Diversos

'A Copa fora de campo não é problema da seleção', afirma Felipão

Felipão agendou dois compromissos na sexta-feira, dois dias antes de embarcar para Teresópolis, no Rio – ele chegou domingo à Granja Comary: esta entrevista com o Estado e uma passadinha no dentista, que atrasou alguns minutos. Feliz e aparentemente com a seleção nas mãos, o treinador do Brasil deu um panorama do que planejou para o time nesta Copa, e, pelo que mostrou, apenas o futebol dentro de campo poderá ser improvisado. O treinador e sua equipe pensaram em todos os detalhes para colocar o Brasil no caminho do hexa. Até mesmo uma projeção de rivais indigestos, como Holanda, Itália, Alemanha e Argentina já foi desenhada. A seguir a entrevista de Felipão.

PREPARATIVOS DO PAÍS PARA A COPA
Estádio tem. O estádio do Internacional (Beira Rio) por dentro está espetacular. O entorno é uma situação que tem de saber o que o País prometeu. Entorno de estádio não é futebol. O que importa é o estádio estar inteiro. Vai entrar na Arena da Baixada… Vocês não viram o jogo do Corinthians (contra o Atlético-PR, considerado), um evento-teste? A bola corre bonito, o estádio está bom. É isso o que importa para mim. Por exemplo: há quantos anos não se fazia uma obra no aeroporto de Guarulhos? Há 20 anos que não se fazia uma obra lá. Então, vão dizer que a Copa é responsável por tudo no Brasil? Os caras estão cobrando coisas que não são da Copa. Agora, se o gramado é ruim ou se não tem trave ou se a água do chuveiro é fria, aí sim tem a ver com o futebol.

CLIMA FRIO DE PRÉ-COPA
A ideia que foi vendida é que a Copa mudaria o País. O próprio Ronaldo falou isso… O Ronaldo se expressou de forma correta, só que não foi analisado dessa forma. Ele não quis dizer que o campo não permitia que se fizessem mais hospitais. Ele disse que para jogar a Copa tem de ter campo. Só isso. Vai da interpretação de cada um. O que foi vendido foi a ideia de que tudo seria solucionado. Não é verdade. Há 20 anos que não se fazia uma garagem lá em Guarulhos. Agora fizeram. (Sexta-feira, Ronaldo, que é membro do Comitê Organizador Local, voltou a se manifestar dizendo que sentia vergonha dos atrasos do Brasil na Copa)
COPA EM 12 SEDES
Isso é outra coisa que eu discuto. Não é uma coisa que envolve o futebol, mas que estão dando muita paulada na CBF. Não foi a CBF que escolheu 12 locais. O Ricardo Teixeira (a quem o governo atribui a opção por 12 sedes) era presidente da CBF. Quem era o presidente do País? Tem algumas coisas que precisam ser bem esclarecidas (em visita ao Estado na semana passada, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, apontou CBF e Fifa como responsáveis pela decisão de construir a Copa em 12 cidades-sede)

PROTESTOS E MANIFESTAÇÕES
Não respinga nada na seleção. Nada mesmo. Os jogadores não estão nem aí para isso, embora tenham se manifestado pelas redes sociais na Copa das Confederações ano passado. Eles vão ali para jogar bola.

APREENSÃO COM PROTESTOS
Não houve na Copa das Confederações e não há para a Copa do Mundo. Quem tem de fazer o serviço de nos carregar até o campo é a polícia. Nós estamos ali para jogar bola. Quem tem de cuidar de manifestações são a polícia e o governo. Quem tem de construir estradas não é o jogador de futebol nem a CBF. É o governo. Nós (da seleção brasileira) só temos de explicar a eles (população) que a função deles (jogadores) é jogar bola.

COPA DENTRO E FORA DE CAMPO
A Copa dentro de campo está bem administrada. A Copa fora de campo não é assunto nosso, da seleção ou da CBF. Você vai me dizer: “Ah, Felipão! Você não é um cidadão?” Sou um cidadão sim, só que tenho de pensar que se eu posso me manifestar, será depois da Copa. Quando eu sair da Copa, encerrar meus compromissos, eu posso dizer: gostei ou não gostei. E no dia 5 de outubro (dia das eleições), expressar isso nas urnas.

PROTESTOS CHEGAM AO VESTIÁRIO?
Não chega. Os jogadores comentam, e têm liberdade para comentar. Eu deixo à vontade. Mas só estão liberadas algumas manifestações que queiram fazer por meio de seus Twitters, Instagrans, não sei o que mais… E cada um assume o que escreve. Agora, uma ideia da CBF parte de quê? De que ele é jogador de futebol brasileiro defendendo a seleção do País. Pode se manifestar, mas não é opinião da CBF. É opinião pessoal do jogador. E que ele assuma a responsabilidade disso. Eles sabem disso. Foi passado a eles dessa forma, desde a Copa das Confederações. Todo mundo tem liberdade. Só que quando pisar na CBF… ele está dando sua opinião particular, não do time.

TEMPO DE TREINAMENTO
É pior do que qualquer outra Copa do Mundo anterior. Nós temos do dia 26 ao dia 12 de junho (estreia contra a Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo). Não tem nem 21 dias de trabalho. Com no mínimo 21 dias, teríamos três ciclos de sete dias de trabalho, que fecha direitinho. Tu preparas teu time, mas são 16 dias bons, muito pouco. E eu não estou entendendo isso. Nós temos de nos apresentar dia 26, mas a seleção da Inglaterra já está treinando, a Holanda já está treinando no Algarve, a Itália já está treinando… Como é que pode? A decisão da Fifa é que eles (jogadores) têm de ter no mínimo sete dias de descanso a partir do dia 19.

GRANJA COMARY
Foi feito tudo de primeira. Não há lugar melhor que conheço para treinar. Ficou muito bom, de primeira. Tudo foi modificado pensando na seleção. Teremos tudo para trabalhar bem. Tenho de dizer que o Marin (José Maria Marin, presidente da CBF) fez o que foi preciso e tem nos ajudado.

LISTA SEM POLÊMICAS
Dos 23 (jogadores), no mínimo 20 batem com a opinião popular. Antigamente, tinha 23 e possivelmente você ia discutir seis ou sete jogadores. Desta vez, não. Tudo foi muito normal.

LIMITAÇÃO DE ATLETAS
No meu caso, nesse momento, essa limitação é boa. (Quando você tem a lista sem dúvidas, é porque pode ter menos jogadores para chamar). Nesse momento, digo que a limitação é boa pra mim. E no contexto de equipe é bom.

KAKÁ, GANSO, ROBINHO…
Não tive dúvida na minha lista. Minha dúvida era o quarto zagueiro. Você tem de analisar o jogador por três, seis, oito meses numa temporada. Não havia muito mais o que fazer, não havia muita escolha diferente dessa que nós fizemos. E vai ver o que os jogadores convocados estão jogando? Eles estão com velocidade. E essa Copa do Mundo vai ser uma Copa de velocidade e muita correria.

ANSIEDADE
Não posso mostrar para eles qualquer desconforto ou ansiedade. Eu sou o cara para quem eles olham na beira do gramado. Então, tenho de ter tranquilidade e firmeza.

NEYMAR
Ninguém fala, mas o Muricy (técnico do São Paulo) foi importante para o Neymar. Muricy fez o Neymar voltar para marcar. Não aprendeu, mas com o Muricy ele fez isso. E hoje na seleção ele também faz. Neymar é o melhor de todos, disparado. Mas se perguntar para ele… Tem dias que ele diz assim: ‘Professor, deixa eu ficar ali (determinado setor do campo, talvez mais para a esquerda), que eu marco’. E ele vem e marca. Marca mal, bate no cara, não sabe fazer falta… Mas ajuda na marcação. Esses caras têm esse espírito. Fosse diferente e não ia conseguir.

CRISTIANO RONALDO
O Cristiano Ronaldo, por exemplo, volta para marcar também. É gente boa demais. Mas depois de tomar banho, é pior que o Murtosa (auxiliar técnico e fiel escudeiro de Felipão). O Murtosa passa creme nas pernas… O Cristiano passa creme no corpo inteiro, fica um tempão na frente do espelho… Passa gel, passa tudo, mas não é nada… é pessoal dele. Mas ele não é nada bobo com as mulheres.

FIGO
Ele foi o melhor capitão que eu tive (trabalharam juntos em Portugal). No começo, o relacionamento foi difícil, mas a partir do terceiro mês ele começou a se aproximar. Aí veio o episódio do Deco (Felipão o convocou para a seleção portuguesa). Ele se manifestou dizendo que se fosse ele (o capitão) não aceitaria (o capitão era Fernando Couto). Até que um dia nos reunimos e ele disse: ‘Professor, as minhas ideias são essas, mas eu não sou contra nada’. E passamos a ter bom relacionamento. No quarto mês, começou a preparação para a Eurocopa. Ele chegou e disse: ‘Professor, algum problema? Se tiver algum problema no jogo pode pedir para jogar a bola em mim. Dá pra mim que eu resolvo. Se eu errar, eles (torcida e jornalistas) não vão chiar. Passei ele para capitão e nunca mais tive problema. Gente boa demais.

BRASIL 100%
Na quinta-feira, falei com o doutor Runco (José Luiz Runco, médico da seleção). Perguntei a ele se tinha alguma novidade em relação aos jogadores e ele me disse que está tudo bem. Todo mundo está em condições para iniciar os treinos na Granja Comary. Não tem problema nenhum de lesão.

OSCAR, ÚNICO ARMADOR
Não é bem assim. Tem o Willian que joga por ali também. Com o Mourinho (José Mourinho, técnico do Chelsea), ele joga tanto pela direita quanto pela esquerda. Aí joga o Oscar pelo meio. O Willian, quando joga pela meia, é muito bom jogador. É bem melhor do que na ponta. (Felipão pode deixar Neymar flutuar no meio-campo, como opção).

DIEGO COSTA
Eu ia convocá-lo para a Copa do Mundo. (Felipão chamaria Diego Costa, do Atlético de Madrid, para os amistosos de novembro passado, mas em outubro o atacante optou por defender a seleção espanhola). Estava errado? Não sei. Ele estaria na Copa com a seleção brasileira. Falei duas vezes com ele sobre isso. O problema é que tem outros interesses por trás de tudo. O Diego Costa conseguindo e sendo naturalizado espanhol, abre espaço na Europa (Diego Costa pode se transferir para o Chelsea). É tudo jogo de interesse. Não adianta. Tu tens de ficar refém de alguma coisa. E ele não quis. Eu tinha levado o Miranda (companheiro de Diego no Atlético de Madrid) uma vez, tinha levado Filipe. Depois tinha levado o Maxwell. Eles conversam entre eles… Mas o Diego Costa estaria com a gente. Ele joga tanto com a 7, como com a 9, ou ainda com a 11. Pensava em colocá-lo lá na frente para correr, trombar. É um bicho, forte como um touro.

FUTEBOL DESTA COPA
Será uma Copa mais de velocidade. Nós estamos bem nesse quesito porque nós temos zagueiros de velocidade também. Não vamos ter muita bola alta, não. Imagino. E nossos jogadores de frente também são velozes.

CHILE
Eu já disse uma vez: na primeira rodada, o Chile vai jogar com a Austrália, a Espanha com a Holanda. Se a Espanha ganhar, o segundo jogo é Chile e Holanda, e se o Chile tiver ganho da Austrália a Holanda só tem um resultado. Se não ganhar do Chile, está fora. Não esqueçam que o Chile é bem arrumadinho ali atrás, um time chato de enfrentar.

RIVAIS
Por mim, eu não gostaria de jogar contra o Chile. Embora a estatística mostre que o Brasil com o Chile ganha sempre, eu não gostaria. Holanda? Ouvi hoje que o Van Pierse está se recuperando… Com a Holanda é o contrário. A nossa história contra a Holanda não está muito bem resolvida (a seleção brasileira foi eliminada na África do Sul pela Holanda, após derrota de 2 a 1 com falhas de Julio Cesar e Felipe Melo)

HOLANDA
A Holanda tem bons jogadores de bola parada. Tem Van der Vart, aí pode ser a bola parada (a decidir). Mas eles não têm jogadores que definem tanto com a bola rolando.

O CAMINHO DO BRASIL
Pelo que os nossos entendidos da comissão técnica dizem, o caminho é o seguinte: nós contra a Holanda (nas oitavas), depois Itália ou Uruguai, mas pensamos mais na Itália. E aí seriam dois campeões do mundo (nas quartas). Depois enfrentaríamos a Alemanha (semifinal) e por fim a Argentina (final). Para ganhar, teríamos de passar por três campeões do mundo.

ESCALAÇÃO PARA A ESTREIA
É 90% do time que vem jogando. A não ser que tenha uma lesão, é esse pessoal que já vem mais ou menos entrosado. (O Brasil então enfrentaria a Croácia com Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar).

EXPERIÊNCIA
Ninguém tinha (experiência) na Copa das Confederações e já está todo mundo falando que ninguém tem de Copa. Quem jogou Copa? Julio Cesar, Daniel Alves, Maicon, Thiago Silva, Fred e Ramires. Seis, então 17 não jogaram Copa do Mundo. Não tinham jogado nem Copa das Confederações. Eu optei por aquilo (renovar a seleção para a Copa das Confederações em vez de levar experientes como Kaká e Ronaldinho) e segui em frente. Depois vieram os jogos amistosos. E se os caras nos amistosos não tivessem correspondido, aí dava para pensar em alguma coisa diferente. Mas depois da Copa das Confederações, o espírito deles continuou o mesmo. E isso é muito difícil, porque se encontravam na segunda para jogar na quarta (amistosos).

OBA-OBA NA PREPARAÇÃO
O único problema que vou ter vai ser segurar os patrocinadores, segurar o povo para a entrada nos treinos. Os caras não vão entender isso. O treino estará fechado. Primeiro lugar: a Fifa não permite público. Segundo lugar: os caras da polícia também não vão assumir esse risco. Então não pode abrir para o torcedor. Não dá para abrir. Terceiro lugar: tem de saber, tem de ser um pouco malandro nessas horas. A Itália abriu (o treino) e vocês viram o que aconteceu com o Balotelli (foi vítima novamente de manifestação racista por parte de torcedor)? É normal que o cara vai para apoiar, mas depois critica. O jogador reage. O patrocinador também quer estar junto da seleção. Ele acha que porque está dentro do Brasil, pode tudo. Não pode. Na Granja, a gente tinha pensado em levantar um tapume para fechar o campo para aquelas casas que têm lá. Pensamos num tapume de três metros de altura, mas aí os moradores pediram para não fazer e a gente deu esse voto de confiança. Vamos ver…

FOLGA
Vou dar folga e eles já têm a programação dos dias. Em 2002 (na Coreia do Sul e no Japão), o hotel foi aberto, mas foi aberto com um pouquinho de cuidado. Eles têm os dias livres. Eles têm o calendário e já receberam isso. Nós vamos jogar em São Paulo dia 6 (contra a Sérvia) e eles estarão liberados depois do jogo (folga no dia seguinte). Joga dia 12, após a estreia contra a Croácia, o elenco está liberado dia 13. Joga dia 17, foi liberado no dia 18. Está tudo mais ou menos planejado. Aí, cada um vai fazer o que achar melhor.

DESCANSO DO FELIPÃO
Eu também tiro folga, claro. Na seleção portuguesa (em 2006), a gente tinha uma casa que vendia salsicha e chope lá no canto de Marienfeld. Nós fechávamos essa casa e ficávamos lá do meio-dia às quatro da tarde, só para os membros da comissão técnica, comendo e bebendo. E os jogadores iam para tudo que é lado, para não se misturar. Na seleção brasileira não tem muito o que fazer. Se você ficar no local, procura te isolar dos jogadores. Depois do jogo, vou para casa (em São Paulo), até porque meu filho (um deles mora em Portugal) vem para cá. A comissão técnica vai para um lugar que não seja o que eles (jogadores) vão. Não vai nem perto. É folga deles. A gente da comissão técnica vai para um canto e toma um chopinho. Essa é a nossa folga. Bem longe dos jogadores, porque senão você arruma briga. O resto é normal. Todo dia tu tens lá tua caminhada, para poder tirar o estresse.

PATROCINADORES
Eles podem ter na folga. Todo compromisso que quiser no dia de folga. Só lá dentro da Granja que não vai dar. Lá, vai ter dia 26 (hoje). Os 14 patrocinadores da seleção estarão esperando por nós. Vamos passar por eles e cumprimentá-los, bonitinho. Normal. Depois disso, eles vão embora e nós vamos fazer exames médicos. Pronto. Já tem uma imagem para o Brasil todo dos jogadores com os patrocinadores.

ESQUEMA TÁTICO
Vai ser igual à Copa das Confederações (pressionando os adversários na saída de bola). Os adversários podem estudar, quero ver se eles têm perna para aguentar. Nós também vamos estudá-los … Se nós mudarmos o que deu certo, os outros que se virem. Nós vamos estar preparados para marcar em cima. Vamos dar pressão para ver se a gente consegue, nos 10, 15 primeiros minutos, fazer o gol. Se fizer, vem o estádio todo junto com a seleção. Dependendo do adversário, posso ficar um pouco mais atrás, mas esse grupo aí não pode ficar esperando. Esses jogadores têm ânsia de ficar lá (na frente). Vai ser uma Copa de correria.

HORÁRIO DAS PARTIDAS
Jogar às 13 horas (pode ocorrer nas oitavas em Belo Horizonte) é ruim porque o organismo não está habituado. Tem de treinar três ou quatro dias antes. Nós já planejamos isso. Quando passarmos da primeira fase para a segunda, no primeiro dia já vamos treinar às 13 horas. Levantar às 10 horas, para tomar o café às 11 horas e depois ir para o campo treinar. Vamos fazer isso para nos acostumarmos com o horário. Não dá para almoçar. Já está tudo preparado. O doutor Runco já montou todo o esquema com o Paixão (preparador físico).

PALESTRAS MOTIVACIONAIS
Teremos alguns palestrantes, sim. O Bernardinho foi convidado. Vai depender da agenda dele. O Carlos Júlio também. Muitas pessoas vão participar. Até para conversar com os jogadores. O Marcão (ex-goleiro do Palmeiras) vai, o Juninho Paulista vai, Cafu vai jantar com a gente um dia. Vamos tentar fazer isso para eles não sentirem tanto (são inexperientes). Sempre tem um ou outro que a gente convida, dependendo do calendário. No dia antes dos jogos, não dá para ter ninguém porque a gente está passando vídeos do adversário e falando da partida. Vamos tentar também o Rubens Minelli, que deveria ter sido técnico da seleção e nunca foi, e o Arnaldo César Coelho, da Globo, que é um cara bacana e vai falar da arbitragem.

PAGODE
Vai ter, mas eles são ruins demais… Quando eles começam, eu logo digo: ai ai ai. Eles não têm música nenhuma. Vamos ver agora. Eu fico lá sacaneando quando eles começam. Pandeiro tem dois ou três que vão bem. No cavaquinho, o Dante vai bem. O resto… (bufa) Eles emendam uma música na outra de forma errada. Quando tinha o Ronaldinho era bom.

RITUAL DE FÉ
Passo lá na minha santinha e peço tudo que posso. Rezo minha Ave Maria, faço meus pedidos a ela e vou para o campo tranquilo. Ou ela está junto ou ela está contra, quem decide lá dentro são eles. Mas pode olhar, todos os técnicos têm sempre algo (santinha) no bolso. Ela nos tem ajudado, porque nossos jogadores estão todos inteiros e têm alguns por aí que andam se machucando.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Claro que 'a copa fora de campo não é problema'… o dinheiro do técnico, dos jogadores, da comissão, dos cartolas e da fifa já está bastante garantido! Agora, o "legado" de obras de má qualidade para a população custear as reformas intermináveis que deverão acontecer em curto ou médio prazo, os terrenos que o Estado perderá para custear os estádios, as ausências de segurança, assistência hospitalar e demais que já se conhece bem, claro que isso não afeta àqueles que só vivem do rico dinheiro do futebol.
    Afinal, se dá valor a tudo que não tem futuro nesse país…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Açude Gargalheiras registra maior acúmulo de água dos últimos 12 anos, diz Igarn

Foto: Anthony Medeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

De acordo com o Igarn, o açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

De acordo com o Igarn, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava 266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Moradores protestam por morte de criança vítima de atropelamento na Olavo Montenegro

 

Moradores da avenida Olavo Montenegro protestam nesta quinta-feira (28) por morte de criança de 12 anos, após atropelamento na via ocorrido ontem.

Pneus e entulhos estão sendo queimados e o trânsito está lento nos dois lados da via que liga Nova Parnamirim ao Parque das Nações.

A menina Maria Ester, 12 anos, atropelada na avenida Olavo Montenegro, na quarta-feira (27), morreu na tarde desta quinta-feira (28), na UTI do Hospital Walfredo Gurgel, onde estava internada.

Segundo realato de testemunhas, ela atravessava a via entre os carros quando foi surpreendida por um veículo, do tipo gol, que a atropelou. Com o impacto, Maria, como foi identificada, caiu ferida no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e esteve no local para a assistência médica.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Bebê de 1 ano foge e é achado na companhia de cachorro caramelo

 

Por volta de 3h da quarta-feira (27), uma criança de um ano e oito meses foi encontrada andando em uma rua movimentada de Belém na companhia de um cachorro caramelo.

A criança foi encontrada sem roupas, na Avenida Duque de Caxias, no bairro Marco por uma equipe da Guarda Municipal (GMB). Em um vídeo gravado pela equipe mostra o momento em que os guardas tentam se aproximar da criança e o cachorro parece proteger o menino.

Segundo o G1, a GMB passou a procurar por aberturas em portas ou portões por onde a criança poderia ter saído. O giroflex da viatura foi acionado, barulho que acordou os moradores, dentre eles, os pais da criança.

Os pais relataram no depoimento que chegaram em casa cansados, tomaram banho e dormiram. Não perceberam que a criança acordou e saiu.

O bebê e o cachorro foram entregues à família.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes autoriza soltura de coronéis da PMDF presos pelo 8/1

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu, nesta quinta-feira (28), a liberdade provisória aos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Klepter Rosa (foto em destaque), Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro.

Os três coronéis deverão cumprir medidas cautelares que consistem na proibição de se ausentar do DF, no recolhimento domiciliar no período noturno e nos fins de semana. Eles deverão usar tornozeleira eletrônica e precisam se apresentar na Vara de Execuções Penais do DF todas as segundas-feiras.

Moraes também determinou aos ex-integrantes da cúpula da PMDF a entrega e o cancelamento de todos os passaportes e a suspensão imediata de quaisquer documentos de porte de arma de fogo. Os coronéis estão proibidos de usar redes sociais ou de se comunicar com os demais envolvidos no caso.

Fábio Augusto era o comandante-geral da PMDF durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Klepter atuava como subcomandante-geral da tropa e Casimiro era o chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PMDF.

Os coronéis estavam presos desde 18 de agosto de 2023 e foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), junto a outros cinco integrantes da PMDF, por omissão, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação dos deveres.

Advogado de Klepter, Newton Rubens disse que o coronel “cumpriu com seu dever no dia 08/01, no que resultou, antes mesmo da intervenção federal na SSP/DF, no esvaziamento dos prédios públicos e prisão de alguns invasores.”

“A prisão cautelar imposta pelo Supremo não fazia e não faz sentido, pois o coronel Klepter não atrasou e mais entregou toda documentação solicitada pelo STF. Ademais, não alinhou a nenhuma movimento político golpista e mais, jamais arregimentaria a tropa para afastar-se dos deveres legais e constitucionais. A concessão da liberdade é só o primeiro passo para a comprovação da inocência do coronel Klepter”, declarou o advogado.

Moraes considerou que o fim da investigação policial, o recebimento da denúncia e a transferência dos coronéis para a reserva remunerada da PMDF afastam eventual capacidade de organização da tropa para benefício próprio. O ministro também apontou que houve “reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

A coluna tenta contato com a defesa dos demais coronéis citados.

Réus
Em fevereiro de 2024, a Primeira Turma do STF aceitou a denúncia da PGR e tornar réus sete oficiais que integravam a cúpula da PMDF à época dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Segundo a PGR, havia “uma profunda contaminação ideológica de parte dos oficiais da PMDF denunciados, que se mostraram adeptos de teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e de teorias golpistas”.

A PGR denunciou, em agosto de 2023, sete oficiais da corporação.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

  1. Deputados e senadores brasileiros viajam nesta quarta-feira (15) para Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de mostrar a parlamentares norte-americanos situações que têm colocado em risco a democracia no Brasil, muitas delas relacionadas a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). 👉 Parece que alguma coisa tá mandando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Sete bairros de Natal terão abastecimento de água suspenso no próximo domingo (31)

Foto: Reprodução

A Caern realiza no próximo domingo (31) manutenção para interligação e setorização do abastecimento dentro da obra de requalificação do bairro Cidade Alta, em Natal. O serviço está previsto para ocorrer entre 7h e 18h. Nesse período, a companhia informa que o fornecimento de água estará suspenso para os seguintes bairros: Alecrim (região do Baldo), Areia Preta, Barro Vermelho, Cidade Alta, Mãe Luiza, Petrópolis e Ribeira.

O prazo de normalização, tempo necessário para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos, é de até 48h após o sistema ser religado. A orientação da Companhia é que a população reserve água para o período informado e que utilize de forma racional.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Defesa de Bolsonaro volta a pedir devolução de passaporte

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil  

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) solicitou, mais uma vez, ao Supremo Tribunal Federal (STF) a devolução do passaporte do ex-presidente. O documento foi apreendido no dia 8 de fevereiro na operação Tempus Veritatis, que apura suposta tentativa de golpe de Estado.

Junto com o pedido, os advogados anexaram um convite assinado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para que Bolsonaro visite o país entre os dias 12 e 18 de maio.

Em fevereiro, a defesa do ex-presidente já havia recorrido da decisão do ministro Alexandre de Moraes que resultou na apreensão do passaporte. Na época, os advogados alegaram falta de fundamento técnico.

Coincidentemente, o primeiro pedido foi feito no mesmo período em que Bolsonaro passou duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília.

Nesta semana, o jornal The New York Times divulgou imagens do ex-presidente na representação diplomática. A defesa de Bolsonaro afirmou que ele se hospedou na embaixada para “manter contatos com autoridades do país amigo”.

O episódio foi questionado pelo ministro Alexandre de Moraes. A defesa apresentou explicações, que foram remetidas à Procuradoria-Geral da República (PGR), antes da análise pelo STF.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Daqui a pouco vão acusar Bolsonaro de broderagem com a autoridade do país amigo. O valor do m2 do terreno da embaixada vai desvalorizar… parece com alguma fala sua quando ainda era deputado, capitão expulso?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

População ocupada recua em 258 mil pessoas em um trimestre, afirma IBGE

Foto: Agência Brasil 

O País registrou uma perda de 258 mil vagas no mercado de trabalho no trimestre até fevereiro de 2024 em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um recuo de 0,3% na ocupação. A população ocupada totalizou 100,250 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro. Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Economia e Estatística (IBGE).

A população desocupada aumentou em 332 mil pessoas em um trimestre, totalizando 8,535 milhões de desempregados no trimestre até fevereiro. Em um ano, 689 mil pessoas deixaram o desemprego.

A população inativa somou 66,813 milhões de pessoas no trimestre encerrado em fevereiro, 293 mil a mais que no trimestre anterior Em um ano, esse contingente aumentou em 59 mil pessoas.

O nível da ocupação – porcentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – ficou em 57,1% no trimestre até fevereiro, ante 57,4% no trimestre até novembro de 2023. No trimestre terminado em fevereiro de 2023, o nível da ocupação era de 56,4%.

Desalento

O Brasil registrou 3,671 milhões de pessoas em situação de desalento no trimestre encerrado em fevereiro. O resultado significa 293 mil desalentados a mais em relação ao trimestre encerrado em novembro de 2023, um aumento de 8,7%.

Em um ano, 299 mil pessoas deixaram a situação de desalento, queda de 7,5%.

A população desalentada é definida como aquela que estava fora da força de trabalho por uma das seguintes razões: não conseguia trabalho, ou não tinha experiência, ou era muito jovem ou idosa, ou não encontrou trabalho na localidade – e que, se tivesse conseguido trabalho, estaria disponível para assumir a vaga. Os desalentados fazem parte da força de trabalho potencial.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Musica de Zeze de Camargo e Luciano.
    É o amor ôôô, que mexe com minha cabeça e me deixa assim…
    Quem sabe canta!!!
    É o Amor ôôô….

  2. Interessante é o malabarismo com as palavras pra não falar que o desemprego aumentou. Kkkkkk. População ocupada recuou. Traduzindo desemprego. Patife.

  3. Para a boiada imunda que só lê o título, segue resumo:
    Em um ano, mais 2,127 milhões de pessoas encontraram uma ocupação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Páscoa: um momento de renovação e esperança

Foto: Divulgação

A Páscoa traz uma oportunidade de reflexão sobre a nossa jornada, por meio dos símbolos da ressurreição e do renascimento.

E para as famílias que vivenciam o luto, essa é uma época ainda mais especial, de ressignificar os sentimentos e entender que a vida é feita de momentos e histórias. É o que destaca a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Simône Lira, sobre a importância da comunidade no apoio às pessoas enlutadas.

“A Páscoa é um momento de reflexão, de entender que a dor não vai acabar, mas que há esperança de renovação. A comunidade desempenha um papel crucial ao oferecer apoio e assistência, motivando as pessoas a acreditarem que dias melhores virão, assim como o renascimento simbólico que a Páscoa representa.”

Em seus cerimoniais, os profissionais do Morada da Paz abordam a Páscoa como uma maneira de honrar a vida e o legado de cada pessoa, com respeito às preferências e crenças de cada família. Podem ser realizadas desde a seleção de músicas e leituras que evocam a ressurreição e a continuidade da vida após a morte, até a criação de momentos de compartilhamento de memórias que destacam a importância do ente querido. Cada elemento do cerimonial pode ser cuidadosamente planejado para transmitir uma mensagem de esperança e conforto às famílias enlutadas.

Tayroni Carlos, cerimonialista fúnebre do cemitério, funerária e crematório Morada da Paz, explica que o trabalho dos profissionais do luto é proporcionar cerimônias personalizadas e significativas, que celebram não apenas a passagem, mas também a vida e os vínculos que permanecem vivos na memória daqueles que ficaram. “Uma das formas de encontrar conforto no luto é acreditar que após a morte há o renascimento, e é isso que buscamos destacar em algumas de nossas cerimônias. A ressurreição materializa-se na ideia de prosseguir o legado deixado pelos entes queridos, é uma oportunidade de ressignificar e prolongar sua trajetória.”

Já Safira Santana, cerimonialista fúnebre do Morada da Paz, ressalta a importância das tradições familiares, para os adeptos, durante a Páscoa, e como elas se entrelaçam com os serviços prestados. “As homenagens que fazemos refletem as características e os desejos de quem parte e da família. Mas independente da religião, a Páscoa é um momento de conforto espiritual, de relembrar memórias afetivas e celebrar a vida.”

Assim, em um ambiente de respeito, acolhimento e esperança para aqueles que vivenciam o luto, o Morada da Paz promove conversas significativas sobre renovação e continuidade da vida.

Foto: Divulgação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Menina de 11 anos é atropelada na avenida Olavo Montenegro

Foto: Reprodução

Uma menina de 11 anos foi atropelada na avenida Olavo Montenegro quando estava indo para a escola. A criança seguia a pé porque, segundo os familiares, o ônibus escolar que deveria deixá-la na unidade escolar não passa mais pelo bairro Parque das Árvores, onde ela mora.

Sem o ônibus, os pais deixaram a criança em uma parada que deveria passar o transporte coletivo, que também não passou. Ela decidiu voltar para casa. A menina atravessou a primeira via e quando estava na segunda, acabou atropelada.

José Lúcio é o pai da menina e reclama do poder público e da falta de assistência.

A menina que sonha em ser veterinária está internada e com o cérebro inchado. Ela recebe o atendimento no Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Os médicos informaram que nas próximas 48 horas a paciente será reavaliada.

A avenida Olavo Montenegro registra diversas ocorrências. Mesmo com a placa indicando velocidade máxima de 60 km/h, os motoristas trafegam em velocidade superior. A repórter Roberta Trindade tentou atravessar uma faixa de pedestres e teve bastante dificuldade.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Os pedestres precisam também ter instrução de como atravessar uma via. Não é só passar e pronto. A via já é bem lenta com a quantidade de buracos e com velocidade de 60km/h. Pedestre precisa parar de atravessar sem atenção e motoristas parar de beber e dirigir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Força-tarefa desmobiliza buscas e vai focar em investigação sobre fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró

Foto: Junior Alves

O aparato operacional de buscas aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró vai começar a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29), 45º dia de operação, segundo informaram fontes do Ministério da Justiça à reportagem da Inter TV Costa Branca.

Nesta quarta-feira (27), o Ministério da Justiça e o Senappen já haviam confirmado que não renovariam a presença da Força Nacional na região. O uso de cerca de 100 agentes nas buscas foi autorizado no dia 19 de fevereiro.

Segundo as fontes, o aparato operacional, com policiais rodoviários federais e outros policiais que vieram de outras regiões para compor a Força-Tarefa de buscas também deve retornar às bases de origem.

Deve ser mantido em Mossoró o trabalho investigativo e de inteligência da Polícia Federal, além do apoio das forças de segurança local, como a Polícia Militar e Civil.

Na prática, segundo as fontes, a população deverá deixar de presenciar barreiras e buscas em áreas de mata como nas zonas rurais de Mossoró e Baraúna, como era comum desde a fuga de Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, no dia 14 de fevereiro – a primeira da história no sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte confirmou que o helicóptero Potiguar I, das forças de segurança do estado, não atua nas buscas desde a semana passada.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. O Supremo ministro não vai reunir a imprensa para dizer que os meninos saíram porque estava calor no Mossoró? Eles sabem o que fizeram no verão passado. Acho que é um filme. Kkkkkkk

  2. Que VERGONHA para esse governo aplaudido por bandidos, ditadores, terroristas e narcoterroristas! Incompetência, temperada com conivência.

  3. Quem diabos quer saber de tatú e martelo, não dá mídia!
    Só querem saber de prender Bolsonaro e pronto, coisa que não conseguir , pq não tem peito!
    E a dengue?
    E no rio, que tá se acabando com as chuvas? Povo precisando…
    E as queimadas e o desmatamento na Amazônia?
    E Esbanja, tomando champanhe?
    Quem mandou derrubar o avião de Eduardo campos?
    Quem amputou a perna do saci?
    E aperna do capitão gancho?
    Omi vão procurar uma lavagem de roupa

  4. Por que Lula não pede pra CIA, o satélite que flagrou Bolsonaro na embaixada da Hungria? Vai achar tatu e martelo rapidinho.

    1. Esse chanceler húngaro deve informar quem forneceu as imagens normais do presidente, para esse espetáculo midiatico, o mundo precisa ser sério.

    2. Vc tá achando que o bandido das rachadinhas, vulgo joalheiro das arábias é muita coisa mesmo! Omi, a CIA quer saber de gente perogosa e não um cagão covarde que nem o golpe militar que tanto planejou conseguiu dar…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *