Denúncia

É mais que problema. É Cinemark

Cidade Jardim Cinemark SP

Por sua tradição, assistir um bom filme na rede Cinemark deveria ser garantia de qualidade, conforto e bom atendimento. Em Natal, na rede do Cinemark no Midway Mall, os clientes estão cansados de mau atendimento, calor, filas homéricas e o descaso da direção.

As reclamações são muitas, variadas e constantes. Ar condicionado quebrado, longas filas para comprar ingresso, péssima orientação dos funcionários da rede e até mesmo comprar uma simples pipoca são motivos de aborrecimento.

O Blog do BG ouviu diversos clientes que tiveram a infelicidade de ter tardes e noites de angústia quando procuravam apenas o bom lazer de assistir um filme.

Os problemas vão desde a falta de atendentes suficientes na área da bomboniere, sujeira nas salas, cadeiras quebradas (que já causaram inclusive acidentes), ar condicionado quebrado, longas filas para comprar ingressos e muito mais.

Um cliente ouvido pelo Blog do Bg relatou situações absurdas. Ele comprou seu ingresso pela internet, mas quando chegou ao Cinemark foi obrigado a pegar a mesma fila de todos os clientes para trocar o bilhete por um ingresso real. “Aí o cliente fica novamente numa fila longa sendo que comprar pela internet deveria ser justamente para evitar filas”, conta.

Este mesmo cliente disse que chegou ao cinema e foi informado: “O ar condicionado só está funcionando em50% da capacidade”.

Foi procurar a gerencia e recebeu um simples “Vá procurar seus direitos”, com direito ao gerente se virando e deixando o reclamante falando com as paredes.

Outro cliente ouvido passou situações semelhantes. Depois de enfrentar 35 minutos para comprar ingresso, passou mais 15 minutos para poder comprar uma simples pipoca. Motivo: somente um atendente para dar conta de dezenas de pessoas. Quando chegou à hora do troco, foi perguntando se aceitava “balas e chocolates, pois caso contrário precisaria ir ao guichê buscar troco”.

Para completar o drama, quando entrou na sala de projeção o filme que era anunciado como dublado (infantil) estava legendado.

Chega ao cúmulo da programação de filmes estarem num lugar pouco visível e ainda com mudanças constantes, que pegam o cliente de surpresa.

Há apenas um terminal de auto-atendimento, geralmente sem papel para a impressora. Isso sem contar que as máquinas de débito e crédito vivem quebradas.

“Depois que peguei a fila tive que ir ao caixa eletrônico fazer um saque e voltar à fila novamente, quando cheguei à sala o filme era legendado e não dublado como informavam na programação”, conta.

No último mês as reclamações chegaram a um ponto insuportável. Havia uma barata na lanchonete, desfilando mansamente sob os olhares espantados de dezenas der clientes. Inclusive, o filme tendo a dita barata como protagonista foi postado no twitter e foi assistido por milhares de pessoas.

Pois é. O que deveria ser uma garantia de conforto, tranqüilidade e bom lazer vêm se transformando num tormento. Vem sendo uma garantia mesmo de aborrecimento e muito desrespeito com o público natalense.

Opinião dos leitores

  1. É só não ir, porra de cinema. Assine plataformas de streaming, é muito melhor. Bem vindo a 2023.

  2. Funcionários e gerentes humilham e destratam os clientes também. Péssimo atendimento e falta de treinamento.

  3. Ontem ,vindo de Campo Grande/MS ,para ferias em Natal, levei meus filhos e sobrinhos ao Cinemark. Meu sobrinho Felipe que mora aqui em Natal e frequenta esse cinema simplesmente apresentando a identidade estudantil com foto atualizada, sempre comprou ingressos tranquilamente.
    Mas ontem na hora da compra, a funcionária não permitiu.
    Gostaria de saber porque a apresentação da carteira sempre foi suficiente e ontem ocorreu isso.
    Gostaria de saber se assim como Felipe, outros estudantes compraram ingressos simplesmente apresentando a identidade estudantil ou não. Desde já agradeço.

  4. Sem contar que anunciam pre estreia na guia de programção voce chega la e não tem pre estreia alguma. Ha , e ainda tem que assistir um filme todo  fora de foco.

  5. Tá pessima a situação do cinemark, vários filmes deixam de passar, também já fui assistir filme com 40% dos ar condicionados funcionando e a atendente ainda quis me fazer desistir de assistir um filme, ficou insistentemente perguntando se eu queria mesmo assistir, até que tve que procurar a gerente, sem falar que em 3 filmes que eu fui assistir e o filme apagou começaram a rodar de novo, e quando fui para pré-estréia de Harry Potter e as relíquias da morte parte 2 estava muitooo bagunçado, eles não sabiam como formar fila com tanta gente e no meio do filme o som ficou baixíssimo.

  6. Acho que nem uma situação contada aqui foi pior que a minha, eu e algum amigo tinhamos ido ao cinemark para asistir o filme Harry Potter e as reliquias da morte parte 1 chegando na sala cheia e muita gente correndo para pegar o melhor local, bom o filme demorou a começar, atrasou, apos  fomos informado de que por poblemas no audio o filme foi transferido de sala dai foi um grande alvoroso eu estava com um copo gigante de refrigerante e derubarão ele mais consegui salvar a pipoca, sei que poblemas tecnicos acontece, mas bem que a direção do cinemark poderia ter dado essa noticia com mais caltela e ter organizado fila.

  7. O ar condicionado funciona às avessas por lá. Em filmes não comerciais o ar condicionado às vzs está no máximo, e fica entre ligado e desligado. Qdo está desligado todo mundo morre de calor e qdo está ligado o ambiente fica congelante. Os atendentes parecem os donos de tão grosseiros, mal educados. O problema da bilheteria é FATO e o da pipoca também. Em resumo, uma lástima. Gerente? E tem? Se tem, parabenizo-o pela brilhante gestão: é de fazer vergonha! Aliás, vergonha é algo que ele, obviamente, não deve saber o que é. Cinema no Midway Mall vai mall, muito mall.

  8. o cinemakr aqui em natal só ta visando o lucro e não mais investe na infra-estrutura e no conforto dos clientes! o ingresso fica cada vez mais caro, e não há melhora! as poltronas estão um nojo de sujas e quebradas! absurdo isso! como forma de protesto, já não vou mais no cinemark há alguns meses! e todo mundo era pra fazer o mesmo! quando eles vissem q o movimento tá baixo, poderia pensar em investir mais no cinema! 

  9. uma vez minha irmã foi comprar ingresso lá,a moça disse que tinha acabado e logo depois chegou uma patricinha no guichê e levou um ingresso ¬¬

  10. Além de tudo os atendentes dos guicês atendem mal. Não sabem informar ou acham que a gente está pedindo favor. Outro dia fui grosseiro com uma mocinha que vendia os ingressos.

  11. A situação no Cinemark é péssima..Perdi as contas das vezes que fiquei pingando de calor no filme pois eles meio que desligam o ar…Se contar o episódio que passei quando fui ver Rio. Cheguei e comprei em cima da hora..corri pra entrar, quando cheguei o rapaz do atendimento disse que a seção ia atrasar 1 hora..aí tudo bem..resolvi ir comer..quando voltei descobri que o filme tinha começado na hora certa e ele me deu a informação como se fosse pra VIP's..aí fui no caixa receber meu dinheiro de volta…Tinha comprado duas inteiras e eles queriam me devolver dinheiro de duas meias! Foi confusão viu..chamei o gerente do gerente…fiz barraco na fila foi aquele auê. Por fim recebi meu dinheiro e assisti uma outra seção de graça..Mas o estresse foi grande!

  12. Fora que restringem a compra de meia entrada a estudantes.. aqueles que estudam línguas ou têm carteira de cursinho pré-vestibular são barrados – aconteceu comigo. No Moviecom isso não acontece. Foi a última vez que fui lá.

  13. Concordo com todas as posições anteriores..Era cliente fiel a cinemark desde o inicio de suas atividades. Conheci pessoalmente os dois primeiros gerentes gerais de lá o Sr. Ronaldo Serpa e o sr. André Ribeiro, este ultimo ainda reside en Natal. O cinemark era CINEMARK, DURANTE ESSAS GESTÕES. Ronaldo e sua inalguração linda e o André com suas inovações ao ponto de colocar um carro no saguão de entrada do cine no filme Quarteto Fantastico.. Infelizmente nosso ex-melhor cinema da cidade sucumbiu diante de sua grandiosidade e falta de concorrente. Porém nosso sofrimento acabará, a Cinepolis irá inaugurrar no Natal Shopping e me informaram que teremos a satistfação de contarmos com o sr. ronaldo ou o sr. andré a frente do complexo. P.S. Confirmem essa informação no Favorito da eng Roberto freire pois o Sr. André é diretor de mkt desta rede

  14. Já há tempos eu não vou no cinemark de Natal. Péssimo atendimento, filas enormes, e os gerentes nem se fala!
    Também o que pesa é um pessoalzinho bem mal-educado que pensa que está em casa. Maior falta de educação geral.

  15. está faltando em natal a rede de cinemas KINOPLEX, rede competente internacionalmente conhecida, de cinemas grandes e bem estruturados, compra-se o ingresso por lugar e pela cor da cadeira, cinema de 1º mundo!

  16. por isso só assisto filmes agora no MOVIECOM do Praia Shopping, apesar de bem menor é muito mais organizado, confortável, filas pequenas, bom atendimento… enfim, tudo que o Cinemark do Midway Mall não oferece. Querem uma dica? Vão pro Moviecom, a qualidade do serviço deles com o Cinemark é incomparável!

  17. Impossível assistir filme com criança no Cinemark. Imagine uma sala com temperatura ambiente??? Péssimo, porqur não existe temperatura ambiente quando vc estar com crianças. Boicote ao cinema é a melhor opção para se ter um respaldo dos superiores, pois estes irão cobrar metas, e, sem clientes eles não terão lucro!

    1. As salas são totalmente adaptadas para crianças, pois existe um dia do mês que gestantes e mães com crianças de colo tem descontos no filme o som com volume baixo, ar condicionado ambiente, sala não muito escura! Se chama cine materno, toda última terça feira do mês! É realmente muito satisfatório!

  18. OLHA COM RELAÇÃO AS LONGAS FILAS RECEBI A INFORMAÇÃO DE UM GERENTE, QUE FOI MEU ALUNO, QUE NÃO EXISTE FILA ÚNICA NO CINEMARK POR IMPOSIÇÃO DO SUPERINTENDENTE DO MIDWAY. QUANDO ELES ORGANIZARAM UMA FILA ÚNICA E, O SUPERINTENDENTE DO MIDWAY VIU, MANDOU DESFAZER IMEDIATAMENTE. ESSE CIDADÃO, QUE SE DIZ SUPERINTENDENTE NÃO ENTENDE NADA DE FILAS, MUITO MENOS DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE.

  19. Hoje na 1º seção do dia, as 12:30 fui assistir Carros 2 com meus 2 filhos. Logo ao entrar na parte interna o cheiro de mofo grande. Depois que entramos na sala uma quentura absurda. Simplesmente o Ar-condicionada estava desligado, só vieram ligar depois de 2 reclamações. Resultado, quando o filme veio acaber é que a sala esta num clima aceitavel.

  20. Nas férias de janeiro de 2011, levei meus dois filhos o cinemark, o filme era tropa de elite, compramos pipocas caras até demais diga-se de passagem, resultado ao colocar pipocas na boca meu filho de 13 anos sentiu algo diferentee duro que chegou a machucar, era uma rosca de metal (porca), da maquina de fazer a pipoca que caiu e foi junto com a pipoca a ser servida a criança, agora pergunto se fosse uma criança menor?Procurei o responsável e veio uma pessoa sem o menor preparo para responder por o que aconteceu.

  21. O problema é a falta de concorrentes, quando tiver mais cinemas em Natal, quem sabe eles não mud a administração do cinema…

  22. Com os gerentes já desisti de reclamar. Sempre mando emails pela Internet para a Administração Central.

  23. Eu gosto do cinemark, pra mim é o melhor cinema que tem! ainda sem pagar nada! Usando a Inteligweb eu tenho esse privilégio!! Demaissss

  24. o problema na cinemark nao são os funcionarios diga-se de passagem. uma semana dessas fui inpropriadamente por uma gerente que se diz gerente de controle. umagrossa mal educada e que destrata seus funcionarios e inclusive seus clientes. ja fui bem atendida por varios funcionarios e por gerentes o de snack bar, bilheteria e projeção e adm. todos bem educados e compreensivos com meus problemas, naum vou mentir que nunca fiquei aborrecida com o problema de ar condicionado, mais como ja foi ressaltado antes eles nos informam" de escolha do cliente" agente não é forçados a nada. e me digam o contrario quem mesmo com o ar condicionaddo mesmo assim não quiz assistir ao filme? eu assisitir e não tive problema nenhum com a temperatura estava ambiente e as salas estavam reduzidas em 50% de ingressos. gosto da cinemark e naum me arrependo de ir la.

  25. Os natalenses são muito porcos. Sempre vou nas primeiras sessões do CINEMARK e as salas estão limpas e cheirosas. Quem suja as salas são as pessoas "civilizadas" que deixam o copo cheio de refri no porta copos ou quem espalha a pipoca no piso da sala. Vocês querem que um funcionário limpe aquela sala enorme cheia de lixo deixado pelos clientes mal educados em menos de 10 minutos?

    1. Se não tem capacidade pra limpar em 10 minutos, contratem mais funcionários ou diminuam a quantidade de salas. Não é problema meu oq fizeram nas sessões anteriores. Quem vai na última sessão tem o mesmo direito de quem vai na primeira.
      É a minha opinião. E é, no mínimo, o justo. Afinal, o ingresso não é mais caro pra opção "Sala Limpa".

    2. Claro que é nosso DIREITO, frequentar um ambiente limpo e adequado, independente do horário da sessão. Por um acaso, quem vai na última sessão está pagando mais bararato pra estar em um ambiente suijo? O problema do NATALENSE é que ele se contenta com qualquer serviço prestado. Quem PAGA (e ainda paga caro) tem toodo o direito de EXIGIR!

  26. Há que se ressaltar, ainda, que shopping center não é lugar pra cinema. Não temos um cinema independente em Natal. Independente de um centro de consumo.

    Shopping center também não é lugar para teatro. Onde está o Teatro do Teatro Riachuelo? Até agora só vi apresentações musicais com ingressos a preços que determinam muito bem o público a que é destinado esse serviço. Enquanto isso, o Sandoval Wanderley está fechado e os artistas natalenses receberam um decreto de Micarla de Sousa, dizendo que toda apresentação artística precisa de autorização prévia governamental. Que absurdo é esse? Está tudo errado nessa cidade.

    O próprio shopping Midway Mall está errado. Foi construído por um particular, que enriqueceu após lucrar tanto quanto foi possível sobre os trabalhadores da Guararapes Têxtil, fábrica de roupas da rede Riachuelo. Os registros de irregularidades com relação às leis trabalhistas por parte da Guararapes são inúmeros. Trabalhadores explorados, sem remuneração justa, expostos à condições insalubres de trabalho, demitidos fora das leis da CLT… e enquanto isso, o empresário enriquecendo ao ponto de poder construir sozinho um megacentro comercial que, de tão concentrador, mudou o trânsito da nossa cidade e demandou a construção da Via livre, por exemplo, de milhões de reais. E continua. Agora, com um teatro cujo foco está em qualquer coisa que valha dinheiro, exceto arte.

    Algo de muito estranho acontece nessa cidade. Muito estranho. Mas tudo bem, Em 2012 FÁBIO FARIA se candidatará a prefeito, e tdos os nossos problemas estarão resolvidos. -Not.

  27. Concordo com tudo o que foi exposto, pois também percebo a completa desorganização daquele cinema. Tudo é de péssima qualidade. O Midway é um shopping muito centralizador, com um fluxo imenso de pessoas. O cinema não supre essa demanda nem com quantidade de funcionários, nem qualidade nos serviços. As salas estão sempre mal cheirosas e sujas. E vcs viram o tratamento que o gerente conferiu ao cliente?! "Vá procurar seus direitos." Filho da mãe. Esse cinema merece boicote até melhorar seus serviços. E não é pagando pau pro Movie com não, porque provavelmente cinema do praia shopping só é de qualidade muito maior por ser menos procurado.

  28. Bom nunca tive problemas maiores, a não ser a demora na fila pra pipoca e troco com balas, mas nesta semana passei por um descaso cruel. Sala lotada de crianças para assistir Rio e no inicio do filme problemas com a projeção… a solução da gerencia foi que os clientes assinassem um "termo de desistencia" e nao seriamos reembolsados… apos muito tumulto e com alguns clientes quase quebrando a bilheteria o dinheiro foi devolvido… e as crianças sem assistir ao filme…

  29. fui hje ao cinemark assistir o filme" esposa de mentirinha" a fila estava enorme e achei legal q tivessem os oitos caixas abertos e q quando eu entrei na fila uma funcionaria informou no microfone q a sala estava lotada. é bem legal essa comunicaçao assim naum atrapalha tanto as filas. mas a bomboniere estava muito cheia e poucos caixas e a area dos corredores estava muito bem organizados pra naum dizer o contrario. cinemark natal esta subindo noss meus cconceitos ultimamente!!!

    1. É realmente lastimável a situação do CINEMARK NATAL, estava presente e postei no twitter o "ataque da barata" em plena sala de cinema!! não sei se é uma franquia ou se pertence ao grupo cinemark, só sei que não há gestão alguma no Cinemark Natal!!

  30. quero dizer o contrario de todas as reclamações que esta tento na cinemark natal, sei q o ar condicionado vem com um problema indiscutivel e adimissivel tbm, mais ultimamente a comunicação entre funcionarios e clientes esta muito melhor na bilheteria, informações no microfone, informações nos guichês esta cada vez melhor. parabenizo tanto funcionario quanto gerente. a parte dos corredores tbm estão melhores, tbm esta havendo o uso de comunicação no microfone e issso me impreciona muito ultimamente. parabens cinemark natal por esta tendo o maximo de capacidade de adaptação.

  31. gente naum sei pq vcs reclamam tanto do cinemark natal..amanha vcs voltam pra la mesmo que eu sei e naum é pq naum tem outra opção, naum vou mentir q nunca fui mal atendida, mais foi por uma gerente e naum por funcionarios, sempre gostei da cinemark apesar de ultimamente esta havendo muitos problemas..mais assim mesmo gosto de la!!!!!!

  32. Já tive problemas há muito tempo no Cinemark em Natal com o gerente por causa de funcionários desinformados. Todas as reclamações acima acontecem com qualquer um : ar condicionado quebrado, filas para comprar ingresso, fila para comprar pipoca, funcionários mau educados e despreparados e por ai vai. O Midway Mall, local onde o Cinemark Natal está localizado, deve tomar providências, visto que todos os outros serviços do Shopping são de excelente qualidade, como restaurantes, estacionamento,lojas e o Teatro Riachuelo.

  33. Não vou mais ao Cinemark há pelo menos dois anos, quando deixei cair o casaco e ao me virar, ele já não estava mais lá… Desisti. Prefiro a tranquilidade do Moviecom, embora saiba que a sala 2 do complexo de ponta negra precise urgentemente de modificações em sua estrutura. Mas mesmo assim, ainda é mais tranquilo para levar os filhos pequenos e a sala 3D é bem mais nítida. O ar condicionado funciona bem, os atendentes são sempre muito simpáticos e tranquilos (eles falam com vc) e o que é melhor, NÃO HÁ FILASSSSSSS.

  34. Eu fui no cinemark Cidade Jardim em SP e tinha mordomos, belissimos nos servindo, só que desenbolsei o bagatela de R$48 pra assistir RIO 3d. Foi incrível amei o cinema, e não me lembro de ter sido maltratado no cinemark de Natal .mas se eu vejo alguma coisa, eu meto a mão, não quero saber se é gerente, dona o escambal, onde já se viu ela mandar buscar os direitos na justiça, não sou da laia dela, essa serviçal!!!!!

  35. Fui ao CINEMARK, peguei onga fila, ao chegar no guiche, fui informado que o ar condicionado so funciona a 50%.perguntei entao se haveria desconto, pois havia uma falha na prestação do serviço, qo que foi respondido que não. pedi que me dessem essa informação por escrito. Nada! chamaram o gerente. Esse de uma falta de educação colossal.Disse-me que não me daria nenhuma declaração e se quisesse, fosse à justiça procurar meus direitos.Arrogante, me deixou falando sozinho! Proponho uma campanha de boicote ao CINEMARK Natal!

  36. Fui assistir ontem RIO 3D no cinemark e paguei R$20,00 para assistir numa sala suja e fedorenta. Isso sem contar com filas enormes e com o ar funcionando de forma precária. Onde estão os direitos do consumidor????
    Devíamos iniciar uma campanha… Fica a dica

  37. eu fui assistir avatar 3d e o filme simplesmente teve que ser reiniciado 4 vezes. imagine aí a situação.

  38. Não assisto mais filme no Cinemark desde o dia que a sala estava lotada e a gerente, muito mal educada por sinal, não quis trocar o ingresso para outro horário. Acho que ela estava querendo que eu assistisse o filme em uma das muitas cadeiras quebradas.

  39. É por isso que eu sou vou no moviecom do praia! Pouca gente e consequentemente atendimento melhor e sem contar que quantos menos pessoas nas salas melhor para assistir o filme!

  40. Sem contar o cheirinho de fossa que antes era só no corredor, agora invadiu as salas.

  41. Desisti do Cinemark faz tempo apesar de ser mais proximo da minha casa. Sempre levo a minha noiva ao Moviecom, mais barato, mais conforto, mais qualidade, menos fila, mais organizado, e apos o filme da pra dar uma esticadinha nos bares de Ponta Negra.

  42. Realmente esse cinemark está uma porcaria, fui sábado assisitr as mães de chico xavier e me deparei com os mesmos prblemas aqui relatados, e a menina que dava orientação na fila era péssima de antipática.

  43. Um problema SERÍSSIMO é a falta de higiene nos banheiros. Gente, aquilo é um nojo, fedorento e papel só tem no chão. Você entra para lavar as mãos e precisa tomar um banho de 45 min usando 2 barras de protex

  44. Galera, os problemas relatados, não são exclusividade da referida unidade do Cinemark. Em Campo Grande/MS, os mesmos problemas podem ser observados, e pior, o Cinemark é a única opção de cinema por aqui.. situação terrível!

  45. Sábado fui assistir RIO sala 4, fui avisado que o ar-condicionado só funcionaria 50% da capacidade, mas que s[o venderiam a metade das cadeiras, MENTIRA, o ar funcionava precariamente, e 80% dos lugares estavam ocupados, resultado. assistimos o filme numa SAUNA

  46. Hoje fui comprar o ingresso pra sessão de amanhã e fui informada pela vendedora que o aar condicionado esta funcionando "parcialmente". Vou levar o ventilador para o cinema!!!

  47. Olá, eu sou de Porto Alegre, e nunca fui num cinema em outra cidade. Mas aqui eu vou em somente três cinemas, e vou em horários que ninguém vai, tipo sábado na primeira sessão. Eu nunca vou no cinema na estréia, e nunca vou no dia mais barato, e quse sempre vejo as sessões matinais. Pode parecer coisa de criança, mas sempre vejo o filme na boa, com a sala quase vazia, sem fila, e ainda bato um almoço antes ou depois da sessão na praça do shopping. Todas as vezes que fui nos horários da noite, independente do cinema, sempre houve algum estresse. Eu prefiro não me estressar.

  48. Odeio o Cinemark em Natal. A administração do Cinemark nacional deveria intervir e fazer algo. Ir ao cinema no que deveria ser o melhor cinema de Natal é algo frustrante demais em Natal.

  49. Já desisti do Cinemark a muito tempo. Atendimento péssimo, salas sujas e fedidas além da "galerinha" que as vezes vai assistir filme e pensa que tá em casa. A sala 2 do Moviecom é melhor que qualquer outra sala do cinemark (peguei pesado). E no moviecom todas poltronas são "loveseat"

  50. O que fazer? Ir ver o filme no Moviecom. Detesto o Cinemark por essas constatações e muitas outras. Por isso, opto pela tranquilidade do cinema do Praia Shopping!

  51. Realmente é um descaso. Semana passada fui assistir ao filme Vip, logo que sentei comentei com a pessoa ao meu lado que estava muito quente a sala. Quanto à fila, como já sei do problema (que não é novo) nem vou mais pouco antes do filme, se o filme for à noite, dou um jeito de comprar antecipado, mesmo pegando fila gigante não corro risco de perder o início do filme. Lanchonete? Ha! Nem compro mais lá, espero o filme terminar e vou à praça de alimentação!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

governo divulga locais de prova do ‘Enem dos concursos’; veja como acessar

 

Foto: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O Ministério da Gestão divulgou, nesta quinta-feira (25), o cartão de confirmação de inscrição do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”. O documento mostra o endereço onde cada candidato fará o exame no dia 5 de maio.

As pessoas foram distribuídas em 3.665 locais de prova em 228 cidades (veja o mapa abaixo), levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Ao todo, serão 75.730 salas para aplicação do exame. Segundo o governo federal, 94,6% dos candidatos farão as provas em um endereço até 100 km de distância de onde mora.

💻 COMO ACESSAR – Para obter o cartão de confirmação, o candidato deve acessar a mesma página onde fez a inscrição. É necessário fazer login no endereço cpnu.cesgranrio.org.br/login com os dados da conta gov.br clicar na Área do Candidato.

O documento também tem informações como número da inscrição, horários das provas (manhã e tarde) e se a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, por exemplo.

Após emitir o cartão, os candidatos devem conferir se o município que indicaram no ato da inscrição, para participarem da prova, está correto, alerta Alexandre Retamal, coordenador-geral de logística do concurso.

Se tiver qualquer tipo de erro, ou se o local de aplicação for muito distante, é importante entrar em contato com a Fundação Cesgranrio e pedir a correção do que for necessário”, afirma. O telefone é o 0800 701 2028.

Desde o dia 9 de fevereiro, no entanto, não é mais permitido mudar o município de realização do exame. “O que vale é o que foi declarado no ato da inscrição”, reforça o coordenador.

O Ministério da Gestão também recomenda levar o cartão impresso no dia da prova, apesar de não ser obrigatório, junto com o documento de identidade original e caneta preta transparente.

Mas, por questões de segurança, não será permitido nenhum tipo de anotação no cartão de confirmação durante o exame, ressalta o governo.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lei Taylor Swift: Projeto que amplia punições para cambistas é aprovado na Câmara

Foto: Reprodução/Instagram

Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que cria novas penalidades pela prática do cambismo em eventos esportivos, shows e outros espetáculos.

A proposta, que será enviada ao Senado, inclui três novos tipos de crime na lei de crimes contra a economia popular, como o de falsificar ingressos para competições esportivas, espetáculos musicais, apresentações teatrais, eventos de Carnaval ou quaisquer outros eventos de cultura, lazer e negócios. A pena será de detenção de 1 a 2 anos e multa igual a 100 vezes o valor do ingresso. Segundo o relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), já há previsão na Lei do Esporte contra o cambismo, mas exclusivamente para eventos esportivos.

Para a atividade típica de cambismo ligada à venda de ingressos fora dos locais autorizados por preço superior ao fixado, o projeto prevê detenção de 1 a 2 anos e multa correspondente a 50 vezes o valor dos ingressos. Quem fornecer, desviar ou facilitar a distribuição de ingressos para venda nesse cambismo, o texto aprovado estipula pena de detenção de 1 a 3 anos e multa de 100 vezes o valor dos ingressos.

Segundo o projeto, o ingresso deverá conter a data da compra e o seu valor final, incluindo eventuais taxas, quando aplicáveis. Para as vendas on-line, a empresa responsável pela comercialização dos ingressos deverá providenciar “gerenciamento de fila” para a compra e colocar em seu site informações adequadas e claras sobre o evento, além do valor dos ingressos e a forma e prazo para devolução e reembolso de ingressos.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Reforma: Governo propõe que cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes, carros e petróleo tenham imposto mais alto

Foto: Agência Brasil / Reprodução

O governo federal propôs, junto com os estados, que o imposto seletivo, chamado de “imposto do pecado”, seja cobrado sobre cigarros, bebidas alcoólicas, sobre bebidas açucaradas, veículos poluentes e sobre a extração de minério de ferro, de petróleo e de gás natural.

A proposta consta em projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo.

O objetivo é que bens e serviços que sejam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente tenham um imposto maior do que o restante da economia.

“O presente Projeto especifica os produtos sobre os quais o Imposto Seletivo incidirá, bem como a forma pela qual se dará a tributação sobre cada categoria de produto. As alíquotas a serem aplicadas serão definidas posteriormente por lei ordinária”, diz o texto do projeto.

Deste modo, não é possível saber até o momento, entretanto, se a cobrança do imposto do pecado aumentará a carga tributária (valor cobrado em impostos) em relação ao sistema atual — nos quais esses produtos já têm uma taxação mais alta.

O Sindicato Nacional da Indústria das Cervejas (Sindicerv), que reúne 85% das fabricantes nacionais, estima que uma lata de cerveja contém, atualmente, cerca de 56% em impostos federais e estaduais.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a carga tributária dos seguintes produtos é a seguinte:

  • vinho é de cerca de 44% (nacional) e de 58% (importados).
  • vodka e wiskie: 67%.
  • cachaça: quase 82%
  • refrigerantes: cerca de 45%

 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou que, em 2017, a carga tributária sobre os cigarros variou entre 69% a 83% do preço total.

Segundo a Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a carga tributária sobre carros varia entre 37% e 44% do valor do automóvel.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Vigilante é morto a tiros em frente a unidade de saúde no bairro Bom Jardim em Mossoró

Foto: Reprodução

Um homicídio com características de execução, aconteceu por volta das 07h30 desta quinta-feira (25) em frente ao PAM (unidade de saúde) do bairro Bom Jardim, em Mossoró, na região Oeste do RN.

A vítima foi o servidor público municipal José Holanda Filho de 56 anos, que trabalhava como vigilante no PAM. De acordo com informações da Polícia Militar que foi acionada para o local, o vigilante estava em frente ao local de trabalho quando dois homens chegaram em um carro de cor prata renderam a vítima e atiraram a queima-roupa de escopeta calibre 12 e pistola, em seguida fugiram sem deixar pistas.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A perícia não encontrou cápsulas ou estojos, nem arma no local do crime. Os disparos foram efeturados a curta distância e atingiram costas, braço e peito.

De acordo com a Polícia Civil, em fevereiro do corrente ano, José Holanda se envolveu em uma ocorrência de disparos de arma de fogo em via pública, no momento em que uma guarnição da GCM passava na região dos Abolições.

Ele acabou sendo detido e conduzido à delegacia da Polícia Civil de plantão, onde foi autuado e em seguida liberado. A pistola dele ficou apreendida. A perícia criminal do Itep, realizou os procedimentos no local do homicídio e em seguida recolheu o corpo para exames necroscópicos no IML do órgão. Mossoró chega aos 35 homicídios em 2024. A DHPP vai investigar o caso.

Fonte: Blog Fim da Linha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Amigos e familiares contestam versão da polícia sobre morte de psicóloga

Foto: Reprodução

Amigos e familiares de Fabiana Veras, conhecida como “Faby” entre os mais próximos, contestam a versão divulgada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte a respeito da motivação do crime e o envolvimento do suspeito com a vítima.

Uma amiga da psicóloga, que preferiu não se identificar, conversou com exclusividade com a equipe de reportagem do Novo Notícias e revelou que a profissional nunca havia falado acerca de João Batista Carvalho: “A gente não conhecia e nunca tinha ouvido falar dele. Ela nunca comentava sobre essa pessoa. Descobrimos a identidade do autor no mesmo dia do veredito, juntamente com a impressa e investigação envolvida”.

A Polícia Civil, durante coletiva nesta quarta-feira (23), divulgou que o suspeito teria um relacionamento com uma amiga da psicóloga e que estava tentando uma reaproximação, mas Fabiana estaria negando-se a ajudá-lo. Questionada sobre a versão da Polícia, a amiga contesta: “Essa informação acerca de ser uma amiga próxima que tinha um relacionamento com ele não procede, tratava-se de uma paciente dela”.

Contou ainda que não conheciam e nunca haviam ouvido falar no suspeito: “Os rumores entre a família giram em torno do próprio consultório. Afinal, Fabiana era uma profissional muito responsável, sigilosa e respeitava excessivamente a conduta ética da Psicologia. Se fosse algo envolvendo um caso clínico, possivelmente ninguém saberia. O que está acontecendo nas redes sociais é que muitas pessoas estão falando sobre o autor e associando o mesmo à academia que ela treinava e até mesmo a um possível relacionamento afetivo e, se de fato fosse isso, nós amigas, já teríamos tido conhecimento por ela mesma, por se tratar de um vínculo mais próximo, mas isso não ocorreu”.

A amiga relata que o criminoso provavelmente transferiu toda a responsabilidade do fim do relacionamento para a então psicóloga: “Uma pessoa para cometer um crime dessa natureza, com tanta premeditação, precisa ser no mínimo movido pelo ódio. Ele provou em todo momento isso. Possivelmente tenha sido influenciado por decisões da ex companheira que ocorreram em função do acompanhamento psicológico realizado. Fabiana muito provavelmente estaria trabalhando o encerramento do ciclo do relacionamento com a sua paciente e, certamente, ele não aceitava isso. Então ele colocou ela como culpada de tudo, é o que acreditamos. Os próprios familiares afirmam que o vínculo entre ambos era único e exclusivamente profissional”.

A amiga fez questão de enaltecer as qualidades da psicóloga que foi brutalmente assassinada: “Fabiana era uma menina linda, de luz, aonde ela chegava ela trazia alegria, ela era muito líder. Sorria com tudo, fazia de tudo para que todos ficassem bem! Em relação à família, era uma mãe super cuidadosa, cuidava muito bem da filha e era muito prestativa e carinhosa de todos. Ela vai fazer muita falta, aliás, já está fazendo”.

Fonte: Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval 2024

Sancionada lei que torna patrimônio cultural os blocos de carnaval

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (24), o projeto de lei (PL) que reconhece como manifestação da cultura nacional blocos e bandas de carnaval. O texto do PL nº 3.724/2021 foi aprovado em março pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, em decisão terminativa, ou seja, sem votação no plenário da Casa.

Para a relatora do projeto, senadora Augusta Brito (PT-CE), os blocos e bandas de carnaval são manifestações que “refletem a grandeza de nossa diversidade cultural”. Em seu relatório ela citou o Mela-Mela, em cidades do Nordeste, como Beberibe e Camocim, no Ceará; os Caretas, em Guiratinga, no Mato Grosso; e os tradicionais Bate-bolas nos subúrbios cariocas

De acordo com o texto aprovado, o reconhecimento como manifestação da cultura nacional inclui desfiles, músicas, práticas e tradições dos blocos e bandas. O poder público também terá o dever de garantir a livre atividade desses grupos e a realização de seus desfiles carnavalescos.

As escolas de samba já foram reconhecidas como manifestação da cultura nacional, pela Lei 14.567, de 2023.

Trabalhadores em arquivos

Lula também sancionou o projeto que cria medidas especiais de proteção ao trabalho realizado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória. O PL nº 5.009/2019, aprovado no início deste mês pelo Senado, altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para prever medidas de saúde e segurança aos trabalhadores nesses ambientes, devido à constante exposição a agentes nocivos causadores de doenças, principalmente respiratórias.

De acordo com a análise da senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do PL, por ser realizado em ambientes fechados, com pouca ou quase nenhuma exposição solar ou ventilação, a atividade poderá submeter o trabalhador a fatores físicos, como umidade, químicos, como poeira, e biológicos, como bactérias e fungos.

O texto prevê, entretanto, que a caracterização do trabalho realizado nesses ambientes como medida especial de proteção não implicará, de forma automática, sua inclusão no quadro de atividades consideradas insalubres pelo Ministério do Trabalho. Caberá à pasta analisar a oportunidade e a conveniência dessa inclusão a partir da análise das atividades desempenhadas e do ambiente de trabalho dos profissionais da área.

Por sua vez, a caracterização e a classificação de eventual insalubridade somente serão efetivadas a partir de perícia do médico ou engenheiro do trabalho. Por fim, o adicional de remuneração ao trabalhador, decorrentes das condições de insalubridade, será devido apenas a partir da inclusão da respectiva atividade nos quadros aprovados pelo Ministério do Trabalho.

Vale do Panema

O presidente sancionou o PL nº 3.144/2021 que define a região turística Vale do Panema, em São Paulo, como Área Especial de Interesse Turístico. A região, próxima à divisa de São Paulo com o Paraná, compreende o reservatório da Usina Hidrelétrica de Jurumirim e seu entorno, que abrange os municípios paulistas de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Tejupá, Avaré, Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Itatinga e Angatuba.

O relator do projeto, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), avaliou que a região cumpre os requisitos para ser considerada uma área especial em razão do turismo náutico e pesqueiro, uma das principais atividades econômicas da região. Ele citou atrativos como a Praia dos Holandeses, a Praia Branca e a Enseada Azul.

As Áreas Especiais de Interesse Turístico são trechos contínuos do território nacional, inclusive suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico. O texto foi aprovado no início deste mês no Senado.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Sepultamento do corpo da psicóloga Fabiana Veras é marcado por forte comoção


Vídeo: Novo Notícias

O sepultamento do corpo da psicóloga Fabiana Veras, de 42 anos, que foi assassinada na última terça-feira (23), aconteceu na manhã desta quinta-feira (25) no Cemitério Público de Campo Grande, município do Médio Oeste potiguar.

A solenidade foi marcada pela comoção e clamor por justiça de familiares e amigos.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Barragem Santa Cruz do Apodi ultrapassa 80% da sua capacidade total

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 480.374.300 m³, percentualmente, 80,10% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³.

O açude Corredor, localizado em Antônio Martins, completou 100% da sua capacidade e sangrou nesta quarta-feira (24). O reservatório possui capacidade para 4.643.000 m³.

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 288.288.490 m³, correspondentes a 98,45% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Faltam 15 centímetros para o manancial sangrar.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.869.196.042 m³, equivalentes a 78,77% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³.

As reservas hídricas superficiais totais, que correspondem à somatória dos volumes das reservas hídricas dos reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 3.368.280.410 m³, equivalentes a 74,47% da capacidade total do RN, que é de 4.522.931.699 m³.

Outros reservatórios já ultrapassam os 90% da sua capacidade total, são eles: o açude público de Cruzeta, que está com 92,73%; Gangorra, em Rafael Fernandes, com 96,40%; e Morcego, em Campo Grande, com 96,85%.

Açudes que já sangraram nesta quadra chuvosa, o Santa Cruz do Trairi, está com 98,49%; e o açude público de Currais Novos, acumula 99,61% da sua capacidade total.

Os mananciais monitorados pelo Igarn, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos,  que permanecem com 100% da sua capacidade, são: Mendubim, em Assu; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Trairi, em Tangará; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, Currais Novos; Apanha Peixe, em Caraúbas; o açude público de Riacho da Cruz; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; e o açude público de Encanto.

Outros mananciais monitorados que permanecem sangrando, são: Novo Angicos, em Angicos; Riachão, em Rodolfo Fernandes; Curraes, em Itaú; Pinga, em Cerro Corá; Tesoura, em Francisco Dantas; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; Sossego, em Rodolfo Fernandes; e Francisco Cardoso (Mulungu), em Currais Novos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM VEREADOR: Carol Pires, Afrânio, Leo Lima, Gabriel Cesar e Irani são os mais lembrados

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados em quem votariam para vereador.

Os mais citados foram: Carol Pires 3,8%, Afranio 3,6%, Leo Lima 2,4%, Gabriel César 2,2% e Irani Guedes 2%. Confira lista completa abaixo:

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM: 25% da população se identifica politicamente de direita e 8% esquerda

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados como se identificam politicamente.

 

25,6% de direita, 8,4% esquerda, 2,8% centro, 0,8% centro direita e 0,4% centro esquerda. 34,4% não se identificam com nenhum e 27,6% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *