URGENTE: Gilmar Mendes acaba de suspender nomeação de Lula como ministro da Casa Civil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (18) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse nesta quinta (16). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS.

Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações contra ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo mas o processo volta para mão do Juiz Sergio Moro.

O ex-presidente Lula tomou posse nesta quinta-feira (17), pouco antes de 10h40, como novo ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da presidente Dilma Rousseff. Cerca de uma hora depois, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu a posse por meio de uma decisão liminar (provisória).

Outras decisões semelhantes, em outras Varas de Justiça, também foram proferidas e cassadas por Tribunais Federais. Com a decisão de Gilmar Mendes, acaba o impasse de decisões divergentes nas instâncias inferiores da Justiça.

JOTA

Publicidade

Comentários:

  1. Edvaldo disse:

    A senadora grelo duro está calada com esse elogio de lula

  2. jv disse:

    Que cara ingrato, Fátima Bezerra só falta morrer por ele. E o presente que ele dá a ela, é chamá-la de mulher do grelo duro. E aí Fafá? Se fosse Bolsonaro que chamasse alguma mulher de grelo duro, o fuzuê tava grande. Mas lulinha pode tudo.

  3. Jailson Freire de Medeiros disse:

    Tudo, está sob o controle de Deus, o governo cuide em arrumar a casa, do contrário iremos passar por tempos ainda mais difíceis

  4. Verdade seja dita disse:

    íO cara não respeita a Justiça e os outros poderes, diz que se quizesse tocOSaria fogo no Brasil, que os seus peões vÕ DAR PORRADA N

    \\O CARA NÃO RESPEITA A JUSTIÇA E NEM OS OUTROS PODERES, DIZ QUE SE QUISESSE TOCARIA FOGO NO BRASIL, QUE SEUS PEÕES IRIAM COBRIR OS COXINHAS DE PORRADA…
    acho que este cara pegou a ZICA ou a DENGUE, com a palavra os donos da verdade "os petistas"

  5. Sergio Nogueira disse:

    Vamos ver se o Plenário vai se acovardar e deixar o Pai da Facção ser Ministro ou vai se juntar ao povo na esperança de moralização do Poder.

  6. Flávio Paes de Lira disse:

    Engana-se que uma democracia é feita apenas de política. Uma verdadeira democracia o poder judiciário, assim como os demais poderes devem ser respeitadas. As instituições devem ter seu papel determinante aos rumos da democracia.

  7. Fernando Antonio disse:

    Voto monocrático é temporário. Vamos esperar pelo Plenário.

  8. Não vai ter Golpe vai ter Justiça disse:

    O Brasil Agradeçe isso mostra que devemos confiar na Justiça ainda

  9. Nice disse:

    Já estava na hora de acabar com esse circo q a presidenta e a alma mais honesta desse país montaram. Que a justiça seja feita, sempre.

  10. João Batista - Zona Norte disse:

    Perai… vi que não só o Ministro Gilmar Mendes, tem ações pra julgar esse mérito, e se outro Ministro julgar contrário, e ai o que acontece… Eita que o Brasil ta arrumado…

  11. SINESIO FILHO disse:

    Ele "Luladrao" disse que no STF não tinha ministro macho, e agora? F….deu-se…. Para esse larápio ninguém prestas para ele, e tem mais o que danando ele quis dizer com Fátima Bezerra quando a chamou mulher de grilo duro? se fosse alguém da oposição ela já teria processado. mas ela é farinha do mesmo saco dos PTralhas..

  12. Andrea disse:

    Parabéns a justiça brasileira 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  13. Stefano M Moura disse:

    A próxima noticia vai ser Lula foi preço !!!!!!!!!