Judiciário

Extinção da justiça do trabalho continua sendo destaque nacional e o relator poderá ser Rogério Marinho

A extinção da Justiça do Trabalho, elaborada na Câmara sob rigoroso sigilo, tem a aprovação de juízes e de ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), diante do ativismo político e a sindicalização da magistratura. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), conhece a posição desses juízes. O projeto reage à articulação, na Justiça do Trabalho, para burlar a reforma trabalhista que vigora a partir do dia 11.

Se depender do presidente da Câmara, o relator do projeto que acaba a Justiça do Trabalho será o mesmo que relatou a reforma trabalhista.

O deputado Rodrigo Maia sempre elogiou o trabalho competente de Rogério Marinho (PSDB-RN) como relator da reforma trabalhista.

A Justiça do Trabalho custará R$22 bilhões em 2017, enquanto toda a Justiça Federal dos EUA não gastará mais do que R$21 bilhões.

O presidente do TST, ministro Ives Gandra Filho, já se manifestou em defesa da Justiça do Trabalho e discorda da sua extinção.

CLÁUDIO HUMBERTO

Opinião dos leitores

  1. vontade eles têm de acabar com a justiça do trabalho, o difícil é conseguir fazer isso em uma eleição próxima.

  2. Esses bandos de idiotas acredita que a justiça do trabalho vai ser extinta, deixe de ser trouxa que eles não tem força pra fazer isso neste momento.

  3. Um monte de tabaréu falando merda. Demonstra desconhecimento da justiça do trabalho. Vão pra Cuba idiotas. O brasil não é sua pátria. Analfabetos não sabem o que dizem. Invejosos e caloteiros não pagam os direitos trabalhistas e a justiça do trabalho os condena por isso fixam revoltados.

  4. Rogério Marinho fez uma excelente reforma trabalhista…se ele extinguir a justiça do trabalho ele será santificado e terá credenciais para se candidatar a presidencia da Republica…

  5. Ja devia ter sido extinta…é uma das piores instituiçôes e tem objetivos eleitoreiros…atrapalha o crescimento do pais e a criação de empregos…

  6. Essa Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho são como jabuticabas: só existem no Brasil. É no mínimo curioso que aqueles que realmente almejam trabalhar e crescer às custas do seu próprio esforço "sonhem" em conseguir ingressar nos EUA, até mesmo de forma clandestina, onde não há nada disso. Caríssima e altamente tendenciosa, esse arcabouço jurídico e institucional que supostamente "protege" os trabalhadores, na verdade os prejudica. O nosso Brasil precisa criar empregos e esse "engessamento" só cria dificuldades, problemas. Tudo isso é muito bom para esses juízes e procuradores que ganham fortunas (MUITO acima do teto salarial previsto na Constituição, graças a inúmeros artifícios legais mas imorais) e para os advogados trabalhistas que incentivam e orientam trabalhadores desonestos e gananciosos a "fabricar" violações a seus direitos, buscando o "dinheiro fácil" e rápido.

  7. Só querem afundar o trabalhador, por ao invés de tirar direitos, o governo não baixa a carga tributária para contratação de pessoal? Porque não cortam na própria carne e baixam seus salários e regalias, Brasília, cidade intocável! O problema não são as leis trabalhistas ou a justiça do trabalho, o problema é você ter um funcionário, mas encargos de 3.

    1. concordo com voce! alem dos encargos absurdos, a justiça do trabalho transformou-se num gigantesco balcao de negocios e quem ganha é somente ela!

      juizes, secretarios, varas, oficiais de justica, beneficios e etc….imoveis, mobiliarios para um estrutura que nao atende ao que se propoe!

      pedidos descabidos q oneram o sistema e na maioria absoluta das vezes, o empregador correto!

      alias, quem vota contra é quem se aproveita do sistema!

      acho justo a permanencia de varas da JT, para julgamento de casos pós conciliação, inclusive, cabendo sucumbencias e penalidades a autores e advogados picaretas, que nesse segmento, tem de sobra!

  8. Já pesquisaram quantos bilhões de reais a Justiça do Trabalho arrecada para os cofres da União? Ou vocês não tem conhecimento que em cada sentença trabalhista é obrigatório o pagamento da contribuição previdenciária em cima do valor?

    1. nem sempre amigo! a propria justiça, faz seu jeitinho para desvincular verbas previdenciarias….isso é fato!

      e estes bilhoes q menciona ai, nao existem nao…

  9. Eita que aqui tá cheio de empresário querendo lascar ainda mais o peão …
    Eu acho engraçado quando vejo um empresário abrindo a boca pra dizer "eu dou x empregos", como se estivesse fazendo um favor ou fosse muito bonzinho, são uns ridículos. kkkk

  10. Não concordo tanto em extinguir de vez a justiça do trabalho mas concordo em diminuir poderes e valorizar mais os empresários que estão sendo tratados com desrespeito e levando multas milionárias isso só por estar gerando emprego concordo que seja penalizado o que não cumprir as leis mais não da forma que esta , e se chegar a ser multado os valores serem aplicados em prol dos funcionários da empresa e não pra outros fins . Alem de também fazer uma colocação sobre os programas governamentais que são dados as famílias carentes antigamente para se receber tinha de trabalhar( projetos como emergência abrindo estradas , limpando mato onde se precisa e ate em trabalhos em obras ) e hoje esses programas estão ajudando ao povo ficar preguiçoso e ate alguns vagabundos mesmo concordo em ter de trabalhar para poder ganhar isso para valorizar mais o trabalho .

  11. Parabéns!
    Que acabe logo logo mesmo!
    É um absurdo o custo desse cabide de emprego pra essa turma da justiça do trabalho , que de trabalho nao tem nada, vivem a procurar o que fazer, além de ter custo altissimo desses juizes de 60 idas de ferias, 20 dias de recesso, 90 dias de folga de licença premio, auxilio moradia de 5mil, salario de 33mil e outras verbas….
    É um verdadeiro absurdo, pra pouco resultado.
    FIM DA JUSTIÇA DO TRABALHO E DAS REGALIAS JÁ!

  12. SO FALTA ESSE DEPUTADO DIZER QUE A EXTINÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO E BOA PRO TRABALHADOR TMB KKKKK

    QUEREM FAZER O SERVIÇO COMPLETO CONTRA O TRABALHADOR

    VIVEREMOS UMA ESCRAVIDAO BRANCA NO FUTURO, COM A MASSA DE TRABALHADORES RECEBENDO VALORES IRRISORIOS.
    AI EU QUERO VER O POVO NAS RUAS COM A CAMISA DA SELECAO PROTESTANDO

    1. Quanta bobagem
      Vá estudar para falar o único país no universo que tem essa porcaria CABIDE de empregos
      E o Brasil
      Uma injustiça que custa mais caro do que os pagos aos que se beneficiam

    2. vc é sindicalista? quem brada contra a extinção da JT se aproveita do sistema;
      ou é sindicalista ou advogado trabalhista ou trabalhador que tem ficha corrida de ações tramitando, aproveitando-se das parcialidades do sistema;

    3. SO PRA VCS SABEREM COM A EXTINÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO OS JUIZES DO TRABALHO NAO PERDERAO SEUS EMPREGOS, CONTINUARAO ATUANDO NA ESFERA FEDERAL E RECEBENDO SEUS SUBSIDIOS DA MESMA FORMA. ENTAO QUEM FALA QUE EXTINGUIR A JUSTIÇA DO TRABALHO VAI TER ECONOMIA AO ERARIO NAO CONHECE A REALIDADE, QUE NO CASO É DIFICULTAR O TRABALHADOR EM OBJTER SEUS DIREITOS VIOLADOS.
      INFELZIMENTEACESSAR

  13. É o parlamentar mais competente da nossa bancada Federal, pode-se até discutir posições ideológicas, porém é preparado para o debate, seus argumentos são bem elaborados, me parece ser um estudioso. Nunca votei nele. Depois de acompanhar mais o que se passa no congresso Nacional, passei a admirá-lo.

  14. Este comentário nem será liberado, mas é muito engraçado como nos demais comentários, só tem empresário, oligarca e aristocrata. Não sabia que as pessoas ricas (ricos de verdade, não a classe média que se acha elite) tinham tempo de ficar de falatório.

    1. Só pode ser um bloco carnavalesco, Está fora da realidade vivida por enorme parte da população que quando muito recebe é um salario minimo , enquanto esses tribunais pagam fortunas a parte de seus integrantes.

  15. Ótimo!
    Juízes do trabalho e procuradores do trabalho dizem abertamente que não cumprirão a nova lei trabalhista. Prevaricam e ainda recebem 30 mil mensais. Fora duas férias anuais e recesso.
    Servidores recebem no mínimo 10 mil sem curso superior. Os de nível superior no mínimo 20 mil.
    Casta jurídica bem acima dos pobres servidores públicos estaduais/municipais e muito mais acima do que os trabalhadores privados.
    Ponto e parabéns para o deputado Rogério Marinho. Tem meu voto.

  16. BG
    Nem devia ter sido criada, custo ALTÍSSIMO com juízes e desembargadores ganhando altos salários e só serve para para condenar as empresas. O empregador não pode faltar nas audiências pois será aceito tudo que foi dito contra ele, agora o empregado falta e tem direito a entrar mais duas vezes e não recebe penalidade alguma. O empregador é obrigado a comparecer para ficar feito lagartixa tendo que só balançar a cabeça e mais nada, se não é ameaçado de prisão e o trabalhador com advogados muitas das vezes exigindo verbas rescisórias ESTRATOSFÉRICAS que nem um dia com 48 horas seria possível para trabalhar e além também em muitos casos de litigância de má fé contra o empregador.

    1. Concordo plenamente. justiça do Trabalho só serve para manter privilégios aos seus servidores e juízes e para tirar dinheiro dos empresários.

  17. Só trás despesa para o Brasil. Quem ganha menos lá recebe 15 mil/mês Já devia ter acabado.

  18. Para isso esse serve. Não possível que o povo do RN de outro mandato a este ser que só retirou ganho e benefícios dos mais humildes.
    Viva ao Brasil da casa grande querendo a ressurreição da Senzala.

  19. Pense num Deputado esse Rogério Marinho, quero ver qual é o trabalhador do RN que vai voltar nesse cara, tudo que é para prejudicar o povo ele está no meio.

  20. É reforma trabalhista, leis que dificultam a fiscalização de trabalho escravo e agora extinção da justiça do trabalho. Volta da escravidão.

    1. É fácil resolver vá para Cuba que lá tem tudo isso (MST, MPT, CUT, TRTs,TSEs) e algo mais, não se esqueça de levar sabonete para poder tomar banho naquela paradisíaca ilha, cheia de marginais governando-a e ditadores sanguinários mantendo o povo numa escravidão sim.

    2. O que você falou, não vejo diferença do Brasil, saúde, educação e segurança não funcionam, marginais governando o país, ditadores sanguinários por dinheiro, aqui está igual a Cuba, nobre amigo. Não me importaria de não ter leis trabalhistas e justiça do trabalho, desde que nosso país não fosse governado por corruptos e eu não precisasse pagar plano de saúde, escola e não tivesse receio de sair e ser assalto ou morto. Essa sua comparação com Cuba foi fraca.

    3. alyson – basta que nao votemos nos tais ditadores sanguinarios por dinheiro! a chave é essa!!
      nao me incomodo em pagar plano de saude, escola particular aos meus filhos, nao usar transporte publico e etc…..
      me incomodo de ter que pagar por tudo isso, nao onerar o estado (eu, como outros milhoes) e o estado protetor e regulador, nao ter este dinheiro para aplicar em quem precisa, que sao maioria! alias, a democracia nos mostra que os governantes só sao eleitos por maioria…

  21. kkkkkk… agora ferrou tudo… Rogério Marinho já relatou a reforma trabalhista e fez estas lindas mudanças modernas, e agora vai novamente ficar com a faca e o queijo na mão… TRTs, vcs tão lascados…

  22. Mais uma que esse cara vai acabar… Brasília é o islã nacional e esse cidadão é o 'homem-bomba'!

  23. é de admirar q ainda tenha justiça do trabalho, pois aqui não tem justiça de nada chega ate ter um ministro q se diz da justiça que na maioria das vezes so serve para obstruir quando tem algum processo contra quem o indicou( já vimos varios filmes )

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após 45 dias, Força Nacional deixa Mossoró; PF lidera caça a fugitivos

Foto: Jamile Ferraris/ MJSP

O aparato da Força Nacional de Segurança Pública em Mossoró (RN) começa a ser desmobilizado nesta sexta-feira (29/3). Os agentes atuam há cerca de 40 dias na caçada aos dois fugitivos do presídio de segurança máxima. A fuga, ocorrida em 14 de fevereiro, foi a primeira da história do sistema penitenciário federal, criado em 2006.

A Força Nacional chegou ao Rio Grande do Norte em dia 23 de fevereiro, e a previsão era de que os agentes trabalhassem nas buscas por 30 dias. Como os criminosos não foram localizados, o prazo acabou sendo estendido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, por mais 10 dias. Nesta semana, Lewandowski anunciou que não faria nova prorrogação. Os 111 agentes deverão voltar às atribuições de origem na próxima semana.

Os homens da Força Nacional fizeram varreduras nas matas e fiscalizações nas rodovias. A finalidade era impedir que Deibson Nascimento e Rogério Mendonça rompessem o perímetro das buscas no Rio Grande do Norte.

Apenas em diárias, o valor pago pelo governo federal aos agentes supera R$ 1,2 milhão. Por dia, a mobilização custa R$ 37,2 mil em diárias. Há ainda 22 viaturas e um ônibus destacados para a operação.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Presidente da França compartilha meme com Lula e diz que passagem pelo Brasil ‘foi um casamento’

Foto: Reprodução/Redes

Depois de uma viagem de três dias em quatro cidades do Brasil, o presidente da França, Emmanuel Macron, compartilhou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (28), um meme com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmou que sua passagem pelo país “foi um casamento”.

“Algumas pessoas compararam as imagens da minha visita ao Brasil com as de um casamento, e eu digo a elas: foi um casamento! A França ama o Brasil e o Brasil ama a França!”

Na sequência, Macron agradeceu o acolhimento que recebeu dos brasileiros e citou o que fez em algumas cidades por onde passou.

“Em Belém, pudemos caminhar juntos por essa Amazônia compartilhada e confirmar nossa determinação comum de lutar pelas florestas e pelas pessoas. Vimos no Rio a força da nossa cooperação no setor da defesa, com o lançamento do Tonelero, o terceiro submarino da nossa parceria. Tivemos discussões extremamente proveitosas com o mundo econômico, cultural e intelectual em São Paulo”, escreveu.

Macron também destacou articulações com o governo federal. Confira a publicação:

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Pesquisa da CNI mostra que 26% dos brasileiros estão mais endividados do que no ano passado

Foto: Adobe Stock

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que 26% dos brasileiros estão mais endividados ou muito mais endividados na comparação com os últimos 12 meses.

O levantamento mostra que esse percentual sobe para 33% entre pessoas analfabetas ou que apenas sabem ler e escrever (analfabetas funcionais). O índice também é maior, de 32%, entre os que ganham até um salário mínimo.

Entre as mulheres, 29% dizem que estão mais endividadas hoje do que há um ano. O percentual é o mesmo entre pessoas com idades entre 41 e 59 anos, moradores das regiões Norte e Centro-Oeste e residentes nas capitais.

Na outra ponta, 47% dos entrevistados que moram na região Nordeste afirmaram estar menos endividados ou muito menos do que há 12 meses.

A pesquisa foi feita presencialmente pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, da FSB Holding, entre 6 e 9 de fevereiro deste ano. Foram entrevistados 2.012 cidadãos com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Mônica Bergamo – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

13 Estados ainda têm mais Bolsa Família do que empregados; RN está incluso na lista

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O número de beneficiários do Bolsa Família ainda é maior que o de trabalhadores com carteira assinada em 13 das 27 unidades da Federação. Esses dados excluem o setor público.

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022, com o Auxílio Brasil, e 13 em 2023 –número que se manteve agora em 2024.

O Maranhão é o Estado onde essa relação de dependência do benefício é mais forte. Há 641 mil empregos com carteira assinada e 1,2 milhão de famílias maranhenses recebendo Bolsa Família.

Ou seja, há 2 habitantes recebendo o Bolsa Família no Estado para cada empregado com carteira de trabalho.

O Estado onde essa proporção é menor é Santa Catarina. Lá, há 10 trabalhadores no mercado formal para cada beneficiário de Bolsa Família.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sensação de insegurança nas ruas à noite alcança 39% dos brasileiros, segundo Datafolha

Foto: Reprodução

Uma pesquisa do Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo apontou que a proporção de pessoas que se sentem “muito inseguras” nas ruas à noite chegou a 39%. O índice é cinco pontos percentuais maior em relação ao último levantamento feito pelo instituto sobre segurança, em setembro de 2023. Dos entrevistados, 26% dizem sentir “pouco inseguros”.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil entre 19 e 20 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quantidade de pessoas que responderam sentir-se “mais ou menos seguras” nas ruas da própria cidade à noite diminuiu de 26% para 21%, na comparação com a pesquisa anterior. O número de brasileiros que se sentem “muito seguros” manteve a mesma proporção, de 14%.

Segundo o levantamento, as pessoas estão se sentido mais insegura em todas as regiões do país. O Sudeste tem os piores índices e o maior crescimento da taxa de entrevistados que dizem ter o sentimento de muita insegurança nas ruas da cidade ao escurecer. Em setembro de 2023, esse percentual era de 38%. Agora, chegou a 45%. No Centro-Oeste e Norte (os dados da pesquisa estão unificados para estas regiões), o índice é de 37%, no Nordeste, 36%, e no Sul, 32%.

Na divisão entre homens e mulheres que sentem muita insegurança, o sentimento é admitido por 33% entrevistados do sexo masculino e 45% do sexo feminino.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Rio Grande do Norte tem 2,7 mil presos provisórios

Foto: Arquivo TN/Reprodução

O Rio Grande do Norte tem pelo menos 2,7 mil presos provisórios, isto é, detentos que ainda não foram à julgamento pela Justiça do Rio Grande do Norte. Os dados são da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), enviados à pedido da TN. O quantitativo representa cerca de 21% de toda a população carcerária potiguar, que é de pouco mais de 12 mil presos, incluindo regimes fechado, aberto e semiaberto. O índice apresenta uma redução, que segundo especialistas, se deve à modernização do sistema e a outros fatores sociais.

Segundo os dados da Seap atualizados na última terça-feira (26), o Estado possui atualmente 5.230 presos no regime fechado, 2.727 no semiaberto e outros 2.008 no regime aberto. Há ainda outros 33 presos em medidas cautelares. Em reportagem publicada em 2013 pela TRIBUNA DO NORTE utilizando dados da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), o Estado possuía mais da metade dos presos na época sem receber sentença. Segundo o documento da época, dos 4.660 detentos, 2.479 não haviam recebido julgamento.

Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Anesiano Ramos de Oliveira, a redução de presos provisórios pode estar atrelada ao aumento da sistematização e aceleração de julgamentos nos processos.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Governo gastou quase R$ 1,7 milhão em operação para procurar foragidos de Mossoró

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A força-tarefa do governo federal que atua nas buscas dos dois detentos que escaparam da penitenciária federal de segurança máxima de Mossoró (RN), em 14 de fevereiro, já custou aproximadamente R$ 1,7 milhão aos cofres públicos. O dinheiro foi usado em despesas como diárias, passagens, plano de saúde e manutenção e abastecimento de viaturas. Os dados foram obtidos pelo R7 via Lei de Acesso à Informação.

As informações disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram as despesas entre os dias 20 de fevereiro e 21 de março da Força Nacional de Segurança Pública, da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal e da Coordenação-Geral de Operações Integradas e Combate ao Crime Organizado. De acordo com a pasta, nesse intervalo os órgãos gastaram R$ 1.682.709,54 com a operação que tenta localizar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Esse valor pode ser ainda maior, pois não inclui as despesas da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, que também atuam nas buscas.

A maior parte dos gastos foi da Força Nacional. O governo enviou 500 agentes do órgão para Mossoró, e só com diárias gastou R$ 1.026.188,75. Além disso, até 15 de março, foram pagos R$ 115.446,02 em serviços de manutenção e abastecimento das viaturas empregadas na operação. Por fim, até 18 de março, a Força Nacional teve uma despesa de R$ 103.914,44 com o plano de saúde dos agentes que participam da missão.

R7

Opinião dos leitores

  1. Sinceramente, um absurdo, principalmente qdo vemos recursos faltando na saúde e educação. Uma palhaçada é desmoralização.

  2. Isso mostra a grande copetencia deste governo Fal o L kkkkk mas o importante foi tirara BOLSONARO kkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

Foto: Cristiane Mattos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 28, que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz.

A bandeira verde vigora desde abril de 2022, marcando dois anos consecutivos da manutenção. De acordo com a agência, a manutenção se deve ao cenário favorável de produção de energia no país, com os bons níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

“Essa é uma excelente notícia para o consumidor, pois a manutenção da bandeira possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o país”, disse o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Como sempre Lula ajudando os brasileiros. No governo bolsonaro era sempre bandeira vermelha. Agora os bolsominions esquecem das coisas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *