Quem lidera os protestos contra corrupção e Dilma

No protesto programado contra impunidade e o governo Dilma Rousseff para este domingo 13, uma série de movimentos estão na linha de frente das manifestações.

Esses movimentos têm como característica comum a adesão principalmente de jovens insatisfeitos com a corrupção e uma forma de cooptação bastante eficiente e rápida: as redes sociais.

Conheça três destes movimentos para compreender sua origem e o que reivindicam:

VEM PRA RUA

Tem início em outubro de 2014 e se autodenominam “a favor da democracia, da ética na política e de um Estado eficiente e desinchado”. Seus criadores, como Rogério Chequer, afirmam que o movimento é contra qualquer tipo de violência e extremismo político. Apartidários, seus militantes vão desde jovens, profissionais liberais e donas de casa insatisfeitos principalmente com a política-econômica e a corrupção no País.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/VemPraRuaBrasil.org/

MOVIMENTO BRASIL LIVRE

Um dos principais responsáveis pelo movimento pró-impeachment. Em sua página na internet denominam-se “entidade que visa mobilizar cidadãos em favor de uma sociedade mais livre, justa e próspera”.

Um de seus líderes é Kim Kataguiri, escolhido pela revista americana Time como um dos jovens mais influentes do mundo.

No ano passado, organizou com outras pessoas do movimento uma marcha de São Paulo até Brasília para pedir o impeachment de Dilma Rousseff, que culminou com um encontro com Eduardo Cunha, para entrega do pedido de impedimento da presidente.

Defendem quatro pontos considerados críticos em suas próprias palavras:

– Imprensa Livre e Independente, sem verbas ou regulamentações governamentais que influenciem seus posicionamentos;

– Liberdade Econômica, um mercado livre de regulações abusivas e impostos escorchantes;

– Separação de Poderes: instituições independentes, livres da ingerência sufocante de partidos totalitários;

– Eleições livres e Idôneas: um processo eleitoral transparente e livre coerções partidárias;

– Fim dos subsídios diretos e indiretos a ditaduras, tributos cobrados do povo brasileiro devem ser investidos no Brasil.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/mblivre

REVOLTADOS ON LINE

Querem “banir o petismo e o bolivarianismo no país.” Quando surgiram, defendiam que apenas a intervenção militar daria jeito no Brasil, mas a afirmação acabou sendo alvo de críticas.

Um de seus líderes é Marcello Reis, um empresário que se diz falido pelo governo do PT e considerado radical em suas posições.

De acordo com reportagem do jornal El Pais, parte do grupo diz acreditar que o militar Jair Bolsonaro seria o mandatário ideal para comandar o Brasil.

Página no Facebook:

https://www.facebook.com/revoltadosonline

ISTOÉ

Publicidade

Comentários:

  1. Curioso disse:

    Se perguntarem para a metade dos manifestantes q estararão nas ruas amanhã o "pq de estarem protestando"? Com certeza não saberão responder!

  2. antonio oliveira disse:

    E os poderes já não são separados? As eleições já não são livres? Desse jeito é melhor ficar em casa. Agora, se decidirem pedir uma reforma política, fim dos cargos comissionados (em todas as esferas e níveis de governo), fim da figura de suplentes nos cargo políticos (para evitar que após as eleições o candidato eleito assuma um outro cargo e seu suplente entre em seu lugar), aí eu irei. Por enquanto ficarei lendo algum livro…

  3. Consciência disse:

    A maioria jovens que não viveram ou pouco conhecem a época da ditadura. Sem noção do tamanho do equívoco de suas ações. São contrários à corrupção, mas não se dão ao trabalho de reconhecer que este mal no Brasil não é de hoje e que, portanto, foi nos últimos governos que a corrupção foi colocada em Cheque, incentivado por políticas do próprio governo. Vão estudar!!! Vão ver as estatísticas sobre os avanços do Brasil. Pura vontade de aparecer, de fazer história a qualquer custo; de estar na mídia (afinal, está está cada mais mais potente e evidente), aparecer na "revista americana Time como jovens mais influentes do mundo".

  4. marcus paulo disse:

    Agora dêem suas justificativas manifestantes, se e que tem…..kkkkkkk