Jornalismo

Donos da JBS são Criminosos profissionais

Claudio Belli  (Foto: Valor Econômico )POR ESTADÃO / FAUSTO MACEDO

No relatório de 84 páginas que embasa a Operação Acerto de Contas – nova etapa da Tendão de Aquiles -, a Polícia Federal traçou um perfil dos empresários Joesley e Wesley Batista, irmãos delatores do Grupo J&F, controlador da JBS. “São criminosos profissionais.”

Nesta quarta-feira, 13, a PF prendeu preventivamente os delatores. Wesley foi capturado em sua casa, na Rua das Antilhas, 181, Jardim América. Joesley já estava recolhido, em regime temporário, em Brasília, em outra fonte de investigação, que atribui a ele violação do acordo de delação premiada firmado com a Procuradoria-Geral da República.

A prisão dos executivos que mergulharam o governo Michel Temer na grande crise política foi ordenada pela Justiça Federal porque eles teriam lucrado fortuna no mercado financeiro por meio do uso de informações privilegiadas de sua própria delação. Especularam na Bolsa e com a moeda americana. Da noite para o dia, alegam os investigadores, eles ganharam quantia equivalente à multa que acertaram com a Procuradoria, R$ 110 milhões para cada um deles.

“Buscavam lucrar utilizando-se da própria torpeza”, afirma o relatório da PF, subscrito por quatro delegados que detêm larga experiência no combate ao crime organizado – Victor Hugo Rodrigues Alves, Melissa Maximino Pastor, Edson Garutti e Karina Murakami Souza.

A PF destaca o envolvimento do ex-procurador da República Marcelo Miller, que teria sido corrompido pela JBS. “É indiscutível que Joesley e Wesley são criminosos profissionais e possuem perfis voltados à prática reiterada de crimes, o que indica que continuarão delinquindo caso permaneçam soltos.”

Em outro trecho da representação à Justiça Federal pela prisão preventiva dos executivos, a PF argumenta. “Reforça também a prova da contumácia delitiva o fato de que continuaram praticando crimes mesmo após obterem todos os benefícios que desejavam com a homologação da colaboração premiada, não apenas lucrando milhões com informações priviiegiadas em prejuízo do mercado de ações e de derivativos, mas também cooptando niais um servidor público federal para lhes auxiliar na consucação dos seus objetivos ilícitos, conduta que sempre praticaram e que continuaram praticando mesmo após receber os benefícios do acordo de delação.”

Na avaliação da PF, ‘não será, portanto, mais um mero inquérito policial ou o simples recebimento de mais uma denúncia que fará com que parem de cometer crimes’.

“Suas prisões, em que pese ser uma medida dura, é a única que fará com que cessem, de uma vez por todas, com suas condutas criminosas.”

“De acordo com as provas constantes nos autos, temos elementos suficientes que caracterizam a prática dos delitos de insider trading em pelo menos duas situações distintas. Os indícios de autoria convergem
exclusivamente para Joesley e Wesley Batista, os quais demonstraram, juntamente com suas participações na corrupção ativa de um procurador da República, total desprezo pelas leis brasileiras e a certeza da impunidade por meio de um Acordo de Colaboração premiada que lhe garantiu imunidade.”

Para a PF, os irmãos da JBS fizeram delação premiada junto à Procuradoria-Geral da República ‘exclusivamente para escapar da persecução penal de pelo menos seis operações da Polícia Federal dentre outras ações penais em andamento’.

A PF elenca as investigações que estrangulam o Grupo J&F e seus principais acionistas – Operações Sépsis, Greenfield, Cui Bono?, Carne Fraca, Bullish e Lama Asfáltica.

“Durante as negociações deste acordo há indícios de que os irmãos Batista continuaram delinquindo, com a cooptação do procurador da República Marcello Miller, o qual de acordo com as evidências, orientou-os durante as negociações da colaboração premiada e conduziu o procedimento de leniência nos Estados Unidos enquanto ainda era procurador da República. Registra-se que não se trataria da primeira vez que os irmãos Batista teriam cooptado um procurador da República. Ângelo Goulart Vilela foi recentemente preso sob acusações de solicitação de propina na ordem de R$ 50 milmensais para repassar informações sobre as investigações da Operação Greenfield bem como obstar ou, no mínimo, embaraçar eventual processo de negociação de colaboração premiada.”

Opinião dos leitores

  1. 90% do povo brasileiro concorda com isso, o difícil é convencer Janot e Fachin disso.
    Lembrando, Janot só quer delação que acuse Temer.
    Os irmãos Batista (JBS) foram os cabos eleitorais da entrada de Fachin do STF. Fachin deveria se dizer impedido para julgar a turma da JBS, seus aliados.
    Os irmãos Batista agem de caso pensado e muito bem planejado, suas gravações provam isso, qual a dúvida?

  2. Levantar o império que levantaram durante o desgoverno do PT tem que ser praticando crimes, não tem outro jeito.

  3. É exatamente isso. E pensar que esses elementos posam de empresários é uma agressão a todos aqueles que realmente geram empregos, pagam seus impostos e são honestos. Merecem passar o resto da vida na cadeia e de preferência na mesma cela de Lula e os quadrilheiros do PT.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morreu nesta quinta-feira o médico Joaquim Alves da Fonseca

Foto: Reprodução 

Morreu na manhã desta quinta-feira (25) o médico Joaquim Alves da Fonseca. O Dr.e professor já vinha doente há 17 anos.

O velório será às 14 horas e a Missa às 17 horas. Já o Sepultamento será às 18 Horas no Morada da Paz, em Emaús. 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do suspeito de matar psicóloga em Assu diz que ele tem laudo de “incapacidade mental”

Foto: Reprodução 

Preso como suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras em Assu, o servidor do Tribunal de Justiça, João Batista Carvalho Neto, estaria afastado desde 2023 através de laudos psiquiátricos que apresentam sinais de “incapacidade mental”. Isso é o que afirma André Dantas, advogado do acusado. De acordo com a Polícia Civil, a principal motivação do crime seria para obter informações sobre a ex-namorada, que é amiga da vítima.

A morte de Fabiana Maia Veras aconteceu no fim da tarde da terça-feira (23). Após ser encontrada, foi constatado que o corpo da vítima estava amarrado e com sinais de violência, apontando uma possível luta corporal. João Batista foi preso em Natal, na tarde da quarta-feira (24), em um condomínio de Nova Descoberta e chegou a descartar itens utilizados no homicídio dentro desse condomínio. Policiais chegaram a encontrar uma arma, gandolas e socos ingleses, entre outro equipamentos.

Durante a entrevista, o advogado do suspeito afirmou que os laudos de incapacidade mental de João Batista Carvalho Neto serão apresentados em momento adequado. “Isso não é um álibi de defesa”, diz André Dantas.

Câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da residência da psicóloga, cedidas pela Polícia Militar, mostram que por volta das 16h40 um homem de estatura baixa, forte, vestido com uma camisa social, calça jeans, luvas e rosto coberto com pano árabe aguardava na frente do local. Ela demora a reconhecê-lo, mas mesmo assim abre a porta. De acordo com as investigações da Polícia Civil, este homem seria João Batista Carvalho Neto.

Após o homem entrar, a vítima mostra a clínica, que funcionava no mesmo local, e ao mesmo tempo demonstrava estar surpresa com as roupas dele. Eles entraram em um quarto da residência e após 20min o homem sai com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo do tipo Peugeot Sedan na cor preta e sem calotas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é reprovado por 53 % da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

A gestão Lula foi reprovada por 53%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Eu aprovo LULADRAO, ele e seus comparsas estão fazendo o que se proporam, quebrar o país e deixar um rombo pior que quando governo no passado. Bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 68% da população

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

A gestão Fátima foi reprovada por 68%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Sobre Fatão GD, tem nem o que falar, está fazendo o que se propôs, quebrar o estado. Só está bom prá ela e seus comparsas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Taveira é aprovada por 41%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Taveira foi aprovada por 41,8%, já 38,4% reprovam e 19,8% nao sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM REJEIÇÃO: Salatiel é rejeitado por 17%, Nilda 12%, Eron e Marciano 8% e Kátia 3%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também perguntou em quem os entrevistados não votariam de forma alguma.

 

Salatiel foi o mais rejeitado por 17,4%, Nilda 12,2%, Eron e Marciano Júnior 8,6% e Kátia 3,8%. Já 37,6% não sabe dizer, 10,8% todos e 2,4% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM CONFRONTO DIRETO: Nilda tem 35% contra 30% de Salatiel

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou confronto direto entre os dois pré-candidatos que mais pontuaram.

 

Neste cenário, Nilda tem 35% contra 30,4% de Salatiel, enquanto 21,8% não sabe dizer e 12,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 3: Em cenário com três nomes mais citados, Nilda e Salatiel têm novo empate

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um terceiro cenário estimulado somente com os nomes de Nilda, Salatiel e Kátia Pires.

 

Neste cenário há novo empate na margem de erro entre Nilda com 29,6% e Salatiel com 25,2%, já Kátia somou 14,4%, enquanto 19,8% não sabe e 11% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 2: Nilda e Salatiel empatam tecnicamente no primeiro lugar

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um segundo cenário estimulado. Neste cenário professora Nilda teria 29,4% contra 25% de Salatiel, o que configura empate técnico na margem de erro, Em seguida vem Kátia Pires com 13,8% e Eron 0,8%, já 19,2% não sabem dizer e 11,2% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA: Nilda tem 29% contra 23% de Salatiel e 11% de Kátia Pires

 

No cenário estimulado para Prefeitura, a pesquisa CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM apontou os seguintes resultados: Nilda com 29,2%, Salatiel 23,8%, Kátia 11,6%, Marciano Júnior 5,8% e professor Eron 0,4%. Já 18,4% não sabe dizer e 10,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *