Os políticos que se articulam para promover o impeachment da presidente Dilma Rousseff decidiram pôr em marcha o processo que pode levar ao afastamento da petista na próxima terça-feira (13), sem esperar que o Congresso dê a palavra final sobre as contas do governo.
Nesta quinta (8), um dia após o TCU (Tribunal de Contas da União) reprovar o balanço de 2014 de Dilma, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que o julgamento das contas do governo só deverá ser concluído pelo Congresso no próximo ano.
Adversário do Palácio do Planalto, Cunha indiciou que na terça irá anunciar sua decisão sobre o principal pedido de impeachment recebido pela Câmara, que é assinado pelo jurista Hélio Bicudo, ex-petista, e pelo ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior, que foi do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
A tendência é que Cunha siga a orientação da área técnica da Câmara e mande arquivar a petição. Mas os principais partidos de oposição pedirão a ele que dê sequência ao pedido tendo como base a recomendação do TCU.
A oposição deixou claro que não irá esperar a ratificação da posição do TCU no Congresso. Para os líderes dessas bancadas, a reprovação unânime das contas pelo tribunal, com base num relatório produzido por vários auditores, tem força suficiente para justificar o afastamento da presidente do cargo.
Qualquer decisão de Cunha na terça-feira representará uma dor de cabeça para Dilma, já que o melhor cenário para ela era o de uma protelação da análise da petição.
Se o presidente da Câmara aceitar o pedido de Bicudo e Reale, será aberta uma comissão especial para analisar a petição e dar um parecer ao plenário. Dilma será afastada se ao menos 342 dos 513 deputados votarem pela abertura do processo de impeachment.
Se Cunha arquivar o pedido, os principais líderes da oposição vão apresentar um recurso ao plenário, estratégia combinada com o peemedebista para lhe tirar o peso político de assumir sozinho a responsabilidade pela iniciativa. Para que o recurso prospere, é preciso o voto da maioria dos presentes à sessão.
‘ERRO POLÍTICO’
Cunha, que sofreu desgaste nos últimos dias com a revelação da existência de contas secretas associadas a ele na Suíça, criticou a tentativa feita pelo governo para afastar o relator das contas de Dilma, ministro Augusto Nardes, antes do julgamento no TCU.
“Foi mais um erro político que o governo cometeu”, disse. O TCU, que é um órgão auxiliar do Poder Legislativo na fiscalização dos gastos do governo federal e das empresas estatais, entregou ao Congresso nesta quinta-feira o parecer aprovado na véspera.
Segundo Cunha, nem a análise das contas pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso, que é o passo inicial, será concluída em 2015. “Não vai ser um embate rápido, pois o trâmite é lento”, afirmou. “Isso vai demorar.”
A comissão deverá demorar, no mínimo, 62 dias para analisar o processo se não houver nenhuma prorrogação de prazo. A comissão pode manter o entendimento do TCU ou pode divergir do tribunal e aprovar as contas da presidente, ou ainda indicar a aprovação com ressalvas.
De acordo com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o parecer do TCU será encaminhado à comissão assim que ele o receber. Ele não quis fazer uma previsão sobre quando o processo pode ser finalizado.
Depois da comissão, as contas serão enviadas para votação no plenário do Senado e, depois, na Câmara, mas pode ser que essa votação ocorra em sessão conjunta das duas Casas do Congresso. A decisão será de Renan.
Folha Press
O congresso,eleito por aculturados e vendedores de votos, é o pior possível,sem falar nos outros "poderes". O brasil,como o fênix,tem que renascer das cinzas.
OLHA, você precisa ser mais sensato e não atribuir somente ao governo do PT, toda corrupção que acontece no Brasil. O que estar acontecendo no país é inédito, pois às autoridades nunca tiveram tanta liberdade para fazer o que hoje fazem, investigando indiciando e colocando na cadeia figurões que jamais imaginaram ir para uma sela de penitenciária. Seja mais coerente ao emitir opinião desse tipo situação e tenha um olhar e pensamento sincero.
SERÁ QUE SE O PT DEIXAR O GOVERNO VAI ACABAR A CORRUPÇÃO?
A corrupção não aumentou no Brasil e sim sendo combatida como nunca antes visto
O atual governo é a vergonha do Brasil.
Dilma vai a Colômbia e leva representantes da OAS, Odebrecht e Camargo Correia, empresas envolvidas na lava jato. Estão fazendo do Brasil o quintal da esculhambação, da ilegalidade, do absolutismo governamental. Depois do Mensalão e do Petrolão continuam agindo como se nada tivesse acontecido. É o desrespeito institucional ao povo brasileiro!
"Estou com vergonha do Brasil. Vergonha do governo, com esse impatriótico, antidemocrático e antirrepublicano projeto de poder.
Vergonha do Congresso rampeiro que temos, das Câmaras que dão com uma mão para nos surrupiar com a outra, na retórica vergonhosa de políticos vendidos a quem dá mais.
Pensar no bem do País é ser trouxa e, invertendo a lógica, golpista!
Vemos o dilapidar de nossas grandes empresas estatais, Petrobrás, Eletrobrás e outras, patrimônio de todos os brasileiros, que agora estão a serviço de uma causa só: um partido e a manutenção do poder.
Causa vergonha o mensalões, mensalinhos, mensaleiros e petrolão.
Sentimos vergonha dos quase 40 Ministros e outro tanto de partidos a mamar nas tetas da viúva, enquanto os brasileiros morrem em enchentes, não tem água encanada, sem esgoto sanitário, sem leitos hospitalares, sem qualidade no ensino público, sem transporte coletivo decente, por desídia de políticos, dominados por aqueles que, se não são desonestos, então, são incompetentes para o cargo.
Vergonha de ver a Presidente de um país pobre ir mostrar na Europa uma riqueza que não temos, vendendo utopia e destruindo nossa reputação.
Vivemos com o maior índice de violência já registrado, que piora ao saber que uma turista foi estuprada durante seis horas por delinquentes fichados e à solta, cometendo barbaridades, envergonhando-nos perante o mundo.
Agora pergunto: onde estão os homens de bem deste país? Onde está a Maçonaria? a CNBB? o LYONS? o ROTARY? As entidades de classe? O MP? A OAB está com o Governo do PT, sabemos!
Onde estão os que querem lutar por um Brasil melhor? Por que tantos estão calados? Por que tantos se omitem? Por que tantos são tão acomodados?
ONDE ESTÃO NOSSOS MAGISTRADOS?
ONDE ESTÁ A PROCURADORIA?
O BRASIL tinha futuro, agora não tem mais.
Porque 1/3 da população sequer foi votar?
Até quando isso vai continuar?
SERÁ QUE TODOS TEMOS QUE SER SUBMISSOS?!
Até quando veremos essas nulidades que aí estão, sendo eleitas e reeleitas?
Desculpem os acomodados, que ficam reclamando na frente da TV, mas estou com muita vergonha do Brasil".
Repassando mensagem recebida que se mostra dentro de nossa triste realidade, se salva Brasil