Jornalismo

Polícia vai investigar causas do acidente no Colégio Marista, inclusive analisando imagens

O titular da 1ª Delegacia da Polícia Civil, Elivaldo Bezerra Jácome, deverá instaurar hoje inquérito civil para apurar as causas do incidente envolvendo um aluno do Colégio Marista de  Natal ontem pela manhã. A Polícia Civil não descartou nenhuma das possibilidades que possam ter contribuído para o fato. “Não excluiremos nenhuma linha de investigação. Iremos apurar todas as informações que recebemos até este momento”, afirmou o chefe de investigações da 1ª DP, Jairo Severo.

De acordo com informações contidas no Boletim de Ocorrência nº 3418/2011 registrado pelo diretor da escola, José Milton Dourado da Silva, após o ocorrido, o aluno do oitavo ano do ensino fundamental “se jogou do segundo andar por motivos até o presente momento não identificados”. De acordo com o documento, o incidente ocorreu às 11h11min de ontem. O estudante de 15 anos foi prontamente socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.


O garoto foi atendido no Setor de Politraumas do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho. Os primeiros exames realizados na vítima identificaram uma fratura no braço direito. Além de trauma de face, com alguns dentes quebrados e um corte no queixo.  O estudante estava consciente e seu estado de saúde era considerado bom. No início da tarde de ontem, ele foi operado por ortopedistas e cirurgiões buco-maxilofaciais no Hospital Walfredo Gurgel. As informações foram repassadas pela Assessoria de Comunicação do Hospital.

O chefe de investigações Jairo Severo afirmou que as informações contidas no Boletim de Ocorrência são insuficientes. Por isso, será preciso ouvir professores, funcionários, colegas de turma, além dos pais do adolescente. “Nós iremos aguardar um pouco para que o aluno se recupere e também o ouviremos. É preciso que ele explique o que ocorreu”, destacou. Severo falou, ainda, que o diretor do colégio apresentou uma filmagem que servirá de apoio ao processo investigativo que determinará o que ocorreu no corredor de aulas e pátio interno da escola.

“Nós devolvemos a filmagem ao diretor. Quando ele for intimado para depor, deverá entregar o material como parte integrante do processo”, informou Severo. A expectativa é que as investigações comecem ainda hoje com o recolhimento de depoimentos das testemunhas do incidente.

O Colégio Marista de Natal, através de nota enviada à imprensa, definiu o assunto como uma “fatalidade”. Sem dar maiores detalhes sobre o que poderia ter ocasionado o incidente, reiterou que “o que motivou L. a tomar essa decisão desesperadora ainda está sendo investigado pela polícia”.

Informações Tribuna do Norte

Do Blog: Todas as informações dada em primeira mão pelo blog do bg, bate com o que tem sido anunciado, inclusive o andar que aconteceu o acidente.

Opinião dos leitores

  1. E AÍ, SENHORES PROMOTORES, SERÁ QUE A PROFESSORA É CULPADA PELA AGRESSÃO QUE SOFREU?!
    26/08/2011 09h04 – Atualizado em 26/08/2011 09h04
    Testemunha grava em vídeo agressão de aluno a diretora na Grande BH
    A confusão aconteceu na noite desta quinta-feira, em Contagem.
    Diretora disse que o estudante a ameaçou de morte, ao sair da escola.

    Do G1 MG
    imprimir

    Uma testemunha gravou em um celular imagens da agressão de um aluno contra a diretora de uma escola pública de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (25). A diretora levou um chute dentro da instituição, depois de flagrar o adolescente fora da sala de aula. No mesmo vídeo, o estudante ainda ameaça a mulher, dizendo que vai matá-la. Veja o flagrante da agressão no vídeo ao lado.

    “Ele estava fora de sala. Eu o encaminhei para a supervisão. E ao fazer o apontamento ele voltou, levantou e eu também me levantei, me aproximei dele. Ele me empurrou. No que ele me empurrou, eu saí para chamar a polícia. E quando eu estava entrando na minha sala eu senti o chute nas minhas pernas”, disse a diretora.

    Ainda segundo testemunhas, o estudante de 15 anos também ameaçou verbalmente a educadora. “Vou matar você”, disse o aluno no vídeo. O estudante tem um histórico de problemas na escola. “Esse é um complicado, falta limite e ele não tem senso de responsabilidade com a escola. Ele tem dificuldades pedagógicas, tem dificuldade no trato com os professores”, disse a diretora.

    Depois da agressão, segundo testemunhas e a própria educadora, o estudante saiu da escola fazendo mais ameaças. “Falou que ia buscar uma arma para me matar”, acrescentou a diretora. “Eu me senti agredida, física, mental e emocionalmente”, concluiu.

    No início da noite, pelo menos cinco rapazes tentaram invadir a escola pelos fundos. Os professores chamaram a polícia. Poucos minutos depois, a Guarda Municipal e a Polícia Militar chegaram ao local. Ninguém foi preso. A polícia investiga se a tentativa de invasão está ligada às ameaças.

    Um boletim de ocorrência foi registrado por causa da agressão. A pedido da direção da escola, a polícia foi até a casa do adolescente, mas não encontrou nem o estudante nem pais ou responsáveis. A reportagem também entrou em contato com a família, mas sem sucesso.
    NESTE CASO, O POBREZINHO DO ALUNO E DOS SEUS IRRESPONSÁVEIS DOS SEUS PAIS SOFRERAM CONSTRANGIMENTO ILEGAL, PERDAS E DANOS, LESÃO CORPORAL? O GAROTO OU SEUS PAIS IRRESPONSÁVEIS DEVEM OU NÃO SEREM PUNIDOS?

  2. VAMOS ANALISAR ESTA MATÉRIA, VEICULADA HOJE, EM OUTRO ESTADO:
    O GLOBO (on line)
    Edição do dia 25/08/2011

    26/08/2011 01h23 – Atualizado em 26/08/2011 01h40
    Menino de cinco anos é intimado após morder professora em SP
    Delegado, de Iaras, região centro-oeste, disse que o erro em intimar o aluno foi do escrivão. Agora, ele vai avaliar qual procedimento será tomado já que a criança e os pais não compareceram à delegacia.
    imprimir

    Quando Patrícia de Fátima Azevedo recebeu a intimação – para levar o filho Gustavo à delegacia essa semana – ela se assustou. "É um absurdo uma coisa dessas. Como que uma criança de cinco anos vai para uma delegacia depor. Não tem nem o que falar", disse.

    O menino estuda numa escola municipal de educação infantil em Iaras, no centro-oeste paulista. A mãe diz que no começo do ano o filho chegou em casa contando que tinha mordido a professora depois que ela o pegou pelo braço. Como a escola não informou o que tinha acontecido, a mãe pensou que o caso estava encerrado.

    "Aconteceu dentro da escola, a primeira coisa que o professor deveria ter feito era acionar a direção, a direção me comunicar e, se necessário, chamar o Conselho Tutelar para que eles tomassem as devidas providências", fala a mãe.

    A professora, Alessandra Pagliato, que tem 18 anos de magistério, diz o aluno estava brigando com um colega. Ao separá-los, ela conta que foi agredida pela criança. Alessandra afirma que avisou a direção da escola, o Conselho Tutelar e, para se preservar, registrou um Boletim de Ocorrência.

    O delegado de Iaras não gravou entrevista. Mas disse que o erro em intimar o aluno de cinco anos foi do escrivão. Agora, ele vai avaliar qual procedimento será tomado já que a criança e os pais não compareceram à delegacia.

    Para o representante do Conselho Tutelar, Avelino Rodrigues de Oliveira, o problema escolar poderia ter sido resolvido de outra maneira.

    "A criança não pode ter um tratamento vexatório. Quando acontece um fato envolvendo crianças e adolescentes é função do conselho de proteger seus direitos”.

    É ASSIM QUE COMEÇA UM COMPORTAMENTO INDISCIPLINADO E IMPUNE, QUE FATALMENTE CULMINARÁ NUM PRATICANTE DE BULLING. O GAROTO FAZ O QUE QUER, QUANDO QUER, ONDE QUER E COM QUEM QUER. OS PAIS, POR IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA, NEGLIGÊNCIA OU IRRESPONSABILIDADE (OU MESMO PARA QUE "OS FILHOS TENHAM O QUE ELES NÃO TIVERAM, OU SEJAM O QUE ELES NÃO FORAM…"), SÓ COMPARECEM, PARA FAZER CONFUSÃO COM A QUEM FOI CONFIADA A EDUCAÇÃO QUE A CRIANÇA NÃO TEM EM CASA. HOUVE O ERRO EM INTIMAR A CRIANÇA – DE 5 ANOS -, É LÓGICO. A NEGLIGÊNCIA DO ESCRIVÃO QUE LAVROU O B.O. E A INTIMAÇÃO É EXPLÍCITA, E ELE DEVERIA, TAMBÉM, SER PUNIDO, EXEMPLARMENTE. MAS A CONDUTA MAIS ADEQUADA SERIA PROCESSAR OS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS POR ESTE MENOR, BEM COMO POR TODO E QUALQUER MENOR QUE TENHA UM COMPORTAMENTO INADEQUADO, DENTRO OU FORA DA ESCOLA, COMO SE FAZ NOS PAÍSES SÉRIOS, ONDE AS LEIS SÃO CUMPRIDAS. NÃO SE PODE FICAR À MERCÊ DESTA FÁBRICA DE PITTBOYS QUE TOMA CONTA DO PAÍS E DO MUNDO. SE CADA PAI OU RESPONSÁVEL FOSSE PUNIDO, NÃO HAVERIA TANTO MARGINAL COM E SEM COLARINHO BRANCO NO PAÍS. E A JUSTIÇA? COMO É QUE A JUSTIÇA SÓ DEFENDE OS AGRESSORES, E NEGLIGENCIA COM O "CONSTRANGIMENTO ILEGAL", AS "PERDAS E OS DANOS MORAIS", "LESÕES FÍSICAS E EMOCIONAIS", E TANTOS E TANTOS OUTROS ARTIGOS DA "E.C.A" (da, mesmo…) DAS VÍTIMAS DESSES INFRATORES DA MORAL E DOS BONS COSTUMES? NÃO ESTOU DEFENDENDO A PUNIÇÃO DO MENOR! QUE FIQUE BEM CLARO, ISTO! O QUE ESTOU DEFENDENDO É A PUNIÇÃO EXAMPLAR DOS SEUS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS, PARA QUE, DESTA FORMA POSSA SER RESGATADA, PELO BEM OU À FORÇA, A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS. A ESCOLA NÃO É UM DEPÓSITO DE MAL-EDUCADOS NEM DE FUTUROS DELINQUENTES. A ESCOLA, VALE LEMBRAR, É RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PELA COMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO ÉTICA, QUE DEVE SER INICIADA DESDE A MAIS TENRA INFÂNCIA, PELA FAMÍLIA, ANTES QUE ALGUM TRAFICANTE OU OUTRO TIPO DE MARGINAL ADOTE A "RESPONSABILIDADE" DE ASSUMIR O "PAPEL" DOS PAIS DESSES MENORES DE COMPORTAMENTO, NO MÍNIMO, INADEQUADO.

  3. leiam apocalipse capitulo 24 todas estas coisas aconteceram para se cumprir o que diz a palavra do Senhor Jesus. E reino contra reino nação contra nação, pai contra filho irmão contra irmão. Este irmão, não é só irmão de sangue não. que a paz de Cristo esteja com todos vocês….

  4. É lamentável este acontecimento…uma criança!!!! Os infinitos relatos de "amigos" ou mesmo de alunos próximos a série dele, relatam o sofrimento deste menino quanto ao bulling.
    Concordo plenamente com os relatos acima, um colégio com tantas câmeras e sem um mínimo de iniciativa da coordenação, dos professores ou mesmo dos funcionários que lá circulam sem parar!
    Os coordenadores indo às salas e "mentindo", ou melhor, justificando a ausência de um ato tão importante, dizendo que o menino não sofria bulling! Errado!!!!! Onde está a sinceridade, a lealdade, o amor ao próximo, enfim, tudo aquilo que "pregam" os Irmãos Marista???
    Levo meus filhos e vejo como eles ficam "soltos" em um colégio tão grande e com tantos lugares sem o menor controle e com tantos perigos! A única coisa que faço como mãe presente que sou, é esclarecer todas as coisas boas ou ruins que se pode ocorrer em locais como estes.
    A impressão que nos dá é exatamente esta: o descompromisso do colégio com os alunos, que coitados, realmente devem ser um número a mais para pagar o salário de cada um deles que passam olham, mas não vêem!!!!!
    É triste, a falta de sinceridade da escola com os próprios alunos.
    Deixo aqui como sugestão, que façam uma reunião com os alunos e pais desta turma, para sacudir, esclarecer e orientar quanto aos fatos que aconteceram, acontecem e que ainda acontecerão…infelizmente!!!!
    Termino como o meu profundo entristecimento e lástima ao acontecido. E, peço que Champangnat entre no coração de cada profissional e aluno desta escola e faça com que o amor e a compreensão volte a reinar.

  5. É bastante cômodo minimizar um acontecimento de tal gravidade a uma "FATALIDADE"…Uma instituição que conclama-se contra o "Bullinng", que usa e abusa da midia para expor seus posicionamentos a este respeito, que mantém um treinamento ANUAL do "PROERD", que diz seguir a Doutrina do seu Fundador, o São Marcelino Champangnat, que afirma em todas as reuniões coletivas e individuais com os pais dos alunos que o trabalho segue rigorosamente os cuidados com o Respeito às Diversidades Pessoal, Familiar, Sócio-Cultural, Sócio-Econômica, jamais deveria nem poderia permitir que a situação de uma vítima deste tipo ABOMINÁVEL de RELACIONAMENTO chegasse a este desfecho. A discriminação existe, SIM, velada e declaradamente, em todas as turmas, em todos os cômodos da escola, no ar respirado sob as belas e tradicionais árvores de suas dependências, e, professores, supervisores, coordenadores e diretores permanecem à mercê de uma "LEI", aparentemente promulgada para defender, APENAS, os "direitos" dos alunos de conduta, no mínimo. questionável, oriundos de famílias abastadas, tradicionais, repletas de "ADVOGADOS", que defendem, apenas, os interesses relativos à justificativa de sua ausência no Seio Familiar, na Educação Doméstica, no cumprimento dos seus DEVERES PATERNAIS e MATERNAIS. Esses alunos, muitos oriundos de outras escolas onde existe uma DISCIPLINA A SER SEGUIDA, ou de outros turnos onde perturbaram o suficiente para serem transferidos, para não sairem do colégio, são os verdadeiros responsáveis por este tipo de reação desesperada deste jovem. Não se pode nem se deve minimizar a (ir)responsabilidade essencial dos pais do garoto, mas o ocorrido foi nas dependências do colégio. Um colégio de alto ônus para os pais, onde existem verdadeiros desertos de fiscalização e segurança dos alunos. Onde estão os "bedéis"? Cadê os "inspetores" de corredores? Para que tantas Câmeras, se não existe uma central de imagens para que sejam acionados funcionários capazes de inibir este e outros acontecimentos lastimáveis, frequentes em uma instituição de Ensino Religioso, como proclamam, para a vida, e não, apenas, para a formação profissional? Infelizmente um adolescente teve que imolar-se quase às últimas consequências. Mas, quando o DIREITO dos Bons Alunos vai passar a ser respeitado e protegido pelos que fazem esta Escola? Vai ser preciso algum aluno perder a vida, de verdade? Vão ser precisos quantos auto-sacrifícios, para que a Congregação faça valer os Direitos e os Deveres de e para todos? Senhores Gestores do Colégio Marista de Natal! Ponham as mãos em suas consciências, reflitam, e percebam que a grande maioria dos pais não pode estar equivocada com tamanha falta de compromisso de vossas excelências. Tenho certeza de que a Administração Central do Marista não compactua com tanta ausência de Administração. Para que tanta exigência aos alunos, se a escola não faz o seu dever de casa, nem de classe, nem do recreio? Cumprir quilômetros de conteudos programátiso de nada vale, se o valor maior da vida, da espiritualidade e do Criastianismo não é vivenciado no cotidiano acadêmico. Pensem. Mudem, enquanto é tempo. Caso contrário, estaremos vendo um Colégio de Excelência regridir aos idos anteriores ao do Criador da Congregação.

  6. Esse foi um caso mais sério, pq a criança não deve ter suportado tanta pressão…agora, deixar o filho no colégio, e este não saber o que aconteceu, tendo q esperarmos a polícia para esclarecimento, é no mínimo falta de compromisso do colégio em acompanhar seus alunos…que devem ser apenas um número a mais…lamentável!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Força-tarefa desmobiliza buscas e vai focar em investigação sobre fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: Junior Alves

O aparato operacional de buscas aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró vai começar a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29), 45º dia de operação, segundo informaram fontes do Ministério da Justiça à reportagem da Inter TV Costa Branca.

Nesta quarta-feira (27), o Ministério da Justiça e o Senappen já haviam confirmado que não renovariam a presença da Força Nacional na região. O uso de cerca de 100 agentes nas buscas foi autorizado no dia 19 de fevereiro.

Segundo as fontes, o aparato operacional, com policiais rodoviários federais e outros policiais que vieram de outras regiões para compor a Força-Tarefa de buscas também deve retornar às bases de origem.

Deve ser mantido em Mossoró o trabalho investigativo e de inteligência da Polícia Federal, além do apoio das forças de segurança local, como a Polícia Militar e Civil.

Na prática, segundo as fontes, a população deverá deixar de presenciar barreiras e buscas em áreas de mata como nas zonas rurais de Mossoró e Baraúna, como era comum desde a fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, no dia 14 de fevereiro – a primeira da história no sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte confirmou que o helicóptero Potiguar I, das forças de segurança do estado, não atua nas buscas desde a semana passada.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Operação Semana Santa intensifica fiscalização em estabelecimentos de pescados em Natal

Foto: SMS

Desde o início do mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Núcleo de Controle de Alimentos e o Serviço do Plantão da Vigilância Sanitária, pertencentes a Vigilância Sanitária de Natal (VISA Natal), vem realizando a Operação Semana Santa, com o objetivo de intensificar as inspeções sanitárias em estabelecimentos que comercializam pescados.

A operação segue até quinta-feira (28), realizando vistorias no comércio de pescados da cidade, como peixarias, mercado do peixe, supermercados e atacadistas, com a intenção de promover a comercialização adequada dos pescados ofertados nos comércios da capital potiguar.

“O objetivo desta ação é contribuir, por meio de medidas sanitárias, para o controle do risco inerente ao consumo de pescados, principalmente neste período do ano, quando notamos um aumento no consumo devido às festividades de semana santa.”, comenta Sônia Maria Fernandes da Costa Souza, Chefe do Núcleo de Alimentos da Vigilância Sanitária de Natal.

Sônia reforça que este ano o Núcleo também vem desenvolvendo outras ações com a intenção de proteger os consumidores. “Estamos também priorizando as inspeções nas indústrias de gelo em função do aumento do consumo, pois o gelo também é bastante utilizado para a conservação dos pescados.”

Em caso de denúncias sobre irregularidades na comercialização dos pescados e outros produtos, o consumidor pode entrar em contato com a Central de Atendimento de Denúncias da Vigilância Sanitária pelos telefones 08002814031 e 3232-8608, ou por meio do aplicativo Natal Digital.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

No confronto direto, Michelle é quem mais tem chance numa disputa contra Lula

Foto: Reprodução

Se as eleições presidenciais fossem hoje (são apenas em 2026), o nome do centro e da centro-direita que aparece como o mais competitivo em uma disputa direta contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 78 anos, é a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), 42 anos.

Ela nunca disputou uma eleição, mas foi testada em estudo de intenção de votos do Paraná Pesquisas e pontuou 43,4% contra 44,5% do petista. Essa pesquisa foi amplamente divulgada nas redes sociais pelo presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira, do Piauí. O partido encomendou o levantamento.

Michelle Bolsonaro hoje comanda o chamado PL Mulher e vem sendo apontada como possível sucessora de Jair Bolsonaro (PL) em uma disputa presidencial, visto que o marido por enquanto segue inabilitado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Outros candidatos testados na pesquisa, todos pontuando numericamente abaixo de Michelle (às vezes na margem de erro) foram estes: os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); Paraná, Ratinho Junior (PSD); e Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), além da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e do próprio Ciro Nogueira.

A pesquisa foi realizada do dia 18 a 22 de março de 2024. Ouviu 2.2024 eleitores de 162 cidades das 27 UFs (unidades federativas). A margem de erro da pesquisa é de 2,2 p.p. e o grau de confiança é de 95%.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Motoqueiros continuam trafegando na contramão e empinando motos na orla de Areia Preta

Um leitor do BLOGDOBG nos enviou um vídeo mostrando um grupo de motoqueiros fazendo zoada, trafegando na contramão e empinando as motos em plena orla no bairro de Areia Preta.

É uma desmoralização completa toda semana. Inclusive, os carros que vêm no outro sentido param com medo. Há muitos anos a gente vem relatando isso, até antes da pandemia, mas não tem jeito.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa: Bolsonaro aparece à frente de Lula em corrida pela Presidência

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora dentro da margem de erro, em uma eventual disputa eleitoral pela Presidência da República, de acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 22 de março, a pedido do partido Progressistas (PP).

Segundo a pesquisa, no principal cenário, Bolsonaro teria 37,1% das intenções de voto contra 35,3% de Lula – como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.

Nesse cenário, aparecem na sequência o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5%; a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Entre os entrevistados, 8,0% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 4,2% não souberam ou não quiseram responder.

Inelegível
Bolsonaro, neste momento, não poderia disputar uma eleição presidencial contra Lula porque ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ações que apuraram abuso de poder político em dois episódios: a utilização do Palácio do Alvorada para atacar o sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores e a exploração eleitoral dos eventos oficiais do Bicentenário da Independência, ambos em 2022.

O ex-presidente tenta voltar ao páreo por meio de recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal, que ainda não foram avaliados. Aliados de Bolsonaro também acenam com a possibilidade de votar no Congresso algum tipo de anistia, não só para Bolsonaro, mas para os seus apoiadores que foram condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.

Evangélicos
Bolsonaro derrotaria Lula fora da margem de erro em alguns segmentos do eleitorado, como homens (42,8% a 33,3%), eleitores de 25 a 34 anos (40,2% a 33,8%), de 35 a 44 anos (40,0% a 32,3%) e de 45 a 59 anos (40,6% a 31,6%) e os brasileiros que têm ensino médio (41,9% a 32,3%) ou ensino superior (37,4% a 31,7%).

A maior vantagem de Bolsonaro sobre o petista, no entanto, vem naquela que se consolidou como a sua principal base eleitoral: os evangélicos. Nesse segmento, o ex-presidente teria 50,0% das intenções de voto contra apenas 27,3% de Lula.

Entre os católicos, a situação se inverte, mas com vantagem menor: Lula teria 38,6% contra 32,5% de Bolsonaro. O petista também abre boa distância entre os eleitores que têm até o ensino fundamental (41,3% a 31,2%), aqueles com mais de 60 anos (42,0% a 31,9%), os jovens de 16 a 24 anos (38,8% a 29,5%) e as mulheres (37,1% a 32,0%).

No desempenho por regiões, Bolsonaro venceria Lula no Sul (45,2% a 28,4%), no Sudeste (40,2% a 31,3%) e no Norte/Centro-Oeste (38,1% a 30,5%). Já o petista bateria o ex-presidente no Nordeste, onde tem 47,7% das intenções de voto contra 27,6% do seu antecessor

Segundo turno
Em um cenário apenas com Bolsonaro e Lula, como seria em um eventual segundo turno, o ex-presidente continua numericamente à frente, mas por quase nada de diferença: ele tem 41,7% das intenções de voto contra 41,6% do petista. Entre os entrevistados nesse cenário, 11,4% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.

Pesquisa
O levantamento ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Os primeiros números foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou a pesquisa.

Ciro Gomes
Eduardo Leite
Jair Bolsonaro
Luiz Inácio Lula da Silva
Simone Tebet

VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Parnamirim é destaque nacional no ranking de municípios brasileiros com melhor acesso ao pré-natal

Foto: Divulgação

Os investimentos feitos pela Prefeitura de Parnamirim-RN na ampliação dos serviços oferecidos em sua rede própria de atenção às mulheres gestantes garantiu reconhecimento nacional à gestão. Os dados são do indicador Atendimento pré-natal, que utiliza informações do DataSUS e faz parte do pilar Acesso à saúde.

É o Ministério da Saúde que apresenta o Ranking de Competitividade dos Municípios, trazendo luz a essa política tão importante e dando destaque aos municípios brasileiros com melhor desempenho no serviço. É nessa lista que Parnamirim no Rio Grande do Norte aparece entre os classificados. A cidade foi uma das melhores da região Nordeste e a segunda melhor do Rio Grande do Norte, ficando atrás apenas (por poucos pontos) de Macaíba.

“Felizes com o resultado que demonstra que estamos no caminho certo, investindo na saúde, ampliando os serviços à nossa população e certamente vamos avançar ainda mais para um atendimento cada vez melhor”, destaca o prefeito Rosano Taveira.

“O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem nenhuma complicação. O acompanhamento além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes a maternidade. Vamos seguir trabalhando para conquistas ainda maiores”, explica a secretária Luciana Guimarães.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Ceará-Mirim inicia distribuição de mais 10 toneladas de pescado para a Semana Santa

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim está realizando a entrega de peixes para a Semana Santa nas zonas urbana e rural, a partir desta quarta-feira, 27.

A ação tem como objetivo garantir que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que realizaram cadastrados ao longo da semana tenham acesso a esse alimento tradicional durante o período da Páscoa.

Serão distribuídas mais de 10 toneladas de peixes de qualidade para a população. A entrega está acontecendo de forma descentralizada, nos próprios pontos de cadastramento, de forma organizada e priorizando o público idoso, gestantes e mães com crianças de colo.

É importante ressaltar que a Semana Santa é um momento de reflexão e solidariedade, por isso, a Prefeitura de Ceará-Mirim se compromete em realizar essa ação de maneira eficiente, contribuindo para a alimentação das famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

“A ação é importante para que as famílias tenham a garantia de direitos no sentido de proporcionarmos a elas uma segurança alimentar e nutricional nesse momento da Páscoa”, disse o prefeito Júlio César, onde participou da entrega na zona urbana na manhã desta quarta-feira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Foto: Divulgação

O potiguar Kácio José Cardoso foi um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr). O resultado foi divulgado na noite desta quarta-feira (27) pela organização do evento.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

“A minha sensação é de gratidão. Eu queria agradecer a todo mundo que de alguma forma me ajudou a conquistar isso. Ainda não caiu a ficha, ainda estou incrédulo, mas a sensação é de gratidão pelos meus pais, que fizeram de tudo para que eu me mantivesse na escola, que eu tivesse educação; pelos professores de matemática que passaram na minha vida, que me inspiraram a seguir nessa área que amo tanto e que quero contribuir bastante; e à minha equipe, meus colegas de trabalho. Sem dúvida, eu não estaria aqui sem eles”, disse o professor.

A apresentação dos vencedores das olimpíadas ocorreu de forma online e os 10 vencedores foram apresentados por ordem alfabética (veja o vídeo abaixo).

Kácio José Cardoso Santos, de 34 anos, aprendeu a gostar de matemática ao receber uma missão de seu pai quando tinha apenas nove anos de idade. Líder entre os cortadores de cana de Baía Formosa, no litoral Sul do estado, o pai do menino terminava o dia na lavoura, mas ainda levava os cálculos da produção dos trabalhadores para casa.

Todos os dias os dois se reuniam para fazer contas e garantir o pagamento adequado a dezenas de profissionais da lavoura.

“Ele fazia as contas de cabeça e eu tinha que confirmar tudo na calculadora. Com o tempo, fui passando a me interessar pelos cálculos e por aprender todas as regras da matemática”, conta o professor da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, atuando no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra.

Kácio é o único dos quatro filhos que cursou o ensino superior. O pai frequentou a escola por poucos anos. “Ainda no ensino fundamental, passei a ir à escola à noite para acompanhar minha mãe, que havia parado de estudar para criar a mim e aos meus três irmãos”, relatou o professor.

Dos 15 aos 17 anos, o professor dividiu o Ensino Médio com a rotina de descascador de coco. Ganhava R$ 18 reais a cada mil cocos descascados. Por dia, recebia cerca de R$ 25 reais. Sabendo do talento de Kácio e da importância da educação, o professor de matemática Cláudio Palhano incentivou o aluno a se inscrever no vestibular para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Kácio fez a prova e passou no vestibular para matemática. Ingressou no curso em 2008 e se formou em 2011.

No mesmo ano em que concluiu o curso, o professor passou em um concurso para a rede estadual de educação e no mestrado da UFRN. Por causa da rotina de trabalho, ele não conseguiu concluir a pós-graduação, mas retornou à instituição e cursa o mestrado atualmente.

G1 RN

Opinião dos leitores

    1. Parabéns Kácio!! fomos contemporâneos na UFRN e moradores da Residência Universitária. Essa é a prova de que a educação é o principal instrumento de mudança de vida… Pena que nunca foi levada a sério no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Inquérito do Consórcio NE tramita no STF há um ano

Foto: Camila Souza

O inquérito do escândalo da compra dos respiradores fantasmas durante a pandemia de coronavírus (Covid-19) pelo Consórcio dos Governadores do Nordeste faz um ano que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (28), mas até agora não se tem notícia do seu andamento.

Os autos tramitam em segredo de justiça por envolver o atual chefe da Casa Civil, Rui Costa, que à época, em abril de 2020, era governador da Bahia e figuram12 denunciados, por terem causado prejuízo de R$ 49,5 milhões pela compra fraudulenta dos 300 respiradores que nunca chegaram aos Estados da região para tratamento de pacientes infectados de Covid-19.

O ex-deputado estadual Kelps Lima que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a aquisição de respiradores que causando prejuízo de quase R$ 5 milhões ao Estado, disse que a Assembleia Legislativa cumpriu o seu papel de coletar informações e provas, ouvir os envolvidos. “Não cabe à Assembleia processar e nem julgar”, disse.

Kelps Lima afirma que tem conhecimento de tudo o que consta nos autos e pelo que tem lá “já era pra ter gente presa, porque há delação”, lamentando que isso ainda não tenha ocorrido, porque . “Fico muito triste porque roubaram o dinheiro da população”.

Segundo Lima, cópias do relatório da CPI da Covid-19, que completou quatro anos em dezembro do ano passado, foram entregues aos órgãos de controle, como Ministério Público Federal e Tribunais de Contas e nas Supremas Cortes. “Lamentavelmente não tenho conhecimento de como anda o inquérito”.

Em 28 de março de 2023, o então vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o inquérito sigiloso instaurado para investigar possíveis crimes na contratação direta, pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), de uma empresa supostamente sem qualificação técnica para fornecer 300 ventiladores hospitalares que auxiliariam no combate à pandemia da Covid-19, no valor de R$ 49,5 milhões.

Mas em razão da existência, à época, de autoridade com foro por prerrogativa de função –, foram deferidas medidas cautelares para aprofundamento das investigações em curso, como quebra de sigilo bancário e telefônico/telemático, além de diligências de busca e apreensão.

O ministro Og Fernandes observava que estavam pendentes a análise do material apreendido e o relatório policial sobre as provas reunidas na Operação Ragnarok. O Ministério Público Federal (MPF) também informara que não havia mais competência do STJ para o inquérito, por não haver, nenhum investigado com foro por prerrogativa de função naquele Tribunal.

Dai, o ministro Og Fernandes havia concluiu pelo envio do inquérito deve ser enviado ao STF para que aquela corte avaliasse a existência, entre as pessoas investigadas, de autoridade com foro por prerrogativa de função que determinasse a sua própria competência.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Agora vai, Flávio Dino está no STF e vai dá celeridade.
    Espera, Flávio Dino não era presidente do consorcio à epoca?
    NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Após impulsionarem Bolsa, estrangeiros retiram recursos do Brasil

Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress

Com incertezas sobre os juros americanos e ruídos políticos locais, a Bolsa brasileira vem perdendo recursos do exterior. Desde o início do ano, investidores estrangeiros já sacaram R$ 21,8 bilhões da B3, arrastando, com eles, o desempenho do Ibovespa.

A saída ocorre após um forte movimento de otimismo. No último trimestre do ano passado, o saldo de investimento estrangeiro na B3 foi de R$ 45 bilhões, o que levou o Ibovespa a bater seu recorde nominal histórico. Agora, o índice tem queda de 4,84% em 2024.

O principal motivo para a reversão do fluxo estrangeiro foram mudanças nas apostas sobre os juros nos Estados Unidos.

No fim de 2023, dados mais fracos de inflação e emprego fortaleceram projeções de que as taxas americanas começariam a cair já em março deste ano, o que impulsionou mercados de maior risco.

Nos últimos meses, porém, novos números mostraram resiliência da economia americana, o que esfriou as projeções mais otimistas sobre um afrouxamento de juros.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. claro, quem quer investir em empresas nas quais a política fica metendo a mão? Petrobras e Vale só perdendo valor… só trouxa coloca dinheiro nessas empresas com Lula na presidencia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *