VigiDesastre alerta para cuidados com período chuvoso em Natal

Por interino

Com o período de inverno e as constantes chuvas em Natal, a equipe do programa Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (VigiDesastre) do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde (VISAMT-DVS) da secretaria Munici0pal de Saúde (SMS), alerta para os perigos da estação.

Os riscos de alagamentos aumentam e requerem maiores cuidados. Equipamentos eletroeletrônicos devem ser desligados e guardados e alimentos e medicamentos precisam ser acondicionados nas partes mais altas, evitando possíveis perdas.

Geladeiras e freezers precisam estar bem fechados, para que a temperatura interna se conserve por mais tempo; alimentos carecem de verificação antes do consumo, para que se evite doenças.

Com as fortes chuvas, animais peçonhentos procuram abrigos e locais secos e o VigiDesastres atenta para que nunca se toque neles, ainda que pareçam estar mortos; caso algum animal seja encontrado, o usuário deve afastar-se lentamente e chamar o Centro de Controle de Zoonoses ou o Corpo de Bombeiros Militar. Colchões, lençóis, calçados e roupas devem ser sacudidos antes do uso.

A chefe do VigiDesastre, Denise Cristina, conta que é importante o uso de luvas, botas e calça comprida em limpezas de prédios; caso o usuário não as tenha, recomenda-se a utilização de dois sacos plásticos amarrados para que o contato da pele com a água infectada seja evitado.

“Por enquanto estamos apenas monitorando a situação do inverno em Natal, mas nós sempre vamos nas unidades passar todas as precauções para os agentes de saúde, que repassam para os usuários.” Uma das precauções é a utilização do hipoclorito de sódio na limpeza de água, recipientes, embalagens, frutas, verduras e legumes.

Publicidade

Comentários: