Acidente

FOTOS: Acidente com buggy em dunas deixou feridos nesse domingo no litoral norte potiguar

Fotos: cedidas

Acidente foi registrado na tarde desse domingo(21), nas dunas de Genipabu, próximo a região da praia de Santa Rita. no litoral norte potiguar. Felizmente, apesar de alguns feridos, nenhum deles teve gravidade.

O sindicato dos bugueiros informa que todos os envolvidos – inclusive passageiros – foram custeados com valor do seguro, que cobre motoristas legalizados.

As causas do acidente serão esclarecidas em breve. O que se sabe, inicialmente, é que durante uma manobra, a roda de trás do buggy ficou presa em um buraco e acabou soltando.

Opinião dos leitores

  1. Um sindicato sério procura sempre o melhor para a sua categoria e defende o correto. No caso do sindbuggy, a conversa é diferente: Eles não fazem nada além de atacar toda e qualquer pessoa que tente usufruis das belezas do litoral potiguar em outro tipo de veículo que não um de seus conveniados. Fazendo isso, referido sindicato, na pessoa de seu Presidente, esquece de olhar para o próprio umbigo! A grande maioria desses buggys não possuem a menor segurança para ofertar aos clientes. Ao invés de investigar qual a causa real do acidente ocorrido, o Presidente do sindbuggy solta uma nota alegando que "veículos pesados fizeram o buraco que causou o acidente".
    Quem não se lembra que no ano passado um desses buggys causou uma enorme explosão em um posto na Av. Roberto Freire? Dias atrás outro bugueiro estava desfilando sob as dunas do litoral potiguar com uma passageira totalmente pelada, constrangendo toda a população local.
    EM NENHUMA DESSAS SITUAÇÕES O PRESIDENTE DO SINDBUGGY SOLTOU QUALQUER NOTA ESCLARECEDORA DOS FATOS!

    Essa atividade é absolutamente arcaica, os veículos são, em sua maioria, sucateados e sem qualquer segurança e os motoristas são absolutamente despreparados, irresponsáveis e arrogantes.

    Eles dizem que o trânsito nas dunas deve ser restrito apenas a eles por serem eles detentores de total conhecimento para trafegar sobre as dunas e, constantemente, ocorrem acidentes.

    Estão esperando ocorrer alguma tragédia para acordarem e verem que essa prática é totalmente desregulada e perigosa???

  2. Os buggies que compõem a categoria BUGGY TURISMO, e que realizam passeios com turistas nas dunas do litoral potiguar, precisam ser completamente eliminados do mercado, devendo ser proibidos de realizar passeios comerciais.

    È imprescindível que as autoridades exijam a sua total substituição por outros tipos de veículos com o nível de segurança adequado à exploração de passeios turísticos.

    São exemplos de veículos adequados:

    – Buggies com gaiola segura;
    – Veículos 4×4;
    – UTVs.

    A situação dos buggies que realizam passeios turísticos nas dunas do RN é tão ruim que, além do fato dos veículos serem inseguros e totalmente ultrapassados, eles não são devidamente inspecionados pelas autoridades competentes, que parecem não dispor de recursos suficientes para desempenhar essa atividade satisfatoriamente, considerando a demanda.

    De modo que a maioria desses veículos é muito antiga, recebe manutenção precária ou quase inexistente, possui diversas adaptações inseguras e não provê segurança suficiente para o turista, expondo-o bastante a acidentes fatais e muito graves.

    Esses buggies possuem cintos de segurança só de enfeite, que são incapazes de cumprir a sua função conforme o esperado. Além disso, o banco traseiro é mal posicionado, e favorece danos nos passageiros em caso de batida ou de virada. O santo antônio, que deveria funcionar como uma gaiola de sobrevivência para o motorista e os passageiros, não tem eficiência alguma, pois ele consiste apenas de duas barras de aço apoiadas de cada lado em 3 pontos na fibra do buggy. Sendo assim, os ocupantes do buggy ficam muito vulneráveis, sujeitos a ferimentos, principalmente nos braços, cabeça e tronco.

    A gaiola de proteção deveria cobrir todo o espaço ao redor dos passageiros, e ser reforçada de forma a não deformar em caso de batida ou de capotamento. E ser apoiada não na fibra, mas sim ter um fechamento de aço por baixo da fibra, assegurando que a gaiola envolva completamente o habitáculo do buggy, desde abaixo do assoalho até acima da cabeça dos ocupantes.
    Os cintos de segurança deveriam ser reposicionados e ser retráteis com carretel travante, e fixados na gaiola de proteção.
    Os bancos deveriam ser devidamente instalados, com fixação na porção inferior e também lateral da gaiola.

    E isso é apenas o mínimo do mínimo do mínimo que um buggy deveria possuir em termos de equipamentos de segurança, para poder VIABILIZAR a exploração comercial de passeios com turistas.

    A sociedade e as autoridades deveriam ter senso de responsabilidade e agir imediatamente, começando com a elaboração de um cronograma para substituição de toda a frota de buggies que realizam passeios turísticos.

    O turista tem o direito de escolher o tipo de veículo mais interessante para o seu passeio, considerando o seu perfil (idade, limitações físicas, personalidade), portanto a única conclusão lógica, inteligente e de bom senso possível é: A CATEGORIA BUGGY TURISMO DEVERÁ SER EXTINTA DO PORTFOLIO DE PRODUTOS TURÍSTICOS DO RN, devendo a mesma ser substituída pela nova categoria OFFROAD TURÍSTICO.

    Os órgãos de fiscalização deverão se preparar para atuar conforme essa nova realidade.

    Chega de acidentes e de mortes provocadas pelos ultrapassados e inseguros buggies!

  3. Não sei como é permitido o tráfego desse tipo de veículo, seja em dunas ou na cidade.
    Para um carro normal ser autorizado a circular, precisa ter barra de proteção lateral, air bag, cintos de segurança de 3 pontos etc etc …. Esses buggys não têm nada disso. Já vi um em que os cintos de segurança eram amarrados (com um nó). Os passageiros ficam completamente expostos. Os que vão no banco de trás (normalmente 3) se amontoam para caber num espaço que foi feito pra 2.
    Com tantos veículos mais modernos (4×4) e seguros, continuar com essas carroças adaptadas é pura irresponsabilidade. Estão esperando uma tragédia maior?!!!!!
    Outra coisa, trafego todos os dias por Ponta negra e via costeira e o que vejo dos motoristas desses "buggys", CADASTRADOS, motoristas PROFISSIONAIS, é uma barberagem atrás da outra, direção perigosa em pleno trânsito urbano e com passageiros (turistas) à bordo. Estou falando de cortar sinal vermelho, passar por cima da calçada pra fugir do congestionamento, altas velocidades em curva etc. Imaginem um carro sem qualquer item de segurança moderno costurando no trânsito com turistas soltos no banco de trás!!!! É de arrepiar!
    Na minha opinião era pra ser decretado o fim desse tipo de veículo, antes que a tragédia anunciada aconteça!

  4. O Ministério do Turismo não reconhece os buggys como veículo de turismo, é o principal motivo é a segurança, pois Buggy não é analisado pelo ano, e sim pelo estado de conservação, os turistas que utilizam esse tipo de transporte nas dunas sabem o risco que se colocam, ninguém é criança para não saber o que está fazendo, e cabe ao turista inspecionar o veículo que está contratando. Os bugueiros, são uma classe discriminada pelo poder público, que não cobra do MINTUR a legislação para a classe e o treinamento dos mesmos, muitos são Guias de Turismo, portanto conhecedores de toda a legislação, direitos e deveres das pessoas que conduzem turistas, agora dizer que o Passeio de Buggy não é Cartão Postal de Natal está enganado, os Buggys são a cara de Natal, é o acontecido foi apenas um acidente, que poderia ter acontecido com qualquer um em qualquer lugar, só sabe a emoção do Passeio de Buggy nas Dunas de Genipabu quem faz, querem probabilidades? Quantos passeios saem por dia em Genipabu? Quantos acidentes? Vamos tirar uma média?

    Buggy é seguro, é emocionante e é a Cara de Natal, cabe às autoridades as providências para que acidentes sejam evitados e sejam executados por pessoas competentes e com toda a segurança necessária!

    "De Buggy é Mais Legal!"

    @Turismopb

  5. Como é que essa atividade se diz legalizada se não paga impostos??? Eles não sabem nem o que é ISS.

  6. Acho interessante a existência dos Bugres.
    Mas poderiam melhorar a segurança.
    Todo mundo com cinto.
    Talvez Air bag.
    E os carros serem mais novos.
    Há uns 5 anos saiu na imprensa acerca de uma confusão entre bugueiros e o sindicato, inclusive envolvendo tentativas de homicídio.
    Como ficou a situação?
    O problema persiste?
    Bugueiros são obrigados a pagar taxas?

  7. Passo todos os dias por muitos bugueiros ali pela praia do forte. Tem uns que tenho medo de passar por perto e pegar um tétano ou sei lá q doença. Não sei como um povo que é dono de tantas praias e dunas não se organiza para ter viaturas mais novas. Sugestão: tem uns UTVs bem interessantes.

  8. Nosso litoral foi privatizado por esses "carros" da idade das pedras !!!inclusive em anos anteriores aconteceram acidentes graves com vitimas fatais,acham pouco e fazem até corrida de bug e assemelhados levando risco de morte para os motoristas e espectadores(2017 matou um cidadão por atropelamento).Cadê a fiscalização ?!?!

  9. Esse buraco foi provocado por um vazamento numa tubulação da caern que passa pelas dunas .

    Desculpa sem pé nem cabeça! Conta outra isso é falta de manutenção nos veículos !!!!!

  10. A maioria desses bugres sao antigos, tem dono de Bugre credenciado que não para para fazer uma revisão decente. A pouco tempo um explodiu em pleno posto de combustível em natal. Podia até matar alguem,
    e quem paga é o turista inocente. Lamentável .
    Preferia que fossem oferecidos passeios em veículos 4×4 com segurança.

  11. Buggy não é patrimônio cultural e turístico do RN.
    Isso é balela corporativista!
    As DUNAS sim, são o patrimônio valioso.
    Os veículos a explorarem as dunas devem ser os melhores e mais seguros. Esses buggies ultrapassados não são seguros e deveriam ser proibidos de trafegar em todas as dunas do Estado!
    Buggy é coisa do passado!

  12. Colocam adaptador pra mudar as rodas fica sem segurança a roda voa aí a culpa é dos 4×4 vamos rir pra não chorar q bom q ninguém se feriu gravemente

  13. O Sindicato está certo: foram carros pesados que trafegam nas dunas que causaram o acidente.
    Eu mesmo já vi vários bi-trens carregados de cana-de-açúcar trafegando pelas dunas.
    Em matéria de cara de pau essa desculpa ganhou o prêmio de 2018.
    Engraçado é que semana passada estavam ameaçando fechar os acessos, como se o litoral tivesse dono e fossem eles, se não fiscalizassem os clandestinos.
    É para fiscalizar os autorizados, como se percebe.

  14. Quero saber quem vai ser o responsável por esse acidente
    Sabe quem NINGUEM
    Pois so estao preocupados em seus proprios bolsos e ninguem vai la apreender esse veiculo que por sinal ja era pra estar num museu

  15. Colocou joguinho de rodas para ficar bunitinho. Mas só que as rodas não foram feitas para buggy (furação de fusca), e estava utilizando um adaptador, e muito provavelmente com parafusos inadequados. Se o carro é de passeio, deveria utilizar as rodas originais. O que adianta ficar bonito e colocar a vida de terceiros em risco.

  16. Somando-se aos comentários acima, todos absolutamente pertinentes: adaptações, disco de freio, alargador, etc, tudo em um veículo de 1972 (MYA-8159), ou seja, quase 50 anos de idade, quero ressaltar que, de toda feita, diante da justificativa muito "plausível" apresentada pelo Sindicato do Bugueiros, venho sugerir à categoria que façam uma terraplenagem diária das dunas! Estou certo de que ficará um tapete!! Sem esquecer, é claro, de combinar também com o vento, com a chuva e principalmente com os outros buggys para não estragarem o serviço no decorrer do dia. Desse modo estou certo de o número de rodas voando e capotagens dos buggys irão diminuir consideravelmente, ou não.

  17. Era para o poder público fiscalizar melhor os veículos legalizados para passeio, pois não é o primeiro, nem será o último a soltar roda.
    Daqui a pouco a culpa será dos motoristas de 4×4 que não andam nas dunas cercadas pelos bugueiros no litoral.

  18. Se querem andar em lugar sem buracos, sugiro as autobahns na Alemanha. Só que lá carro sem airbag, sem cinto e com pessoas sentadas no motor não são permitidas! Pobres alemães, não entendem nada de segurança em veículos!

    Seguro mesmo é ir sentado no motor do buggy sem cinto nas dunas que só eles podem andar.

  19. Pela placa do veículo ele é do ano de 1972, tem 46 anos de uso.
    Todos sabem que as dunas de Genipabu são de acesso exclusivo do buggy de turismo credenciados, o sindicato ainda tem a cara de pau de vir querer culpar outros veículos com essa conversa de buraco causado por veículos pesados.
    Tá de brincadeira né?

  20. Cai a roda de um carro velho sem manutenção e a culpa é de outros veículos. Falta responsabilidade aos donos de bugy, fazem manobras perigosas nas dunas, e nem cinto de segurança tem.

  21. Querem culpar os outros pela falta de manutenção dos veículos , já que são tão direitos e cheios de razão . Deveria ser obrigatório uma inspeção anual

  22. Buggy com 46 anos de uso, cheio de gambiarra e a culpa é dos 4×4
    Mais onde aconteceu o acidente carro 4×4 não pode andar
    A Area está toda cercada
    Piada…

  23. Buraco é incidente numa estrada asfaltada, onde se espera não ter buraco. Na areia vale aquela velha regrinha de reconhecer o local onde se vai manobrar, até porque, de um dia pra o outro, o vento muda o ambiente, e um carro, mesmo sendo um Buggy, deixa rastro… Mas enfim, de uma forma ou de outra, acidentes acontecem…

  24. Passeio de buggy é muito perigoso, veiculo sem segurança alguma, nao foi o primeiro e nem será o ultimo, sem falar na falta de manutenção e fiscalização (vistoria) nesses veículos, todos que vão no banco trás não usam cinto, ATENÇÃO TURISTA preserve sua vida!

  25. Será que esses buracos não foram causados pelo carros de coleta de lixo? Aqueles caminhões pesam demais! Kkkkkkkkkkkkk

  26. Acredito que isso se dar por falta de manutenção, pois dunas "TODAS ELAS" têm buracos e o terreno é todo cheio de altos e baixos…
    O sindicato tá errado em acusar os veículos pesados e apontar os mesmos como culpados…
    Acho que deveria por parte do sindicato ao invés de culpas os veículos 4×4 deveria fiscalizar os bugres que na sua maioria só querem saber de rodar e manutenção que é bom nada.
    "Travar roda no buraco" essa é boa.

  27. O carro esta com freio a disco na traseira e adaptador de furação. Basta olhar nas fotos a adaptação mecânica que foi feita nos freios traseiros, Buggy não possue freio a disco na traseira. Adaptação feita que por sinal não é original. O carro ai está com adaptador para rodas para outro tipo de furação, essas alterações certeza fragiliza a segurança do veículo ao transitar nas dunas, onde o terreno não é plano, vai existir buracos formados por ventos, pois as Dunas são móveis.

    sem falar que deveriam estar sem cinto de segurança.

    É muito bom apurar isso ai…

  28. Uma adaptaçao de roda, adaptaçao de freios, sem cinto se segurança, sem enconsto de cabeça…. sera que a culpa é dos 4×4?

  29. Nesse Estado(RN) é sempre assim a culpa será sempre dos outros, tem que acabar com esse negócio de com emoção ou sem amoção!

  30. Em investigação feita no veículo, foi constatado que a falta de cinto de segurança foi culpa dos 4×4. E a falta de airbag também!

    Segurança (em buggy) a gente NÃO vê por aqui!

  31. Isso é culpa do ESTADO! Permite que carros da década de 90 transitem em condições precárias. Veículos antigo, sem itens de segurança, com pessoas sem cintos sentadas em cima do motor e ainda por cima fazendo manobras em dunas…. Vai dar nisso! Esse é apenas um dos inúmeros acidentes que acontecem com buggys…….

  32. Esse tipo de passeio era na verdade para ser proibido a muito tempo, sem falar que degrada o meio ambiente e causa acidentes, não é o primeiro e nem será o último. Só uma idéia os bugueiros deveriam levar sim os turistas até próximos da área das dunas e quem quiser que fizessem o passeio a pé sem riscos. Essa "estória" de 4×4 é balela e enrrolação!!!!

  33. Se nessa área nao andam veículos mais pesados, a culpa sao de vocês mesmos, que deixam a maresia corroer o veículo todo, cobram caro e nem manutenção fazem.

  34. Isso ai é resultado de falta de manutenção… A onde é que um carro apropriado para isso vai travar a roda em um buraco?kkkkkk Piada das boas
    Querem rodar sem fazer as devidas manutenção só da nisso

  35. Quais são os veículos pesados que circulam mas dunas de Genipabu? Somente buggys podem circular por lá.

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Geral

VÍDEO: Incêndio de grandes proporções atinge prédio em construção em Recife

Um incêndio atinge a cobertura de um prédio em construção no bairro Torre, que fica na Zona Oeste do Recife, em Pernambuco, na noite desta quinta-feira (28).

CNN Brasil

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Geral

VÍDEO: Potiguar medalha de ouro em olimpíada para professores de matemática é destaque no Jornal Nacional

Imagens: reprodução/Rede Globo

O potiguar Kácio José Cardoso, um dos 10 medalhistas de ouro da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática de Ensino Médio (OPMbr) foi destaque no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira (28).

A reportagem mostrou o trabalho realizado por Kácio na escola que ele trabalha em Parnamirim.

Como parte do prêmio, os primeiros classificados na olimpíada serão levados para uma viagem de duas semanas a Xangai, cidade chinesa que lidera rankings mundiais de ensino da matéria.

VEJA MAIS: Potiguar ganha medalha de ouro em olimpíada de matemática e está entre 10 melhores professores da disciplina no Brasil

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Brasil

Aneel mantém bandeira verde na conta de luz em abril

Foto: Cristiane Mattos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira, 28, que a bandeira tarifária de energia elétrica continuará verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz.

A bandeira verde vigora desde abril de 2022, marcando dois anos consecutivos da manutenção. De acordo com a agência, a manutenção se deve ao cenário favorável de produção de energia no país, com os bons níveis dos reservatórios das hidrelétricas.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), malha de linhas de transmissão que leva energia elétrica das usinas aos consumidores.

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

“Essa é uma excelente notícia para o consumidor, pois a manutenção da bandeira possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o país”, disse o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

O Antagonista

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Política

Resolução do TSE classifica irregularidades que podem comprometer eleições de 2024

Foto: Wilton Junior/Estadão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou resolução sobre infrações que podem comprometer as eleições municipais deste ano. As regras, definidas em fevereiro, incluem entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecem a aplicação de sanções e determinam que cabe aos juízes eleitorais a apuração dos ilícitos no pleito.

A resolução diz que casos que envolvam uso de estrutura empresarial ou poderio econômico para coagir pessoas e obter vantagens no pleito ou divulgação de mensagens falsas para descredibilizar o sistema eleitoral configuram abuso de poder econômico ou político.

Cota de gênero

Sobre fraude à cota de gênero, a resolução define que pode ser identificada a partir da obtenção de votação irrisória de candidatas, prestação de contas com movimentações financeiras idênticas e ausência de campanha eleitoral efetiva. A negligência de partido ou federação em relação às candidaturas femininas também comprova a irregularidade, que pode resultar na cassação de todos os eleitos pelo partido, invalidação das candidaturas e anulação dos votos recebidos.

Em relação às campanhas, os desvios de recursos destinados às candidaturas femininas serão considerados irregulares independentemente do valor desviado. Do mesmo modo, o uso exclusivo de recursos para beneficiar candidaturas masculinas será tratado como uma violação das normas de arrecadação e gastos. A sanção para essas ilicitudes é o impedimento de posse ao cargo.

Compra de votos

Já para definir a compra de votos, precisa ser comprovada a existência de promessa ou oferta de vantagem pessoal ao eleitor. Nesse caso, não é necessário apresentar o pedido explícito do voto em troca do benefício. A prática, que pode ser considerada corrupta caso seja demonstrada a capacidade de obstrução da legitimidade do pleito, prevê a aplicação de multas de até R$ 53 mil e cassação do registro do candidato.

O TSE ainda proibiu diversas ações aos agentes públicos, como a concessão de bens ou imóveis da administração pública em benefício de partidos ou candidatos e a prestação de serviços para campanhas eleitorais.

A regulamentação também permite que ações eleitorais diferentes, que dizem respeito a um mesmo caso, sejam reunidas para um julgamento comum, desde que a apreciação conjunta colabore com a efetividade do processo e não comprometa a celeridade.

Estadão Conteúdo

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Economia

Campos Neto diz que Banco Central trouxe inflação para a meta com baixo custo para a sociedade

Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (28) que a instituição trouxe a inflação para a meta com um custo baixo para a sociedade em termos de crescimento, desemprego e retração de crédito.

“Existe uma avaliação, tanto local quanto internacional, de que o trabalho do Banco Central foi bem feito no sentido de promover uma convergência da inflação com custo baixo para sociedade”, disse, durante coletiva para o detalhamento do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado mais cedo.

O relatório aponta que projeções para 2024 e 2025 são de que a inflação fique em 3,5% e 3,2%, respectivamente. A ata do Copom (Comitê de Política Monetária) disse que “alguns membros” veem uma possível desaceleração de cortes na Selic à frente, e, ao comentar as diferenças, Campos Neto alegou que o comitê não está dividido. “As decisões foram unânimes”, reforçou.

O presidente também afirmou que o Banco Central não se guia por precificações do mercado para definir a taxa básica de juros.

Durante a coletiva, Campos Neto detalhou a decisão do comitê em reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, para 10,5%. “Essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, destacou.

R7

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Economia

Dívida pública alcança R$ 6,5 trilhões em fevereiro, elevação de 2,25% em um mês

Foto: Renan Monteiro/ O GLOBO

O estoque da dívida pública federal apresentou aumento, em termos nominais, de 2,25%, passando de R$ 6.449,86 bilhões, em janeiro, para R$ 6.595,29 bilhões, em fevereiro. Essa é a dívida do Tesouro Nacional, e não considera indicadores de estados, municípios e estatais, além de títulos do Banco Central.

O endividamento do governo sobe para cobrir o déficit público — quando as receitas ficam abaixo das receitas, o que ocorreu em 2023, quando o rombo chegou a R$ 230 bilhões. O estoque também sobe para rolar seus próprios títulos e pagar os juros dessa dívida.

No inicio do ano, o Tesouro anunciou o intervalo de R$ 7 trilhões e R$ 7,4 trilhões como piso e o teto da dívida pública para o ano de 2024.

A dívida federal é detida por instituições financeiras, fundos, contas de Previdência, governos, seguradoras e pessoas físicas.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Veja bem… Isso é ruim, mas pode ser bom. Kkkkkkkkk
    Calma que ainda tem mais de 2 anos e meio. Faz o L bem grandão!!!

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Política

‘É grave’, diz Lula sobre candidata da oposição barrada de concorrer às eleições na Venezuela

Foto: TV Globo/Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (28) ser “grave” que Corina Yoris não tenha conseguido registrar sua candidatura à presidência da Venezuela.

Yoris representa o principal grupo de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, aliado histórico de Lula. Ela não conseguiu inscrever a candidatura no prazo previsto e, por isso, ficou impedida de concorrer.

As declarações foram dadas durante cerimônia de recepção ao presidente francês, Emmanuel Macron, em visita ao Brasil. As eleições venezuelanas, agendadas para o dia 28 de julho, estão marcadas por questionamentos e denúncias de perseguição contra opositores do atual regime.

Lula disse que conversou com Nicolás Maduro e disse que seria essencial garantir o processo democrático no país, porque é “importante para a Venezuela voltar ao mundo com normalidade”. No entanto, o petista afirmou acreditar que a candidata tenha sido prejudicada.

“Eu fiquei surpreso com a decisão. Primeiro a decisão boa, da candidata que foi proibida de ser candidata pela Justiça [María Corina Machado], indicar uma sucessora [Corina Yoris]. Achei um passo importante. Agora, é grave que a candidata não possa ter sido registrada”, disse.

“Ela não foi proibida pela Justiça. Me parece que ela se dirigiu até o lugar e tentou usar o computador, o local, e não conseguiu entrar. Então foi uma coisa que causou prejuízo a uma candidata”, continuou.

“O dado concreto é que não tem explicação. Não tem explicação jurídica, política, você proibir um adversário de ser candidato.”

Candidatura não registrada

Esta foi a primeira declaração de Lula sobre o tema desde que, nesta semana, o Brasil externou preocupação com as eleições na Venezuela, após a impossibilidade do registro da candidatura de Corina Yoris, na última segunda-feira (25). A situação também gerou reações de outras nações.

Após o fim do prazo para inscrição de candidatos, a coalizão Plataforma Unitária Democrática, que reúne dez partidos de oposição, afirmou não ter conseguido registrar o nome de Corina Yoris.

Ela já havia sido escolhida porque a candidata inicial, María Corina Machado, foi inabilitada pela Suprema Corte venezuelana, alinhada a Maduro.

Diante disso, a oposição deve apoiar o nome de Manuel Rosales, que conseguiu se inscrever de última hora no processo eleitoral.

 g1

Opinião dos leitores

  1. A deterioração da economia no Brasil, algumas vitórias da direita no mundo, o medo da derrota futura (palpável ja), a dificuldade, o medo do MITO, as constantes derrotas no legislativo, governos bens avaliados nas regiões sudeste, sul e centro oeste, o poder do agro, o medo de uma nova Curitiba, o nordeste se virando, as interferências da primeira donzela, eita troço, a coisa tá feia.

  2. Isso é combinado povo brasileiro, esse bandido vai deixar o Brasil igual a Venezuela, para o comunismo o povo tem que tar passando fome e dependendo do governo, esse lula é igual a maduro.

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Geral

Justiça manda suspender cobranças da Receita Federal contra Lulinha; filho do presidente era alvo de processos da Receita oriundos da Lava Jato

Foto: Paulo Giandalia / AE

A Justiça Federal determinou a suspensão de seis processos da Receita Federal contra Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relativos à Operação Lava Jato.

Publicada na terça-feira (26/3), a decisão do juiz Diego Câmara, da 17ª Vara do Distrito Federal, acolheu a argumentação da defesa de Lulinha de que a Receita Federal utilizou provas que já foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Lulinha foi investigado pela Lava Jato por repasses milionários da Oi à Gamecorp, uma de suas empresas, entre os anos de 2004 e 2016, durante os governos do PT.

O caso foi transferido para São Paulo e arquivado a pedido do Ministério Público Federal (MPF) após o STF declarar o ex-juiz e atual senador Sergio Moro suspeito nos processos envolvendo Lula – foi Moro quem autorizou as quebras de sigilo da operação que investigou Lulinha.

A decisão desta terça determina que Lulinha não seja cobrado por eventuais pagamentos à União relacionados às ações e que tenha o nome retirado de listas de devedores, como Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

O filho do presidente tem se movimentado para voltar aos negócios. Ele busca um CEO no mercado e quer voltar a atuar na área de games, que era parte da programação da PlayTV.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. A justiça sempre chega e prova quem está correto e quem está errado.
    Lulinha acusado injustamente.
    Renan bolsonaro acusado justamente.

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Segurança

Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas; 10 servidores são investigados

Foto: Depen/Divulgação

Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, ficaram ao menos 30 dias sem revista nas celas. A corregedoria da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) abriu investigação contra 10 servidores.

A informação consta em uma IPS (investigação preliminar sumária) realizada pela corregedoria do órgão, que aponta que a fuga foi resultado de diversas falhas de procedimentos.

Segundo fontes envolvidas nas buscas, a partir da próxima semana, vai haver uma mudança na estratégia de procura pelos fugitivos. O tempo de permanência da Força Nacional no município não será renovado, haverá uso somente das forças locais, além de membros da inteligência da polícia.

A busca pelos dois presos completa 44 dias nesta quinta-feira (28).

Nesse intervalo, Rogério da Silva Mendonça, 36, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, 34, chamado de Tatu ou Deisinho, já mantiveram uma família como refém, foram avistados em comunidades diversas, se esconderam em uma propriedade rural e agrediram um indivíduo na zona rural de Baraúna.

Os investigadores dizem acreditar que eles estejam atualmente escondidos em uma caverna na região, e um deles estaria mancando.

De acordo com a IPS, a falha principal foi a ausência de revistas nas celas por um período mínimo de 30 dias, quando, conforme os procedimentos adequados, deveria ocorrer diariamente. Isso resultou na incapacidade dos servidores de detectar o buraco que os presos estavam fazendo na luminária.

Segundo os investigadores, não foi possível determinar com precisão quantos tempo foi necessário para abrir o buraco, mas estima-se que tenha levado de três a quatro dias.

Além das barras de ferro da própria cela, os presos utilizaram uma chapinha de 20 cm, localizada no buraco da porta, por onde eles recebem alimentos.

Falta de revistas nas celas

Há ainda a possibilidade de o prazo da falta de revistas em celas ser ainda maior, considerando que só foram analisados relatórios de um período de 30 dias. Durante a investigação preliminar, foram colhidos depoimentos de 22 servidores.

São apontadas ainda falhas estruturais no presídio, como o uso de luminária com parafuso inadequado e a ausência de laje no shaft, como é chamado o espaço da manutenção do presídio, onde estão máquinas, tubulações e toda a fiação.

Segundo investigadores, a presença da laje poderia ter inviabilizado a fuga, considerando que em 2018, na penitenciária federal de Catanduvas, houve uma tentativa de fuga semelhante através da luminária. Naquela ocasião, o preso não conseguiu sair e retornou à cela.

As penitenciárias foram informadas sobre o ocorrido, e a penitenciária de Mossoró implementou o reforço na segurança das luminárias em 2018. No entanto, foi utilizado um parafuso inadequado, o que também teria contribuído para essa nova fuga.

A corregedoria da Senappen não chegou a investigar a tentativa de fuga de 2018 tendo em vista que a situação foi classificada como dano ao patrimônio. Agora, investigadores consideram que houve um erro na época. A avaliação é de que a obra na área externa do presídio não foi determinante para a fuga, mas facilitou a saída dos detentos.

10 servidores investigados

Após a conclusão da investigação preliminar, a corregedoria instaurou três processos administrativos disciplinares envolvendo 10 servidores que ocuparam cargos de chefia durante os 30 dias que antecederam a fuga.

A lista inclui o chefe de segurança, o diretor da unidade, seis chefes de plantão e dois servidores das torres 3 e 4, que supostamente teriam visão sobre a área de onde os presos fugiram.

Na visão dos investigadores, os chefes teriam a obrigação de fiscalizar se os servidores estavam realizando as revistas de forma adequada. Esses processos podem levar mais de um ano para serem concluídos.

Além disso, 17 servidores receberam TACs (Termos de Ajustamento de Conduta) por não terem seguido os procedimentos adequadamente.

Enquanto o processos administrativos disciplinares pode resultar até na demissão do servidor, o TAC não possui esse caráter. O servidor concorda em cumprir as condições estabelecidas e se compromete a não cometer infrações durante dois anos. Além disso, ele é obrigado a realizar um curso sobre procedimentos e rotinas carcerárias.

A investigação preliminar também concluiu que não houve conivência por parte dos servidores. O que ocorreu foi uma sequência de falhas procedimentais.

Na avaliação desses investigadores, houve também uma falta de investimento ao longo do tempo na infraestrutura do presídio, que também contribuiu com a fuga. O presídio ficou durante dois anos sem contrato de manutenção, resultando em um aspecto deteriorado nas celas dos dois detentos.

Além disso, devido à promessa de construção da muralha, não houve investimento na cerca elétrica com sensor de presença, apesar de essa cerca já ter sido eletrificada no passado. Adicionalmente, havia uma lâmpada queimada em um poste, que deveria iluminar o corredor por onde os presos passaram até alcançar a cerca.

Algumas câmeras de vigilância também estavam inativas ou apresentavam qualidade insatisfatória. Enquanto as câmeras de todos os presídios federais são espelhadas com Brasília, as que capturaram a fuga não estavam devido à sua baixa qualidade.

Além da investigação em relação aos servidores, também foi instaurado uma nova IPS para examinar a gestão desde a construção do presídio, com foco nos problemas estruturais que não foram devidamente tratados.

Uma das questões que os investigadores buscam esclarecer é o motivo pelo qual o projeto original da construção da penitenciária incluía uma laje no shaft, enquanto no projeto executivo essa laje foi removida.

Também querem apurar quem autorizou a instalação dos parafusos inadequados na luminária em 2018.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Beira-mar foi e retornou, espalhou no Acre a facilidade da penitenciária e os pupilos fugiram. Gestores e policiais infantis, corregedor sem realizar a correição.Parece uma estória do Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau

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Geral

Açude Gargalheiras registra maior acúmulo de água dos últimos 12 anos, diz Igarn

Foto: Anthony Medeiros

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (28), indica que o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumula 16.428.067 m³, percentualmente, 36,98% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Este já é o maior acumulado de águas no manancial dos últimos 12 anos.

De acordo com o Igarn, o açude público de Cruzeta acumula 11.391.701 m³, correspondentes a 48,38% da sua capacidade total, que é de 23.545.745 m³, o que também representa a maior reserva hídrica do manancial, no mês de março, desde 2012, em que apresentou um acumulado de 58,51% da sua capacidade no dia 28 de março.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.454.869.247 m³, equivalentes a 61,3% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 1,286 bilhão de m³, correspondentes a 54,20% da sua capacidade total.

De acordo com o Igarn, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 377.678.200 m³, percentualmente, 62,97% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No mesmo período do ano passado, o reservatório acumulava 266.835.315 m³, correspondentes a 44,49% da sua capacidade total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn, que continuam com 100% da sua capacidade são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto. O açude Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, que já chegou a sangrar no mês de março, voltou a atingir 100% da sua capacidade.

Tribuna do Norte

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