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A agência oculta da campanha de Lula

Foto: Gabriela Biló/Folhapress

Documentos obtidos pelo Bastidor revelam que a campanha presidencial de Lula em 2022 omitiu do Tribunal Superior Eleitoral serviços prestados ao candidato petista por uma agência de comunicação. Profissionais contratados pela agência, a Polo Marketing Digital, de Niterói, no Rio, trabalharam na estrutura oficial da campanha de Lula. Mas essa participação não consta da prestação de contas do candidato ao TSE. A omissão caracteriza, em tese, crime eleitoral.

No final do ano passado, dois desses profissionais – um redator e um designer gráfico – moveram ações trabalhistas, em Brasília, contra Clarisse Mello Chalreo de Oliveira, proprietária da agência, e o Diretório Nacional do PT. Dizem que foram dispensados sem justa causa após o segundo turno. Afirmam que a Polo Marketing Digital e o Partido dos Trabalhadores feriram seus direitos trabalhistas ao contratá-los sem carteira assinada. Argumentam que suas jornadas de trabalho aumentaram substancialmente durante a campanha presidencial. Pedem que a agência e o PT paguem saldo de salário, férias, décimo terceiro, aviso prévio, FGTS, seguro-desemprego e multa. Os pleitos dos dois somam 139 mil reais.

As provas anexadas por ambos nos autos, aos quais a reportagem teve acesso com exclusividade, incluem troca de mensagens pelo WhatsApp e relatórios de prestação de serviços da agência entregues ao PT. Elas não deixam dúvida quanto à participação dos dois na campanha de Lula. Uma fonte que esteve na comunicação do partido confirmou ao Bastidor, sob reserva, que a Polo Marketing Digital produziu, sem aparecer como responsável, peças para internet usadas na campanha.

A Polo Marketing Digital mantém contrato com o PT desde 2021. Já recebeu do partido cerca de 2,8 milhões de reais. Somente em 2022, ano de campanha, foram 1,2 milhão de reais. O contrato e os aditivos a ele foram assinados pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O documento prevê que a Polo Marketing Digital produzirá conteúdo para o site do PT e as redes sociais do partido.

Ao contrário de outras empresas que trabalharam oficialmente tanto para o partido quanto para a campanha de Lula, a Polo Marketing Digital aparece apenas nas contas do PT. Nenhuma das partes envolvidas explica por que a agência não fechou um contrato específico para a campanha de Lula nem recebeu formalmente das contas do candidato.

Nas ações trabalhistas, os dois profissionais dizem ter firmado um contrato verbal com Clarisse, a dona da agência, em janeiro de 2021, para cuidar de redes sociais do PT e de outra plataforma do partido, a Casa 13. O horário de trabalho combinado ia das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, mais um final de semana de plantão por mês.

Ambos reclamam que, com o início da campanha, tiveram de trabalhar muito além do horário combinado. Por isso, pedem reconhecimento do vínculo trabalhista, sob o fundamento de que teria havido “pejotização de forma fraudulenta”. Nos processos, o PT nega qualquer responsabilidade sobre os contratos firmados entre a Polo Marketing Digital e terceiros. O contrato do PT com a agência, porém, estipula que ela seguirá a legislação trabalhista. E, mesmo ciente das ações, o partido não só manteve esse contrato como aumentou o valor mensal de repasses.

Não faltam evidências da participação dos profissionais na campanha. Em um diálogo no WhatsApp em 16 de outubro de 2022, por exemplo, Clarisse, a dona da agência, encaminha ao redator que move a ação um comunicado distribuído no dia anterior, no qual se anuncia uma reunião geral da campanha.

De acordo com o texto, caberia à agência Polo a tarefa de produzir “todos os cards de gaveta com as possíveis respostas do debate, tanto ao Bolsonaro quanto de ataque, e do Lula”.

Há, ainda, uma observação em negrito: Serão “cards sem assinaturas”. O debate citado foi realizado pela CNN Brasil em 16 de outubro.

Em outro diálogo, de julho de 2022, Clarisse informa ao redator que ele precisaria chegar à sede do PT às 9 horas da manhã. A justificativa é que o deputado federal Rui Falcão, que foi coordenador de comunicação da campanha de Lula, iria ao local.

Outro caso que liga a Polo Marketing Digital à campanha está em relatórios apresentados pelo PT ao TSE. Em setembro do ano passado, o tribunal determinou a remoção do domínio www.verdadenarede.com.br e das redes sociais vinculadas ao site, que apoiava Lula.

O pedido veio da campanha de Bolsonaro, que acusava a coligação petista e Brunna Rosa Alfaia, dona do site, de se passarem por agência de checagem independente para divulgar propaganda eleitoral em prol de Lula e em desfavor de Bolsonaro.

Brunna Rosa Alfaia é dona da Embauba Produções, que faturou 3,1 milhões de reais da campanha petista. Notas fiscais apresentadas pela Polo em 2022 e 2021, contudo, mostram que foi a agência quem fez relatórios sobre o “Verdade na Rede”, e não a Embauba, responsável legal pelo site.

Especialistas ouvidos pelo Bastidor afirmam que a omissão nas contas de campanha pode caracterizar abuso de poder político ou abuso de poder econômico. Outra possibilidade é de recurso não contabilizado ou Caixa 2.

O Artigo 350 do Código Eleitoral prevê reclusão de até cinco anos para quem “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”.

O prazo para contestação das possíveis irregularidades se encerrou após o TSE, em dezembro de 2022, aprovar as contas da campanha de Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, acolheu integralmente o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendou a aprovação da prestação de contas eleitoral sem ressalvas.

Bastidor procurou Clarisse Mello Chalreo de Oliveira, dona da Polo. Por mensagem de texto, ela disse que o caso está com o departamento jurídico da agência e não iria comentar.

A coordenação de comunicação do PT em Brasília e a campanha de Lula também não quiseram se manifestar.

O Bastidor, por Alisson Matos

Opinião dos leitores

  1. Cassaram Dallanol e Bolsonaro por motivos inventados, mas com esse bandido de 9 dedos nada farão. O crime organizado está no poder.

    1. No sobrenome do ex-deputado da Lagoinha faltou o G, de gelado, que ele é. de

  2. O país já está descendo de ladeira abaixo, não existe sinais de boas perspectivas, a mentira corre frouxa, isso é sacanagem mundim xaxa, converse com santos, a imprensa tá lascando, vamos ter que acionar o STF contra esses pulhas que vivem mudando de lado, imprensa sem moral, fez o que fez com Bozo, agora querem arregaçar o bebum, do jeito que vai ele não termina esse mandato, decepção total e aí como ficam vcs dois? Puxa saco de primeira linhagem.

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Construindo Memórias: Grupo WSC celebra 45 anos com evento que marca importante legado e dois lançamentos

Fotos: Cedidas

Os 45 anos de história da WSC Empreendimentos foi marcado por uma festa surpreendente, com muita música, homenagens e ações interativas, no dia 26 de setembro, com a presença de colaboradores, parceiros, clientes e imprensa.

Além da retrospectiva da empresa fundada por Weber Chaves e Vera Escóssia em 1979, e hoje tendo à frente os filhos Pedro Escóssia e João Augusto, a WSC apresentou aos convidados dois importantes lançamentos: o W360 Smart Residence, que sediou o evento com uma estrutura e ambientação especial montados para a noite, e o Residencial Barcelona. Ambos reforçam o compromisso de uma marca sólida e reconhecida na cidade e na região para com seus clientes, visto que está sempre inovando e buscando estratégias para transformar o mercado imobiliário do Rio Grande do Norte.

“Por acreditar em uma gestão eficiente e transparente, na determinação da nossa família e no comprometimento dos nossos colaboradores, investimos continuamente na nossa marca e legado de desenvolvimento para cumprir nossa missão que é a entrega de imóveis diferenciados e de valor agregado, para que os clientes tenham orgulho de morar. É com emoção que reunimos tanta gente especial neste momento para celebrar mais um marco na nossa história”, falou o sócio-diretor Pedro Escóssia, seguido das bênçãos dos padres Charles Lamartine e Flávio Augusto da Escóssia.

Os valores da empresa e a responsabilidade social estão no DNA do Grupo WSC e são levados a sério. Por isso, a conquista da consolidação no mercado, presente em diversos segmentos da construção civil: prédios verticais, residenciais horizontais, loteamentos, universidades, malls, obras públicas, entre outros.

@wscempreendimentos

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FENÔMENO PICKLEBALL: Agência Ratts Ratis escolhida para lançar o esporte no RN

Foto: Cedida

Após uma criteriosa análise de concorrentes, a Ratts Ratis foi a agência de marketing escolhida por investidores dos EUA para o lançamento no Rio Grande do Norte do Pickleball, o fenômeno do esporte que mais se popularizou nos Estados Unidos nos últimos anos, com 5 milhões de praticantes atualmente e crescendo em ordem exponencial todos os anos. “O esporte está crescendo loucamente, e em outras partes do mundo também”, disse à BBC Stu Upson, presidente-executivo da USA Pickleball, entidade máxima do esporte.

O responsável pela introdução do esporte no RN é o empresário Leonardo Melo, que mora nos EUA e está trazendo a novidade para o nosso estado, por meio da rede de academias Pickleball Center, com obras já iniciadas. Leonardo Melo será também o primeiro presidente da Federação Potiguar de Pickleball, já em fase de homologação. Segundo Melo “Você pode não ter ouvido falar do Pickleball, mas quem joga afirma que basta uma hora para você dominar a prática e já é uma febre aqui nos EUA” e conclui dizendo que “escolhemos a agência Ratts Ratis pela criatividade e pela forte pegada de planejamento digital deles, além da experiência para realizar o lançamento de um projeto desse porte no mercado” afirmou Melo.

O Pickleball é um esporte de raquete que combina elementos do tênis, badminton e tênis de mesa, e é jogado em uma quadra semelhante à de badminton, com uma rede baixa e uma bola perfurada de plástico leve. As raquetes são menores que as do tênis. Pode ser praticado em duplas ou individualmente. O jogo é conhecido por suas regras simples, ritmo envolvente e acessibilidade para todas as idades e habilidades, contribuindo para sua crescente popularidade. Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pela sua marca ou produto? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou manda um zap para 99215-9781 e agenda uma visita à nova e moderna sede. Sua marca vai ganhar um grande reforço de posicionamento e perfil criativo.

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Luto

Morre Maggie Smith, “professora Minerva” de “Harry Potter”, aos 89 anos

Foto: Divulgação

A multipremiada atriz britânica Maggie Smith, mundialmente conhecida por seus papéis em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, morreu aos 89 anos.

A informação foi confirmada pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em uma declaração compartilhada à CNN por sua assessora de imprensa, Claire Dobbs.

“É com grande tristeza que anunciamos a morte da dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje, sexta-feira, 27 de setembro”, afirma o comunicado.

“Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias”, acrescenta.

“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do hospital Chelsea and Westminster pelo cuidado e gentileza incansável durante seus últimos dias. Agradecemos todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento”, conclui o texto.

Smith nasceu em 1934 em Ilford, então um subúrbio de classe média no leste de Londres. Pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, a família se mudou para Oxford, onde seu pai trabalhava como patologista na Universidade de Oxford.

Após concluir o ensino médio, Smith frequentou a Oxford Playhouse School de 1951 a 1953, fazendo sua estreia no palco em uma produção da Oxford University Dramatic Society de “Noite de Reis”, de William Shakespeare.

Ela continuou a aparecer na Broadway em “New Faces of 1956” e, em seguida, desempenhou o papel de comediante principal na publicação londrina “Share My Lettuce”, entre 1957 e 1958. Logo, ela começou a aparecer regularmente em peças no teatro The Old Vic, em Londres.

Em 1964, ela interpretou Desdêmona em “Otelo”, de Olivier, antes de reprisar o papel na versão cinematográfica no ano seguinte. Smith ganhou seu primeiro Oscar de melhor atriz em 1969 por sua interpretação de uma professora não convencional no filme “Primavera de uma Solteirona”.

Em 1978, ela recebeu um segundo Oscar, dessa vez de melhor atriz coadjuvante, por sua atuação em “Suíte Califórnia”, de Neil Simon. Ela também recebeu o British Academy Film Awards por seu trabalho, incluindo seus papéis em “Uma Janela para o Amor”, de 1985, e “Paixão Solitária”, de 1987.

Smith foi nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico em 1990 e, desde então, ficou amplamente conhecida como “dama Maggie Smith”.

Mas, de muitas maneiras, seus melhores papéis ainda estavam por vir, incluindo um papel protagonista no clássico de 1999 “Chá com Mussolini”, sobre um grupo de mulheres inglesas de classe média alta em Florença, Itália, durante a época do fascismo, dirigido por Franco Zeffirelli.

Talvez ela seja mais lembrada como uma atriz que conseguiu alcançar não apenas longevidade, mas ainda mais fama mais tarde na vida.

Ela chamou a atenção dos espectadores mais jovens como a rigorosa, porém justa, professora de bruxaria Minerva McGonagall em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), aparecendo também nas sequências da saga “Harry Potter”.

Aclamação veio novamente de ambos os lados do Atlântico por sua interpretação da cáustica Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham em “Downton Abbey”, o aclamado drama de época sobre a aristocracia britânica. Ela recebeu três prêmios Emmy pelo papel, que ela revisitou em um longa-metragem de 2019.

Em seus últimos anos, Smith se tornou exemplo do envelhecimento gracioso, um processo que ela lidou com seu charme e inteligência habituais.

Quando perguntada em 2017 pela revista britânica “Women’s World” por que ela não tinha ido a mais cerimônias de premiação, Smith respondeu: “Eu realmente acho que se eu fosse para Los Angeles, por exemplo, eu assustaria as pessoas. Elas não veem pessoas mais velhas.”

Smith foi casada duas vezes, com o ator Robert Stephens – o casal se divorciou em 1974 – e novamente com o dramaturgo Beverley Cross, de 1975 até sua morte em 1998.

Ela deixa dois filhos, os atores Chris Larkin e Toby Stephens.

Fonte: CNN Brasil

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Política

Passeata da Vitória: Ceará-Mirim vai às ruas e mostra que decidiu por Antônio Henrique e Professora Margareth

Foto: Divulgação

A maior passeata da campanha eleitoral de 2024. Ceará-Mirim foi às ruas na noite desta quinta-feira (26), demonstrar apoio à candidatura de Antônio Henrique e Professora Margareth na Passeata da Vitória.

Ao lado do prefeito Júlio César, que tem uma das gestões com melhor aprovação do Rio Grande do Norte, Antônio Henrique e Professora Margareth agradeceram o apoio das pessoas ao longo de todo trajeto.

Por onde a multidão passou, outras pessoas se juntavam à caminhada levantando as mãos fazendo o 55, número dos candidatos do PSD. Tamanha receptividade emocionou os candidatos.

“Ver tanta gente na rua mostra que Ceará-Mirim vai continuar no caminho certo, que as pessoas fizeram a escolha de estar ao nosso lado no dia 06 de outubro. Temos propostas, respeitamos pessoas e principalmente, seguiremos trabalhando muito por Ceará-Mirim”, declarou Antônio Henrique.

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Polêmica

“Vão me matar e as autoridades não fazem nada”, desabafa empresário que sofreu atentado em São Gonçalo do Amarante

Foto: Reprodução

Mais uma vez vem à tona um caso que ganhou as redes sociais há quase um mês. O empresário Berg Guajá, que é apoiador do candidato a prefeito de São Gonçado do Amarante, Jaime Calado, sofreu mais uma tentativa de homicídio, que segundo ele, é por causa de política.

Na publicação em sua rede sociais, Berg afirma que “4 homens encapuzados invadiram minha casa em mais uma tentativa de me matar”. O relato, postado nesta sexta-feira (27), vem acompanhado das fotos da casa mostrando como ficou após a invasão.

“Socorro, vão me matar e as autoridades não fazem nada”, lamenta o empresário. Berg Guajá é irmão do conselheiro tutelar Leonardo Rodrigues, que é candidato a vereador pelo PP, aliado do ex-prefeito Jaime Calado.

Confira a notícia do primeiro atentado: Apoiador de Jaime Calado sofre atentado e diz “tenho certeza que isso é política”

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Célio é aprovada por 45,6%

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL mediu o grau de aprovação da gestão de Célio, 45,6% aprovam, 41,6% reprovam e 12,8% não sabem.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ REJEIÇÃO: Alysson Colaça é o mais rejeitado

 

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL mostrou que 36% dos eleitores não rejeitam nenhum candidato, 32,2% Alysson, 20,2% Célio, 5,4% não sabe, 4,4% Dr. Leandro e 1,8% reeita todos.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ EXPECTATIVA: 34,4% acreditam na vitória de Dr. Leandro

 

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL apontou que 34,4% dos eleitores acreditam na vitória de Dr. Leandro, 33,2% EM Célio, 32% não sabe e 0,4% em Alysson.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ ESPONTÂNEA: Dr. Leandro tem 41,6% contra 36,8% de Célio

 

Na espontânea, Dr. Leandro segue à frente com 41,6%, contra 36,8% de Célio de Elizeu. 18,6% estão indecisos, 1,6% branco ou nulo e 1,4% Alysson Colaça.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ ESTIMULADA: Dr. Leandro tem 45% contra 38,4% de Célio

 

Pesquisa realizada pelo instituto Perfil mostrou na estimulada a liderança de Dr. Leandro com 45%, contra 38,4% de Célio de Elizeu, 13,2% indecisos, 1,8% branco ou nulo e 1,6% Alysson.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

Opinião dos leitores

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