Diversos

Choro, jazz, instrumental e samba embalam as noites do I Natal Fest Gourmet

Realizado dias 2, 3 e 4, na praça Augusto Severo, o festival recebe shows de Sérgio Groove, Sami Tarik, Regional Choro da Terra, Daniele Fernandes e Dani Lucas, além de Praça Gastronômica, Arena Senac de Gastronomia e o Concurso Popular de Gastronomia

A programação musical oferecida pelo I Natal Fest Gourmet vai contemplar algumas feras da música potiguar. São artistas de notoriedade dentro e fora do RN, como o contrabaixista Sérgio Groove Trio, Sami Tarik Trio, Dani Lucass e Banda, quarteto Regional Choro da Terra e Daniele Fernandes, a voz do Ribeira Boêmia. As atrações se apresentarão na praça Augusto Severo, Ribeira, durante a primeira edição do festival cultural e gastronômico realizado entre os dias 2 e 4 de novembro, das 18h30 até 2h da madrugada. A programação faz parte do “Espaço Cultural Sesc”, parceiro do Natal Fest Gourmet. A ação abrirá o calendário do Natal em Natal 2017.

O Natal Fest Gourmet tem incentivos da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal e patrocínio do Ocean Palace Beach Resort. Sua realização conta com as parcerias da Fecomércio, Sesc, Senac e Sebrae-RN. A direção e produção geral é do empresário Habib Chalita Júnior. “A programação musical promovida pelo festival em parceria com o Sesc-RN faz parte do conjunto cultural formado pela gastronomia, arte e entretenimento de qualidade”, comenta o produtor Habib Chalita. “O objetivo é ocupar a rua com ações culturais e que as pessoas possam usufruir dela”, completou.

APRESENTAÇÕES CAPRICHADAS

Na quinta-feira (2/11) quem abre a programação às 18h30 é o multi-instrumentista, cantor e compositor Sami Tarik. Conhecido como o “Executivo do Pandeiro”, nome também do seu álbum de estreia, o músico vai se apresentar no formato power trio com uma roupagem moderna e composições bem humoradas. Ele traz um repertório de músicas autorais e releituras de compositores que marcaram sua formação musical, como Dorival Caymmi e Genival Lacerda. O público vai se surpreender com uma apresentação repleta de ritmo, contemporaneidade e suingue, ao som de “Cabra pra você criar”, “Deixa no Mar” e “Brasil Qatar”, esta última inspirada no tempo em que morou no Oriente Médio.

Na sequência, entre 21h30 a 0h30, sobe ao palco a intérprete Dani Lucass. Embalada pela elegância da bossa nova, a cantora natalense tem uma carreira bastante versátil. Nascida em uma linhagem de músicos de várias vertentes, a cantora foi apresentada à música aos cinco anos de idade. A estreia profissional veio aos 18 anos como integrante da Banda Voyage. Graduada pela Escola de Música da UFRN, Dani já fez parte do elenco do Coral Harmus, importante grupo vocal onde atuou no naipe das sopranos. Depois vieram o Coral Canto do Povo e Coral Madrigal, ambos como contralto. Experimentou outros estilos e repertórios ao integrar as bandas de pop rock Boca de Sino, Banda Rhits e a jazzística “Brazuqa Band”, com esta última viajou pelo Oriente Médio.

Escalada para encerrar as três noites do festival, a cantora Daniela Fernandes é uma das intérpretes da nova geração que mais se destaca. A jovem cantora tem uma formação artística ampla, onde transita entre a dança, as artes visuais e música. Mas ficou conhecida por dar voz à famosa Roda de Samba Ribeira Boêmia, projeto que tem revitalizado o samba em Natal com shows locais e nacionais. Daniela também é a cantora oficial da Sesi Big Band e participou de projetos como o Pipoca Doce, ao lado de Khrystal, Camila Masiso e Alessandra Macedo. Nesse evento, ela montou um repertório diversificado para contemplar as três noites e se apresentará no formato trio, acompanhada de Gustavo Monte (violões) e Weslley Silva Cicinho (percussão). Apesar da aproximação com o samba, aqui ela passeia por outros estilos, como bossa nova, MPB, pop e blues. Repertório será cheio de coisas brasileiras e até algumas internacionais.

CHORO E GROOVE

Na sexta-feira (3/11), o choro toma conta da praça. O quarteto Regional Choro da Terra promete encantar com seu repertório atemporal de grandes mestres do choro. De Chiquinha Gonzaga (Gaúcho o Corta-Jaca) a K-Ximbinho (Sonoroso) a Waldir Azevedo (Pedacinhos do Céu); de Pixinguinha (Vou Vivendo e Carinhoso) a Zé Menezes (Encabulado). O grupo uniu os instrumentistas Anchieta Menezes, Jonathas Marques, David Silva e Cesar Sampaio em torno do compromisso de valorizar e divulgar autores que fizeram e fazem o acervo de nossa música brasileira, representando o gênero musical tipicamente brasileiro, o choro, sem esquecer de “suas danças”, a valsa, polca, maxixes. O público pode cair na dança.

No sábado, a partir das 18h, o virtuosismo sonoro do contrabaixista Sérgio Groove dá o tom da noite. Ele se apresenta acompanhado do saxofonista Ozi Cavalcante e o baterista Daniel Grossmann. Groove é baixista e multi-instrumentista, arranjador e compositor, com 25 anos de carreira, trajetória em que integrou várias bandas, produziu mais de 200 discos e atuou em diversos festivais instrumentais brasileiros e internacionais. Versátil, passeia com habilidade pelo jazz ao xote e baião, do reggae a black music, rock e blues, mas também a salsa, o samba e a bossa. Sempre visitando os ritmos brasileiros como o choro, o xaxado, maracatu e coco de zambê.

O festival contará ainda com praça gastronômica, serviço de restaurantes Paçoca de Pilão, Chopp & Camarão, Cozinha Ecológica, Restaurante Bidoca e Caroli Doces, concursos, palestras, oficinas na Arena Senac de Gastronomia e exposição de produtos gastronômicos. O público poderá visitar ainda a galeria de arte com exposição de 30 trabalhos de 15 artistas visuais, sob a curadoria de Vatenor Oliveira.

INGRESSOS BENEFICENTES

A parceria do Natal Fest Gourmet e Sesc vai contemplar ainda uma ação humanitária do programa Sesc Mesa Brasil, destinado a pessoas com vulnerabilidade social e nutricional. Mil Ingressos de acesso ao festival, para a noite de quinta-feira, serão distribuídos em troca de 1 kg de alimento não perecível para o programa que abastece entidades sociais e programas de alimentação solidária. A distribuição dos ingressos será feita nas unidades do Sesc-RN.

Para acompanhar as novidades, siga o FestGourmet no perfil oficial no Instagram (www.instagram.com/natalfestgourmet/).

SHOWS MUSICAIS

Dia 2, quinta-feira
Sami Tarik e Trio – 18h30 às 21h30
Dani Lucas – 21h30 à 0h
Daniele Fernandes – a partir da 0h

Dia 3, Sexta-feira
Regional Choro da Terra – 18h30 às 21h30
Daniele Fernandes – 21h30 à 0h30

Dia 4, sábado
Sérgio Groove Trio – 18h30 às 21h30
Daniele Fernandes 21h30 à 0h30

SERVIÇO
I Natal Fest Gourmet

Abertura do Natal em Natal, dias 2, 3 e 4

De novembro, na praça Augusto Severo, Ribeira

(no entorno do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão)

Horário: Das 15h às 12h.

Realização: Habib Chalita Júnior

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

‘Brasil precisa manter mentalidade de reformas e esforço fiscal’, diz diretor do FMI

Rodrigo Valdés, diretor do Hemisfério Ocidental do FMI Foto: MARCELO CHELLO / ESTADÃO

Embora tenha melhorado a projeção para o crescimento do Brasil neste ano, o Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para a necessidade de o País avançar na agenda de reformas e intensificar o esforço fiscal para reduzir a dívida, que seguirá crescendo nos próximos anos, na visão do organismo.

“O que é importante é manter essa mentalidade de reformas. Elas podem aumentar o crescimento potencial e isso vai produzir receitas fiscais para fazer tudo o que o País necessita. Sem crescimento, é muito difícil suprir essas necessidades”, diz o diretor do Hemisfério Ocidental do FMI, Rodrigo Valdés, em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast, durante as reuniões de Primavera, em Washington DC.

O alerta do FMI vem enquanto, no Brasil, “pautas-bomba” no Congresso – a exemplo da desoneração da folha de municípios, que compromete receitas geradas com a reforma da Previdência – podem minar os esforços do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de ajustar as contas públicas. O Fundo piorou as projeções fiscais para o Brasil e não vê superávit primário até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PF prevê caos na corporação com corte de R$ 122 mi no orçamento

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal prevê um caos na corporação devido ao corte de R$ 122 milhões no orçamento de 2024.

A corporação acredita que, se não for feito nenhum repasse adicional, haverá paralisação na emissão de passaportes, no abastecimento de viaturas e até no pagamento de servidores, entre agosto e setembro.

A avaliação é que no último ano a Polícia Federal aumentou o gasto devido a grandes investigações, como dos atos do 8 de Janeiro, do caso Marielle Franco e do genocídio Yanomami.

O corte, entretanto, não deverá afetar as equipes de investigações, que são prioridades da PF, mas outros serviços oferecidos pela corporação.

Guilherme Amado – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN tem segundo menor número de mortes por dengue do Brasil

Foto: nuzeee/Pixabay

O Painel de Monitoramento de Arboviroses, disponibilizado pelo Governo Federal, mostra que o Brasil registrou 1.544 mortes confirmadas por dengue durante 2024, com dados contabilizados até 18 de abril. O Rio Grande do Norte ocupa o segundo menor número de mortes confirmadas em todo país, com apenas um caso. O quantitativo é igual aos estados do Ceará e Tocantins.

Não registaram mortes confirmadas de dengue os estados do Acre e Roraima. A lista com maiores casos é liderada por São Paulo (320), Distrito Federal (270), Minas Gerais (261), Rio de Janeiro (116) e Goiás (116).

De acordo com informações da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), a morte confirmada por dengue no Estado aconteceu no final do mês de março, na Região do Alto Oeste. O paciente era um “adulto jovem” e sem comorbidades registradas.

Até 18 de abril, o balanço do Painel de Monitoramento de Arboviroses mostra que o Rio Grande do Norte tem 12.374 casos prováveis de dengue, 2.274 confirmados, e duas mortes em investigação.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Corpo de ‘Tio Paulo’ será enterrado neste sábado, 4 dias após a morte

Foto: Reprodução/g1

Será enterrado neste sábado (20), no Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, o corpo de Paulo Roberto Braga, de 68 anos, o idoso que foi levado morto para atendimento em um banco em Bangu na última terça.

Um vídeo feito por funcionários da agência mostra o momento em que a sobrinha de Paulo Roberto, Érika de Souza Vieira Nunes, tenta liberar um empréstimo de R$ 17 mil na frente do idoso morto.

Érika está presa por tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio de cadáver. A defesa dela alega que o idoso chegou vivo ao banco, mas a polícia afirma que ele já estava morto. Imagens de câmeras de segurança de um shopping perto do banco e da entrada da agência mostram o idoso aparentemente já desacordado.

Um motorista de aplicativo e um mototaxista dizem que o idoso estava vivo ao entrar no carro que os conduziu para o local.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

MST ocupou 31 propriedades durante o “Abril Vermelho” de 2024

Foto: Divulgação/MST

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) finalizou nesta sexta-feira (19.abr.2024) as ações da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Reforma Agrária, o “Abril Vermelho”. Foram realizadas 31 ocupações no período, dentre elas, com a construção de 5 novos acampamentos, em 13 Estados e no Distrito Federal.

Eis abaixo os Estados em que registraram ocupações:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Bahia;
  • Pernambuco;
  • Ceará;
  • Paraíba;
  • Sergipe;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná; e
  • Pará.

Desde a segunda-feira (15.abr.), o MST organizou 70 ações diversas, que incluíram a construção de acampamentos unitários, assembleias populares e manifestações em órgãos públicos, como em sedes estaduais do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os eventos foram realizados em 18 Estados.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Lula concorda com distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras

Foto: REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para o governo votar pela distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da Petrobras.

A medida deve significar um ingresso de cerca de R$ 6 bilhões aos cofres da União, acionista controlador da empresa estatal.

A decisão do presidente de chancelar o voto do governo nessa direção foi tomada na tarde desta sexta-feira (19) após a avaliação de que a medida não vai comprometer o plano de investimentos da companhia.

Os outros 50% ficarão em uma reserva para uma nova avaliação do conselho de administração nos próximos meses.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes diz que “mercantilistas estrangeiros tratam o Brasil como colônia”

Foto: Reprodução

Sem fazer menção ao dono do X, Elon Musk, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse que a Justiça “está acostumada a combater mercantilistas estrangeiros que tratam o Brasil como colônia”

A declaração, nesta sexta-feira (19), foi feita em meio a críticas de Musk a Moraes a respeito de decisões que pedem o bloqueio de contas no X, o antigo Twitter, rede social comprada pelo empresário sul-africano. O ministro participou de um evento no Museu da Democracia, no Rio.

Em sua fala, Moraes também fez referência à “união de irresponsáveis mercantilistas, ligados a redes sociais, com políticos brasileiros extremistas”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

VÍDEO: Belo chora em 1º show após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa; veja

Foto: Reprodução/Globoplay

Na noite desta sexta-feira (19), Belo chorou durante seu primeiro show, na turnê dos 30 anos de Soweto, após anúncio de separação de Gracyanne Barbosa.

No palco, antes de cantar um de seus maiores sucessos o cantor desabou na frente de milhares de fãs. Na música “Reinventar”, o artista se emocionou e abaixou a cabeça. Ele levou as mãos ao rosto e chorou copiosamente.

O show no Allianz Parque, em São Paulo, na noite desta sexta marca o início da turnê do grupo. O início da turnê ocorre em meio ao anúncio de separação do cantor com a musa fitness.

Splash – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Arena das Dunas confirma partida entre América e Corinthians para 1º de maio

Foto: ALEX RÉGIS/ TRIBUNA DO NORTE

A partida entre América e Corinthians, válida pelo confronto de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, vai ocorrer no dia 1º de maio (quarta-feira), às 21h30, na Arena das Dunas. A informação foi confirmada pela administração do estádio, que garantiu a compatibilização com a operação de uma corrida marcada mais cedo na mesma data.

“Também está confirmada a realização da etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas, que acontece no mesmo dia no Setor Norte do complexo, a partir das 15h30. Os eventos ocorrerão em horários distintos e terão suas operações compatibilizadas”, informou a Arena das Dunas.

América e Corinthians voltarão a se enfrentar depois de 15 anos, justamente a única vitória do time potiguar no histórico do confronto. De acordo com o pesquisador Marcos Trindade, já foram realizadas 10 partidas oficiais entre os dois clubes, com vantagem ampla dos paulistas, que venceram sete vezes, além de dois empates.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPI para investigar o STF é inadmissível, diz Gilmar Mendes

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O decano do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, disse que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a Suprema Corte é “inadmissível”.

“A princípio, uma CPI que investigasse atos do Supremo Tribunal Federal seria inadmissível. Seria inconstitucional”, afirmou em entrevista ao SBT divulgada na quinta-feira (18).

O ministro também disse não acreditar que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), “tenha se pronunciado no sentido” de uma CPI para investigar o STF.

“Tenho a impressão de que a gente deve separar aquilo que é ruído, eventualmente é borbulha, é espuma, do que aquilo que efetivamente é sinal. Entendo que aqui há muita borbulha. Há muito o ruído, desinformação, fake news. Mas isso não corresponde à realidade“, disse.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esses senhores de acham o dono do Brasil a CPI é necessária e urgente, parece que eles não perceberam que a máscara caiu

  2. O medo é grande demais, não entendo porque esse desespero e porque esses seres divinos não podem ser investigados, onde está na constituição que não pode? deveriam serem expulsos só em defender essa bizarrice. A palavra “supremo” mexe com a cabeça do tolo.

  3. Claro! Eu também concordo kkkkk! Eles são Deuses, estão acima do bem e do mal, se investigarem, vão descobrir tanta sujeira!!!! Disso que eles tem medo!

  4. Ninguém está acima da lei senhores do STF,o que faz aqui aqui se paga!
    Tem que ficar de olho no Rodrigo Pacheco e Arthur lira

  5. Por que , os que se acham Deus não podem ser investigados, eles têm atitudes que prejudicam várias pessoas e pq eles não podem ser investigados por suas atitudes também.
    Investigação já ditadura do judiciário!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *