Geral

Centenário da Revolução Russa é celebrado na Câmara de Natal

Fotos: Verônica Macedo

A Revolução Russa de 1917 é considerada um dos principais eventos da história contemporânea, tendo marcado o curso do século 20 e reverberando até hoje. Em 7 de novembro, ela completará cem anos. Para homenagear e recordar este acontecimento histórico, a Câmara Municipal de Natal, por proposição do vereador Fernando Lucena (PT), realizou uma sessão solene, nesta quinta-feira (19), que contou com a presença de líderes de centrais sindicais, partidos de esquerda e movimentos sociais organizados. Um dos pontos altos do evento foi a participação do coral da Escola de Música da UFRN, que entoou o hino da Internacional Socialista.

Em seu discurso, o vereador Fernando Lucena ressaltou o legado do episódio. “Não podemos falar em direitos sociais e trabalhistas sem lembrar da Revolução Russa, que teve em Lenin seu artífice e chefe inconteste. Só pra citar alguns exemplos, décimo terceiro salário, férias remuneradas e licença maternidade são heranças deixadas pelo idealismo daqueles operários russos que tiveram a coragem de enfrentar a tirania do grande capital, inclusive muitos pagaram com a própria vida o preço pela vitória do socialismo. Homenagear estes gloriosos camaradas é questão de justiça!”, afirmou o parlamentar.

“Portanto, companheiros, é tempo de renovar as utopias, as forças, as esperanças. Muitas conquistas do povo trabalhador estão ameaçadas pelo avanço do fascismo. Vivemos tempos difíceis. Governo de golpistas no Brasil, acensão de Donald Trump nos Estados Unidos e crescimento da extrema-direita na Alemanha são sintomas do avanço de uma onda reacionária em todo mundo. Diante deste cenário, as forças progressistas precisam estar unidas e mobilizadas para enfrentar a ofensiva capitalista”, defendeu.

Às vésperas do movimento revolucionário, a Rússia era uma das maiores potências europeias, porém, enquanto as outras nações cresciam e faziam reformas, a Rússia não se modernizava. A sociedade russa, cerca de 170 milhões de pessoas, desenvolvera-se num imenso território, com mais de 50% da população composta por povos de outras nacionalidades. Essa sociedade eclética estava sob o jugo de um Estado despótico cujo poder absoluto se concentrava nas mãos do czar (imperador).

Sendo um país predominantemente agrário, a aristocracia rural detinha o controle da propriedade da terra. O processo de industrialização, por sua vez, iniciara apenas nas última décadas do século XIX, graças ao afluxo de capitais estrangeiros (ingleses, franceses e alemães). A partir daí, surgiram gigantescas empresas que concentravam um enorme contingente de operários, submetidos a condições extremas de exploração: jornadas de trabalho entre 12 e 16 horas, baixos salários, falta de segurança e inexistência de uma legislação trabalhista, além da proibição de organização de sindicatos.

Tudo isso gerou um clima de efervescência revolucionária que tomou conta da sociedade. Manifestações espontâneas de rua, greves operárias, atos de insubordinação dos soldados contra os comandos militares culminaram na deposição do regime czarista e prepararam o terreno para a revolução, que derrubou a ordem burguesa.

A vereadora Natália Bonavides (PT), evocou o significado histórico universal da revolução que, segundo ela, determinou uma mudança radical em todo desenvolvimento da sociedade contemporânea. “Aquela luta é a mesma luta de hoje. É a luta para que mulheres e homens sejam livres para desenvolver seus potenciais. Porque só através da construção do socialismo teremos um mundo sem injustiças”, pontuou.

Representando o PCdoB (Partido Comunista do Brasil), o ex-vereador George Câmara disse que a Revolução Russa constitui o maior movimento popular da história. “Obra de uma luta titânica dos trabalhadores por estabelecer o seu partido de vanguarda. Pela primeira vez, o povo dirigido pelo Partido Comunista, triunfou em sua luta de morte contra o imperialismo e estabeleceu o domínio do proletariado sobre a base da sólida aliança com as massas de camponeses, principalmente pobres, e demais classes revolucionárias”.

Para o professor Juliano Siqueira, a história da classe trabalhadora pode ser dividida em antes e depois do processo revolucionário russo. Ao fazer uso da palavra, ele argumentou que todas as conquistas operárias são heranças dos acontecimentos de 1917 e que não há saída para a humanidade fora do socialismo. “Revoluções acontecem. As massas entram em cena derrubando governos. Mas sem uma substância revolucionária com programa e determinação igual aos dos bolcheviques, a “revolução” fica pela metade e incapaz de vencer. Essa é a grande lição da Revolução Russa”, concluiu.

 

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso, no Brasil uma lei trabalhista vai premiar o trabalho escravo, prática do século 16.
    Não vejo movimentação política contra essa lei.

  2. A mesma revolução que começou com a execução da família do czar russo à época e depois seguiu matando milhões de opositores nas décadas seguintes?
    Eu procuro, mas por mais que me esforce não sei nem que adjetivo usar na tentativa de descrever essa gente. A escória moral e ética da sociedade.
    Essa câmara tem um frouxo na presidência pra permitir esse circo na casa do povo.

  3. Os cara de pau. Foi tão bom, porque acabou.
    Ora, se esses comemoram essa revolução, porque não comemorar o movimento de 31 de março e os avanços que fizeram o Brasil a oitava maior economia do mundo. Lembrem-se que os militares passaram o poder politico para esses que, naqueles tempos se espelhavam nas doutrinas da Revolução Russa, e fizeram o Brasil chegar na situação que se encontra.

  4. Fizeram pelo menos um minuto de silêncio em respeito à memória dos 30 milhões de soviéticos, 70 milhões de chineses e alguns outros milhões de latino-americanos, europeus, africanos e asiáticos mortos em nome de alcançar o “paraíso socialista”?

  5. Comemorar uma revolução cujo regime resultou em mais de 20 milhões de mortes e escravidão. Não entendo como o nazismo é proibido, mas o comunismo é celebrado. Lixos ideológicos que deveriam, juntos, habitarem o esgoto da história.

  6. Fato bem mais importante nessa Câmara foi conceder o título de Cidadão Natalense a Dória.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  7. Dinheiro jogado no lixo ,para insumos destas casas de mil e uma inutilidade , com nosso suado dinheiro !!!

  8. Uma vergonha !!! Como permitiram isso ? O sistema que mais matou pessoas em toda a história da humanidade.

  9. Quando não se tem o que fazer, eles criam esse tipo comemoração para não cair no marasmo de não fazer nada! Agora, me digam uma coisa: qual o interesse o Natalense em querer saber do bendito centenário da revolução Russa? Onde ira acrescentar nossas vidas em Natal? Será q esse vereadores não veem matérias mais importantes para debater? Sinceramente, deviam colocar abrir as sessões assim: "Respeitável público!!! Hoje iremos apresentar mais um show nesse circo de fantasias!!!"

  10. Homenagem a forma de poder que exterminou mais pessoas que todas às guerras juntas, o Maria Boa de Natal sempre se destacando em fazer besteira, vergonha de Natal!

  11. Kkkkkkkkkkkk. O melhor da democracia ainda é a liberdade de expressão, coisa que os comunistas abominam.

  12. Respeitando a ideologia das pessoas, não posso calar quanto as minhas dúvidas.
    Na prática esses senhores praticam os princípios da igualdade comunista? Eles doam recursos próprios para propiciar igualdade social a seus pares?
    Qual deles abre mão de suas mordomias em nome dos menos favorecidos?
    Qual deles praticam os ensinamentos comunistas e abrem mão dos benefícios do capitalismo e vivem modestamente?
    Qual deles tem a responsabilidade de praticar a teoria igualitária dos livros comunistas em suas vidas profissionais, social e pessoal?
    Qual deles saem da teoria e fazem na prática o que tanto falam em termos de igualdade e oportunidade?
    Por favor, não estou acusando ninguém, são apenas minhas dúvidas, pois vejo que falar é simples, praticar os discursos ideológicos é outra questão.

  13. Sinceramente a Câmara Municipal de Natal não tem o que fazer. Vereadores façam alguma coisa de utilidade para a cidade. Revolução Russa o que isso acrescenta ao nosso povo? Simplesmente ridícula essa iniciativa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher leva morto em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil e pede a ele: ‘Assina’

Uma mulher foi conduzida para a delegacia, na tarde desta terça-feira (16), depois de levar um cadáver em uma cadeira de rodas para tentar fazer um empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Funcionários do banco suspeitaram da atitude de Érika de Souza Vieira Nunes e chamaram a polícia. O Samu foi ao local e constatou que o homem, identificado como Paulo Roberto Braga, de 68 anos, estava morto – aparentemente havia algumas horas. A polícia apura como e exatamente quando ele morreu.

“Ela tentou simular que ele fizesse a assinatura. Ele já entrou morto no banco”, explica o delegado Fábio Luiz.”, explicou o delegado Fábio Luiz.

Na delegacia, a mulher disse que sua rotina era cuidar do tio, que estava debilitado. A polícia apura se ela é mesmo parente dele.

Conversa com o cadáver

Um vídeo, feito pelas atendentes do banco, mostra que a todo tempo ela tentava manter a cabeça do homem reta, usando a mão e conversa com o suposto parente – que, claro, não responde.

“Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, afirma a mulher.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senadores do PT votam contra a PEC das Drogas aprovada no Senado

Foto: Reprodução/g1

Senadores petistas votaram contra a PEC que criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de droga ilícita. A Proposta de Emenda Constitucional foi aprovada com 53 votos a favor, e 9 votos contra na 1ª votação e 52 votos favoráveis e 9 contrários na 2ª votação.

Dos nove votos contrários, seis foram de senadores do PT. Votaram contra Beto Faro, Humberto Costa, Janaína Farias, Jaques Wagner, Paulo Paim e Rogério Carvalho. Outros dois senadores da legenda se ausentaram da votação: Fabiano Contarato e Teresa Leitão.

Além dos petistas, três senadores do MDB também votaram contra o projeto: Confúcio Moura, Fernando Farias e Renan Calheiros.

Vale ressaltar que o PT orientou o voto contrário à proposta, enquanto o MDB deixou seus parlamentares livres para votar.

O texto insere um artigo na Constituição que torna crime o porte e a posse de todas as drogas, independentemente da quantidade. Pela proposta, deve haver distinção entre traficante e usuário, com penas alternativas à prisão para quem consome a substância ilícita.

A PEC das Drogas altera o artigo 5º da Constituição, que possui cláusulas pétreas, o que pode fazer a proposta esbarrar no próprio STF se for aprovada caso seja questionada a sua constitucionalidade.

Como é uma PEC, o texto não precisa de sanção presidencial, como ocorre com as PL (Projeto de Lei) que podem ser vetadas pelo Executivo.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senado aprova PEC que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita; texto vai à Câmara dos Deputados

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado aprovou, em dois turnos, nesta terça-feira (16), a proposta que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita.

Os senadores se anteciparam ao Supremo Tribunal Federal (STF), que também analisa o tema, mas teve o julgamento suspenso em março.

No primeiro turno de votação, o placar foi de 53 votos a 9. Na segunda deliberação, foram 52 votos a 9. Agora, a proposta seguirá para a análise da Câmara dos Deputados.

A PEC teve amplo apoio da oposição e foi apresentada pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A proposta inclui na Constituição que será considerado crime “a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins, sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar”.

Na prática, o texto reafirma o que já está previsto na Lei de Drogas, que determina penas para o porte e a posse de drogas para consumo pessoal.

Relator da PEC, o senador Efraim Filho (União-PB) esperava a aprovação no Senado por “maioria ampla e sólida”, mas minutos antes da votação estava preocupado com o quórum, que registrou 65 senadores em plenário.

Uma emenda incluída por Efraim no texto determinou que seja “observada a distinção entre traficante e usuário”. Ele também inclui trecho para que essa diferenciação se baseie nas “circunstâncias fáticas do caso concreto”. Antes da análise no plenário, o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 13 de março.

Em seu relatório, Efraim Filho também especificou que aos usuários devem ser aplicadas penas alternativas à prisão e incentivado o tratamento contra a dependência.

Um dos defensores da proposta, o senador Magno Malta (PL-ES) afirmou no plenário que a PEC “põe abaixo a tentativa de qualquer legalização de drogas no Brasil”. Senadores aliados do governo, entretanto, rejeitaram o argumento na tribuna e defenderam que a proposta não trata da legalização ou não e que o país conta com uma legislação antidrogas, de 2006.

Na votação, a bancada do PT orientou contra a proposta, mas a liderança do governo não fez orientação formal.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Estamos defendendo um valor cristão”, diz Lewandowski sobre Lula vetar trecho que impedia presos de visitar as famílias no Projeto de Lei das ‘saidinhas’

Foto: CNN/reprodução

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta terça-feira (16), que o Governo Federal defendeu valores cristãos e constitucionais ao vetar o trecho do PL das saidinhas que impede presos do regime semiaberto de visitar as famílias.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

DENGUE: Ministra da Saúde culpa negacionismo por baixa vacinação

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, colocou, nesta terça-feira (16/4), o “negacionismo” como um elemento essencial para a baixa adesão à vacinação contra a dengue. A afirmação foi realizada em audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, quando a ministra foi questionada por parlamentares sobre as ações de combate à doença.

“Já estamos fazendo a redistribuição, mas, se não houvesse um negacionismo às vacinas, certamente as famílias estariam levando as suas crianças e seus jovens para serem vacinados. Esse é o ponto fundamental que eu queria colocar”, disse Nísia Trindade.

As cobranças dos senadores são pelo fato de haver um grande estoque de vacinas contra a dengue que estão prestes a vencer. O jornal O Globo divulgou que elas somam 145 mil que vão expirar até o fim deste mês. O Ministério da Saúde (MS) distribuiu um lote com 668 mil unidades da proteção aos municípios.

O Ministério da Saúde determinou que as vacinas têm como público-alvo crianças e adolescentes com idades de 10 a 14 anos. No entanto, a adesão tem sido baixa.

Nísia Trindade acrescentou ainda que o ministério fará uma redistribuição das doses para novos 154 municípios. No entanto, não foram informados ainda quais serão eles.

“Fizemos um elenco de municípios a partir de critérios técnicos definidos pelo comitê assessor do programa de imunização, numa pactuação com os estados e municípios. Não é uma decisão isolada da ministra da Saúde. É uma decisão junto com os estados e municípios através dos seus conselhos nacionais”, pontuou a ministra.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Isso é uma incompetente, como todo PT. O senador Rogério Marinho deixou-a totalmente desconcertada. Ela errou até o nome dele, de tão entordoada que ficou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] O DESVIO FOI EMBORA: Nível de rio em Lajes volta a subir após chuvas e compromete construção de desvio na BR-304

O volume de água do Rio Ponta da Serra, em Lajes, voltou a subir após chuvas nesta terça-feira (16) e comprometeu o que já havia sido feito para a construção do desvio na BR-304, depois que uma ponte se rompeu no dia 31 de março.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEO: Chuva alaga ruas e água invade restaurante em Pipa

As chuvas que atingiram o município de Tibau do Sul nesta terça-feira (16), causaram transtornos na região. Ruas ficaram alagadas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a água invadindo um restaurante localizado na praia de Pipa.

Em nota, a Prefeitura de Tibau do Sul comunicou que o município recebeu um volume atípico de chuva para o esperado no período e as situações de alagamento identificadas foram todas normalizadas. A Defesa Civil Municipal não chegou a ser acionada.

Ainda segundo a nota, a ladeira do largo de São Sebastião, onde fica o estabelecimento que aparece nas imagens, tem sinalização de alerta e perigo em toda extensão do muro.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Em 15 dias RN atinge 70% do volume de chuvas esperado em abril, diz Emparn

Foto: Elisa Elsie/governo do RN

No Rio Grande do Norte choveu em abril de 2024, segundo mês da quadra chuvosa, um total de 99,5mm, representando 70% da média esperada (146,8mm), de acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Os dados são equivalentes até a última segunda-feira (15). Neste período, as regiões que mais receberam chuvas foram o Agreste Potiguar, com 87,8%, e Central Potiguar, que atingiu 70,2%.

Um conjunto de fatores favorecem o cenário. Entre eles a atuação do sistema meteorológico, Zona de Convergência Intertropical, associada ao aumento das temperaturas superficiais das águas do oceano Atlântico (que estão aquecidas em torno de 2°C acima da média) e a topografia do estado, com serras e outras formações rochosas que influenciam no movimento das massas de ar, que juntos favorecem a formação de nuvens com chuvas nesta época do ano, informou a Emparn.

“Estamos no segundo mês da quadra chuvosa e a previsão é de continuidade das chuvas até o final de mês ficando dentro ou um pouco acima da média esperada”, declarou o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Sobre as temperaturas, o potiguar segue sentindo mais calor. “As temperaturas, em Natal, por exemplo, já começam o dia com 25ºC e à noite por volta dos 28°C. Isso a combinação de alta umidade, em torno de 80% e baixa circulação de ventos”, disse Bristot.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN e CAARN inauguram Casa da Advocacia nesta segunda-feira (22) em Mossoró

Um sonho da advocacia potiguar está prestes a se tornar realidade. A Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti Dantas será inaugurada nesta segunda-feira (22) em Mossoró, seguindo o projeto de interiorização dos serviços da Ordem Potiguar.

A solenidade acontece a partir das 18h30, com a presença do presidente do CFOAB, Beto Simonetti, do presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros e da CAARN, Ricardo Lucena.

Construída com recursos da OAB/RN, CAARN e repasse do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), a Casa da Advocacia está localizada no centro da cidade e foi pensada para oferecer mais comodidade à advocacia na região Oeste. O espaço vai contar com espaço de coworking, sala de atendimento, centro de inclusão digital, sala de reunião, além de copa e um espaço de convivência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *