Diversos

FOTO: Show de empresário que fez nudismo em Pirangi do Sul não parou na praia

_Doidão.jpg_O blog como único veículo que registrou o ataque de fúria de um jovem empresário “nudista” na Praia de Pirangi do Sul, na última quarta-feira (18), que promoveu a maior quebradeira no local após um “surto”, tomou conhecimento que o episódio não foi encerrado após a chegada de familiares e resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), após ele ter sido amarrado em um coqueiro.

Pois bem. Após o empresário ser atendido em um hospital e levado para sua residência em um condomínio na Avenida Maria Lacerda(Nova Parnamirim), o que parecia controlado voltou a assustar os moradores. No local, segundo uma testemunha, durante a noite, o jovem voltou ao ataque de fúria, quebrando dois hidrantes, vidros de alarmes de incêndio e só foi controlado após a chegada de duas viaturas da Polícia Militar com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O blog destaca que preservou a identidade do jovem, sem divulgação de fotos ou vídeos, ao contrário do descontrole do espaço cibernético, onde as imagens já se transformaram em virais em redes sociais e WhatsApp.

Memória

Um cidadão de identidade preservada, com aproximadamente 25 anos, 1,80, forte, promoveu uma baderna das “grandes” em um intervalo de duas horas e meia, na praia de Pirangi do Sul, nessa quarta-feira (18).

Entre 12h e 14h30, o jovem, que saiu de lancha, normal, até aquele momento, paro os parrachos da praia, retornou complemente “doidão”, ainda não se sabe o motivo. O fato é que ele, no clima do Rock ´n Rio, chegou nu, dançando, agressivo, e iniciou uma onda de danos em imóveis. Segundo moradores da localidade, o acusado parecia estar sob efeito de drogas.

O jovem invadiu varandas de residências, quebrou janelas, subiu em muros, telhados e assustou muita gente, até ser contido por nativos, que deram uma surra e depois o amarraram.  No fim, o “nudista” foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Opinião dos leitores

  1. E o prejuízos morais e materiais dos moradores? Quem vai arcar com isso? Muita gente defendendo o meliante chamando a falta de vergonha na cara de surto psicótico, essa é nova. Isso é falta de princípios e de educação, um cabra desse que põe a integridade física de terceiros em jogo, que depreda patrimônio de cidadãos de bem, que não tem culpa nenhuma da fraqueza de cabeça desse rapaz e que acabam tendo que arcar com o prejuízo causado, se ele fosse realmente doente estaria internado em uma clínica, mas esse cidadão não se encaixa nesse perfil, esse é mais um irresponsável e inconsequente que vai pra rua perturbar e amedrontar as reais vítimas desse fato que é o cidadão que é obrigado a ver esse tipo de cena. Imagine quantas famílias estavam na praia com seus filhos, esposas, pai, mãe e tiveram o desprazer de presenciar essa cena, um homem completamente pelado e ainda colocando a integridade física do próximo em questão. Não somos obrigados a conviver com isso, a população não aguenta mais esse tipo de meliante infiltrado na sociedade, ele tem que ser punido por seus atos e os crimes que ele cometeu, não esqueçam que atentado violento ao pudor é crime, assim como o depredação de patrimônio. Não é apenas dizer que o rapaz sofreu um surto não, ele tem que responder por seus atos e não esqueçam que o direito do próximo começa onde o seu termina, o cidadão está cansado de ser desrespeitado e de ter seus direitos violados, esse rapaz já é bem grandinho e tem instrução suficiente para saber os efeitos que a droga causa no ser humano, porque ele não pensou nisso antes? Se ele fosse tão vítima quanto as pessoas estão dizendo aqui porque ele teve dois surtos seguidos? Se ele fosse doente já teria pedido ajuda a família. Agora esse tipo de safadeza tá virando moda já, e nós precisamos combater esses atos, a população está cansada de pagar pela irresponsabilidade dos outros, ninguém aguenta passar por esse tipo de situação, além de ter que ver um homem nú em plena luz do dia ainda corremos o risco de ter nossa integridade física comprometida, isso é de fato constrangedor e os atos desse rapaz tem que ser punidos, se ele realmente tem problemas psicológicos porque está em casa e não internado em uma clínica psiquiátrica?

  2. Tem que denunciar, mostrar a verdade e ser igual a qualquer um!
    Vandalismo, cadeia!!!!!!
    A sociedade tem o direito de saber quem são os contraventores sociais!

  3. Nosso prejuízo quem vai pagar, precisamos encontrar esse sujeito, endereço , telefone, qualquer informação nos ajuda, conto com ajuda de todos os blogueiros, e pessoas que conhecem esse rapaz

  4. Quando um Zé ninguém fala ou posta besteira, ninguem presta atenção só aqueles q tem dó, muita dó de uma criatura que se intitula como Zé ninguém ! kkkkkkkkkkkkk

  5. Engraçado a postura de certas pessoas: quando matam cetenas de jovens com o mesmo "modus operandi" todos os dias nos bairros pobres, QUEM SE IMPORTA?
    Agora o rapaz filhinho do papai e da mamãe, tem logo a defesa inflamada de quem não percebe que todos somos iguais, ou ao menos deveríamos ser tratados como se fossemos. Assim, esse ou qualquer outro "metido a besta", drogado ou não, deve ser tratado como qualquer um que faça o que ele fez, inclusive revelando seu nome para podermos nos proteger e fugir quando o mesmo se aproximar, salvando assim nossa integridade, que não pode ficar a mercê de um rapaz quebrando tudo que vê na sua frente. Achando pouco e tirando a roupa para apreciarmos a beleza do seu corpo nu. Se fosse um filho de pobre estava "fu…".

  6. Antes de continuar criticando, deveriam saber da história do rapaz. Longe de ser filhinho de papai. Errou e certamente deve arcar com as consequências. E graças a Deus, danos materiais é passível de reparação. Doença se cura com tratamento e muitas vezes medicamentos. Delegacia não trata doença alguma. Vamos deixar de querer ser juízes e sentenciar o rapaz. Se for o caso, o Poder Judiciário existe pra isso! Galera, se preocupem com a segurança, saúde e educação do nosso país. Deixem que nesse caso, os que sofreram lesão pleiteiem seus prejuízos. O pior prejudicado foi o jovem. Se não puder ajudar, que não atrapalhem.

  7. Desculpem-me, mas não entendi por quê o termo "NO CLIMA DO ROCK 'N RIO" foi inserido na matéria… Será que o autor quis associar o vandalismo e a desordem do jovem à uma preferência por determinado estilo musical? Na minha opinião caberia melhor "No clima de Vaquejada"!

  8. Esse jovem infelizmente, em um primeiro momento, pareceu que estava acometido da síndrome do King Kong, onde passou a quebrar tudo descontroladamente, pois estava em estado de fúria e queria mostrar isso a todo mundo. Infelizmente essa síndrome não se confirmou. Após o atendimento médico, pelo que foi constatado, ele estava mesmo era com a síndrome do Long Dong, pois ao tirar a roupa, queria mostrar para todo mundo, a qualquer custo, que ele era igual ao astro do filme.

    1. Sergio Nogueira,fácil D+ ser juiz e dá a sentença na vida dos outros né? Antes de perder seu precioso tempo postando comentários incentivando a violência,lembre-se que DEPENDÊNCIA QUÍMICA É DOENÇA!blza fkdik

    2. Ana, dependência química, popularmente chamada de vício, é doença sim e nunca disse diferente. Daí esse rapaz se achar no direito de quebrar o que vê pela frente, invadir casas e promover arruaças vai uma longa distância.
      Enquanto a droga era usada apenas por pobres, a sociedade exigia que descesse o sarrafo. Quando os filhinhos de mamãe começaram a se drogar, mudaram o tratamento de policial para hospitalar.
      Aposto que essa não foi a primeira vez nem será a última. Vão passar a mão na cabecinha dele e ficar esperando a próxima.
      Essa de ter peninha de quem faz o o que esse rapaz fez é o que alimenta a falta de vontade em sair desse estágio de vida. Se respondesse em grau máximo de severidade pelos seus atos, tomava jeito rapidinho, mas como provavelmente vão terminar pedindo desculpas a ele, pra que mudar? Um dia ele encontrará o que tanto procura.

    3. A dependência química é um estado resultante do uso habitual de drogas (ou qualquer substância química, incluindo álcool e até medicamentos), no qual existem sintomas físicos negativos de abstinência,a dependência química é uma doença crônica e reincidente, que envolve mudanças no cérebro que levam ao consumo compulsivo de drogas. A dependência é diferente de vício. O vício é caracterizado como um mau hábito e a dependência é caracterizada por uma necessidade compulsiva em relação ao objeto da compulsão, do desejo.Dependência é o impulso que leva a pessoa a usar uma substância química de forma contínua (sempre) ou periódica (freqüentemente) para obter prazerVício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito" ) é um hábito ou costume repetitivo adquirido que traz algum tipo de prejuízo ao viciado ou aos que com ele convivem.Sergio Nogueira,VÍCIO é roer unha,comer chocolate e por aí vai…DIGO novamente criticar fácil,fácil!Creio também Sergio que ele não se achou no direito de quebrar nada pois acho,pois não estava lá que pelo que li ele teve um SURTOé um episódio em que o sujeito momentaneamente se torna incapaz de pensar racionalmente, e demonstre comportamentos socialmente estranhos e diferentes. Ele pode ocorrer com qualquer pessoa.BLZ

    4. Vixe.. quer dizer que andar nú e quebrar coisas alheias é vicio?

    5. Como é cômico ver pessoas julgarem outras como se fossem santos. Esse menino errou sim! Mas não cabe nem a mim, nem a vocês fazerem o julgamento dele. É muito fácil atirar pedras, difícil é se colocar na situação dele, e vê que o que aconteceu com ele pode acontecer conosco ou qualquer pessoa da nossa família. Momento de fraqueza, a qual ele pode der usado uma droga e foi dominado por ela. Uma pessoa sobre o efeito de drogas ela muda completamente de comportamento. A droga provoca alterações ao nível do sistema nervoso central podendo modificar o modo de pensar, de sentir e de agir. Portanto, o comportamento que ele teve de andar nu e quebrar coisas alheias como você perguntou Primo das primas, não é um vício. Procurem estudar um pouco sobre Drogas e efeitos, para entender um usuário de droga antes de julgá-lo. E quem sabe assim, ajudar pessoas viciadas ou até mesmo evitar que por curiosidade, levem outros jovens a experimentar a drogas.

    6. Sergio Nogueira, esses nomes fictícios na defensiva e com nomes femininos, nada mais, nada menos que é o próprio baderneiro se defendendo, ele mesmo, o que ficou pelado e fez bagunça em Pirangí.
      Um cidadão de bem, que paga seus impostos, que trabalha, não apoia esse tipo de comportamento não. Ele mesmo devia baixar a cabeça, dar um tempo até o assunto ser esquecido. O que ele fez não tem justificativa! Jamais populares iriam lincha-lo só pelo fato de estar usando droga, bebendo, se divertindo… passou dos limites.

    7. Boa tarde Eudes, vi no seu comentário a respeito do "nudista"no qual andou nu e cometeu atos que desaprovo, só para o seu descontentamento não sou ele.. estou postando esse comentário pois pelo que li fui uma das pessoas que o defendeu ,não estou aqui dizendo que foi lindo o ato desse rapaz, porém acredite que existem pessoas capazes de defender um estado surto,que Caracteriza-se pelo aparecimento repentino de sintomas como alterações de comportamento, alucinações ou delírios. A pessoa em surto pode tornar-se agressiva, agitada, isolada ou com comportamento estranho e pode colocar a vida dela e de outros em risco. qualquer um esta pré disposto a ''surtar''.Para sua informação e para que vc saiba que não sou esse rapaz kkkk sou uma cidadã de bem, católica e pago meus impostos em dia.Aprenda a teoria de COMO AGIR NUM SURTO primeiro coloque Deus em seu coração e aprenda a não julgar,depois lembre-se que essa pessoa é doente e precisa de tratamento.
      – Não confronte a pessoa em surto, mantenha uma postura neutra e compreensiva até que a ajuda especializada chegue
      – Proteja o ambiente, afastando objetos que podem ser usados para agressão (como facas, armas e utensílios perigosos)
      – Vigie a pessoa se houver risco de fuga ou autoagressão
      Se a pessoa em surto estiver sob tratamento, entre em contato com o profissional que a atende para orientações específicas
      – Se houver risco de agressividade, suicídio ou homicídio iminente deve-se entrar em contato com a polícia para garantir a integridade da pessoa afetada e daqueles que estão com ela no momento do surto
      – Caso os acompanhantes consigam manejar o indivíduo, ele deve ser encaminhado para um serviço médico de emergência, preferencialmente com atendimento psiquiátrico
      Em casos graves, internação psiquiátrica é necessária para investigação e intervenções apropriadas. Casos mais leves podem ser atendidos em ambulatórios e não necessitam internação. Essas informações são minhas e garanto que sei do que estou falando, pois ESTUDEI muuuiiitooo sobre isso, gostaria aqui de dizer que quero muito conhecer esse rapaz, pois ele não é melhor ou pior que as moças e rapazes com o qual trabalho todos os dia!Grata e espero ter ajudado pois vejo nos comentários do blog do bg,no qual gosto muito, que poucos querem ajuda-lo e muitos crucifica-lo Ana…

    8. Ta muito preocupada, então leva ele pra tua casa. Vc só pode ser da família ou tenho certeza q é o próprio. Surtou, pirou, destruiu coisas e ameaçou pessoas em pirangi: MERECEU O QUE LEVOU, UMA BOA SURRA DOS POPULARES E FEZ MUITO BEM TEREM CHAMADO A POLÍCIA. Quer dizer q a gente encontra um louco desse na rua querendo bater em todo mundo ai vou ligar para o psicólogo é??? Divulgue aqui seu telefone que o povo liga pra você. Espero que ele não faça mais isso, pelo menos em pirangi, fique bem longe, senao vai dormir com o couro quente de novo.
      O outro bagunça, chuta o pau da barraca, desrespeita pessoas na rua, faz tudo que não presta e agora é um coitado? Depois que inventaram loucura, muitos bandidos estão se safando. Quem tem problemas psiquiátricos ou psicológicos não vivem na farra não, principalmente se o caso for grave, usa medicação. Pelo que li, ele não tem problema nenhum, foi andar nos parrachos de pirangi, curtir, bebeu demais, misturou e agora éo bonzinho? ANA LEVA PRA TUA CASA! O povo quer respeito! O povo ta intolerante pra esse tipo de coisa. Acordou!!! Bagunçou, apanhou!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Defesa do Consumidor

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CASO SIAFI: Governo Lula estima desvios de R$ 3,5 milhões e 200 tentativas de pagamentos ilegais

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O governo federal estima que a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) pode ter causado um prejuízo de cerca de R$ 3,5 milhões a partir de operações irregulares de pagamentos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Projeto itinerante Juntos no Combate à Dengue em Natal será lançado nessa sexta (26)

Foto: SEAB/Semurb

Com o objetivo de unir esforços e conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e combate à dengue, o projeto itinerante “Juntos no Combate à Dengue em Natal” será lançado na próxima sexta-feira (26). Sua primeira ação será realizada no CMEI Dr. Vulpiano Cavalcanti de Araújo, em Igapó, zona Norte, a partir das 8h30.

Desenvolvido pelo Setor de Educação Ambiental e Biblioteconomia (SEAB) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), o projeto busca ajudar no enfrentamento de um dos principais desafios de saúde pública na cidade, com a crescente expansão dos casos de arboviroses com ênfase na Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

Serão apresentadas diversas ações educativas, incluindo a amostra do ciclo do mosquito, a confecção de armadilhas para o combate ao Aedes aegypti, além de slides, jogos e dinâmicas relacionadas ao tema. Também haverá uma intensificação no monitoramento de possíveis criadouros do mosquito, visando eliminar os focos de proliferação.

O objetivo é a disseminação das informações de combate as doenças causadas pelo mosquito com um trabalho de sensibilização, colocando assim em prática ações coletivas. O trabalho foi iniciado com o mapeamento das escolas municipais nos bairros mais afetados há alguns dias.

“Nós iniciamos o projeto com as visitas nas Escolas Municipais focando primeiramente nos bairros com maior incidência de casos registrados segundo fontes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)”, conta a especialista em Educação Ambiental da Semurb, Janaina Rocha.

Ela explica que em seguida é feito o contato com a instituição de ensino para agendamento do treinamento a formação da equipe pedagógica com com oficina para confecção de mosquitérica (armadilha para detectar possível foco do mosquito), e por fim palestra com os estudantes e comunidade.

Arboviroses

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelam que Natal registrou cerca de 700 casos de arboviroses somente entre os meses de janeiro e fevereiro, dos quais 90% são ocorrências de dengue. Entre os bairros com maior concentração de arboviroses estão os bairros: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré;
Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.

A dengue representa um sério problema em Natal, com surtos recorrentes e impactos significativos na qualidade de vida da população. “Nos últimos anos, o aumento no número de casos tem sido preocupante, colocando em risco a segurança e o bem-estar dos cidadãos. Nesse contexto, o projeto se torna uma iniciativa urgente e necessária, exigindo a participação ativa de todos os setores da sociedade para o sucesso do projeto. É importante que todos se envolvam, disseminando informações e ficando atentos aos focos do mosquito em suas próprias residências”, finaliza Janaina.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Cooperativa Cultural da UFRN é reconhecida como utilidade pública estadual

Foto: Divulgação

A Cooperativa Cultural Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passa a ser reconhecida como entidade de utilidade pública estadual, depois que o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pela governadora Fátima Bezerra. A proposição, de autoria da deputada Divaneide Basílio, transformou-se na Lei Nº 11.709/2024.

Desde sua fundação em 14 de abril de 1977, a Cooperativa Cultural Universitária tem sido um pilar no fomento à cultura intelectual, oferecendo serviços e operações essenciais para a realização de seu Programa de Trabalho. Com um histórico de apoio contínuo aos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFRN, a Cooperativa tem desempenhado um papel crucial no suporte a eventos culturais de escala nacional e internacional.

A deputada Divaneide Basílio expressou a importância deste reconhecimento: “Este é um passo significativo para a valorização da cultura e educação no nosso estado. A Cooperativa Cultural Universitária da UFRN é um exemplo de dedicação e contribuição para o desenvolvimento intelectual da nossa comunidade. Com este reconhecimento, reafirmamos nosso compromisso com o fortalecimento das instituições que promovem o saber e a cultura.”

Este reconhecimento oficial permite que a Cooperativa Cultural Universitária continue a expandir seus horizontes, recentemente anunciando a transformação em editora independente de livros a partir de 2024. A nova editora visa enriquecer ainda mais o cenário cultural do Rio Grande do Norte, com foco em obras de cunho histórico-cultural.

Fonte: Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Capacitação discute cuidados com autismo da infância à vida adulta nos serviços da saúde municipal

Foto: SMS

O mês de abril também é marcado por ações voltadas para conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a campanha Abril Azul. Reforçando a importância da temática para os serviços de saúde do município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação de Saúde Mental do Departamento de Atenção Especializada (DAE), desenvolveu, nesta terça-feira (23), a capacitação “Intervenção ao Longo da Vida: autismo da infância à adultez”, para profissionais de saúde da rede do município, com o intuito de discutir os cuidados e o acompanhamento dos munícipes com TEA ao longo da vida.

“No mês de conscientização sobre o autismo, as(os) profissionais de saúde evidenciaram a importância de discutir sobre o tema diante do aumento da demanda da população que acessa os serviços da Rede de Atenção à Saúde em Natal. Então, aproveitando essa temática, desenvolvemos essa capacitação com a intenção de ampliar os conhecimentos sobre o TEA, não só na infância, mas em todas as fases do desenvolvimento, discutindo também sobre as intervenções necessárias em cada ciclo da vida e ressaltando a importância de atuar sempre de forma integral, com respeito, ética, conhecimento técnico e empatia.”, reforçou Camomila Lira Ferreira, psicóloga da SMS Natal.

O dia foi marcado por debates e discussões sobre a temática, percorrendo desde a infância até a fase adulta, com palestra da psicóloga e especialista em TEA, Adelma Prata, que falou um pouco mais sobre os cuidados com os pacientes no decorrer da sua vida.

Cerca de 26 profissionais dos serviços de saúde do município, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Policlínicas, Maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de profissionais dos serviços contratualizados pelo município, como do Ambulatório de Saúde Mental do Complexo Prof. Severino Lopes e do Centro Estadual de Reabilitação e Atenção Ambulatorial Especializada (CERAE), compareceram ao encontro e debateram sobre a importância do tema.

A capacitação é uma das ações do processo de Educação Permanente idealizado pela equipe técnica do Núcleo de Saúde Mental do DAE da SMS Natal para os profissionais de saúde do município e rede parceira. Os encontros vêm sendo realizados mensalmente desde o ano de 2022, com o intuito de discutir temas fundamentais para a prática profissional interdisciplinar nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além de debater sobre as dificuldades encontradas e de pensar e compartilhar estratégias de apoio técnico em rede e matriciamento.

Fonte: Prefeitura do Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CCJ pauta, amanhã, projeto do senador Styvenson Valentim sobre castração química voluntária de estupradores

Foto: Agência Senado

A Comissão de Constituição, Justiça do Senado Federal (CCJ) irá pautar, nesta quarta-feira (24), a votação para o projeto sobre castração química voluntária de estupradores. De acordo com a apauração da equipe de reportagem da 96FM, o relator do projeto na CCJ, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), deve sugerir a aprovação do texto com emendas.

A proposta é do senador Styvenson Valentim (PODEMOS).

O projeto propõe a castração química voluntária para estupradores, por meio de um tratamento hormonal ou intervenção cirúrgica de efeitos permanentes voltados para a contenção de libido e atividade sexual.

De acordo com o senador Styvenson Valentim, caso o condenado opte pelos procedimentos, o será concedido liberdade condicional ou, até mesmo, a extinção da sua pena.

“Existem muitos comentários que quando o estuprador é preso, ele é estuprado na própria cadeia, isso quando não é morto. Nesse caso, eu acho que ele vai pensar duas vezes”, comenta Ângelo Coronel, reforçando a fala do senador Styvenson.

O projeto tramita em caráter terminativo, significando que, caso seja aprovado pelo CCJ, irá direto para a Câmara, sem a necessidade de passar pelo plenário.

Fonte: 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Foto: Agência Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta terça-feira (23) à Polícia Federal (PF) o aprofundamento das investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso da fraude em certificados de vacinação contra a covid-19.

No mês passado, Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e mais 15 acusados foram indiciados pela PF. Após o indiciamento, o inquérito foi enviado para a PGR decidir se uma denúncia será oferecida contra o ex-presidente e os demais investigados.

O procurador entendeu que algumas diligências são necessárias para aprofundar a investigação, como juntada de laudos periciais em celulares e computadores apreendidos e informações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

‘É relevante saber se algum certificado de vacinação foi apresentado por Jair Bolsonaro e pelos demais integrantes da comitiva presidencial, quando da entrada e permanência no território norte-americano. Ao menos seria de interesse apurar se havia, à época, norma no local de entrada da comitiva nos EUA impositiva para o ingresso no país da apresentação do certificado de vacina de todo estrangeiro, mesmo que detentor de passaporte e visto diplomático”, escreveu Gonet.

De acordo com as investigações, a fraude para inclusão de informações falsas no sistema do Ministério da Saúde tinham com o objetivo de facilitar a permanência de Bolsonaro nos Estados Unidos, país que adotou medidas sanitárias contra estrangeiros que não se vacinaram contra a covid-19.

No dia 30 de dezembro de 2022, um dia antes do término do mandato, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos. Dias depois, em 8 de janeiro de 2023, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Ele mesmo já falou que não se vacinou, esse tipo de narrativa cansa, claro desde que você não seja um esquerdopata.

  2. A matéria fala dele ter usado cartão de vacina quando da entrada e permanência no território norte-americano. Alguém avisa ao PGR que quando ele entrou nos EUA, ele ainda tinha o passaporte diplomático e que não pediam o comprovante de vacina à autoridades.

  3. 😂😂😂😂 engraçado não encontraram nada aí fica cavacando besteira agora teve um presidente que quando saiu e foi preso teve que devolver bilhões que roubou da Petrobras e etc e etc Não posso falar muito para não ter a conta bloqueada mas foi isso aí

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sesap emite alerta sobre aumento de casos de influenza e rinovírus no RN

Foto: Magnus Nascimento

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da área técnica da Influenza, emitiu uma nota de alerta aos profissionais de saúde e à população sobre o aumento significativo nos casos de influenza e de rinovírus no Rio Grande do Norte. Das amostras processadas de RT-PCR para influenza e outros vírus respiratórios, constatou-se uma positividade de 14% para influenza A e 17% para rinovírus. Os dados são do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Além dos percentuais de aumento, conforme informações do Sistema de Regulação de Leitos (Regula/RN), as doenças no aparelho respiratório são a segunda maior causa de internação em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. A Sesap, nesse sentido, reforça a importância da vacinação contra a gripe como medida essencial para a prevenção da propagação dos vírus respiratórios.

Outra medida é intensificar a etiqueta respiratória: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz, bem como evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc). Em caso de síndrome gripal, o recomendado é evitar o contato direto com outras pessoas, principalmente em aglomerações e ambientes coletivos.

De acordo com a Sesap, ainda, é fundamental a notificação dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), pelas unidades de saúde públicas e privadas, por meio do sistema SIVEP-Gripe e do encaminhamento das notificações para o [email protected]. Para mais esclarecimentos, basta entrar em contato com a área técnica da influenza por meio do e-mail: [email protected].

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: LULA diz que ninguém será punido por greve: ‘Eles pedem quanto querem; a gente dá quanto pode’

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (23) que nenhum servidor será punido por fazer grave.

No entanto, o petista acrescentou que, enquanto os funcionários públicos “pedem quanto querem”, o governo só dá o “quanto pode”.

O petista deu a declaração durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Servidores de diversas categorias têm realizado paralisações neste ano reivindicando reajustes salariais.

O governo já afirmou que não há espaço fiscal para conceder aumento ao funcionalismo neste ano. E tem negociado ampliar valores de benefícios, como o auxílio-alimentação. Há previsões de reajustes para 2025 e 2026.

“Nós vamos negociar com todas as categorias. Ninguém será punido neste país por fazer uma greve. Eu nasci fazendo greve. É um direito legítimo. Só que eles têm que compreender que eles pedem quanto eles querem; a gente dá quanto a gente pode”, afirmou.

 

O presidente disse esperar que todo os grevistas “voltem a trabalhar” e declarou que o governo tem realizado concursos e quer fazer uma “regulação” de carreiras.

Entre as paralisações, estão as de professores e servidores que entraram em greve em mais de 60 universidades e institutos federais do país.

O direito de greve está assegurado no artigo 9º da Constituição Federal, que também prevê que “abusos cometidos” nesses movimentos estão sujeitos a punições previstas em lei infraconstitucional.

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. A cambada descontrolada tudo elogiando os sindicatos por estarem fazendo greve no governo Lula e Fátima..antes eram chamados de vagabundos..

  2. Assim sendo, os PREJUDICADOS são a população, eles que se resolvam com os grevista na tapa ou fiquem sem segurança, educação e saúde, tai que massa.

  3. Faz o L petezada! O melhor já começou e o grosso está entrando, com força. Enquanto isso a PEC dos quinquênios está passando, o Judiciário que já ganha pouco, terá aumento de até 35%. Vila Lula!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil e mais 16 países pedem libertação imediata de reféns do Hamas

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou a jornalistas, nesta terça-feira, que o Brasil assinou junto com outros 16 países uma declaração pela libertação dos reféns sob poder do Hamas em Gaza.

Desde o início da guerra, em outubro, o Hamas fez vítimas e sequestrou reféns de diferentes nacionalidades, incluindo cidadãos dos países que assinam a carta, além de israelenses.

A declaração é conjunta de Brasil, Alemanha, Áustria, Argentina, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Polônia, Portugal, Romênia, Reino Unido, Sérvia e Tailândia.

“Apelamos pela libertação imediata de todos os reféns do Hamas, que se encontram detidos em Gaza há mais de 200 dias. Entre eles estão os nossos próprios cidadãos. O destino dos reféns e da população em Gaza, que estão protegidos pelo direito internacional, é motivo de preocupação internacional”.

Para as nações signatárias, a libertação dos reféns permitiria um cessar-fogo imediato.

Os países dizem que o acordo “facilitaria o envio de assistência humanitária adicional a toda a Faixa de Gaza e conduziria ao fim crível das hostilidades”.

As negociações entre Israel e Hamas, mediadas pelo Egito e o Catar, estão interrompidas.

Fonte: CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *