Política

Câmara rejeita urgência para deliberação de projeto de lei das fake news

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

A Câmara rejeitou nesta quarta-feira (6) a urgência para a deliberação do projeto de lei das fake news, que estabelece regras para o uso de redes sociais por autoridades públicas, determina penalidades para quem disseminar informações falsas e estipula que empresas jornalísticas sejam remuneradas por conteúdo publicado na internet.

Foram 249 votos a favor, 207 contrários e 1 abstenção. Era necessário ter maioria absoluta para a aprovação, ou seja, 257 votos porque se tratava de “urgência urgentíssima”. Na urgência apenas, o requerimento poderia ter sido aprovado por maioria simples. Faltaram 8 para a aprovação.

Um novo requerimento de urgência pode ser apresentado ou o projeto pode ser analisado por comissões. Se a urgência tivesse sido aprovada, ele poderia ser votado diretamente em plenário.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tentou fechar um acordo com os partidos para que, pelo menos esta etapa fosse vencida. Mas partidos da base do governo acabaram por orientar contra o avanço da proposta . Durante a discussão, muitos deputados alegaram que é preciso fazer diversos ajustes ao texto.

Durante a sessão, Lira reclamou do que chamou de “politização” em torno do projeto durante o encaminhamento da votação. “Eu estou dizendo que nós deveríamos discutir o assunto, não politizar o assunto. Esse é um assunto sério, que vai influenciar para o bem ou para o mal a vida de todo mundo”, disse.

O PL, Novo, PTB e Cidadania orientaram contra a votação da urgência. O líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), também orientou contra a urgência para a proposta. O PP liberou a bancada. Alguns partidos, como o PSDB e Republicanos, defenderam a aprovação da urgência, mas ressaltaram que não há compromisso da bancada com a aprovação do conteúdo da proposta.

O relator, deputado Orlando Silva (PC do B), deve continuar trabalhando para construir maioria pela aprovação do texto. Ele deve promover mudanças ao relatório já apresentado.

Ao defender a proposta, Silva afirmou entender que o período pré-eleitoral possa contaminar a discussão, mas negou que tenha foco nas eleições. “O texto não é para a eleição. São regras para o funcionamento da internet, para uma internet mais saudável, conexão entre pessoas, estímulo da atividade econômica”, disse.

Silva também afirmou que o Congresso precisa se posicionar sobre o tema, sob o risco de a omissão do Legislativo gerar maior “judicialização da política”“Nós não podemos ser omissos em não fixar parâmetros, regras, para o funcionamento na internet. Se não fizermos isso, o poder Judiciário fará, tomará decisões interpretando a Constituição Federal”, disse.

O deputado afirmou ainda que o objetivo do texto é “encontrar um caminho para identificar quem é o autor da fake news que se espalha por aí”.

“Nós criamos mecanismos para que haja não só o direito de contraditório, para impedir a vitalização das mentiras e que as plataformas cumpram com determinadas regras que farão com que a internet ajude o desenvolvimento econômico, mas que os impostos captados que deveriam ser pagos no Brasil sejam pagos no Brasil, que hoje muito fica no mundo afora”, disse.

Deputados da base bolsonarista, principalmente, se opuseram ao mérito da proposta. A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirmou que o teor do projeto é “preocupante”.

“Porque o que se diz é um projeto de combate às fake news é um projeto que, na verdade, entrega o monopólio da informação aos grandes veículos, como O Globo, por exemplo”, disse.

Investigado por atos antidemocráticos e fake news, o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) discursou contra a proposta representando o PTB, partido para o qual migrou na janela partidária. Para ele, o texto não pode ser aprovado em ano eleitoral. “Vai suprimir toda a liberdade de expressão da sociedade. […] Se aqui nessa Casa for aprovado com toda certeza neste ano teremos uma caça às bruxas de todos os conservadores”, disse.

Para o deputado Giovani Cherini (PL-RS), o tema deveria ser discutido após as eleições deste ano. “Agora ele está contaminado. é a forma que a esquerda tem para tentar voltar ao poder”, disse.

As chamadas big techs, grandes empresas de tecnologia como Google e Facebook, também têm se posicionado contra o projeto. No sábado (2.abr.2022), o Google lançou uma campanha publicitária em que alega que texto pode “obrigá-la” a financiar notícias falsas.

É a mais recente manifestação pública das empresas com duras críticas ao projeto. As plataformas têm feito forte lobby para evitar que a proposta avance, ao menos com a redação atual.

Silva alterou seu parecer em relação ao que tinha sido apresentado em um grupo de trabalho, mas a nova redação ainda não agradou às empresas e aos bolsonaristas.

“Eu tenho feito reuniões com as plataformas. E realmente o projeto tem muitos pontos que precisam ser discutidos, debatidos, alterados, sob pena de realmente acabarmos tendo um monopólio da notícia, da informação, acusando os outros de desinformação”, afirmou Kicis.

Leia algumas mudanças previstas:

  • remuneração para mídia – big techs que se beneficiam ao divulgar material jornalístico de terceiros (como resultados em buscadores) passam a ter que remunerar veículos de comunicação;
  • representação no Brasil – obriga provedor de serviços digitais a ter representante legal no país;
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) – permite o uso de dados de usuários de redes sociais para a venda de publicidade direcionada nos termos da lei já em vigor;
  • imunidade parlamentar – estende a imunidade às redes sociais de congressistas;
  • multas – estabelece punições para as empresas que não seguirem as regras.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Antenado e José Macedo, como bons cabos eleitorais de Bolsonaro, são apologistas das Fake News.

  2. Walter Alves e Benes Leocadio, votaram SIM pela urgência do projeto de lei. Outubro vem aí….

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Construindo Memórias: Grupo WSC celebra 45 anos com evento que marca importante legado e dois lançamentos

Fotos: Cedidas

Os 45 anos de história da WSC Empreendimentos foi marcado por uma festa surpreendente, com muita música, homenagens e ações interativas, no dia 26 de setembro, com a presença de colaboradores, parceiros, clientes e imprensa.

Além da retrospectiva da empresa fundada por Weber Chaves e Vera Escóssia em 1979, e hoje tendo à frente os filhos Pedro Escóssia e João Augusto, a WSC apresentou aos convidados dois importantes lançamentos: o W360 Smart Residence, que sediou o evento com uma estrutura e ambientação especial montados para a noite, e o Residencial Barcelona. Ambos reforçam o compromisso de uma marca sólida e reconhecida na cidade e na região para com seus clientes, visto que está sempre inovando e buscando estratégias para transformar o mercado imobiliário do Rio Grande do Norte.

“Por acreditar em uma gestão eficiente e transparente, na determinação da nossa família e no comprometimento dos nossos colaboradores, investimos continuamente na nossa marca e legado de desenvolvimento para cumprir nossa missão que é a entrega de imóveis diferenciados e de valor agregado, para que os clientes tenham orgulho de morar. É com emoção que reunimos tanta gente especial neste momento para celebrar mais um marco na nossa história”, falou o sócio-diretor Pedro Escóssia, seguido das bênçãos dos padres Charles Lamartine e Flávio Augusto da Escóssia.

Os valores da empresa e a responsabilidade social estão no DNA do Grupo WSC e são levados a sério. Por isso, a conquista da consolidação no mercado, presente em diversos segmentos da construção civil: prédios verticais, residenciais horizontais, loteamentos, universidades, malls, obras públicas, entre outros.

@wscempreendimentos

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FENÔMENO PICKLEBALL: Agência Ratts Ratis escolhida para lançar o esporte no RN

Foto: Cedida

Após uma criteriosa análise de concorrentes, a Ratts Ratis foi a agência de marketing escolhida por investidores dos EUA para o lançamento no Rio Grande do Norte do Pickleball, o fenômeno do esporte que mais se popularizou nos Estados Unidos nos últimos anos, com 5 milhões de praticantes atualmente e crescendo em ordem exponencial todos os anos. “O esporte está crescendo loucamente, e em outras partes do mundo também”, disse à BBC Stu Upson, presidente-executivo da USA Pickleball, entidade máxima do esporte.

O responsável pela introdução do esporte no RN é o empresário Leonardo Melo, que mora nos EUA e está trazendo a novidade para o nosso estado, por meio da rede de academias Pickleball Center, com obras já iniciadas. Leonardo Melo será também o primeiro presidente da Federação Potiguar de Pickleball, já em fase de homologação. Segundo Melo “Você pode não ter ouvido falar do Pickleball, mas quem joga afirma que basta uma hora para você dominar a prática e já é uma febre aqui nos EUA” e conclui dizendo que “escolhemos a agência Ratts Ratis pela criatividade e pela forte pegada de planejamento digital deles, além da experiência para realizar o lançamento de um projeto desse porte no mercado” afirmou Melo.

O Pickleball é um esporte de raquete que combina elementos do tênis, badminton e tênis de mesa, e é jogado em uma quadra semelhante à de badminton, com uma rede baixa e uma bola perfurada de plástico leve. As raquetes são menores que as do tênis. Pode ser praticado em duplas ou individualmente. O jogo é conhecido por suas regras simples, ritmo envolvente e acessibilidade para todas as idades e habilidades, contribuindo para sua crescente popularidade. Quer conhecer um pouco mais sobre o que a Ratts Ratis pode fazer pela sua marca ou produto? Entre em contato pelo perfil @rattscom ou manda um zap para 99215-9781 e agenda uma visita à nova e moderna sede. Sua marca vai ganhar um grande reforço de posicionamento e perfil criativo.

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Luto

Morre Maggie Smith, “professora Minerva” de “Harry Potter”, aos 89 anos

Foto: Divulgação

A multipremiada atriz britânica Maggie Smith, mundialmente conhecida por seus papéis em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, morreu aos 89 anos.

A informação foi confirmada pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em uma declaração compartilhada à CNN por sua assessora de imprensa, Claire Dobbs.

“É com grande tristeza que anunciamos a morte da dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje, sexta-feira, 27 de setembro”, afirma o comunicado.

“Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias”, acrescenta.

“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do hospital Chelsea and Westminster pelo cuidado e gentileza incansável durante seus últimos dias. Agradecemos todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento”, conclui o texto.

Smith nasceu em 1934 em Ilford, então um subúrbio de classe média no leste de Londres. Pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial, a família se mudou para Oxford, onde seu pai trabalhava como patologista na Universidade de Oxford.

Após concluir o ensino médio, Smith frequentou a Oxford Playhouse School de 1951 a 1953, fazendo sua estreia no palco em uma produção da Oxford University Dramatic Society de “Noite de Reis”, de William Shakespeare.

Ela continuou a aparecer na Broadway em “New Faces of 1956” e, em seguida, desempenhou o papel de comediante principal na publicação londrina “Share My Lettuce”, entre 1957 e 1958. Logo, ela começou a aparecer regularmente em peças no teatro The Old Vic, em Londres.

Em 1964, ela interpretou Desdêmona em “Otelo”, de Olivier, antes de reprisar o papel na versão cinematográfica no ano seguinte. Smith ganhou seu primeiro Oscar de melhor atriz em 1969 por sua interpretação de uma professora não convencional no filme “Primavera de uma Solteirona”.

Em 1978, ela recebeu um segundo Oscar, dessa vez de melhor atriz coadjuvante, por sua atuação em “Suíte Califórnia”, de Neil Simon. Ela também recebeu o British Academy Film Awards por seu trabalho, incluindo seus papéis em “Uma Janela para o Amor”, de 1985, e “Paixão Solitária”, de 1987.

Smith foi nomeada Dama Comandante da Ordem do Império Britânico em 1990 e, desde então, ficou amplamente conhecida como “dama Maggie Smith”.

Mas, de muitas maneiras, seus melhores papéis ainda estavam por vir, incluindo um papel protagonista no clássico de 1999 “Chá com Mussolini”, sobre um grupo de mulheres inglesas de classe média alta em Florença, Itália, durante a época do fascismo, dirigido por Franco Zeffirelli.

Talvez ela seja mais lembrada como uma atriz que conseguiu alcançar não apenas longevidade, mas ainda mais fama mais tarde na vida.

Ela chamou a atenção dos espectadores mais jovens como a rigorosa, porém justa, professora de bruxaria Minerva McGonagall em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (2001), aparecendo também nas sequências da saga “Harry Potter”.

Aclamação veio novamente de ambos os lados do Atlântico por sua interpretação da cáustica Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham em “Downton Abbey”, o aclamado drama de época sobre a aristocracia britânica. Ela recebeu três prêmios Emmy pelo papel, que ela revisitou em um longa-metragem de 2019.

Em seus últimos anos, Smith se tornou exemplo do envelhecimento gracioso, um processo que ela lidou com seu charme e inteligência habituais.

Quando perguntada em 2017 pela revista britânica “Women’s World” por que ela não tinha ido a mais cerimônias de premiação, Smith respondeu: “Eu realmente acho que se eu fosse para Los Angeles, por exemplo, eu assustaria as pessoas. Elas não veem pessoas mais velhas.”

Smith foi casada duas vezes, com o ator Robert Stephens – o casal se divorciou em 1974 – e novamente com o dramaturgo Beverley Cross, de 1975 até sua morte em 1998.

Ela deixa dois filhos, os atores Chris Larkin e Toby Stephens.

Fonte: CNN Brasil

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Política

Passeata da Vitória: Ceará-Mirim vai às ruas e mostra que decidiu por Antônio Henrique e Professora Margareth

Foto: Divulgação

A maior passeata da campanha eleitoral de 2024. Ceará-Mirim foi às ruas na noite desta quinta-feira (26), demonstrar apoio à candidatura de Antônio Henrique e Professora Margareth na Passeata da Vitória.

Ao lado do prefeito Júlio César, que tem uma das gestões com melhor aprovação do Rio Grande do Norte, Antônio Henrique e Professora Margareth agradeceram o apoio das pessoas ao longo de todo trajeto.

Por onde a multidão passou, outras pessoas se juntavam à caminhada levantando as mãos fazendo o 55, número dos candidatos do PSD. Tamanha receptividade emocionou os candidatos.

“Ver tanta gente na rua mostra que Ceará-Mirim vai continuar no caminho certo, que as pessoas fizeram a escolha de estar ao nosso lado no dia 06 de outubro. Temos propostas, respeitamos pessoas e principalmente, seguiremos trabalhando muito por Ceará-Mirim”, declarou Antônio Henrique.

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Polêmica

“Vão me matar e as autoridades não fazem nada”, desabafa empresário que sofreu atentado em São Gonçalo do Amarante

Foto: Reprodução

Mais uma vez vem à tona um caso que ganhou as redes sociais há quase um mês. O empresário Berg Guajá, que é apoiador do candidato a prefeito de São Gonçado do Amarante, Jaime Calado, sofreu mais uma tentativa de homicídio, que segundo ele, é por causa de política.

Na publicação em sua rede sociais, Berg afirma que “4 homens encapuzados invadiram minha casa em mais uma tentativa de me matar”. O relato, postado nesta sexta-feira (27), vem acompanhado das fotos da casa mostrando como ficou após a invasão.

“Socorro, vão me matar e as autoridades não fazem nada”, lamenta o empresário. Berg Guajá é irmão do conselheiro tutelar Leonardo Rodrigues, que é candidato a vereador pelo PP, aliado do ex-prefeito Jaime Calado.

Confira a notícia do primeiro atentado: Apoiador de Jaime Calado sofre atentado e diz “tenho certeza que isso é política”

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Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Célio é aprovada por 45,6%

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL mediu o grau de aprovação da gestão de Célio, 45,6% aprovam, 41,6% reprovam e 12,8% não sabem.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ REJEIÇÃO: Alysson Colaça é o mais rejeitado

 

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL mostrou que 36% dos eleitores não rejeitam nenhum candidato, 32,2% Alysson, 20,2% Célio, 5,4% não sabe, 4,4% Dr. Leandro e 1,8% reeita todos.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ EXPECTATIVA: 34,4% acreditam na vitória de Dr. Leandro

 

PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL apontou que 34,4% dos eleitores acreditam na vitória de Dr. Leandro, 33,2% EM Célio, 32% não sabe e 0,4% em Alysson.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ ESPONTÂNEA: Dr. Leandro tem 41,6% contra 36,8% de Célio

 

Na espontânea, Dr. Leandro segue à frente com 41,6%, contra 36,8% de Célio de Elizeu. 18,6% estão indecisos, 1,6% branco ou nulo e 1,4% Alysson Colaça.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

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PESQUISA PERFIL/ BG/  SÃO MIGUEL/ ESTIMULADA: Dr. Leandro tem 45% contra 38,4% de Célio

 

Pesquisa realizada pelo instituto Perfil mostrou na estimulada a liderança de Dr. Leandro com 45%, contra 38,4% de Célio de Elizeu, 13,2% indecisos, 1,8% branco ou nulo e 1,6% Alysson.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de setembro, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,37% e confiabilidade de 95%, com registro no TSE: RN-03624/2024

Opinião dos leitores

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