O Via Certa Natal divulgou uma imagem feita na manhã desta quarta-feira(11) na BR- 101 SUL. Trânsito batendo em Neópolis no sentido Arena. Adivinha o motivo? Um semáforo que a STTU resolveu implantar na saída de uma rodovia federal.
Há mais de mês que o Blog passou a gritar pela aberração, com posts sucessivos até a sua instalação. Congestionamentos sucessivos, e olhe que ainda fora de horários de pico.
Não bastasse aquela maldita intervenção na Bernardo Vieira (bastava dedicar a faixa da direita para os ônibus) que matou um monte de estabelecimento comercial; não bastassem aqueles binários desfuncionais (M.Gouveia/J.Câmara + Amintas/Miguel Castro + N. de Castro/A.Basílio), tome semáforo.
O transito de Natal no inicio da manhã sentido Zona Sul/Centro tá caótico , ao longo da BR 101 começa a parar no viaduto que dá acesso a Roberto Freire, praticamente parado até chegar perto da SIMAS,
Qdo se chega na Apodi tb outro congestionamento pois os semáforos estão sem sincronização, filas longas, um caos.
Cada dia se inventa uma saída para desafogar e piora o trânsito.
Via costeira que é uma saída nesse período um perigo com o excesso de areia nas pistas, postes ameaçando cair pela corrosão e luzes apagadas.
Este é o cenário de uma cidade que se diz atrativa para o turista – sem falar na insegurança, sujeira nas praias.
A cidade tem a pior orla urbana do Nordeste – sem condições.
Parabéns Natal e seus gestores pelo atraso.
Parabéns, prefeito!
Parabéns, STTU!
Vocês estão prejudicando milhares de pessoas, sabe-se lá por qual motivo….
MP, SOCORRO….. PRF, SOCORRO…. Quais as razões técnicas para tal?
Sr. JEGUE DEGUE, a passarela que existe a poucos metros do novo semáforo serve justamente para a travessia de pedestres. Bastaria recuperá-lá!
Interessante esse tipo de lógica, tem a passarela e as pessoas não querem utilizar, então para resolver acabam com o trânsito, inviabilizam o deslocamento, levam transtorno a milhares de cidadãos. Isso que se chama usar a inteligência…
É o mais irritante exemplo de desprezível autoritarismo demostrado pela STTU e seus erros recorrentes com o trânsito em Natal. É uma besteira atrás da outra.
Lembrando: Vem eleição aí, logo ali em 2020, vamos nos lembrar disso na hora do voto
Essa cidade abandonada tem prefeito? Se tem, deve morar em João Pessoa.
Pelo contrário, os votos dos membros da universal serão bem superiores aos perdidos por causa do semáforo!
Acabou a eleição pra Álvaro dias , nunca vi tanta indignação
acho que está na hora do prefeito trocar essa equipe de engenharia de trânsito de natal. por repetições de erros grotescas. sempre se avisa que vai ser um caos e eles insistem no erro.
Há cerca de dois anos, os gênios responsáveis pelo trânsito colocaram um sinal na rotatória Cidade Verde/Rota do Sol. Todos sabiam que não daria certo. Resultado: não durou 3 dias.
Rodrigo, o problema é do final da tarde pra noite ninguém tem coragem de passar ali, faça o teste, mas cuidado pois vc pode ser roubado ou pisar em bosta.
Se a passarela suspensa tem problemas que sejam corrigidos. É a mesma coisa que acabar com a doença matando o doente.
O mundo busca incessantemente dar fluidez ao trânsito, um dos grandes problemas contemporâneos, aqui em Natal os órgãos que deveriam perseguir isso, na verdade fazem é travar o trânsito com soluções do século passado como a colocação de semáforos e pasmem alguns a 50 metros um do outro. Existem soluções mais modernas e adequadas para os problemas do trânsito nas vias urbanas, se não querem estudar basta copiar o que vem dando certo e quem está fazendo o dever de casa. Esses novos semáforos são uma agressão ao trânsito de Natal e a inteligência do povo Potiguar.
Bruno, porque NINGUÉM pediu para ver os estudos técnicos que a Secretaria de Transporte e TRANSTORNOS Urbanos sobre essas alterações?
Aproveite hoje a entrevista com a Secretaria e peça acesso.
Estudo técnico que gerou um trânsito nunca antes visto ? Quero ver que racionalidade há nele. Esse técnico devia perder o título assim como ALVARO DIAS PERDEU A ELEIÇÃO POR CONTA DESSA ABERRAÇÃO
O pessoal nao pensa… Ora, agora podem rezar na frente da igreja enquanto aguarda o sinal abrir… e outros podem xingar a igreja e a prefeitura tb. democracia e meio ambiente andam juntas. A prefeitura é muito preparada pra gerir o transito e aumentar a poluicao com veiculos parados em engarrafamento. E quem vai levar a culpa é o carro. Porque o cult é andar de onibus pra ser assaltado 2x e de bicicleta nessa maravilhosa cidade plana e refrigerada.
A província não vai mudar. Sempre governada por mentes contrárias ao desenvolvimento e ao bem estar da população. O povo tem o que merece, o que escolhe!
Os técnicos da STTU justificam que aquela passarela não é utilizada porque a população não aceita mais esse sistema. Ora, a população não utiliza aquela passarela porque não aceita ser assaltada em uma passarela sem segurança, escura, em uma rua deserta…. é só isso técnicos da STTU, é simples demais para vocês não entenderem!
Conversinha mole de "fazer a cidade para pedestres"…… milhares de pessoas atravessam a passarela entre o Via Direta e o Natal Shopping todos os dias, como assim não aceitam as passarelas?
Nós pedestres só queremos nos deslocar de um lado para o outro em segurança, seja por faixa, seja por passarela. E quando estamos de carro ou ônibus queremos nos deslocar também, sem estes infinitos semáforos atormentando nosso caminho a cada "100 metros".
Ah, e pra constar, a Salgado Filho não é a Avenida Paulista, são duas avenidas com contexto e configuração completamente diferentes!
A STTU resolveu reinventar a roda e vai dar um nó no trânsito de Natal.
Quem está a frente do setor de trânsito em Natal se mostra o REI DA RAZÃO que vai gerar muita reclamação e levar ao prefeito Álvaro Dias a PERDER DE UM VOTO ATRÁS DO OUTRO.
São semáforos DESNECESSÁRIOS causando transtorno ao cidadão e inviabilizando o trânsito numa piora desnecessária que beira a irresponsabilidade.
Parabéns pela teimosia e insistência sem justificativa para continuar bancando o erro.
Fico me perguntando se REALMENTE este sinal, é para privilegiar os pedestres, pois a menos de 15 metros do mesmo, existe uma passarela. Absurdo total, e descaso com os usuários de transporte (sim, inclusive público). O transito hoje, diferente o que afirmam os gênios da STTU, estava com caos… Onde está o MP nesta horas? Onde está o prefeito (inaugurando praças, promovendo festas?)
Neste sábado (14 de dezembro), a Ecomax entrega o Condomínio Vila do Alto, antes do prazo contratual, e já celebrando mais um sucesso de vendas em Natal e Parnamirim. O evento exclusivo para os compradores marca a conclusão deste incrível projeto.
Situado na área mais dinâmica da Grande Natal, o Vila do Alto fica próximo a outros empreendimentos renomados do grupo, como o Bosque dos Poetas e Bosque das Palmeiras. Os lotes, disponíveis de 204m² a 608m², são ofertados com parcelas a partir de R$900,00, oferecendo uma excelente opção de investimento em um local de alto padrão e com ótimas oportunidades de negócio.
Com a entrega acontecendo agora em dezembro, ainda há lotes disponíveis para aqueles que querem fazer parte deste empreendimento que tem a assinatura do padrão Ecomax.
Não perca a oportunidade, entre em contato pelo telefone 4005-0800 e agende uma visita ao condomínio.
Endereço: Av. Olavo Lacerda Montenegro, 2400 – Parque das Nações.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para condenar o ex-deputado Roberto Jefferson a nove anos, um mês e cinco dias de prisão.
A pena foi definida no julgamento virtual da ação penal na qual Jefferson é réu pelos crimes de calúnia, homofobia, incitação ao crime e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes. A votação será encerrada às 23h59.
De acordo com a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-parlamentar incentivou a população a invadir o Senado, a fazer agressões físicas contra senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia e a explosão do prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As declarações foram feitas em entrevistas e vídeos publicados nas redes sociais, em 2021.
Até o momento, além do relator, ministro Alexandre de Moraes, também se manifestaram pela condenação a nove anos de prisão os ministros Flávio Dino, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Cristiano Zanin e Edson Fachin aplicaram pena de cinco anos, dois meses e 28 dias de prisão. André Mendonça entendeu que Roberto Jefferson não tem foro privilegiado e não pode ser julgado pela Corte.
Jefferson foi preso em outubro de 2022, às vésperas do segundo turno das eleições, após oferecer resistência armada ao cumprimento do mandado de prisão decretado pelo ministro Alexandre de Moraes. O mandado foi expedido depois que o ex-parlamentar publicou um vídeo na internet no qual ofendeu a ministra Cármen Lúcia com palavras de baixo calão.
Durante o cumprimento do mandado em sua casa, no município de Comendador Levy Gasparian (RJ), Jefferson deu tiros de fuzil e lançou granadas contra os policiais federais que foram ao local. Em função do episódio, ele foi indiciado pela Polícia Federal por quatro tentativas de homicídio.
Defesa
No processo, a defesa de Roberto Jefferson defendeu a incompetência da Corte para julgar o ex-deputado e alegou cerceamento de defesa pela falta de acesso à integralidade das entrevistas concedidas e aos respectivos vídeos.
Sem saber do que se tratava, uma menor aprendiz de 14 anos ajudou o gerente Eduardo Barbosa de Oliveira, de 44 anos, a sair da agência do Banco do Brasil, em Vitória, com parte da quantia de R$ 1,5 milhão escondida dentro de caixas de papelão. O furto aconteceu no dia 14 de novembro e o g1 teve acesso ao processo que tramita contra o funcionário e a companheira Paloma Duarte Tolentino, de 29 anos.
O casal foi denunciado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) à Justiça do Espírito Santo no dia 4 de dezembro por furto qualificado e lavagem de dinheiro.
Segundo a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), os dois percorreram mais de 2 mil km com a quantia furtada. A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-158, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul.
Eduardo foi encaminhado para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul; enquanto Paloma deu entrada no Presídio Regional, também em Santa Maria. Não há informações sobre a transferência dos dois para o Espírito Santo.
O g1 tenta contato com a defesa dos suspeitos, mas não teve retorno até a atualização mais recente desta reportagem.
O que disse a menor aprendiz
Segundo o depoimento da adolescente à PCES, a menina atuava como menor aprendiz há dois meses na agência. No dia do furto, ela estava trabalhando, quando Eduardo, que era seu superior, pediu ajuda para levar quatro caixas de papelão até o veículo, no estacionamento da unidade.
De acordo com o documento, Eduardo disse à jovem que as caixas continham documentos importantes que seriam transferidos para outro país.
A menor aprendiz relatou aos policiais civis que chegou a dizer que recebeu a instrução do banco para não retirar nada do local, mas o funcionário disse que era para a adolescente ajudar a carregar as caixas e não haveria problema nenhum.
Imagens anexadas ao processo mostram a menor aprendiz e Eduardo com caixas de papelão nas mãos no estacionamento da agência às 17h15.
Consta ainda que Eduardo comentou com a jovem, dias antes, que pediria demissão do banco para morar no Uruguai com a atual companheira.
Ex também prestou depoimento
A ex-esposa de Eduardo também foi ouvida como testemunha pela Polícia Civil e revelou que encontrou o ex-marido na manhã do dia do crime. Na ocasião, o funcionário disse durante o encontro que se ausentaria por um tempo, transferiu um carro para a mulher e deu uma quantia de R$ 20 mil para que ela cuidasse dos dois filhos que tiveram juntos.
A mulher narrou ainda que Eduardo se desculpou, pediu que ela cuidasse dos filhos do casal e afirmou que não os deixariam desamparados.
A ex contou que Eduardo conheceu Paloma em um centro espírita no qual ele era responsável. E que, desde o término do relacionamento, o pai dos seus filhos mudou completamente de comportamento. O contato entre os dois era apenas pelo e-mail corporativo do gerente, para que Paloma ‘não se intrometesse’.
Segundo o depoimento, a mulher devolveu os R$ 20 mil pagos por Eduardo assim que soube que poderia ser parte do dinheiro furtado na agência.
Entenda o caso
O homem de 43 anos, funcionário do Banco do Brasil, e a companheira, de 29, foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-158, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, no dia 18 de novembro.
Na ocasião, eles transportavam R$ 1,5 milhão em um Jeep Renegade que foi interceptado após informações indicarem que o homem estaria em fuga com o valor desviado. Os dois, nascidos no Espírito Santo, foram apresentados à polícia judiciária. As cédulas e o veículo foram apreendidos.
Mala apreendida com dinheiro furtado de agência do Banco do Brasil em Vitória. Eduardo Barbosa Oliveira, de 44 anos, e Paloma Duarte Tolentino, de 29 anos, foram presos. — Foto: Reprodução
Além do carro e da quantia, a PRF apreendeu duas substâncias similares à skank. Na ocasião, Paloma informou que seria para consumo próprio.
Entre as malas, também foram encontrados um gato e um cachorro de estimação, que foram encaminhados para ONGs do Rio Grande do Sul.
Segundo o superintendente, Paloma confessou o crime e confirmou que o casal tentava fugir do país. Ao todo, os agentes contabilizaram:
R$ 763.438 (reais)
€ 70.700 (euros)
US$ 41.940 (dólares)
Eduardo Barbosa e a companheira, Paloma Duarte Tolentinvo, de 29 anos, foram denunciados à Justiça do Espírito Santo por furto qualificado e lavagem de dinheiro. Os dous furtaram R$ 1,5 milhão de uma agência do Banco do Brasil em Vitória. — Foto: Reprodução
Os valores furtados da agência e o carro comprado para a fuga foram devolvidos para o Banco do Brasil.
Na manhã de 14 de novembro, dia do furto, Paloma comprou um carro em uma loja de veículos de Vitória e depositou os R$ 74 mil do pagamento na mesma agência em que Eduardo.
Horas depois, imagens de segurança da agência mostram Eduardo saindo da agência com uma caixa de papelão nas mãos, no final do expediente, por volta de 17h. De acordo com a polícia, dentro da caixa, estava o dinheiro furtado da tesouraria.
Com a quantia fora da agência, Eduardo e Paloma prepararam uma mudança para o Uruguai e cuidaram de questões como embalar os pertences do imóvel onde moravam, quitar uma dívida da compra de um outro carro que adquiriram juntos.
No dia 21 de novembro, a Polícia Civil do Espírito Santo disse em coletiva de imprensa que o crime foi premeditado pelo casal. Pouco menos de um mês antes do furto, Paloma postou um vídeo do casal com a legenda “Eu amo você e topo o nosso plano”.
Em meio à recente internação de Lula, o Palácio do Planalto deu início a uma ofensiva para combater “fake news” nas redes sociais que apontam para uma falsa morte do presidente.
A operação tem sido tocada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência e pela Advocacia-Geral da União (AGU), pastas que estão sob a alçada direta de Lula no Planalto.
Segundo apurou a coluna, a Secom tem sido responsável por fazer o levantamento das publicações, enquanto a AGU tem intimado as plataformas para que retirem as notícias falsas.
No levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, há postagens falsas publicadas em redes sociais como Youtube, Instagram e X (antigo Twitter).
Em um segundo momento, a ideia de integrantes do governo Lula é acionar a Polícia Federal e o Poder Judiciário para responsabilizar os próprios autores das postagens falsas criminalmente.
Lula foi internado desde a terça-feira (10/12) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde já passou por duas cirurgias na cabeça. As cirurgias são decorrentes da queda que o petista levou em 19 de outubro.
Um catamarã virou no mar em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (13). O acidente aconteceu na Praia de Barra Grande, no trajeto para as piscinas naturais. A morte de um idoso de 76 anos foi confirmada. Silvio Bispo Romão estava hospedado em um resort de Pernambuco.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, 47 pessoas estavam na embarcação. Ele não soube relatar se os tripulantes estavam com colete no momento do acidente.
“A gente convocou o gabinete de crise do município e estamos avaliando as causas. Os nossos esforços são para realizar o resgate e dar apoio às vítimas”, explica o secretário.
A Polícia Civil foi ao local para recolher a documentação da embarcação e intimar os tripulantes e proprietário para serem ouvidos.
Diego Vasconcelos disse ainda que o catamarã não estava cadastrado no Cadastro Único dos Prestadores de serviço.
“É uma empresa formalizada. Identificamos o proprietário, ele tem um catamarã autorizado, mas esse específico não estava cadastrado. Não fizemos a perícia para saber se estavam todos de coletes”, conta Diego.
Jangadeiros e pilotos de lanchas que estavam na região ajudaram a retirar as pessoas do mar. As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
A Capitania dos Portos enviou equipes ao local. “Estamos enviando mais equipes para lá. Assim que tivermos mais informações, iremos emitir uma nota”, informou o tenente Abreu.
Considerado a inflação oficial de Natal, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,41% na capital potiguar em novembro de 2024, em relação ao mês anterior. Com este resultado, a variação no ano ficou em 3,95%. Nos últimos doze meses (dezembro de 2023 a novembro de 2024), a taxa atingiu 5,47%.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN).
O grupo “Alimentação e Bebidas” teve alta de 0,31% em relação ao mês anterior. Os itens que mais contribuíram para esse aumento de preços foram: Carnes (7,18%), Frutas (2,53%), Alimentação Fora do Domicílio (1,19%) e Açúcares e Derivados (0,62%).
O grupo “Transporte” apresentou uma variação positiva de 1,03%. Os itens que mais contribuíram para esse aumento de preços foram: Combustível (Veículos) (2,38%), Transportes Público (0,54%) e Veículo Próprio (0,46%).
Já o segmento de “Habitação” teve uma variação positiva de 0,53% em função do aumento de preço em Artigos de Limpeza (1,23%).
Cesta básica
Já o custo da cesta básica aumentou 2,45% em relação a novembro. Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a Alimentação por pessoa foi de R$ 582,80. Para uma família constituída por quatro pessoas, esse valor alcançou R$ 2.331,20. Se a essa quantia fossem adicionados os gastos com Vestuário, Despesas Pessoais, Transportes etc., o dispêndio total seria de R$ 7.188,54.
Dos treze produtos que compõem a Cesta Básica, seis tiveram variações positivas: Óleo (13,39%), Carne (7,51%), Leite (7,47%), Frutas (4,17%), Legumes (1,31%) e Café (0,90%). As variações negativas ocorreram em sete produtos restantes:Arroz (-3,26%), Margarina (-2,69%), Tubérculos (-2,31%), Farinha (-1,93%), Açúcar (-1,42%), Feijão (-1,05%) e Pão (-0,53%).
Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (13) aponta que 34% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ruim ou péssimo, o mesmo percentual que o avalia como ótimo ou bom.
Outros 30% avaliam o governo como regular e 2% não souberam ou preferiram não opinar.
Veja os números:
Ótimo ou bom: 34% (eram 35% em setembro);
Regular: 30% (eram 28%);
Ruim ou péssimo: 34% (eram 34%);
Não sabe/não respondeu: 2% (eram 2%).
Em relação à pesquisa anterior, realizada em setembro, a avaliação ótima ou boa oscilou dentro da margem de erro (35%), e não houve mudança no percentual dos que avaliaram como ruim ou péssimo (34%). Ainda, 2% não souberam ou não responderam.
O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 10 de dezembro em 131 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Segundo o Ipec, os resultados entre setembro e dezembro mostram que tanto a avaliação positiva quando negativa se mantêm estáveis.
Eu considero o governo de LULADRAO excelente, está fazendo exatamente o prometido, assaltar e destruir o país, nisso a quadrilha de PTralhas, são imbatíveis.
O deputado Aluísio Mendes (Republicanos-MA), relator do Projeto de Lei (PL) que propõe a castração química como pena para crimes sexuais, defendeu a medida em entrevista à CNN.
Segundo o parlamentar, o objetivo principal é evitar a reincidência de casos de pedofilia no país.
Mendes argumentou que a castração química seria aplicada como uma pena acessória para pessoas já condenadas por crimes de pedofilia. “É um complemento à pena de prisão que já está tipificada no nosso código penal e que é muito efetiva”, explicou o deputado.
Aumento nos casos de pedofilia
O relator destacou o crescimento alarmante dos casos de pedofilia no Brasil, citando um aumento de 17% entre 2021 e 2022.
“É um crime que tem crescido muito, principalmente com o advento da internet. Então, nós precisamos de remédios efetivos e duros para combater esse crime, que é um dos mais desprezíveis da nossa sociedade”, afirmou Aluísio.
O projeto de lei também prevê a criação de um cadastro de pedófilos, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que seria acessível à população.
Mendes argumentou que essa medida ajudaria a proteger crianças e adolescentes, permitindo que escolas e empregadores verifiquem o histórico de potenciais funcionários.
Apesar das justificativas apresentadas pelo relator, a proposta de castração química tem gerado debates e críticas.
Alguns especialistas argumentam que a medida pode não ser eficaz para todos os tipos de agressores sexuais e que existem outras formas de abuso que não seriam impedidas pela castração química.
O deputado, no entanto, defende que a medida já é utilizada em países como Inglaterra, Estados Unidos e Austrália, onde, segundo ele, tem apresentado resultados positivos.
“Para crimes assim, só remédios duros”, concluiu Mendes, reforçando sua posição sobre a necessidade de medidas mais severas para combater a pedofilia.
Pedofilia é um distúrbio mental. Uma doença. Não um crime. O crime é estupro de vulnerável. Aí um”de puta do” que confunde algo tão básico tem gabarito para propor alguma coisa?
O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira à noite, o novo boletim epidemiológico sobre HIV/Aids no Brasil com dados de 2023 e parciais de 2024. Os números mostram que, no ano passado, houve 46.495 novos registros de infecções pelo HIV, um aumento de 4,5% em relação a 2022. Além disso, foram 38 mil casos de Aids, 2,5% a mais que no ano anterior.
Sobre os casos de HIV e Aids, ambos os números aumentaram pelo terceiro ano consecutivo e são os mais altos desde 2019. Os registros haviam caído de forma significativa em 2020, com a restrição do acesso ao diagnóstico durante a pandemia, e voltaram a subir com a retomada dos serviços de saúde.
Os números de HIV e Aids são diferentes porque, embora o HIV seja o vírus que cause a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), hoje o tratamento antirretroviral (TARV) consegue impedir essa evolução. Por isso, nem toda pessoa que vive com HIV tem Aids.
Em relação ao perfil do novos casos, o boletim mostra que 70,7% foram entre homens; 63,2% entre pessoas pretas e pardas e 53,6% entre homens que fazem sexo com outros homens (HSH). A faixa etária com mais registros (37,1%) é a de 20 a 29 anos de idade. O perfil é semelhante ao dos casos de Aids.
Em 2024, os números parciais do documento indicam que, até junho, foram detectadas 19.928 infecções pelo HIV e 17.889 casos de Aids. Em comunicado, o Ministério da Saúde atribui o crescimento dos casos de HIV à ampliação da testagem com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A estratégia envolve comprimidos diários para prevenir a infecção pelo vírus e é ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017.
O país chegou, no final de novembro, a 109 mil pessoas usuárias da profilaxia. O número mais que dobrou em relação a 2022, quando eram 50,8 mil. De acordo com a pasta, a PrEP leva a mais diagnósticos porque, para dar início à estratégia, um dos requisitos é fazer o teste e saber se a pessoa já vive com o HIV e não sabe.
De fato, o Ministério da Saúde anunciou, com base em dados do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a Aids (Unaids), que o Brasil alcançou a marca de 96% das pessoas estimadas que vivem com HIV devidamente diagnosticadas em 2023, um aumento em relação aos 90% de 2022.
Mortalidade pela Aids em queda
Em 2023, o Brasil registrou 10.390 mortes causadas pela Aids, o menor número já registrado segundo o DataSUS, que tem dados desde 1996. No entanto, não houve uma diminuição significativa em relação a 2019, por exemplo, quando foram 10.687 vítimas fatais.
O Ministério da Saúde reconhece que um desafio é “revincular as pessoas que interromperam o tratamento ou foram abandonadas”, alegando que muitos casos de interrupção ocorreram “no último governo”, além de “disponibilizar o tratamento para todas as pessoas recém diagnosticadas para que tenham melhor qualidade de vida”.
Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me repassou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com Marcos Stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando… pic.twitter.com/b4mlpy8L07
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou um vídeo na tarde desta sexta-feira em que aparece caminhando no corredor do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ao lado de um dos médicos e da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. As imagens mostram um curativo na cabeça do presidente.
“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, escreveu o presidente na mensagem junto ao vídeo. Na gravação, ele aparece andando pelos corredores do hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale. Esta é a primeira aparição oficial do presidente desde a cirurgia feita na madrugada de terça-feira.
Lula ainda afirmou que está se alimentando bem e conversando bastante. “Em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando”, publicou.
O presidente saiu da UTI na manhã desta sexta-feira, após três dias internado. A previsão da equipe médica é que ele deixe o hospital e retorne a Brasília no início da próxima semana.
Ainda que esteja sob cuidados especiais e com recomendação médica de “repouso relativo”, nos últimos dias Lula recebeu a visita de filhos, despachou a sanção de atos e conversou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, por vídeo chamada.
Segundo o novo boletim médico, divulgado hoje, Lula “segue lúcido e orientado” e caminhou pelos corredores do hospital. Na manhã de ontem, ele foi submetido a um procedimento de embolização de uma artéria para evitar novos sangramentos.Ao longo de quinta, ele passou por novos exames e recebeu a visita de familiares. E, pela noite, retirou o dreno intracraniano que usava desde a cirurgia na madrugada de terça-feira.
Lula deu entrada no hospital Sírio-Libanês de Brasília na noite de segunda-feira (9), após sentir fortes dores de cabeça. Após passar por exames, foi constatado uma hemorragia em um dos ferimentos causados pelo acidente doméstico que sofreu em outubro, e o petista precisou ser levado às pressas para São Paulo para drenar o sangramento em uma cirurgia de emergência.
Vocês já viram alguém perder a eleição por conta de um semáforo?? Não?? Álvaro Dias já conseguiu ! Esse prefeito é piada pronta.
Não bastasse aquela maldita intervenção na Bernardo Vieira (bastava dedicar a faixa da direita para os ônibus) que matou um monte de estabelecimento comercial; não bastassem aqueles binários desfuncionais (M.Gouveia/J.Câmara + Amintas/Miguel Castro + N. de Castro/A.Basílio), tome semáforo.
O transito de Natal no inicio da manhã sentido Zona Sul/Centro tá caótico , ao longo da BR 101 começa a parar no viaduto que dá acesso a Roberto Freire, praticamente parado até chegar perto da SIMAS,
Qdo se chega na Apodi tb outro congestionamento pois os semáforos estão sem sincronização, filas longas, um caos.
Cada dia se inventa uma saída para desafogar e piora o trânsito.
Via costeira que é uma saída nesse período um perigo com o excesso de areia nas pistas, postes ameaçando cair pela corrosão e luzes apagadas.
Este é o cenário de uma cidade que se diz atrativa para o turista – sem falar na insegurança, sujeira nas praias.
A cidade tem a pior orla urbana do Nordeste – sem condições.
Parabéns Natal e seus gestores pelo atraso.
Parabéns, prefeito!
Parabéns, STTU!
Vocês estão prejudicando milhares de pessoas, sabe-se lá por qual motivo….
MP, SOCORRO….. PRF, SOCORRO…. Quais as razões técnicas para tal?
Isso é que é DESENVOLVIMENTO. MOBILIDADE, BOM SENSO . VIVA A ENGENHARIA DE TRÂNSITO, A STTU. MODERNIDADE TOTAL.
Esse prefeito depois dessa falta de bom senso não se elege nem pra síndico.
O trânsito tb é feito por pedestres. Quem estiver achando ruim, é só deixar o carro "ostentação" financiado em 96x em ksa e ir de bike.
Sr. JEGUE DEGUE, a passarela que existe a poucos metros do novo semáforo serve justamente para a travessia de pedestres. Bastaria recuperá-lá!
Interessante esse tipo de lógica, tem a passarela e as pessoas não querem utilizar, então para resolver acabam com o trânsito, inviabilizam o deslocamento, levam transtorno a milhares de cidadãos. Isso que se chama usar a inteligência…
É o mais irritante exemplo de desprezível autoritarismo demostrado pela STTU e seus erros recorrentes com o trânsito em Natal. É uma besteira atrás da outra.
Lembrando: Vem eleição aí, logo ali em 2020, vamos nos lembrar disso na hora do voto
Parabéns a turma da STTU alem de só saber multar… agora estão acabando com a reeleição do prefeito .. KKKKKKKKKK Bando de incompetentes .
Essa cidade abandonada tem prefeito? Se tem, deve morar em João Pessoa.
Pelo contrário, os votos dos membros da universal serão bem superiores aos perdidos por causa do semáforo!
Acabou a eleição pra Álvaro dias , nunca vi tanta indignação
acho que está na hora do prefeito trocar essa equipe de engenharia de trânsito de natal. por repetições de erros grotescas. sempre se avisa que vai ser um caos e eles insistem no erro.
Há cerca de dois anos, os gênios responsáveis pelo trânsito colocaram um sinal na rotatória Cidade Verde/Rota do Sol. Todos sabiam que não daria certo. Resultado: não durou 3 dias.
O que é mais absurdo… tem uma passarela ali! Uns 30m no máximo! Absurdo… alguém ta ganhando alguma coisa para isso, só pode!
Rodrigo, o problema é do final da tarde pra noite ninguém tem coragem de passar ali, faça o teste, mas cuidado pois vc pode ser roubado ou pisar em bosta.
Se a passarela suspensa tem problemas que sejam corrigidos. É a mesma coisa que acabar com a doença matando o doente.
O mundo busca incessantemente dar fluidez ao trânsito, um dos grandes problemas contemporâneos, aqui em Natal os órgãos que deveriam perseguir isso, na verdade fazem é travar o trânsito com soluções do século passado como a colocação de semáforos e pasmem alguns a 50 metros um do outro. Existem soluções mais modernas e adequadas para os problemas do trânsito nas vias urbanas, se não querem estudar basta copiar o que vem dando certo e quem está fazendo o dever de casa. Esses novos semáforos são uma agressão ao trânsito de Natal e a inteligência do povo Potiguar.
Bruno, porque NINGUÉM pediu para ver os estudos técnicos que a Secretaria de Transporte e TRANSTORNOS Urbanos sobre essas alterações?
Aproveite hoje a entrevista com a Secretaria e peça acesso.
Estudo técnico que gerou um trânsito nunca antes visto ? Quero ver que racionalidade há nele. Esse técnico devia perder o título assim como ALVARO DIAS PERDEU A ELEIÇÃO POR CONTA DESSA ABERRAÇÃO
O pessoal nao pensa… Ora, agora podem rezar na frente da igreja enquanto aguarda o sinal abrir… e outros podem xingar a igreja e a prefeitura tb. democracia e meio ambiente andam juntas. A prefeitura é muito preparada pra gerir o transito e aumentar a poluicao com veiculos parados em engarrafamento. E quem vai levar a culpa é o carro. Porque o cult é andar de onibus pra ser assaltado 2x e de bicicleta nessa maravilhosa cidade plana e refrigerada.
À quem interessa um sinal diante de duas igrejas evangélicas. Só não interessa a população.
Abafa, com o numero crescente de fieis, o politicos querem eleitores.
Sinceramente, tem que haver uma intervenção de algum poder para evitar esse caos provocado pela incompetentes da STTU.
A província não vai mudar. Sempre governada por mentes contrárias ao desenvolvimento e ao bem estar da população. O povo tem o que merece, o que escolhe!
e o outro??? o da padaria do prefeito???
Fico me perguntando….Será que quem planejou um sinal ali na Salgado Filho anda por lá em momento de pico no transito…Somente uma pergunta?
Os técnicos da STTU justificam que aquela passarela não é utilizada porque a população não aceita mais esse sistema. Ora, a população não utiliza aquela passarela porque não aceita ser assaltada em uma passarela sem segurança, escura, em uma rua deserta…. é só isso técnicos da STTU, é simples demais para vocês não entenderem!
Conversinha mole de "fazer a cidade para pedestres"…… milhares de pessoas atravessam a passarela entre o Via Direta e o Natal Shopping todos os dias, como assim não aceitam as passarelas?
Nós pedestres só queremos nos deslocar de um lado para o outro em segurança, seja por faixa, seja por passarela. E quando estamos de carro ou ônibus queremos nos deslocar também, sem estes infinitos semáforos atormentando nosso caminho a cada "100 metros".
Ah, e pra constar, a Salgado Filho não é a Avenida Paulista, são duas avenidas com contexto e configuração completamente diferentes!
Semáforo desnecessário, diga-se de passagem. Esses engenheiros de trânsito de nossa cidade são piores que montadores de Lego.
A STTU resolveu reinventar a roda e vai dar um nó no trânsito de Natal.
Quem está a frente do setor de trânsito em Natal se mostra o REI DA RAZÃO que vai gerar muita reclamação e levar ao prefeito Álvaro Dias a PERDER DE UM VOTO ATRÁS DO OUTRO.
São semáforos DESNECESSÁRIOS causando transtorno ao cidadão e inviabilizando o trânsito numa piora desnecessária que beira a irresponsabilidade.
Parabéns pela teimosia e insistência sem justificativa para continuar bancando o erro.
Fico me perguntando se REALMENTE este sinal, é para privilegiar os pedestres, pois a menos de 15 metros do mesmo, existe uma passarela. Absurdo total, e descaso com os usuários de transporte (sim, inclusive público). O transito hoje, diferente o que afirmam os gênios da STTU, estava com caos… Onde está o MP nesta horas? Onde está o prefeito (inaugurando praças, promovendo festas?)
Até hj não entendi o semáforo da Prudente de Morais ao lado da Cidade da Criança em uma ladeira. Só vão retirar depois de um acidente.