Diversos

Petrobras é campeã mundial — de queda em ações na bolsa

Sede-da-Petrobras-no-Rio-de-Janeiro-size-598
A conjuntura externa tem sido a desculpa predileta do governo para explicar todos os males que se abatem sobre a economia brasileira. O argumento se aplica desde a alta da inflação até a oscilação do dólar, passando pelo próprio resultado fiscal do Brasil. Os estímulos econômicos que vêm dilacerando as contas públicas brasileiras são resposta à crise internacional, disse o ministro Guido Mantega em inúmeras ocasiões. No caso da Petrobras, não poderia ser diferente. Tanto a presidente Dilma Rousseff quanto a atual chefe da estatal, Graça Foster, alegaram fatores externos como causas da queda do valor de mercado da companhia na bolsa. Até mesmo o ex-presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, arriscou dizer em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo que a crise internacional foi a causa dos males da empresa durante sua gestão, digamos, ‘exemplar’.

Contudo, os números mostram que o impacto da crise no desempenho da Petrobras na bolsa não foi tão pernicioso assim — e que as coisas pioraram mesmo com a queda da confiança do mercado em relação à empresa e ao Brasil. Entre as dez maiores companhias de energia do mundo, segundo o ranking mais recente da consultoria IHS, apenas a Petrobras acumula queda de valor de mercado entre 2009, quando o mundo sofria o impacto agudo da crise, e 2014. As demais conseguiram trafegar pelos anos difíceis e se reerguer, como mostra o gráfico. A americana Chevron, por exemplo, saiu da terceira posição no ranking das maiores empresas em dezembro de 2008 para a primeira posição em 2014. Curiosamente, em maio de 2008, antes da eclosão da crise, a Petrobras havia conseguido ultrapassar a Microsoft, o Walmart e a própria Chevron em valor de mercado, tornando-se a terceira maior empresa do continente americano, atrás apenas da Exxon e da General Electric. À época, o valor da estatal estava próximo de 500 bilhões de reais. Hoje, está em 200 bilhões.
petrobras1-2--size-575
Os números são elucidativos porque mostram que, em dezembro de 2008, as maiores empresas de petróleo do mundo haviam passado por uma tormenta sem precedentes devido ao derretimento dos mercados de ações e à falta de liquidez nos Estados Unidos e na Europa. Naqueles tempos, não houve empresa em bolsa que tivesse ficado ilesa. Assim, em 2009, todas as petroleiras estavam na estaca zero — recolhendo os cacos. Ao longo daquele ano, a Petrobras conseguiu acompanhar o curso do setor e mostrou recuperação. Suas ações, que eram negociadas a 24 dólares no último pregão de 2008, terminaram 2009 a 47 dólares. De lá pra cá, porém, a queda foi constante — mesmo em 2010, ano em que a economia brasileira cresceu 7,5% e não sinalizava a desaceleração permanente que estava por vir. Aquele também foi o ano da capitalização bilionária da Petrobras, em que a companhia levantou 120 bilhões de reais no mercado para financiar os investimentos na exploração do pré-sal. Portanto, a queda verificada no período mostrava uma clara insatisfação do mercado com os planos da empresa para os bilhões captados. Porém, quando se olha a trajetória das outras empresas do setor, apenas a Petrobras perdeu valor de mercado no período.

Durante o governo Dilma, a forte atuação da empresa como braço de controle inflacionário terminou de minar qualquer plano otimista que pudesse haver para o futuro. Para se ter ideia, a produção da companhia não saiu do patamar de 2,5 milhões de barris/dia nos últimos anos, enquanto sua dívida disparou, passando de 65 bilhões em 2010 para 223 bilhões em 2014. “A petroleira não se valeu apenas do dinheiro captado com a oferta de ações em 2008, mas também aumentou seu endividamento para conseguir investir”, explica Flavio Conde, economista da Gradual. “Como a Petrobras não aumentou sua produção para acompanhar a demanda, precisou importar a um preço mais alto no mercado internacional, o mercado não gostou e as ações despencaram”, diz.

petrobras2-2--size-575Mesma base de comparação, a americana Exxon conseguiu crescer sem explodir sua dívida: em 2010, seu valor de mercado era de 369 bilhões de dólares o endividamento era de 7 bilhões de dólares; agora, vale 416 bilhões de dólares e seu a dívida avançou para 18 bilhões de dólares. “A resposta para a matemática da Exxon está na lucratividade; empresas têm de ter um lucro compatível com a necessidade de investimentos”, aponta Conde. No caso da Petrobras, a origem da baixa produtividade da empresa está não só na gestão aparelhada, mas também na política de conteúdo nacional, que fez com que a estatal dependesse de uma cadeia de fornecedores locais para conseguir levar adiante seu plano de investimentos. A estratégia deu errado não só porque a execução da política de governo mostrou-se mais difícil do que o esperado, mas também porque os fornecedores não se mostraram dispostos a investir para atender à demanda da empresa.

Resultado da insatisfação do mercado com a condução da estratégia pela gestão petista foi visto recentemente, numa situação pra lá de esdrúxula, quando as ações da empresa passaram a subir mesmo com a perspectiva de uma CPI — fato que assustaria qualquer acionista. A influência do governo na estatal também pesou. Tanto que a queda da aprovação do governo Dilma impactou positivamente a variação das ações da Petrobras. Diante de tantas contradições, o mercado continua com mais perguntas do que respostas sobre o que a estatal se tornou hoje e como as coisas podem ser diferentes no futuro.

Veja

Opinião dos leitores

  1. Só os cargos comissionados do PT, partidários e simpatizantes é que defendem a má gestão, a incompetência, a corrupção no governo e a PTbrás.

  2. Não custa lembrar que em 2003 o patrimônio em Bolsa da Petrobrás se encontrava em US$ 15 bilhões e que hoje vale US$ 180 bilhões.

    Ou seja: se for para fazer brincadeiras estatísticas, a oposição ainda deve U$ 165 bilhões.

    Em qualquer caso, é bom relativizar o valor da Petrobrás na Bolsa. A remuneração de acionistas não pode ser o único critério para se julgar o desempenho de uma empresa que não é um investimento privado igual a tantos outros, mas foi formada com recursos da população – ou do contribuinte, com diz a turma do impostômetro. SUA FINALIDADE É ATENDER À NECESSIDADES DO PAÍS E NÃO ENRIQUECER ACIONISTAS.

    A verdade oculta sobre a desvalorização da Petrobrás consiste em dizer que ela deveria reajustar o preço dos combustíveis, o que deixaria seus acionistas felizes. Pode ser. Muita gente gosta de lembrar que milhares de assalariados investiram seu FGTS em ações da Petrobrás e agora perdem patrimônio. Verdade.

    Mas um salto para equiparar o preço dos combustíveis ao mercado internacional teria efeitos daninhos para as famílias de trabalhadores, também. Os preço dos alimentos e dos principais bens de consumo iria subir consideravelmente, criando dificuldades no orçamento doméstico, aqui e agora, além de gerar novas pressões inflacionárias.
    ENTÃO ENTRE REAJUSTAR OS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS PARA AGRADAR OS ACIONISTAS E MANTER O CONTROLE DE PREÇOS, PREFIRO O GOVERNO QUE LEMBRE QUE A PETROBRAS É UMA EMPRESA PÚBLICA E COMO TODA EMPRESA PÚBLICA O INTERESSE COLETIVO DEVE PREVALECER.

    1. To rindo muito com a resposta de Rafael…. cara empresa e empresa.. ponto.

      Tem que dar lucro não sustentar cargos, comissões, roubalheiras e quem quer ser mantido refém de bolsa salario para não trabalhar( para quem abusa do beneficio pois sim tem quem precise de verdade) .
      Eu trabalho no setor offshore e qualquer governo com a bocada do pre-sal teria muito dinheiro para levar a empresa muito mais longe porem esse pinga pinga que mais e um catarata de dinheiro pra os bolsos dos políticos é o que realmente acontece.
      O pior de tudo é que o pessoal não se da conta que o Brasil se seguir com o PT vai virar uma Venezuela. aiaiaia

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO ESPECIAL DE PÁSCOA: Prepare-se para uma celebração gastronômica única

Especial de Páscoa no Papo de Fogão. Prepare-se para uma celebração gastronômica única nesta semana! Nosso prato especial vem diretamente de Portugal, com o talentoso Chef Júlio Fernandes do Restaurante D’ Bacalhau em Lisboa/Portugal, que vai nos ensinar a fazer um autêntico Bacalhau à Chef Júlio.

E como toda Páscoa merece uma dica especial, a nossa da semana é com a Chef Ingrid Andrade da IA Doces em Teresina/PI. Ela vai nos ensinar a preparar um único e delicioso Ovo de Romeu e Julieta.

Junte-se a nós nessa e celebre a Páscoa em grande estilo!
SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
MATO GROSSO, 8h30
ALAGOAS, 10h

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

PARAÍBA – EM JANEIRO NOVO DIA E HORÁRIO
TV CORREIO/RECORD, 10h30

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parte de muro do Centro de Atendimento Socioeducativo em Parnamirim desaba após fortes chuvas

Foto: Divulgação

As fortes chuvas que caíram na tarde desta sexta-feira (29) resultou no desabamento de parte do muro do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) – Parnamirim. Não houve feridos.

De acordo com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado (Fundase), “de imediato, os agentes atuaram para manter a segurança, e a Fundase providenciou a instalação de barreiras físicas temporárias até que a estrutura de alvenaria seja recuperada.

Os refletores da Penitenciária Estadual de Parnamirim, localizada vizinha ao Case, estão ligados para contribuir com a segurança do perímetro. São aproximadamente 20 metros do muro, na parte voltada à entrada da Penitenciária”, diz a nota enviada à imprensa.

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local. Além dos servidores do Case, a Fundase também informou que a Polícia Militar ampliou o efetivo na área como medida preventiva.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após cinco votos para ampliar foro privilegiado, Barroso pede vista e interrompe julgamento no STF

oto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou mais tempo para analisar o processo que discute o alcance do foro por prerrogativa de função, popularmente conhecido como foro privilegiado. Isso interrompe temporariamente o julgamento, que está em curso e sem data definida para ser retomado.

Até o momento, apenas dois ministros proferiram votos sobre o assunto. O relator do caso, Gilmar Mendes, defendeu a manutenção do foro privilegiado mesmo após o término dos mandatos políticos, posição seguida pelos ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Flávio Dino e Alexandre de Moraes.

A discussão gira em torno da possibilidade de estender a competência do STF para julgar crimes relacionados ao exercício do cargo, mesmo após a saída da função pública, seja por renúncia, não reeleição, cassação, entre outros motivos.

O contexto se baseia em um pedido de habeas corpus apresentado pelo senador Zequinha Marinho (PL-PA), que busca levar ao STF a competência sobre uma denúncia de “rachadinha” entre os anos de 2007 e 2015, alegando que exerceu cargos com foro privilegiado sem interrupção desde 2007.

A nova tese proposta por Mendes é que a prerrogativa de foro para crimes no cargo e em razão das funções deve continuar mesmo após o afastamento, iniciando-se o inquérito ou a ação penal após o término do exercício do cargo.

O relator argumenta que a restrição do foro privilegiado adotada seis anos atrás foi equivocada e que a prerrogativa deve ser mantida para preservar a capacidade de decisão do ocupante do cargo, evitando perseguições e instabilidade no sistema de Justiça. “É necessário avançar no tema para estabelecer um critério geral mais abrangente, focado na natureza do fato criminoso, e não em elementos que podem ser manobrados pelo acusado”, discursou o decano.

O Supremo restringido o foro em 2018, determinando que apenas crimes relacionados ao exercício do cargo durante o mandato seriam investigados na maior instância do Judiciário brasileiro. Isso significou que processos criminais anteriores ao cargo ou sem relação com a função seriam enviados para a primeira instância da Justiça. A restrição em 2018 foi motivada por uma questão de ordem apresentada por Barroso.

Opinião dos leitores

  1. Assistam ao filme , polícia federal, a lei é para todos!
    Vcs vão ver e saber quem são nossos políticos!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alexandre de Moraes nega devolução de passaporte de Jair Bolsonaro

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro. O documento foi apreendido durante a operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF sob autorização do próprio Moraes.

Moraes acatou a manifestação da PGR que também foi contra a devolução do passaporte.

A defesa do ex-presidente havia pedido, na semana passada, ao ministro do STF a liberação de seu passaporte para poder fazer uma viagem a Israel.

Na solicitação, Bolsonaro anexou um convite do premier de Israel Benjamin Netanyahu para que o ex-presidente visite Israel entre os dias 14 e 18 de maio deste ano.

O pedido de devolução do documento veio na esteira de outra polêmica: a estadia de dois dias do ex-presidente na Embaixada da Hungria.

Nesta quarta-feira o ex-presidente foi obrigado a se explicar e afirmou, em manifestação encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, que não há “razões mínimas” para se justificar um pedido de asilo político na embaixada da Hungria após ter sido alvo de uma ação da Polícia Federal.

Bolsonaro, por meio de sua defesa, também declarou que é ilógico sugerir que a visita à embaixada se tratasse de uma tentativa de fuga para um outro país.

“Diante da ausência de preocupação com a prisão preventiva, é ilógico sugerir que a visita do peticionário [Bolsonaro] à embaixada de um país estrangeiro fosse um pedido de asilo ou uma tentativa de fuga. A própria imposição das recentes medidas cautelares tornava essa suposição altamente improvável e infundada”, afirma a defesa do ex-presidente.

“Não há, portanto, razões mínimas e nem mesmo cenário jurídico a justificar que se suponha algum tipo de movimento voltado a obter asilo em uma embaixada estrangeira ou que indiquem uma intenção de evadir-se das autoridades legais ou obstruir, de qualquer forma, a aplicação da lei penal”, acrescentam os advogados.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Gostaria muito que fossem enumerados os “erros” gravíssimos cometidos pelo Ex-Presidente Bolsonaro. E que seus senadores também listassem a roubalheira do governo do Nine.

  2. Sugiro que o palhaço vagabundo vá a nado pra Israel…🏊🏊🏊🏊
    Ou de jet-ski, que ele tanto gosta..🤣🤣🤣🤣

  3. Está certíssimo. Vai fugir para outro país pois sabe os erros que cometeu e tem que pagar aqui no Brasil. Esse grande dia está chegando.

  4. Ora pois! O bovino deve tá com gracinha ao pedir o passaporte de volta.
    🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

    1. O capim já estar posto na gamela,pra seu repasto diário muares canhotos !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

DATAFOLHA: 65% acham que 8 de Janeiro foi vandalismo e 30%, tentativa de golpe

Foto: Sergio Lima / AFP

A invasão com depredação das sedes dos três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 foi um ato de vandalismo para a maioria dos brasileiros, 65%, segundo apurou a mais recente pesquisa do Datafolha. Para 30%, os atos foram uma tentativa de golpe de Estado.

O instituto questionou seus 2.002 entrevistados nos dias 19 e 20 de março sobre o tema, que domina a política brasileira desde então. Não souberam opinar 5% dos ouvidos em 147 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Mais de 1.400 denúncias foram elaboradas pelo Ministério Público Federal sobre o caso até agora, e 145 pessoas já foram condenadas a penas que vão de 3 a 17 anos pelo Supremo Tribunal Federal.

O caso galvanizou uma reação institucional, e as investigações acerca das circunstâncias que levaram à apoplexia do ato golpista chegaram à porta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a partir das apurações de uma trama para mantê-lo no poder após a derrota para Lula (PT) no segundo turno de 2022.

Para o relator do caso no Supremo, ministro Alexandre de Moraes, a natureza do que ocorreu no 8 de janeiro foi uma tentativa de golpe, enquanto políticos da esfera bolsonarista buscam jogar a culpa nos manifestantes, qualificando-os de vândalos sujeitos a um enquadramento legal exacerbado.

Como seria previsível no quadro polarizado brasileiro, petistas e bolsonaristas discordam acerca do que ocorreu.

Segundo o Datafolha, 77% daqueles que votaram no ex-presidente acham que o 8/1 foi um episódio de vandalismo, ante 52% dos que deram seu voto a Lula no segundo turno. Já a ideia de que houve uma tentativa de golpe alcança 46% dos eleitores do atual mandatário e 16% daqueles que apoiaram o antecessor.

Quando é questionada a preferência partidária do entrevistado, 45% dos que se dizem petistas afirmam que foi uma tentativa de golpe, enquanto 78% dos que citam preferir o PL de Bolsonaro cravam que foi ato de vândalos.

Numa terceira ótica possível, a que divide o eleitorado em bolsonaristas, petistas e neutros, os resultados são semelhantes.

Há uma discrepância de relevo na opinião daqueles 2% da amostra populacional do Datafolha que ganham mais de 10 salários mínimos. Nessa faixa, 40% acreditam que foi uma intentona golpista.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. A trama do golpe já havia sido abortada nos bastidores, por total inviabilidade, porém os patriotas chamadores de Ets, estavam totalmente fanatizados e partiram para um quebra-quebra achando que seria o estopim de um golpe que nunca viria, pois até o mito pulou fora quando viu que o golpe seria inviável. Coitado dos vândalos patriotas alienados, serviram de bucha de canhão.

  2. Terminou sendo vandalismo, mas a intenção inicial era de golpe, ainda que isso fosse difícil. Ninguém saiu de casa pensando em quebrar tudo a toa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEOS: Populares invadem e depredam creche em Parnamirim após denúncias de maus-tratos e agressões a crianças

Vídeo que circula nas redes sociais revela crianças sendo agredidas dentro da sala de aula por uma professora, em uma creche em Parnamirim. As imagens mostram que a professora puxa violentamente uma criança pelo braço, enquanto grita: “Pode chorar!”. Todas as vítimas desses atos são menores de cinco anos. Revoltados, populares invadiram e depredaram o local.

A mãe de um aluno relatou que ele chegou em casa reclamando das ações da mulher. “Me bateu”, dizia o menino. Inicialmente, a mãe chegou a acreditar que poderia ser “coisa de criança”. “Meu esposo disse: procure saber. Mas não procurei e acho bom mesmo, porque se tivesse procurado, talvez ele tivesse sofrido algum tipo de represália. Uma dor. Não pude proteger ele. Ele passava o dia inteiro lá e eu, tranquila, achando que estava tudo certo. Não validei a fala do meu filho.”, conta emocionada à reportagem da TV Ponta Negra.

“Socorro, me ajuda, papai. Quando o pai ia buscar, ele parecia ser Jesus. Era uma felicidade só.”, diz outra mãe. Segundo relatos dela, a criança apareceu com hematomas nos braços, nas pernas e, inclusive, nos órgãos genitais. A mãe chegou a questionar a dona do estabelecimento de ensino, que culpou uma professora. “Não sei, acho que foi uma ‘tia’, respondeu à proprietária para ela. “Um tempinho depois, ela disse que ele bateu na parede. Mas a gente viu que não parecia marca de ter batido na parede.”, completou a mãe. Preocupada com a situação, ela retirou o filho da creche.

O Conselho Tutelar foi acionado na quinta-feira (28) e está investigando a situação. “Assim que tomamos ciência, logo começamos a agir no sentido de proteger essas crianças. Entramos em contato com as mães através de um grupo de pais, que relataram outros fatos com essas crianças. Estamos tomando as medidas cautelares para garantir a segurança dessas crianças.”, explica a conselheira tutelar, Amanda Melo.

Por causa do feriado, a denúncia será protocolada apenas na segunda-feira (01), quando o Conselho Tutelar irá comunicar a notícia, de fato, ao Ministério Público, para que então possa ser instaurado o inquérito civil para que possam ser apuradas as denúncias. Durante as investigações, a creche ficará fechada. Procurada pela reportagem TV Ponta Negra, a proprietária da creche não atendeu às ligações.

Com informações de Ponta Negra News e Via Certa Natal

Opinião dos leitores

  1. População agindo com o fígado acaba se prejudicando. Tudo indica que o problema foi causado por UMA PROFISSIONAL da creche, não por todos os profissionais da creche. Agora vários pais vão ficar prejudicados sem terem onde deixarem seus filhos por um bom tempo.

    1. Este está quase errado.
      Só Jesus nas nossas vidas para nós livrar deste tipo de ser!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Projeto na Câmara dos Deputados quer proibir cliente de exigir que entregador suba até o apartamento

Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo

O PL (projeto de lei) 583 de 24 proíbe que o cliente exija que o entregador de aplicativo entre em espaços de uso comum do condomínio ou suba até a porta da unidade habitacional ou comercial.

Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, quando o cliente for pessoa idosa, com deficiência ou com mobilidade reduzida, a entrega até a porta de sua unidade poderá ser acertada previamente, sem custo adicional, em comum acordo com o entregador ou com o auxílio dos funcionários do condomínio.

AVISO AOS CLIENTES

A proposta estabelece que é obrigação das plataformas informar aos seus clientes que os entregadores não são obrigados a adentrar espaços de uso comum ou ir até a porta de sua unidade condominial.

As plataformas também deverão providenciar meios para atender pessoas com mobilidade reduzida e oferecer orientação a seus entregadores vítimas de violência ou grave ameaça durante as entregas.

Treze deputados assinam o projeto. Eles argumentam que a medida busca proteger a segurança e o bem-estar desses trabalhadores, que desempenham suas atividades em condições especialmente vulneráveis.

PRÓXIMOS PASSOS

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de CCJ (Constituição e Justiça e de Cidadania).

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Peraí!!!
    São ou não são entregadores???
    Se sim, pois que faça o serviço completo, vá entregar até na baixa da égua, no inferno se for preciso.
    Cobre o preço justo acertado e pronto.
    Que polêmica mais idiota essa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é preso após tentar atropelar companheira e equipe policial na Redinha

Foto: Divulgação/PMRN

Um homem foi preso na noite da última quinta-feira (28), por tentar atropelar tanto sua companheira quanto os policiais. O caso aconteceu no bairro da Redinha, na Zona Norte de Natal.

Segundo informações da Polícia Militar, as equipes do 4º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas para atender a uma ocorrência de violência doméstica. A vítima relatou que ela havia sido ameaçada e agredida no olho pelo seu companheiro três dias antes.

Enquanto a equipe policial dialogava com o agressor, ele entrou em seu veículo e tentou atropelar tanto sua companheira quanto os policiais. Diante do incidente, iniciou-se um acompanhamento tático ao veículo, solicitando apoio de outras guarnições.

Durante a busca, no Loteamento José Sarney, no cruzamento das ruas São José e Das Oliveiras, uma equipe do 4º BPM localizou o veículo em fuga. Na tentativa de escapar, o condutor colidiu com a parte lateral direita da viatura, causando danos ao para-choque, para-lama e farol do veículo policial.

A perseguição pela rua Das Oliveiras, no Conjunto Nova Natal, o motorista perdeu o controle e colidiu com uma árvore. O indivíduo, de 36 anos, conseguiu abandonar o veículo e ainda tentou seguir fugindo a pé, sendo detido pela equipe na Rua Antônio Conselheiro.

Após a detenção, foi realizado o recolhimento do veículo e, com o apoio de uma equipe do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), foi conduzido um exame de alcoolemia, que resultou em 0,72 mg/L de concentração alcoólica.

O homem foi autuado pelos crimes de resistência, por dirigir sob influência de álcool ou drogas, por danos qualificados ao patrimônio público e por falta de habilitação para conduzir veículo automotor.

Os militares do 4º BPM encaminharam a ocorrência para a Delegacia de Plantão, onde foram tomadas as medidas cabíveis, incluindo o atendimento à vítima de violência doméstica em grupos de vulneráveis o encaminhamento do suspeito para os procedimentos legais.

Opinião dos leitores

  1. Este está quase errado.
    Só Jesus nas nossas vidas para nós livrar deste tipo de ser!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sete em cada 10 pessoas com depressão ou ansiedade são mulheres, aponta pesquisa


Foto: Reprodução/FreePik

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Para as mulheres, a preocupação é ainda maior. Uma pesquisa da Think Olga, uma organização não-governamental de inovação social, revelou que 7 em cada 10 diagnósticos de ansiedade e depressão eram de mulheres.

Entre os motivos apontados para o alto índice desses diagnósticos está a sobrecarga de demandas em casa e no trabalho, além de outras questões.

“Não podemos negar que a maioria das mulheres trabalham fora e ainda administram as tarefas de casa. Ainda lutamos contra o estigma de que “cuidar” é uma atribuição apenas feminina, muitas pesquisas mostram como estamos adoecendo, e não é de hoje”, explicou a psicóloga e professora de pós-graduação da PUC do Paraná, Mariana Holanda.

De acordo com o estudo, tanto a ansiedade quanto a depressão também estão conectadas a problemas financeiro, uma vez que existe a disparidade salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos no trabalho. “A mulher que faz a mesma coisa que o homem ganha 30% a menos. Isso é estimulante?”, questiona a psicóloga.

Além da saúde mental, há os problemas relacionados à questão física também. De acordo com Fórum Brasileiro de Segurança Pública o número de feminicídios em 2023 aumentou em 1,6% em relação ao ano anterior. Forma quase 1.500 casos.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Quem duvida que o pregado “empoderamento feminino” é culpado por 90% desses casos? #FeminismWins

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo detalha bloqueio de R$ 2,9 bilhões no orçamento e 13 ministérios são atingidos

Foto: RICARDO STUCKERT / PR

O bloqueio de R$ 2,9 bilhões no Orçamento da União de 2024 atingiu 13 ministérios, sendo as pastas de Cidades e Transportes as mais atingidas. O detalhamento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e é assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento). O corte se dá com o objetivo de cumprir limite de gastos do arcabouço fiscal.

Confira, abaixo, o detalhamento do bloqueio de R$ 2,9 bilhões:

– Ministério das Cidades: -R$ 741,47 milhões
– Ministério dos Transportes: -R$ 678,97 milhões
– Ministério da Defesa: -R$ 446,48 milhões
– Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social: -R$ 281,68 milhões
– Ministério da Integração: -R$ 179,79 milhões
– Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: -R$ 118,79 milhões
– Ministério da Agricultura: -R$ 105,49 milhões
– Ministério da Fazenda: -R$ 94,39 milhões
– Ministério das Relações Exteriores: -R$ 69,29 milhões
– Ministério da Justiça e Segurança Pública: -R$ 65,59 milhões
– Ministério dos Portos e Aeroportos: -R$ 52,29 milhões
– Ministério do Planejamento e Orçamento: -R$ 37,09 milhões
– Ministério da Gestão e Inovação: -R$ 36,29 milhões

O bloqueio foi anunciado pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento, conforme revelado no relatório de avaliação de receitas e despesas primárias (gastos realizados pelo governo para prover bens e serviços públicos à população) do primeiro bimestre. O montante bloqueado representa 1,42% do total das despesas discricionárias (aquelas que não são obrigatórias) do Executivo e corresponde a 0,14% do limite total de despesas estabelecido no Orçamento de 2024.

O governo federal também precisa cumprir a meta de resultado primário. O déficit projetado de R$ 9,3 bilhões está dentro do limite de tolerância, não sendo necessário contingenciamento. A meta de resultado primário para este ano é zero, com um intervalo de tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB (Produto Interno Bruto) para cima ou para baixo, equivalente a R$ 28,8 bilhões.

O Orçamento proposto pelo governo previa inicialmente um superávit de R$ 2,8 bilhões, mas essa estimativa foi revisada para R$ 9,1 bilhões. As projeções da equipe econômica para as receitas primárias totais da União neste ano foram reduzidas de R$ 2,720 trilhões para R$ 2,688 trilhões, enquanto a estimativa para a receita líquida foi ajustada de R$ 2,192 trilhões para R$ 2,175 trilhões.

Em relação às despesas primárias, a previsão de gasto total em 2024 aumentou de R$ 2,183 trilhões para R$ 2,184 trilhões. Com as revisões do relatório, o volume de gastos obrigatórios foi de R$ 1,974 trilhão para R$ 1,980 trilhão, enquanto as despesas discricionárias variaram de R$ 208,9 bilhões para R$ 204,4 bilhões neste ano.

R7

Opinião dos leitores

  1. Musica de Zeze de Camargo e Luciano.
    Aquela que diz.
    É o amor ôôô que mexe com minha cabeça e me deixa assim….
    Quem sabe canta.
    Engulam o xôro burraiada.

  2. 📝 RESUMO DO DIA 👇

    👷 Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

    📈 Salário médio do brasileiro sobe acima da inflação pelo 15º mês seguido

    🌳 Presidentes Lula e Macron anunciam programa de R$ 5 bilhões para bioeconomia na Amazônia

    💉 Ministério da Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

    🚗 Reino Unido anuncia investimento de 1 milhão de libras esterlinas para descarbonização da indústria brasileira

    ✈️ Brasil é o primeiro país latino-americano a ingressar no Programa de Avaliação de Segurança de Aeronaves Estrangeiras

    1. TRÊS DIAS LENDO O BG E VENDO AS CONQUISTAS DESSE DESGOVERNO.👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇

      👉Queimadas crescem 410% em fevereiro na comparação com o mesmo período de 2023
      De acordo com IPAM, 950 mil hectares foram afetados na Amazônia e no Cerrado
      👉O governo Lula quer diminuir a quantidade de carne bovina, suína e de frango nas marmitas de almoço e jantar fornecidas aos refugiados venezuelanos em Roraima. O governo Lula quer diminuir a quantidade de carne bovina, suína e de frango nas marmitas de almoço e jantar fornecidas aos refugiados venezuelanos em Roraima.
      👉Só Lula e Janja já gastaram mais de R$70 milhões em tours no exterior e passou quase três meses flanando fora do País em hotéis de alto luxo.
      👉O Brasil ultrapassou a marca de 800 mortes causadas pela dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número alcançado nesta terça-feira (26) é de 831, enquanto existem outros 1.267 óbitos sendo investigados por supostamente terem relação com a doença.
      Na semana passada, o país chegou à casa dos 2 milhões de casos confirmados. Atualmente, o número é de 2.321.050.
      👉79% sentem piora na segurança pública no Brasil nos últimos 12 meses, mostra pesquisa Quaest.
      👉As contas do governo federal registraram déficit primário de R$ 58,44 bilhões em fevereiro deste ano. Os dados foram informados nesta terça-feira (26) pela Secretaria do Tesouro Nacional.
      👉Trabalhadores de aplicativo protestam contra projeto assinado pelo governo federal.
      👉Remédios devem ficar 4,5% mais caros a partir de abril.
      👉ATESTADO DE INCOMPETÊNCIA: Após o fiasco nas buscas e mais de R$ 1 milhão gastos, Força Nacional deixará Mossoró.
      👉Ministério da Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento.
      👉Governo detalha bloqueio de R$ 2,9 bilhões no orçamento e 13 ministérios são atingidos
      👉Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado
      👉Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró
      👉Dívida pública alcança R$ 6,5 trilhões em fevereiro, elevação de 2,25% em um mês
      👉Justiça manda suspender cobranças da Receita Federal contra Lulinha; filho do presidente era alvo de processos da Receita oriundos da Lava JatoCorreios tiveram prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório
      👉Correios tiveram prejuízo de R$ 597 milhões em 2023, aponta relatório
      👉Governo aprova reajuste de 4,39% nas tarifas dos Correios

      😭😭 ALGUM JUMENTO ESPERAVA ALGO MELHOR?

    2. E as queimadas na Amazônia, déficit primário nos 2 primeiros meses de 58 bi, investidores tirando grana da B3, Yanomamis morrendo muito mais, casos de dengue aumentando assustadoramente, em que país você mora?

    3. Mendes meu Lord.
      Dá uma palhinha aí sobre o preço da gasolina a quase sete paus.
      Sem guerra e sem pandemia diga se de passagem.
      Fala juju mentinho.

  3. Tem que sobrar dinheiro para turistar. A Segurança Pública como sempre é atingida.Ciência e Tecnologia deixada para trás.Existem outros ministérios de suma importância. Gustavo Mafra faça algum comentário besta como sempre fazes.

  4. Só não teve corte para o ministério dos brothers da lei Rouanet kkkkkkkk lógico que todo pobre vai ao show de Caetano,Anitta,Ivete entre outros kkkkkkkkkk

    1. Tudo bem caladinho, e chateados com quem fala a verdade viu. Trabalho lá, tava na cara, se iludiu quem quis. Tudo isso tava previsto acreditaram porque quiseram.

    2. Lula não deu aumento, que triste. Melhor ter votado em Bolsonaro que queria fazer como Milei e demitir um monte de servidores públicos. Eu estaria imune pois apresentaria o voto impresso no mito e não seria demitido. Eu sou inteligente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *