“BolsoMINIONS”: Bolsonaro arrebata direita jovem e nordestina com ideologia ‘pá, pá, pá’ em Natal

A Folha deste domingo destaca a viagem de Bolsonaro a Natal. Segue:

“MITO! MITO! MITO!”

Os gritos ricocheteiam no saguão do aeroporto de Natal (RN). Vêm de centenas, talvez milhares de pessoas. Na maioria, jovens. Muitos são universitários que votaram pela primeira vez quatro anos atrás, e em Dilma Rousseff. Hoje dizem carregar duas coisas: um fardo (já ter eleito o PT) e um herói em seus braços.

A multidão o levanta no ar e, com uma bandeira do Brasil estendida no fundo, entrega-lhe balões verde-amarelos para estourar. O homem que tanto cativa essa juventude nordestina é Jair Bolsonaro.

A cena que a Folha acompanhou no último dia 8, ao viajar de Brasília à capital potiguar com o deputado do Partido Social Cristão, não é um ponto fora da curva. “Bolsonaro é recepcionado no Recife como popstar”, cravou o “Diário de Pernambuco” já em 2015.

Dois meses atrás, a mídia piauiense registrou o alvoroço que se seguiu ao pouso do parlamentar em Teresina, onde uma jornalista local foi repelida aos berros de “mortadela!” e “Cinthia Lixo!” pelos militantes pró-Bolsonaro.

A estes foi dado o apelido de “BolsoMinions”, referência às criaturas amarelas que gostam de ajudar vilões na animação “Meu Malvado Favorito”.

Eles se veem de outra forma: uma nova e orgulhosa direita que se cansou “do discursozinho metido a besta da esquerda que prefere os marginais às verdadeiras vítimas”, nas palavras do “ex-marxista” Adriano, 17, e agora quer um presidente “que fala o que muita gente no fundo pensa”, diz a estudante de direito Marina Medeiros, 22.

Bolsonaro foi a Natal a convite da União Nordestina de Produtores de Cana. A matéria-prima da viagem, contudo, foi outra: política. Em evento num hotel, é instado a apresentar sua visão para o país. Dança com as palavras para não se assumir candidato à Presidência (a lei eleitoral proíbe propaganda antecipada).

“Tenho certeza de que ano que vem vou vestir a faixa…” Pausa dramática. “… do Botafogo campeão”. É o time do coração do paulista de Campinas radicado no Rio. É também um subterfúgio para tangenciar uma ambição tratada abertamente nos bastidores.

Bolsonaro quer ser presidente do Brasil e acredita que a maré está a seu favor. Tem usado a cota parlamentar, que reembolsa despesas do mandato, para viagens afins à de Natal. A Câmara veta “gastos de caráter eleitoral”.

O deputado pede que a reportagem confira se o translado foi debitado de sua verba, o que foi impossível fazer, pois as contas do mês de junho ainda estão em aberto.

“E se eu estiver gastando, vai estar sendo muito bem gasto este dinheiro da Câmara, pois estou em condições de discutir com muita humildade questões nacionais”, diz, acrescentando que na quinta-feira em que se deslocou ao Nordeste “não teve sessão em Brasília”.

O que o sistema da Câmara mostra: de janeiro a meados de junho de 2017, Bolsonaro pediu reembolsos que somam R$ 76.173,98. No período, foi o 487º menos “gastão” entre 542 deputados (o cálculo é maior do que os 513 membros da Casa pois considera aqueles que já deixaram o cargo e os suplentes que assumiram).

ESTRELA

Em pesquisa Datafolha de abril, pontuou 14% e 15% (em cenários com diferentes candidatos), empatado com Marina Silva e só atrás de Lula. É no Nordeste que tem seu pior desempenho regional (10%).

Mas é preciso levar em conta que estamos no bastião lulista por excelência, diz o estudante de direito Alef Souza, 22. Ele conta que votou em Levy Fidelix no último pleito e em Dilma em 2010. “Nem sempre fui de direita.” Agora que é, ganha cusparada na rua (aconteceu quando usava um bottom escrito “a direita vive”).

Aluno de universidade federal, Alef acha que os colegas esquerdistas praticam um “comunismo de fachada”, já que “só frequentam lugares da alta sociedade” potiguar. Fora a “libertinagem” que aborrece o filho de militar. “A esquerda se droga, transa com animal, com gente do mesmo sexo.”

Marina, a que gosta da falta de papas na língua de Bolsonaro, reclama de preconceito que parte justamente de quem acusa de radicalismo seu candidato. Não gosta da ideia de ter que gostar de Lula só por ser de onde é. “Falam que sou uma nordestina burra por pensar diferente.”
“Sempre falo: lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive fora de feminismo”, afirma Marina, que se afeiçoou por uma das propostas de Bolsonaro –castração química para estupradores.

Ela aponta um garoto carregando uma faixa (“eu sou gay e Bolsonaro me representa”) para argumentar que uma minoria pode, por que não?, ser conservadora.

No Facebook, Marina recentemente postou uma fala falsamente atribuída a Hitler: “Nós somos socialistas, nós somos inimigos do sistema econômico capitalista” (era na verdade de outro líder nazista).

O fato de Bolsonaro exaltar a ditadura militar não a perturba. Nem a ela nem a Adriel, 16, fã de Michael Jackson, Enéas Carneiro e do deputado. “Meus avós pegaram o regime do começo ao fim. Geral torturado? Dizem que não viam isso. E que naquele tempo se podia andar na rua sem medo de ser assaltado. Tem outro ponto também: ninguém fala que guerrilheiro também fez coisa errada.”

‘BOLSONARISMO’

Na palestra, o convidado desfia seu corolário conservador de praxe. Defende “um general que tivesse comandado colégio militar” no Ministério da Educação.

Chama quatro mulheres à frente e lhes dá duas alternativas: se pressentissem “maldade” num homem, prefeririam dizer (imita voz feminina) “olha aqui a lei do feminicídio!” ou “sacar uma pistola e ‘pá, pá, pá'”. A segunda opção é unânime.

“Ninguém vai combater a violência abraçando a lagoa Rodrigo de Freitas ou soltando bolhinha de sabão com fumaça de maconha”, afirma, sob olhos vigilantes de seguranças com camisas que traziam o rosto do parlamentar e as palavras “honra, moral, ética”. Eles foram contratados pelo grupo direitista Radar-RN, que em seu site se diz “em luta permanente contra a CORRUPÇÃO e os MAUS COSTUMES”.

Já para o final, diz que, “se um dia for candidato, não vai ser ditadura”. Depois compara a Comissão da Verdade, que teve sete integrantes para investigar crimes do regime militar, como tortura, a uma “cafetina que quer escrever sua biografia, escala sete prostitutas e, no fim, é canonizada”. O público aplaude e, vez ou outra, irrompe em gritos de “a nossa bandeira jamais será vermelha!”.

Bolsonaro sempre ostentou seu orgulho pela farda. À Folha, ainda no embarque em Brasília, diz que o serviço militar é bom porque, entre outras razões, ensina recrutas a usar “sr. e sra.” e a ter higiene –é pela falta dela “que mil jovens têm seus pênis amputados por ano”, lamenta, citando a Sociedade Brasileira de Urologia.

Ainda no aeroporto da capital federal, o deputado é tratado como sensação. Mais de 50 pessoas pedem uma selfie. “De vez em quando tem uns ‘xingões'”, alerta. Não teve.

Só um rapaz o critica pelo voto a favor de legalizar a vaquejada, antro de maus-tratos para entidades pró-direitos dos animais. “Mas disse que esse tipo de boi tem até massagista. Até eu queria ser esse boi!” O interlocutor cedeu.

Um senhor de barba grisalha se aproxima. “Sai pra lá, Karl Marx!”, brinca com Carlos Alberto Gomes, 63. Reencontraram-se por acaso, quatro décadas após se formarem cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras. Na época, não tinha essa de Bolsonaro, diz Gomes. “Ele era um atleta sem comparação. A gente só o chamava de K-valão.”

Já em Natal, o militar de reserva que chama seus cinco filhos pelo número (“01, 02, 03, 04, 05!”) conta que às vezes se pergunta: “O que estou fazendo é coragem ou loucura? Prefiro dizer que é patriotismo”. Seus seguidores voltam com o coro de “MITO! MITO!”. Alguns usam uma camisa onde se lê: “Melhor Jair se Acostumando”.

Publicidade

Comentários:

  1. SRTM disse:

    Bolsonaro fala a verdade é não se esquiva de temas importantes que mais de 90% da Sociedade defende e quer:

    Maior idade penal para 14 ou 16 anos;
    Direitos humanos para humanos;
    Valorização da Família, não a kit Gay;
    Punição para todos os Criminosos , especialmente para latrocídas;

    É isso, ele fala da realidade e necessidades do Brasil.

  2. IB disse:

    Ninguém nunca questiona o Bolsonaro sobre as reformas trabalhistas e previdênciaria do pmdb e nem sobre a opinião dele sobre o Temer e sua turma?!

  3. silva disse:

    E a Democracia no Brasil, segue na UTI!!!!

  4. Michael disse:

    Ainda continuo a dizer, Bolsonaro é muito mais falta de opção do que solução, voto nele Hoje, amanhã não sei, lamentável as nossas opções!

    • SRTM disse:

      Então , cite alguma alternativa menos alguns esquerdopatas.

      Não tem. É Bolsonaro é pronto!!!!

  5. José Edmilson de Holanda Júnior disse:

    Bolsonaro ainda vai conquistar o povo nordestino.

  6. Eu mesma disse:

    Bolsonaro 2018

  7. mario disse:

    BOLSONARO 2018
    ESCOLA SEM PARTIDO
    VIVA A DIREITA
    CHORA PETRALHAS,KKKKKK

  8. Potiguar disse:

    Divertido ver os malabarismos dos textões cheios de sutil malícia com o puro intuito de denegrir. Ao final os pretensos argumentos se resumem a opiniões de "isentões". Imagina a choradeira ano que vem.
    Melhor Jair se acostumando!

  9. Blue disse:

    Só não votem em quem apoiar as reformas Trabalhista e previdenciária.

  10. G disse:

    Bolsonaro 2018. Após a eleição a bandidagem só terá 2meses (nov/dez) para deixar o país pq a partir de jan2019 é faca na caveira

  11. Cidadão. disse:

    Folha de SP sempre com má vontade..Basta ver os seus colunistas "esquerdopatas ".

  12. LUCY disse:

    OS ELEITORES DO BOLSONARO SÃO OS ELEITORES DO PSDB, NÃO TEM VOTOS PARA GANHAR ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE. AINDA BEM

    • SRTM disse:

      Vc tem toda razão. Bolsonaro conta com os votos de Aecio e de Lula também.

  13. Maria Dantas disse:

    Não temos opção melhor. Só se Doria se candidatar. Esquerda nunca mais.

    • David32 disse:

      Doris e puro marqueting, muito se fala.pouco se faz, ainda cedo para levar meu voto!!

  14. Botelho Pinto disse:

    Estão pagando quanto para fazer papel de idiota indo atras desse Bolsonaro?
    Se um Trump já é uma desgraça, imaginem um Trump tupiniquim.

    • David32 disse:

      Pois então escolha um o represente, difícil vai ser achar um que não seja envolvido com corrupção.
      Prefiro o radicalismo e a loucura extrema do que a velha história bonitinha que nos jogou no profundo abismo em todos os sentidos!!

    • Deyse disse:

      Bolsonaro é corrupto também viu, recebeu dinheiro desviado da JBS pelo partido, foi expulso do exército por indisciplina e lealdade…
      sem falar que só sai merda da boca dele
      da UFRN ele que passe longe, pq os alunos em peso estariam contra ele

  15. mario disse:

    ESTOU COM ELE, PQ ESSE PAÍS PRECISA DE UM HOMEM SERIO, PATRIOTA, HONESTO E ACIMA DE TUDO , DEFENSOR DAS NOSSAS LIBERDADES.
    BOLSONARO 2018.
    DIREITA POTIGUAR COM BOLSONARO.

  16. Direita Potiguar disse:

    Bolsonaro 2018 , #émelhorjairseacostumando

  17. Rafael disse:

    Bolsonaro2018…#émelhorjairseacostumando
    Votou em Levy 👏🏻👏🏻👏🏻, melhor que ter votado em Dilma ou Aecio.
    Respeito a PM e defendo os bons costumes.

  18. Direita Potiguar disse:

    Será nosso presidente! Bolsonaro 2018.
    Li os comentários anteriores e aos que são contrários à Bolsonaro sempre julgando-se mais inteligentes, não tem jeito pra essa esquerda. Vive pregando a falsa igualdade e no momento do debate se posicionam cheios de prepotência acima dos demais.
    Fiquem cientes, Hoje temos uma Direita que luta, não ficaremos em silêncio, vamos lutar contra a inversão de valores e destruiremos as falácias sustentadas pelos seus representantes.

  19. Marco disse:

    RAZÕES PORQUE VOU VOTAR NO BOLSONARO!
    1- O LULA ODEIA ELE
    2-A DILMA ODEIA ELE
    3-O FHC ODEIA ELE
    4-O AECIO ODEIA ELE
    5-O CIRO GOMES ODEIA ELE
    6-O JEAN WILLIS ODEIA ELE
    7-O PT ODEIA ELE
    😯 PSDB ODEIA ELE
    9-O PSOL ODEIA ELE
    10-O SUPREMO ODEIA ELE
    11-A GLOBO ODEIA ELE
    12-A RECORD ODEIA ELE
    13-A MARIA DO ROSÁRIO ODEIA ELE

    Motivos pelo qual escolhi meu candidato a Presidência para 2018:

    1° ele é cristão ;
    2° militar;
    3° honesto;
    4° fala a verdade doa a quem doer;
    5° armamentista;
    6° defende a família e os bons costumes;
    7° é contra a legalização das drogas;
    8° é de direita;
    9° tem os melhores projetos para segurança pública;
    10° é a favor da diminuição da maioridade penal;
    11° é totalmente contra o fim da PM;
    12° é contra a legalização do aborto;
    13° defende um País com mais setores privados e menos estado;
    14° menos interferência do estado na vida das familias;
    15° é favor do aumento de pena e castração química para estupradores;
    15° apoia o fim do MST e sindicatos pelegos e subservientes;
    16º Nao ha discriminação homossexual como qualquer tipo de discriminação, é contra a ideologia de género e kit gay nas escolas;
    17º é contra a lei de migração;
    18º tem as melhores ideias pra economia;
    19° o único que tem ideias para geração de empregos, usando os minérios que existem em abundância no Brasil ;
    20° projetos pra criar excludentes de ilicitude, com objetivo de proteger o cidadão de bem;
    21º nunca teve seu nome envolvido em corrupção;
    22° é a favor de trabalho forçado pra criminosos;
    23° é contra doutrinações nas escolas;
    24° contra a implantação de religiões anti-cristãs nas escolas;
    25° esta preocupado com as escolas e hospitais, não com presídios.
    26° não vai sustentar ONGs que defendem a vagabundagem.

    Me fala um pouquinho do seu candidato agora

    #BolsonaroPresidente

  20. Marco disse:

    Bolssanaro na cabeca, hj a violência ópera em Natal, RN e no Brasil, onde os nossos políticos criam leis em causa própria, corrupção nunca vista , ocasionada pelo PT e PMDB e outros. Precisamos de um político honesto e com caráter e vontade de combater a criminalidade em geral. O brasileiro e corrupto de berço, situação muito complicada a nossa, sem opções para nos representar. Só vejo no miltar da reserva alguma esperança em tentar resolver pelo menos nosso direito de ir e vir!

  21. Luciana Morais Gama disse:

    NOSSO FUTURO PRESIDENTE! Basta de analfabetos!!!

    • Chico Butico Fingido disse:

      Ansioso para testemunhar boçalnaro em um debate com Ciro Gomes e Lula. A surra vai ser homérica! uahauhaauahuha

  22. Alfredo disse:

    Faltou dizer que, boa parte dos seguranças do "MIto" são policiais militares , Alguns deles respondendo a processos desde extorsão, tortura, trafico de drogas, fora os que só vivem se escondendo da rua puxando o saco de políticos aqui do estado. Então isso é a defesa da moral e dos bons costumes ??

    “Ninguém vai combater a violência abraçando a lagoa Rodrigo de Freitas ou soltando bolhinha de sabão com fumaça de maconha”, afirma, sob olhos vigilantes de seguranças com camisas que traziam o rosto do parlamentar e as palavras “honra, moral, ética”. Eles foram contratados pelo grupo direitista Radar-RN, que em seu site se diz “em luta permanente contra a CORRUPÇÃO e os MAUS COSTUMES”.

    Esse "Mitu" e seus seguidores tem cada uma kkkkk

    • Ojuara disse:

      Chore não,menina!

    • Waldemir disse:

      Sobre seu comentário só posso dizer uma coisa
      BOLSONARO presidente

    • Rafael disse:

      Falou o tipo de eleitor que diz que não se deve condenar a corja PETISTA, sem o devido processo legal. É o tipo de pessoa que pensa que o POLICIAL só pode reagir, apos levar um tiro. São os famosos "politicamento corretos". A unica coisa boa de DECADAS com COMUNISTA CAG…….. nas nossas cabeças é que finalmente surgem DIREITISTAS reais, a favor do ESTADO MINIMO, DA FAMILIA, DE UMA MAIOR RIGIDEZ NAS LEIS. Chupa comunistas. #Bolso2018

    • Antonio Leandro disse:

      É sim, pois fique com aqueles que levaram o país ao caos, em todas as esferas, Econômica,saúde,Segurança etc…

    • Rose Marie disse:

      Alfre📢📢📢doooo meu papel aca bouuuu

      É melhor Jair se acostumando

      #BOLSONARO2018

  23. Blue disse:

    #PSDBNUNCAMAIS

  24. Ivan Paulo disse:

    O Rn é bolsonaro , até a Ufrn é Bolsonaro.

  25. Carlos maia disse:

    Um aluno de direto que votou no Fidelix tem moral para que, quando se fala em pleito eleitoral? Tenha santa paciência! Quanto aos BolsoMinions, é um movimento justo que, do contrário aos que falam, muitos não tem a menor noção de democracia. A se ver pelo alto nível de militares federais estaduais, por exemplo. Sem querer diminuir, mas se conta nos dedos o número de políciais militares que sabem o que é o Art. 1 da CF. A limitação intelectual de muitos é real e isso danifica um bom discernimento das coisas. Se faz necessário que a classe média, seja financeira ou de intelecto, possa aumentar o conhecimento sobre a forma de pensar do Bolsonaro, sob pena de sofrimento real após as eleições. Ótimo dia de paz a todos.

  26. Alexandre Magno disse:

    Só temos essa saída o Brasil não pode voltar ao domínio da ESQUERDA