Polícia

Entrevista do comandante das blitzen da Lei da Seca mostra quem é o verdadeiro terror

“Eu não pedi para estar aqui. Também não vou pedir para sair”. A frase é do comandante das operações de blitzen da Lei da Seca, tenente Eann Styvenson Valentim Mendes, o terror dos motoristas que fazem questão de desrespeitar a legislação que proíbe a condução de carros após o consumo de bebidas alcoólicas. Na verdade, a entrevista do tenente é um tapa na cara de toda uma legião de motoristas, ricos ou pobres, anônimos ou ilustres, simples cidadãos ou autoridades que se acham no direito de reclamar quando pegos infringindo a lei.

Na entrevista concedida à Tribuna do Norte, o tenente Styvenson relata inúmeras situações, desde aquela em que uma mulher mordeu um policial e ameaçou jogar sapato no comandante da blitz até a oferta de subornos, de até 5 mil reais. Ele fala também da frustração por não ter conseguido evitar o acidente que matou uma mulher no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. Na noite anterior, ele havia feito blitz próximo à boate de onde saiu o motorista embriagado que causou o acidente e a morte da mulher.

As pressões não incomodam o oficial da Polícia Militar. Nem mesmo o de colegas de farda que quando pegos numa blitz ameaçam represália, em função da hierarquia. Num verdadeiro caso de abuso de poder. O que me incomoda Styvenson é o pouco caso que muitos dão ao dever de cumprir a lei. A distribuição de sua fotografia, no aeroporto, prestes a embarcar, com a seguinte mensagem: “vamos beber que o homem saiu”, é, na visão do oficial PM, um crime que deveria levar o seu autor à cadeia. É um convite à violência no trânsito.

Para Styvenson, o trânsito virou um holocausto. E somente não aceita isso quem não perdeu um parente ou amigo ou mesmo foi vítima de acidentes provocados por irresponsabilidade de quem dirige sob efeito de álcool. E o policial militar termina por defender a tese que deveria ser aceita por toda a sociedade: a de que não pode ser considerado acidente o caso de alguém que, em total afronta à lei e ao bom senso, passa a dirigir embriagado e termina causando a morte de outra pessoa.

No dia em que a sociedade aceitar que todos devem cumprir a lei no trânsito, talvez Styvenson deixe de ser o terror em que se transformou. Os números das blitzen da Lei da Seca servem para mostrar o caos em que se transformou a falta de respeito no trânsito:

As 56 blitzen realizadas este ano resultaram na abordagem de 30.424 motoristas. 2.668 foram autuados, 1.198 se recusaram a se submeter ao teste do bafômetro, 2.011 responderam a processo administrativo, 657 responderam por crime, 328 motoristas foram autuados por estar sem a carteira de habilitação e nada menos que 2.340 Carteiras de Habilitação (CNHs) foram apreendidas.

Ao final da entrevista, dá para perguntar: quem é que deveria mesmo ser considerado um terror: o tenente que comanda uma blitz para exigir o cumprimento da lei Seca ou o motorista embriagado que mata e mutila no trânsito?

Opinião dos leitores

  1. o problema e serio. Existe os dois lados. O lado de quem está embreagado e comentou ato ilícito no trânsito e o outro que tomou um drink (condenado premeditamente pela nova lei$). O grande problema estar justamente no tratamento dado, no sentido de identificar e nivelar cada caso. A lei é certa em sua excencia. Mais deixa muito a desejar na sua aplicabilidade e resposta de mudança social a curto, médio e longo prazo.
    A mesma eficiência do tentente deveria ser seguida por outros, nas mais diversas áreas de aplicação da polícia, em pro da segurança. No meu bairro todos os dias tenso assaltos a mão armada com refém e sequestros relâmpagos para se furtar algo das reordenações e inclusbe veículos.
    Gostaria muito que tudo isso abordado tsme fosse de grande repercussão neste sentido…

  2. Deveriamos ter muito mais pessoas capazes como o tenente, porque so se ouve falar nele? sera que aqui em Natal so tem ele trabalhando? cade o resto dos tenentes? cade o resto da corporacao na rua fazendo seu trabalho, diga-se trabalho louvavel, que poucos reconhecem. Fica a dica, gostariamos de mais e mais gente na rua fazendo esse tipo de trabalho. A esperanca e a ultima que morre.

  3. Esse é o retrato do nosso Brasil, onde fazer o certo é condenado julgado como errado, espero que esses que criticam o trabalho do tenente um dia não sejam traídos pelos erros que comentem quando um parente próximo seja vítima de um irresponsável no trânsito, porque só assim vão sentir na pele a importância do trabalho desenvolvido por este cidadão.

  4. O tenente não é bem quisto por alguns membros dessa sociedade "medíocre", pq no Brasil, infelizmente, o errado é o certo. O Brasil é o país onde mais tem leis. Vc pega um livro de Direito, é super volumoso, onde constam todas as leis. Mas, infelizmente, esse é um pais onde menos se cumpre a lei. "lei não se discute, se cumpre". E como a maioria prefere não cumprir, o resultado é esse: desaprovar o ato do tenente, que está CERTÍSSIMO. Antes, ele cumprir a lei e autuar quem está errado, do que deixar o errado achar que está certo. É claro e evidente que quem comanda o terror é o motorista errado, que se acha no direito de reclamar e de descumprir a lei. O tenete está fazendo o serviço dele. E é isso que as pessoas não entendem. Pq no Brasil, estamos acostumados com pessoas que não cumprem o seu dever e como ele está cumprindo, o povo tá reclamando. Só acho errado ter apenas um tenente desse fazendo essas blitzs. Era para ter mais de um. Um por região, aí o bicho ía pegar de verdade e quem sabe Natal não seria a prim eira capital do Pais, onde as leis realmente são cumpridas.

  5. Minha filha foi pega na lei seca pelo tenente Styvisson, ela mesma não para de elogiar o trabalho do tenente, ele esta correto
    deixemi homem trabalhar

  6. O tenente se descata nao por querer nem por precisar, se destaca por que a hipócrita sociedade nao esta acostumada a ver e sentir como se deve trabalhar um funcionário publico, esse ódio que hoje ele causa, pode estar economizando lagrimas e sofrimentos da família de quem hoje lhe ataca , se ele e grosso e rígido com quem e pego infringindo a lei, nao da pra tratar de meu amor quem rasga o código penal quem passa por cima da lei se equipara a qualquer outro criminoso, que pena so haver um ten stvyveson eram para ter mais deles e essas blitzs ocorrerem em cada canto do estado e da capital. Parabéns ten. E que outros saiam do medo de perder seus cômodos postos e dêem a cara a bater sem medo aplicando a Lei para todos!

  7. Que sociedade é a nossa heim!!! O servidor público fazendo não mais do que a sua obrigação de ser impessoal, honesto e transparente nas suas atitude, enquanto cidadão, e a sociedade lhe coloca como herói. Não faz mais do que a sua obrigação, do que se espera de um profissional e acima de tudo de um o servidor público. Quem deveria tá exposto na mídia pra sociedade conhecer, são exatamente os pilantras, os desonestos… esses sim deveriam ter campanhas nos meios de comunicação para estarem na cadeia.
    Kaio Fernandes

  8. Styvenson você é um policial exemplar como poucos neste país. Parabéns pelo trabalho, tem meu respeito e admiração. Continue rigoroso e trabalhando de forma exemplar!

  9. Holocausto é o número de pessoas assassinadas sem que a polícia der conta de tantos inquéritos!
    Esse tenente midiático e prepotente deveria passar um mês no BOPE enfrentando bandidos de verdade. Heróis são os gloriosos combatentes do BOPE, esse tenente não passa de um boyzinho mimado que achou um lugar para 'brilhar'.
    Gostaria de vê-lo numa blitz em Apodi ou Caicó ele gritar com os detidos como faz aqui. E fica o repto: a polícia de trânsito da qual é ele membro não é estadual?
    Pois seriam boas umas blitzen ali perto de Janduís, Messias Targino, Patú, só para citar umas cidades onde eu aplaudiria ver o 'bravo tenente' levar a ordem.

  10. Concordo com o Tenente, principalmente qdo à imprensa faz questão de divulgar a os locais das Blits. A imprensa tem que ser exemplo, pois ê formadora de opinião .

    1. Berg quando a imprensa Divulga, é o proprio Detran que solta antes o release para publicarmos.

    1. Aposto que VC já foi pego e autuado por ele. Tanto rancor assim é despeito. Só vai aprender quando VC ou um familiar seu for vítima dos assassinos que enchem a cara e dirigem por aí.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN e CAARN inauguram Casa da Advocacia nesta segunda-feira em Mossoró

Foto: Divulgação

Um sonho da advocacia potiguar está prestes a se tornar realidade. A Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas será inaugurada nesta segunda-feira (22) em Mossoró, seguindo o projeto de interiorização dos serviços da Ordem Potiguar. A solenidade acontece a partir das 18h30, com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, do presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, e do presidente da CAARN, Ricardo Lucena.

O investimento total para a construção foi de mais de R$ 1,5 milhão, oriundo de recursos próprios da OAB/RN, CAARN e repasse do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA). Localizada no centro de Mossoró, em um espaço de 260 m², a Casa oferecerá aos advogados e advogadas da região Oeste uma estrutura completa para o exercício da profissão.

No local, os profissionais da região vão contar com espaço de coworking, sala de atendimento, centro de inclusão digital, sala de reunião, auditório com 45 lugares, copa e um espaço de convivência, além dos serviços de psicologia e nutrição oferecidos pela Clínica da Advocacia. Todos os ambientes serão entregues com equipamentos modernos e internet de alta velocidade.

“Em 2022 inauguramos a Casa da Advocacia em Natal, um espaço moderno, que oferece um serviço de excelência e é modelo, inclusive, para outras Seccionais. Agora, levamos a mesma estrutura para Mossoró, a segunda maior cidade do Estado, onde toda a advocacia vai poder contar com um local pensado para facilitar seu dia a dia”, explica o presidente Aldo Medeiros.

A Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas também vai receber eventos da OAB/RN, CAARN e da Escola Superior de Advocacia (ESA) na região, sendo primeiro a Campanha de Vacinação Contra a Gripe a partir do dia 23 de abril.

“Essa é uma grande conquista para toda a advocacia potiguar, estamos realizando um sonho ao levar pela primeira vez os atendimentos da Clínica da Advocacia para o interior, além de proporcionar um maior apoio para que os profissionais possam fazer os atendimentos, reuniões e audiências do dia dia profissional, tudo isso num ambiente moderno e funcional, no centro de Mossoró”, diz Ricardo Lucena.

Serviço:
Inauguração da Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas
Dia 22/04/2024, às 18h30
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, nº 129, Centro, Mossoró/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Gustavo e Valéria reúnem pré-candidatos em Nísia Floresta

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito pelo PL, em Nísia Floresta, Gustavo Santos, e sua pre-candidata a vice, Valéria Mesquita, realizaram nesta quarta-feira (17/04), uma reunião com os pré-candidatos a vereador do grupo que entrarão na disputa nas eleições deste ano.

O encontro teve por objetivo traçar estratégias para todos os partidos que compõem a aliança além do PL, – União Brasil, PSDB e PP – para promover unidade em torno do projeto, reforçar o compromisso com o desenvolvimento de Nísia Floresta, além de passar orientações sobre as condutas permitidas e vedadas pela lei para 56 pré-candidatos a vereador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB e Procon apuram cancelamentos de voos Mossoró/Natal

Foto: Renato Medeiros

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB) e o Procon estadual notificaram a VoePass Linhas Aéreas, solicitando esclarecimentos sobre o cancelamento de voos entre Natal e Mossoró. Após o cancelamento, a companhia, vinculada a Latam, ofereceu passagens por via terrestre por vans e carros de aplicativo aos passageiros afetados, o que gerou diversos transtornos. A empresa informou que a ocorrência foi “pontual” e motivada por “questões técnicas”. O Procon também exige um plano de reparação para os consumidores afetados.

De acordo com os órgãos que acompanham o caso, na última semana, passageiros foram surpreendidos com o cancelamento do embarque na aeronave e precisaram fazer o trajeto por via terrestre. A viagem pela rodovia demora quatro vezes mais do que o trajeto por linha aérea, sobretudo após a interdição da BR-304, depois dos danos provocados pelas fortes chuvas no início deste mês.

Além dos cancelamentos, os clientes têm apresentado queixas sobre o serviço da VoePass entre Natal e Mossoró, como a má climatização das aeronaves. “A empresa vai ter um prazo de 15 dias para apresentar justificativas. O fato é que esse tipo de prestação de serviço não pode ser continuado. A empresa vai ter que adequar a demanda que existe ou então ela vai ser notificada para que suspenda a oferta aos consumidores”, detalha o presidente da Comissão de Relações de Consumo da OAB/RN, Pedro Petta.

De acordo com o Procon Rio Grande do Norte, não é possível estimar quantas pessoas foram afetadas pelos cancelamentos porque não há formalização das denúncias. Justamente por esse motivo, o subcoordenador do órgão de proteção ao consumidor, Oberdan Medeiros, orienta que os passageiros afetados procurem o Procon ou ajuda jurídica para avaliar eventuais danos morais ou até mesmo financeiros por perda de compromisso profissional, por exemplo.

Oberdan explica que o órgão pedirá o cumprimento da Resoluções 400 da Agência Nacional de Aviação (ANAC) e do Código de Defesa do Consumidor. “Cada caso é diferente. O consumidor que perdeu algum compromisso profissional, deixou de atender uma chamada de trabalho, essas situações que ensejam tanto dano moral quanto material, o consumidor pode, além de pedir aquilo que a legislação já manda, pedir o cumprimento do dano moral e material”, diz.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil registrou média de 495 ocorrências de tráfico de drogas por dia em 2023

Foto: Reprodução/Record Brasília

Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram que o Brasil registrou uma média de 495 ocorrências de tráfico de drogas por dia em 2023. Ao todo, foram 180.881 casos, contra 169.709 em 2022, o que representa um aumento de 6,58%, identificado em quatro das cinco regiões do país. O tema voltou aos holofotes após o Senado aprovar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de entorpecente ilícito.

Confira os estados que registraram os maiores percentuais, todos do Nordeste:

  • Paraíba — 47,01%;
  • Piauí — 39,34%;
  • Sergipe — 37,66%.

Confira os estados que registraram os menores percentuais, todos do Norte:

  • Amapá — 0,26%;
  • Roraima — 0,28%;
  • Acre — 0,39%.

Somente o Centro-Oeste apresentou redução no número de ocorrências, na ordem de 4,74% em comparação com 2022. Dentre as demais, o Norte teve o maior aumento percentual, com 14,10%, seguido do Sudeste, com 8,78%.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Girão e Paulinho assinam a CPI dos Respiradores

Foto: Agência Câmara

O requerimento para criação da CPI dos Respiradores na Câmara Federal já conta com assinaturas de 21 parlamentares, de um total de 171 necessárias para a sua abertura, inclusive de dois dos oito membros da bancada do Rio Grande do Norte – os deputados federais General Girão (PL), que a aparece como coautor ao lado de outros quatro deputados e Paulinho Freire (União), subscritor do pedido do deputado paulista Kim Kataguiri (União) juntamente com outros 14 parlamentares.

Kim Kataguiri começou a coleta de assinaturas em busca apoio para instalação da CPI do Consórcio Nordeste no dia 9, visando apurar possível fraude nos recursos destinados à compra 300 respiradores por R$ 48 milhões durante a pandemia de coronavírus em 2020. Já na terça-feira (16), o deputado Kim Kataguiri (União-SP) apresentou o Requerimento de Instituição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), conforme as denúncias divulgadas pela imprensa na época.

O parlamentar destaca que se faz necessário apurar os repasses de recursos públicos ao governo federal para o consórcio, investigado por suposto esquema de fraude, e a participação do atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, que era o então presidente da entidade como governador da Bahia.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Oposição pressiona Lira a pautar PEC das drogas, e aliados de Lula já temem derrota

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A oposição ao governo Lula (PT) pressiona o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar celeridade à tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas.

A PEC das Drogas foi aprovada pelo Senado na terça-feira (16) por ampla maioria, em reação ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que pode descriminalizar a maconha para uso pessoal.

Agora, a bancada de deputados bolsonaristas e parte do centrão aguarda um andamento célere da PEC e aposta na aprovação da matéria.

Deputados do PT e do PSOL, por sua vez, demonstram pessimismo em conversas reservadas. A avaliação é que, fora os parlamentares de partidos de esquerda, siglas de centro que integram a base aliada podem fortalecer o apoio à proposta.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Walfredo Gurgel enfrenta problemas no abastecimento de alimentos

Foto: Adriano Abreu

O Hospital Walfredo Gurgel suspendeu parcialmente o fornecimento de refeições a servidores e acompanhantes de pacientes internados nesta quarta (17). A medida foi tomada após redução do abastecimento de mantimentos do hospital, provocada por atrasos nos pagamentos dos fornecedores do hospital. Servidores e acompanhantes não receberam, de forma integral, a alimentação do café da manhã e do almoço. Já no jantar foi possível retomar o fornecimento. A normalização completa é prevista para acontecer nesta quinta-feira (18).

A suspensão foi iniciada após recomendação da Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital Walfredo Gurgel, encaminhada aos funcionários no início da terça-feira (16). Apesar de prejudicial para o funcionalismo público, a suspensão já era uma das medidas previstas pelos funcionários, que há semanas veem o abastecimento de medicamentos e materiais diminuírem dia após dia.

Ainda na terça-feira (16), a Secretaria de Saúde Pública do RN informou em nota que já estava em ação para que acontecesse a normalização da situação e que ela aconteceria em dois dias. A previsão do Walfredo é que novos mantimentos cheguem nesta quinta.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Comitê da Câmara dos EUA divulga relatório que acusa Moraes de censura

Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

O Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) divulgou, nesta quarta-feira (17/4), um relatório que aponta supostas decisões contra a liberdade de expressão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo a rede social X, antigo Twitter, no Brasil.

A comissão tem maioria de parlamentares do Partido Republicano, oposição ao governo do presidente dos EUA, Joe Biden. O documento tem como título “O at4que à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”.

O relatório acusa os governos do Brasil e dos Estados Unidos de buscar silenciar críticos nas redes sociais. O texto é divulgado após uma série de críticas do bilionário Elon Musk, dono do X, contra as decisões de Moraes que determinam a suspensão de contas que divulgarem informações falsas, em especial contra o processo eleitoral brasileiro.

Na esfera brasileira, o comitê cita como opositores do governo afetados pelas medidas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alan Rick (União Brasil-AC), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e a filha de Roberto Jefferson, Cristiane Brasil.

“Moraes censura demandas. Para esse fim, compreender as am3aças representadas pelos anti-liberdade de movimento governos fora do país, o Comitê emitiu um intimação para X Corp. para documentos e registros relacionados aos esforços recentes pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelo Supremo Tribunal Federal no Brasil para obrigar X censurar meios de comunicação social no país”, destaca trecho do documento.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

MST faz novas invasões e a Faern acusa ato político

Foto: Reprodução

Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiram mais duas propriedades privadas nesta semana no Rio Grande do Norte. A última delas, na noite de terça-feira (16), em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Diante dos novos casos, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) lamentou a situação de insegurança no estado e classificou as ações do MST como “de caráter político-ideológico, e não de luta por terra”.

“Lamentamos que episódios dessa natureza aconteçam no Rio Grande do Norte, pois não falta terra para fazer assentamentos. O governo brasileiro, a União, tem muitas terras disponíveis para fazer assentamentos. Então não é uma invasão por procura de terra, é uma invasão de caráter político”, afirmou o presidente da Faern, José Vieira.

A última invasão ocorreu no terreno da Companhia Açucareira do Vale do Ceará-Mirim, na terça-feira. De acordo com o MST, cerca de 300 famílias ocupam a área. A invasão foi divulgada nas redes sociais do movimento e faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês, conhecido como “Abril Vermelho”.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Deputados dos EUA divulgam decisões sigilosas de Moraes e citam 150 perfis removidos no X

Foto: Leah Millis/Reuters

Uma comissão do Congresso dos EUA publicou na noite desta quarta-feira (17) uma série de decisões sigilosas do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sobre a suspensão ou remoção de perfis nas redes sociais.

As decisões foram obtidas a partir de intimação parlamentar feita à rede social X (antigo Twitter), de propriedade do bilionário Elon Musk. Quando defendeu o impeachment de Moraes, o empresário prometeu que publicaria em breve ordens de Moraes que, segundo ele, “violam as leis brasileiras”.

A maioria das decisões de Moraes reproduzidas no documento manda a plataforma derrubar contas na rede social sem estar acompanhada de uma fundamentação, apenas com a indicação dos perfis que precisam ser retirados do ar.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Como eu queria que esse povo se interessasse pelas coisas ruins que acontece no mundo. (Fome na África, ajudas humanitárias, menos racismo nos EUA) mais não, a preocupação é com Alexandre de Morais e com o Brasil que está seguindo no caminho correto, saindo de um buraco, que está em reconstrução após 4 anos de um governo chulo, fraco que deixou o país quebrado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *