Diversos

Pais denunciam “doutrinação” anti-temer em crianças na UFRN, destaca reportagem

destaque_padraoGRAVE. Pais de crianças que estudam no Núcleo de Educação Infantil (NEI) da UFRN denunciaram ao Portal Agora RN que professores da instituição estão usando os alunos para fazerem protestos contra o presidente Michel Temer.

De acordo com um dos pais que ficou revoltado com a atitude dos profissionais do NEI, as professoras pediram para as crianças fazerem desenhos do presidente para usar em protesto.

Confira reportagem completa aqui

Opinião dos leitores

  1. Por favor, estou assistindo pela TV Senado, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte presidida pela Senadora Fatima Bezerra. Estou perplexo com os argumentos CONTRA o Projeto da "Escola sem Partido", PROJETO ESTE QUE EU APOIO. Ouvi a tentativa de defesa de uma professora da NEI/RN ( infelizmente, esqueci-me do seu nome) ao negar a não doutrinação de crianças. A professora ao argumentar que não teve nenhuma ingerência sobre seus alunos infantis sobre a PEC 241 e agora sobre a PEC 55, MENTIU !! MENTIU PORQUE DISSE QUE SEUS ALUNOS INFANTIS EXPRESSARAM UMA OPINIÃO ESPONTÂNEA VINDA DE CASA E DA COMUNIDADE. GOSTARIA DE SABER SE EXPLICARAM ÀS CRIANÇAS QUE A PEC 241/ PEC 55 SÓ EXISTEM PORQUE O "TIO LULA" E A "TIA DILMA" ROUBARAM AS VERBAS PÚBLICAS DA NAÇÃO EM PROVEITO PRÓPRIO ???? POR ISSO, O PAÍS CHEGOU AO FUNDO DO POÇO E PRECISA DE MECANISMOS COMO A PEC 241, ATUAL PEC/55, PARA TENTAR SAIR DO PÂNTANO QUE O TIO LULA E A TIA DILMA, COM OS SEUS APANIGUADOS BENEFICIADOS COM ESSE PROJETO CRIMINOSO DE PODER, QUE SE INSTALOU NO BRASIL, FIZERAM AO POVO ??? DEIXEM DE SER HIPÓCRITAS !! GRAÇAS A DEUS, FORAM DEFENESTRADOS E, SE DEUS QUISER, NUNCA MAIS OCUPARÃO O PODER CENTRAL DO NOSSO PAÍS VERDE E AMARELO. CHEGA DE MENTIRAS !!!!!!

  2. Enquanto eu pedindo a Deus para que minha filha seja sorteada. Por que sei lá ela vai te um ótimo ensino. Mas vá da tudo certo

  3. NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES DO NEI/CAp/UFRN
    Que escola é essa?
    Que escola é essa onde se toca uma música infantil ao invés de uma sineta para sinalizar que está na hora de ir para a sala de aula?
    Ah, essa é a escola que valoriza a música como atividade lúdica e por isso dá vez à lira ao invés do toque unilateral da sineta. Isso se chama sensibilidade;
    Que escola é essa em que os professores e professoras, atentos aos saberes das crianças, promovem com elas a escolha do tema de pesquisa e meu filho chega em casa e comenta: “Mamãe, o tema das árvores não passou, só teve dois votos” (este era o tema que ele sugeriu). E continua: “os morcegos e as borboletas ficaram empatados e hoje vamos fazer nova votação para escolher qual tema vai ganhar”.
    Ah, essa é a escola em que se ensina a criança que podemos decidir coletivamente e que devemos respeitar a decisão da maioria quando o nosso voto é vencido. Isso se chama Democracia;
    Que escola é essa que diariamente promove um momento de relaxamento e meu filho chega em casa me ensinando como respirar melhor?
    Ah, essa é a escola que considera que as crianças têm corpo e que este corpo precisa relaxar e a mente precisa se acalmar. Isso se chama aprender o autocontrole;
    Que escola é essa que convida os escritores para contarem as estórias e promoverem oficinas de leitura e escrita com as crianças?
    Ah, essa é a escola que considera a leitura e a escrita como práticas sociais de linguagem e que estão nos livros porque antes estão em nós, seres que convivem em permanente diálogo. Isso se chama interação;
    Que escola é essa que promove o ensino de Língua estrangeira, dança e música, sem deixar de ensinar os conteúdos necessários ao conhecimento das linguagens convencionais?
    Ah, essa é a escola que considera e respeita que somos seres múltiplos e com muitas potencialidades a serem exploradas. Isso se chama pluralidade cultural;
    Que escola é essa que, em cada sala de aula, acolhe ao menos uma criança com necessidade especial de aprendizagem?
    Ah, essa é a escola que respeita e compreende que todas as pessoas têm direito à educação de qualidade. Isso se chama inclusão;
    Que escola é essa em que, além de prepararem semanalmente os seus planos de trabalho, a cada mês, os professores param para estudar e planejar coletivamente o processo de ensino e aprendizagem?
    Ah, essa é a escola que considera que sempre nos formamos uns com os outros e que a constante troca de saberes e planejamento conjunto faz com que o trabalho tenha continuidade, conformidade e evolução. Isso se chama formação continuada;
    Que escola é essa que sempre dialoga com os pais, estando permanentemente aberta para ouvir sugestões e críticas?
    Ah, essa é a escola que considera a família o pilar mais estruturante da formação da criança e, por isso, sempre dialoga com essa família. Isso se chama respeito;
    Que escola é essa que não confunde ser professor com ser babá?
    Ah, essa é a escola que compreende e respeita o trabalho das babás, mas compreende que na escola os nossos filhos vão para vivenciar a escolarização do conhecimento e para se tornarem sujeitos capazes de pensar e ser responsáveis por seus atos. Isso se chama autonomia e responsabilidade pessoal;
    Que escola é essa que tem tanto espaço para as crianças brincarem e que os professores fazem, a cada bimestre, um relatório individual de cada criança, abordando as várias fases do desenvolvimento delas?
    Ah, essa é a escola que compreende que a criança se constitui no brincar e que cada um é diferente do outro. Isso se chama respeito às singularidades da infância;
    Que escola é essa que também é laboratório?
    Ah, essa é a escola que abre espaço para a formação de outros professores, pois é sabedora do seu papel de coformadora de novos professores, respondendo à sociedade a tarefa que lhe foi conferida. Isso se chama escola-modelo;

    Que escola é essa que respeita tanto as crianças, que separa um tempo para explicar-lhes por que, em um dia em que deveria ter aula, essa aula não ocorrerá na escola, mas na rua?

    Sim, essa é a escola que foi às ruas no dia 22 de setembro de 2016, convidou os pais a participarem do ato em defesa da educação pública e de qualidade. A escola, já sofrendo com cortes de verbas, não pode e não deve se isentar de mostrar à comunidade a sua real situação. Sim, professores e pais foram às ruas em defesa do Núcleo de educação da infância – NEI/CAp/UFRN – e nisso não há doutrinação, estimados natalenses e potiguares, nisso há responsabilidade e compromisso com a educação de qualidade das crianças que estudam no NEI. Nesse sentido, vimos a público defender essa escola, o NEI, e repudiar as afirmações levianas que foram feitas em blogs locais contra os professores, bem como denúncias feitas por alguém que não compreende que a escola não se sustenta no vazio, mas ela precisa necessariamente de verbas públicas para se manter e, ameaçada como está pela PEC 241, só resta, aos professores, com total apoio dos pais, bradar nas ruas e mostrar a nossa indignação.

  4. NOTA DA DIREÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE APOIO AOS DOCENTES E GESTORES DO NEI/CAP/CE/UFRN

     

    A Direção do Centro de Educação da UFRN vem a público declarar seu apoio e solidariedade às equipes de professores e gestores do NEI/CAp que, há 37 anos, realizam um trabalho de qualidade social inestimável, educando com liberdade, integridade e respeito os filhos e filhas da sociedade norte-rio-grandense.

    O NEI/CAp tem primado por uma sólida formação científica, ética, estética, política e social dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, adotando uma metodologia pautada no diálogo, na participação e no debate democrático e transparente com os pais, respeitadas as singularidades do desenvolvimento cognitivo e socioafetivo dos alunos.

    A equipe docente participa, também, de ações de formação continuada com um número expressivo de docentes das redes públicas estadual e municipais, bem como em cursos de formação inicial de licenciaturas e de bacharelado, como Colégio de Aplicação, em estágios supervisionados, monitoria e acompanhamento em componentes curriculares que garantem a relação entre a teoria e prática na formação dos educadores.

    A Gestão Administrativa e Pedagógica da Escola sempre atuou com responsabilidade e lisura na condução do trabalho, em especial as atuais gestoras, professoras Teresa Medeiros e Keila Barreto, que exercem atividades de articulação e de acompanhamento do trabalho com muita responsabilidade, pautadas nos princípios éticos e organizacionais do serviço público.

    Em todos esses espaços e tempos, o NEI/CAp jamais foi acusado de nenhuma incorreção ou condução inapropriada do seu trabalho, sendo sempre amplamente reconhecido como uma escola inovadora e de qualidade social e pedagógica. Assim, repudiamos as acusações sobre supostas práticas abusivas imputadas aos docentes e gestores da escola, declarando nosso total e incondicional apoio às pessoas que estão sendo publicamente agredidas e desrespeitadas nos seus direitos como profissionais e cidadãs. Estamos juntos na luta por uma educação de qualidade social. SOMOS TODOS NEI/CAP.

     

    Márcia Maria Gurgel Ribeiro e Jefferson Fernandes Alves – Direção do CE/UFRN

  5. A UFRN, faz tempo, virou berçário de petralhas. Querem transformar as crianças em petralhinhas e para isso usam uma escola que deveria focar unicamente em ENSINAR.
    Por acaso a escola perguntou aos pais das crianças se aceitam que seus filhos sejam doutrinados para apoiar a quadrilha do PT?
    Se querem mesmo dar um entendimento crítico porque será que não fazem nada para formar cidadãos combatentes da corrupção? Sim, porque graças a ela a própria UFRN/NEI fica sem recursos financeiros.
    Eles não querem formar alunos que pensam. Querem formar zumbis vermelhos.
    Se um neto meu receber qualquer lavagem cerebral tendente a formar um futuro maconheiro comunista, a coisa muda de tom e o professor pode se preparar para um processo.

    1. é fácil criticar maldosamente uma instituição como a UFRN conhecendo-a somente através de reportagens de um blog, sempre defenderei a universidade pois é a única alternativa, ao meu ver, de mudança do nosso futuro através de uma contribuição consistente na indústria e mercado, ação que no qual a UFRN está pronta para realizar.
      Se o senhor leu a reportagem pôde perceber que o NEI pediu autorização dos pais para os filhos participarem deste protesto, segundo, o protesto foi contra a PEC 241, que ameaça a existência do próprio NEI, e não contra Temer, o que foi dito pelo relato de pais.
      Se o senhor chama essa ação e rotula os autores de "petralhas", "comunistas", "maconheiros", "zumbis vermelhos". Por esse relato poderia rotular também o senhor de "coxinha", "tucano", "apoiador de ditadura", "torturador", "zumbi das escolas militares", "golpista", mas eu não posso fazer isso Sr. Helio eu não conheço o senhor e mesmo se conhecesse não o poderia julgar dessa forma pois é leviana.
      Não podemos ter essas atitudes por conta de "relatos", assim como o "relato" de uma "leitora" na semana passada dizendo que foi agredida e ameaçada por militantes, sendo isso amplamente compartilhado, entretanto sem nenhuma comprovação.

    2. Antônio não critico maldosamente a UFRN não.
      Se você, assim como eu, não dever nada a citada Universidade perceberá que aquela instituição que ajudou a formar uma sociedade produtiva, proativa e responsável morreu.
      Hoje, principalmente no setor de Humanas, e isso é notório, a UFRN forma zumbis bovinos de esquerda. Há setores da Universidade alvo de piadas quando o tema é consumo de maconha.
      A eleição para reitor criou escravos desses alunos. Ou o candidato se pinta de vermelho e se veste de "moderninho", e isso no ambiente deles quer dizer ser complacente com vandalismos, favorável a liberação das drogas e "policifóbico" (ódio a policiais) ou não se elege, quiçá consegue se candidatar.
      Considerando que esgotou a "fabricação" de maconheiros zumbis da esquerda já que os jovens estão preferindo trabalhar e ganharem a vida do que ficar tomando cachaça em manifestação de partidos acolhedores de ladrões, ficam com essa doutrinação covarde, querendo fomentar a ideologia petista desde tenra idade.
      Os profissionais que executam uma ideia dessa sequer merecem o rótulo de chorume. Deveriam ser punidos severamente. E o seriam se a UFRN não tivesse perdido o traço de responsabilidade social e o restante da moral que sempre ostentou.
      Quem são esses doutrinadores do lixo para dizer a meu neto, por exemplo, que fulano é ruim e que Jesus reencarnado é beltrano?
      Criar pensadores não é dar uma única visão de mundo.
      E mais: você e sua laia são tão desnutridos de argumentos que acham que por ser contra o PT sou a favor do PSDB ou demais partidos.
      Não tenho ladrão de estimação! Quem tem são vocês!
      Não voto, nem nunca votei no PSDB, DEM ou assemelhados.
      Abraço fraterno.

  6. o mais engraçado da repercussão da "reforma" no ensino, é que ela foi proposta pela Dona Dilma… rsrsrs até aí tudo bem, agora quando foi o "golpista" Temer que colocou em prática, BUUUM!
    o PT já está mostrando o que sabe fazer de melhor (depois de roubar), ser Oposição…
    na melhor tática do "quanto pior, melhor e que se exploda o povo brasileiro!"
    o partido que foi contra a Constituição, o Plano Real, a Reeleição etc.
    o Brasil tem que ficar atento a essa onda de mentiras e boatos que essa quadrilha legalizada está espalhando e espalhará pra tentar desestabilizar o governo atual.

  7. O "grave" realmente foi sensacional.
    O vídeo critica a PEC 241 e isso foi avisado mediante autorização dos pais, é uma luta dos próprios pais, no caminho de cortes que vai o NEI deixará de funcionar em 2 anos, sendo a melhor escola de ensino básico do Natal. A UFRN forma pensadores críticos sim, e não bacharéis zumbis, essa formação crítica tende para ambos os pensamentos políticos, pesquisar e estudar sobre determinado assunto antes de se formar a opinião é o que é incentivado, ao invés de ficar balburdiando, comentando "frase pronta" e parafraseando Reinaldo Azevedo.
    O colégio Neves, aqui de Natal incentivou seus alunos a produzir material para os protestos daquele ano, mostrando o momento do país e incentivando o pensamento crítico, não vi nada na imprensa sobre isso.
    Quem votou em Dilma votou em Temer sim, entretanto ao assumir ele traiu o plano de governo para o qual foi eleito, isto é uma traição para com seus eleitores e como Brasil.

    1. Concordo no fato de que as crianças precisem se interessar por politica, porém o ocorrido no NEI se torna um problema no momento em que os professores passam a incentivar os seus alunos (crianças) a fazerem desenhos em forma de protesto contra Temer, que tenho certeza que essas crianças não tem entendimento do cenário da política atual do nosso país para tomar uma posição sobre o assunto. E a escola deve incentivar o interesse na política e não na politicagem, incentivar o estudo das ciências políticas para que essas crianças passem no futuro a defenderem o representante de seus ideias seja de "esquerda ou direita".

    2. Realmente Aninha, se for comprovado o direcionamento das crianças nesse sentido a instituição deverá investigar e punir os responsáveis, lembrando que até agora foram relatos de alguns pais, ou talvez só de um, é necessário se ter cautela, cautela essa que não tem os" julgadores de plantão".

  8. Ora vão mora na Síria. Ou tirem as crianças. Do Nei. É coloquem no CEI . FORA TEMER GOLPISTA.

    1. Carlão, se ligue com o Uber e deixe assuntos mais inteligentes para os outros. Ah, e cuidado porque o MP tá de olho na sua placa vermelha viu? (sem nenhum trocadilho amigo)

  9. A escola é custeada com o dinheiro da sociedade, do contribuinte, jamais deve servir a interesse de categorias que usam cargos públicos para a politica partidária. Devem ser denuciados ao MPF #escolasempartido

  10. Profissionalismo pra quê, se eu sou concursado??? Covardia da moléstia!!! Depois tem quem ache ruim privatizar esses lixos. Quero ver fazer isso em empresa privada! Menos Estado pelo amor de Deus! A gente se matando de pagar imposto p sustentar esse povo politicando. N cabe uma denúncia formal não?

  11. É por isso que esses "professores" são contra a reforma do ensino. De matemática e português sabem pouco ou quase nada, mas adoram doutrinar criancas e adolescentes.

  12. Os idiotas coxinhas e os "paizinhos" tb coxinhas das crianças sabem o que o projeto 241 dos golpistas pretendem fazer com o NEI? Com certeza nao. A que ponto chegamos. Coxinha reclamando dos professores que defendem escola boa e de graça para eles. É o fim do mundo. Até que ponto o ódio cega esses idiotas.

    1. Absurdo! Os professores não tem o minimo direito de fazer isso com as crianças, gente ..pelo amor de Deus acordeeem!!! São crianças que pouco sabem oque se passa com país. Independente de ser um "Fora Temer" ou "Fora Dilma", isso é de fato um absurdo, e fere sim a imagem do NEI. Professores façam sim seus protestos contra oque vocês acreditam que não representa vocês, mas usar as crianças para expor seus próprios ideais é uma falta de ética sem tamanho!

  13. Há muito tempo que esta universidade deixou de ser instituição voltada para a formação acadêmica. Aquilo não passa de um antro recheado de acéfalos, maconheiros ,depravados sexuais e intelectuais. O pior de tudo é que está infestado de comunistas para todos os lados na educação pública e privada. É preciso uma faxina geral no corpo docente.

  14. Eu vi o vídeo e não achei nada demais. Eles questionam o projeto 241. Nao vi partidarismo nisso. Mas parece que daqui para frente vai ser baixar a cabeça e trabalhar. 12 horas por dia até morrer. Sem criticar, sem questionar e sem reclamar. Vamos que vamos.

    1. Eiiiiiiii, basta que estes professores que se sentem incapazes, e que devem o cargo a um partido, darem a carga horaria pra que foram contratados. Professor contratado para da 20 horas por semana da 8 horas e ai vai. O medo é de ter de trabalhar. Votaram em Temer e agora estão temendo. Bando de incopetentes. Vão trabalhar kkkkkkkkk

  15. Esses abestalhados petistas. Eita povinho sem futuro. Uma corja de ladrões e essa canalha ainda nessa de golpe. Só no Brasil!!!!!!

  16. Pra variar,tinham que ser os "politizados" da UFRN, com seus espíritos de esquerdinha revolucionária. Como não tem mais governo petista no comando, o jeito é apelar pra tentar formar crianças em novos miliTONTOS pra defender a causa. Mas daí eu pergunto: que causa seria essa, seus socialistas de araque?!

  17. quetionar um governo que surgiu de um golpe não é doutrinações, doutrinação é continuar achando que foi "natural" o processo político ocorrido. Já foi o tempo que escola produzia zumbi…. Procurem outra alternativa porque essa já se venceu.

    1. NATURAL FOI QUEBRAR O PAIS, DEIXAR MILHÕES SEM EMPREGO, MENTIR, ROUBAR E MATAR! TE FODE FERNANDO ROCHA!

  18. Se os pais estão incomodados, porque não tiram as crianças do NEI e matriculam no CEI?

    Fora Temer!

    1. Doido pra pegar essa boquinha hein? Mas que votou mesmo em Temer? Ele era vice de quem mesmo? kkkkkkkkkk… Esquerdopatas nunca mais!

    2. seria melhor colocar esse povo pra fora do serviço publico. apologia a criminosos é crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça manda suspender cobranças da Receita Federal contra Lulinha; filho do presidente era alvo de processos da Receita oriundos da Lava Jato

Foto: Paulo Giandalia / AE

A Justiça Federal determinou a suspensão de seis processos da Receita Federal contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relativos à Operação Lava Jato.

Publicada na terça-feira (26/3), a decisão do juiz Diego Câmara, da 17ª Vara do Distrito Federal, acolheu a argumentação da defesa de Lulinha de que a Receita Federal utilizou provas que já foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Lulinha foi investigado pela Lava Jato por repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma de suas empresas, entre os anos de 2004 e 2016, durante os governos do PT.

O caso foi transferido para São Paulo e arquivado a pedido do Ministério Público Federal (MPF) após o STF declarar o ex-juiz e atual senador Sergio Moro suspeito nos processos envolvendo Lula – foi Moro quem autorizou as quebras de sigilo da operação que investigou Lulinha.

A decisão desta terça determina que Lulinha não seja cobrado por eventuais pagamentos à União relacionados às ações e que tenha o nome retirado de listas de devedores, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

O filho do presidente tem se movimentado para voltar aos negócios. Ele busca um CEO no mercado e quer voltar a atuar na área de games, que era parte da programação da PlayTV.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas; 10 servidores são investigados

Foto: Depen/Divulgação

Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ficaram ao menos 30 dias sem revista nas celas. A corregedoria da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) abriu investigação contra 10 servidores.

A informação consta em uma IPS (investigação preliminar sumária) realizada pela corregedoria do órgão, que aponta que a fuga foi resultado de diversas falhas de procedimentos.

Segundo fontes envolvidas nas buscas, a partir da próxima semana, vai haver uma mudança na estratégia de procura pelos fugitivos. O tempo de permanência da Força Nacional no município não será renovado, haverá uso somente das forças locais, além de membros da inteligência da polícia.

A busca pelos dois presos completa 44 dias nesta quinta-feira (28).

Nesse intervalo, Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu ou Deisinho, já mantiveram uma família como refém, foram avistados em comunidades diversas, se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna.

Os investigadores dizem acreditar que eles estejam atualmente escondidos em uma caverna na região, e um deles estaria mancando.

De acordo com a IPS, a falha principal foi a ausência de revistas nas celas por um período mínimo de 30 dias, quando, conforme os procedimentos adequados, deveria ocorrer diariamente. Isso resultou na incapacidade dos servidores de detectar o buraco que os presos estavam fazendo na luminária.

Segundo os investigadores, não foi possível determinar com precisão quantos tempo foi necessário para abrir o buraco, mas estima-se que tenha levado de três a quatro dias.

Além das barras de ferro da própria cela, os presos utilizaram uma chapinha de 20 cm, localizada no buraco da porta, por onde eles recebem alimentos.

Falta de revistas nas celas

Há ainda a possibilidade de o prazo da falta de revistas em celas ser ainda maior, considerando que só foram analisados relatórios de um período de 30 dias. Durante a investigação preliminar, foram colhidos depoimentos de 22 servidores.

São apontadas ainda falhas estruturais no presídio, como o uso de luminária com parafuso inadequado e a ausência de laje no shaft, como é chamado o espaço da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação.

Segundo investigadores, a presença da laje poderia ter inviabilizado a fuga, considerando que em 2018, na penitenciária federal de Catanduvas, houve uma tentativa de fuga semelhante através da luminária. Naquela ocasião, o preso não conseguiu sair e retornou à cela.

As penitenciárias foram informadas sobre o ocorrido, e a penitenciária de Mossoró implementou o reforço na segurança das luminárias em 2018. No entanto, foi utilizado um parafuso inadequado, o que também teria contribuído para essa nova fuga.

A corregedoria da Senappen não chegou a investigar a tentativa de fuga de 2018 tendo em vista que a situação foi classificada como dano ao patrimônio. Agora, investigadores consideram que houve um erro na época. A avaliação é de que a obra na área externa do presídio não foi determinante para a fuga, mas facilitou a saída dos detentos.

10 servidores investigados

Após a conclusão da investigação preliminar, a corregedoria instaurou três processos administrativos disciplinares envolvendo 10 servidores que ocuparam cargos de chefia durante os 30 dias que antecederam a fuga.

A lista inclui o chefe de segurança, o diretor da unidade, seis chefes de plantão e dois servidores das torres 3 e 4, que supostamente teriam visão sobre a área de onde os presos fugiram.

Na visão dos investigadores, os chefes teriam a obrigação de fiscalizar se os servidores estavam realizando as revistas de forma adequada. Esses processos podem levar mais de um ano para serem concluídos.

Além disso, 17 servidores receberam TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) por não terem seguido os procedimentos adequadamente.

Enquanto o processos administrativos disciplinares pode resultar até na demissão do servidor, o TAC não possui esse caráter. O servidor concorda em cumprir as condições estabelecidas e se compromete a não cometer infrações durante dois anos. Além disso, ele é obrigado a realizar um curso sobre procedimentos e rotinas carcerárias.

A investigação preliminar também concluiu que não houve conivência por parte dos servidores. O que ocorreu foi uma sequência de falhas procedimentais.

Na avaliação desses investigadores, houve também uma falta de investimento ao longo do tempo na infraestrutura do presídio, que também contribuiu com a fuga. O presídio ficou durante dois anos sem contrato de manutenção, resultando em um aspecto deteriorado nas celas dos dois detentos.

Além disso, devido à promessa de construção da muralha, não houve investimento na cerca elétrica com sensor de presença, apesar de essa cerca já ter sido eletrificada no passado. Adicionalmente, havia uma lâmpada queimada em um poste, que deveria iluminar o corredor por onde os presos passaram até alcançar a cerca.

Algumas câmeras de vigilância também estavam inativas ou apresentavam qualidade insatisfatória. Enquanto as câmeras de todos os presídios federais são espelhadas com Brasília, as que capturaram a fuga não estavam devido à sua baixa qualidade.

Além da investigação em relação aos servidores, também foi instaurado uma nova IPS para examinar a gestão desde a construção do presídio, com foco nos problemas estruturais que não foram devidamente tratados.

Uma das questões que os investigadores buscam esclarecer é o motivo pelo qual o projeto original da construção da penitenciária incluía uma laje no shaft, enquanto no projeto executivo essa laje foi removida.

Também querem apurar quem autorizou a instalação dos parafusos inadequados na luminária em 2018.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Açude Gargalheiras registra maior acúmulo de água dos últimos 12 anos, diz Igarn

Foto: Anthony Medeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

De acordo com o Igarn, o açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

De acordo com o Igarn, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava 266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Moradores protestam por morte de criança vítima de atropelamento na Olavo Montenegro

 

Moradores da avenida Olavo Montenegro protestam nesta quinta-feira (28) por morte de criança de 12 anos, após atropelamento na via ocorrido ontem.

Pneus e entulhos estão sendo queimados e o trânsito está lento nos dois lados da via que liga Nova Parnamirim ao Parque das Nações.

A menina Maria Ester, 12 anos, atropelada na avenida Olavo Montenegro, na quarta-feira (27), morreu na tarde desta quinta-feira (28), na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, onde estava internada.

Segundo realato de testemunhas, ela atravessava a via entre os carros quando foi surpreendida por um veículo, do tipo gol, que a atropelou. Com o impacto, Maria, como foi identificada, caiu ferida no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e esteve no local para a assistência médica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Bebê de 1 ano foge e é achado na companhia de cachorro caramelo

 

Por volta de 3h da quarta-feira (27), uma criança de um ano e oito meses foi encontrada andando em uma rua movimentada de Belém na companhia de um cachorro caramelo.

A criança foi encontrada sem roupas, na Avenida Duque de Caxias, no bairro Marco por uma equipe da Guarda Municipal (GMB). Em um vídeo gravado pela equipe mostra o momento em que os guardas tentam se aproximar da criança e o cachorro parece proteger o menino.

Segundo o G1, a GMB passou a procurar por aberturas em portas ou portões por onde a criança poderia ter saído. O giroflex da viatura foi acionado, barulho que acordou os moradores, dentre eles, os pais da criança.

Os pais relataram no depoimento que chegaram em casa cansados, tomaram banho e dormiram. Não perceberam que a criança acordou e saiu.

O bebê e o cachorro foram entregues à família.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza soltura de coronéis da PMDF presos pelo 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta quinta-feira (28), a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa (foto em destaque), Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro.

Os três coronéis deverão cumprir medidas cautelares que consistem na proibição de se ausentar do DF, no recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana. Eles deverão usar tornozeleira eletrônica e precisam se apresentar na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Moraes também determinou aos ex-integrantes da cúpula da PMDF a entrega e o cancelamento de todos os passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo. Os coronéis estão proibidos de usar redes sociais ou de se comunicar com os demais envolvidos no caso.

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF.

Os coronéis estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto a outros cinco integrantes da PMDF, por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Advogado de Klepter, Newton Rubens disse que o coronel “cumpriu com seu dever no dia 08/01, no que resultou, antes mesmo da intervenção federal na SSP/DF, no esvaziamento dos prédios públicos e prisão de alguns invasores.”

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou o advogado.

Moraes considerou que o fim da investigação policial, o recebimento da denúncia e a transferência dos coronéis para a reserva remunerada da PMDF afastam eventual capacidade de organização da tropa para benefício próprio. O ministro também apontou que houve “reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

A coluna tenta contato com a defesa dos demais coronéis citados.

Réus
Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da PGR e tornar réus sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a PGR, havia “uma profunda contaminação ideológica de parte dos oficiais da PMDF denunciados, que se mostraram adeptos de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.

A PGR denunciou, em agosto de 2023, sete oficiais da corporação.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. Deputados e senadores brasileiros viajam nesta quarta-feira (15) para Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de mostrar a parlamentares norte-americanos situações que têm colocado em risco a democracia no Brasil, muitas delas relacionadas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 👉 Parece que alguma coisa tá mandando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sete bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso no próximo domingo (31)

Foto: Reprodução

A Caern realiza no próximo domingo (31) manutenção para interligação e setorização do abastecimento dentro da obra de requalificação do bairro Cidade Alta, em Natal. O serviço está previsto para ocorrer entre 7h e 18h. Nesse período, a companhia informa que o fornecimento de água estará suspenso para os seguintes bairros: Alecrim (região do Baldo), Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Petrópolis e Ribeira.

O prazo de normalização, tempo necessário para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos, é de até 48h após o sistema ser religado. A orientação da Companhia é que a população reserve água para o período informado e que utilize de forma racional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro volta a pedir devolução de passaporte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil  

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou, mais uma vez, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do passaporte do ex-presidente. O documento foi apreendido no dia 8 de fevereiro na operação Tempus Veritatis, que apura suposta tentativa de golpe de Estado.

Junto com o pedido, os advogados anexaram um convite assinado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país entre os dias 12 e 18 de maio.

Em fevereiro, a defesa do ex-presidente já havia recorrido da decisão do ministro Alexandre de Moraes que resultou na apreensão do passaporte. Na época, os advogados alegaram falta de fundamento técnico.

Coincidentemente, o primeiro pedido foi feito no mesmo período em que Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília.

Nesta semana, o jornal The New York Times divulgou imagens do ex-presidente na representação diplomática. A defesa de Bolsonaro afirmou que ele se hospedou na embaixada para “manter contatos com autoridades do país amigo”.

O episódio foi questionado pelo ministro Alexandre de Moraes. A defesa apresentou explicações, que foram remetidas à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes da análise pelo STF.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Daqui a pouco vão acusar Bolsonaro de broderagem com a autoridade do país amigo. O valor do m2 do terreno da embaixada vai desvalorizar… parece com alguma fala sua quando ainda era deputado, capitão expulso?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

População ocupada recua em 258 mil pessoas em um trimestre, afirma IBGE

Foto: Agência Brasil 

O País registrou uma perda de 258 mil vagas no mercado de trabalho no trimestre até fevereiro de 2024 em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um recuo de 0,3% na ocupação. A população ocupada totalizou 100,250 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro. Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).

A população desocupada aumentou em 332 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,535 milhões de desempregados no trimestre até fevereiro. Em um ano, 689 mil pessoas deixaram o desemprego.

A população inativa somou 66,813 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro, 293 mil a mais que no trimestre anterior Em um ano, esse contingente aumentou em 59 mil pessoas.

O nível da ocupação – porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – ficou em 57,1% no trimestre até fevereiro, ante 57,4% no trimestre até novembro de 2023. No trimestre terminado em fevereiro de 2023, o nível da ocupação era de 56,4%.

Desalento

O Brasil registrou 3,671 milhões de pessoas em situação de desalento no trimestre encerrado em fevereiro. O resultado significa 293 mil desalentados a mais em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um aumento de 8,7%.

Em um ano, 299 mil pessoas deixaram a situação de desalento, queda de 7,5%.

A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho, ou não tinha experiência, ou era muito jovem ou idosa, ou não encontrou trabalho na localidade – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga. Os desalentados fazem parte da força de trabalho potencial.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Musica de Zeze de Camargo e Luciano.
    É o amor ôôô, que mexe com minha cabeça e me deixa assim…
    Quem sabe canta!!!
    É o Amor ôôô….

  2. Interessante é o malabarismo com as palavras pra não falar que o desemprego aumentou. Kkkkkk. População ocupada recuou. Traduzindo desemprego. Patife.

  3. Para a boiada imunda que só lê o título, segue resumo:
    Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Páscoa: um momento de renovação e esperança

Foto: Divulgação

A Páscoa traz uma oportunidade de reflexão sobre a nossa jornada, por meio dos símbolos da ressurreição e do renascimento.

E para as famílias que vivenciam o luto, essa é uma época ainda mais especial, de ressignificar os sentimentos e entender que a vida é feita de momentos e histórias. É o que destaca a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira, sobre a importância da comunidade no apoio às pessoas enlutadas.

“A Páscoa é um momento de reflexão, de entender que a dor não vai acabar, mas que há esperança de renovação. A comunidade desempenha um papel crucial ao oferecer apoio e assistência, motivando as pessoas a acreditarem que dias melhores virão, assim como o renascimento simbólico que a Páscoa representa.”

Em seus cerimoniais, os profissionais do Morada da Paz abordam a Páscoa como uma maneira de honrar a vida e o legado de cada pessoa, com respeito às preferências e crenças de cada família. Podem ser realizadas desde a seleção de músicas e leituras que evocam a ressurreição e a continuidade da vida após a morte, até a criação de momentos de compartilhamento de memórias que destacam a importância do ente querido. Cada elemento do cerimonial pode ser cuidadosamente planejado para transmitir uma mensagem de esperança e conforto às famílias enlutadas.

Tayroni Carlos, cerimonialista fúnebre do cemitério, funerária e crematório Morada da Paz, explica que o trabalho dos profissionais do luto é proporcionar cerimônias personalizadas e significativas, que celebram não apenas a passagem, mas também a vida e os vínculos que permanecem vivos na memória daqueles que ficaram. “Uma das formas de encontrar conforto no luto é acreditar que após a morte há o renascimento, e é isso que buscamos destacar em algumas de nossas cerimônias. A ressurreição materializa-se na ideia de prosseguir o legado deixado pelos entes queridos, é uma oportunidade de ressignificar e prolongar sua trajetória.”

Já Safira Santana, cerimonialista fúnebre do Morada da Paz, ressalta a importância das tradições familiares, para os adeptos, durante a Páscoa, e como elas se entrelaçam com os serviços prestados. “As homenagens que fazemos refletem as características e os desejos de quem parte e da família. Mas independente da religião, a Páscoa é um momento de conforto espiritual, de relembrar memórias afetivas e celebrar a vida.”

Assim, em um ambiente de respeito, acolhimento e esperança para aqueles que vivenciam o luto, o Morada da Paz promove conversas significativas sobre renovação e continuidade da vida.

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *