Conselho de Ética do Senado começa a analisar cassação de Aécio

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) - 29/03/2017

O Conselho de Ética do Senado terá cinco dias úteis, a partir desta terça-feira, para decidir se aceita ou não o pedido de abertura de processo que pede a cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). O presidente do órgão, senador João Aberto Souza (PMDB-MA), só tomou conhecimento hoje da representação contra o tucano.

O pedido foi apresentado pela Rede e pelo PSOL depois que Aécio foi citado na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo JBS. Os partidos oposicionistas argumentam que houve quebra de decoro parlamentar pelo senador.

Segundo o depoimento do empresário, Aécio teria pedido R$ 2 milhões em propina para pagar despesas com sua defesa no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. A denúncia motivou o afastamento do senador pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A análise da representação no Conselho de Ética começa no mesmo dia em que o STF julga o segundo pedido de prisão preventiva do senador, feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot – o primeiro foi negado pelo relator do caso, ministro Edson Fachin, que decidiu somente afastar Aécio das atividades de senador.

A Procuradoria-Geral da República entrou com um agravo contra a decisão, ao mesmo tempo em que a defesa do senador interpôs um agravo para garantir a liberdade dele. O julgamento está marcado para esta terça-feira, a partir das 14h, pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Marco Aurélio Mello (relator), Rosa Weber, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Luis Roberto Barroso. A expectativa é que a votação seja apertada.

 

VEJA

Publicidade

Comentários:

  1. paulo martins disse:

    Votei em Aécio – e votaria em qualquer outro nome, desde que não fosse do PT -, mas quero vê-lo preso pagando pelos crimes que tenha cometido.
    Já os petistas, exímios esgrimistas do óbvio, só se prepararam para canonizar o seu bandido de estimação, o ladrão contumaz Lula da Silva.
    Esta é a oceânica diferença que nos separa para todo o sempre.

  2. Bezerra disse:

    Punir todos, queridos, queridas, Aecios, Dilmas, Lulas, Temer. O Brasil precisa ser passado a limpo!

  3. LUCY disse:

    TCHAU QUERIDO, OU MELHOR, RATO. KKKK

    • Abel disse:

      Vai se juntar a os outros roedores aloprados do PT, lugar de bandido ladrões é na cadeia. Preso, vai ficar aguardando o salafrario de dezenove dedos.

    • Eterno Vascaino disse:

      Mais um golpista exterminado !