Jornalismo

[FOTOS EXCLUSIVAS] Assalto termina com tiroteio e morte em frente a Pague Menos da São José

Essa é daquelas que muita gente lembra da máxima “Bandido bom é bandido morto”. Um assalto acabou de terminar em morte em frente a farmácia Pague Menos, da avenida São José, em Lagoa Nova, mas quem morreu foi o próprio criminoso identificado como Julianderson Marcelo, de 30 ano. Nenhum inocente saiu ferido. Graças a Deus.

De acordo com informações de testemunhas repassadas à Polícia Militar, um militar de 76 anos, cuja identidade foi preservada pelo blog, chegou a Farmácia Pague Menos em companhia da mulher para fazer compras. O casal realizou as compras no estabelecimento e entraram no carro: ele no banco do passageiro e ela no do motorista.

Quando estavam saindo com o veículo de volta pra casa, os dois foram surpreendidos com a ação de um criminoso que chegou armado com um revólver calibre 38, batendo no vidro da porta do motorista, fazendo ameaças. O bandido tinha acabado de sair de uma motocicleta que estava sendo guiada por um comparsa.

Com medo, a mulher abriu a porta. O bandido, por sua vez, a agrediu e a jogou para fora do carro. Em seguida, o assaltante, ainda com as armas em punho, sentou no banco do motorista e começou a fazer ameaças para que o militar deixasse o veículo. O militar deixou o veículo e assim que fechou a porta, aproveitou um momento de descuido de Julianderson, sacou uma arma e efetuar vários disparos contra o marginal pelo vidro do passageiro.

Ainda não se sabe quantos atingiram o bandido, mas, baleado, o assaltante saiu correndo pela porta do motorista. Gravemente ferido pelos disparos efetuados pelo militar, ele não foi longe. Julianderson Marcelo não resistiu aos graves ferimentos e caiu no canteiro central da São José já sem vida.

Populares testemunharam que, após ver o comparsa baleado, o outro criminoso se evadiu do local do crime. O Instituto Técnico-científico de Polícia (Itep) foi acionado para fazer o recolhimento do corpo e a Polícia Civil irá comandar as investigações para saber se realmente existiu outro criminoso no local e, em caso de confirmação, fazer a identificação e a prisão do outro bandido.

Opinião dos leitores

  1. Acho que o Dr. Onofre é um herói, é menos um bandido para assaltar nossa sociedade. Legitíma defesa é o mínimo que a justiça possa interpretar nesse caso.

  2. Bruno, incrível como tem gente que ainda acha que o bandido era um santo.
    Para mim, houve legítima defesa.

  3. Esse Senhor merece um troféu pelo seu ato de bravura. Lugar de bandido é do inferno pra dentro muuuuuito. Só ñ fez o serviço completo pq deixou o comparsa fugir. Era pra ter derrubado os dois. Teria sido bem mais interessante.

  4. PARABENS AO MILITAR QUE MANDOU MAIS UM VAGABUNDA PARA OS BRACOS DO CRAMULHAO.ESTE NAO MATA MAIS NEM ESTUPRA MAIS.

  5. A reação foi totalmente desproporcional.
    O bandido já tinha conseguido o veículo, o militar já havia saído do carro…

    1. Caramba cara ! Que postura é essa ??? É assim que tu pensa ??? Deixar os bandidos fazerem tudo que quiserem ??? Se tu concorda que o certo era deixar o vagabundo levar o carro também deve concordar que um bandido estupre tua esposa ou filha, desde que deixa ela viva…ou estou errado ??? É por essa postura que os bandidos se acham no direito de barbarizarem com as pessoas.

    2. Péssimo comentário!  Faço meu o comentário do nobre OscarlSantos…

    3. Achei que foi desproporcional o resultado Pedro, deveria ter sido morto o comparsa e o que ficou morto deveria ter sido queimado na rua para não sobrar nada.

  6. Que notícia maravilhosa Bruno Giovanni, quem dera todo dia eu abrisse o seu blog e lê-se notícas iguais. São por essas é outras que eu sou contra o estatuto do cidadão de bem desarmado. LADRÃO BOM É NA PEDRA DO ITEP. Sim, parabéns a este senhor.

  7. é isso ai, bandido bom é bandido no saco… se a PM colocasse os coronéis na rua desse naipe ai, eu num dava 15 dias pra casa ficar em ordem!!!

  8.  Triste pelo bandido, ele poderia ser honesto se tivesse oportunidade na vida. Com certeza ele não teve uma educação ou algo do tipo.

    Mas feliz pelo Cara que saiu salvo e a esposa. =)

    1. Não é Falta de educação, é safadeza. Quanto não tem oportunidade e mesmo assim lutam parater uma vida digna. Quantos passam dificuldades e vão roubar. Além de quantos bandidos não são oriundos de classe média e até mesmo classe alta.

    2. E só é bandido por causa de falta de oportunidade?!
      Se fosse assim Brasilia não estaria cheia de ladrões, e garanto que falta de oportunidade aqueles não tiveram. 
      É pura safadeza, instinto ruim! Quem quer algo na vida corre atrás, a bandidagem não vai trazer oportunidade nenhuma.

    3. E só ta tendo o nome, a foto e o caso sendo exposto no Blog porque é pobre??? ÉÉ?

    4. Concordo com você, acho que é uma questão de oportunidade. Você nunca deve ter tido a oportunidade de ser sequestrado por 5 horas, ser humilhado e espancado como meu pai foi. Um homem trabalhador, que não teve infância pois trabalha desde os 13 anos, ele tb era um sem oportunidade, a diferença é que ele lutou pra ter a oportunidade dele.

    5.  OPORTUNIDADE? Pára com isso. O que menos esses caras querem é "oportunidade". Dá um pátio para cortarem a grama, e veja o que acontece. Quem quer oportunidade vai a PROCURA dela.

  9. MAIS UM EXEMPLO DO QUE UM CIDADÃO DE BEM PODE FAZER ARMADO, É LÓGICO QUE COM UM PREPARO PARA TAL !!

    1. isso mesmo, preparo, coisa que a PM não tem, ele deu sorte do comparsa não estar armado…

  10. Muito bem, mete bala nesses marginais. Esse senhor devia receber uma medalha.
    Por isso que eu sou a favor de porte de arma para o ciadão comum, claro que com critérios rigorosos para não entregar arma a qualquer maluco.
       Esses bandidos estão aterrorizando todos e  somos todos reféns do medo.  Esse bruno que falou em reação desproporcional  ta viajando em outro planeta, queria ver se fosse o pai a a mãe dele. O CARA TAVA ARMADO MEU AMIGO!!! LEVOU BALA NA MESMA PROPORÇÃO QUE O SENHOR LEVARIA SE FALASSE QUALQUER COISA.

    1. Se falasse… mas nao falou. Então não justifica. Não se pode atacar pra "se defender" da agressão que nao ocorre mais.

    2.  Ah, pode sim, Klaus. Pode e DEVE! O UNICO, e repito, UNICO motivo para a criminalidade chegar onde chegou -e começou pelas cidades grandes E da região SUDESTE – foi essa mania doentia de "não pegar em armas". Aqui no RS, pelo menos onde havia gaúchos de verdade, tradicionais, – a criminalidade demorou muito para aparecer. Motivo: TODOS usavam arma, ninguém se "metia a macho" porque sabiam que a reação viria. Pela CERTEZA de não haver reação é que a bandidagem está à vontade, e GRAÇAS AO GOVERNO e a sanha do desarmamento.

  11. Tem que botar para lascar mesmo, nesses bando de sacana! Eles não tem nenhuma compaixão nós, porque temos que tem dó deles! É isso ai Coronel, tem mesmo é que acertar um tiro bem no meio da testa desses FDP, assim como fizeste.

  12. Excelente. Parabéns Senhor Coronel. Espetacular, digna de uma placa sua reação. Estamos todos (quer dizer, quase todos, porque ainda subsistem uns babacas otários que pensam diferentes) tremendamente orgulhosos do Senhor. PARABÉNS. Estou eufórico com sua atitude digna de um heroi.

    1.  O que voce queria? O caso é que a unica coisa que resta à sociedade é o "sentimento de vingança", porque o sentimento de JUSTIÇA há muito que foi abandonado por totalmente inútil onde a própria Lei defende o delinquente em detrimento do cidadão. 

  13. Sei que o falecido estava praticando um crime – furto – mas a reação me parece ter sido desproporcional, pelos fatos até agora apresentados.
    Fica a pergunta, BG: o militar da reserva que matou o furtador será levado a juri popular ou a polícia o encaixará numa "legítima defesa", que a meu ver, não houve?

    1. acho que vc quer ser candidatar advogado da familia do bandido

    2. O crime que esse bandido estava praticanado era roubo e nao furto, Legitima defesa sim, haja visto que o bandido estava com uma arma em
      Punho ameaçando as vitimas, ou você queria que ele primeiro atirasse para configurar tal situação? Um bandido a menos.

    3. Vc deve provavelmente ter alguem em sua familia que foi, é ou será um bandido ou ainda vai lá que vc não é o comparsa…palhaço!

    4. acho que o coronel devia nem ser levado a julgamento, ele ta e certo, se eles não morrem quem acaba morrendo é a gente, gente de bem

    5. Boa tarde, Respondendo ao Bruno, primeiro que não foi um furto e sim assalto, pois usado a violência e com um agravante o uso de arma de fogo, segundo não é furtador e sim assaltante mesmo,  terceiro foi proporcional, ambos portavam armas de fogo, legitima defesa sim, 
      pois o de cujus estava armado e a vitima reagiu de acordo com seu treinamento, a vitima será ouvida pela autoridade policial e provavelmente  será liberada após os devidos esclarecimentos.

    6. Furto com um revolver na mão? Que eu saiba isso foi roubo!Ou o Codigo  Penal mudou e ninguém me avisou???????????

    7. Quanta animalidade (nos comentários)! Se o bandido deu chance e ordenou que o dono do carro saisse, a vida dele nao corria risco, mais, a partir daquele momento. Se ambos estivessem de frente, um para o outro, ai sim, seria equiparavel a situação dos dois. O coronel o quis pegar de surpresa.
      Faltou proporção. Com essa quantidade de tiros a intenção nao era DEFESA, e sim ASSASSINAR.

    8.  E mais essa. E desde quando o HONESTO tem que aceitar "chances" de assassinos? Evidente que o coronel "o quis pegar" de surpresa. Com certeza não é nenhum idiota. Ele é o HONESTO, tem FAMILIA, tem ESPOSA. Fez muito bem em liquidar o canalha na primeira chance que teve. Foi o canalha quem pediu a situaçao, simplesmente teve o que PEDIU. Morreu POR CULPA PROPRIA.

    9. Klauss seu animal, vc queria que ele fizesse oq? Desse o 1o tiro e perguntasse se já tava bom antes de dar o segundo? Se o Coronel parasse meio segundo esse marginal daria um tiro na cara dele. Comunitazinho de merda…

    10. Ta por uma dessas eu ñ esperava cara vc é louco ou se faz , como é q vc da razão a bandido? , o bandido ele pode tar roubando uma galinha mais o certo é despejar uma rajada de tiro na cara dele .  e q ele seja conservado la em baixo no verdadeiro palitó de madeira. o Militar fez mais q certo , mais eu ainda acho q foi muito pouco devia ter atirado mais para q ñ sobrasse nem um pedaço de osso . agora sim seu bandido tu pode descansar em paz nos braços do satanás.

  14. Aí tá certo!
    Se tivéssemos mais disso teríamos menos bandidagem.
    Os meliantes se confiam que a vítima não vai reagir e se encorajam a cometer crimes.
    Leis como a do desarmamento são uma afronta ao direito que o cidadão de bem deveria ter de escolher entre poder ou não se defender.
    Parabéns ao senhor que no alto dos seus 80 anos ainda contribui para limpar nossa sociedade e dar exemplo às pessoas que ainda raciocinam nesse país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Recuperação de estradas do RN deve começar em junho, afirma SIN

Foto: Divulgação

O primeiro lote do programa estadual de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte, cujo prazo de execução é até o final do ano, conforme divulgado pela governadora Fátima Bezerra (PT), deve ter as obras iniciadas até o próximo mês de junho, segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN).

Ao todo, quase 800 quilômetros da malha estadual, em 33 trechos, serão recuperados. As vias que receberão as intervenções estão agrupadas em três lotes, com editais diferentes para cada um. Até o momento, no entanto, não há empresas vencedoras para nenhum deles.

A abertura de licitação do primeiro lote, que abrange nove trechos, ocorreu no dia 22 de março. Já para o lote 2, onde serão contemplados 10 trechos, a licitação foi aberta no dia 3 de abril. Para o terceiro lote, com 14 trechos, a abertura do processo licitatório ocorreu no último dia 9.

Há cerca de duas semanas, ao ser questionado sobre a estimativa de conclusão das obras, Gustavo Coelho, titular da SIN, disse à Tribuna do Norte que preferia não falar sobre prazos relacionados ao programa. Nesta quinta-feira (18), ao ser procurada, a pasta informou que, apesar de a licitação ainda não ter vencedores, os serviços referentes ao primeiro lote serão iniciados neste semestre.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

Foto: Sérgio Lima/AFP

O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam em relatório divulgado na quarta-feira (17) por uma comissão do Congresso dos Estados Unidos. O colegiado do Legislativo americano obteve as ordens judiciais e as publicou após intimação parlamentar feita ao X, o antigo Twitter, chefiado pelo bilionário Elon Musk, que protagonizou embates públicos com Moraes nos últimos dias.

A chamada Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação foi criada na gestão do ministro Edson Fachin, em 2022. O delegado da Polícia Federal José Fernando Chuy foi escolhido para comandar o setor. O órgão detém a atribuição de monitoramento das redes sociais, identificava publicações “irregulares” e encaminhava os casos para Moraes avaliar e, então, determinar a retirada do ar “com urgência”.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Foto: Sandra Sanders/Reuters

A diretoria da Anvisa se reúne nesta sexta-feira (19) para discutir se mantém a proibição no Brasil sobre a comercialização dos cigarros eletrônicos (também chamados de vapes).

Desde 2009, esses dispositivos não podem ser vendidos no país. Apesar disso, são facilmente encontrados no comércio popular ou online e o consumo, especialmente entre os jovens, só aumenta, com sérias consequências para a saúde.

O g1 apurou que a agência deve manter a proibição e ainda incluir pontos para endurecer o cerco aos vapes, como a recomendação de campanhas educativas e reforço na fiscalização, incluindo no meio online, principal meio onde o comércio ilegal acontece.

A consulta pública realizada pela Anvisa como parte do processo de revisão da norma vigente apontou que a maioria dos profissionais de saúde disseram ser contra a liberação no Brasil. Considerando o público participante total, quase 59% disseram ser a favor de mudar a regra atual, incluindo a liberação geral.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro pede que Zanin seja impedido de analisar recurso contra inelegibilidade

Foto: Mateus Bonomi/Agif – Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao Supremo Tribunal Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Cristiano Zanin não analise o recurso contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível por oito anos.

Os advogados pediram para que o ministro se declare impedido ou suspeito de relatar o recurso. Caso o ministro se declare impedido, ele não poderá participar da decisão sobre o caso.

A defesa argumenta que, na época em que Zanin era advogado, ele e sua mulher, Valeska Zanin, ingressaram com uma ação na Corte Eleitoral com o mesmo tema. Segundo a defesa, isso “formalizou sua convicção profissional quanto à ilegalidade da conduta entabulada por Jair Messias Bolsonaro”.

“Não se está a questionar, na espécie, a imparcialidade do relator para julgar o ex-presidente por questões ideológicas, mas, especificamente, em razão de sua anterior atuação profissional, em favor de coligação adversária, no próprio pleito eleitoral (de 2022)”. complementa a defesa.

A definição de que a relatoria do recurso ficaria com Zanin — que é ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — veio por sorteio realizado em dezembro do ano passado.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Israel revida ataque e bombardeia o Irã, segundo imprensa dos EUA

Israel lançou um ataque contra o Irã, informou a imprensa dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira (16), citando um oficial dos Estados Unidos. O jornal “The New York Times” disse que autoridades israelenses confirmaram o ataque sob condição de anonimato. Explosões foram ouvidas próximas de uma base militar.

No sábado (13), o Irã lançou mais de 300 mísseis e drones iranianos em um ataque sem precedentes contra Israel. Desde então, o governo israelense avaliava uma resposta militar.

A imprensa do Irã disse que, por volta das 21h30 (horário de Brasília), três drones que sobrevoavam a área de Isfahan foram abatidos. A região fica a 450 km de Teerã e tem instalações nucleares. O espaço aéreo chegou a ser fechado, e voos foram cancelados.

“A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão parece mais uma infiltração do que um ataque”, disse a autoridade iraniana sob condição de anonimato.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Musk sobe tom e diz que Moraes “interferiu nas eleições do Brasil”

Imagem: reprodução/X

Em mais um capítulo envolvendo o aumento da tensão entre Elon Musk e Alexandre de Moraes, o empresário disse que ministro interferiu nas eleições de 2022.

“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections”, escreveu o bilionário, no X [antigo Twitter], na noite desta quinta-feira (18/4). O comentário foi feito por Musk em uma publicação do jornalista norte-americano Michael Shellenberger, que fez reportagens sobre o que ficou conhecido como “Twitter Files”.

“De Moraes absolutely interfered with the Brazil elections” [De Moraes definitivamente interferiu nas eleições do Brasil”, escreveu Musk.

Nos últimos dias, Elon Musk usou a rede social para acusar o ministro de “censurar” parlamentares e militantes de oposição ao governo Lula. Alexandre de Moraes, por sua vez, incluiu o empresário como investigado no inquérito das milícias digitais que corre no STF.

Nesta quarta-feira (17/4), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou relatório com decisões sigilosas de Moraes envolvendo o X e outras plataformas digitais.

Além de ocupar o posto de ministro do Supremo, Moraes também presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a eleição ocorrida em 2022. A coluna procurou o ministro. O espaço segue aberto à manifestação.

Paulo Cappelli, Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Moraes sinaliza preocupação com bancada conservadora em 2026 FONTE – CNN . Não estou falando nada. Só pra refletir. Por que um ministro que já foi até do TRE tem essa preocupação?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘A lei quebrou a lei’, diz Elon Musk sobre decisões do ministro do STF Alexandre de Moraes

Imagem: reprodução/X

O bilionário dono da plataforma X (antigo Twitter), Elon Musk, disse nesta quinta-feira, 18, que “a lei quebrou a lei” ao compartilhar uma publicação que critica a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)Alexandre de Moraes. A afirmação se dá após a divulgação de um relatório sobre a suposta “censura do governo brasileiro” ao X por ala do Partido Republicano na Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA.

A publicação feita por Musk na própria plataforma é uma resposta a um usuário que compartilhou informações do relatório que inclui 88 decisões do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinam a retirada de perfis de redes sociais, como X, Facebook e Instagram.

De acordo com o STF, os documentos divulgados pelos deputados dos EUA não são as decisões fundamentadas que determinaram a retirada de conteúdos ou perfis, mas sim os ofícios enviados às plataformas para cumprimento da decisão. “Todas as decisões tomadas pelo STF são fundamentadas, como prevê a Constituição, e as partes, as pessoas afetadas, têm acesso à fundamentação”, informou o Supremo, em nota.

“O STF do Brasil assumiu poderes extraordinários para iniciar investigações de forma independente. (…) Esta decisão foi tão controversa que até antigos juízes a criticaram como sendo sem precedentes e totalmente inconstitucional”, escreveu o comunicador Mario Nawfal, na publicação que foi compartilhada por Musk.

Ainda segundo o relatório, Moraes, que preside o TSE, faz uma “campanha de censura” sob o argumento de combate ao discurso de ódio, fake news e atos antidemocráticos. Segundo Musk, em outra publicação sobre os dados revelados pelos deputados republicanos, a suspensão de perfis “de representantes eleitos” determinadas por Moraes “violam a legislação” brasileira.

A publicação original alega que as ordens do ministro do STF têm o objetivo de “censurar” a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS).

A suposta “perseguição” à direita brasileira tem sido usada por parlamentares aliados do ex-presidente para tentar fundamentar a tese de que o magistrado pode estar atuando para além de suas competências judiciais. Argumentos de “traição à Constituição” e “violação das leis do país” já foram utilizadas por Musk para afirmar que o ministro deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”.

As decisões de Alexandre de Moraes pela desativação das contas foram tomadas ao longo dos últimos quatro anos no âmbito das investigações sobre milícias digitais e no chamado inquérito das fake news, que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Consultoria da Câmara prevê déficit zero nas contas públicas apenas em 2028

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira (Conof) da Câmara prevê que o País atingirá o déficit primário zero nas contas públicas apenas em 2028.

Essa é a conclusão de técnicos que analisaram os dados do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, enviado ao Congresso na segunda-feira, 15. A projeção contrasta com a promessa do Ministério da Fazenda de zerar o rombo ainda neste ano.

O próprio Tesouro Nacional previu, em março, que sem medidas adicionais para elevar a arrecadação o governo não conseguiria cumprir as metas de 2025 e 2026.

Caso isso ocorra, pelas regras do arcabouço, o limite de despesas só poderia crescer em 2027 e 2028 a uma proporção de 50% do avanço da receita – em vez de 70% da regra original. Além disso, gatilhos adicionais seriam acionados, como a proibição de aumento de salários no funcionalismo público.

No PLDO, o governo já reduziu a meta fiscal de 2025 de um superávit de 0,50% para déficit zero, o mesmo objetivo de 2024. A meta é de superávit de 0,25% em 2026, de 0,50% em 2027 e de 1,0% em 2028.

Na projeção da Conof, por outro lado, o resultado primário será de -0,50% neste ano e no próximo, de -0,40% em 2026, de -0,20% em 2027 e déficit zero em 2028.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula chegou a anunciar aquisição de vacinas da Covid, mas depois apagou publicação; imunizantes ainda não foram comprados

Imagem: Reprodução do X/@SecomVC

O governo Lula (PT) anunciou nas redes sociais a chegada, na próxima semana, de vacinas atualizadas da Covid-19.

A publicação foi apagada horas mais tarde, pois as doses ainda não foram compradas pelo Ministério da Saúde, que teve de adiar a campanha de imunização.

O post feito pelo perfil da Secom (Secretaria de Comunicação Social) no X, antigo Twitter, ainda afirmava que as doses seriam da Pfizer, preparadas para a variante XBB, e que a compra teve início em 2023. O texto direcionava para notícia da Agência Brasil com o mesmo conteúdo.

A notícia da Agência Brasil também foi alterada. “Diferentemente do publicado, os imunizantes a serem comprados não serão da farmacêutica Pfizer”, afirma a versão atualizada do texto, ainda que a compra não esteja fechada.

A Anvisa aprovou há quatro meses a vacina preparada para a variante XBB, mas ainda se arrasta um processo de compra no governo Lula, disputado por Pfizer e Moderna, farmacêutica que apresentou menor preço.

A área técnica da Saúde avalia documentos das duas empresas e a sessão relacionada à compra será reaberta na tarde de sexta-feira (19), segundo dados do site “compras.gov.br”

Procurados, Saúde e Secom ainda não se manifestaram sobre a publicação e a compra das doses. A expectativa da pasta comandada por Nísia Trindade é que as vacinas sejam entregas cerca de uma semana após a assinatura do contrato. Alguns estados e municípios já relatam falta do imunizante, especialmente da versão reservada para quem tem mais de 12 anos.

Para este grupo, o governo oferece a vacina bivalente, que já está desatualizada. O Brasil registrou cerca de 3 mil mortos pela Covid em 2024 e mais de 560 mil casos.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Lula é o maior estelionato eleitoral do planeta terra. Simplesmente, hipocrisia. Pode ser chamado de GENOCIDA?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Bolsonaro convoca apoiadores para novo ato, agora em Copacabana: “Nunca estivemos tão perto de uma ditadura”

Quase dois meses depois de ter levado centenas de milhares de pessoas à Avenida Paulista, em São Paulo (SP), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma nova convocação. Nesta quinta-feira (18), ele usou as redes sociais para chamar apoiadores à manifestação de domingo (21), no Rio de Janeiro, “em defesa da democracia”.

O ato político pró-Bolsonaro acontecerá na orla da praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense, a partir das 10 horas. Assim como ocorreu na manifestação em São Paulo, em 25 de fevereiro, o evento deve servir como ato de desagravo a Bolsonaro, um dos investigados pela Polícia Federal (PF) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

A manifestação bolsonarista deve ser impulsionada pelas acusações do bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Nas últimas semanas, o empresário chamou o magistrado de “ditador” e disse que o Judiciário brasileiro vem censurando, indiscriminadamente, centenas de contas e perfis na plataforma.

Na quarta-feira (17), deputados que integram a Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos divulgaram decisões sigilosas de Moraes, determinando, entre outras coisas, a remoção de 150 perfis no X.

As decisões do ministro do STF foram obtidas pelos parlamentares americanos – todos pertencentes ao Partido Republicano, de oposição ao governo do presidente Joe Biden (EUA) e aliada ao ex-presidente Donald Trump – após uma intimação feita ao X.

“No momento em que o mundo todo toma conhecimento do quanto está ameaçada a nossa liberdade de expressão e do quanto estamos perto de uma ditadura, é que eu faço um apelo a você e um convite”, diz Bolsonaro no vídeo, publicado em sua conta oficial no X.

“Vamos fazer o nosso ato pacífico, em defesa da democracia, pela nossa liberdade. O que está em jogo não é o meu ou o seu futuro, é o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos”, afirma o ex-presidente.

Na gravação, assim como já havia feito para o ato da Avenida Paulista, Bolsonaro pede que seus apoiadores não levem “cartazes” ou “qualquer faixa”. “Vamos lá fazer essa manifestação que, novamente, servirá para uma fotografia para o mundo e nós discutirmos, realmente, o nosso Estado Democrático de Direito”, conclui o ex-presidente.

Infomoney

Opinião dos leitores

  1. Que loucura kkkk! Quem foi que ao ser derrotado nas urnas ,fez várias reuniões com aliados elaborando uma minuta de golpe?
    Iludiu os seus apoiadores e fãs para ficarem plantados na frente dos quartéis, com a ilusão de não deixarem o candidato que saiu vitorioso da eleição assumir a presidência?
    O problema foi que fez todo esse muido e correu para os EUA , deixando seus seguidores para pisteriormente serem retirados da frente dos quartéis. Enganou os seus próprios seguidores e apoiadores, com a ilusão que as forças armadas iriam assumir o poder. Sinceramente, dá vontade de rir das coisas dessa criatura..kkk

  2. Como diria o renomado locutor Betânio Bezerra nos comícios do senador ze agripini . Vai ser….
    É O MUNDO TODO!!!!
    Cariocas e Fuminenses lotando as areias da praia de copa cabana.
    Essa foto, Vai correr o mundo.
    É o mundo todo!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *