Em coletiva realizada na tarde desta terça-feira (25), a Prefeitura do Natal anunciou que perdeu R$ 95 milhões em arrecadação entre os meses de janeiro e setembro. Durante o encontro com os meios de comunicação, estiveram presentes o prefeito Carlos Eduardo, a secretária de Planejamento e Finanças, Virgínia Ferreira, o controla geral do município, Dionísio Gomes, e o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes.
Segundo o prefeito, embora tenha havido crescimento significativo na arrecadação de ISS (como pode ser visto em link abaixo) a principal fonte de receita, a maior queda se deu na arrecadação de ICMS e FPE, desestabilizando as expectativas do Município.
Indagado sobre a queda de arrecadação, o prefeito de Natal disse que não haverá aumento de impostos, e para contornar a crise financeira, serão aprofundados cortes de despesas, inclusive, no funcionalismo.
Será que existe uma sucursal da Prefeitura de Natal em Nova Parnamirim e eu não sabia?
Pelo menos é o que se pode depreender da intensa circulação diária de viaturas oficiais da prefeitura na região contígua à capital potiguar.
Todos os dias (incluindo fins de semana e feriados), principalmente no início da manhã, o que mais se vê nas ruas de Nova Parnamirim e Cidade Verde são carros supostamente "a serviço" do Executivo natalense.
A impressão que deixa, a circulação até agora inexplicável desses veículos, é que a Prefeitura de Natal está nadando em dinheiro, e não tendo objetivamente com o que gastar, autoriza seus motoristas a fazerem o traslado de funcionários graduados que moram nas cercanias da cidade.
Portanto, fica difícil acreditar na choradeira do prefeito Carlos Eduardo [Alves do B].
Todo gestor agora vem com essa ladainha, mais não soltam o osso, vão trabalhar e deixem de chorar.
E agora o todo poderoso prefeito Carlos Alves tem a sua administração posta em xeque!
Salarios ja estao em atraso! Será que teremos novamente um prefeito estilo Micarla de Souza?
Normal. A eleicao acabou.
Corte? Como assim? Se na Semsur tem diretor até pra guardar chave da sala do cafezinho, e bem 5 secretários Adjuntos.
Caro Batuta, sem falar nas mordomias que esses chefes, diretores e adjuntos tem. carros para pegar e deixar eles em casa, assim como alguns "terceirizados" chegam e saem a hora que querem, na semsur os motoristas levam os carros para suas residências, além de muitos permanecerem com os mesmos nos finais de semana. cotas de combustível de 40 litros semanal, lá o negócio é tão bom para os cargos comissionados, que tem até um veículo nissan frontier locado.
Vou dá algumas sugestões ao Prefeito Carlos Eduardo:
1º Reduza a quantidade de cargos comissionados e terceirizados, cargos esses ocupados por "lideranças comunitárias" que se quer dão expediente;
2º Aos finais de semana determine o recolhimento dos veículos oficiais aos pátios das secretárias, (A prepósito. O Sr, não criou através de decreto uma central de veículos? vai começar a funcionar?quando?
3º Determine a proibição de tais veículos serem utilizadas para buscar e deixar chefes e diretores e servidores de modo em geral em suas residencias; (Haverá uma substancial economia de combustível)
4º Determine aos seus secretários que façam uma redistribuição de servidores na respectivas secretarias. Já que há salas que faltam cadeiras devido ao excesso de funcionários;
5º determine o controle do gasto de material de expediente;
Caro prefeito, são medidas simples entre outras tantas que trarão enormes economia ao erário público. Talvez assim nós servidores públicos municipal, assim, como toda a população não sofreremos com tantos descasos.
Perguntar não faz mal as gratificações do Auditores vinculadas a arrecadação do Estado também serão reduzidos na mesmas proporção já que boa parte deles atingiu o teto graças a gatilhos que só aumentam os encargos para sociedade. E agora na situação de queda de arrecadação as gratificações caem também.