O primeiro pedido de direito de resposta na propaganda eleitoral gratuita de Natal será contra o candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves. A prefeita Micarla de Sousa foi chamada de “incompetente e irresponsável” pelo antecessor e principal candidato a sucedê-la. As críticas foram disparadas numa das inserções veiculadas pela equipe de marketing de Carlos Eduardo na programação de terça-feira passada, logo no primeiro dia da propaganda no rádio e na TV.
De acordo com um dos advogados contratados pela prefeita, André Lopo Saraiva, o termo ‘irresponsável’ fere a honra de Micarla e, por isso, cabe no crime de injúria e difamação. Ele afirmou que pedirá, no mínimo, um minuto de resposta. “Os candidatos podem criticar a administração, mas nunca ir para o lado pessoal. Chamar de incompetente até pode ser subjetivo, mas irresponsável fere a honra da prefeita e vamos buscar o direito de resposta”, afi rmou.
O fato de Micarla de Sousa não ser candidata à reeleição em 2012 leva a ação de pedido de resposta para a área cível da comarca de Natal. O processo será distribuído hoje ao juiz responsável, que terá 48 horas para se pronunciar a respeito.
O direito de resposta pode ser conquistado por alguém diante de quatro irregularidades: injúria, difamação, calúnia ou no caso de informações mentirosas direcionadas a uma pessoa.
Com informações do Novo Jornal, por Rafael Duarte.
Foto: Canindé Soares
O nome do advogado é andre luiz pinheiro saraiva!!!