94% dos eleitores não se veem representados por políticos

A pouco mais de um ano das eleições para a Presidência, os governos estaduais e o Congresso Nacional, os brasileiros manifestam rejeição generalizada à classe política, independentemente de partidos, e ao atual modelo de governo. Segundo pesquisa do instituto Ipsos, apenas 6% dos eleitores se sentem representados pelos políticos em quem já votaram.

Desde novembro do ano passado houve queda de nove pontos porcentuais na taxa dos que se consideram representados. A onda de negativismo contamina a percepção sobre a própria democracia: só metade da população considera que esse é o melhor regime para o Brasil, e um terço afirma que não é. Quando os eleitores são questionados especificamente sobre o modelo brasileiro de democracia, a taxa de apoio é ainda mais baixa: 38% consideram que é o melhor regime, e 47% discordam.

Passado pouco mais de um ano das manifestações de massa que culminaram no fim do governo petista de Dilma Rousseff, nada menos do que 81% dos entrevistados pelo Ipsos manifestaram concordância com a afirmação de que “o problema do País não é o partido A ou B, mas o sistema político”.

Para 94%, os políticos que estão no poder não representam a sociedade. Apenas 4% acham o contrário. Quem está na oposição também é alvo de desconfiança. Quando a pergunta é sobre os políticos em quem os entrevistados já votaram em algum momento, 86% dizem não se sentir representados.

 

Veja

Publicidade

Comentários:

  1. Braga disse:

    O golpe branco dado com a ajuda do Judiciário e pessoas manipuladas pela imprensa quebrou a Legitimidade dada pelo voto as ideias e projetos defendidos pelos eleitos.
    Antes criticava violentamente contra os resultados das eleições, construindo a narrativa para a tomada do poder no "tapetão", agora vem falar de legitimidade?
    Tá brincando Ceará?

  2. Ceará-Mundão disse:

    Quer dizer que votam nos caras e depois dizem que não os representam? Isso é alguma piada?

  3. Cícero Martins disse:

    E porquê votaram neles? Será inocência ou conivência? "É sempre bom lembrar que: Não existe um Governo corrupto com uma sociedade honesta".
    Esse disco já está furado!

  4. Sincerão disse:

    Quem se vê representado por ladrões?

  5. Fran disse:

    Os outros 6 % são os eleitores do PT que se acham perfeitamente representados por LULA e Dilma. Minha nossa senhora! Deus tenha misericórdia deste pedaço de terra.

  6. De olho disse:

    Fora governador da lava jato

  7. Rnatal disse:

    Muitos se sentem traídos e não representados

    • Ceará-Mundão disse:

      "Traído" é um termo bem mais coerente. Mas, apesar desse sentimento, vemos que os maiores corruptos são sucessivamente reeleitos. Ai está a incoerência. A culpa do que está ocorrendo no nosso Brasil é culpa dos eleitores já que ainda não somo uma ditadura. Caso o PT tivesse logrado êxito no seu plano de "venezuelização" do Brasil, boa parte dos seus eleitores (a mim esses mentirosos não enganam mais) poderiam reclamar de traição. Isso porque o PT não assume de vez a sua condição comunista (utiliza a mentira e outros termos prá se "disfarçar") e engana o povo com essa ladainha de "defensor dos pobres", enquanto se alia a banqueiros e empresários, incluindo os maiores empreiteiros do país, para nos saquear e corromper a nossa democracia.

  8. Roberto disse:

    Vamos expulsar essas oligarquias aqui no RN. Acabaram com o RN e com o Brasil. 2018 neles.

  9. raimundonvf@ disse:

    esse povo só fala dos políticos e a justiça Brasileira que eles diz. quanto custa?