A governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta sexta-feira, 22, diretores e presidente do Consórcio Inframérica e na ocasião informaram que no dia 3 de abril de 2014 o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante entra em funcionamento.
Via Twitter, a governadora Rosalba Ciarlini disse que o aeroporto de São Gonçalo do Amarante “é uma alegria para o governo pelo esforço que fizemos para garantir que o RN seja a melhor porta de entrada aérea do Brasil”, escreveu a governadora.
A governadora acrescentou que o Governo do Estado está trabalhando para atrair mais voos para o Rio Grande do Norte. “Estamos estudando formas de atrair mais vôos para que o RN seja o ponto de chegada de todos os destinos por sua posição estratégica”.
Andamento das obras
No dia 6 de novembro deste ano, a imprensa potiguar teve a oportunidade de conhecer de perto as obras dos acessos do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A convite da governadora Rosalba Ciarlini, o grupo conferiu o andamento dos serviços de uma das principais obras de responsabilidade do Governo do Estado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Orçada em R$ 73 milhões, a obra prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso Norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso Sul.
Segundo o secretário Especial para a Copa (Secopa), Demétrio Torres, as obras do acesso Norte estão com 15% de conclusão, em que já foram feitos os serviços de abertura e terraplanagem. “É bom lembrar que a construção do acesso Sul não constava originalmente na matriz de responsabilidades do Governo do Estado, mas foi uma determinação da Governadora Rosalba Ciarlini para melhorar o trânsito entre São Gonçalo do Amarante e Macaíba, além de desenvolver economicamente a região”. Este segundo acesso está sendo construído paralelamente e está com 5% de conclusão. O prazo estipulado pelo Governo para a finalização e entrega das obras é maio de 2014.
Após a visita o grupo foi levado ao canteiro de obras responsável pela montagem e construção das peças que serão utilizadas na edificação dos viadutos e pontes, previstos nos 2 projetos de mobilidade e que integram o Anel Viário Metropolitano.
O complexo viário também dará acesso à BR-101, Aeroporto Internacional Augusto Severo e ao estádio Arena das Dunas.
Para a Chefe do Executivo Potiguar, a concretização dos acessos demonstram o empenho e a seriedade do Governo do Estado. “Nós nos comprometemos e estamos bem perto se cumprir nossa promessa. E fomos além das nossas responsabilidades, pensamos no desenvolvimento do Estado e na grande movimentação de caminhões e automóveis para o escoamento de cargas, daí a necessidade desse segundo acesso, o acesso sul”, pontuou .
O projeto foi desenvolvido para facilitar a circulação de passageiros e cargas com fluidez e segurança, abrangendo o fluxo previsto na operação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, que será de 6,2 milhões de passageiros por ano.
Ainda durante a visita, os jornalistas puderam conhecer a obra do Aeroporto de São Gonçalo, que já está com 62% concluída. O grupo acompanhou a apresentação feita por um dos diretores do Consórcio Inframérica, detalhando o andamento do projeto e as frentes de trabalho que estão em desenvolvimento. Segundo Antônio Pimentel, o Aeroporto de SGA terá 45 balcões de check-in, 10 quiosques de autoatendimento para o embarque de passageiros, 8 escadas rolante e 22 elevadores, capacidade para 8 aeronaves do tipo A320 (classe D,E) e 2 do tipo A380 – uma das maiores aeronaves da atualidade – com capacidade para 800 passageiros por voo.
Ainda segundo o diretor do Consórcio, o Terminal de Cargas terá 4 mil m2 e capacidade para 10 mil toneladas/ ano. A previsão é que em abril de 2014 o novo aeroporto já esteja em operação.
Em conversa com a imprensa, Rosalba Ciarlini destacou a grandiosidade da obra e o salto de desenvolvimento que será dado com o início dos voos. “Este é um empreendimento que tem tudo para alavancar o nosso Estado. Não se trata de mais um aeroporto, o diferencial deste é seu setor de cargas. O Rio Grande do Norte terá um dos maiores aeroportos de cargas da América Latina que está sendo pensado e desejado há quase 15 anos e agora ele se torna real, totalmente estruturado e com uma infraestrutura para atender a população ate o ano de 2024. Isso também significa desenvolvimento e progresso para o nosso Estado”, concluiu.
Com informações do De Fato
Olá!
Mapeadores do projeto OpenStreetMap estão mapeando detalhes para a <a href="http://www.openstreetmap.org/#map=13/-5.7548/-35.3713&layers=N" rel="nofollow">região do novo Aeroporto Internacional de Natal</a>.
Você, blogueiro, e você, visitante, <b><a href="http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Pt-br:Tutorial:Colaborando_com_Notas" rel="nofollow">podem ajudar, é fácil!</a></b>
Eu ficarei muito grato caso se interessem por isso.
Alexandre Magno
A maior rota internacional para a América Latina é para São Paulo Cidade e Estado… teremos, em pouco tempo, como os dois maiores aeroportos internacionais do Brasil (Cumbica e Viracopos _ reformados e ampliados)… sem comentarmos sobre o Galeão no Rio de Janeiro (rota turística mais procurada)… será que haverá passageiros suficientes que justifique escalas e/ou voos específicos para Natal? Só o futuro dirá… o povo está sendo enganado!!!
Dois babões!
PT O ORGULHO DO BRASIL. ESTAREMOS JUNTOS EM 2014 PARA QUE AS ELITES DOS PODERES, NÃO FAÇAM COM O POVO BRASILEIRO O QUE ESTÃO FAZENDO COM O PT. D ILMAIS; SALÁRIO, MÉDICO, EMPREGO, CASA, UNIVERSIDADE, DESENVOLVIMENTO, COPA, OLIMPÍADA, TRANSPARÊNCIA, LUZ PRA TODOS, COMBATE FOME, COMBATE A POBREZA, IFs, PRONATEC, PRÉ SAL, INDÚTRIA NAVAL, PORTOS, AEROPORTOS, MOBILIDADE, TRANSPOSIÇÃO, DEMOCRACIA……..ETC……..ETC……..ETC……….PARE,PARE,PARE………PARO NÃO, QUEM FOR CONTRA DIGA O QUE FEZ E O QUE FAZ. PT SEMPRE.
Deixa de falar besteira Titico Baba Ovo, tu é um puxa-saco dessa cambada de petralhas ladrões que emporcalham o Brasil!!!
O seu Cabeça de Boi, para de falar besteira, quem disse que essa pista e de vôo internacional? Você da pena, e´mais uma vitima dos petralhas, veja a dimensão de uma pista de verdade e veja esta, qualquer avião de grande porte corre o risco de acidente, esta pista teria de ter no minimo 3.200 km para suportar no minimo um 747-400 ER e vou mais longe, aproveita e veja o custo dessa obra e quanto custa um aeropórto de verdade.
Com certeza essa obra custou 2 aeroportos e não saiu um.
Os petralhas não tem jeito, só os militares voltando pra arrumar a casa.
Toma vergonha e salve sua familia.
Graças a competentíssima equipe da Governadora teremos um aeroporto onde para chegar e sair só de avião ou helicóptero porque não há acesso terrestre. Depois de três anos não vai entregar uma rua de barro e escura. Muito fraca.