Economia

Banco Central eleva projeção de alta no PIB deste ano para 3,2% e vê inflação maior

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco Central divulgou nesta quinta-feira seu relatório trimestral de inflação, revisando para cima a projeção para o PIB deste ano de 2,3% para 3,2%. A estimativa para a inflação também subiu para 4,3% em 2024, se aproximando do teto da meta.

A meta de inflação é de 3% neste ano, com tolerância de 1,5 ponto para cima ou para baixo.

Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse esperar que a economia cresça a uma taxa média superior a 2,5% ao ano durante o mandato de Lula (PT), acompanhando outros países do mundo. Neste mês, o governo já havia elevado suas estimativas para o crescimento do PIB deste ano de 2,5% para 3,2%

A autoridade explica que esse aumento na estimativa para o PIB acontece diante de um desempenho acima do esperado no segundo trimestre. Há, no entanto, expectativa de desaceleração no ritmo de crescimento no segundo semestre de 2024 e ao longo de 2025.

De acordo com o diretor de política econômica, Diogo Guillen, o grosso desse aumento na estimativa para PIB se deve ao bom desempenho da indústria e dos serviços, assim como ao consumo e fortalecimento dos investimentos.

Em relação à inflação, o relatório destacou uma queda acentuada nos preços da alimentação no domicílio para o trimestre encerrado em agosto, influenciados principalmente pelos alimentos in natura, ou seja, não industrializados, como hortaliças. Entretanto, a taxa acumulada em 12 meses para essa categoria avançou, atingindo 4,60%.

O BC cita como fatores por trás da revisão da estimativa a possível restrição de oferta de produtos devido ao clima seco e o encarecimento de preços de bens industriais, influenciados por fatores como depreciação cambial.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. PENSE NUMA ECONOMIA MARAVILHOSA,NO SUPERMERCADO UMA SACOLA COM 5 ITENS JÁ DAR 100 REAIS KKKK

    O POVO SE ILUDIDO COM ESSE DESGOVERNO DOS GASTOS

  2. Quando o homem entra na presidência, tudo muda, os malvados ficam louco,tudo melhor na economia e na casa do trabalhador.

  3. Economia bombando…
    Desemprego na mínima histórica…
    E a gadaiada imunda se roendo de inveja
    Muuuuuummmmm
    🤘🤘🤘🤡🤡🤡

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Candidatos só podem ser presos dois dias após o primeiro turno das eleições

José Cruz/Agência Brasil – Arquivo

Candidatas e candidatos só podem ser presos dois dias após o primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro, exceto em casos de flagrante delito ou crimes inafiançáveis. A “imunidade eleitoral”, prevista no Código Eleitoral, começou no sábado (21) e tenta evitar prisões sejam usadas como estratégia para retirar algum candidato da disputa.

A regra está no artigo 236 do Código Eleitoral e também protege membros das mesas receptoras e fiscais de partidos, que só podem ser detidos em caso de flagrante. Pela regra, a imunidade dos candidatos começa 15 dias antes da eleição e vai até 48 horas após o pleito.

Para os eleitores, a proteção entra em vigor cinco dias antes da eleição, a partir de 1º de outubro, e vai até 48 horas após o encerramento do pleito. Nesse período, eleitores só podem ser presos se forem flagrados cometendo um crime, tiverem condenação por crime inafiançável ou desrespeitarem o salvo-conduto de outros eleitores.

No dia da votação, práticas como boca de urna ou a realização de comícios também podem resultar em prisão, de acordo com as regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Eleições 2024

Quem tiver perdido ou esquecido de levar o título de eleitor poderá votar utilizando algum documento que tenha foto para identificação. A 11 dias das eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) alerta que as pessoas aptas a votar podem se identificar à mesária ou ao mesário, mesmo sem o documento eleitoral em mão.

Mas todo eleitor tem que apresentar documento oficial com foto para a identificação ou título de eleitor digital, por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, desde que nele conste a foto da pessoa.

São 155 milhões de eleitores aptos a votar, em 5.569 municípios, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2024.

O 1º turno e o 2º turno do pleito ocorrem nos dias 6 e 27 de outubro, respectivamente. O horário de votação nos dois turnos é das 8h às 17h (no horário de Brasília).

“A Justiça Eleitoral garante o voto de quem se esquece de levar o título de eleitor à seção de votação”, afirma o TSE.

Para isso, o eleitor deverá apresentar, na seção eleitoral, um documento oficial com foto, ou o título de eleitor digital, desde que nele conste a foto. Nesse caso, a imagem só aparece quando a pessoa fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral.

Para quem for votar com o título de eleitor em versão física, também é necessário apresentar no momento da identificação um documento oficial com foto na seção eleitoral.

Veja quais são os documentos aceitos na hora de votar

  • Carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans e travestis)
  • Passaporte
  • Certificado de reservista
  • Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • e-Título (com foto)

Fonte: Portal R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ex-funcionárias de ministério denunciam Silvio Almeida por difamação

Foto: Agência Brasil

Duas ex-servidoras do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresentaram uma representação contra o ex-ministro Silvio Almeida à Procuradoria-Geral da República (PGR) por injúria e difamação. A informação foi publicada pelo colunista Aguirre Talento, do Uol, e confirmada pelo Estadão.

A defesa de Kelly Garcéz e Iany Brum, ex-coordenadoras do Disque 100, acusam Silvio Almeida de atentar “diretamente contra a honra, o decoro e a dignidade das servidoras públicas federais com reflexos na credibilidade da administração pública e dos serviços institucionais da pasta ministerial” ao citá-las em uma nota divulgada pelo ministro quando o caso de supostos assédios dele contra integrantes do governo federal veio à tona.

A representação é assinada pelo advogado Paulo Emílio Catta Preta. O caso corre sob sigilo. Procurados pelo Estadão, os advogados do ex-ministro não se manifestaram.

Na nota divulgada pelo Ministério dos Direitos Humanos, no dia 6 de setembro, a pasta diz que a ONG Me Too, que revelou os supostos casos de assédio sexual que teriam sido praticados pelo ministro, tem um “histórico relacional controverso” com o ministério e cita uma suposta tentativa de ingerência da organização em uma licitação da coordenação-geral do Disque 100.

“A Me Too esteve em negociação, em 2023, com as então gestoras da Coordenação-Geral do Disque 100, solicitando mudanças indevidas no formato da licitação vigente no MDHC. O posicionamento da organização era contrário à separação dos serviços ‘Ligue 180′ e ‘Disque 100′, decorrente da separação da pasta em relação ao Ministério das Mulheres. Cabe atenção ao fato de que, além de ser uma decisão política já tomada pelos ministérios envolvidos, sequer poderia estar sendo discutida com possível participante do processo licitatório, uma vez que configuraria conflito de interesses”, diz.

O texto cita nominalmente Kelly Garcéz e Iany Brum. Segundo o ministério, as ex-servidoras teriam tentado dar “contornos ao caráter licitatório do Disque 100, na intenção de atender seus interesses em negociações” com a pasta.

“Foram feitas tentativas por parte da organização em dar contornos ao caráter licitatório do Disque 100, na intenção de atender seus interesses nas negociações. De forma que, no dia 23 de dezembro de 2023, foi realizada agenda com a presença de advogada representante da organização Me Too, Marina Ganzarolli, junto às então gestoras da Coordenação-Geral do Disque 100, Kelly Caroline dos Santos Garcéz e Iany Macedo Brum”, afirmou à época a pasta.

A representação critica ainda o uso dos canais oficiais de comunicação do governo pelo ex-ministro contra as servidoras. “Demonstra evidente desvio de função e utilização de recursos públicos para fins particulares.”

A nota foi retirada do site do Ministério dos Direitos Humanos.

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

DATAFOLHA: Nunes e Boulos mantêm liderança e Marçal encosta em terceiro

Foto: Reprodução

O Datafolha à Prefeitura da capital paulista desta quinta-feira (26/9) mostra cenário de estabilidade, com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) tecnicamente empatados em 1º lugar. Em 3º, aparece o influenciador Pablo Marçal (PRTB).

Nunes apresenta os mesmos 27% do Datafolha da semana passada, enquanto Boulos, com 25%, oscilou um ponto para baixo e Marçal, com 21%, oscilou dois para cima. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa desta quinta foi a primeira do Datafolha após o s0co dado por um assessor de Marçal no marqueteiro da campanha de Nunes, Duda Lima.

O Datafolha entrevistou 1.610 eleitores presencialmente entre os dias 24 e 26 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-06090/2024.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo inaugura nova RN-117, que liga Mossoró a Governador Dix-sept Rosado

 Foto: Carlos Costa – Assecom/RN

Cinco meses e meio depois da assinatura da ordem serviço, a governadora Fátima Bezerra inaugurou nesta quinta-feira (26) a restauração da Rodovia Milton Marques de Medeiros (RN-117), primeiro dos 33 trechos do Programa de Restauração de Rodovias Estaduais do Rio Grande do Norte.

“Neste trecho restauramos toda a estrutura de suporte da rodovia. Isto é, recuperamos a base e a sub-base, fizemos o recapeamento de todo o percurso, num investimento de R$ 21,5 milhões”, reforçou o secretário de Infraestrutura Gustavo Coelho.

Além do trecho Mossoró/Governador Dix-sept Rosado da RN-117, duas outras estradas sob jurisdição do Distrito Rodoviário de Mossoró estão com as obras em fase de conclusão. São elas a RN-015, Mossoró/Baraúna, e o acesso Tibau/Grossos.

Na restauração de quase 800 quilômetros da malha rodoviária, o governo do Estado está investindo 428 milhões. A previsão é de que todos trechos estarão concluídos até 31 de dezembro deste ano.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. O desgoverno não tem obra para inaugurar, então inaugura um recapeamento de pista. Que pobreza…😁😁

  2. Só fez pq é ano eleitoral, pq não fez desde a 1a gestão? Espero q ninguém troque serviço eleitoreiro por voto, isso é obrigação desde q entra na pasta, revoltante essa troca safado de serviço por voto, vergonhoso.
    Styvenson vem aí, aguardem pra aprenderem como se governa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

STF nega pedido da defesa e mantém prisão preventiva dos irmãos Brazão

Foto: Reprodução

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou, nesta quinta-feira (26/9), pedido da defesa do deputado federal Chiquinho (Sem partido-RJ) e de Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e manteve a prisão preventiva dos irmãos.

Chiquinho e Domingos Brazão estão presos desde março deste ano. Os irmãos são apontados como mandantes da execução da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes. Eles foram encaminhados para presídios federais.

Cassação

O deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara do recurso da defesa do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), apresentou parecer na última segunda-feira (23/9) em que nega os pedidos da defesa e defende a manutenção da cassação do parlamentar. Brazão recorre da decisão do Conselho de Ética da Casa que cassou seu mandato.

A defesa do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) havia entrado com recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados contra a decisão do Conselho de Ética da Casa que cassou o mandato do parlamentar.

Em 28 de agosto, por 15 votos a 1, o Conselho de Ética aprovou a cassação do congressista acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em 2018.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TRE/RN aceita pedido de tropas federais para Saõ Gonçalo do Amarante nas eleições, mesmo com posição contrária do governo do RN

Foto: Reprodução PF

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), por unanimidade, aprovou nesta quinta-feira (26) o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições municipais em São Gonçalo do Amarante.

A decisão foi tomada após o aumento de episódios de violência política no município, incluindo um atentado a tiros contra Berg Guajá, irmão de um candidato a vereador e apoiador da coligação “São Gonçalo Melhor e Mais Feliz”. O ataque, que chocou a população da cidade, foi um dos fatores decisivos para a aprovação do pedido.

A solicitação de reforço na segurança, através das tropas federais, foi apresentada pela coligação “São Gonçalo Melhor e Mais Feliz” devido ao clima de hostilidade e intimidação que tem marcado o cenário eleitoral na cidade. Relatos de ameaças, retirada de propagandas eleitorais na base da força e intimidações a eleitores e apoiadores foram apresentados ao TRE/RN, que entendeu ser necessário um reforço adicional para garantir a lisura do processo democrático.

Apesar do posicionamento contrário do Governo do Estado do RN, que afirmou ter plenas condições de garantir a segurança e a ordem durante o pleito, o TRE/RN acatou o pedido com base nos pareceres do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral local, que destacaram a gravidade dos episódios registrados.

O atentado contra Berg Guajá foi apontado como um exemplo concreto do risco iminente à integridade física dos participantes do processo eleitoral. A chegada das tropas deve ocorrer nos próximos dias, com atuação planejada em pontos estratégicos de São Gonçalo do Amarante, garantindo a tranquilidade e segurança necessárias para que a eleição transcorra de forma pacífica e dentro dos parâmetros da lei.

Fonte: Portal Ariel Dantas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura do Natal interdita área próxima ao Morro do Careca

Fotos: Prefeitura do Natal

A Prefeitura do Natal informou nesta quinta-feira (26) que está atuando de forma permanente para isolar as áreas afetadas pela força da maré no litoral da cidade, sobretudo na Praia de Ponta Negra, área onde foram registrados maiores problemas.

Ainda de acordo administração municipal, equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil Municipal já interditaram o trecho entre o último bar e restaurante nas proximidades do Morro do Careca com cones e fitas zebradas e nesta quinta-feira (26) começaram a colocar sacos de areia na base do morro para tentar diminuir um pouco um impacto das águas e evitar a ampliação do processo erosivo no local. Agentes da Guarda Municipal também estão permanentemente no espaço para evitar a circulação de pessoas.

“Desde a decretação de emergência, na última semana, já iniciamos as nossas ações. Estamos monitorando as áreas com problemas e trabalhando na proteção e isolamento, evitando a circulação de pessoas, sobretudo na região próxima do morro, vez que há um risco eminente de colapso”, disse Fernanda Jucá, coordenadora da Defesa Civil Municipal, destacando que os bares e restaurantes situados antes do Morro do Careca estão funcionando normalmente, assim como o banho de mar até antes da área interditada também está liberado.

Além da instalação de sacos de areia na base do Morro do Careca, a prefeitura disse que também instalou o mesmo tipo de material na área dos dissipadores de drenagem e na frente dos hotéis que tiveram suas proteções costeiras destruídas e foram invadidos pela maré. A coordenadora informou ainda que a Defesa Civil identificou problemas na Praia da Redinha com três quiosques, sendo parcialmente destruídos pela força da maré.

“Vamos isolar também aquela região e iniciar o trabalho de instalação de barricadas com sacos de areia para dissipar a energia das águas e evitar maiores danos”, afirmou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura do Natal anuncia “reestruturação e modernização” da Avenida Nevaldo Rocha

Foto: Google Maps / Reprodução

A Prefeitura do Natal anunciou que está elaborando um projeto de reestruturação e modernização da avenida Nevaldo Rocha. Nesta quinta-feira (26), um grupo de empresários da região conheceu o projeto executivo, apresentado pelo diretor do departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Newton Filho.

Segundo a prefeitura, a via contará com nova iluminação, asfalto, sinalização e passeio. O projeto orçado em R$ 26 milhões deve começar dentro de 90 dias.

A avenida Nevaldo Rocha é hoje um dos principais corredores viários da cidade, com shopping, empresas, comércio, restaurantes, bares e igrejas, que movimentam uma fatia importante da economia local.

Com 4,7 quilômetros de extensão, a avenida também é o principal corredor de acesso à Zona Norte, cruzando importantes bairros como Morro Branco, Nova Descoberta e Quintas.

História

Conhecida como antiga Av. Bernardo Vieira, a via ganhou o nome do empresário Nevaldo Rocha na gestão do prefeito Álvaro Dias (Republicanos). Nevaldo Rocha foi empresário brasileiro, fundador do Grupo Guararapes – considerado a maior indústria de vestuário da América Latina.

Nevaldo Rocha atuou também no varejo com as Lojas Riachuelo e na administração de shoppings center, teatros, transportadoras e financeiras, empreendimentos geradores de milhares de empregos e que fomentam a economia local.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. A Av. JERÔNIMO CÂMARA, está completando 15 anos que iniciou as obras de drenagem , a copa seria o marco da sua inauguração, porém a grana foi roubada, e o serviço não foi feito. O MPF não
    vê nao ouve as reclamações e nao fala nada, semelhante ao macaco japonês. FDP.

  2. Quero saber da trincheira da Alexandrino de Alencar…..Pelo visto, o prefeito só tem conversa mole….

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes vai analisar se X pode voltar funcionar no Brasil; empresa diz que cumpriu ordens

Foto: Agência Brasil

A rede social X pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (26) que a plataforma volte a ser liberada para uso no Brasil.

Representantes do X entregaram ao tribunal os documentos adicionais pedidos pelo ministro Alexandre de Moraes. E disseram que cumpriram todas as exigências determinadas pelo STF:

  1. indicação de um representante legal no Brasil;
  2. bloqueio de perfis de nove investigados no STF;
  3. pagamento de multas impostas por descumprimento de ordens judiciais – o Supremo bloqueou R$ 18 milhões do X e Starlink.

Os advogados afirmam que “o X adotou todas as providências indicadas por Vossa Excelência como necessárias ao reestabelecimento do funcionamento da plataforma no Brasil“.

O pedido para que a rede social volte a operar no país é assinado por advogados de três escritórios: Fabiano Robalinho Cavalcanti e Caetano Berenguer (Bermudes Advogados); André Zonaro Giacchetta e Daniela Seadi Kessler (Pinheiro Neto Advogados) e Sérgio Rosenthal (Rosenthal Advogados Associados).

No fim de agosto, Moraes suspendeu o X em todo o território nacional após a rede social descumprir uma série de decisões judiciais. A decisão foi confirmada em seguida pela Primeira Turma do STF, em votação unânime.

No último fim de semana, Moraes havia pedido ao X e a órgãos públicos dados adicionais sobre:

  • a situação cadastral da empresa no Brasil;
  • a validade da indicação da advogada Rachel Villa Nova Conceição como representante legal da firma no país;
  • o cumprimento efetivo das decisões judiciais – incluindo a derrubada de contas que divulgaram mensagens antidemocráticas e criminosas.

Alguns órgãos públicos também já responderam os pedidos de Moraes – que, após receber todo o material, deve decidir sobre uma eventual liberação da rede social no país.

Não há prazo para que Moraes decida, e o ministro pode pedir mais documentos ou posicionamentos antes de decidir.

Moraes ainda deve decidir, também, sobre a multa de R$ 5 milhões diários aplicada ao X por uma suposta tentativa de burlar o bloqueio, na última semana. O valor a ser pago efetivamente ainda não foi definido.

PF investiga quem driblou bloqueio

A Polícia Federal informou ao STF que já começou a investigar quais usuários continuaram publicando no X mesmo durante a ordem de bloqueio.

O foco da investigação é apurar quem está fraudando à decisão e publicando discurso de ódio e divulgação de desinformação ou Fake News, especialmente com possível impacto nas eleições. E saber como isso está sendo feito – se há o uso de VPNs para camuflar a origem dos posts, por exemplo.

Segundo a PGR, a PF deve monitorar esses casos e, após identificar o usuário, fazer uma notificação. Caso o usuário insista na conduta, pode ser multado e responsabilizado.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banda Uskaravelho apresenta “Especial Rock Brasil” no Whiskritório Pub

No próximo dia 28 de setembro, o Whiskritório Pub será palco de uma celebração inesquecível da música brasileira com o evento Especial Rock Brasil, organizado pela banda Uskaravelho. Pela primeira vez, a banda vai apresentar um show especial, interpretando os maiores sucessos de três dos maiores ícones do rock nacional: Titãs, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. A seleção promete resgatar a energia e as canções que marcaram gerações nos anos 80.

Com mais de duas décadas de estrada, a banda Uskaravelho é reconhecida por suas performances vibrantes e por sua habilidade em reviver o espírito do rock nacional. Esse novo formato de show, em tributo às três bandas que são pilares do cenário musical brasileiro, marca um momento importante na trajetória da banda.

A noite contará ainda com a participação das bandas Simióides e Backdoors, garantindo que o público tenha uma experiência completa e envolvente, cheia de rock e nostalgia.

Serviço:
📅 Data: 28 de setembro
📍 Local: Whiskritório Pub, Natal/RN
🎟️ Ingressos: Disponíveis em Outgo (https://outgo.com.br/uskaravelho-backdoors-simioides-no-whiskritorio)
⏰ Horário: A partir das 21h

Não perca a chance de participar desse evento único que promete reunir amantes do rock e celebrar o melhor do som nacional dos anos 80!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *