PF diz que Rodrigo Maia recebeu dinheiro para defender interesses da OAS no Congresso

Rodrigo Maia (Foto: Givaldo Barbosa)

O Globo

A Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal relatório com as conclusões do inquérito que investigou relações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com a empreiteira OAS. No caso que está vinculado à Operação Lava-Jato, a PF sustenta haver indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional e confirmada pelo GLOBO.

Rodrigo Maia não chegou a ser formalmente indiciado pela PF. No Supremo, os inquéritos costumam ficar sob controle do Ministério Público Federal e os atos todos precisam ser submetidos ao relator, no caso o ministro Edson Fachin. No caso da senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) a PF chegou a propor seu indiciamento. A defesa questionou a legalidade da medida proposta pelo delegado do caso, mas o STF não chegou a examinar o recurso porque logo em seguida o MPF pediu abertura de ação penal e a dúvida sobre a legalidade do indiciamento perdeu sentido.

Apesar de não proporem o indiciamento de Maia, os investigadores apontaram os elementos que acreditam ser suficientes para instauração de processo contra o deputado. A decisão, no entanto, de mover ou não ação criminal contra Maia depende do Ministério Público Federal. Caberá ao procurador-geral Rodrigo Janot analisar o relatório do inquérito e decidir se já há elementos para oferecer denúncia, ou se é necessário pedir que a apuração continue.

Publicidade

Comentários:

  1. sergio dias disse:

    Juntando os políticos do PT(comandados por Lula) e PMDB ( comandados por Temer,Renan e outros) nada pode ser honesto. Esse Maia é da mesma laia. Na verdade estamos ferrados e sem sinal de melhoras.

  2. Giba disse:

    Uéééééééééééé… Reportagem do Globo??? Oxi, eles não só falam do PT???
    Sou defensor de ninguém, mas também não uso a viseira de jumento que muitos usam. Somos um país só… briguemos juntos contra estes escárnios.

    • IB disse:

      É a manchete do jornal? Vão dedicar 20 minutos do JN pra falar sobre isso? Vão dedicar a semana pra falar sobre o assunto? Já percebeu que eles já falam que a Lava Jato está afetando a economia? Pois é.

    • Leonardo Carneiro disse:

      Ontem 08/02/17 o Jornal Nacional falou bastante sobre esse assunto, a Globo mostra o que tá acontecendo no país, agora, os caras são ladrões, tem pessoas apaixonadas por eles mesmo assim, ai acham e querem que os outros achem, que a Globo é culpada de tudo! E as outas emissoras não são culpadas também não? Ela só é culpada por ser maior e mais vista? Brasileiro precisa sempre de um culpado pra tapar os erros dele e de quem eles gostam!

  3. Curioso disse:

    Isso é uma mentira deslavada…
    Esse cara não é do PT…
    Ele nunca faria uma sacanagem dessas… nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca…!!!

  4. silva disse:

    Apurando bem , retariam poucos elegíveis no País!!!

    "Fortes indícios de corrupção…" kkk

  5. Potyguar disse:

    Este é o VERDADEIRO CRIME ORGANIZADO deste País. Relembrem a última cena do filme Tropa de Elite II.
    Quem assistiu sabe do que estou falando.

  6. mily disse:

    Que tanto ladrão é esse, nam!

  7. paulo disse:

    BG
    Este congresso está PODRE e NECROSADO, Fora todos.