Jornalismo

Senador diz em pronunciamento que tem "esquema" nas loterias da Caixa e pede conclusão de investigações

Do Facebook do Jornalista Aderbal Machado

 

Em pronunciamento nesta terça-feira (23), o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) cobrou da Polícia Federal e do Ministério Público a apuração de denúncias de lavagem de dinheiro e manipulação de resultados nas loterias da Caixa Econômica Federal. Ele disse que as investigações desses casos precisam ser concluídas para apontar a responsabilidade civil e criminal dos envolvidos.

Alvaro Dias também cobrou da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) celeridade nos procedimentos para aprovação de projeto de sua autoria que estabelece instrumentos para evitar que as loterias da Caixa sejam utilizadas em ações de lavagem de dinheiro. O PLS 62/2007 aguarda designação de relator na comissão.

De 2002 a 2006, de acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, houve um desvio de R$ 36 milhões, com o envolvimento de 75 pessoas, mencionou Alvaro Dias, afirmando que a conclusão das apurações é desconhecida. Ele disse ter recebido das autoridades “respostas lacônicas, insuficientes e nada esclarecedoras” a requerimentos de sua autoria apresentados desde 2004 sobre denúncias envolvendo as loterias da Caixa.

– É evidente que se trata de lavagem de dinheiro. O dinheiro sujo é entregue à Caixa Econômica e quem entrega o dinheiro sujo recebe o dinheiro limpo. É obvio que envolvia uma quadrilha – afirmou.

Alvaro Dias disse que as denúncias sobre as loterias estão presentes nas redes sociais e relembrou episódios de supostas fraudes no pagamento dos prêmios, como o de um sorteio “estranho e duvidoso” que contemplou uma série de ganhadores, quando a probabilidade teórica da ocorrência seria de um caso a cada 400 anos. Ele também citou casos de pessoas que conseguiram ganhar na loteria 550, 107, 327 e 206 vezes na loteria e ainda a história de um cidadão que ganhou 107 prêmios no mesmo dia em sete modalidades de loteria em vários estados da Federação.

– Se não houve corrupção, se não houve lavagem de dinheiro, se não houve crime, se nenhum ilícito foi praticado, um milagre ocorreu, esses cidadãos são milagreiros, são privilegiados de Deus, inspirados por força divina para ganharem tantas vezes na loteria – afirmou.

Alvaro ressaltou que chegou a ser investigado pelo Ministério Público por vazar informações sigilosas do Coaf. No entanto, segundo ele, não cabe a um parlamentar eleito pelo povo encobrir crimes e proteger criminosos, mesmo que a legislação o impeça.
– O tempo passou, houve prescrição e arquivamento, portanto, não fui julgado. Estava curioso para assistir a meu próprio julgamento, porque seria a consagração da inversão dos valores: quem denuncia é julgado, o denunciado, não. Esta é a perversa inversão de prioridade de valores prevalente no Brasil atual – afirmou.

 

Opinião dos leitores

  1. Hoje o momento que estamos passando dificuldades imensa fico arrasada onde podemos sonhar de acertar na loteria só veijo pessoas que tem muito a ganância de ter mais sou uma pessoa que como milhares gostaria de poder ganhar e ajudar minha família meu esposo onde estamos passando por dificuldades para fazer um jogo e economizando pois enquanto temos sonhos temos que tentar e com tantas pessoas que arranca os sonhos de muitos pela ganância temos que ser fortes e firmes e acreditar no amanhã

  2. Mas há muito tempo que acontece manipulação de resultados e lavagem de dinheiro não é segredo o negócio é escancarado, demorou para a polícia federal investigar e punir e sempre tá de olho…!!!

  3. a caixa economica federal, no setor de loterias, está dia á dia perdendo sua credibilidade. por exemplo: a dupla sena estava acumulada em onze milhões, saiu ontem para um ganhador de brasilia, quem é ninguem vai saber (seria um laranja?) e a mega, vai se acumulando, até chegar num total "X" que ELES devem falar; tá bom, pode "fechar" dai dá um ganhador lá das beiradas, ninguem sabe. deveria ser mais transparente, tá na cara que tem maracutaia. de hoje em diante, se não mudar as regras, não aposto mais em loterias da caixa. vou jogar no bicho que é um jogo mais honesto.

  4. Essa CAIXA PRETA relativa às loterias precisa ser aberta urgentemente. Tomara que esta iniciativa do Senador ALVARO DIAS seja um primeiro passo e que não haja solução de continuidade, até que se apure, efetivamente, as inúmeras denúncias e especulações de irregularidades…

  5. O roubo nas loterias da caixa economica federal existe desde quando surgiram, a onde o governo vai deixar escapulir um dinheiro tão facil de colocar na mão dele, pra mim os que nelas colocam seu centavos é que devem refletir e parar de dar tanto dinheiro a esses ladroes.

  6. Neste mar de lamas, tudo é possível, em todos os níveis,nos setores públicos e privados isto é o caus em que vivemos.estamos sem escolha em quem votar, e se os cabeças roubam todos se acham no direito de fazer o mesmo. é culpa da impunidade dos Códigos de leis caducos, é tudo muito lamentável, resta-me um alento para não morrer de desgosto, não levarão nada para a verdadeira vida, e esta e tão breve e efêmera, e ainda terão de prestar contas com as infalíveis Leis Divinas.

  7. Não é possível que haja bandalheira nas Loterias de Números da Caixa. Há tantos anos que esse jogo existe ninguém nunca viu nada, não apareceu ninguém para apontar a fraude ou será que todo mundo lá dentro da Caixa é safado ? Não é possível. Em todos os sorteios não estão presentes os fiscais ? Eu gostaria de presenciar um sorteio ao vivo em praça pública. Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ver de perto o caminhão da sorte, para depois dar a minha opinião, se há ou não "mutreta".

    1. Há sim!! Veja os conc. 1229 e 1230 estes resultados iguais Não acontecem jamais no aleatório!!!!! ´E manipulação siiiiim! O cara ganhou sózinho.

  8. Meu caro Deputado, no brasil em que nos vivemos, isso não e de se estranhar, os nosso governantes que antes vivam na Esplanada dos Ministério fazendo denuncio dos governos anteriores, hoje estar no poder, delapidando nossas riquezas , formando quadrinha, e lavando dinheiro sujo, e manipulando as contas públicas para esconder o sua inresponsabilidade, E o povo continuaram votando neste bandidos disfarçado de politicos. para enganar o povo.

  9. Meu caro Deputado, no brasil em que nos vivemos, isso não e de se estranhar, os nosso governantes que antes vivam na Esplanada dos Ministério fazendo denuncio dos governos anteriores, hoje estar no poder, delapidando nossas riquezas , formando quadrinha, e lavando dinheiro sujo, e manipulando as contas públicas para esconder o sua inresponsabilidade, E o povo continuaram votando neste bandidos disfarçado de politicos.

  10. O QUE SE ESPERA DO GOVERNO LULALA E DILMAMA PT PATIFARIA MAIS ROUBOS E MAIS ROUBOS E FRIGOBOI PETROBRAS SINDICATOS E OUTROS ROUBATATOS,O PIOR QUE QUEMADO UM PORRA DESSE MORRE DEVE ARDER NO FOGO DO INFERNO A NÃOSER QUE APAREÇA UM EVANGELHICO LOUCO E DIZ QUE ESSES PUTOS VÃO PARA O CÉU.

  11. A Polícia Federal, deveria investigar também outros tipos de sorteios como telesenas e outros . Na minha opinião, todos tipos de jogos tem ladrões….

    1. Esse dinheiro vai pro PT. Simples assim.
      Mensalão, Petrolão, Loterão…

  12. Acho muito estranho, eu observei do dia 18/11 até 22/11 todos os dias seguidos tiveram ganhadores de Brasília, foram nove ganhadores em 5 dias seguidos em vários jogos diferentes, podem conferir no site da Caixa, justamente período em que os acusados do mensalão foram presos e gerou muita notícia na mídia. Depois disso foram raros ganhadores de Brasília.

  13. Concordo com o Sr. Senador, como se não bastasse o PT estar no governo Federal, principalmente este partido , já demonstrou o quanto é corrupto. Como sabemos, tendo com chefe maior , O LULA. Para mim, tudo ocorre no processamento, após o sorteio dos números, com a introdução aleatória de um registro ( cartão), substituindo o registro que não há acertos (premiação ), pelo o cartão( registro) , igual ao retirado. Já sabendo os números sorteados , dar um cartão a um membro da quadrilha para receber o premio , na cidade e na lotérica , escolhida aleatoriamente.
    Assim temos o ganhador , numa cidade , escolhida, como acredito ter ocorrido com o premio do concurso da MEGA-SENA DA VIRADA /2012. é difícil acertar na loteria , porém alguém , ira acertar , como ocorre nos ESTADOS UNIDOS E EM MUITOS OUTROS PAÍSES, só que aqui acertam com muita facilidade, o premio ATUALMENTE não acumulam com tanta frequência. PRINCIPALMENTE, DESDE QUANDO O "PT "
    ASSUMIU O GOVERNO. MUITA COINCIDÊNCIA.

    1. Bom dia caros leitores, concordo plenamente com os amigos, somos sabedores da situação, porque não darmos opção para solução. Ao meu modo de ver isto, penso
      que o Governo pode se aproveitar para fazer uma redistribuição social, exemplo, é
      só deixar acumular tipo 50.000.000,00, e quando sair ganhador, ao invés de tudo ir
      para um bolso só, que manipulem então para sair ai para 100 pessoas, dando ai uma
      margem de 500.000,00, se faz assim em dez anos o Brasil seria de primeiro mundo.

    2. EXELENTISSIMO SENHOR SENADOR ALVARO DIAS (PSDB-PR) Favor cabrar da Polícia Federal e do Ministério Público a apuração de denúncias de lavagem de dinheiro e manipulação de resultados das Arbitragens dos campeonatos Brasileiro e da Copa do Brasil, dos favorecimento Atos Ilícitos ao FLAMENGO(RJ) esse caso precisa ser concluídas para apontar as responsabilidade Civil e Criminal dos Envolvidos, sobre a Máfia e os Árbitros envolvidos do Futebol Brasileiro, eles tem que ser Banidos do Futebol Brasileiro,: Mas só não vê quem não quer, FLAMENGO É O TIME MAIS SUJO DO BRASIL. Pior que ser beneficiado todo ano para não cair ainda é covarde e cara de pau de ficar culpando os outros pelas suas falcatruas, quer dizer que o que é bom para o flamengo não vale para os outros, dois pesos ou duas medidas, Os Flalidos sempre fizeram marketing nas costas dos outros pra levar a melhor, isso são atitudes de vigaristas mafiosos. QUE O FLAMENGO PAGUEM O REBAIXAMENTO DA SÉRIE “B” DO CARIOCA DE 1929/31 e 33. VERGONHA.. E DEVOLVAM O TITULO DO CARIOCA AO VASCO, A COPA DO BRASIL AO CORITIBA(PR) E A LIBERTADORES PARA O ATLÉTICO(MG) DE 1981 QUANDO O MESMO FOI ASSALTADO PELO JOSÉ RATO WHITE, LEMBRAM DO ASSALTO.

  14. QUE NOS DEIXA INTRIGADO, DEIXA! NUNCA ENTENDI PORQUE A CAIXA NÃO DEIXOU OS DEPUTADOS DA CPI DOS BINGOS ABRIR O SIGILO BANCÁRIO DOS GANHADORES DAS LOTERIAS. SE NÃO TEM NADA PARA ESCONDER, PORQUE NÃO PERMITIU… QUE TAL A SUGESTÃO: VAMOS DEIXAR OS DEPUTADOS INVESTIGAR A FUNDO? ASSIM AS DÚVIDAS TENDE A DESAPARECER… É BOM PARA TODO MUNDO, ACABAR COM ESSAS DÚVIDAS…

  15. Concordo com o senador !Nunca vi falar de uma instituição que recebeu verbas da loteris da caixa ,ou uma placa dizendo construido ou mantido pela loteris da caixa …olha que ando pelo Brasil todo .

  16. Nao existe transparencia nas loterias da Caixa. Vejamos; quanto arrecadou, quanto foi o valor destinado as instituiçoes e quais, quanto foi de tributos, quanto eh da Caixa, dos lotericos e finalmente o premio. O Ministerio Publico Federal deveria sugerir uma fiscalizaçao no setor de loterias de Caixa, acho que eh uma verdadeira CAIXA PRETA !!

    1. Acredito que esta no momento de algum parlamentar de bom senso e honesto (ai esta a dificuldade)solicitar uma investigação criteriosa sobre as loterias visto que essas denúncias são antigas e imediatamente retiradas da midia,nós ja somos roubados demais e até na antiga fezinha também é demais,se não me falha a memória nos EEUU quando descobriram fraudes nas loterias todas os bancos e agências responsavéis foram sumariamente incineradas em todo País, acabando com as loterias até os dias de hoje, por aqui ta bom demais para os responsavéis que não vai demorar muito pra surgir as loterias do domingo e fériado aguardem.então investiguem, denunciem punan-se os culpados ja chega BASTA

    2. Enfim alguem teve a coragem de denunciar esse roubo que acontece com as loterias da caixa,claro que é manipulada o Brasil inteiro jogando e o premio só sai para uns poucos sempre de SP.A sorte não escolhe lugar,parabéns senador siga em frente.

    3. Como pode ainda estar parado na CCJ,este projeto de lei? Ja se vao seis anos e nao foi nomeado relator ate hoje? Nesta comissao provavelmente tem parlamentar que nao quer ver aprovada uma lei que impeca eles de fazerem este tipo de falcatrua. Este tipo de lavagem de dinheiro ja e usada por parlamentares corruptos a decadas. Eu me lembro de um parlamentar que ganhou trinta e tres vezes na loteria. Udeputado federal nordestino ,que lavava o dinheiro sujo comprando os volantes de loteria premiados ao canhado mais do que o valor do premio. LEMBRAM -SE DELE O TAL JOAO DE DEUS. Ele disse a um reporter que DEUS o ajudou ele ganhou as trinta e tres vezes,tal dinheiro desviado acho que nunca foi devolvido. Acho muito provavel que esta pratica ainda continua. Por isso nao ha interesse em aprovar uma lei que interrompa essa falcatrua.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Quatro agências vencem licitação milionária para alavancar popularidade de Lula; veja quais

Foto: Ricardo Stuckert / PR

As agências Muringa, BR mais, Área Comunicação e Usina Digital venceram a licitação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República para gerenciar a área digital do governo.

Com preço de referência na casa de R$ 197 milhões, a licitação é considerada em Brasília uma das principais do mercado neste ano. Para o governo, é estratégica para alavancar a popularidade em baixa do presidente.

A informação foi confirmada a CNN pela própria Secom.

Agora, elas passarão por um processo de habilitação na qual será analisada a documentação exigida no edital. Também serão abertos prazos para que sejam apresentados eventuais recursos por parte das derrotadas. Ao todo, 24 agências disputavam a licitação. A expectativa na Secom é de que até o final deste mês os eventuais recursos sejam julgados.

As agências farão a gestão e monitoramento de suas ações e políticas públicas. Um dos aspectos do contrato é o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais.

Uma percepção consolidada na área de comunicação do governo é que boa parte das postagens e material gerado para divulgar ações oficiais tem o alcance diminuído pelo algoritmo das redes. Com isso, o conteúdo não consegue furar as bolhas e continua sendo visto sempre pelo mesmo público, sem ampliar o alcance.

O governo quer, por exemplo, que a agência vencedora da licitação segmente as ações nas redes para divulgar políticas do governo. Por exemplo, foi constatado que muitos programas têm como beneficiários integrantes do CadÚnico, o Cadastro Único dos beneficiários de políticas sociais.

O governo pretende ainda que a nova agência direcione o que é feito para essa faixa da população justamente para os beneficiados pelos programas. Fazem parte desse rol o Pé de Meia (poupança para o ensino médio), a faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida e o Farmácia Popular. A percepção é de que é preciso trabalhar a comunicação setorizada e que a divulgação dos programas deve ser feita priorizando as faixas da população que a recebem para que possam saber de onde vem os benefícios.

Fonte: CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar de 18 anos com doença rara consegue na justiça cirurgia de urgência e luta contra o tempo pela vida

O jovem potiguar João Lucas Gomes André, de 18 anos, sofre de uma doença rara chamada Cifoescoliose Neuromuscular Grave, uma enfermidade progressiva que compromete o cérebro, os músculos, a coluna e em um curto espaço de tempo pode levá-lo à morte. Ele necessita com urgência de cirurgia de alta complexidade e foi incluído na fila do SUS, só que o prazo era de 2 anos, o que poderia ser fatal. Diante do cenário, foi necessário entrar com uma ação judicial para a garantia do procedimento.

“A situação de João é muito séria e quando fui procurado pela família eles estavam bem apreensivos e angustianfo, porque segundo todos os laudos médicos, ele não poderia esperar o prazo dado pelo SUS de modo algum. Poderia ser tarde demais pra ele. Então entramos com essa ação e graças a Deus tivemos ganho de causa de forma célere. Agora o Estado tem 10 dias pra agendar a cirurgia. Ele e a família já sofrem há anos e agora poderemos finalmente acabar com esse drama”, destaca Fábio Perruci, advogado da família.

Como João reside em Ielmo, a ação foi impetrada no Juizado da Fazenda Pública de Macaíba e a decisão foi proferida pela juíza Josane Peixoto Noronha no último dia 16.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

VÍDEO: Ex-prefeita de Sítio Novo se pronuncia depois de supostas ameaças de morte

Nesta quarta-feira (24), a ex-prefeita do município de Sítio Novo, Wanira Brasil, publicou um vídeo onde se pronuncia sobre uma possível ameaça de morte divulgada na última sexta-feira (19), por meio de mensagens na redes sociais. A ameaça atinge sua família e amigos próximos, além de integrantes da gestão da atual prefeita Andrezza Brasil (PT).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Com ameaça de greve, servidores do DETRAN devem avaliar proposta do Governo na próxima terça

Foto: Divulgação/Detran

Os servidores do Detran-RN deverão se reunir em Assembleia na próxima terça-feira 30, às 10h, na sede da entidade, para avaliar a proposta do Governo do Estado em atenção às reivindicações da categoria.

A Assembleia Geral Extraordinária foi convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai-RN) nesta quarta 24.

Na reunião, os servidores também poderão deliberar sobre um indicativo de greve.

Entre as reivindicações atuais da categoria estão:

  • Cumprimento da data-base no mês de março, conforme estabelecido pela Lei nº 696/2022;
  • Reajuste para recomposição da inflação do período de janeiro de 2022 a fevereiro de 2024, mais ganho real de 20% para os servidores da ativa, aposentados e pensionistas;
  • Cumprimento do acordo do Concurso Público;
  • Regulamentação das Gratificações;
  • Reajuste do Auxílio Alimentação para R$ 1.700,00;
  • Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ); e
  • Reforma Estatutária e adoção de medidas administrativas no Departamento, que contemple: a) o respeito e a autonomia administrativa do órgão; b) o retorno da vinculação da Autarquia à Secretaria de Segurança Pública do RN; c) a eleição direta para Diretor Geral do DETRAN; e d) a criação do cargo de agente de trânsito.

Greves do RN
No Rio Grande do Norte, duas categorias de servidores estaduais estão em greve no momento.

Na segunda-feira 22, os policiais civis decidiram iniciar uma paralisação geral por tempo indeterminado, em Assembleia Geral, cobrando um plano de valorização salarial e a nomeação de 153 policiais formados em fevereiro deste ano.

Já o os servidores estaduais da saúde iniciaram a greve no dia 3 de abril. A decisão foi tomada após negociações com o Governo do Estado para a recomposição e reajuste salarial de várias categorias. O Sindicato dos trabalhadores da saúde do Estado (Sindsaúde) rejeitou uma proposta de reajuste salarial zero para 2024 feita pelo Governo do Estado. Os trabalhadores também reivindicam melhores condições de trabalho, a convocação do cadastro de reserva, um novo concurso público e o abastecimento efetivo de insumos e medicamentos nos hospitais estaduais.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Veja o momento que suspeito de matar psicóloga é preso entrando em condomínio

 

Vídeo mostra momento exato em que o servidor do TJRN João Batista de Carvalho Neto foi preso nesta quarta-feira, 24, quando entrava em um condomínio de luxo em Natal.

Ainda não se tem confirmação sobre o motivo exato do crime, mas o suspeito confessou o crime.

A vítima foi encontrada morta em sua casa, em Assu, no Oeste potiguar, por volta das 18h desta terça-feira, 24. O corpo estava amordaçado e com marcas de ferimentos feitos com armas brancas.

Opinião dos leitores

  1. O filho de Lula bateu na mulher e nunhuma feminista disse nada. Cadê as feministas?? Cadê Natália Bonavides, Isolda, Brisa?? Falem gente! Sinto falta. Também sou mulher.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Suspeito de matar psicóloga em ASSU é servidor do TJRN

Imagem: Reprodução

O suspeito de matar a psicóloga a Fabiana Maia Veras, de 42 anos, em Assu, chama-se João Batista de Carvalho Neto, ele é servidor do Fórum Miguel Seabra.

João Carvalho como é conhecido foi preso nesta quarta-feira, 24, em Natal, no bairro Nova Descoberta, em um condomínio de luxo.

Foto: Cedida

Ainda não se tem confirmação sobre o motivo exato do crime.

A vítima foi encontrada morta em sua casa, em Assu, no Oeste potiguar, por volta das 18h desta terça-feira, 23. O corpo estava amordaçado e com marcas de ferimentos feitos com armas brancas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

 Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O Google vai proibir a veiculação de anúncios políticos no Brasil nas eleições municipais de 2024. A decisão foi tomada após a atualização das regras para impulsionamento de propaganda eleitoral feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro.

Em nota, a empresa afirma que vai atualizar sua política de conteúdo político do Google Ads “para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país”. A informação foi antecipada pelo site “Poder360” e confirmada pelo GLOBO.

“Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto”, diz a empresa.

A resolução 23.732, que altera as regras sobre propaganda eleitoral aprovadas pela Justiça Eleitoral em 2019, traz uma definição de “conteúdo político-eleitoral” considerada ampla demais pelo Google. Para o TSE, esse tipo de propaganda é toda aquela que “versar sobre eleições, partidos políticos, federações e coligações, cargos eletivos, pessoas detentoras de cargos eletivos, pessoas candidatas, propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e de outros direitos políticos ou matérias relacionadas ao processo eleitoral”.

A Justiça Eleitoral exige que as plataformas digitais que oferecerem esse tipo de serviço de impulsionamento de conteúdo eleitoral precisam manter um repositório dos anúncios “para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada”.

As empresas também devem disponibilizar uma ferramenta de consulta, “acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório” a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes, por exemplo.

O Tribunal também proíbe a priorização paga de conteúdo que promova propaganda negativa (de outros candidatos) ou “difunda dados falsos, notícias fraudulentas ou fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados, ainda que benéficas à usuária ou a usuário responsável pelo impulsionamento”.

As medidas previstas pelo TSE deverem ser implementadas em até 60 dias da entrada em vigor da norma, no caso de plataformas que já oferecessem o serviço de impulsionamento de anúncios, e valem até para anos não eleitorais.

O Google, controlado pela Alphabet, que registrou um lucro líquido de US$ 73,79 bilhões em 2023 (alta de 23% em relação ao ano anterior), avalia que seria inviável moderar tantos anúncios numa eleição que ocorrerá em mais de 5 mil municípios. Também teme que a amplitude do conceito traga insegurança para a moderação.

Em 2020, em que as eleições municipais foram marcadas pelo curto período de campanha e pelas restrições impostas pela pandemia, O GLOBO levantou que os candidatos tinham gastado R$36 milhões em impulsionamentos de conteúdos na internet para aquele pleito.

Os maiores valores com impulsionamento de conteúdo político na internet foram gastos com três empresas: Facebook, que também administra o Instagram; Adyen, fintech responsável pelo sistema de pagamentos da plataforma, e o Google.

Fonte: O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Praça Augusto Severo segue com reforma abandonada e sem previsão de ser retomada

Foto: José Adenir

A Praça Augusto Severo, localizada no Centro Histórico de Natal, no bairro da Ribeira, continua sem previsão de conclusão da reforma que foi prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2014, mas que foi paralisada em fevereiro de 2021, e até agora, segue abandonada.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), a retomada da reforma está em discussão e não há indicativo de um prazo. “Não temos a indicação da retomada porque os trâmites de dotação com o Iphan Nacional não saíram para o orçamento das etapas de licitação e ordem de serviço para a execução do término”, conta a assessoria.

A SIN pretendia, em novembro do ano passado, publicar uma licitação para dar início a volta da reforma em janeiro. Porém, até agora, quase cinco meses depois da possível publicação da licitação, nada foi feito e a licitação sequer foi aberta.

O orçamento inicial da obra possuía o valor de R$ 2.654.060,21. Mas segundo a assessoria da SIN, esse valor será atualizado quando sair a nova previsão orçamentária, que será anunciada em breve.

Devido ao abandono, a praça é atualmente moradia de pessoas em situação de rua. Além disso, passou a ser alvo de vandalismo e pichações. O local sofre descarte de lixo constantemente, atraindo pombos e baratas. Além disso, o ambiente conta com água parada, que contribui para proliferação de mosquitos.
A assessoria da SIN conta que o governo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estão em tratativas no objetivo de estipular a volta da reforma e novo orçamento.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Polícia prende suspeito de matar psicóloga no interior do RN

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Polícia Civil do Rio Grande do Norte confirmou que foi preso em Natal o homem suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras, de 42 anos, na tarde de terça-feira (23), em Assu, no Oeste potiguar.

A polícia ainda não deu detalhes sobre as circunstâncias da prisão desta quarta-feira (24). A detenção, porém, teria acontecido no bairro Nova Descoberta.

Imagens gravadas por câmeras de segurança registraram um suspeito entrando na casa da vítima e sendo recebido por ela. Segundo a polícia, o homem preso é o mesmo que aparece nas filmagens.

Fabiana Veras foi encontrada morta dentro da casa onde morava e onde também realizava seus atendimentos em Assu, no Oeste potiguar, na noite desta terça-feira (23), por volta das 18h.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Multado em Mossoró enquanto trabalhava em Natal, motociclista comprova erro do Detran

Foto: Reprodução

Um motociclista foi multado em Mossoró enquanto estava em expediente em Natal. A multa foi emitida no dia 21 de março deste ano, às 10h, na avenida Rio Branco.

O homem foi ao Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) e conseguiu comprovar um erro do agente.

O servidor teria anotado um número errado na placa, no momento da autuação. Contudo, mesmo com o erro admitido, o motociclista ainda precisou perder o dia de trabalho para fazer requerimentos e comprovar o equívoco.

Fonte: Portal 96Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *