendo uma instituição que apregoa a paz e o amor diante dos canônes e ideais católicos.

  10. Bullying é crime!
    Não é algo normal como algumas pessoas vem dizendo logo em alguns depoimentos.
    Se sempre aconteceu: apelidos, agressões físicas etc, já é hora de parar!!!!
    Essas crianças que estão cometendo bullying devem ser punidas, pois estão destuindo uma vida, a mente humana é algo que temos que ter de mais saudável em nosso corpo.
    Todas as escolas devem dar mais atenção a isso e não ficar com medo de perder alunos, dinheiro não é tudo! Ainda mais uma escola que deve priorizar um bom cristão "acima de tudo"!
    Meu filho também sofreu bullying na escola de crianças que necessitavam de um trabalho individual (já que muitas vezes os pais não educam seus filhos), graças a Deus que a escola foi muito prudente e ele não teve nenhum dano.
    Espero que a escola Marista consiga resolver esse problema para que outros casos não venham.
    Desejo que Deus ilumine essa família e também a todos os profissionais, pais, alunos que fazem a escola Marista.

  11. Sou aluna do colégio Marista e eu sei que o que aconteceu foi uma grande fatalidade, porém isso poderia ter acontecido em qualquer outra escola daqui de Natal, ou de qualquer outro lugar.
    O Marista é um colégio que tem história, e quem estuda, ou já estudou lá sabe que é uma grande família. O colégio não foca unicamente o vestibular, mas nos ensina a sermos pessoas melhores, contribuindo para a formação do nosso caráter, e contribuindo também para a nossa formação religiosa (independente da religião do aluno). Além disso é um dos poucos colégios que faz uma grande campanha contra o bullying, e o que aconteceu não está ligado apenas a isso, mas a problemas pessoais e familiares, a junção de tudo foi a gota d'água para essa criança de apenas 13 anos. Aos que estão dizendo que escola está minimizando os fatos, estão completamente enganados, pois a escola está primeiramente apurando os fatos, juntamente com a polícia, e não deverá se pronunciar antes de ter certeza do que aconteceu, mas a quem interessa (os alunos e seus pais) a escola já tratou de enviar um comunicado!
    Ao contrário do que foi dito, nenhuma turma estava sem aula, e no colégio não costuma faltar professor, e raramente quando isso acontece a turma não fica em horário vago, nem nos corredores, sempre tem alguma atividade pra fazer. E mesmo assim, não foi o que aconteceu, a referida turma estava tendo aula normal!
    Acho que não seria demais pedir que tenham bom senso e que parem de especular, aguardem a apuração dos fatos, não julguem nem critiquem antes de ter certeza do que aconteceu, e acima de tudo lembrem que é a vida de uma pessoa que está em jogo!
    Rezem para Deus dar força a essa criança e a seus familiares e amigos!

  12. Querido Renatinho, só tenho um argumento a dizer: Crie vergonha na cara. Você não estuda na mesma sala que o acidentado, porque eu, assim como todos os colegas dele, sei que eles estavam em aula. A professora Suzana estava dando sua aula de geografia um pouco após a troca de horários e L. pediu permissão à professora para ir ao banheiro. Algumas amigas minhas estavam, assim como eu, em frente à porta da nossa sala no primeiro andar aguardando o professor (POSSO AFIRMAR ATÉ QUE ERA DE HISTÓRIA!!) quando um corpo passou bem em frente aos nossos olhos. Quando nos aproximamos vimos o corpo no chão, com um osso a mostra e uma poça de sangue. Não demoramos muito para perceber que se tratava de L. e devo admitir que a equipe do colégio agiu muito bem em relação a situação. Então, gostaria de pedir que saiba das coisas antes de fingir, mentir e julgar, ou a sociedade te ensinará isso do pior jeito. Vá ameaçar a integridade da sua casa, e não a do colégio. Grata.

    1. Meu filho estudou no CEI, no conteporaneo e fazem 5 anos que estuda no marista. O colegio tem todo um aprofundamento religioso, onde é pregado a amizade, o amor… Ate o musica do colegio retrata isso "sou marista de coração, quanto mais o tempo passa, mais aumenta a união…" Não tenho o que reclamar da escola. Falam que a escola é outra. Mas os tempos são outros, nos somos outros, os valores são outros. Veja os melhores médicos, advogados, melhores profissionais da nossa cidade. Sairam de lá. Na nossa epoca, existia o bullying, eu era chamada de vara pau. Mas não tinha esse ibope todo. Os nossos pais diziam " nem liga". Não existia a violencia, a midia, a divulgação. A "fofoca" hoje corre rapido.
      Quando o meu filho estudava no cei, nas reuniões de pais e filhos, ia eu, mais 2 maes e 3 empregadas… Imaginem! Hoje em dia, queremos que a escola resolva os nossos problemas, pois nos não temos gestão, não acompanhamos, não sabemos o que está acontecendo, não temos tempo. NOS culpamos a escola pela educação dos nossos filhos. Quem educa os nossos filhos somos nós, pais. Não podemos transferir essa responsabilidade aos outros. E, pode ter certeza,nenhum filho é "santinho". Acompanhe o seu filho de longe, não deixe que ele veja que vc o está observando. Senão acompanhamos, fazemos os nossos filhos de vitimas. Vi uma cena absurda esses dias. Uma criança estava chegando atrasadissima, e a mae queria que o filho entrasse. A escola disse que ela deveria passar na coordenação. A mulher, que se disse juiza, disse que ia colocar um processo na escola, porque o filho dela não podia entrar as 9h da manha (a aula começou as 7:15), humilhou o pobre do funcionario e quase que quebra a catraca da escola. O que será que esse menino aprendeu? E quando nos esculhambamos os nossos filhos? Será que não seria um bullying tb? Pois é. Educação vem de casa. Precisamos arranjar tempo e conhecermos mais os nossos filhos para podermos orientar o melhor caminho.

  13. Existem famílias que educam bem seus filhos, mas existem outras que não, e esses alunos convivem juntos no ambiente escolar. Acredito que cabe a escola coibir este tipo de comportamento dentro de seus limites, além de promover campanhas educativas.
    Na reportagem abaixo, mostra uma alternativa de combate ao bullyng.
    g1.globo.com/bom-dia-brasil/…/adolescente-que-cometia-bullying-comeca-prestar-servico-na-escola.html

  14. eu estudei no marista minha vida toda, do pré ao pré e digo uma coisa, essa historia de BULLYNG é a coisa mais normal do mundo, em toda escola tem, e por isso acho que é muito dificil acabar com isso,pode ter campanha que for, acho que dificilmente isso irá terminar,na minha sala por exemplo quando eu estudava la,teve alunos que sofreram bullyng do inicio ao fim e de certa forma o seu comportamento no ambiente contribuia com as brincadeiras, e o principal responsavel por isso são os PAIS que criam o seu filho de qualquer jeito,formando assim pessoas com o psicologico abatido e que aceitam caladas as provocações dos colegas de classe, eu particulamente nunca fui do grupo de pessoas que sofria bullyng, devido a educaçao que tive dos meus pais, de saber me sair bem em tais situaçoes…e outra o colégio Marista de certa forma pelo menos na minha epoca, nunca dava uma puniçao SEVERA as pessoas que praticavam bullyng, no máximo era uma anotaçao na agenda pros pais, e uma suspenção de no máximo 2 dias e pronto,você estava de volta na sala como se nada tivese acontecido….por isso acho que 2 pontos tem que ser revistos aqui: 1º: A Direçao do Colégio que tem que ser mais severa, e 2º: culpa dos pais como foi sitado a cima em um post, em que na minha epoca as crianças brincavam de boneco,jogavam "bafo", ja hoje em dia as crianaças com 9 anos andando pelo colegio com iphone,celular de ultima geração, valorizando a futilidade e mostrando o tipo de criaçao que tem em casa, formando assim pessoas que desde pequenas acham que podem ter tudo na vida, logo….achando que podem praticar o bullyng sem nenhuma consequencia para seus atos. e eu que estudei no marista eu sei que o BULLYNG é uma pratica constante, e os alunos apelam em algumas brincadeiras….

  15. Sei que o motivo DIRETO do espisódio de ontem não foi o Bullying. Outras aspectos estão envolvidos na atitude que ele tomou. Mas posso afirmar com certeza que o Bullying que ele vem sofrendo contribuiu muito para isso. Meu filho estuda no Marista, assistia as agressões verbais que L. sofria. A escola foi acionada para tomar atitudes, mas infelizmente não conseguiram resolver. Assim como ele, meu filho tambem sofreu perseguições, provocações e apelidos durante um bom tempo no Marista de Natal. Superamos isso com muitas conversas, e apoio familiar. NÃO SENTI O APOIO NECESSÁRIO POR PARTE DA DIREÇÃO. Ficavam de ajudar a resolver, mas eu não via nenhuma atitude eficaz sendo tomada. Amo o Marista, e não pretendo tirar meu filho de lá, mas acho que a DIREÇÂO e COORDENAÇÂO precisam de novos líderes. Pessoas mais capacitadas e mais preparadas para agir com a diversidade e os problemas atuais.
    Hoje, quando meu filho recebe provocações e apelidos, ele ignora. Mas ontem após ver o colega de escola caido no chão, em casa muito arrasado com o ocorrido, eu ouvi meu filho dizer: Mãe, eu tbm já tive vontade de MORRER por causa de alguns garotos que me atormentavam! FIquei em estado de choque ao ouvir isso de meu filho! Estou expondo essa conversa de ontem, porque acho que temos que acompanhar mais de perto o comportamento de nossos filhos. Evitar que episódios como o de ontem, não se repitam.
    Mas continuo afirmando: O problema não é o Colégio Marista, é de nossa Sociedade, mas essa direção e coordenação atual, deixa MUITO A DESEJAR. NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA TAIS FUNÇÕES! E isso cria essa imagem negativa com a Instituição MARISTA.

  16. Acho que Erimara disse TUDO. Só sabe o que é respeito mútuo quem por lá já passou. O colégio é de tradição em qualquer lugar do mundo e vai continuar sendo,é em diferente de qualquer outro no mercado. Lá há preocupação com o próximo,amizade,companherismo,religião..O aconteceu realmente é lamentável,porém, não dá pra se julgar sem antes entender a situação. Ele pode estar sofrendo Bullyng,mas TENHO CERTEZA que o colégio tem uma didática especifica para isso,sei que fazem tudo para o combate dessa ignorância. E os pais desses agressores? Cade a educação deles? Cade a educação dada à seus filhos?
    Absurdooooo é sair por ai espalhando coisas que não sabem,não querem enxergar. É uma excelente instituição,deram e continuarão dando(não tenho duvidas) apoio ao adolescente e seus familiares. DOU TODO APOIO A INSTITUIÇÃO, SEI QUE COMPETÊNCIA NÃO LHES FALTAM.

  17. Sou mãe de aluno Marista, e deixo aqui meu pesar e solidariedade ao aluno, sua família e a escola.
    Conheço a política de combate ao bulling do Marista. Meu filho tb já foi vítima desses atos criminosos em outra escola.
    Somente uma parceria escola, pais e alunos terá êxito no combate ao bulling. Pais vigiem seus filhos!!!!

  18. Gostaria de dizer que lamento o que aconteceu e peço a Deus que guie os pais do menino para orientar da melhor maneira possivel no dias que estão por vir. Apesar de não ser advogada sei que os colégios estão de mãos atadas com relação a alunos problemas(muitos que cometem atos de bullying) o estatuto que foi criado para proteger crianças e adolescentes também evita que esses delinquentes não sejam expulsos das escolas, a não ser com provas. Continuo confiando na escola.

  19. Primeiramente quero dizer a família do aluno e ao próprio que rogo a Deus por sua recuperação. Sou aluna do turno da noite e tenho imenso ortgulho de fazer parte da família Marista. Lá foi onde aprendi valores que nunca tinha aprendido antes, recebemos o carinho e o respeito desde o faxineiro até o nosso Diretor. O que ocorreu hoje realmente é lamentável, mas vejamos que o Irmão Nilton se pronunciou em nome de todos da escola, e está disposto a dar todo o apoio tanto a família quanto a polícia. Se fosse outras escolas que existem por ai, talvez tentassem abafar o caso para não denigrir a imagem da escola. Antes de todos vocês atirarem tantas pedras, deveriam ver a educação que dão á seus filhos, pois já cansei de ver crianças de 7, 8 anos tentando humilhar funcionários, colegas e até mesmo nos que somos alunos da noite. São crianças rudes, ingnorantes, que pensam que têm o rei na barriga só porque são filhos de engenheiros, embaixadores, empresários importantes ou algo do tipo. O MARISTA TEM MEU TOTAL APOIO, POIS CONFIO NA INTEGRIDADE E COMPETÊNCIA DE TODOS QUE FORMAM ESSA EQUIPE, E VOCÊS NÃO PRECISAM FICAR PEDINDO QUE UMA DECISÃO SEJA TOMADA, PORQUE VOCÊS PEDINDO OU NÃO TENHO CERTEZA QUE ELA SERÁ! NÃO FALEM NADA ANTES DO TOTAL ESCLARECIMENTO DOS FATOS! TENHO CERTEZA QUE VOCÊS TÊM COISAS MELHORES PRA FAZER E PROCUREM VER AS COISAS BOAS QUE ACONTECEM NA ESCOLA (O QUE NÃO SÃO POUCAS) POIS TENHO CERTEZA QUE ELAS NÃO DÃO TANTA REPERCUSÃO COMO ISTO! SOU MARISTA DE CORAÇÃO!!!

  20. "A direção não confirmou o bullying, mas não descartou a possibilidade. De acordo com alguns alunos que estudam com o menino ele não apresenta sintomas de depressão, nem de transtornos emocionais, ao contrário, era uma criança extrovertida e não tinha qualquer envolvimento com drogas. A motivação ainda é um mistério."

  21. Talita Melo e Marina, o comentário de vocês foi muito sensato e verdadeiro. Concordo com cada palavra.

  22. O motivo não foi especificamente o Bullying. Ou não foi apenas isso. Procurem saber o que realmente houve antes de falar do que não sabem. É como alguém falou aqui, os pais tem um grande peso na educação dos filhos, o colégio é um apoio a essa educação, uma continuidade. Mas atualmente existem muitas crianças já com iphones, blackberrys e afins por aqui. Crianças de, por exemplo, 9 anos, que deveriam estar brincando de boneca ou jogando "bafo" como no meu tempo. Mas os pais deram essa educação aos mesmo, e acabam assim criando crianças sem limites, que pode ser, futuramente, um dos praticantes do bullying.

    1. Não entrando no mérito de ser bulling ou não. No meu ver o colégio (seja qual for) tem grande peso na formação de uma pessoa, afinal de contas desde cedo (2, 3, 4 anos) já somos introduzidos pelos nossos pais em escolas e é lá que aprendemos muita coisa, como ler, escrever, muitas coisas certas e erradas, é lá aonde fazemos nossas primeiras amizades, algumas delas levamos para o resto de nossas vidas, outras podem nós colocar em caminhos errados, é lá que fazemos nas feiras de ciências trabalhos sobre drogas, bebidas, bulling e os mais diversos assuntos. Professores são responsáveis não apenas pela educação de disciplina como matéria, mas também de disciplina de comportamento, com exemplos, punindo comportamentos desviados de comportamentos padrões para sociedade, não que o professor vá punir o aluno, mas ele tem como dever informar a coordenação, que junto com a direção da escola, ou orientadores acadêmicos vão chamar o aluno, conversar e quem sabe chamar a família para conversar. Pois muitas vezes, os jovens passam a manhã inteira na aula, quando chega em casa, muitas vezes seus pais estão ausentes e o jovem passa a tarde inteira em casa sozinho, ou na companhia de Deus sabe quem, a noite quando os pais chegam em casa, dão celulares, computadores, carros e o que mais os filhos pedirem e esses mesmo pais mal sabem o que o filho faz, não sabe se ele agride alguém, ou se ele é agredido, pois muitos jovens tem um perfil dentro de casa e um outro com os amigos. Volto a falar que o colégio tem seu peso, sua importância na formação do caráter do adolescente, pois é lá que eles passam muitas horas da sua vida, é lá que eles vão decidir o que irão fazer do seu futuro e por ai vai.. O colégio (quanto diretor, coordenador, supervisor, orientador, professor) tem que ter consciência do seu peso e sua importância, tem que haver diálogo, ensinamento de valores, pois hoje as crianças querem ser adolescentes, os adolescentes querem ser adultos e os adultos querem ser crianças, nisso as crianças perdem a inocência da vida, deixam a boneca de lado para paquerar no facebook, twitter, é conversar coisa grande, dinheiro, carros, celulares, jóias e isso está refletindo nos jovens de hoje, que matam acidentalmente um amigo em um acidente de carro, que faz um amigo tentar suicídio pulando da varanda e por ai vai.. Os pais precisam refletir o que está errado, mas infelizmente isso não vai mudar.. O que posso fazer é a minha parte e esperar que o próximo faça a sua..

    2. O que sei é que alguns pais jusitificam necessitar do celular para localizar seu filho (a) principalmente após o término da aula, pois eles ficam por conta própria. Os pequenos ficam dispersos naquela área enorme, sem a devida proteção. Concordo que antigamente não existia celular, e todos viviam normalmente. Mas a violência era menor, e os limites eram mais impostos às crianças e aos jovens!

  23. O que vcs não sabem é a verdade! O garoto não pulou por bullying, ou por nenhum blá blá não! O que aconteceu de verdade pode ser confirmado por qualquer um da sala do menino!

  24. eu acho que o marista esta minimizando muito. Eu entendo para proteger a imagem mas a verdade é outra….

  25. COMO um colégio, seja o Marista ou qualquer um outro, enquanto instituição educacional, DEVE PUNIR crianças, menores de idade, praticantes de bullying???????????????? Sugiram!! E não apenas critiquem… Apresentação de "trabalhinhos" sobre bullying, pedidos de desculpas incentivados pela escola por parte do praticante, debates sobre o assunto e, principalmente, deixar a família ciente do que seu filho está fazendo na escola, me parecem medidas educacionais razoáveis e todas são praticadas pela escola em questão. Volto a insistir: o que mais uma instituição educacional pode fazer com um menor de idade praticante de bullying? OBS.: seu filho pode ser um deles.

    1. Na época que estudei no Colégio Marista, qualquer coisa errada que criança, jovem ou seja lá quem fosse que fizesse era ''convidado a sair do Colégio"…. estava resolvido

  26. Sinto muito pelo ocorrido e desejo muita paz a família desse aluno.Que eles possam ter nossa solidariedade, que saibam acolher esse filho na sua inteireza Neste momento, todos nos somos chamados a reflexão. Vivemos numa sociedade perversa, onde ensinamos aos nossos filhos a excluir, a nao acolher o outro que nao e igual. Esse momento pertence a todos nos e nao adianta jogar pedra em alguém ou pensar que nao contribuir para o mundo em que vivemos. Somos todos responsáveis.

  27. PAREM DE FALAR O QUE VOCÊS NÃO SABEM, O MARISTA É UM BOM COLEGIO E COMO TAL TOMOU TODAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS. E SE VOCÊS PAIS QUE OS FILHOS SOFRERAM BULLYING SE ACHAM QUE O MARISTA NÃO TOMOU PROVIDÊNCIA RETIRE SEU FILHO(A) DA ESCOLA SIMPLES ASSIM, NINGUÉM ESTÁ OBRIGANDO A VOCÊS CONTINUAREM COM OS FILHOS LÁ, E SÓ ABRAM A BOCA PRA FALAR O QUE TÊM CERTEZA.

    1. Será que era melhor tirarmos nossos filhos do Colégio, ou a escola voltar a ser o que era???…já não é mais Marista como antigamente…tivemos ótimos diretores…

  28. É lamentável tamanha exposição de ignorância sobre o ocorrido. Eu sou aluna Marista e percebo a quantidade de calunias expostas sobre a escola no blog. Gostaria de pedir encarecidamente aos senhores(as) que verifiquem o seu texto antes de expor e correr o risco de denegrir a imagem uma instituição de ensino tão digna como a escola Marista. Ouço por amigos e colegas de outras escolas, que nelas não há divulgação do perigo que é o bulling e nas que houveram, foi algo extremamente superficial. Nós alunos sabemos o quanto a escola investe em valores, como por exemplo a existencia de alunos especiais, portadores de deficiencia física e até mesmo mental. Não só alunos, mas um dos porteiros, o Paulinho, que todos os alunos o respeitam e tratam bem. Acredito que os senhores deveriam se informar melhor sobre o ocorrido, antes de acusar a instituição. Na frente de todo colégio deve haver uma familia, a missão de educar não é só do marista, é uma parceria. Ao invés de acharem culpados, contribuam com a solução. Conscientizem seus filhos a respeito de todo e qualquer preconceito, tenha um diálogo diário com seu filho a respeito de seu desempenho (rotina) escolar. O ocorrido poderia ser na casa do garoto, em uma apartamento ou qualquer outro estabelecimento que desse possibilidades para ele se jogar. Pais conscientizem-se, sejam presentes na vida de seus filhos para evitar que fatalidades como essa se repitam.

  29. Respeito todas as opiniões acima citadas, mas um fato me chamou atenção. O aluno tem 15 anos e está no 8º ano (correspondente a 7ª série) série cursada, normalmente, por crianças de 12 e 13 anos. Será que devemos enfatizar somente a postura do colégio? Esse menino não tinha outros problemas que o levaram a cometer tal ato? Gente, duas gerações da minha família estudaram e estudam no Marista eu posso afirmar que o Marista preza por todos os seus alunos. Está sendo cobrada uma atitude mais drástica do colégio, entretanto, eu presenciei várias cenas, ao longo dos anos, que mostram o contrário. Pais revoltados porque seus filhos foram suspensos, por exemplo, "sem terem feito nada, coitadinhos". Eles tentam derrubar a moral de funcionários por que são juízes, desembargadores, etc. Quem de vocês aceita numa boa quando seus filhos são repreendidos por outras pessoas? Os meninos estão cada vez mais arrogantes, mal educados, grosseiros e desrespeitosos, se acham os donos do mundo. Prestem atenção nas atitudes de casa com os próprios pais e imaginem o que eles não fazem com os outros. O colégio oferece todos as oportunidades de crescimento pessoal, espiritual, coletivo, enfim, de todas as formas. DOU O MEU TOTAL APOIO AO MARISTA, ACREDITO NA SERIEDADE DA INSTITUIÇÃO. Rezemos pelo garoto e pela família, tenham fé!

    1. talita, seu comentário foi o mais sensato. parabéns pela sua colocação. concordo com você em genero, numero e grau.

  30. Inicialmente, lamento pelo ocorrido e rogo a Deus para que o aluno possa se recuperar. Cabe ao Colégio Marista apurar administrativamente os fatos, inclusive auxiliando o trabalho policial, divulgá-los, punir os culpados e melhorar a segurança estrutural. Por exemplo, por que não colocar grades de proteção?

  31. Infelizmente, esse tipo de situação vem acontecendo com frequencia em nossas escolas.
    O menino foi para o Hospital Walfredo, já passou por algumas cirurgias, na mandibula, na clavícula e no braço.
    Meu filho que estuda com ele, disse que ele vinha tendo dificuldades sociais na escola faz tempo. Provocações acontece em todo lugar, mas tudo tem que ter limites!
    Não podemos tirar a responsabilidade da escola, pois deixamos nossos filhos lá para estudarem, achando que estão protegidos, e não queremos ser chamados para buscá-los feridos, agredidos ou mortos!
    Mas mesmo achando que a escola tem sua parcela de responsabilidade sobre o ocorrido, afirmo que a raiz do problema do bullying está na educação que vem de casa!!!
    Se nosso filho sofre bullying, temos que trabalhar a auto-estima dele, a sua auto-defesa, seja em familia, seja com terapias. Se nosso filho é o agressor, temos que puní-los sem pena!!!
    Que mundo queremos para nossos filhos??? Nós pais, escola e sociedade, temos que agir hj, para que isso acabe!

  32. Sou aluna do Colégio Marista de Natal e o que eu posso dizer é que as pessoas não procuram informações verdadeiras sobre os fatos. Surgiram inúmeros comentários e boatos. O colégio em momento algum "escondeu" dos alunos sobre ter sido do segundo andar o acidente, pois o meu coordenador entrou na sala e esclareceu o que havia acontecido. E o Marista, até onde eu sei, é a escola que mais faz campanha contra o Bullying, tanto que tem banners espalhados pelo colégio sobre o assunto. O colégio não tem culpa, isso poderia ter acontecido em qualquer colégio ou em qualquer canto. A SAMU foi sim ao colégio e socorreu o garoto. A escola e os funcionários tomaram providências de total apoio ao adolescente e lamentam o ocorrido. Ninguém sabe, de fato, o motivo que levou o garoto a fazer tal ação, então não vamos falar sobre o que não sabemos.

  33. Acho muito errado essas pessoas que mal sabendo o que aconteceu, vão logo culpando a escola. O Marista não tem culpa, e qual a escola em que ninguém nem sofre nem pratica bullying? O Marista teve uma boa postura diante do ocorrido, chamou a SAMU sim, e o diretor até acompanhou o aluno ao hospital. A família também deve assumir sua postura, não que a culpa seja dela, mas é um peso importante nessa hora. O que devemos fazer neste momento é apenas orar por ele, pela família e pelos amigos mais próximos, e agradecer por graças a Deus ele estar vivo!

  34. Fui aluno do Marista na gestão de diversos diretores, o grande Irmão Inácio, Profa. Ilka, Profa. Tânia e por último o irmão Nilton. Infelizmente pude perceber ao longo dos 12 anos que fui aluno Marista, que o atual diretor está cada vez menos comprometido com a tradição da escola, a religião, a compaixão, pois me lembro que os anteriores a ele eram muito religiosos, havia muito incentivo e qualquer problema de comportamento era levado bem a sério, o que não percebia em relação a ele, que deixou de lado a questão religiosa da escola (o que ajuda na formação ética dos jovens), está apenas preocupado em tornar o colégio lucrativo, e mudar o padrão Marista. O "M" de Maria e Marista, símbolo da escola foi trocado, cadê a tradição da escola? Diminuiu as duas missas semanais para apenas uma. Cadê as missas que aconteciam para todos os alunos, que era presença obrigatória. Não faz encontros religiosos como o Auxiliadora e Neves, isso sim deveria fazer parte da filosofia Marista, assim trabalharia os alunos contra o bulling e outras práticas comuns na escola. Fui aluno Marista, tenho orgulho disso, mas infelizmente acredito que meus filhos não terão a oportunidade disso, pelo simples medo do que a escola está se tonando. Lamentável.

  35. Vocês não sabem de nada! A culpa não e do colégio , foi um momento de fraqueza do garoto . São muitas informações mal dadas, ninguem sabe a verdade só se sabe que ele se jogou do 1 andar do colégio , e a SAMU foi chama só que pediram pra não fazer barulho pra não assustar os alunos . Parem de comentar coisas que vocês não sabem esperem a verdade , agora e hora de rezar por ele .

    1. Se querem que deixemos de especulações, que o Colégio emita uma nota "verdadeira" sobre os fatos…senão ficaremos só nas suposições e no disse-me-disse…melhor…a polícia deveria pedir as filmagens do ocorrido…digo isso pq no início do ano, um aluno ameaçou entrar armado no colégio, bateu em outra criança, e tudo estava gravado…

  36. Meu sobrinho também estuda no Marista, por insistência do pai dele que foi aluno da escola. E recentemente ele sofreu bulling. Bateram nele e quebraram objetos dele. A mãe conversou com a direção. Obrigaram a criança a dar um novo objeto, mas não tomaram uma atitude enérgica a respeito. Sinceramente, lamento todos os dias essa mudança de escola dele, pois em apenas 7 meses que ele estuda lá, todo dia temos surpresas desagradáveis.

  37. Nosso filho sofreu bullying no início do ano. Fomos à coordenação, reclamamos, pedimos providências. Chamaram a família do responsável e fizeram a criança fazer um trabalhinjo para apresentar na escola sobre o bullying… Muito pouco diante do sofrimento de nossa família. Conseguimos parar com as agressões, mas parece que não foi suficiente para fazer a escola tomar posição mais dura diante do ocorrido. Entregamos nosso filho diariamente na escola e gostaríamos de ir buscá-lo da mesma forma que deixamos: íntegros (física e emocionalmente). Como pais de estudantes da escola, queremos a verdade. Queremos que a escola se posicione diante do assunto e entenda que sua falta de pulso levou a isto…

    1. Ao invés de achar ruim, dê sua sugestão para o bom trabalho do Colégio!
      Que tal olho por olho, dente por dente?
      Se seu filho sofreu agressão pq você não ensina a ele a agredir tb? Assim ele vai estar vingado e você vai ficar satisfeita.

      Sinceramente, não entendo o que vocês querem do Colégio!

  38. Sinceramente temos que ter cautela nos comentários ao fato ocorrido, ,para não passar adiante o que de fato não ocorreu. Eu estava chegando no local e o Samu estava chegando também,fiquei muito assustada!!!Mas o que vi foi o colégio dando toda a assistência ao garoto, em seguida ao seu pai, que chegou desesperado para ver seu filho!!!Todos os funcionarios muito assustados!!!Lamentável acidente!!!!Cabe a polícia investigar o que realmente aconteceu com o garoto!!Vamos orar pela saúde dele e que Deus dê muita força a essa família nesse momento tão delicado de suas vidas!!!!

    1. "Cabe a polícia investigar o que realmente aconteceu com o garoto", e CABE AO COLÉGIO emitir uma nota(se assim desejar) COM INFORMAÇÕES VERDADEIRAS E CLARAS. A pior parte, na minha opinião, não foi nem o "primeiro andar", e sim a parte do "não sofrer nada grave, só um corte no queixo e um braço quebrado". E o colégio estava cumprindo nada mais nada menos do que a sua função de colégio socorrendo um garoto que se acidentou dentro das suas dependências, e que foi levado a fazê-lo devido a falta de policiamento e punição que o Marista dá aos praticantes de bullying.

  39. Sou mãe de um aluno do Colégio, e a história q soube não foi bem essa…Soube que ele pulou do segundo andar e q constantemente era vítima de constrangimento por outros alunos. Soube q os próprios funcionários fizeram a remoção do aluno e o SAMU não foi chamado. Soube q o local foi coberto cm um tapume e o sangue do garoto foi imediatamente removido do local…."SOUBE"…mas ainda não apareceu a verdade q nos preocupa….e o Colégio emitir nota dizendo q foi do primeiro andar, tira a nossa confiança pois vários outros alunos presenciaram ter sido do segundo andar. Concordo cm alguém q comentou aí q sempre procuram amenizar o q lá acontece…lembram dos cachorros q morderam uma criança nas dependências do Colégio?…até hj se discute se era pastor alemão ou rotivailler e ninguém sabe o q realmente aconteceu….Sou ex aluna, ms hj tudo está diferente…desde a criação d alguns pais ou qdo excedem ou qdo suprimem de atenção aos seus filhos…até a estrutura do colégio em si…esse ano, quase toda semana um funcionário é demitido…desde coordenadores, catequistas , ASG, etc…Acho q o Colégio deveria ser reavaliado pela congregação. Eu, particularmente, como citou outra mãe, deixo meu filho na escola, mas fico preocupada…não sinto segurança …

    1. Leila, o colégio se posicionou como sendo do 1º andar. O Samu noticiamos que foi chamado porque o Blog foi ao colégio e presenciou a assistência que estavam dando ao rapaz.

    2. Pois é Bruno, o que queremos saber é a verdade…até agora está só no disse-me-disse…e como postei foram coisas que "soube"…não afirmei que foram verdadeiras, por isso a necessidade de um maior esclarecimento, até para preservar o nome do Colégio.

    3. Desculpe. mas com todo respeito, a senhora não teve acesso a informações verdadeiras. O colégio deu TOTAL assistência ao aluno, já que em poucos minutos já havia sido chamada a SAMU e, como diz na reportagem, a coordenadora do Fundamental I está acompanhando a criança no hospital. "Nós alunos sabemos o quanto a escola investe em valores, como por exemplo a existencia de alunos especiais, portadores de deficiencia física e até mesmo mental. Não só alunos, mas um dos porteiros, o Paulinho, que todos os alunos o respeitam e tratam bem. Acredito que os senhores deveriam se informar melhor sobre o ocorrido, antes de acusar a instituição. Na frente de todo colégio deve haver uma familia, a missão de educar não é só do marista, é uma parceria. Ao invés de acharem culpados, contribuam com a solução. Conscientizem seus filhos a respeito de todo e qualquer preconceito, tenha um diálogo diário com seu filho a respeito de seu desempenho (rotina) escolar. O ocorrido poderia ser na casa do garoto, em uma apartamento ou qualquer outro estabelecimento que desse possibilidades para ele se jogar. Pais conscientizem-se, sejam presentes na vida de seus filhos para evitar que fatalidades como essa se repitam."

  40. Acredito que episódios como este devem nos fazer pensar muito além do que apenas procurar culpar os agentes auxiliadores da educação dos nossos jovens. Nós pais devemos assumir as responsabilidades sobre nossos filhos, encarando os colégios como agentes auxiliares neste processo. O colégio não deve ser culpado por este fato. Tenho dois filhos que estudaram a vida toda no colégio, estando ainda um deles cursando 0 2º ano. Ter do que reclamar, sempre temos, afinal somos seres humanos, mas tenho bem mais a agradecer à comunidade Marista pelas oportunidades sociais e religiosas que o colégio coloca à disposição de seus alunos, oferecendo aos mesmos a oportunidade de crescer como ser humano exercendo nosso papel perante uma sociedade tão ávida por GENTE, na melhor definição que possa ser encontrada para esta palavra. Rezemos por estes pais que se encontram passando por este momento tão delicado e por esta criança para que possa superar este triste momento.

  41. Realmente, é muita sorte que ele tenha pulado do 1º andar(ouvi que foi do 2º), caído DE QUEIXO NO CHÃO e não "TIDO NADA DE GRAVE", só ter "CORTADO O QUEIXO E QUEBRADO UM BRAÇO".
    Como sempre, a escola está minimizando o ocorrido, o que é compreensível, visto que do contrário a instituição se complicaria. Mas aos que estavam presentes no dia do ocorrido: NÃO DEIXEM DE DIVULGAR E DETALHAR A GRAVIDADE DO ACIDENTE(por mais que o Marista venha a lhes sugerir o contrário). Se prezam pelo aluno acidentado, então que O USEM COMO EXEMPLO, e que todos percebam a MERDA que é o resultado do BULLYING, e a GRAVIDADE que esse problema tem.

    Ao BLOGUEIRO: seria interessante se você postasse o relato de um aluno, para que o ocorrido possa ser analisado com mais precisão pelos leitores. A nota do Marista deixa dúvidas, uma vez que difere do que foi relatado por outros alunos da escola.

    1. Caro, o blog se acha no direito de não divulgar o que aconteceu. Podemos maximizar um problema que poderá ter prejuizos para o resto da vida para os envolvidos!! Espero que entenda.

    2. Pensei que a função do blog fosse justamente a de divulgar notícias, mas tudo bem, entendo a sua posição. Mas quanto aos envolvidos, suas identidades estariam protegidas caso seus nomes não fossem citados. O que eu quero dizer é que nós precisamos denunciar os efeitos do bullying e não, no caso, as crianças que estavam envolvidas. Até porque, quem é, naquela escola, que não pratica o bullying? Digo, o problema está na formação deles e na ausência de punição e policiamento, para TODOS. Enfim.

    1. Gabriel, quem divulgou que foi o primeiro foi o Marista. No post do BG está segundo andar

  42. Já ouvi relatos de vários absurdor ocorridos dentro do Marista, infelizmente as nossas crianças e adolescentes estão cada dia mais atrevidas, sem respeito pelo próximo e sem educação. Isso tudo devido à falta de limites. Os pais estão mais preocupados em dar um celular de última geração do que dá atenção aos seus filhos. Enquanto o garoto está no computador não está "pertubando" os pais. Infelizmente esses "monstrinhos" estão à solta pelas escolas, shoppings e shows, se sentindo os donos da verdade e querendo diminuir suas frustrações agredindo pessoas inocentes.
    Srs. pais, cuidem de seus filhos. Um dia a criatura se vira contra o seu criador. Não deixem que eles virem monstrinhos sem limites. Respeito é uma lição básica para qualquer ser humano.

  43. Meu filho estuda no Marista e confesso que estou muito preocupada com os acontecimentos dentro da escola. Vejo que ele acaba se aproximando de quem pratica o bullying por medo de ser a próxima vítima, já que la apesar de ter muita campanha a respeito, pouco está sendo feito. Tenho medo a cada tarde que deixo meu filho lá, pq já vi cenas horríveis, inclusive de espancamento, mas quando procuro a coordenação pedagógica eles sempre minimizam o que está acontecendo. Quero tirar meu filho da escola, mas ele implora para não sair. Não sei mais o que fazer. Já soube por outra mãe que a história não foi bem essa e eu vou atrás de saber a verdade.

  44. Bruno está muito claro que você e seu blog foram éticos. Fizeram bem em não externar o verdadeiro problema. Eu sou Pai de um dos alunos da sala e irei procurar a direção do Marista para conversar, temos que cada vez mais está presente na educação dos nossos filhos sob pena de vermos acidentes ou criarmos crianças e adolescentes sem limites.
    A nota da escola também foi boa porque resguarda a verdade sob pena de marginalizar pessoas que podem ter cometido apenas um pequeno erro.

    1. será que foi apenas "um" pequeno erro? Será que esta criança não vem fazendo isso rotineiramente? Me preocupo pelos meus filhos.Tenho medo que se tornem vítimas dessas crianças e adolescentes "sem limites". E a verdade tem que ser dita e cada um responder pelos seus atos.

  45. Caro BG. Estudo na sala de aula do colega que aconteceu o acidente. Na verda a professora faltou é nós ficamos nos corredores. Esse historia contada pelo Marista não é como aconteceu. Muito facil vcs do blog verificaram. O problema foi outro.

    1. Nos anos que estudei no Marista, quando um professor faltava (o que era raro) a escola tinha alguma outra atividade para preencher o tempo. Nunca acontecia de ficarmos de bobeira nos corredores. Gostaria muito que minha filha estudasse lá, mas os comentários que escuto sobre a escola não são nada animadores…

    2. Sinto muitíssimo pelo ocorrido. Fui aluno Marista durante alguns anos mas nunca houve nada semelhante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente do PT amplia ruídos e mina plano de Lula para tentar reduzir rejeição

“DEMOCRACIA” - Gleisi e Li Xi, secretário do PC da China: elogios ao regime que não tolera oposição nem liberdade (Foto: Yue Yuewei/XINHUA/AFP)

Desde que seus índices de popularidade começaram a despencar, Lula alterou a agenda, passou a viajar pelo país, anunciou programas de forte apelo popular e convocou um publicitário para cuidar de sua imagem. São muitas as causas que influenciam a desaprovação do presidente — a inação em determinadas áreas, a falta de coesão e a percepção de que o governo é desorganizado e permeado por muitos conflitos políticos.

Há um ingrediente em particular que, se não tem ajudado a ampliar a impopularidade, tem contribuído muito para dificultar o trabalho dos marqueteiros oficiais: as patacoadas da deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Por mais que o Palácio do Planalto tente deixar claro que o governo é uma coisa e o partido é outra, os dois acabam se misturando.

Muitas iniciativas partidárias são interpretadas como posições do governo, o que tem provocado confusão, minado os esforços de Lula para tentar se aproximar de determinados setores da sociedade e potencializado estigmas.

arte Gleisi

Na semana passada, por exemplo, Gleisi estava na China, liderando uma comitiva de 28 petistas. A deputada elogiou a “democracia” do país. Disse, até mesmo, que o modelo deveria ser replicado em outros lugares: “O que eu vejo aqui, inclusive na organização do partido e da sociedade, é uma democracia e uma participação nos estratos mais baixos da sociedade aos mais altos no desenvolvimento do país. Quisera tivéssemos isso nos países em que o capitalismo é o coordenador da economia”.

A China é governada pelo Partido Comunista há setenta anos, a liberdade de expressão é restrita e fazer oposição ao regime é crime. “Muitas vezes os países adotam sistemas que podem parecer ruins aos olhos de outros para se defender, para poder cuidar de seu povo, já que não encontram solidariedade”, justificou. Elogiar a ditadura chinesa não chega a ser uma novidade para quem já reverenciou as “democracias” da Venezuela e de Cuba, mas é um prato cheio para alimentar teorias conspiratórias do outro lado do espectro político. E, evidentemente, foi o que aconteceu.

arte Gleisi

Indiferente ao mal-estar que provoca, a deputada costumeiramente usa suas redes sociais e o site do partido como escudos para proteger aliados e como armas para atacar adversários. Um dos alvos prediletos é o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. “Campos Neto tem fundo exclusivo que é afetado por decisões do banco como a definição dos juros. Presidente do BC que usa essas aplicações, burla IR e ganha com a alta do dólar e da Selic, não pode decidir a política de juros do Brasil”, já escreveu Gleisi.

A petista também acusou a Transparência Internacional, uma entidade reconhecida em todo o mundo por ações de combate à corrupção, de tentar desviar dinheiro recuperado pela Operação Lava-Jato. “As investigações sérias revelaram que a TI foi não apenas cúmplice de Sergio Moro e Dallagnol na perseguição a Lula e ao PT: seus dirigentes tornaram-se sócios nas tentativas da dupla de se apropriar de recursos públicos ilegalmente, o que foi felizmente barrado pelo STF”, escreveu. São imputações graves.

Quando os ataques são dirigidos a alvos comuns do partido e do governo, os danos são considerados “aceitáveis”. O problema é quando não há essa sintonia. Na campanha eleitoral, Lula liderou uma frente ampla de partidos que se propunha a pacificar o país. O comportamento beligerante e certas opiniões da deputada destoam completamente desse objetivo.

Ao mesmo tempo que elogia ditaduras, Gleisi dispara contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e contra o presidente da Câmara, Arthur Lira. No instante em que o governo tentava melhorar as relações com o agronegócio, ela publica rasgados elogios ao MST. A Justiça, ao que parece, também só é democrática e merece elogios quando recai sobre os adversários. Recentemente, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal condenou um aliado do PT à inelegibilidade. “Sabemos o risco que a perseguição política gera para a própria democracia”, escreveu ela sobre a decisão.

arte Gleisi

Em fevereiro, Jair Bolsonaro promoveu um ato de apoio a ele mesmo em São Paulo que reuniu dezenas de milhares de pessoas. Foi uma bem-sucedida demonstração de força política. Para se contrapor ao ex-presidente, Gleisi, sem o aval do governo, convocou uma manifestação de apoio a Lula algumas semanas depois. Aconteceu o que o Planalto mais temia: o ato foi um fracasso. “A visão da Gleisi é estreita em relação a alianças, às relações políticas. Eu já disse isso para o Lula e para ela”, conta o deputado Washington Quaquá, vice-presidente do PT.

O incômodo com as postagens chegou ao ponto de alguns dirigentes do partido discutirem a possibilidade de antecipar as eleições da legenda, marcadas para março de 2025. A ideia, no entanto, não avançou e tem chance zero de avançar. O motivo? Nos bastidores, sabe-se que muito do que Gleisi escreve ou fala reflete o que o próprio Lula pensa e não pode dizer. Ela apenas empresta a voz — daí a confusão.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STTU alerta motoristas para ponto intransitável na avenida Interventor Mário Câmara

A avenida Interventor Mário Câmara, na zona Oeste de Natal, está intransitável no trecho entre a avenida Jerônimo Câmara e a Capitão Mor Gouveia em razão de alagamento na manhã deste sábado (20).

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), enquanto a área está com fluxo de trânsito comprometido, os motoristas devem optar por rotas alternativas.

 

 

Opinião dos leitores

  1. Muita incompetência, um túnel da Inglaterra para França levou menos tempo que um túnel de drenagem para o Rio potengi

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Inmet alerta para chuvas de até 100 milímetros em 130 cidades do RN; veja lista

Imagen: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para pelo menos 130 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 10h deste domingo (21).

O alerta é da cor laranja (perigo), o segundo nível no grau de severidade do órgão. No alerta laranja, as chuvas variam 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60e 100 km/h. Há nesse tipo de alerta risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet.

Recomendações

Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado:

  • não se abrigar debaixo de árvores;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Cidades atingidas pelas chuvas

 

  1. Acari
  2. Assú
  3. Afonso Bezerra
  4. Alto do Rodrigues
  5. Angicos
  6. Apodi
  7. Areia Branca
  8. Arez
  9. Augusto Severo
  10. Baía Formosa
  11. Baraúna
  12. Barcelona
  13. Bento Fernandes
  14. Bodó
  15. Bom Jesus
  16. Brejinho
  17. Caiçara do Norte
  18. Caiçara do Rio do Vento
  19. Caicó
  20. Campo Redondo
  21. Canguaretama
  22. Caraúbas
  23. Carnaúba dos Dantas
  24. Carnaubais
  25. Ceará-Mirim
  26. Cerro Corá
  27. Coronel Ezequiel
  28. Cruzeta
  29. Currais Novos
  30. Equador
  31. Espírito Santo
  32. Extremoz
  33. Felipe Guerra
  34. Fernando Pedroza
  35. Florânia
  36. Galinhos
  37. Goianinha
  38. Governador Dix-Sept Rosado
  39. Grossos
  40. Guamaré
  41. Ielmo Marinho
  42. Ipanguaçu
  43. Itajá
  44. Itaú
  45. Jaçanã
  46. Jandaíra
  47. Janduís
  48. Januário Cicco
  49. Japi
  50. Jardim de Angicos
  51. Jardim de Piranhas
  52. Jardim do Seridó
  53. João Câmara
  54. Jucurutu
  55. Jundiá
  56. Lagoa d’Anta
  57. Lagoa de Pedras
  58. Lagoa de Velhos
  59. Lagoa Nova
  60. Lagoa Salgada
  61. Lajes
  62. Lajes Pintadas
  63. Macaíba
  64. Macau
  65. Maxaranguape
  66. Messias Targino
  67. Montanhas
  68. Monte Alegre
  69. Monte das Gameleiras
  70. Mossoró
  71. Natal
  72. Nísia Floresta
  73. Nova Cruz
  74. Olho d’Água do Borges
  75. Ouro Branco
  76. Paraú
  77. Parazinho
  78. Parelhas
  79. Parnamirim
  80. Passa e Fica
  81. Passagem
  82. Patu
  83. Pedra Grande
  84. Pedra Preta
  85. Pedro Avelino
  86. Pedro Velho
  87. Pendências
  88. Poço Branco
  89. Porto do Mangue
  90. Pureza
  91. Riachuelo
  92. Rio do Fogo
  93. Ruy Barbosa
  94. Santa Cruz
  95. Santa Maria
  96. Santana do Matos
  97. Santana do Seridó
  98. Santo Antônio
  99. São Bento do Norte
  100. São Bento do Trairí
  101. São Fernando
  102. São Gonçalo do Amarante
  103. São José de Mipibu
  104. São José do Campestre
  105. São José do Seridó
  106. São Miguel do Gostoso
  107. São Paulo do Potengi
  108. São Pedro
  109. São Rafael
  110. São Tomé
  111. São Vicente
  112. Senador Elói de Souza
  113. Senador Georgino Avelino
  114. Serra Caiada
  115. Serra de São Bento
  116. Serra do Mel
  117. Serrinha
  118. Severiano Melo
  119. Sítio Novo
  120. Taipu
  121. Tangará
  122. Tenente Laurentino Cruz
  123. Tibau
  124. Tibau do Sul
  125. Touros
  126. Triunfo Potiguar
  127. Upanema
  128. Várzea
  129. Vera Cruz
  130. Vila Flor

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Perfis no X bloqueados a pedido de Moraes continuam fazendo lives, diz PF

Foto: AFP e Cristiano Mariz/Agência O Globo

A Polícia Federal (PF) concluiu que perfis bloqueados por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes continuam realizando transmissões ao vivo e interações com usuários brasileiros na rede social X. A conclusão está no relatório parcial da investigação aberta pelo ministro contra o empresário Elon Musk, enviado nesta sexta-feira, 19, ao STF.

Os investigadores citaram postagens e transmissões feitas por usuários investigados no inquérito sobre milícias digitais que moram nos Estados Unidos, como os jornalistas Allan dos Santos e Rodrigo Constantino e o empresário Paulo Figueiredo. De acordo com o levantamento, que foi realizado pela PF no início deste mês, foi possível acessar do Brasil as transmissões feitas pelos usuários e seguir os perfis bloqueados.

Na avaliação da PF, os investigados seguem realizando transmissões e postagens fora do Brasil com ataques ao ministro Alexandre de Moraes e disseminando informações falsas. A PF acrescentou que um recurso chamado “Espaços” permite que usuários brasileiros possam interagir com os usuários que estão com perfis bloqueados.

“Os investigados intensificaram a utilização da estrutura da milícia digital fora do território brasileiro com os objetivos de se furtar ao cumprimento das ordens judiciais e tentar difundir informações falsas ou sem lastro para obter a aderência de parcela da comunidade internacional com afinidade ideológica com o grupo investigado para impulsionar o extremismo do discurso de polarização e antagonismo aos poderes constituídos no país”, diz o relatório da PF.

Durante o processo inicial de diligências, a rede social X declarou à PF que todas as contas alvo de ação judicial estão bloqueadas e não houve habilitação do recurso de transmissão ao vivo. No entanto, a PF constatou que os perfis bloqueados estão realizando as lives.

“Ao contrário da resposta encaminhada pela empresa X, identificou várias contas objeto de constrição judicial, que estão ativas no Brasil, permitindo que os usuários brasileiros da plataforma sigam os perfis bloqueados. Além disso, apesar de não disponibilizar os tweets publicados, o provedor da rede social X está viabilizando que as referidas contas disponibilizem link para que os usuários da rede social no Brasil acessem o recurso de transmissão ao vivo live para acompanharem o conteúdo publicado pelas pessoas investigadas que tiveram suas contas bloqueadas”, concluiu a PF.

Na semana passada, Elon Musk foi incluído pelo ministro Alexandre de Moraes no inquérito que investiga atuação de milícias digitais para disseminar notícias falsas no país. A medida foi tomada após Musk insinuar que não vai cumprir determinações do Supremo para retirada de postagens que forem consideradas ilegais.

Nas postagens publicadas no início deste mês, Musk prometeu “levantar” [desobedecer] todas as restrições judiciais, alegando que Moraes ameaçou prender funcionários do X no Brasil ao determinar a remoção de conteúdos ilegais. O empresário também acusou Moraes de trair “descarada e repetidamente a Constituição e o povo brasileiro”.

Veja, com informações de Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. O STF abriu vista, pelo menos, ao Ministério Público ou o funcionamento é semelhante à inquisição da igreja católica, na Idade Média?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

PROIBIÇÃO DO VAPE: 5 motivos pelos quais o cigarro eletrônico faz mal à saúde

Foto: Eva Hambach/AFP

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa aprovou, na última sexta-feira (19), a manutenção da proibição dos cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vape”, no Brasil. O tabaco aquecido, assim como acessórios e refis destinados ao uso em quaisquer destes produtos também continuam proibidos no país.

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) são uma polêmica no mundo inteiro. Desde seu surgimento e em muitos países, os cigarros eletrônicos e outros DEFs são considerados uma alternativa menos nociva ao cigarro tradicional. No entanto, estudos recentes mostram que esses dispositivos são nocivos à saúde, geram dependência e não trazem benefícios comprovados para a saúde pública. Além disso, eles têm um apelo muito grande entre jovens, incluindo crianças e adolescentes.

Confira cinco motivos, baseados em evidências científicas, pelos quais o cigarro eletrônico faz mal à saúde.

Dependência

O vape tem níveis de nicotina semelhantes ou superiores aos do cigarro tradicional. Além disso, devido à forma que entrega a nicotina, que “facilita sua inalação por períodos maiores, sem ocasionar desconforto ao usuário”, esses dispositivos teriam uma facilidade maior do que o cigarro convencional de tornar o usuário dependente. Um estudo do Hospital das Clínicas da USP mostrou que o cigarro tradicional tem um limite de 1 mg da substância no Brasil, enquanto os eletrônicos chegam a 57 mg por ml. Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), um único vape equivale a um maço com 20 cigarros.

Substâncias químicas

Tais dispositivos podem conter quase 2 mil substâncias, a maioria não revelada. Um trabalho da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, encontrou outras milhares de químicos desconhecidos nos aparelhos, que não eram listados pelas fabricantes. Além disso, sabe-se que a inalação de substâncias conhecidas presentes nestes dispositivos, como propilenoglicol e metais, são tóxicas e cancerígenas.

Alteração no DNA

Trabalho publicado na revista científica Cancer Research no mês passado revelou que usuários de cigarros eletrônicos apresentam alterações de DNA em células específicas da bochecha semelhantes às dos fumantes convencionais.

Jovens

Os vapes, em especial os descartáveis de sabor açucarado ou frutado e embalagens de cores vivas que lembram doces são especialmente atraentes para os adolescentes. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em 2019 pelo IBGE, 16,8% dos adolescentes de 13 a 17 anos já experimentaram o cigarro eletrônico.

Danos ao organismo

Segundo um estudo feito pelo Center for Tobacco Research do The Ohio State University Comprehensive Cancer Center e da Southern California Keck School of Medicine, ambos dos Estados Unidos, apenas 30 dias de consumo dos chamados vapes podem gerar problemas respiratórios severos, mesmo em pessoas com boas condições de saúde e pouca idade, público que mais consome esse tipo de produto.

Usuários de cigarros eletrônicos há 30 dias tiveram um risco 81% maior de apresentar um sintoma chamado chiado. Para esse grupo, também foi demostrado um risco 78% maior de sentir falta de ar e um risco 50% maior de apresentar sintomas de bronquite.

Outro estudo, feito pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriu que a inalação do vapor de um cigarro eletrônico, mesmo a exposição moderada, pode impedir o funcionamento normal das células imunológicas capazes de enfrentar doenças. Já um trabalho da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que os cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes, aumentam em 1,79 vez a probabilidade de infarto. Ainda de acordo com estudos analisados pela SBC, os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) também impactam na incidência de aterosclerose em seus usuários.

“O uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, aumenta a rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio da mesma forma que o uso de cigarros tradicionais diários. Em estudos de laboratório, com camundongos, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga”, disse a AMB.

A Associação também alerta para a ocorrência da EVALI, sigla para lesão pulmonar induzida pelo cigarro eletrônico. Trata-se de uma doença no pulmão associada aos dispositivos que foi identificada pela primeira vez nos Estados Unidos – onde já foram registrados 2.807 casos e 68 mortes associadas.

Outro estudo, publicado no periódico Inhalation Toxicology, observou que há vazamento de metais pesados das serpentinas (coils) para os e-líquidos (juices) dos dispositivos eletrônicos para fumar. Nas amostras, foram encontrados alumínio, ferro, cromo, cobre, níquel, zinco e chumbo, o que eleva o risco de câncer entre os consumidores, além de outras doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Brasil precisa manter mentalidade de reformas e esforço fiscal’, diz diretor do FMI

Rodrigo Valdés, diretor do Hemisfério Ocidental do FMI Foto: MARCELO CHELLO / ESTADÃO

Embora tenha melhorado a projeção para o crescimento do Brasil neste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para a necessidade de o País avançar na agenda de reformas e intensificar o esforço fiscal para reduzir a dívida, que seguirá crescendo nos próximos anos, na visão do organismo.

“O que é importante é manter essa mentalidade de reformas. Elas podem aumentar o crescimento potencial e isso vai produzir receitas fiscais para fazer tudo o que o País necessita. Sem crescimento, é muito difícil suprir essas necessidades”, diz o diretor do Hemisfério Ocidental do FMI, Rodrigo Valdés, em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast, durante as reuniões de Primavera, em Washington DC.

O alerta do FMI vem enquanto, no Brasil, “pautas-bomba” no Congresso – a exemplo da desoneração da folha de municípios, que compromete receitas geradas com a reforma da Previdência – podem minar os esforços do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de ajustar as contas públicas. O Fundo piorou as projeções fiscais para o Brasil e não vê superávit primário até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Conversa, tu sabe de nada, tem é que abrir as torneiras e rasgar dinheiro, vamos roubar, dilapidar, corromper, superfaturar. Ass: LULADRAO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prevê caos na corporação com corte de R$ 122 mi no orçamento

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal prevê um caos na corporação devido ao corte de R$ 122 milhões no orçamento de 2024.

A corporação acredita que, se não for feito nenhum repasse adicional, haverá paralisação na emissão de passaportes, no abastecimento de viaturas e até no pagamento de servidores, entre agosto e setembro.

A avaliação é que no último ano a Polícia Federal aumentou o gasto devido a grandes investigações, como dos atos do 8 de Janeiro, do caso Marielle Franco e do genocídio Yanomami.

O corte, entretanto, não deverá afetar as equipes de investigações, que são prioridades da PF, mas outros serviços oferecidos pela corporação.

Guilherme Amado – Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tá aí uma boa notícia! Pelo menos agora vão focar em criminosos de verdade! PF me decepcionou completamente e sem essa que segue ordens… deve seguir nossa constituição e ponto final! Em algum momento quem participou de arbitrariedades vai pagar judicialmente por isso, anotem ai agentes!

    1. Mais um ano com Lula e Haddad, não vai ter dinheiro nem pra pagar salários.

  2. Já falei isso aqui e vou renovar hoje, todos os governos quando repete mandato, faz sempre pior do que o primeiro mandato, isso é de praxe, não pensem , que o governo Lula vai ser bom governo não, Lula tá querendo só é se mostrar exibindo Janja, que nem estrela é, todas viagens de Lula é para se mostrar se achar o tal, só se sabe que ele é campeão de viagens para o exterior, e com ele vi uma comissão de 40 pessoas, gastando diárias super cara para acabar te afundar o Pais, vejamos só as condições de pobreza EM QUE SE ENCONTRA , A Argentina, vivendo uma inflação 50%, na minha opinião esse sujeito já era para ter tomado o rumo da Rua.

  3. A avaliação é que no último ano a Polícia Federal aumentou o gasto devido a grandes investigações, como dos atos do 8 de Janeiro, do caso Marielle Franco e do genocídio Yanomami. Ou seja, operação caça BOLSONARO.

  4. Jogaram muito dinheiro fora com operações sem pé e sem cabeça, como investigar importunação a baleia, cartão de vacina, etc

  5. Observem a mentalidade deste desgoverno, cortou 5 bilhões de várias pastas, incluindo educação, saúde e segurança, está
    com as contas públicas com um déficit de 1 trilhão , não tem e nunca teve um projeto de governo que não seja aumento ou criação de impostos. Por outro lado tem dinheiro para 60 mil em um sofá, um trilhão em viagens e 16 bilhões para a lei Rouanet.
    Não era isso que vocês queriam!!!
    Então tooooomaaaaaa!!!!!!

  6. Enquanto isso, o atual governo de Lula (PT) bateu recorde em 2023 com gastos em viagens de servidores, terceirizados e “convidados eventuais”: R$1,73 bilhão. É o maior valor registrado pelo menos desde 2014. Mais de R$1,03 bilhão desse total serviu apenas para pagar as diárias desses funcionários públicos e mais de R$ 691 milhões bancaram as passagens aéreas. As informações são do Portal da Transparência do governo federal.
    É a primeira na História que o valor distribuído a funcionários públicos a título de diárias supera a marca de um bilhão de reais.
    Vale salientar que esse valor se deu por hospedagem em hotéis de luxo, aluguel de limusines, refeições em restaurantes sofisticados e, também, a grande comitiva que acompanham essas viagens…
    É lamentável o que está acontecendo com nossa Nação…

    1. PM em greve
      Civil em greve
      PF em greve
      UFRN em greve
      Saúde em greve

      E tem gente que diz q está tudo normal, parabéns!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem segundo menor número de mortes por dengue do Brasil

Foto: nuzeee/Pixabay

O Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo Governo Federal, mostra que o Brasil registrou 1.544 mortes confirmadas por dengue durante 2024, com dados contabilizados até 18 de abril. O Rio Grande do Norte ocupa o segundo menor número de mortes confirmadas em todo país, com apenas um caso. O quantitativo é igual aos estados do Ceará e Tocantins.

Não registaram mortes confirmadas de dengue os estados do Acre e Roraima. A lista com maiores casos é liderada por São Paulo (320), Distrito Federal (270), Minas Gerais (261), Rio de Janeiro (116) e Goiás (116).

De acordo com informações da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), a morte confirmada por dengue no Estado aconteceu no final do mês de março, na Região do Alto Oeste. O paciente era um “adulto jovem” e sem comorbidades registradas.

Até 18 de abril, o balanço do Painel de Monitoramento de Arboviroses mostra que o Rio Grande do Norte tem 12.374 casos prováveis de dengue, 2.274 confirmados, e duas mortes em investigação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Corpo de ‘Tio Paulo’ será enterrado neste sábado, 4 dias após a morte

Foto: Reprodução/g1

Será enterrado neste sábado (20), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, o corpo de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, o idoso que foi levado morto para atendimento em um banco em Bangu na última terça.

Um vídeo feito por funcionários da agência mostra o momento em que a sobrinha de Paulo Roberto, Érika de Souza Vieira Nunes, tenta liberar um empréstimo de R$ 17 mil na frente do idoso morto.

Érika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. A defesa dela alega que o idoso chegou vivo ao banco, mas a polícia afirma que ele já estava morto. Imagens de câmeras de segurança de um shopping perto do banco e da entrada da agência mostram o idoso aparentemente já desacordado.

Um motorista de aplicativo e um mototaxista dizem que o idoso estava vivo ao entrar no carro que os conduziu para o local.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MST ocupou 31 propriedades durante o “Abril Vermelho” de 2024

Foto: Divulgação/MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) finalizou nesta sexta-feira (19.abr.2024) as ações da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”. Foram realizadas 31 ocupações no período, dentre elas, com a construção de 5 novos acampamentos, em 13 Estados e no Distrito Federal.

Eis abaixo os Estados em que registraram ocupações:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Sergipe;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná; e
  • Pará.

Desde a segunda-feira (15.abr.), o MST organizou 70 ações diversas, que incluíram a construção de acampamentos unitários, assembleias populares e manifestações em órgãos públicos, como em sedes estaduais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os eventos foram realizados em 18 Estados.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Onde estavam os vagabundos invasores durante o governo anterior?
    Por que voltaram a cometer crime somente no governo do PT?

  2. O projeto de lei 895/23 foi aprovado na câmara e agora a polícia pode tirar e prender esses vagabundos das terras ocupadas, com pena de até 4 anos de retenção e perda de qualquer auxílio do governo.
    Acabou vagabundos, agora vocês tem que trabalhar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *