Foto: Brenno Carvalho/O Globo
Aliados de Jair Bolsonaro já aguardam uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, em meio ao avanço das diversas frentes de investigação da Polícia Federal.
Mas a avaliação interna é a de que, apesar do desgaste com o caso das joias, que levou ao indiciamento de Bolsonaro por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro, é na apuração da trama golpista que devem surgir as imputações mais graves contra o ex-ocupante do Palácio do Planalto.
A expectativa da PF é de concluir ainda nesta semana o relatório da trama golpista instalada no seio da antiga administração para impedir a posse de Lula.
Investigadores que acompanham de perto essa apuração veem elementos para enquadrar Bolsonaro nos crimes de abolição do Estado Democrático de Direito (com pena de 4 a 8 anos de prisão) e golpe de Estado voltado para tentar depor um governo legitimamente constituído (4 a 12 anos), ambos previstos no Código Penal, respectivamente nos artigos 359-L e 359-M.
Para o entorno bolsonarista, um novo indiciamento da PF – mas desta vez no caso da minuta golpista –, com uma denúncia da PGR, pode pavimentar o caminho da prisão do ex-presidente, mas colocará o STF numa encruzilhada.
Isso porque, na opinião de integrantes do PL ouvidos reservadamente pela equipe da coluna, Bolsonaro pode reforçar o discurso de perseguição política, incitar as ruas e ser mais um fator de instabilidade para o País, caso seja preso. Também há o risco de colocar o Supremo sob pressão de uma expressiva parte da sociedade que ainda defende o ex-presidente, mesmo com o avanço das diferentes investigações.
“Bolsonaro preso é um problema para o STF e pode gerar um movimento popular pela sua soltura”, resume um interlocutor do ex-presidente.
Malu Gaspar – O Globo
O Advogado de Bolsonaro, Wassef está certo: basta dizer que é fake news que os bolsonaristas acreditam. Ou então diga que Lula fez pior. É a melhor estratégia de defesa porque a burrice dos seus seguidores não tem limites.
Hilário os comentários dos bolsonaristas, nível 5a série, igual ao Ex-Presidente e toda a equipe que governou com ele.
Tragam um crime para Bolsonaro! É o que gritam a esquerda de m….
Essas propagandas todas contra o Presidente Jair Bolsonaro, é pra encandear a sociedade brasileira das merdas que esse atual governo vem fazendo, ou seja.
Usam Bolsonaro pra poder o GROSSO ENTRAR E PASSAR DESPERCEBIDO.
Essa a verdade.
Um bando de bandidos, querendo a todo custo prender um cara honesto.
Sistema pôdre.
Fede de mais.
Por isso tantos urubus em cima.
1. Um cidadão sai da Previdência levando 11 caminhões de presentes sob os olhares estupefatos da Nação, do congresso nacional, do stf, da imprensa falada, escrita e televisada e ninguém fez nada. 2. Outro cidadão sai da Previdência e é rigorosamente investigado por uma suposta apropriação de alguns presentes que lhe foram ofertados. 3. Onde está a lógica no procedimento desses que se intitulam donos da verdade e fortuitamente assumiram as funções de um bisonho congresso nacional? 3. Não seria o caso de uma CPI mista para investigar a conduta desses dois políticos? 4. Chegou a hora desse congresso se firmar como uma instituição responsável e respeitável perante a opinião pública e restabelecer a verdade dos fatos? 5. Estamos diante de dois pesos e duas medidas diferentes, pois, esse absurdo está acontecendo diante dos nossos olhos à revelia da Constituição Federal.
🚨🚨🚨VEM AÍ A CPI DOS PRESENTES QUE OS PRESENTES GANHARAM À PARTIR DO ANO 2000. QUERO VER DEPUTADO PETISTA ASSINANDO, HEIN!? E TEM MAIS, A DIREITA É QUEM TÁ SOLICITANDO. O LADRÃO NÃO É O BOLSONARO? ENTÃO VAMOS ESCLARECER SE FORAM ROUBADOS 25 MILHÕES OU SÓ 7 MILHÕES!
Se o pensamento da justiça for o de que pode ocorrer uma revolta com a prisão de Bolsonaro
Então nos não podem o ficar bancando uma justiça acovardada
O certo é armar o povo e banir a justiça do país cada cidadão por si
A justiça não pode ser covarde
Tipo ha esse nos não pode prender porque ele é perigoso
Há esse não não pode condenar porque tem apoio da população
Prenderam o marcola o Fernandinho
Porque o medo de prender o Bolsonaro ??
Na prisão do Lulla todos também pensavam e diziam que o país ia virar um caos. Ficou mais de ano preso e não aconteceu nada. Em pouco tempo, salvo uma meia dúzia, ninguém mais lembrava que ele estava preso. O máximo que a imprensa comentava, sem muita repercussão, era sobre a rotina do presidiário na cadeia. Nada mais que isto e ninguém se importava sequer em saber do dia a dia dele. O que se lia era só piadas sobre a situação do Lulla.
Com Bollsonaro será a mesma coisa, como seria com qualquer outro e, salvo também uma meia dúzia, ninguém mais lembrará do presidiário.
Encruzilhada de que? Lula foi preso e o Brasil não se acabou… Pq iria acabar agora com a prisão de um ladrão de joias?
Bem observado… Na prisão do Lulla todos também pensavam e diziam que o país ia virar um caos. Ficou mais de ano preso e não aconteceu nada. Em pouco tempo, salvo uma meia dúzia, ninguém mais lembrava que ele estava preso. O máximo que a imprensa comentava, sem muita repercussão, era sobre a rotina do presidiário na cadeia. Nada mais que isto e ninguém se importava sequer em saber do dia a dia dele. O que se lia era só piadas sobre a situação do Lulla. Com Bollsonaro será a mesma coisa, como seria com qualquer outro e, salvo também uma meia dúzia, ninguém mais lembrará do presidiário.
Kkkkkk! Vai pra papuda.
Já caíram na real. Estamos todos esperando esse grande dia. A justiça não falhará nesses casos.
Ladrão tem que ser preso! Vai deixa essa alma seboso solta.
FABIO SHOR VAI TER QUE TRABALHAR MUITO AINDA, À PROCURA DE CRIMES INEXISTENTES
Não importam os FATOS, isso é mero detalhe a ser ignorado.
Quem julgar e sentencia vai seguir as NARRATIVAS CRIADAS para CULPAR quem não cometeu crime, mas é político da DIREITA.
Por outro lado, político da ESQUERDA que se apropriou de presentes dados a outros presidentes e os mantém guardados em cofres, não existe crime.
Esse é o temerário, perigoso e destruído Brasil de hoje.
É perseguição política de forma inquestionável.
Mas o povo gosta e que venham mais aumentos de impostos e desemprego.
É ladrão de joias, lavador de dinheiro e formador de quadrilha. Recebia dólares em mão do general pai de Cid. Se fosse um cidadão comum já estava em Alcaçuz. Ladrão, ladrão, ladrão federal e internacional. Cana nele!
Mesmo muido da época em que Lula estava pra ser preso. O Brasil vai pegar fogo… o exército vermelho do stedili não vai deixar… o povo vai se revoltar…
Foi preso, o único movimento que se viu foram uns 100 abnegados dando bom dia, boa tarde e boa noite presidente Lula na frente da carceragem!!
Enquanto o brasileiro não se livrar dessa doença de está endeusando Bolsonaro e Lula, o país não sairá dessa miséria. A régua moral das pessoas nunca esteve tão baixa. Lulistas defendendo seu líder apesar das condenações e devoluções de dinheiro ao cofre público. E os Bolsonaristas se defendem dizendo que se Lula roubou porque o Mito não pode roubar também! Triste fim para nosso país. Ulisses Guimarães no passado ja dizia, está achando o congresso ruim, espere para ver no futuro. A bandidagem se instalou em todos os níveis da república.
CADEIA NESSA VAGABUNDO CORNO MILICIANO, EXTREMISTAS GOLPISTAS ESTÃO ACHANDO QUE O STF VAI SE REBAIXAR A MEIA DUZIAS DE ADORADORES DE CORNO MILICIANO. AGUARDEM PRA VER, A CERVEJA JA TA FICANDO NO PONTO PRO GRANDE DIA, CHUPA GADAIADA
Enquanto vocês discutem uma venda de jóias, que já recalculadas, e sem se entrar na legalidade da venda, não deram nem valor de um carro de entrada, a alma mais pura do mundo aprova uma MP para favorecer seus parças açogueiros se metendo no setor elétrico. Vamos passar 15 anos pagando.
O maior crime já cometido em todos esses anos foi o ex presidiário e descondenado ter saído da prisão para concorrer e “ganhar” a eleição com a ajuda do STF e ainda colocar imposto sobre imposto no bolso dos brasileiros, ter cometido vários crimes de responsabilidade fiscal, ter chamado uma jovem de macum@# em um evento, estar envolvido em esquema de corrupção no caso do arroz, pregar ódio a todos os eventos que frequenta, diminuir o poder de compra dos brasileiros. Tendo um vice presidente que não tem autonomia porque a “primeira dama” que não tem cargo nenhum está exercendo papel de vice…… Etc…
A prisão de Bolsonaro será o ingrediente fundamental para o impulso da reforma do STF, segundo a qual acabará com o cargo vitalício de ministro do STF e substituirá todos os atuais ministros do STF por ministros com mandato de 8 anos. O povo deseja a reforma do STF desde do mensalão, momento do qual o STF iniciou a anulação das condenações de corrupção e roubo de dinheiro público. Além disso, a prisão dele também acelerar a soltura dos idosos inocentes do 08/01 que sofrem até hoje atrocidades e abusos do STF. A prisão de Bolsonaro fortalece mais as pautas centrais da direita que desde de sempre foram a reforma do STF e o fim aparelhamento estatal da esquerda na instituições, que deveriam ser imparciais, mas ainda não são.
Não houve crime. Joia, caneta, relógio, salvo exceções, não tem valor histórico, documental ou artístico. Têm caráter pessoal. Ele poderia jogá-las da ponte, enfiar no uc, vender e gastar na raparigagem… mas mesmo assim foram devolvidas.
Alguém já sabe qual foi a contrapartida que Bolsomito deu aos sauditas pelas jóias? Algum favorecimento para alguma empreiteira associada?
Quer dizer que são esses os moralistas, defensores da pátria e família que mesmo havendo provas de crimes querem que o suposto criminoso não seja punido!?!?!? É assim que se portam e acreditam estar dando exemplo???? É isso??? Coisa de crápulas, vampiros… Era bom um Van Helsing aí…
No caso das joias a justiça e a PF usam dois pesos e duas medidas. O Lula quando deixou a presidência roubou 11 contêineres de presentes e não foi punido por isso. Se Bolsonaro fez isso tem que pagar pelo crime.
Vários presidentes ficaram com presentes oficiais, mas nenhuma até hoje teve a ganância de vendelos para se apropriar dos recursos, isso é grave e Bolsonaro tem que pagar por isso.
Se o presente é de cunho pessoal, pode ser vendido. É meio feio para quem doou, mas não é ilegal. Presente de valor historiográfico ou artístico, esse sim deve ir para o patrimônio do Planalto. O que não é o caso de jóias ou relógios.
Inventa outra! Quis as provas que você tem que não venderam? O problema é hoje não acham crimes pra prender Bolsonaro, não tem corrupção no seu governo, aí inventam crimes até de importunar baleias. A realidade é essa.
Bolsonaro está colhendo o que plantou. Não se trata de ser lulista ou Bolsonarista, se trata de reconhecer que ele fez uma presidencia Kamikazi no aspecto de sair atirando sem propósito. Para todo lado. Na verdade ele queria construir uma fama de Mito, uma religião com seguidores também não questionadores. Nisso acertou as demais autoridadede e demais poderes, sem falar que foi o presidente que na história da república prejudicou servidores policiais dai agora o telhado de vidro não para de levar pedrada. Precisamos libertar o país de políticos inconsequentes, seja de que lado estejam.
Esse país é um comédia o presodente ladrão tem autorização para usar um relógio pelo TCU, esse desgoverno tem que trabalhar mais e só taxação e perseguição ao Bolsonaro e essa a verdade, alguém falar dis desvios,Amazonas em chamas, gasolina e gás todos calados e os preços mas altura s
Das ações contra bolsonaro, essa foi a que realmente há indícios de crimes. Ele se apropriou (roubou) de bens da União que custa mais de 6 milhões, somente. O amor ao político de estimação não permite que as pessoas percebam o quão grave é isso.
Perseguição política, não tem nada que justifique a prisão. O ladrãozinho que roubou e vocês votaram está sendo seu presidente! Os servidores públicos que mamaram no passado e continuam mamando agora estão animados para vê o Bozo no xadrez!
Felipe, falando isso você finge que não sabe da história das joias escondidas em cofre no banco do Brasil, entre elas um crucifixo de valor inestimável que tinha desaparecido do Palácio da alvorada. Agora se foi comprovado que cometeu crime deve ser preso independente de lado político
Corretamente.
São 25 milhões pera… são 6,8 milhões…. pera, são 68 mil…