O Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é mais uma organização da sociedade natalense a anunciar sua opção pela candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) à Prefeitura de Natal. Segundo o coordenador do movimento, Wellington Bernardo, a decisão se dá pelo comprometimento do candidato na adoção de políticas habitacionais.
No último sábado (25), Carlos Eduardo foi convidado para uma reunião com membros do MLB e deu uma nova mostra desse comprometimento, antecipando a proposta de incorporar sistemas de saneamento básico a todos os projetos de construção de casas populares que vier a executar num futuro governo. “Assim como fizemos quando estivemos à frente da Prefeitura, só entregamos à população casas que tenham sua infraestrutura completa, e nisso está inserido o saneamento básico”, adiantou o candidato do PDT, responsável pela construção de mais de 1.000 unidades habitacionais quando esteve na Prefeitura.
Um novo encontro entre Carlos Eduardo e o MLB está agendado para esta semana. Na próxima quinta-feira (30), o movimento volta a se reunir, agora em um ato público para oficializar seu apoio ao candidato do PDT. Wellington Bernardo diz que ele e seus pares não tiveram nenhuma dificuldade em se decidir por Carlos Eduardo, dada a sensibilidade do ex-prefeito para a questão habitacional, já demonstrada na passagem dele pela Prefeitura. “Depois de Aluízio Alves, quem mais construiu casas populares em Natal foi Carlos Eduardo”, afirmou o coordenador-geral do MLB.
Ainda segundo o coordenador, a administração que sucedeu a de Carlos Eduardo esteve longe de mostrar o mesmo empenho e, por consequência, o mesmo resultado. “A atual gestão diz que acabou com seis favelas. É mentira. Não construiu uma casa sequer, apenas concluiu as que foram deixadas em estágio já avançado por Carlos Eduardo”, comparou Wellington Bernardo.
Carlos Eduardo disse aos integrantes do movimento que sua intenção é avançar ainda mais nas políticas públicas para a habitação popular. Não apenas dando sequência a obras que estão paralisadas, mas incorporando novos projetos. Ele informou, inclusive, que há recursos federais disponíveis para essas novas ações.
“Não falta dinheiro para bons projetos. O que falta é compromisso da atual administração de Natal”, completou ele, referindo-se à má gestão do dinheiro público dos natalenses que levou a Prefeitura a ficar sem condições de garantir a contrapartida financeira a projetos já aprovados.
Wellington Bernardo arrematou a informação, citando a existência de terrenos para os projetos citados pelo ex-prefeito. Dois desses terrenos são da própria Prefeitura (estão localizados no Planalto e no Guarapes) e dois pertencem ao governo federal (ficam na Guarita e na Ribeira).
A relação entre Carlos Eduardo e o MLB é marcada pelas parcerias. Como prefeito, o pedetista contou com a colaboração do movimento na busca por recursos em Brasília. Foi também por sugestão do MLB que Carlos Eduardo tomou a decisão de criar a Secretaria Municipal de Habitação, até então inexistente em Natal.
A partir daí, os projetos habitacionais não pararam de florescer. Em sua gestão, além da construção e entrega de quase 1.000 casas populares, Carlos Eduardo efetuou cerca de 10 mil processos de regularização fundiária. A maioria dos benefícios foi consolidada através dos projetos de urbanização integrada nas comunidades do Passo da Pátria, da África e de Nossa Senhora da Apresentação.
Comente aqui